• Nenhum resultado encontrado

Vista do A interdisciplinaridade na educação superior. Relatos da experiência no curso de administração da Universidade Estadual de Londrina, PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do A interdisciplinaridade na educação superior. Relatos da experiência no curso de administração da Universidade Estadual de Londrina, PR"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

21

A interdisciplinaridade na educação superior: relatos da

experiência no curso de administração da Universidade

Estadual de Londrina-PR

Samara Silva Headley

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Maringá (1995). Atualmente desenvolve atividades docentes na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Concomitantemente trabalhou como celetista da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), na modalidade de Ensino à Distância na função de Coordenadora do Curso de MBA em Gestão Pública no período de abril de 2012 a maio de 2014. Atuou como Coordenadora do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar no período de 23/07/2012 a 31/07/2015. Exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Pública no período de janeiro de 2012 a maio de 2014. Coordenou o curso de Coordenadora do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar 100% On line no período de 01/08/2014 á 31/07/2015. Possui experiência na qualidade de docente desde 1998 e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral e Administração Mercadológica, Possui também experiência profissional na área de gestão pública onde atuou na Prefeitura Municipal de Maringá por 16 anos ocupando cargos técnicos e de gestão

Resumo

O objetivo desse trabalho é observar a interação e o envolvimento dos docentes e discentes na aplicação de método de ensino relacionados a interdisciplinaridade no Curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). O trabalho tem o propósito de levar os alunos a identificarem a interconexão existente entre os conteúdos abordados na disciplina de Administração de Marketing e Administração Sócio Ambiental. O curso de Administração foi escolhido porque, atualmente é o segundo maior curso em número de alunos na UEL, algo que tem sido notado desde sua criação. Já o terceiro ano do curso foi selecionado por critério de julgamento combinado com a amostra por conveniência uma vez, que os docentes envolvidos ministram aulas no mesmo semestre. Para atender ao objetivo traçado foi utilizado a pesquisa qualitativa exploratória e o método mais indicado foi o observacional, porque permite maior amplitude ao exercitar a atividade de pesquisa, e se apresenta como uma proposta flexível, pois, abre espaço para exercer a criatividade na estruturação da proposta. De acordo com os resultados obtidos, observou-se a viabilidade do emprego de método de ensino interdisciplinar como meio de promover a intercomunicação entre as disciplinas. Esse tipo de atividade demonstrou que pode contribuir para reduzir a fragmentação do conhecimento e criar condições para desenvolver a capacidade reflexiva e crítica nos educandos e educadores.

Palavras-chaves

Interdicisplinaridade, ensino, alunos, observação e docente.

Abstract

The aim of this study was to observe the interaction and involvement of students in the application of the teaching method involving interdisciplinarity the Administration Course of the State University of Londrina, so that the students can identify the existing interconnection between the content covered in the subjects of Marketing Management and Social Environmental Management. The course of administration was chosen because it currently has the second largest current number of students, something that has been noted since its inception. The third year of the course was selected by criteria of judgment combined with the convenience sample since the professors involved give classes in the same semester. To attain the established objective, the exploratory qualitative research were used and the best method was observational, greater scope for exercise research, and are presented as a flexible proposal since it stimulates imagination and creativity. The results demonstrated that there was the viability of the use of interdisciplinary teaching method as a means to promote the interrelationship between these two subjects. This type of activity has shown that can help reduce the fragmentation of knowledge and create conditions to develop the reflective capacity in students and educators.

(2)

Keywords

Interdisciplinary, teaching, students, observation and teaching.

Introdução

Para formar cidadãos que sejam capazes de lidar com a complexidade global observadas na sociedade do século XXI, é preciso discutir e adotar práticas pedagógicas mais inovadoras e envolventes. Práticas que sejam capazes de envolver os alunos e instigá-los a repensar as situações cotidianas de forma integrada e adotar diferentes soluções.

A importância de se estudar o assunto reside no fato de que é preciso educar para além do capital, parafraseando Mészaros (2005), ressalta-se que, na ausência de uma reformulação mais ampla e significativa do sistema de educação, as instituições de ensino devem fazer o que estiver ao seu alcance em relação a adotar práticas educacionais, que cumpram com a sua missão social: a formação integral do cidadão, apto a atuar em contexto de mudanças e adaptação permanente a realidade.

Como resposta e adaptação aos desafios na área de ensino superior surge a interdisciplinaridade que propõe a ruptura entre o modelo consolidado e fundamentado na disciplinar idade. A proposta interdisciplinar constitui uma ação auxiliar e articuladora entre as diferentes áreas do conhecimento que compõe a formação acadêmica do curso de Administração. A sua natureza dialógica se mostra mais eficaz na compreensão das complexidades dos problemas modernos.

No decorrer do texto ressalta-se o fato de que para introduzir e consolidar o modelo interdisciplinar, sugere-se que os educadores envolvidos estejam dispostos a trabalhar em regime de parceria, promovam maior dialogacidade dentre as disciplinas e estabeleçam relações mais duradouras entre as partes, embora cada participante seja oriundo de diferentes áreas do saber.

O objetivo central desse trabalho é poder observar a interação e o envolvimento dos discentes na aplicação do método de ensino interdisciplinar no curso de administração da Universidade Estadual de Londrina-PR. Com o propósito de levar os alunos a identificarem a interconexão existente entre os conteúdos abordados nas disciplinas de Administração de Marketing e Administração Sócio Ambiental.

De forma mais especifica o estudo procurou ainda por meio da observação direta responder as seguintes questões: De que forma a interdisciplinaridade poderia contribuir para reduzir a fragmentação do conhecimento? Como a interdisciplinaridade poderia ser utilizada para resgatar a parceria entre professores e alunos? Como utilizá-la no emprego de métodos de ensino mais inovadores? E por fim, Como esse tipo de atividade poderia ajudar a desenvolver a capacidade reflexiva e analítica nos discentes?

Para atender ao objetivo principal e procurar responder a essas indagações foram utilizadas combinações metodológicas de pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo exploratório que estão detalhados na parte da metodologia. Nessa parte também são descritos os recursos, materiais e procedimentos utilizados.

A realização do levantamento bibliográfico proporcionou o conhecimento dos aspectos históricos e evolutivos. Nesse ponto o artigo teve a intenção de discorre brevemente sobre os principais fatos que impulsionaram a interdisciplinaridade na educação e procurou debruçar o seu olhar sobre a etimologia da palavra para que o entendimento do assunto ficasse mais claro e melhor compreendido. O texto foi escrito com a intenção de apresentar os principais eventos históricos em ordem cronológica e evidenciar as principais contribuições de cada período.

(3)

23

Durante a fase de desenvolvimento do texto é apresentado um quadro bem delineado, onde destaca-se os obstáculos e as barreiras que podem reduzir a chance da adoção das inciativas interdisciplinares no processo de ensino e aprendizagem, bem como ressaltar as suas implicações sobre o processo educacional.

Os resultados obtidos demostraram a viabilidade da inserção de atividades interdisciplinares e aparenta ser um método de ensino que proporciona maior envolvimento dos discentes e docentes. A observação aponta que tal método pode ser útil para incentivar os alunos a ter maior responsabilidade com o seu aprendizado e ainda denota que se constitui em um meio eficaz de trabalhar as competências essenciais que alicerçam a formação do administrador.

