• Nenhum resultado encontrado

Edital Nº 20/2011 PROEG/UFMT Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Facultativa DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital Nº 20/2011 PROEG/UFMT Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Facultativa DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 Edital Nº 20/2011 PROEG/UFMT

Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Facultativa DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

A Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para Transferência Facultativa, para ingresso no ano letivo de 2012, em cursos de graduação, modalidade presencial, de acordo com o disposto na Resolução CONSEPE Nº 94, de 03 de outubro de 2011 e demais legislações vigentes.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo, de que trata este Edital, será realizado por meio classificatório e compreenderá as seguintes condições:

1.1.1 A transferência de que trata este Edital será admitida somente para alunos em situação regular (matriculado ou com trancamento no ano de 2011) desta Universidade e de outras instituições de ensino superior brasileiras (IES).

1.1.2 Para alunos da UFMT é admitida transferência: a) entre turnos de um mesmo curso.

b) para prosseguimento de estudos em cursos afins, existentes no mesmo Campus; c) entre Campus, para prosseguimento de estudos no mesmo curso de origem, ou em cursos afins.

1.1.3 Para alunos de outras IES é admitida transferência: a) para prosseguimento de estudos no mesmo curso.

b) para prosseguimento de estudos em cursos afins, conforme Anexo II deste Edital.

1.2 Os cursos cujo número de inscritos for igual ou menor que o número de vagas ofertadas, a classificação dos candidatos será realizada mediante análise de documentos pelo Colegiado do Curso ofertante da vaga.

1.3 Os cursos cujo número de inscritos for maior que o número de vagas ofertadas, a classificação dos candidatos será realizada no limite de 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas, mediante prova de conhecimentos específicos, de responsabilidade de cada Colegiado do Curso ofertante da vaga.

1.4 A inscrição do candidato implicará em seu conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos, incluindo possível publicação de Edital(s) complementar(es) e de retificação(ões), das quais não poderá alegar desconhecimento.

1.5. Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário oficial de Mato Grosso.

(2)

2 2.1 Os cursos ofertantes de vagas com os respectivos cursos afins constam do Anexo II deste Edital.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 O período de inscrição será de 17 a 21 de outubro de 2011, das 07:30 as 11:30h e das 13:30 as 17:30h nos setores de protocolo dos campus da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Araguaia), localizados nos seguintes endereços:

Campus Universitário de Cuiabá: Casarão

Campus Universitário de Cuiabá - Av. Fernando Corrêa da Costa s/n - Cuiabá - MT. Telefone: (65) 3615-8004 / 3615-8296

Campus Universitário de Rondonópolis – Secretaria

Campus Universitário de Rondonópolis - Rodovia MT 270, Km 06, Parque Residencial Sagrada Família - Rondonópolis - MT. Telefone: (66) 3410-4001

Campus Universitário do Araguaia - Secretaria

Campus Universitário do Araguaia – Rodovia MT 100, Km 3,5 - Pontal do Araguaia-MT. Telefone: (66) 3405-5317

Campus Universitário de Sinop – Secretaria

Campus Universitário de Sinop – Av. Brasília, 1200 – Distrito Industrial – Sinop – MT Telefone: (66) 3531-1663 / 3531-9796

3.2 Deverá ser preenchida a ficha de inscrição que consta do Anexo III deste Edital. 3.3 A ficha de inscrição, referida no item anterior, deverá ser protocolada com os documentos exigidos no item 4 deste Edital, e entregues em um dos setores de protocolo dos campus da UFMT localizados nos endereços que constam no item 3.1.

3.4. O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser legível e com letra de forma.

3.4.1 As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Colegiado do Curso ofertante da vaga o direito de excluí-lo do Processo Seletivo caso o preenchimento seja feito com dados incorretos, incompletos, ilegíveis bem como se constatado posteriormente serem inverídicas as referidas informações.

3.4.1.1 O candidato Portador de Necessidades Especiais deverá informar na ficha de inscrição, em local apropriado, sua condição e se precisa de atendimento especial.

3.5 Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, informar em campo apropriado da ficha o nome do curso pretendido, com o respectivo turno de funcionamento e o Campus de oferta do curso, de acordo com o Anexo II deste Edital. 3.5.1 O candidato deverá optar por apenas um curso/ turno de funcionamento/ Campus de oferta.

