• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Edital 01/ 2012

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 01 a 31/10/2012 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao DOUTORADO a ser ofertado a docentes e profissionais que atuam no campo educativo de redes privadas ou públicas, em instituições latinoamericanas. Esta chamada se insere no âmbito do Acordo Marco de Cooperação Acadêmica Interinstitucional para oferta do Programa Latino-Americano de Doutorado de Políticas Públicas em Educação e Profissão Docente, nos termos do convênio internacional firmado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Oficina Regional de Educação da UNESCO para a América Latina e Caribe, OREALC/Instituto de Educação Superior da UNESCO para a América Latina e Caribe – IESALC, Rede Kipus, Universidad Pedagógica Nacional (México), Universidad Pedagógica Nacional “Francisco Morazan” (Honduras), Universidad Pedagógica Experimental Libertador da (Venezuela), Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), Pontificia Universidad Catolica (Peru), Universidad Metropolitana Ciências da la Educación (Chile), Universidad Católica Silva Henríquez (Chile) Universidad Del Bío Bio (Chile) e Universidad de la Fronteira (Chile). As inscrições deverão ser feitas de acordo com as instruções contidas no item II deste Edital.

I – Das Vagas. Serão oferecidas 12 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2013, distribuídas para os seguintes professores: Ana Lídia Bezerra Santiago (1), Bernardo Jefferson de Oliveira (1), Inês Assunção de Castro Teixeira (1); Francisca Isabel Pereira Maciel (2); Luciano Mendes Faria Filho (1); Silvania Sousa do Nascimento (1); Marcelo Ricardo Pereira (1), Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (1), Rogério Cunha de Campos (2), Thaís Nívia de Lima e Fonseca (1).

II – Dos Requisitos para a Inscrição no processo seletivo. Para se inscrever o candidato deverá:

a) Efetuar, até o dia 31/10/2012, inscrição online no endereço: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/sio/inscricoes/, anexando a seguinte documentação no formato pdf): 1) Comprovação de experiência docente de um ano, no mínimo, em instituições latinoamericanas de ensino superior ou médio, privadas ou públicas; 2) o resumo do projeto de pesquisa com, no máximo, duas páginas, digitado em espaço 1,5, tipo de letra Times New Roman, corpo 12, papel A4 e margens de 2,5 cm; 3) o projeto de pesquisa que proponha investigar temas educativos pertinentes à realidade de países da América Latina, especialmente temas relacionados com políticas educativas e formação docente, profissão docente, políticas e práticas curriculares e formação docente. Os projetos de candidatos brasileiros deverão atender, necessariamente, a um dos dois casos descritos a seguir: i) tratar de temas educacionais, contrapondo ou comparando a realidade brasileira à de um ou mais países latino-americanos; ii) tratar de temas educacionais

(2)

de, pelo menos, um país da América Latina, exceto o Brasil. Os projetos de candidatos de outros países da América Latina que não o Brasil deverão tratar de temas educacionais pertinentes à realidade de um ou mais países da região. O projeto deverá ter, no máximo, 15 páginas (incluindo bibliografia), digitado em espaço 1,5, tipo de letra Times New Roman, corpo 12, papel A4 e margens de 2,5 cm; 4) Currículo, para brasileiros o link do currículo Lattes, para estrangeiros, anexar o currículo vitae; 5) Resumo da dissertação de Mestrado, quando houver; 6) Cópia de três publicações acadêmicas mais relevantes, quando houver; 7) foto 3X4 recente.

b) enviar, pelo Correio, cópias impressas dos documentos listados nos seguintes itens de 1 a 4: 1) Cópia do Diploma de Graduação; 2) Histórico Escolar de Mestrado, quando houver; 3) Para candidatos brasileiros, cópia da Carteira de Identidade, do CPF e prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais (com o último comprovante de votação) e 01 (uma) fotografia 3x4 recente. 4) Para candidatos estrangeiros, documento de identidade ou cópia do passaporte. A postagem dos documentos enumerados no item II b deverá ser feita até a data limite de 31 de outubro de 2012 (via SEDEX para brasileiros ou Correio Expresso Internacional, quando postadas no exterior) para o seguinte endereço: Av. Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Caixa Postal 1703, CEP 31.270-901 – Belo Horizonte – MG, ou entregues até essa data na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na Faculdade de Educação da UFMG. A inscrição só será considerada efetuada se o candidato cumprir todas as exigências contidas neste item II, letras (a) e (b). Não será permitido o acréscimo ou a alteração de documentação após a realização da inscrição. Os documentos enviados pelos candidatos não serão devolvidos, mesmo após o término do Processo de Seleção.

III – Da Comissão de Seleção. A Comissão de seleção será composta, pelo menos, por 3 (três) membros do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG, designados pela Coordenação e aprovada pelo Colegiado. Essa Comissão será presidida por um de seus membros. O Colegiado do Programa poderá aprovar Comissões Examinadoras, designadas por Portaria do Coordenador deste Programa, para conduzir quaisquer das etapas do Exame de Seleção. Neste caso, as Comissões Examinadoras responderão à Comissão de Seleção e serão compostas exclusivamente por professores do referido Programa.