O artigo está organizado da seguinte forma: na página inicial encontra-se o resumo e o abstract. Em seguida tem-se a parte da introdução que faz uma contextualização do assunto, apresenta os objetivos e destaca as indagações que motivaram o trabalho. Logo depois é exibida a fundamentação teórica que se encarrega de esclarecer sobre a interdisciplinaridade e destaca os principais eventos em uma perspectiva histórica. Na sequência é divulgada a metodologia, onde estão descritos dados sobre: a população e amostra, a classificação geral da pesquisa, os objetivos da pesquisa, os recursos, os procedimentos e a análise dos resultados. Ao final está exposta a conclusão e a relação de referências bibliográficas utilizadas na construção do artigo.

Os resultados reafirmam a viabilidade de atividades interdisciplinares no ensino superior do curso de Administração da UEL, como meio de promover o diálogo entre diferentes áreas do saber.

Revisão teórica

O contexto histórico e evolutivo da interdisciplinaridade na

educação

Ao analisar a etimologia da palavra interdisciplinaridade observa-se que ela é

composta pela junção de três diferentes terminologias: “inter”, que

dá a conotação de relação recíproca entre as partes envolvidas em determinado contexto. O Dicionário Larousse (2013), de forma complementar explica que a palavra

“disciplinar” está associada a “(1) ensinar metodicamente; (2) fazer obedecer ou ceder; (3)

organizar. O termo deriva do antigo latim discere, e conserva uma relação próxima com as palavras aprender e discípulos (o aprendiz). Já a grafia “dade” se refere a qualidade da ação na visão de Aiub (2007).

Ao consultar o Dicionário Global da Língua Portuguesa (2001) verifica-se que o termo

interdisciplinar é uma palavra comumente utilizada quando se deseja referir a duas ou mais

disciplinas, ou então, quando se refere a dois diferentes ramos do conhecimento.

Fazenda (2006, p.48) destaca que mesmo diante da ausência de um significado único, a terminologia interdisciplinaridade obedece a um princípio: “[...] a intensidade de troca entre os especialistas e a integração das disciplinas em um mesmo projeto de pesquisa [...]”.

Portanto, sob a ótica de Fazenda (2006) e pelos comentários de Aiub (2007), a interdisciplinaridade se refere a uma ação recíproca disciplinar, ou pode se optar por seguir uma ordem mais significativa e sistemática, ela pode ganhar o significado de: promover um estado, qualidade ou proposição de determinada ação.

(4)

Observa-se ainda que de acordo com a abordagem histórica, a interdisciplinaridade começou a ser disseminada primeiramente na Grécia antiga, onde a formação educacional dos habitantes gregos abrangia o conhecimento de um conjunto de artes que permitia ao cidadão antigo conhecer a natureza, a sociedade e a si mesmo, o que o levava ao equilíbrio gerador do bom estado físico e mental: saúde do ambiente, da coletividade a sua volta e da sua estrutura interna, bem como das suas múltiplas relações. AIUB (2007)

Embora, a tônica desse artigo seja a interdisciplinaridade, convém destacar que a proposta pedagógica presente no modelo disciplinar moldou durante um longo período de tempo, todo o sistema educacional e somente séculos depois passou a ser visto como visto com certa controversa, passando a ser questionado em diversos âmbitos sociais.

Sabe-se por meio das contribuições dos estudiosos do tema, que a forma de organizar o conhecimento por meio da disciplinaridade serviu para estruturar o processo da educacional durante vários séculos. Os gregos por exemplo utilizaram o sistema o trivium, que equivalia ao conhecimento das artes da linguagem (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, que correspondia ao saber sobre às artes matemáticas: geometria, aritmética, música e astronomia. AIUB (2007).

Tempos depois o filósofo francês René Descartes (1596 – 1650), disseminou a racionalidade e propôs em sua obra “Princípios da filosofia” meios para hierarquizar a sequência do conhecimento, bem como estabeleceu os tempos que o aprendiz deveria ter acesso à determinados tipos de conhecimentos, o que na visão de CORREIA (2011, p. 69 ) “induz a hierarquização dos saberes (epistemologia), tanto quanto fragmenta e classifica o processo de ensino e aprendizagem (pedagogia)” o que leva ao distanciamento da interconexão entre várias áreas do conhecimento.

Os pontos controversos sobre as ideias de Descartes (modelo cartesiano) ficam mais claros ao se examinar a clássica obra conhecida como “Discurso do Método”, uma vez que ele propõe: (1) não aceitar nada como verdadeiro; (2) a fragmentação dos problemas em muitos problemas menores, tantos quanto forem possíveis; (3) o começo da fragmentação se daria pelo que é mais simples e facilmente compreendido e ainda com base nesse aspecto se constrói o raciocínio gradativo até chegar nos assuntos mais amplos e mais complexos; (4) revisar toda a corrente de raciocínio para garantir que nada seja omitido. (CORREIA, 2011; GARVEY, 2009).

Na concepção de Souza-Silva e Blascovi-Assis (2010) o pragmatismo cartesiano impulsionou importantes avanços uma vez, que o pensamento de Renée Descartes abriu perspectiva para o enfrentamento de problemas considerados complexos, fragmentando-os em pequenas partes até chegar ao problema específico, no entanto, como consequência, trouxe em seu bojo a hiperespecialização e seus riscos são perceptíveis hoje ao analisar profundamente a sociedade moderna.

Thiesen (2008) enfatiza que pela influência dos trabalhos de grandes pensadores modernos como Bacon (1561 - 1626), Galileu (1564 -1642), Descartes (1596 -1650), Newton (1643 - 1727), Darwin (1809 - 1882) as diversas áreas do saber foram sendo divididas e reduzidas em pequenas partes, o que inevitavelmente levou a estruturar a organização da sociedade contemporânea, moldou o sistema de ensino e o mundo do trabalho, levando-os a se tornarem altamente especializados.

Convém destacar que a fragmentação gerada, trouxeram conveniências e benefícios para a sociedade e contribuiu até certo ponto para que ela se tornasse mais estável, previsível e controlável, especialmente, até meados do século 20, período onde as mudanças eram menos constantes. No entanto, observa-se que os reflexos da subdivisão do conhecimento passarem a ser duramente questionadas a partir da metade do século XX e permeia a sociedade do século XXI.

(5)

25

Cabe destacar que ao escrever esse artigo não se pretende negar os benefícios e conquistas proporcionados pela especialização do trabalho e do saber, pois conforme pode ser observado na prática cotidiana a especialização das atividades viabiliza a divisão das tarefas e favorece a coletividade a medida em cada indivíduo tem uma função definida na estrutura social o que teoricamente, proporciona mais eficiência ao processo.

Conforme os avanços das ciências tornaram-se mais aparentes, e abriu perspectiva para o surgimento de novas tecnologias e métodos de trabalho, tornou-se impossível que o conhecimento ficasse centralizado apenas na personalização do “Velho Sábio”, como era organizado no período da Antiguidade. Imagine você prezado leitor, se nos tempos atuais apenas um professor ministrasse aulas sobre gestão de pessoas, meio ambiente, produção e marketing?

Ao escrever sobre o assunto, o desejo eminente é de chamar a atenção dos legentes para que haja maior dialogacidade entre as diversas disciplinas que compõe um curso de graduação, para que o aluno possa antes de se tornar um egresso, conheça a inter-relação existente entre as diferentes áreas do conhecimento do curso que escolheu como parte da sua formação profissional.

Verifica-se que no Brasil e no mundo o interesse pela interdisciplinaridade foi gradativamente crescendo em função dos resultados desfavoráveis identificados na moderna sociedade e posteriormente foram observados os seus efeitos perversos sobre a educação, em todo decorrer do século XX.