3.5.2 Serão vedadas alterações posteriores, sob pena de não ter a inscrição aceita no Processo Seletivo.

3.6 Em caso de duas ou mais inscrições de um mesmo candidato, será considerada a inscrição com data mais recente. As demais serão canceladas automaticamente.

3.7 Não será aceita inscrição via fax, via correio eletrônico, via postal ou fora do prazo, nem inscrição condicional.

(3)

3 4. DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição será instruída com os seguintes documentos (original e cópia ou cópia autenticada):

a) Identidade e CPF.

b) Comprovação de regularidade com as obrigações militares, quando for o caso. c) Título de Eleitor e o comprovante de quitação eleitoral.

d) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, devidamente registrado pelo órgão competente.

e) Histórico Escolar da IES de origem, atualizado e autenticado pela instituição, contendo o número de horas de cada disciplina cursada, regime acadêmico, as notas ou menções obtidas e o total da carga horária exigida e obtida no curso de procedência.

f) Comprovante de regularidade no curso de origem (matriculado ou com trancamento), caso não conste no Histórico Escolar.

g) Programa das disciplinas cursadas com carga horária e respectivas ementas do curso da IES de origem.

h) Comprovante de regularidade com o ENADE por meio do histórico escolar, ou documento equivalente emitido pela IES de origem.

5. DO DEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

5.1 Será indeferida a inscrição que estiver em desacordo com qualquer requisito do Item 3 (DAS INSCRIÇÕES) e Item 4 (DA DOCUMENTAÇÃO) deste Edital.

5.2 A partir do dia 07 de novembro de 2011 serão divulgadas as relações das Inscrições Deferidas e Indeferidas no Processo Seletivo de que trata este Edital, no endereço eletrônico www.ufmt.br.

5.3. Caberá recurso contra indeferimento de inscrição, em conformidade com o que estabelece o item 11 deste Edital.

6. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

6.1 Erros referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, deverão ser comunicados apenas no dia de realização da matrícula ou da Prova de Conhecimentos Específicos, se for o caso, para o fiscal de sala.

6.2 É de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção de todas as informações divulgadas quando da confirmação das inscrições.

6.3 O curso que tiver o número de candidatos inscritos maior que o número de vagas ofertadas haverá convocação para a realização de prova de conhecimentos específicos. 7. DO PROCESSO SELETIVO

7.1 O Processo Seletivo de que trata este Edital compreenderá as seguintes etapas: 7.1.1 Na situação em que o número de inscritos no curso for igual ou menor ao número de vagas ofertadas a classificação dos candidatos será feita por meio de análise dos

(4)

4 documentos exigidos no item 4 deste Edital, sob a responsabilidade do Colegiado do Curso ofertante da vaga.

7.1.1.1 Os candidatos nas condições do subitem 7.1.1 com a documentação deferida serão convocados para matrícula pela Coordenação de Administração Escolar/STICAE no dia 17 de novembro de 2011 através do endereço eletrônico www.ufmt.br.

7.1.2 Na situação em que o número de inscritos no curso for maior que o número de vagas, a classificação dos candidatos será realizada no limite de 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas, conforme os critérios estabelecidos no subitem 7.1.2.1. 7.1.2.1 Os critérios para classificação dos candidatos aptos a realização da prova de conhecimentos específicos seguirão a seguinte ordem de prioridade:

I - Apresentar documentação exigida no item 4 deste Edital.

II - Possuir maior carga horária cursada no mesmo curso, verificada no histórico escolar do candidato.

III - Possuir maior carga horária cursada em curso afim, conforme anexo II do Edital, verificada no histórico escolar do candidato.

7.1.2.2 Em caso de empate na classificação dos candidatos até o limite de 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas, será apurada a média aritmética simples das disciplinas cursadas constantes do Histórico Escolar do candidato.

7.1.2.3 No dia 17 de novembro de 2011, através do endereço eletrônico www.ufmt.br, será divulgada a relação dos candidatos classificados para a prova de conhecimentos específicos, conforme o subitem 7.1.2.1.

7.1.2.4 A organização e a realização da prova de conhecimentos específicos é de responsabilidade do Colegiado do Curso ofertante da vaga.

7.1.2.5 A orientação sobre a prova de conhecimentos específicos consta no item 9 deste Edital.

7.1.2.6 Os conteúdos da prova de conhecimentos específicos serão divulgados em Edital Complementar.

8. DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

8.1. Para prestar a prova de Conhecimentos Específicos de que trata este Edital, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, original de documento oficial de identidade. Não será aceita cópia, ainda que autenticada, bem como protocolo de documento.

