• Nenhum resultado encontrado

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

P á g

| 11

Facul dade de T e cnologia SENAC PELOTAS - Cred

enciado pela Porta

ria nº. 3.071, de 01

de outubr

o de 20

04.

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)

Objetivos

• Criar apresentações eletrônicas com uso do software libreOffice; • Exportar arquivos em formato pdf;

• Compreender conceitos sobre imagens digitais;

Ferramentas Necessárias

vmWare, Navegador de internet, broffice, libreoffice.

Introdução

O pacote LibreOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades de uso contínuo desta ferramenta. Atualmente o pacote é distribuído atendendo pelo nome de LibreOffice (http://www.LibreOffice.org) .

Algumas características do pacote chamam a atenção, porém ainda são várias as necessidades de mudança para se equivaler realmente ao pacote da Microsoft. Faremos um estudo sobre as principais atividades que podem ser desenvolvida nestes aplicativos e tiraremos o bom que este nos propõe. A figura 1 ilustra a tela de abertura do programa.

Figura 1 - tela de abertura do libreoffice

Após a criação de uma nova apresentação é necessário alimentar os slides da apresentação com conteúdo pertinente ao que se deseja desenvolver. Para alimentar criar slides e alimentá-los rapidamente é utilizado o recurso de estrutura de tópicos, demonstrado a seguir.

Estrutura de tópicos

Refere-se a estrutura de escrita. Slides são compostos por tópicos, não por grandes textos. Embora é comum observar grandes apresentações com uma quantidade de texto excessiva, porém o texto a ser inserido nos slides de uma apresentação são tópicos. Tópicos devem ser pequenos títulos abreviando o que vai ser explicado. O painel ilustrado na figura 2 é o responsável por alterar o modo de visualização do impress. Note que ao clicarmos na aba Estrutura de tópicos, veremos imediatamente outra forma de visualização.

(2)

P á g

| 12

Facul dade de T e cnologia SENAC PELOTAS - Cred

enciado pela Porta

ria nº. 3.071, de 01

de outubr

o de 20

04.

Os tópicos são organizados em níveis, quando maior o nível mais inferior é o tópico, quando o nível for o menor possível, estaremos no nível slide. Para alternar entre níveis de tópico, use as teclas TAB (elevando o nível) ou SHIFT + TAB (rebaixando o nível).

Ao pressionar ENTER no teclado, estaremos criando um novo slide e consequentemente um novo título. Se digitarmos vários títulos pressionando ENTER serão criados vários slides. A figura 3 ilustra as tarefas de criação de slides.

Exemplo de criação de slides no libreoffice

Criaremos vários slides apenas com títulos. Para isso, apenas digite o texto na região da direita do painel de slides e pressione ENTER.

Figura 3 - criação de slides com enter

Para a criação de tópicos, é necessário o uso de TAB e SHIFT+TAB. A ordem de execução dos comandos é digitar o texto primeiro, em formato de slide, e em seguida rebaixar ou elevar o tópico de acordo com o necessário. A figura 4 ilustra a criação de tópicos.

Exemplo de criação de tópico

Após criar slides contendo o texto, pode-se rebaixar o nível de tópicos utilizando a tecla TAB no título que desejar ser rebaixado.

(3)

P á g

| 13

Facul dade de T e cnologia SENAC PELOTAS - Cred

enciado pela Porta

ria nº. 3.071, de 01

de outubr

o de 20

04.

Layout de slide

Um layout consiste em a disposição na qual os elementos ficarão na tela do slide no qual estamos trabalhando. O Impress oferece as opções de Layout à direita da tela do usuário, conforme a figura 5:

Figura 5 - opções de layout

Existem diversos layouts que podem ser selecionados, usualmente eles apenas modificarão a forma como os elementos ficarão na tela. Existem layouts para figuras, para texto e figura, para gráficos, etc., escolha o seu selecionando o slide a ser modificado e clicando no layout escolhido.