A emergência do tema fica ainda mais acentuada ao se observar as práticas pedagógicas cotidianas, e constatar que apenas uma pequem parte dos graduandos apresentam a habilidade de usar a abstração e intuição de forma que lhe possibilite fazer a junção ou integração efetiva dos conteúdos ministrados isoladamente em cada disciplina ao longo do curso.

Essas constatações práticas passaram a deixar mais evidentes a fragilidade do processo educacional. As evidencias apontam que essa situação pode ser responsável pela frustração dos alunos e pode contribuir para o seu baixo rendimento acadêmico, portanto, a abordagem do assunto exige um olhar mais sistêmico sobre a educação e as práticas docentes contemporâneas.

Do ponto de vista histórico a segunda metade do século XX emergiu acompanhado de uma profunda preocupação com a educação e com os seus os métodos pedagógicos vigentes. O frenesi gerado, serviu de base para estudos e calorosos debates entre os pesquisadores e estudiosos dos anos, 60, 70, 80 e 90.

Marcadamente, a década de 60 deflagrou o início do entendimento sobre o assunto interdisciplinar, países com a Franca e a Itália foram as primeiras nações a liderarem o debate em torno do tema. Uma das características peculiares deste período é que o amadurecimento do tema foi impulsionado pelas reivindicações de estudantes inconformados com a forma vigente e clamavam pela inserção da interdisciplinaridade nos debates que envolviam temas econômicos, sociais, educacionais e políticos, enfatiza TERRADAS (2011).

Durante esse período também ocorreu um certo avanço nas discussões sob a condução de teólogos e fenomenólogos, afirma Fazenda (2006), o interesse naquele momento era tornar a educação mais humana e buscava-se, sobretudo, a melhor compreensão dos seres humanos em outros aspectos que iam além, das características meramente racionais.

Assim, como na década anterior, os anos 70 procurou lidar com os problemas educacionais pertinentes ao século XX, que ao longo das décadas teve seus contornos mais nítidos e deixou mais claro as consequências geradas pelo fracionamento do conhecimento erudito e esfacelamento do processo educacional, conforme explicam SOUZA-SILVA e

(6)

BLASCOVI-ASSIS (2010). Sob a ótica de Fazenda (2008, p. 18) [...] “nos anos 70 procurávamos uma definição de interdisciplinaridade”.

Ao analisar a questão, os registros históricos mostram que nos anos 80 o tema já havia sofrido uma certa evolução. Fazenda (2008, p. 18) deixa claro que naquele período “tentávamos explicar um método para a interdisciplinaridade”. Portanto, o trato das questões interdisciplinares desloca-se da antropologia filosófica para a antropologia cultural. Estudos de identidade pessoal, social e cultural disseminam-se pelo mundo todo e surgem no Brasil alguns expoentes da educação como: Darcy Riberio, Otavio Ianni e Paulo Freire. A contribuição marcante destes educadores reside no fato de que naquele momento, se pode direcionar os holofotes para a cultura brasileira, colocando-a em evidencia. Durante aquele período ainda se destaca o fato de que os estudos de Piaget e Vigostsky se tornaram conhecidos por orientar o método do construtivismo, conforme relata Fazenda (2006, p. 6-7).

Nesse período as diferenças de ordem e nível de integração, interação, as diferentes modalidades de disciplina e escolar acabam por questionar o conceito de currículo. Nasce daí o pensamento complexo [...]. Em pesquisa passa-se do cuidado em observar e registrar ao cuidado em descrever com detalhes, portanto, com a palavra. A hermética avança. Para compreender é necessário seguir a trilha dos vestígios. Analisa-se e descreve-se em camadas. A negação do quantitativo em nome do qualitativo reduz o olhar. Surge uma nova forma de esquematizar, não mais por números, mas por abstratos. As categorias analíticas assumem uma dimensão, mais noética que poiética”, concretiza Fazenda.

Já na década de 90, Fazenda (2008, p. 18) refere que “estamos partindo para a construção de uma teoria da interdisciplinaridade”. Isso levou a uma inevitável revisão contemporânea sobre a ciência que exigia uma nova consciência. Tendo como ponto de partida a constatação de que a condição da ciência e do aprendizado não está exatamente assentado no acerto, mais sim no erro, passou-se então, a aplicar a interdisciplinaridade da mais variada forma.

Nesse período, relata ainda Fazenda (2006, p. 07), “presencia-se o que contemplamos como a estética do existir, a beleza do ser que pensa e reflete, esse ser que interfere e modifica” a realidade que está sua volta. [...] A interdisciplinaridade coloca-a entre parênteses, investigando, tentando compreendê-la em sua ambiguidade, naquilo que diz e naquilo que cala”.

O final do século XX foi marcado pelos indicadores de mudança de um certo ciclo social, onde emergiram grupos de estudos interdisciplinares, novas formas de pensar, novas concepções de ensino e de escola, houve a passagem da forma disciplinar para a forma interdisciplinar, fatos esses ocorridos em várias partes do globo terrestre e em diferentes áreas de especialização, conclui Fazenda (2008).

Em tempos recentes desde meados dos anos 90 a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), se propõe a redesenhar o sistema educacional, dando a ela contornos mais adequados ao mundo em que vivemos. A LDB (1996) estabelece no capítulo V artigo II, o seguinte direcionamento: cabe ao ensino superior “[...] incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive”.

Fazenda (2006) contribui com essa perspectiva, ao evidenciar que entre as muitas conclusões chegadas pela Organização Estados Americanos (OEA), ressalta-se as ideias de

(7)

27

John F. Embree que na questão da interdisciplinaridade faz menção a necessidade de existir uma direção principal no processo interdisciplinar e que está deve ser muito específica, porque, não existe muita ciência envolvida no processo que habilite as novas orientações.

Cabe ressaltar que é durante os encontros promovidos pela OEA, que acontecem importantes iniciativas, como é o caso do principal fórum regional onde há espaço dedicado ao diálogo e ás análises de políticas públicas para a educação, e outras área de cunho social. Esse espaço coletivo ainda tem a incumbência de debater e proporcionar fundamentos para a tomada de decisão com relação aos diferentes dilemas enfrentados pelos governos dos países membros.

Desta forma, a adoção de práticas do ensino interdisciplinar pode contribuir de forma determinante para que haja maior nível de comunicação entre os agentes os envolvidos, tais como: organismos nacionais e internacionais docentes, discentes e pesquisadores das múltiplas áreas do saber, tendo como objetivo central a formação integral dos alunos e cidadãos.

Meszarós (2005, p. 49 grifo nosso) estima que:

Não há nenhuma atividade humana da qual se possa excluir qualquer intervenção intelectual. O Homo faber não pode ser separado do Homo

sapiens. Além disso, fora do trabalho, todo homem desenvolve alguma

atividade intelectual; ele é em outras palavras um “filósofo”, um artista, um homem com sensibilidade, ele partilha uma concepção do mundo, tem uma linha consciente de conduta moral e, portanto, contribui para manter ou mudar a concepção do mundo, isto é, para estimular novas formas de pensamento.

Terradas (2011); Veiga Neto (1994), ressaltam que a comunicação entre as áreas do saber, não está relacionada com a proposta de eliminar determinadas disciplinas, mas diz respeito a construção de sinergia entre elas, respaldados na edificação do trabalho colaborativo e reflexivo, que se mostre capaz de envolver alunos e professores rumo o movimento de investigação, de redescoberta e composição do saber coletivo cuja intenção é abandonar as antigas práticas fragmentadas do doutrinamento em disciplinas e estudo em conteúdo sem relação com o todo, que só leva a disjunção do saber, a frustação discente, ao comprometimento da totalidade o que contribui para minimizar a qualidade do ensino.

