• Nenhum resultado encontrado

Número:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Número:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

27/06/2018

Número: 0600613-35.2018.6.00.0000

Classe: REPRESENTAÇÃO

Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão julgador: Juiz Auxiliar - Sérgio Silveira Banhos

Última distribuição : 20/06/2018 Valor da causa: R$ 0,00

Assuntos: Propaganda Política - Propaganda Eleitoral - Extemporânea/Antecipada

Objeto do processo: Trata-se de RP movida pelo PSL - NACIONAL e JAIR MESSIAS BOLSONARO em face de GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO, GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA. e GODADDY BRASIL / GODADDY SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA. referente às eleições de 2018, por suposta realização de propaganda eleitoral extemporânea por rede social, com expresso pedido negativo de voto sob as seguinte alegações:

- informa-se que ao tentar publicar qualquer comentário que contenha o nome do pré-candidato representante, ou expressões popularmente conhecidas (Mito, Bolsonaro, Bolso, etc.) na página autenticada mantida pelo pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, na rede social Facebook, o autor da mensagem recebe notificação automaticamente gerada na sua caixa postal (inbox) com o seguinte conteúdo:

"Hm, acho que você deixou um comentário em favor da campanha do Bolsonaro em nossa página, não é mesmo?

Nós da equipe #GA queremos te fazer uma proposta. Topa fazer uma pesquisa no Google? É só clicar no link: https://bit.ly/2Hx2kbu"

- informa que o atalho gerado automaticamente, leva ao resultado de uma busca no site de pesquisas Google, com a expressão: Motivos para votar em Bolsonaro, sendo esse sítio de domínio www.motivosparavotarembolsonaro.org hospedado pelo terceiro representado.

- alega ainda que a propaganda ofende a honra do representante, imputando-lhe fatos caluniosos, difamatórios e injuriosos como nos seguintes trechos:

"Aceita dinheiro de propina para fazer campanha política" "É homofóbico, misógino e racista."

Requer-se, na presente RP, que seja determinado ao segundo representado a retirada da indexação do seu algoritmo de busca o domíio www.motivosparavotarembolsonaro.org, imediatamente sob pena de responsabilidade e que seja determinado ao terceiro representado que retire do ar o referido sítio. Por fim, que seja liminarmente determinada a retirada do ar do site que veicula a propaganda antecipada sob pena de responsabilização dos representados.

Segredo de justiça? NÃO Justiça gratuita? NÃO

Pedido de liminar ou antecipação de tutela? SIM Tribunal Superior Eleitoral

PJe - Processo Judicial Eletrônico

(2)

JAIR MESSIAS BOLSONARO (REPRESENTANTE) LEONARDO AURELIANO MONTEIRO DE ANDRADE (ADVOGADO)

ANDRE DE CASTRO SILVA (ADVOGADO) GUSTAVO BEBIANNO ROCHA (ADVOGADO) TIAGO LEAL AYRES (ADVOGADO)

PARTIDO SOCIAL LIBERAL (PSL) - NACIONAL (REPRESENTANTE)

ANDRE DE CASTRO SILVA (ADVOGADO) TIAGO LEAL AYRES (ADVOGADO) GERALDO JOSE RODRIGUES ALCKMIN FILHO

(REPRESENTADO)

GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA. (REPRESENTADO) GODADDY SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA. (REPRESENTADO)

Procurador Geral Eleitoral (FISCAL DA LEI)

Documentos Id. Data da Assinatura Documento Tipo 27856 9 27/06/2018 12:59 Intimação Intimação

(3)

Tribunal Superior Eleitoral

REPRESENTAÇÃO Nº 0600613-35.2018.6.00.0000 – CLASSE 11541 – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL

Ministro Sérgio Banhos Relator:

Partido Social Liberal (PSL) – Nacional e Jair Messias Bolsonaro Representantes:

Tiago Leal Ayres e outros Advogados:

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, Google Brasil Internet Ltda. e Representados:

Godaddy Serviços Online do Brasil Ltda.

DECISÃO

Trata-se de representação ajuizada pelo Diretório Nacional do Partido Social Liberal

e contra Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, Google Brasil Internet

(PSL) Jair Messias Bolsonaro

Ltda. e Godaddy Serviços Online do Brasil Ltda., noticiando suposta utilização de redes sociais para a realização de propaganda eleitoral negativa antecipada, com cunho difamatório, em desfavor do pré-candidato à Presidência da República Jair Messias Bolsonaro.