IV – Do Processo Seletivo. O processo seletivo será realizado de acordo com este Edital, em conformidade com as normas da Resolução Nº 02/2011 do Colegiado deste Programa, que se incorpora integralmente ao presente Edital. Esta Resolução

está disponível em

http://www.posgrad.fae.ufmg.br/site/index.php/Programa/Regulamentos.

O Exame de Seleção será organizado em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A Primeira Etapa consiste de Prova de Exame de Curriculum Vitae e do Projeto de Pesquisa, em que se avaliam o Currículo do candidato (máximo de 30 pontos), a qualidade de seu projeto de pesquisa (máximo de 30 pontos), e a viabilidade de orientação do projeto pelos orientadores indicados

(3)

pelo candidato (máximo de 40 pontos). Na avaliação do Currículo, serão analisadas a formação acadêmica, a atuação profissional e a produção científica do candidato. Na avaliação da qualidade do projeto de pesquisa, serão consideradas a clareza, a coerência, a fundamentação teórica e a relevância para a área de Políticas Públicas em Educação e Profissão Docente na América Latina. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70 (setenta) numa escala de 0 a 100 pontos. Os candidatos aprovados serão classificados, na ordem decrescente das notas, para concorrer à vaga de um único orientador, segundo a ordem de prioridade declarada no Formulário de Solicitação de Orientação, respeitando o limite máximo de 03 (três) candidatos por vaga. Em caso de empate, terá precedência o candidato mais velho. Os demais candidatos serão eliminados do processo de seleção.

A divulgação do resultado da primeira etapa e da data de realização da prova da segunda etapa será feita no site e na Secretaria do Programa até o dia 19/11/2012. A Segunda Etapa consiste de prova de Defesa do Projeto de Pesquisa que destina-se a examinar a capacidade de defesa do projeto de pesquisa pelo candidato. Esta prova será realizada pelo candidato, individualmente, perante uma banca, presencialmente, ou à distância, via skype, segundo o calendário a ser estabelecido pela Comissão de Seleção e divulgado pela Secretaria do Programa. Para a realização desta etapa à distância, o candidato deverá fazer esta solicitação no ato da inscrição. O candidato deverá ainda providenciar um meio de comunicação on-line em vídeo-conferência e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. Nesta Prova de Defesa do Projeto de Pesquisa, os candidatos serão examinados e arguidos individualmente pela Comissão Examinadora. A Prova de Defesa de Projeto avaliará a capacidade de argumentação do candidato, o seu domínio do tema do projeto, a coerência e articulação da sua defesa do projeto. Na Prova de Defesa do Projeto de Pesquisa, o candidato deverá expor o seu projeto em, no máximo, 10 (dez) minutos e, em seguida, será arguido pela Comissão Examinadora. Essa arguição poderá abordar quaisquer aspectos expostos no projeto de pesquisa ou durante a exposição oral do projeto, realizada durante a prova. A Comissão Examinadora atribuirá a cada candidato uma nota em número inteiro, na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Serão considerados aprovados na Prova de Defesa do Projeto de Pesquisa os candidatos que alcançarem, no mínimo, 70 (setenta) pontos. Os demais serão eliminados.

V - Do Resultado Final. A Comissão de Seleção apurará a Nota Final da Seleção, que será a média aritmética das notas obtidas pelo candidato na (i) Prova de Exame de Currículo e do Projeto e (ii) na Prova de Defesa do Projeto de Pesquisa, considerando-se até uma casa decimal. Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem, no mínimo, 70 (setenta) pontos na Nota Final. A Comissão de Seleção elaborará uma Lista de Classificação em ordem decrescente da nota final da seleção, com todos os candidatos aprovados. Em caso de empate, prevalece na organização da Lista de Aprovados, o candidato que tiver obtido maior nota na Prova de Defesa do Projeto de Pesquisa. Persistindo o empate, prevalece o

(4)

candidato que tiver obtido maior nota na Prova de Exame de Currículo e do Projeto. Persistindo o empate, prevalece o candidato mais velho. A Comissão de Seleção classificará os candidatos, até o limite das vagas, por orientador, segundo a ordem da Lista de Classificação. O candidato aprovado e não classificado por falta de vaga do orientador indicado poderá ser aproveitado por qualquer orientador que não tenha preenchido as suas vagas, respeitando-se a sua ordem na Lista de Classificação. Em caso de desistência de algum candidato classificado, apurada por meio de comunicação formal ao Programa ou pela não efetivação do cadastro prévio no período regular definido neste edital, os candidatos aprovados e não classificados poderão ser chamados, respeitando-se a sua ordem na Lista de Classificação. O resultado final será divulgado no dia 17/12/2012. Os recursos, nos termos do Regimento Geral da Universidade, contra os atos da Comissão de Seleção, deverão ser dirigidos ao Colegiado do Programa. O prazo para o recurso é de 10 (dez) dias, contados a partir da data de divulgação dos resultados pela Secretaria do Programa. Os candidatos terão acesso, na Secretaria do Curso, a suas respectivas avaliações durante o prazo para recurso. A aprovação no exame de seleção não garante a concessão automática de bolsa de doutorado.