Obstáculos para inserção da interdisciplinaridade no ensino

superior

Ao estudar as questões que reduzem a potencialidade da interdisciplinaridade depara-se com barreiras bem peculiares que devem depara-ser superadas não somente porque dizem respeitos as rotinas das atividades acadêmicas, mas porque o mundo que vivemos, estudamos e trabalhamos, está exposto as contínuas e profundas transformações.

As atuais tecnologias da informação se encarregaram de fazer a evidenciação e a integração entre as diferentes culturas, colocaram os educandos em contato com modos de viver e aprendizados diferentes. Essa nova condição desafia as universidades a encontrar um modelo de ensino que seja mais aprazível aos novos tempos.

A prática cotidiana mostra que o processo de mudança exposto é decorrente do mundo dinâmico e globalizado, alicerçado no avanço das tecnologias de comunicação (TICs) e na

(8)

mudança no perfil dos estudantes que chegam ao ensino superior ano a ano. Esses novos aprendizes trazem consigo, novas experiências de vida, novas aspirações e diferentes realidades. Portanto, saber fazer a integração das diversas concepções que eles carregam consigo e as realidades encontradas no universo acadêmico se tornou algo inevitável e não pode ser mais adiado, sintetiza TERRADAS (2011).

No entanto, o que parece ser algo lógico e que faz sentido para alguns, não é percebido da mesma forma por outros profissionais do ensino, que estão envolvidos com a tarefa de educar. O quadro 01 procura dar mais visibilidade as barreiras e aos obstáculos encontrados para a concretização da interdisciplinaridade na realidade prática.

Quadro 01: Obstáculo à interdisciplinaridade

Tipo de obstáculo Descrição

Obstáculo epistemológico

A eliminação das barreiras entre as disciplinas enfrenta o obstáculo das estruturas institucionais que, de certa forma, reforçam o capitalismo epistemológico das diferentes ciências. Obstáculos de ordem psicossociológicas e culturais, de certa forma tem sido enfrentada através da disseminação de estratégias diferenciadas, onde o medo de perder prestigio social e a disseminação de novas possibilidades pedagógicas ainda são itens presentes.

Obstáculo metodológico

A instauração de uma metodologia interdisciplinar ainda está sendo equacionada de forma cuidadosa e com algumas reservas, visto que implicaria na conscientização de uma gradual reforma estrutural do ensino e das disciplinas em função do sujeito que se pretende formar, com todos os elementos necessários ao atendimento de suas solicitações.

Obstáculos quanto a

formação

Talvez essas sejam as mais difíceis de serem enfrentadas pois, requerem passar de uma relação pedagógica com base na transmissão de saber de uma disciplina, a uma relação dialógica em que todas as posições individuais são respeitadas. A rigidez dos educadores, enquadrados em rígidas formas de ensino é possivelmente, o obstáculo mais difícil de ser transposto.

Obstáculos materiais

A efetivação da inter-relação do conhecimento, já vem sendo resolvida. Pois já é possível encontrar tempo e orçamento em várias instituições destinados à essa finalidade. O espaço ainda é um sério obstáculo, porém os estudos mais recentes contemplam, que ao lado das questões éticas, considera-se também a importância a uma estética interdisciplinar adequada, onde o respeito ao espaço coletivo é fundamental.

Fonte: Quadro elaborado com base no texto original de Fazenda (2006, p. 50-51)

A partir das reflexões de Aiub (2007) é possível apontar outros fatores que reduzem a chance de implementação do conceito interdisciplinar nas instituições de ensino:

(9)

29  O “espírito de paróquia”, ou seja, a tendência de privilegiar sua metodologia, desqualificando as demais. Isso ocorre quando se valoriza uma disciplina, mais do que qualquer outra.

 A “perda informacional”, refere-se a perda de informação e da possível banalização do saber. Embora, o risco da banalização exista, no entanto, convém destacar que, não foi identificado até o momento, nenhum estudo sobre a relação direta entre a prática da interdisciplinaridade e a banalização.

 O “conservadorismo institucional”, teme que a transgressão de fronteiras e leve ao descrédito da instituição, uma vez que a disciplina é entendida como uma ordem a ser seguida. Como confiar numa instituição que não opta por um sistema, um método único de solução dos problemas? Desta vez, a cobrança é institucional e o maior temor é perder o prestígio.

 O “conservadorismo individual” nesse caso, a insegurança e o desconforto são provocados quando as pessoas sentem que o seu território foi invadido ou quando se adentra em territórios desconhecidos. Dialogar com outras disciplinas implica em abertura, em assumir que não se sabe tudo, em disposição ao novo, ao outro e sua legitimidade.

Convém deixar claro que quando se propõe a trabalhar a questão da interdisciplinaridade na educação superior, se faz necessário emergir um novo tipo de profissional, pois ele deve ser mais receptivo, aberto, democrático e participativo. Dentro desse contexto possivelmente, a palavra “facilitador” do processo de ensino e aprendizagem, seja aquela que melhor define o profissional da educação envolvido como a árdua missão interdisciplinar.

Destaca-se ainda que a transparência nas ações interdisciplinares é um requisito importante, uma vez que as atitudes, os materiais e os instrumentos utilizados pelos educadores devem ser escolhido por meio da ampla participação dos envolvidos. A aproximação e o pensamento coletivo são fatores essenciais, pois conforme afirma Aiub (2007), o sucesso do método implica em incorporar novos hábitos profissionais e pessoais. Conforme já discutido anteriormente, o saber não se resume apenas a conhecer uma disciplina especificamente, ele se infiltra e permeia as relações interpessoais, com o propósito de instalar-se no próprio sujeito modificando-o de forma profunda e permanente.

O discente desempenha um papel muito importante no sistema interdisciplinar, uma vez que a proposta exige que os alunos contribuam de forma efetiva para que o processo se concretize. A efetiva concretização submete os educandos a empregar mais esforços individuais e coletivos, maior envolvimento, melhor nível de organização de tempo, dedicação ao estudo extraclasse, comprometimento com as tarefas e cumprimento de prazos estipulados em cada etapa.

Procedimentos metodológicos

Por métodos se pode entender como o caminho, a forma, ou modo de pensamento. A metodologia está relacionada com a forma de abordagem em nível de abstração dos fenômenos e pode ser entendida também, com um conjunto de processos ou operações mentais empregados na pesquisa. PRODANOV e FREITAS (2013).

Para a realização desse trabalho a pesquisa científica envolveu um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que se pudesse alcançar os objetivos propostos.

(10)

População e amostra

Segundo informações da PROPLAN, Pró-Reitoria de Planejamento da UEL (2016) embora haja indícios de que o número total de procura pelo curso tenha sofrido decréscimo de aproximadamente 50% nos últimos 11 anos, os dados apontam que entre os 53 cursos de graduação ofertados pela Universidade Estadual de Londrina-PR, o Curso de Administração é um dos cursos como maior número de alunos matriculados ano a ano, deste a sua criação, sendo esse um dos motivos da escolha para compor o trabalho.

O referido curso foi criado através do Parecer CEE n. 91, de 13 de setembro de 1968, implantado em 1º de março de 1969 e reconhecido através do Decreto Federal n. 74.018, de 7 de maio de 1974, visa formar administradores aptos a atuar nas organizações em geral, com fortes valores baseados na responsabilidade social e inserção competitiva, fato que serviu para reforçar o critério de escolha.