Um exemplo de layout é o de Título, Clipart e texto, a figura 6 ilustra a visualização do layout escolhido.:

Figura 6 - exemplo de configuração de layout de slide

(4)

P á g

| 14

Facul dade de T e cnologia SENAC PELOTAS - Cred

enciado pela Porta

ria nº. 3.071, de 01

de outubr

o de 20

04.

Exportar arquivos para pdf

Uma das funcionalidades que distinguiu bastante os aplicativos do pacote LibreOffice foi a conversão nativa a arquivos do tipo PDF. Isto foi possível graças a um acordo feito entre a adobe e a LibreOffice garantindo a inclusão deste tipo de suporte nos seus aplicativos.

Para exportar a apresentação atual, podemos deve-se acessar arquivo / Exportar para PDF. A figura 7 ilustra as opções de exportação. Em seguida, veremos a janela onde podemos realizar configurações sobre a exportação do arquivo. Alguns detalhes sobre a exportação ainda não estarão claros, mas precisamos apenas entender que em alguns casos necessitaremos acessar esta janela e realizar algumas configurações em função de economia de espaço em disco ou até mesmo otimização do arquivo a ser gerado.

Figura 7 - janela de exportação para pdf

Para todos os efeitos, após clicarmos em exportar, os slides da apresentação serão convertidos para o formato PDF e gravados com um nome de arquivo que precisaremos ainda escolher, ilustrados na figura 8.

(5)

P á g

| 15

Facul dade de T e cnologia SENAC PELOTAS - Cred

enciado pela Porta

ria nº. 3.071, de 01

de outubr

o de 20

04.

Após a escolha do nome, teremos o arquivo desejado convertido para o formato PDF e pronto para o seu uso. Após explorarmos os formatos possíveis de imagens digitais poderemos configurar a exportação para diferentes configurações e exibirmos personalizar a qualidade das mesmas.

Tarefas

1. Criar uma nova apresentação de slides com o nome roteiro3-nomealuno. Nos slides, devem ser colocados um título e, no máximo, 6 tópicos. Devem ser criados pelo menos 10 slides.

a. Para o assunto dos slides, opte entre um dos temas disponíveis em http://www.techtudo.com.br/. (use sua criatividade para personalizar os slides).

b. O texto dos slides deve ser digitado por você.

2. Nos slides 2, 4 e 7, formate-os com um layout de texto para que seja possível inserir uma imagem escolhida por você. Faça o download da imagem e insira nos slides em questão.

3. Nos slides 8 e 9, formate-os com um layout de texto em duas colunas.

4. Ao final da apresentação, crie um novo slide. Neste slide deverá conter um título com o texto “referências” e inclua os endereços dos assuntos que você selecionou para compor a apresentação.

5. Insira um novo slide para que fique em primeiro na apresentação. Neste slide configure-o para que fique como um slide de apresentação. No texto configure os seus dados de nome, curso, unidade curricular e número do roteiro juntamente com o assunto do dia.

6. Exporte para .pdf o conteúdo dos slides de 5 a 10. Salve o arquivo exportado com o nome roteiro3-passo6;

7. Exporte para .pdf o conteúdo dos slides de 1 a 7. Salve o arquivo exportado com qualidade mínima nas imagens e com o nome roteiro3-passo7;

8. Exporte para .pdf todo conteúdo dos slides Salve o arquivo exportado com o nome roteiro3-passo8;

Referências

Material disponível no mussum

Referências

Documentos relacionados

Em suma, para o linguista russo, ―a palavra do outro deve transformar-se em minha-alheia (ou alheia-minha)‖ (BAKHTIN, 2003, p. Desta forma, podemos concluir que nenhum enunciado

PRSPDA na definição da integração dos produtos bancários no pacote de serviços oferecidos aos micro e pequenos empresários. Em discussões com os Bancos a operar na Guiné-Bissau,

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Examinamos as demonstrações financeiras individuais da Klabin S/A (“Companhia”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2016 e as respectivas demonstrações

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Elaborado por: Professora Cleide Mara dos santos Pereira e Raquel Motta-Professora Integradora. 9) Durante esse tempo em que você está em Macaé você já presenciou

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL