• Nenhum resultado encontrado

projeto especialização em matemática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "projeto especialização em matemática"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1. Introdução

A Área de Matemática foi criada em 1982, tendo como primeiro coordenador o ilustre professor Carloman Carlos Borges. Desde então, esta Área de Conhecimento teve papel destacado no fortalecimento da Matemática na UEFS.

Atualmente, a Área de Matemática atende sete cursos de graduação, além de ter participado na elaboração do currículo 314 e do novo currículo do Curso de Licenciatura em Matemática. Convém ressaltarmos que a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática sempre foi assumida por professores desta Área de Conhecimento em que destacamos a notável atuação da professora Maria Hildete.

Quanto a pesquisa, a Área de Matemática está envolvida com três projetos de pesquisa e recentemente, mais um projeto de pesquisa foi aprovado pela Fapesb, através do Edital Fapesb/SECTI/CNPq nº. 10/2006 PRODOC/DCR.

A Área de Matemática conta com 19 professores efetivos, dos quais 02 são doutores, 03 doutorandos, 11 mestres, 01 mestrando e 02 especialistas. A Área administra dois laboratórios para atividades acadêmicas, o Labmat (Laboratório de Informátca) e o LEMA (Laboratório de Ensino de Matemática). Além disso, o NEMOC (Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda) conta com a coordenação do professor Inácio Fadigas.

Com as diversas atividades acadêmicas que estão sendo desenvolvidas juntamente com o fortalecimento da política de capacitação docente nesta Área de Conhecimento, é natural a perspectiva de ampliação de atividades na pós-graduação. Um Curso de Especialização em Matemática contribuirá para aumentar o número de profissionais qualificados em Matemática na região de Feira de Santana, visto que sabemos a necessidade de crescimento de recursos humanos qualificados nesta Ciência.

2. Justificativa

Há certo tempo, a comunidade científica matemática brasileira confirma a necessidade inadiável de crescimento no Brasil de recursos humanos qualificados em Matemática. Vide, por exemplo, o documento elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática, intitulado “Panorama dos Recursos Humanos em Matemática no Brasil: Premência de Crescer” e que contou com a colaboração de matemáticos ilustres como Jacob Palis (IMPA), João Lucas Barbosa (UFC), Aron Simis (UFPE), dentre outros.

A Área de Matemática do Departamento de Ciências Exatas da UEFS compartilha do mesmo pensamento e acredita que há uma necessidade muito grande de crescimento de recursos humanos qualificados na região de Feira de Santana, que atuam na Matemática. Convém destacarmos o trabalho pioneiro do Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda, através dos professores Carloman Carlos Borges e Inácio Fadigas, que dentre outras atividades, oferece desde 1997 o Curso de Especialização em Educação Matemática, o primeiro do Estado da Bahia.Entretanto,

(2)

particularmente, o curso de Licenciatura em Matemática da UEFS tem formado, ultimamente, uma média de 50 alunos por ano além de verificarmos ainda a existência de vinte e quatro cursos de Licenciatura/Bacharelado em Matemática no Estado da Bahia, cada um com entrada anual de 70 alunos aproximadamente.

Diante desse quadro, constatamos a necessidade imediata de criarmos mais condições para propiciarmos uma formação contínua, visto que não existe Curso de Especialização em Matemática no Estado da Bahia que vêm oferecendo turmas regularmente nos últimos anos. As opções para aqueles que desejam fazer um curso de Pós-Graduação em Matemática na Bahia são o Mestrado na UFBA e os cursos de especialização em Educação Matemática (NEMOC/UEFS e UCSal) que vêm oferecendo turmas regularmente.

A nossa proposta visa oferecer condições para aumentarmos o número de profissionais qualificados em Matemática, tendo como clientela alvo egressos de cursos de Licenciatura e Bacharelado além de professores que atuam no ensino médio e fundamental de Matemática.

Ressaltamos que a Área de Matemática sempre colaborou para o fortalecimento da Matemática nesta instituição. Basta lembrarmos o esforço que sempre foi realizado por esta Área de Conhecimento para garantir o cumprimento da política de capacitação do nosso corpo docente, que hoje já conta com 02 doutores e vislumbramos, já no próximo ano, a possibilidade concreta de contarmos com pelo menos 05 doutores. Atualmente, esta Área de Conhecimento está envolvida com três projetos de pesquisa e recentemente, a Fapesb aprovou o projeto Prodoc, de autoria da Dra. Taíse Santiago, com apoio da Área de Matemática, através do prof. João Cardeal.

Frisamos que a doutora Taíse Santiago é egressa do curso de Licenciatura em Matemática assim como alguns outros alunos que estão próximos a finalizar o doutorado na UFPE, na Unicamp, no Texas, em Nova York, entre outros locais. Outros egressos já concluíram o mestrado e já ingressaram na carreira do Magistério Superior.

Acreditamos que um curso de especialização em Matemática pode ampliar de forma significativa o número de egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UEFS qualificados com pós-graduação quiçá de outras IES’s. Além disso, pode-se atrair mais estudantes para o Curso de Licenciatura (futuramente o Bacharelado) em Matemática da UEFS.

A Área de Matemática desenvolve as seguintes atividades acadêmicas: administra o Labmat, um laboratório de informática, voltado para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática; administra o LEMA, Laboratório de Ensino de Matemática; desde a criação do curso de Licenciatura em Matemática, a Coordenação do Colegiado do referido curso sempre foi assumida por professores desta Área; desde a sua criação colabora, com o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda; vem participando de forma significativa com a elaboração do projeto do curso de bacharelado em Matemática.

Diante do exposto acima, acreditamos que a criação de um curso lato sensu será uma das maneiras de prosseguirmos com o fortalecimento da Matemática nesta instituição visto que além de servir de suporte para um futuro curso de bacharelado em Matemática, será o embrião para um futuro curso stricto sensu em Matemática.

(3)

3. Identificação

O curso proposto é um curso de Pós-Graduação lato sensu que visa especializar os profissionais com formação em Matemática e áreas afins. Na Tabela 1 é apresentado a ficha de identificação do curso proposto.

Tabela 1: Ficha de identificação do curso proposto

Nome do Curso Curso de Especialização em Matemática Categoria Pós-Graduação lato sensu – Especialização

Local de Realização - Campus Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana;

- Pavilhão de Aulas;

- LEMA (Laboratório de Ensino de Matemática);

- Labmat (Laboratório de Informática da Área de Matemática); Unidade Responsável Área de Matemática do Departamento de Ciências Exatas Nome Proposto para a

Coordenação do Curso

Prof. João Azevedo Cardeal

4. Caracterização

Durante a realização do curso, o período letivo consistirá em dezoito meses consecutivos incluindo a monografia de final de curso. Na Tabela 2 são apresentadas as principais características da proposta.

Tabela 2: Caracterização do curso Proposta do Período de Realização da Primeira Turma

29/05/2008

Carga Horária 435 Horas Modalidade do Curso - Modular

Período de Funcionamento: De Segunda-Feira a Sábado: Diurno;

Número de Vagas 15

Clientela Alvo - Egressos de Cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Matemática; - Professores de Matemática que atuam no Ensino Médio e Fundamental;

- Profissionais de áreas afins a Matemática;

O período de realização das turmas posteriores será definido pelo Colegiado do Curso. 5. Objetivos

De acordo com o Conselho Nacional de Educação, através da Secretaria de Educação Superior “os cursos de pós-graduação lato sensu são uma modalidade de pós-graduação mais

(4)

voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com o caráter de educação continuada”. É nesta linha que foi estruturado o projeto do Curso de Especialização em Matemática. Embora não esteja explícito no projeto, a estrutura curricular aponta para o aprofundamento em três campos do saber matemático: Análise, Geometria e Álgebra. Portanto, o que se pretende do profissional especialista em matemática é um aprimoramento acadêmico nas três campos do saber acima citados que são os pilares da Matemática. Em conseqüência desse perfil, é que pretende-se atingir os seguintes objetivos:

- Preparar egressos de cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e de cursos afins que desejam ingressar em Programas de Mestrado e Doutorado em Matemática;

- Preparar o profissional que deseja ingressar no Magistério Superior;

- Fortalecer a formação acadêmica dos professores de Matemática que atuam no ensino médio e fundamental;

- Crescimento dos recursos humanos qualificados em Matemática na região de Feira de Santana; - Servir de embrião para a criação de um programa de pós-graduação em Matemática stricto sensu; - Aprimorar e atualizar conteúdos específicos da Matemática;

- Servir de suporte para um futuro curso de bacharelado em Matemática na UEFS. 6. Estrutura e Funcionamento do Curso

6.1 Estrutura curricular

O curso está organizado em disciplinas com caráter teórico e prático com o intuito de oferecer ao aluno uma formação acadêmica em Análise, Álgebra e Geometria. As disciplinas que compõem o currículo são as que seguem:

* Álgebra Linear; * Análise na Reta; * Análise no Rn; * Estruturas Algébricas; * Geometria Diferencial; * Tópicos de Matemática; * Topologia; * Didática da Matemática.

A carga horária das disciplinas, ementa e referências bibliográficas encontram-se no Apêndice B.

6.3 Quadro Docente

(5)

André Luis Godinho Mandolesi – Doutor – UEFS Carloman Carlos Borges – Doutor – UEFS Claudiano Goulart – Mestre – UEFS

Cristiano H. O. Mascarenhas – Mestre (doutorando) – UEFS Expedito Azevedo Araujo-Mestre-UEFS

Fabíola de Oliveira Pedreira Lima – Mestre – UEFS Inácio de Sousa Fadigas – Mestre ( doutorando)– UEFS Jean Fernandes Barros – Doutor– UEFS

João de Azevedo Cardeal – Doutor – UEFS Jones Garcia da Mata – Mestre – UEFS Marcos Grilo Rosa – Mestre – UEFS

Marta Madaleine Miranda Santos – Mestre – UEFS Neima da Costa Oliveira – Mestre – UEFS

Regina Lúcia Rosa da S. Ribeiro – Mestre – UEFS Stela Maria Azevedo e Ribeiro – Mestre – UEFS

Vânia G. de Brito dos Santos – Mestre (doutoranda )– UEFS

Corpo Docente Visitante

Taíse Santiago Costa de Oliveira – Doutora Corpo Docente Colaborador

Sílvia dos Santos Costa- Mestre-Professor Substituto-UEFS Darlan Ferreira de Oliveira-Mestre-Professor Substituto-UEFS 6.4 Cronograma de Oferecimento de Disciplinas

Na tabela abaixo, segue a proposta de cronograma de oferecimento de disciplinas para a primeira turma. Quanto ao cronograma para as turmas posteriores, será definido pelo Colegiado do Curso.

Nome da Disciplina Professor Período de Realização

Análise na Reta Jean Fernandes Barros Álgebra Linear Claudiano Goulart Estruturas Algébricas Taise Santiago

(6)

Análise no Rn Jean Fernandes Barros

Geometria Diferencial João Cardeal

Topologia Marcos Grilo Rosa

Didática da Matemática Expedito Araújo Tópicos de Matemática Cristiano Mascarenhas .

Curriculum Vitae do Quadro Docente

NOME DO PROFESSOR: ANA CARLA PERCONTINI DA PAIXÃO Vínculo com a UEFS: Professora Auxiliar, 40

Gabinete: MP 57 Box 05 Telefone: 75 3224 8330

TITULAÇÃO

Mestrado em Matemática, UFBA, 2005 Área de Pesquisa: Sistemas Dinâmicos.

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Equações Diferenciais e Análise Combinatória.

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4702978P1 NOME DO PROFESSOR: ANDRÉ LUIS GODINHO MANDOLESI Vínculo com a UEFS: Professor Adjunto, 40

Telefone: 75 3224 8086

TITULAÇÃO

Doutor em Matemática, University of Texas System, 2002 Área de Pesquisa:

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Cálculo Diferencial e Cálculo IV.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Projeto de Pesquisa: "Desenvolvimento de um Ambiente Computacional para o Aprendizado de Cálculo".