Ao considerar que o curso foi moldado de forma a contemplar a formação humanística e técnica que propiciasse visão global para compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido, e possibilitar assim, tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Entendeu-se dessa forma que a escolha do curso se torna adequado para o caráter investigativo deste trabalho.

Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo onde buscou-se observar a interação e o envolvimento dos discentes na aplicação de atividades interdisciplinares no Curso de Administração, foram selecionados os alunos que estavam regularmente matriculados no terceiro ano do curso (sexto semestre) matutino e vespertino.

A escolha do grupo se deu por meio de amostragem não probabilística, onde a amostra obedeceu à critérios subjetivos da pesquisadora por acreditar que o grupo selecionado ofereceria base para o estudo em questão. Utilizou-se ainda a amostra por conveniência em função do referido curso conter professores que ministram aulas no semestre já descrito.

As disciplinas convidadas no primeiro momento para fazer parte do estudo foram: disciplinas de Administração de Marketing e Gestão Sócio Ambiental. Ao todo participaram 68 alunos distribuídos da seguinte forma: 31 alunos do diurno e 37 alunos do noturno.

Classificação geral da pesquisa

Com base no estabelecimento do objetivo optou-se por fazer uma breve pesquisa na forma de revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade para melhor compreensão do tema abordado. Ressalta-se que o método escolhido foi o dialético porque parte da premissa de que, na natureza, tudo se relaciona, transforma-se e sempre há uma certa contradição inerente a cada fenômeno identificado.

Prodanov e Freitas (2013, p. 35) deixam claro que esse método pode ser utilizado, “[...] para conhecer determinado fenômeno ou objeto, o pesquisador precisa estudá-lo em todos os seus aspectos, suas relações e conexões, sem tratar o conhecimento como algo rígido, já que tudo no mundo está sempre em constante mudança. ”

De acordo com Gil (2008, p. 14):

[...] a dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade, uma vez que estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, abstraídos de suas

(11)

31

influências políticas, econômicas, culturais etc.

Para viabilizar esse trabalho foi necessário também selecionar um método de pesquisa que primasse pela qualidade dos dados obtidos. Assim, o planejamento da pesquisa mostrou que o método mais adequado para a circunstância seria o observacional, pelo fato de que nesse tipo de pesquisa qualitativa, a amplitude proporcionada nesse tipo de investigação, não se apresenta como uma proposta rigidamente estruturada e permite que a imaginação e a criatividade impulsionem o trabalho do investigador. Outra vantagem do método se refere ao fato de que ele possibilita propor trabalhos que discutam novos enfoques. Godoy (1995)

Convém ressaltar que a observação é conhecida por oferecer certa imprecisão no processo de investigação. Entretanto, Gil (2008, p. 16) deixa evidente o aspecto que o método observacional [...] “pode ser tido como um dos mais modernos, visto ser o que possibilita o mais elevado grau de precisão nas ciências sociais”.

Já a parte quantitativa ficou limitada a quantificação manual e numérica das participações dos alunos no decorrer da atividade.

Portanto, a combinação de métodos de pesquisas se mostrou a maneira mais indicada para a realização desse trabalho uma vez, que ela apresenta um caráter qualitativo e não se compromete a apresentar uma ênfase imediata em resultados quantitativos.

Quanto aos objetivos da pesquisa

Para atender o objetivo geral da pesquisa e os específicos o método de pesquisa escolhido foi a pesquisa exploratória, que é indicada quando a pesquisa se encontra na fase inicial e tem por finalidade fornecer mais informações sobre o assunto desejado bem como, proporcionar o aprimoramento de ideias. A utilização do método contribuiu para o delineamento do tema a ser pesquisado; orientou o estabelecimento dos objetivos e ainda propiciou a elaboração de um planejamento flexível.

Quanto aos procedimentos técnicos

O método adotado tem por objetivo propiciar os meios técnicos, para assegurar a devida objetividade e a precisão no estudo em questão. Mais especificamente, visou-se fornecer a orientação necessária à realização da pesquisa social, em especial no que diz respeito à obtenção, ao processamento dos dados oriundos da análise qualitativa.

Em relação aos procedimentos técnicos empregados, ou seja, a maneira pela qual foram obtidos os dados necessários foram utilizados os seguintes procedimentos: (a) levantamento bibliográfico; (b) método observacional por meio da aplicação e análise da atividade interdisciplinar. (c) quantificação numérica da quantidade de participante e números de perguntas feitas pelos alunos durante o evento.

Levantamento bibliográfico

A parte do levantamento bibliográfico foi importante para trazer mais clareza sobre o assunto em questão. Durante a fase de estudo pode-se averiguar os aspectos históricos, evolutivos, os principais autores bem como, saber como a temática foi percebida ao longo do

(12)

tempo. Ao fazer o estudo bibliográfico foi possível verificar as diferentes percepções sobre a interdisciplinaridade, identificar sua importância para a sociedade em mutação e conhecer os fatores que podem limitar a sua aplicação.

O foco dessa etapa esteve centrado na investigação dos fatos, nos acontecimentos e nos acontecimentos do passado, com o intuito de verificar sua influência na pratica de ensino vigente, mas sobretudo, procurar meios de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na complexa sociedade onde o administrador está inserido.

Método observacional (“in loco”)

Para a efetivação dessa fase de coleta de dados e o atendimento do objetivo proposto, foi escolhido o modelo de aula interdisciplinar, tendo como eixo central a disciplina de Administração de Marketing e o item agregador foi a disciplina de Administração Sócio Ambiental. Na data marcada as professoras responsáveis pelas respectivas disciplinas entraram em sala para desenvolver a proposta pedagógica em conjunto.

O método de ensino escolhido teve o intuito proporcionar condições para observar “in loco”, diretamente no local de realização, a interação e o envolvimento dos discentes na aplicação da metodologia de ensino interdisciplinar. Com o propósito de levar os alunos a identificarem a interconexão existente entre os conteúdos abordados.

A observação da interdisciplinaridade foi concebida, porque acredita-se que esta seja uma forma útil de desenvolver os aspectos cognitivos (ideias), ao mesmo em que se colabora para ao aumento o nível do conhecimento em relação aos assuntos e sua complexidade. Considera-se também, que essa foi a forma encontrada para incentivar os educandos a pensarem em diferentes formas de reconstrução da realidade que cerca a sua atuação.

Mostra-se conivente ressaltar que o método adotado só foi possível de ser colocado a aprova, porque desde o início foi vislumbrado a possibilidade de pareceria entre as partes envolvidas, pois conforme preconiza Fazenda (2006, p. 70) “[...] quer queiramos ou não, nos educadores sempre somos parceiros, parceiros dos teóricos que lemos, parceiros de outros educadores que lutam por uma educação melhor, parceiros de nossos alunos, na tentativa da construção de um conhecimento mais elaborado ”, muito embora, no meio acadêmico nem sempre se tem a consciência de que necessitamos desse tipo de parceria.

Ainda quanto ao método interdisciplinar é importante destacar que as diretrizes curriculares que orientam o Curso de Graduação em Administração preveem no seu primeiro parágrafo, formas de realização da interdisciplinaridade. Na concepção de Moura (2009) os adeptos da nova escola defendem que o ensino deve ser centrado nos alunos, o que implica em adotar estratégias de ensino que “dirijam sem dirigir” ou seja, conduzir os alunos de acordo com as suas experiências próprias. Sendo assim, o ensino deve possuir diferentes formas e configurações, uma vez que, a aprendizagem depende da esquematização do presente.