Segundo os representantes, ao tentar publicar qualquer comentário que contenha o nome de Jair Messias Bolsonaro (ou algum de seus apelidos) no perfil oficial do pré-candidato Geraldo Alckmin

no Facebook, recebe-se uma notificação inbox com o seguinte conteúdo:

Hm, acho que você deixou um comentário em favor da campanha do Bolsonaro em nossa página, não é mesmo?

Nós da equipe #GA queremos te fazer uma proposta. Topa fazer uma pesquisa no Google? É só clicar no link: https://bit.ly/2Hx2kbu

Tal atalho levaria a uma busca no Google com a expressão “motivos para votar

em Bolsonaro”, cujo primeiro resultado seria o domínio

“www.motivosparavotarembolsonaro.org”. Ao visitar a referida página, seria exibida a mensagem: “Não existe nenhum. Procurando motivos para não votar?”. Clicando nesta segunda frase, o internauta seria redirecionado a uma lista de supostos motivos para não se votar no referido pré-candidato.

Os representantes afirmam que tal estratégia configura propaganda eleitoral antecipada, pois contém claro pedido negativo de voto. O envio de tal link buscaria dissuadir o eleitor com argumentos alegadamente inverídicos, difamatórios e injuriosos. Afirmam, ainda, que todas as afirmações listadas como “motivos para não votar em Bolsonaro” são inverídicas, ofendendo a honra do representante.

Liminarmente, pedem a retirada do ar do site impugnado, sob pena de responsabilização dos três últimos representados. No mérito, requerem a procedência da representação para a aplicação da multa prevista no art. 36, § 3º, da Lei nº 9.504/1997.

No despacho de ID 275793, determinei a intimação dos representantes para que indicassem as notícias que consideram ofensivas e passíveis de remoção e as suas respectivas URLs.

Em resposta (ID 277159), os representantes reiteraram que pretendem a remoção de todo o site, indicando a URL “https://motivosparavotarembolsonaro.org/”.

Decido.

(4)

Para que a remoção liminarmente pleiteada seja possível, é necessário que o site

descumpra a regulamentação legal sobre propaganda na Internet ou que o seu conteúdo configure propaganda eleitoral antecipada.

Nos termos dos arts. 57-A e seguintes da Lei nº 9.504/1997, a propaganda eleitoral na Internet é permitida apenas após o dia 15 de agosto do ano da eleição e somente pelos meios previstos no art. 57-B, quais sejam: a) site de candidato, partido ou coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor estabelecido no país; b) mensagens eletrônicas para endereços cadastrados; e c) , redes sociais ou aplicações assemelhadas de conteúdo gerado ou editado por partido,

blogs

coligação ou candidato ou por pessoa natural, desde que não contrate impulsionamento de conteúdos.

A propaganda eleitoral antecipada (realizada antes do dia 15 de agosto) também é permitida por lei, nas hipóteses previstas no art. 36-A da Lei das Eleições. Segundo este dispositivo, diversos atos podem ser praticados no período pré-eleitoral sem que se configure propaganda antecipada, entre eles a divulgação de posicionamentos políticos, desde que não

. envolvam pedido explícito de voto

Nas palavras de Frederico Franco Alvim (ALVIM, Frederico Franco. Curso de Direito . Curitiba: Ed. Juruá, 2016, p. 302), por “‘explícito’ entende-se o pedido formulado de maneira

Eleitoral

clara, não subentendida”. De maneira semelhante, entende Aline Osorio (OSORIO, Aline. Direito . Belo Horizonte: Ed. Fórum, 2017, p. 194) que a distinção da

Eleitoral e Liberdade de Expressão

propaganda extemporânea “é justamente o expresso pedido de votos para si ou contra possível adversário”. No caso dos autos, em exame prévio e de cognição sumária, constato a existência de pedido

negativo de voto formulado de maneira distinta e inequívoca pelo texto do site controvertido.

A página inicial do site (https://www.motivosparavotarembolsonaro.org), aparentemente direcionada por inteligência artificial pelo perfil oficial do pré-candidato Geraldo Alckmin no Facebook, contém o texto “não existe nenhum”, sugerindo a inexistência de qualquer razão que justifique o voto no pré-candidato Jair Messias Bolsonaro. Não obstante, ao clicar no texto “procurando motivos para não votar?”, destacado no site, o conteúdo da página é alterado e surge, sob o título “Motivos para não votar em Bolsonaro”, uma lista de 20 supostas razões para que não se vote no pré-candidato.