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4791981U0 NOME DO PROFESSOR: CLAUDIANO GOULART

Vínculo com a UEFS: Professor Assistente, 40 Gabinete: Sala E - Anexo DEXA

Telefone: 75 3224 8332 E-mail: cgoulart@uefs.br

(7)

Mestrado em Matemática, Unb, 2000 Área de Pesquisa: Geometria e Topologia

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Geometria Analítica e Álgebra Linear I; Geometria Analítica e Álgebra Linear II.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Orientação - Monitoria - Projeto: Geometria Analítica.

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4794528T6

NOME DO PROFESSOR: CRISTIANO HENRIQUE DE OLIVEIRA MASCARENHAS Vínculo com a UEFS: Professor Assistente, DE

Telefone: 75 3224 8086 E-mail: chenrique@uefs.br

TITULAÇÃO

Mestrado em Engenharia Mecânica, Unicamp, 2000 Linha de Pesquisa: Equações Diferenciais Parciais

ENSINO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NOME DO PROFESSOR: FABÍOLA DE OLIVEIRA P. LIMA Vínculo com a UEFS: Professora Assistente, 40

Gabinete: MP 57 Box 05 Telefone: 75 3224 8330 TITULAÇÃO

Mestrado em Matemática, UFPE, 2002 Área de Pesquisa: Sistemas Dinâmicos ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Álgebra Linear II; Equações Diferenciais, INEM V. CURRÍCULO LATTES

http://lattes.cnpq.br/2072127778340402

NOME DO PROFESSOR: INÁCIO DE SOUSA FADIGAS

Vínculo com a UEFS: Professor Adjunto, DE Gabinete: Sala , Anexo do MA-5

Telefone: 75 3224 8115 E-mail: fadigas@uefs.br

(8)

Mestrado em Engenharia Civil, UFPB, 1988 Área de Pesquisa: Educação Matemática Doutorando-FACED-UFBA

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Cálculo Integral, Cálculo Geral II, Orientação a Pesquisa II - Tema: "História e Evolução dos Conceitos Matemáticos"

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Coordenador do Nemoc - Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda Projeto de Pesquisa – Estudos de Matemática com Informática

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4706400E5 NOME DO PROFESSOR: JEAN FERNANDES BARROS

Vínculo com a UEFS: Professor Assistente, DE Gabinete: Sala E - Anexo do MA-5

Telefone: 75 3224 8332 E-mail: jfb@uefs.br

TITULAÇÃO

Doutorado em Matemática, UFPE, 2008 Linha de Pesquisa: Análise

ENSINO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURRÍCULO LAttes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4706481T8 NOME DO PROFESSOR: JOÃO DE AZEVEDO CARDEAL

Professor Assistente, DE Gabinete: MP 57 Box 05 Telefone: 75 3224 8330 E-mail: cardeal@uefs.br

TITULAÇÃO

Doutorado em Física, UnB, 2005

Linha de Pesquisa: Física Matemática, Teoria dos Grupos, Equações Diferenciais e Integro-Diferenciais

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Álgebra Linear, Cálculo IV.

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4775320D6 NOME DO PROFESSOR: JONES GARCIA DA MATA

(9)

Vínculo com a UEFS: Professor Auxiliar, 40 Gabinete: Sala 2 - MA-5

Telefone: 75 3224 8086

TITULAÇÃO

Mestrado em Matemática, UFBA, 2000 Área de Pesquisa: Álgebra

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Cálculo Diferencial e Integral II; Equações Diferenciais

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795218Z9 NOME DO PROFESSOR: MARCOS GRILO ROSA

Professor Assistente, DE

Gabinete: Sala E, anexo do MA 5 Telefone: 75 3224 8332

E-mail: grilo@uefs.br

TITULAÇÃO

Mestre em Matemática Pura, UFPE, 2004 Área de Pesquisa: Geometria e Topologia

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Equações Diferenciais, Orientação a Pesquisa I - Tema: "Geometrias Não-Euclidianas".