Desse modo, o uso do termo “estratégias de ensino” aqui se empegado, refere-se ao conjunto de meios utilizados pelo educador para articular o processo de ensino, de acordo com cada atividade tendo em mente os resultados esperados. Anastasiou e Alves (2004)

Na visão de Vygostsky (1991) e Moura (2009) a metodologia de ensino e as correspondentes estratégias vão muito mais além, do que escolher a técnica a ser aplicada em determinado momento, envolve sobretudo, a rede de relações construídas entre professor e aluno na viabilização do processo de ensinar e aprender. Esse processo envolve ainda a determinação clara do objetivo, escolha criteriosa dos conteúdos/saberes, métodos de avaliação e indicações de referências de estudos.

(13)

33

Portanto, a escolha dos métodos e procedimentos exigiram uma atenção especial em todas as fases subsequentes. Por meio do desenvolvimento da atividade pode-se conferir os apontamentos de Prodanov e Freitas (2013) que defendem a ideia de que qualquer investigação que envolva a área de ciências sociais deve se valer, em mais de um momento, de procedimentos observacionais.

Competências trabalhadas durante o processo interdisciplinar

No decorrer do desenvolvimento da atividade proposta observou-se que foram trabalhas várias competências. Nesse momento é bom lembrar que o senso comum utiliza a palavra competência para se referir aquelas pessoas que apresentam qualificação para alguma atividade.

Com o aumento da competividade no ambiente dos negócios a competência passou a fazer parte da agenda de discussões em diferentes contextos, e a sua concepção passou a ser discutida tanto no mundo acadêmico quanto no ambiente corporativo. Estudiosos e pesquisadores destinaram esforços para melhor entenderem o assunto e descobrir meios de associa-lo à performance organizacional e individual.

Zarifian (2001), explica que o termo competência consiste no entendimento prático de determinadas situações, que se apoiam nos conhecimentos adquiridos e os transformam à medida que aumentam as diversidades dos fatos. Assim, a competência pode ser entendida como a capacidade decorrente de profundo conhecimento sobre assunto ou aptidão para realização de alguma tarefa.

Nesse sentido, foi observado que a atividade interdisciplinar teve o intuito de ampliar as seguintes competências discentes:

 Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional do administrador;

 Refletir sobre o papel e o gerenciamento da área de marketing, considerando os desafios sociais e ambientais latentes na sociedade moderna;

 Raciocinar analiticamente para construir valores corporativos sustentáveis e formular políticas organizacionais que contemplem as questões ambientais;

 Despertar a capacidade de transferir conhecimentos obtidos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente que envolve o mundo trabalho.

A observação apontou também, que ao considerar que a competência é composta por um conjunto de atitudes, habilidades e pelos conhecimentos adquiridos por meio da formação escolar de cada indivíduo, recomenda-se que o seu desenvolvimento seja acompanhado pelos educadores a fim de monitorar o real desempenho acadêmico.

Esse acompanhamento pode servir sobretudo, como mecanismo de mensuração da efetividade do processo pedagógico e verificar o quão perto se está do atendimento das competências elencadas.

Recursos e métodos utilizados

(14)

recurso foi a análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso da Administração (PPPC), vigente desde do ano de 2005. Durante a consulta ao PPPC foi observado que a interdisciplinaridade já estava comtemplada nas diretrizes pedagógicas, demostrando assim, que a inovação por meios de práticas docentes já era prevista há pelos menos uma década.

No entanto, constata-se que a sua implementação só foi possível por meio do amadurecimento do processo e pela visível necessidade de criar uma sistemática de trabalho mais dinâmica e desafiadora.

Após várias reuniões para debater o assunto e detalhamento dos fatos, optou-se por iniciar um projeto interdisciplinar com uma temática que envolvesse a sustentabilidade como eixo de formação complementar.

A escolha da disciplina de Administração de Marketing se deu primeiramente em função de que ela faz parte do conjunto de disciplina estabelecidas no PPPC cuja ambição é proporcionar aos acadêmicos conteúdos de formação profissional. O outro motivo está relacionado com a formulação de uma proposta acadêmica que incluísse a área de marketing, uma vez que a gestão moderna, introduz o marketing no centro das principais temáticas de relação de troca entre as organizações e o mercado.

Depois desse processo o outro recurso adotado, foi a seleção do capítulo 7 do livro: Marketing 3.0, escrito por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, (2010). O escopo do capítulo se refere ao: Marketing para o mercado pós-crescimento, cujo propósito está em submeter os leitores a analisarem as diferentes formas que as empresas encontraram para criar e se diferenciarem no mercado por meio da geração de valor. Essa reflexão é válida sobretudo, porque vive-se uma época de grande turbulência ambiental.

O texto mostra as ações que as organizações adotaram para tratar de importantes questões que afetam a sociedade e dão algumas pistas de como construir a sua vantagem competitiva fundamentada na lógica da sustentabilidade do planeta.

As análises proporcionadas pela reflexão e debate do capítulo deixaram evidências, de que as empresas precisam resolver os desafios sociais e participarem ativamente da busca de soluções que abrangem problemas complexos relacionados ao: consumo excessivo, obesidade, fome, causas sociais, filantropia, meio ambiente e outros. Sob a ótica apresentada pelos autores, abordar questões sobre os desafios sociais não deve ser apenas uma ferramenta de relações públicas ou um meio de difundir críticas sobre algum incidente negativo provocado por práticas da empresa. Ao contrário, as empresas devem agir como bons cidadãos corporativos e lidar com os problemas sociais no âmago de seus modelos de negócios, afirma KOTLER et al (2010)

No momento subsequente procedeu-se a escolha do livro escrito por Lilian ALIGLERI, et al (2009) denominado, Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio.

A temática do livro versa sobre a sustentabilidade e a sua escolha se deu devido a intenção de proporcionar aos alunos maior conhecimento sobre o assunto. Nesse contexto, o conteúdo do livro apresentou uma relação direta com a disciplina de Administração Sócio Ambiental.

A leitura e discussão de livro expôs aos participantes uma realidade dramática e deixou claro que a população mundial que hoje é da ordem aproximada de 7 bilhões de pessoas tem grandes desafios a enfrentar nos anos vindouros. De acordo com a estimativa da Organização da Nações Unidas (ONU), em 2050 esse número receberá o incremento aproximado de 2,5 bilhões de pessoas. Sabe-se que o crescimento populacional cria uma forte pressão sobre os recursos naturais, uma vez que se tem que obter grande quantidade de itens para suprir as demandas da sociedade moderna em termos de alimentação, vestuário, moradia,

(15)

35

aquecimento e deslocamento. ALIGLERI et al (2009)

O debate do tema ressaltou ainda que estudos recentes mostraram que o uso irracional dos recursos não renováveis, estão há várias décadas por comprometer o equilíbrio do planeta e tendem a dificultar em demasia a sobrevivência dos seres vivos nos diferentes continentes. Portanto, observa-se que o desenvolvimento social e econômico trouxe elevado nível de prosperidade ás nações, mas a longo prazo começa a dar sinais de comprometimento do bem mais precioso, a manutenção da vida sustentável. ALIGLERI et al (2009)

Percebe-se também que no Brasil, a Constituição Federal criada em 1998, trouxe à tona várias inovações e consagrou em suas abordagens, o direito de todos ao meio ambiente. Ela ainda estabeleceu os direitos a bem de uso comum do meio ambiente, bem como fez ressalvas a promoção da qualidade de vida e ainda garante constitucionalmente, outros tipos direitos sociais.

