• Nenhum resultado encontrado

cícios: gnetismo 01. ( UEI) Não há registro concreto de quando o ímã foi utilizado pela primeira vez na navegação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "cícios: gnetismo 01. ( UEI) Não há registro concreto de quando o ímã foi utilizado pela primeira vez na navegação."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exer

Exer

Exer

Exer

Exercício

cício

cício

cícios:

cício

s:

s:

s:

s:

Ma

Ma

Magnetism

Ma

Ma

gnetism

gnetism

gnetism

gnetismooooo

01.

( UEI) Não há registro concreto de quando o ímã foi utilizado pela primeira vez na navegação. Há as referencias de que por volta do ano 1150 era obrigatória, para os viajantes chineses, em suas viagens tanto terrestres como marítimas, a utilização de uma caixa contendo uma agu-lha, uma pedra de magnetita(ímã) e uma linha. Pode-se considerar este simples aparato como sendo o embrião das atuais bússolas, que são úteis à navegação pois orientam-se na direção norte-sul terrestre. Em relação ao campo magnético terrestre, é correto afirmar:

a) A terra, ao girar, provoca uma distorção do campo gravitacional na direção norte-sul, dando origem ao campo magnético.

b) Existem cargas em movimento no interior da terra que fazem com que a terra se comporte como um enorme ímã.

c) A terra, ao girar, cria uma aceleração centrípeta em sua superfície que faz com que a agulha de uma bússola alinhe-se ao longo de seu eixo de rotação, como de a terra fosse um enorme ímã. d) Porque os pólos terrestres estão repletos de gelo, que cria um excesso de carga elétrica

nesses regiões, fazendo com que a terra se comporte como um enorme ímã.

e) As correntes marítimas transportam cargas elétricas que polarizam os continentes no sen-tido norte-sul, fazendo com que a terra se comporte como um enorme ímã.

02.

(UFRGS) Análise cada uma das seguintes afirmações sobre a gravitação, eletricidade e mag-netismo, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) Sabe-se que existem dois tipos de carga elétrica e dois tipos de pólo magnéticos, mas não se conhece dois tipos de massa gravitacional.

( ) Um ímã pode ser magnetizado pelo atrito com um pano, como se faz para eletrizar um corpo. ( ) Um ímã permanente pode ser “descarregado” de seu magnetismo por um leve toque com

a mão, assim como se descarrega um corpo eletrizado de sua carga elétrica.

Assinale a alternativa correta que apresenta a seqüência correta de indicações, de cima para baixo. a) V – V – V

b) V – V – F c) V – F – F d) F – F – V e) F – F – F

03.

(UFRRJ) Abaixo, mostramos a figura da terra onde N’ e S’ são os pólos norte e sul geográficos e N e S são os pólos norte e sul magnéticos.

(2)

Sobre as linhas do campo magnético é correto afirmar que: a) Elas são paralelas ao equador.

b) Elas são radiais ao centro da terra.

c) Elas saem do pólo norte magnético e entram no pólo sul magnético. d) O campo magnético é mais intenso no equador.

e) O pólo sul magnético está próximo ao sul geográfico.

04.

(FUVEST) Quatro ímãs em forma de barra, com as polaridades indicadas, estão apoiados sobre uma mesa horizontal, como na figura, vistos de cima.

Uma pequena bússola é também colocada na mesa, no ponto central P, eqüidistante dos ímãs, indicando a direção e sentido do campo magnético dos ímãs em P. Não levando em conta o efeito do campo magnético terrestre, a figura que melhor representa a orientação da agulha da bússola é:

05.

(UNESP) A figura mostra um ímã em repouso, suspenso por um fio de massa desprezível e não magnetizável.

(3)

Em seguida, um campo magnético uniforme é aplicado paralelamente ao solo, envolvendo todo o ímã, no sentido da esquerda para direita da figura (pólo norte do campo à esquerda, e sul à direita). Analisando as forças magnéticas nos pólos do ímã, a força do fio sobre o ímã e o peso do ímã, identifique a alternativa que melhor representa as orientações assumidas pelo fio e pelo ímã no equilíbrio. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

06.