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Projeto de Pesquisa: "Mergulhos de Complexos Simpliciais em Espaços Euclidianos". Coordenador da Área de Matemática.

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4138491A6 NOME DO PROFESSOR: MARTA MADALEINE MIRANDA SANTOS Vínculo com a UEFS: Professora Assistente, 40

Gabinete: Sala , Anexo do MA-5 Telefone: 75 3224 8233

E-mail: mar@uefs.br

TITULAÇÃO

Mestre em Matemática, UFPE, 1999

Área de Pesquisa: Educação Matemática, Análise

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Análise I, Topologia I.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Vice-Coordenadora do Colegiado de Licenciatura em Matemática

(10)

Vínculo com a UEFS: Professor Assistente, DE Gabinete: Sala A, Anexo do MA-5

Telefone: 75 3224 8086 E-mail: neydaco@uefs.br

TITULAÇÃO

Mestre em Matemática, UFPE, 1998 Área de Pesquisa: Geometria Diferencial

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Elementos de Matemática; Álgebra Linear I - F; Cálculo Diferencial e Integral II.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Orientação - Monitoria - Projeto: Cálculo III.

NOME DO PROFESSOR: REGINA LÚCIA ROSA DA S. RIBEIRO Vínculo com a UEFS: Professora Titular, DE

Gabinete: LEMA Telefone: 75 3224 8337

E-mail: reginarosa@uefs.br

TITULAÇÃO

Mestrado em Matemática, UFBA. Área de Pesquisa:

ENSINO

NOME DO PROFESSOR: STELA MARIA AZEVEDO E RIBEIRO

Vínculo com a UEFS: Professor Assistente, 40 Gabinete: Sala A, Anexo do MA-5

E-mail: smar@uefs.br

TITULAÇÃO

Mestre em Matemática, UFBA, 2000 Área de Pesquisa:

ENSINO

Disciplinas em 2006.1: Álgebra Linear.

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4732892U2

NOME DO PROFESSOR: VÂNIA G. DE BRITO DOS SANTOS

Vínculo com a UEFS: Professora Assistente, 40 Telefone: 75 3224 8086

TITULAÇÃO

(11)

Área de Pesquisa:

ENSINO

Afastada para cursar doutorado.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Afastada para cursar doutorado.

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707536P6

Nome do Professor: Taise Santiago Vínculo com a UEFS: Professora Visitante

: 75 3224 8330

CURRÍCULO LAttes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4707536P6 Ementa e Bibliografia Básica das Disciplinas

Disciplina Carga Horária

Álgebra Linear 60 horas

Ementa

Espaços Vetoriais, Transformações Lineares, Espaço Dual, Teorema de Cayley-Hamilton, Teorema da Decomposição Primária, Espaços Cíclicos, Representação de Jordan, Espaços Euclidianos, Operadores Normais, Espaços Unitários, Formas Bilineares.

Referências Bibliográficas

BUENO, H. P., Álgebra Linear: Um Segundo Curso. Rio de Janeiro: SBM, 2006. GELFAND, I. M., Lectures on Linear Algebra, Interscience Publ., 1963.

HOFFMAN, K. and KUNZE, R. A. Álgebra Linear, tradução de A. P. Bergamasco, São Paulo: Polígono, USP, 1970.

LIMA, E. L. Álgebra Linear. Rio de Janeiro: IMPA, 2005.

Disciplina Carga Horária

Análise na Reta 60 horas

Ementa

Seqüências, Teorema de Bolzano-Weierstrass, Topologia na Reta, Limites, Continuidade, Derivadas, Integral de Riemann, Teorema Fundamental do Cálculo, Seqüências de Funções, Teorema de Arzelá-Ascoli.

Referências Bibliográficas

APOSTOL, T., Análise Matemática, Editorial Reverté, 1971. FIGUEIREDO, D. Análise I, Rio de Janeiro: LTC, 1996. LANG, S. - Analysis I, Reading, Mass., Addison-Wesley, 1968.