VI - Do Registro e Da Matrícula. Os candidatos aprovados no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 07 a 11/01/2013, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada pela Secretaria do Curso ao DRCA até o dia 22/02/2013. O candidato estrangeiro aprovado no processo seletivo de que trata este edital, para ter seu Registro Acadêmico efetuado, deverá entregar na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, até o dia 20/02/2013, a seguinte documentação: a) Cópia da página de identificação do Passaporte; b) página do visto (permanente ou temporário IV, contida no passaporte). Em caso de vencimento do visto, encaminhar também cópia do protocolo de prorrogação emitido pela Polícia Federal (o mesmo é válido para os vistos que estiverem próximos a vencer); c) documento que comprove filiação; d) Cédula de Identidade de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal contendo o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros); e) CPF (Cadastro de Pessoa Física); f) Comprovante de residência no Brasil, g) Em caso de curso de graduação concluído no exterior, deverão ser apresentados os seguintes documentos: i) Cópia do diploma de curso de graduação com selo de autenticação consular; ii) Tradução para o português do diploma de curso de graduação. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio nas datas fixadas acima para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no

(5)

Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada, observado o calendário acadêmico da Universidade. Os alunos, ao se titularem após cumprirem os requisitos estabelecidos nos ordenamentos da UFMG, receberão o grau de Doutor em Educação.

Em atendimento à Resolução Nº 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, os alunos de doutorado selecionados no exame de seleção de que trata este Edital deverão comprovar, por meio de certificação, o conhecimento de duas línguas estrangeiras, no prazo máximo de 24 meses, contados a partir da primeira matrícula no curso de doutorado. A apresentação desta certificação no prazo acima estipulado é requisito para continuidade do doutorado e será exigido para a realização da matrícula no quinto semestre do curso (terceiro ano). Candidatos brasileiros devem comprovar, obrigatoriamente, proficiência em Espanhol e apresentar certificação de proficiência em inglês ou francês. Candidatos de outros países latino-americanos devem comprovar, obrigatoriamente, proficiência em Português e em inglês ou francês. A) A certificação nesses idiomas pode ser adquirida por meio da realização de provas de exames de proficiência em língua estrangeira para processos seletivos de Programas de Pós-Graduação efetuados pelo CENEX/FALE/UFMG –

[www.letras.ufmg.br/cenex - link: Exames de Proficiência – observar calendário

específico de provas]. O candidato deverá obter nesta prova, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. B) Além do(s) Certificado(s) de aprovação emitido(s) pelo CENEX/FALE/UFMG serão também aceitos os seguintes certificados de proficiência: Test of English as Foreign Language - TOEFL (PBT – Paper-based testing – mínimo de 550 pontos; CBT – Computer-based testing - mínimo de 213 pontos; IBT – Internet-based testing – mínimo de 80 pontos); International English Language Test - IELTS (mínimo de 6,0 pontos); Certificado de Proficiência em Língua Francesa da Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos), Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - DELE ou Diploma Básico de Espanhol - DBE. C) Será também aceito para comprovação de proficiência em uma determinada língua estrangeira, documento da Instituição onde o candidato realizou o Mestrado, quando houver, que comprove sua aprovação em exame de conhecimento de uma das línguas estrangeiras exigidas neste edital, desde que a data deste documento não ultrapasse os últimos 05 (cinco) anos, contados a partir da realização da referida avaliação de proficiência.

Belo Horizonte, 24 de setembro de 2012. Prof. Daisy Moreira Cunha – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Referências

Documentos relacionados

Use uma técnica adequada para a remoção das luvas (sem tocar a superfície exterior da luva) para evitar o contacto da pele com o produto. Descarte as luvas contaminadas após o uso,

Volume Control Switch Interruptor de control de volumen Commande volume Lautstärkeregler Chave de controle de volume Power Switch Interruptor de Encendido Interrupteur de mise en

STOT - exposição única: AVALIAÇÃO: Com base nos dados disponíveis, a toxicidade para órgãos-alvo específicos não é esperada após a exposição única por via oral, inalação

Quadro 1 – Programas de transferência de renda de alguns dos países latino-americanos Esses países implantaram programas focalizados, destinados aos mais pobres,

dependência de financiamentos externos. Neste sentido, algumas Empresas Lucrativas têm demonstrado interesse pelo desenvolvimento de uma textura social de entreajuda com as

Fortalecer o lado que vai defender os bancos públicos, os direitos conquistados com muita luta, a Convenção Coletiva dos Bancários e, além disso, eleger represen- tação

Vivenciando a clínica cirúrgica. A experiência vivida pelas residentes de enfermagem, fisioterapia e nutrição numa clínica cirúrgica de um hospital universitário

Para optimizar a exploração da diversidade natural das plantas sylvestris é importante identificar os alelos raros, permitindo o estabelecimento de colecções nucleares