No contexto empresarial os participantes averiguaram que temas ligados a gestão ambiental e a sustentabilidade dos negócios, são temáticas relativamente novas e desconhecidos na sua íntegra pelo corpo de empresários, portanto, o assunto não está presente na agenda empresarial como o atual contexto exige. ALIGLERI et al (2009)

Constatou-se que a responsabilidade social corporativa (RSC) ainda parece ser uma discussão bastante embrionária para acadêmicos e praticantes. Assim, de forma geral, ela não é percebida devidamente e a sua presença é praticamente inexiste nas conversas que envolvem a interdisciplinar e transversalidade.

Portanto, entende-se que a inserção do debate e adoção de métodos pedagógicos mais instigantes e interdisciplinares, devem contribuir para trazer à tona temáticas que ficam relegadas a segundo plano e sobretudo, elas podem servir para promover a interligação entre as áreas do conhecimento que servem de base para a formação profissional e aquelas cujo foco é a formação complementar. Essa prática além de possibilitar o desenvolvimento das capacidades discentes cumpre a função acadêmica de primar pela formação integral do cidadão.

Durante a discussão do texto foram apresentados slides por meio do recurso multimídia, com o intuito de apresentar um estudo de caso especificamente selecionado para ilustrar a temática e explorar as diferentes percepções e pontos de vistas discentes

Dessa forma, a escolha dos recursos e dos métodos que nortearam todo o trabalho se mostrou compatível com a filosofia das atividades desenvolvidas, pois na concepção dos participantes, não é mais possível discutir a criação de produtos, produção de serviços e veiculação de campanhas publicitárias sem abranger profundamente as implicações mercadológicas, sociais e ambientais que o atual contexto impõe.

Portanto, o intuito latente da investigação desse trabalho é que a interdisciplinaridade no ensino superior, sirva como ponto de referência para que docentes e acadêmicos a materializem nos debates, aprofundar as discussões e promover a interação entre as consonantes áreas do conhecimento, de modo a melhorar a performance acadêmica e empresarial, sem perder de vista o atendimento das demandas sociais e a subjetividade que cada indivíduo carrega dentro de si.

Período de realização

Para dar o devido encaminhando a atividade interdisciplinar, foi eleito o mês de janeiro de 2016. O referido mês se caracterizou por ser um mês atípico, uma vez que as atividades acadêmicas estavam transcorrendo em pleno período letivo em virtude dos picos de

(16)

greve que correram em 2015.

Os materiais de leituras e apoio foram deixados disponíveis no do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (CESA), e foram disponibilizados textos eletronicamente. Além disso foi recomendado a aquisição dos livros utilizados para que os alunos pudessem conhecer as propostas literárias na íntegra.

Semanas antes da realização da atividade, solicitou-se que aos alunos realizassem a leitura e compreensão dos textos antecipadamente, para que pudessem contribuir de forma crítica e reflexiva para o momento da discussão e debate de ideias.

No dia que decorreu a atividade verificou-se que a maioria dos alunos já haviam realizados a leitura previamente, o que conferiu um debate produtivo e enriquecedor. Tal situação pode ser observada pela quantidade de alunos com os materiais impressos e grifados sob as carteiras. Dos 68 participantes somente 08 cerca de 12% declaram não ter lido o material com antecedência.

Participação dos alunos

No transcorrer da aula interdisciplinar foi observado pelas professoras que conduziram a prática, que cerca de 90% dos alunos do período do amanhã e aproximadamente 70% dos alunos noturnos demostraram estar interessados na atividade. O interesse ficou evidente por meio da participação e formulação de perguntas.

Registrou-se ainda que durante a discussão dos assuntos abordados, os alunos do curso de administração diurno, apresentaram grau de interesse maior sobre os assuntos que emergiram no debate. O interesse foi manifestado por meio da quantidade de indagações: 22 perguntas e 30 intervenções (posicionamentos ou complemento de ideias).

Já a participação dos alunos do noturno foi menor onde 12 alunos fizeram perguntas e houveram 11 intervenções relativas ao tema.

Embora pequena a participação dos alunos do período noturno as contribuições foram marcadas por expressar uma profunda preocupação sobre o tema em questão e parte da turma demostrou especial interesse em desenvolver projetos acadêmicos ligados ao tema, o caracteriza um interesse com a viabilidade prática do tema.

A diferença em termos de quantidade de participações entre os alunos do matutino e do noturno pode estar relacionada com o fato de que os alunos que estudam no período da manhã podem dedicar maior tempo a leitura e pesquisas extras, que os alunos do período noturno, o que confere ao primeiro grupo maior preparação para as atividades desse tipo.

A subjetividade do processo de avaliação

Fazenda (2006, p. 70) refere que “[...] a avaliação numa sala interdisciplinar acaba por transgredir todas as regras de controle costumeiras utilizadas.” Tendo esse aspecto em mente, a avaliação da atividade realizada foi feita de forma subjetiva e o método utilizado foi o qualitativo, pois optou-se por obter um feedback verbal dos alunos ao final da atividade. Na oportunidade os discentes participantes foram incentivados a manifestarem livremente as suas percepções e opiniões sobre todo o processo que culminou com o debate de ideias.

A única quantificação objetiva dos dados foi possível de ser realizada por meio de anotação e tabulação das perguntas durante o debate, fato já apresentado anteriormente no

(17)

37

texto.

Durante o processo avaliativo foi possível identificar o alcance do sucesso da atividade realizada por meio das falas, posturas dos alunos, semblantes e pelo grau de atenção nos assuntos que estavam sendo abordados. Convém chamar a atenção para o fato de que os alunos foram unânimes ao afirmarem que ficou muito mais fácil fazer a inter-relação dos conteúdos ministrados de forma interdisciplinar do que quando ela é ministrada isoladamente.

Posteriormente, observou-se que alguns alunos que foram mais fortemente impactos pela ação e tiverem maior identificação com o tema deram prosseguimento aprofundando-se no tema, com a possibilidade de explorar a temática em forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Diante disso, verificou-se que a ação interdisciplinar cumpriu o seu propósito e abre perspectivas para novas intervenções pedagógicas.

Limitações da pesquisa

Em relação ao levantamento teórico foi possível constar que o tema central possui muitas fontes de estudos: artigos, referências bibliográficas e estudos acerca da interdisciplinaridade, portanto, abre caminho para o aprofundamento do tema.

A escolha do método de pesquisa qualitativa e dialético pode não ter sido suficiente para demonstrar com a devida exatidão os dados que o estudo exige. Nesse caso a utilização de mais uma fonte de coleta de dados (quantitativa) poderia deixar o trabalho mais rico, especialmente no campo de análise.

Por se tratar de um estudo pioneiro no curso, optou-se incialmente por trabalhar somente com a turma do terceiro ano (sexto semestre) do curso de Administração noturno e diurno, para que fosse possível conhecer as diferentes variáveis, bem como identificar os desafios a serem enfrentados em cada etapa. Embora a quantidade limitada de alunos não invalide os dados obtidos, recomenda-se que a pesquisa possa se estender a outros semestres e verificar se os dados se comportam da mesma maneira.

A outra limitação fica à cargo da não adoção de um instrumento que possibilitasse fazer a verificação das percepções docentes, o que serviria de ponto de reflexão para uma próxima etapa.

Análise dos Resultados

A análise e processamento dos dados apontam que a utilização de práticas pedagógicas que unam mais de uma disciplina pode criar um ambiente de estudo mais atraente, e abre perspectiva para envolver os alunos na busca de compreenderem a inter-relação existente entre diferentes áreas do conhecimento.

Embora sejam percebidas barreiras para a propagação dessas articulações didáticas e pedagógicas que em muitos casos, se constituem em obstáculos difíceis de serem transpostos, a emergência das ações interdisciplinares como práticas pedagógicas no curso de administração se mostra inadiável e impele os docentes a adotarem soluções criativas e adaptáveis as circunstâncias vigentes.