LIMA, E. L., Um Curso de Análise, Vol. 1, Rio de Janeiro: IMPA, 2004. RUDIN, W. Princípios de Análise Matemática. Ao Livro Técnico S.A., 1971.

Disciplina Carga Horária

Análise no Rn 60 horas

Ementa

(12)

Função Inversa, Teorema da Função Implícita. Referências Bibliográficas

SPIVAK, M., Calculus on Manifolds, W. A. Benjamin, 1965.

BARTLE, R., The elements of Real Analysis, John Wiley Sons, Inc., 1964.

RUDIN, W., Principles of Mathematical Analysis, McGraw/Hill Book Company, Inc., 1953. LIMA, E. L., Curso de Análise, vol.II, Rio de Janeiro: IMPA, 2005.

LIMA, E. L., Análise no Espaço Rn, Rio de Janeiro: IMPA, 2002.

Disciplina Carga Horária

Didática da Matemática 45 horas

Ementa

O fracasso escolar em Matemática. A inibição da aprendizagem em Matemática. A resolução de problemas como categoria pedagógica para o ensino da Matemática. A linguagem matemática como modo de organização cognitiva. A análise do ensino da Matemática no Brasil.

Referências Bibliográficas

ALEKSANDROV, A. D., KOLGOMOROV, A. N., LAURENTIEV M. A., y outros. La matemática: su contenido, método y significado. Madrid: Alianza, 1985. (versão de Manoel López Rodrigues). AMOROSO COSTA, M. As Idéias Fundamentais da Matemática e Outros Ensaios. São Paulo: Convívio/EDUSP, 1981.

LIMA, E. L., Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM, 2001 Folhetim de Educação Matemática. NEMOC, UEFS.

Disciplina Carga Horária

Estruturas Algébricas 60 horas

Ementa

Grupos, Subgrupos Normais, Subgrupos Quocientes, Homomorfismos, Grupos de Permutação, Teorema de Cauchy, Teorema de Sylow, Grupos Solúveis, Corpos, Elementos Algébricos e Transcendentes, Extensões Algébricas, Elementos da Teoria de Galois.

Referências Bibliográficas

ATIYAH, M. F., MACDONALD, I. G., Introduction to Commutative Algebra Addison-Wesley, 1969. HERSTEIN, I.N, Tópicos de Álgebra, Tradução de Adalberto P. Bergamasco, L. H. Jacy Monteiro. São Paulo: USP, 1970.

HUNGERFORD, W., Algebra, Springer-Verlag, 1974 LANG, S., Algebra, Addison-Wesley, 1984.

LEQUAIN, Y. A., GARCIA, A., Elementos de Álgebra. Rio de Janeiro: Instituto de Matematica Pura e Aplicada, 2005.

Disciplina Carga Horária

Geometria Diferencial 60 horas

Ementa

Curvas Diferenciáveis, Triedro de Frenet, Superfícies Regulares, Primeira Forma Fundamental, Aplicação de Gauss, Segunda Forma Fundamental, Teorema Egrégrio de Gauss.

Referências Bibliográficas

CARMO, M. P., Diferential Geometry of Curves and Surfaces, Prentice-Hall,1976. NEIL, Barret, Elementary Diferential Geometry, Acad. Press, 1976.

(13)

ARAÚJO, P. V., Geometria Diferencial, Rio de Janeiro: IMPA, 2004.

Disciplina Carga Horária

Tópicos de Matemática 30 horas

Ementa

Componente curricular abordando diversos tópicos em Matemática Pura e Aplicada. Referências Bibliográficas

- Variável.

Disciplina Carga Horária

Topologia 60 horas

Ementa

Espaços Topológicos, Base, Topologia de Subespaços, Topologia Produto, Topologia Quociente, Conjuntos Fechados, Pontos Aderentes, Compactos, Espaços Conexos, Compatificação, Funções Contínuas, Homeomorfismos, Axiomas de Enumerabilidade e Separação, Variedades Topológicas. Referências Bibliográficas

MUNKRES, J. R., Topology, A First Course, New Jersey: Prentice Hall, 1975. REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA.