Independentemente da veracidade dos motivos indicados, todo o conteúdo do site

é direcionado a convencer o leitor a não votar em Jair Messias Bolsonaro. O pedido explícito de “não-voto” encontra-se já no título do texto e é complementado pela miríade de informações supostamente desabonadoras do pré-candidato, entre as quais: acusações de recebimento de propina, racismo e homofobia.

O texto extrapola de maneira nítida a mera divulgação de posicionamento político, pois contém inequívoco pedido de voto (negativo), além de trazer inúmeras críticas ao representante com a intenção de desqualificá-lo como candidato e desprestigiar sua imagem política.

No caso, como já asseverado, não se torna necessário adentrar o conteúdo das informações contidas no site; o explícito pedido de voto, ainda que negativo, já é suficiente por si só para o deferimento da liminar, ainda mais quando considerado que a disseminação da propaganda antecipada foi potencializada pela utilização de inteligência artificial, instalada no perfil oficial do pré-candidato Geraldo Alckmin no Facebook.

Destaco que esta Corte, em sessão realizada na noite de ontem (dia 26), ao analisar dois processos em que se apontava a realização de propaganda eleitoral antecipada nos Municípios de Várzea Paulista/SP (AI nº 0000009-24.2016.6.26.0242) e de Itabaiana/SE (REspe nº 0000043-46.2016.6.25.0009) no pleito de 2016, fixou critérios sobre limites de propaganda em campanhas, tendo sido reiterado o entendimento de que o pedido explícito de votos caracteriza a realização de propaganda antecipada irregular, independentemente da forma utilizada ou da existência de gastos de recursos.

No caso concreto, portanto, o simples fato de se estar diante de pedido expresso de voto, ainda que negativo, dá azo ao reconhecimento liminar da propaganda eleitoral

(5)

irregular. Ademais, em consulta ao sistema https://who.is, verifico que o site impugnado encontra-se hospedado em provedor localizado no exterior (Scottsdale, Arizona, Estados Unidos), o que sugeriria frontal violação à legislação eleitoral (art. 57-B da Lei nº 9.504/1997).

Dessa maneira, em juízo provisório, constato a ocorrência de desrespeito à legislação eleitoral e de veiculação de propaganda eleitoral antecipada negativa, devendo ser , concedida a liminar para determinar à Godaddy Serviços Online do Brasil Ltda. representante da provedora de hospedagem no Brasil, a remoção do endereço eletrônico: “https://www.motivosparavotarembolsonaro.org” no prazo de 48h, nos termos do art. 33,

. § 3º, da Res.-TSE nº 23.551/2017, sob pena de multa diária

Em seguida, proceda-se à citação dos representados para que apresentem defesa no prazo de 2 (dois) dias, nos termos do art. 8º, caput, c.c o § 5º, da Res.-TSE nº 23.547/2017. Após, intime-se pessoalmente o representante do Ministério Público Eleitoral para

, conforme o art. 12 da mesma resolução. que se manifeste no prazo de 1 (um) dia

Publique-se. Intime-se.

Brasília, 27 de junho de 2018.

Ministro SÉRGIO SILVEIRA BANHOS Relator

Referências

Documentos relacionados

Estes eventos complementam os iniciais, sendo responsáveis por uma série de informações que validam os eventos não periódicos e periódicos, e buscam otimização na geração

[r]

É por essas marcas advindas da relação com o Outro que ele pode de colocar diante de um parceiro sexual, se posicionando de modo a atualizar uma posição inaugural, pela

À semelhança de outros antitrombóticos, o Clopidogrel deve ser utilizado com precaução em doentes que podem ter risco acrescido de hemorragia devido a traumatismo, cirurgia ou

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clopidogrel Acino Pharma GmbH 75 mg Comprimidos revestidos por película clopidogrel Leia atentamente este folheto antes de tomar

Em doentes com síndrome coronária aguda: A terapêutica com clopidogrel na síndrome coronária aguda sem elevação do segmento ST angina instável ou enfarte de miocárdio sem onda

Os relatos anteriores reforçam a participação indígena no trabalho com a erva mate. A sua invisibilidade no cotidiano ervateiro é mais uma manobra da Companhia

A redução do tamanho de partículas deve ser considerada na simulação de processos de consumo e digestão de forragens. A falta de conhecimento sobre a dinâmica desses processos