(UFRGS) A histórica experiência de Oersted, que unificou a eletricidade e o magnetismo, pode ser realizada por qualquer pessoa, bastando para tal que ela disponha de uma pilha comum, de lanterna, de um fio elétrico e de:

a) um reostato b) um eletroscópio c) um capacitor d) uma lâmpada e) uma bússola

07.

(PUC) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola assume nova posição (figura 2).

(4)

A partir desse experimento, Oersted, concluiu que a corrente elétrica estabelecida no circuito: a) Gerou um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente.

b) Gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente. c) Gerou um campo elétrico numa direção paralela à da corrente.

d) Gerou um campo magnético numa direção paralela à da corrente.

e) Não interfere na nova posição assumida pela agulha da bússola que foi causada pela ener-gia térmica produzida pela lâmpada.

08.

(UFRN) Um escoteiro recebeu, do seu instrutor, a informação que a presença de uma linha de alta tenção elétrica pode ocasionar erro na direção que é fornecida, para o norte da terra, por uma bússola. Supondo-se que a linha de alta tenção seja de corrente elétrica continua, pode-se afirmar que o erro na direção fornecida pela bússola pode-será maior quando:

a) A distância da bússola à linha for pequena, a corrente que passa na linha for intensa e a linha estiver orientada na direção norte – sul.

b) A distância da bússola à for grande, a corrente que passa na linha for intensa e a linha estiver orientada na direção leste – oeste.

c) A distância da bússola á linha for pequena, a corrente que passa na linha for fraca e a linha estiver orientada na direção leste – oeste.

d) A distância da bússola à linha for grande, a corrente que passa na linha for fraca e a linha estiver orientada na direção norte – sul.

09.

(UFSC) Uma espira circular, de raio R, e um fio retilíneo longo estão dispostos conforme está representado na figura abaixo. A espira esta contida no plano XY, seu centro coincide com a origem do sistema de eixos ortogonais (X, Y e Z) e ela é percorrida por uma corrente I1. O fio é paralelo ao eixo X, está uma distância 2R da origem e contido no plano ZX, que é perpendicular ao plano da espira. O fio é percorrido por uma corrente I2 = 2πI1 sendo I1 a corrente na espira

(5)

circular.

Assinale a (s) proposição (ões) que apresenta (m) o valor do vetor indução magnética e a (s) que apresenta (m) sua direção e sentido corretamente.

01. B = I 3R 0 1 μ 02. 04. B = I 2R 0 1 2 μ 08. 16.B = I 4R 0 1 3 μ

(6)

32.

10.

(ITA) Deseja-se enrola um solenóide de comprimento Z e diâmetro D, utilizando-se uma única camada de fio de cobre de diâmetro d enrolado a mais junto possível. A temperatura de 75ºC, a resistência por unidade de comprimento do fio é R. Afim de evitar que a temperatura ultrapas-se os 75ºC, pretende-ultrapas-se restringir a um valor P a potência dissipada por efeito joule. O máximo valor do campo de indução magnética que se pode obter dentro do solenóide é

a) B = P rDzd b) B = P rDzd c) B = max 0 max 0 max μ μ π ⎛ ⎝⎜ ⎞ ⎠⎟ ⎛ ⎝⎜ ⎞ ⎠⎟ 2P rDzd d) B = P rDzd e) B = P 0 max 0 max 0 μ π μ π μ π ⎛ ⎝⎜ ⎞ ⎠⎟ ⎛ ⎝⎜ ⎞ ⎠⎟ rrDzd 1/2 ⎛ ⎝⎜ ⎞ ⎠⎟

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Considerando-se que o trabalho de Coordenação Pedagógica revela complexidades pró- prias que, num contexto prático, posiciona o profissional perante a validação de registros de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,