O presente regulamento dispõe sobre a estrutura, normas de funcionamento e regulamentação do Curso de Especialização em Matemática, de acordo com as prescrições contidas na Resolução do CNE/CES nº 1 de 04/2001 que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação e da Resolução CONSEPE 19/2004, que estabelece normas gerais de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Feira de Santana.

CAPÍTULO I: Disposições Gerais

Art. 1º - O Curso de Especialização em Matemática destina-se a concluintes ou portadores de diploma ou certificado de conclusão do curso na área específica ou correlata.

Parágrafo Único - No caso de diplomas ou certificados de conclusão de curso em áreas afins, será aceito mediante parecer da Coordenação do Curso.

Art. 2º - O Curso de Especialização em Matemática será oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PPPG , sob a responsabilidade do Departamento de Ciências Exatas, através da Área de Matemática.

Parágrafo 1º - É de responsabilidade do Colegiado a escolha da Coordenação do Colegiado do Curso.

(14)

Parágrafo 2º - O Curso contará, no seu quadro docente, com a participação de professores da UEFS e de outras Instituições de Ensino Superior, portadores de, no mínimo, diploma de Mestre.

Parágrafo 3º - O Curso de Especialização em Educação Matemática será inteiramente gratuito, financiado pela UEFS, de acordo com o inciso I, do artigo 7º, da Resolução CONSEPE 19/2004. CAPÍTULO II - Da Organização Administrativa

Art. 3º - Administração e organização Curso de Especialização em Matemática obedecerá ao disposto no Capítulo IV, artigos 8º ao 14º, da Resolução CONSEPE 19/2004.

CAPÍTULO III: Da Estrutura Curricular, da Duração e do Regime

Art. 4º - A estrutura curricular será constituída de 8 (oito) disciplinas distribuídas ao longo de 1 (um) ano letivo.

Art. 5º - O prazo previsto para integralização do curso será de 18 (dezoito) meses, sendo 12 (doze) meses para integralização das disciplinas e mais 6 (seis) meses para entrega e defesa da monografia.

Parágrafo Único - Não será computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem a assistência docente.

Art. 6º - A monografia ou trabalho de final de curso obedecerá o disposto no artigo 21 da Resolução CONSEPE 19/2004 nos seus parágrafos 3º ao 7º.

Art. 7º - A carga horária das disciplinas teóricas e didático-pedagógicas será distribuída de acordo com o quadro ?? constante no projeto do Curso.

CAPÍTULO IV - Do Corpo Docente

Art. 8º - Todo o corpo docente responsável pelas disciplinas do curso deverá possuir a titulação mínima de Mestre, obtida em curso autorizado e/ou reconhecido pelo CNE.

Art. 9º - A substituição emergencial de qualquer docente no decorrer da realização do curso será comunicada a PPPG, com o respectivo "curriculum vitae" do substituto, que será anexado ao projeto inicial do Curso.

Parágrafo Único - Caso o curso seja aprovado para financiamento, o mesmo procedimento do caput deste artigo será feito em relação ao órgão financiador.

(15)

CAPÍTULO V - Da Freqüência e Avaliação

Art. 10 - Sendo o curso de caráter presencial, será exigida dos alunos a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista , apurada regularmente em todas as atividades realizadas com assistência docente.

Art. 11 - A verificação da aprendizagem de cada atividade far-se-á mediante avaliação de trabalhos ou provas.

Art. 12 - A quantificação da aprendizagem será feita através de notas de 0(zero) a 10 (dez), sendo a precisão máxima de décimos.

Art. 13 - Considera-se-á aprovado o aluno que obtiver nota igual a superior a 7,0 (sete) em cada disciplina.

Parágrafo 1º - Será atribuída nota 0 (zero) ao aluno que deixar de realizar as provas ou não entregar os trabalhos nos prazos previstos, exceto nos motivos previstos no Regimento Geral da UEFS, quando couber.