Essas ações mesmo válidas não devem ser realizadas unilateralmente, elas devem fazer parte de um conjunto de medidas estruturais de cunho político e devem estar alinhadas

(18)

com o projeto pedagógico do curso, para fortalecer a pratica dos docentes.

De acordo com os participantes a ação interdisciplinar contribuiu para reduzir a fragmentação do conhecimento. Os alunos avaliaram positivamente a iniciativa e demostram grande interesse em repetir a atividade em outro contexto, o que serve de fator de estimulo para novas articulações coletivas.

Conclusão

Ao finalizar esse trabalho se faz necessário dizer que o emprego de ações interdisciplinares pode ser entendido como a busca pelo exercício da prática do diálogo entre as diferenças, como defende sinteticamente, alguns autores apresentados no decorrer do texto. Nesse sentido, o objetivo traçado para a elaboração desse trabalho foi concluído com sucesso. Esse aspecto pode ser comprovado por meio da constatação unânime dos próprios discentes, que afirmaram que a interdisciplinaridade pode contribuir para reduzir a fragmentação do assunto ao fazer a inter-relação entre as disciplinas de Administração de Marketing e Administração Sócio Ambiental.

A realização do trabalho permite concluir que a inserção de iniciativas interdisciplinares pode levar a mudança comportamental, pois para colocá-la em prática é necessário adotar novas atitudes e exige maior nível de envolvimento de discente e docentes.

Observou-se que desse a fase inicial da proposta é recomendado que seja previsto ações para desenvolver e fortalecer o sentimento de parcerias entre os docentes e discentes, o que parece salutar para o sucesso de contínuas iniciativas. O trabalho permitiu inferir que a construção de parcerias pode contribuir ou prejudicar tais iniciativas.

A introdução de metodologias de ensino mais inovadoras na área de administração se mostra especialmente desafiadora, porque inspiram os agentes a usarem a criatividade, propõe a abertura ao diálogo e a sair da zona de conforto. Observa-se que a mola que impulsiona essas ações deve ser fruto de uma decisão coletiva onde a harmonia das diferenças individuais devem nortear a construção de um senso coletivo beneficiando maior número de participantes possível.

O alcance do objetivo do artigo torna-se evidente quando os próprios agentes vislumbram o exercício da capacidade reflexiva. Esses fatos puderam ser percebidos ao ouvir e analisar as livres expressões vindas dos participantes ao final do processo.

Convém destacar que durante o processo de amadurecimento da atividade, ouviram-se ruídos emitidos pelos céticos que em diferentes momentos deixaram transparecer a sua descrença no sucesso da ação, pois aparentemente acreditavam em práticas pedagógicas deste tipo careceriam de uma sólida fundamentação socrática e filosófica. Possivelmente, esses discursos ruidosos eram alicerçados no medo de fazer, ou no medo de ter a sua falta de habilidade escancarada, e aí como justificar tantos “anos de casa”?

O artigo cumpre a sua finalidade ao se propor a registrar as experiências e os desafios encontrados, e contribui de forma determinante para aumentar o nível de expectativa para a introdução de novas interações pedagógicas, ao mesmo tempo em que abre espaço para o aprimoramento de ações.

Por fim, ressalta-se que para reverter a secular lógica disciplinar é inegavelmente preciso admitir que sejam destinados recursos financeiros, investimentos em tecnologia. É necessário também que sejam alocados recursos para a formação de pessoal, e sobretudo, é preciso preparar as pessoas para a mudança de paradigma, incentivando-as a romper com a situação instalada.

(19)

39

Referências

AIUB, Monica. Interdisciplinaridade: da origem à atualidade. Disponível em:

<http://institutointersecao.com.br/artigos/Monica/interdisciplinaridade.pdf> Acesso em 07/02/2016.

ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental:

responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009.

CORREIA, Wilson. Formando o professor de filosofia: descartes e a

interdisciplinaridade. Publicado no X Congresso Nacional da Educação EDECERE, 2011.

Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4699_2406.pdf > Acesso em 02/02/2016.

Dicionário Global da Língua Portuguesa Ilustrado. Editora: Difusão Cultural do Livro. São Paulo, 2001.

Dicionário Larousse da Língua Portuguesa. 3ª Edição revisada e ampliada. São Paulo, 2009. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 15ª edição. Editora Papirus. Campinas - São Paulo, 2008. Disponível em:

<https://books.google.com.br/books?id=lESxUJsjE9YC&printsec=frontcover&dq=FAZEND A,+Ivani+Catarina+Arantes.+Interdisciplinaridade:+hist%C3%B3ria,+teoria+e+pesquisa+ebo ok&hl=ptBR&sa=X&ved=0ahUKEwjZzPC7kNzKAhVDRCYKHTVpAckQ6AEIJTAA#v=o nepage&q&f=false>.Acesso em 02/02/2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? 2ª edição. Editora Paulus, São Paulo, 2006.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 5ª edição. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 10/02/2016. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, Arilda Cmidt. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 35, p. 20-29 maio/junho de 1995.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2010.

MCWILLIAMS, A.; SIEGEL, D. S.; WRIGHT, P.M. Corporate Social Responsibility:

Strategic Implications. Journal of Management Studies, v. 43, n. 1, p. 1-18, 2006.

MESZARÓS, istvãn. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. Editora Boitempo. São Paulo, 2005.

MOURA, Tania Maria de Melo, Metodologia Do Ensino Superior - Saberes E Fazeres. 2ª edição. UFA. Maceió - AL, 2009.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. 2ª edição. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração. Universidade Estadual de Londrina – PR, 2005.

Pró-Reitora de Planejamento (PROPLAN, 2016). Disponível em:

<http://www.uel.br/proplan/portal/pages/proplan/portal-proplan.php>. Acesso em 13/08/2016 SOUZA-SILVA, João Roberto; BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. A interdicisplinaridade

como possibilidade de mudança paradigmática. Texto publicado originalmente na Revista

(20)

em:<http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id =96:a-interdisciplinaridade-como-possibilidade-de-mudanca-paradigmatica&catid=38:textos-livres&Itemid=62> Acesso em 02/02/2016.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no

processo ensino-aprendizagem. Publicado na Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39

set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf. Acesso em 02/02/2016;

TERRADAS, Rodrigo Donizete. A importância da interdisciplinaridade na educação

matemática. Publicado na Revista da Faculdade de Educação Ano IX nº 16 (Jul./Dez. 2011).

Disponível em:

<http://www2.unemat.br/revistafaed/content/vol/vol_16/artigo_16/95_114.pdf> Acesso em 02/02/2016.

VEIGA-NETO, A.J. Revistando a teoria da ciência. Porto Alegre: PPG-Educação/ UFRGS, 1994

Referências

Documentos relacionados

Sob o impulso da lei proteccionista, alargou-se a área cultivada devido ao arroteamento de alguns hectares de incultos e intensificou-se um pouco a cultura do trigo. Como se

Embora existam diversos tweets coletados em todo o mundo, conforme visualizado na Figura 16, parte das cidades não apresentam uma densidade considerável de checkins para com- por

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Em um vapor de rubídio interagindo com um trem de pulsos com taxa de repetição de 100 MHz, os átomos entram em ressonância com vários modos do pente de frequências, dado que a

Sob a intercessão de Maria (Que pede a Jesus para que não falte o vinho.. Se tivéssemos que escrever a his- tória da nossa participação e as imensas graças recebidas durante os