Parágrafo 2º - Ao aluno que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) em apenas uma disciplina em cada semestre, será aplicada uma avaliação suplementar, versando sobre todo o conteúdo ministrado, aplicada dentro de no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) dias, contados a partir da data de publicação dos resultados.

Parágrafo 3º - A nota final da disciplina será então a média aritmética entre a nota da avaliação suplementar e aquela obtida inicialmente na disciplina.

Parágrafo 4º - Será garantido ao aluno que for reprovado em apenas uma disciplina, a matrícula, por mais uma vez, na mesma disciplina, quando da oferta regular do curso.

Parágrafo 5º - Fica imediatamente desligado do Curso o aluno que for reprovado pela segunda vez, em qualquer das disciplinas do Curso.

Art. 14 - Será concedido aproveitamento de até duas disciplinas cursadas em outro curso de pós-graduação, devidamente autorizado ou reconhecido, desde que haja equivalência de conteúdo e carga horária com as disciplinas oferecidas pelo curso.

(16)

Seção I - Da Inscrição

Art. 15 - As inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Matemática serão abertas através de edital próprio, pelo prazo mínimo de 15 (quinze) dias.

Parágrafo Único - O edital deverá especificar os requisitos para a inscrição, critérios de seleção, número de vagas, regime de funcionamento, local, prazo, condições e valor das taxas de inscrição e matrícula.

Seção II - Da Matrícula

Art. 16 - A matrícula será realizada mediante requerimento, do aprovado na seleção.

Art. 17 - A matrícula será feita junto à Coordenação do Curso, com o apoio da Divisão de Assuntos Acadêmicos da UEFS, em data e local estabelecidos em edital próprio.

Seção III: Do Certificado de Conclusão

Art. 18 - Encerrado o Curso, a Coordenação lavrará os resultados finais, que ficarão arquivados.

Art. 19 - A emissão dos certificados obedecerá ao disposto no artigo 29 da Resolução CONSEPE 19/2004.

Art. 20 - O aluno que interromper o Curso poderá receber o Histórico Escolar. Art. 21 - Não será permitida a matrícula em disciplinas isoladas.

CAPÍTULO VII: Das Disposições Finais

Art. 22 - Será vedado aos alunos do Curso de Especialização em Matemática o trancamento de matrícula.

Art. 23 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Colegiado do Curso, sendo o CONSEPE o Conselho próprio para apreciação de recursos, em primeira instância.

Art. 24 - Este Regulamento entrará em vigor concomitantemente com a aprovação do projeto do Curso pelos Conselhos Superiores da UEFS.

I

(17)

NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA PRÁTICA Análise na Reta 60 30 30 Álgebra Linear 60 30 30 Estruturas Algébricas 60 30 30 Análise no Rn 60 30 30 Geometria Diferencial 60 30 30 Topologia 60 30 30 Didática da Matemática 45 45 0 Tópicos da Matemática 30 15 15

Referências

Documentos relacionados

Os resultados desse estudo demonstram que quando feitas as médias agrupadas pela faixa etária, nenhum dos grupos esteve inadequado conforme os parâmetros da literatura que é de até

COM EXPERIÊNCIA, ENSINO MÉDIO COMPLETO, CURSO TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO, ENVIAR CURRÍCULO COM PIS PARA O

Criados novos campos no grupo de totais da Nota Fiscal, para identificar a distribuição do ICMS Interestadual para a UF de destino na operação interestadual

12.4 - A entrevista de avaliação de competências (EAC): Visa obter informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas

A matemática é importante para todas as pessoas por isso quando mais cedo começar a aprender sobre isso melhor. A matemática é difícil de

O Grupo de Pesquisa desenvolve suas atividades acadêmicas no Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMa), orientando alunos do Programa de Pós-Graduação

proprietária, bem como que a utilização de informações sigilosas para a aquisição do crédito não teria reflexos para o caso, podendo ser objeto de análise e sanção

Para montar 800 caixas com produtos, uma empresa utiliza 15 funcionários que trabalham 6 horas por dia. Esse trabalho é realizado em 32 dias. Para atender um pedido de 2.000