8.2. Para fins deste Processo Seletivo, serão considerados documentos de identidade: carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Polícias Militares, pelos Corpos de Bombeiros Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto); Carteira de Trabalho e Previdência Social.

8.3. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura.

8.4. O candidato que não apresentar original de documento oficial de identidade não realizará a prova de Conhecimentos Específicos deste Processo Seletivo, exceto no caso

(5)

5 de apresentação de registro de ocorrência policial (Boletim de Ocorrência), confirmando perda, furto ou roubo de seus documentos.

8.5. O Boletim de Ocorrência, para fins deste Processo Seletivo, só terá validade se emitido há menos de 30 (trinta) dias da data de realização do certame.

8.6. O candidato que apresentar Boletim de Ocorrência, conforme estabelecido nos subitens 8.4 e 8.5, ou que apresentar original de documento oficial de identidade que gere dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura, será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas em formulário próprio, coleta de impressão digital, e fará as provas em caráter condicional.

9. DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (para os cursos cujo número de

inscritos for superior ao número de vagas ofertadas).

9.1 A Prova de Conhecimentos Específicos será aplicada nas cidades de oferta do curso pretendido, na data e horário definidos no subitem 9.3 deste Edital.

9.2 Somente os candidatos selecionados em conformidade com os subitens 7.1.2 deste Edital serão convocados para a Prova de Conhecimentos Específicos.

9.2.1. A divulgação e local de realização da prova a que se refere o subitem anterior será feita a partir do dia 17 de novembro de 2011 pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, divulgado no endereço eletrônico www.ufmt.br .

9.3 A prova de conhecimentos específicos será realizada no dia 28 de novembro de 2011, das 08:00h as 12:00h (horário de Mato Grosso).

9.4 A Prova de Conhecimentos Específicos será corrigida, por Comissão designada pelo Colegiado do Curso ofertante da vaga. Será atribuída pontuação total ou parcial, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, em função de a resposta do candidato se apresentar total ou parcialmente correta. À resposta que não atender ao solicitado será atribuído zero.

9.5 Para efeito de correção das questões da Prova de Conhecimentos Específicos será considerada a coerência, a coesão, a clareza e a objetividade da resposta dada a cada questão, bem como a utilização da norma padrão formal da Língua Portuguesa.

9.6 O resultado da Prova de Conhecimentos Específicos será divulgado no dia 07 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico www.ufmt.br . Caberá recurso contra o resultado da Prova, em conformidade com o que estabelece o item 11 deste Edital.

10. PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

10.1 O candidato deverá apresentar-se no local para o qual foi designado às 07:30h, munido de caneta esferográfica e do original de documento oficial de identidade. O local onde será realizada a prova será fechado, impreterivelmente, às 08:00h, não sendo permitido ingresso de candidato ao local de realização da prova após esse horário.

10.2 A duração da Prova será de 4 h (quatro horas), das 08:00 às 12:00 horas.

10.3 Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada de prova. O não comparecimento na data, local e horário estabelecidos pelo Edital e pelo Colegiado do Curso ofertante da vaga, qualquer que seja a alegação, acarretará eliminação automática do candidato.

(6)

6 10.3.1. Por motivo de segurança e visando garantir a lisura e a idoneidade do Processo, serão adotados os procedimentos a seguir especificados:

a) não será permitido ao candidato entrar no estabelecimento de aplicação de provas portando arma.

b) o candidato que estiver portando aparelho(s) eletrônico(s) (bip, telefone celular, relógio do tipo “calculadora”, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc) deverá, no ato do controle de ingresso à sala de prova, desligar o(s) aparelho(s) (retirar a bateria).

c) será vedado ao candidato prestar prova fora do local, data e horário pré-determinados pela organização do Processo Seletivo. É de exclusiva responsabilidade do candidato a verificação dessas informações.

d) após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização.

e) não será permitido, sob hipótese alguma, durante a aplicação de prova, o retorno do candidato ao estabelecimento após ter-se ausentado do mesmo, ainda que por questões de saúde.

f) somente após decorridas duas horas do início da prova, o candidato, depois de entregar a folha de respostas, poderá retirar-se da sala de prova. O candidato que insistir em sair da sala de prova, descumprindo o aqui disposto, deverá assinar Termo de Ocorrência declarando sua desistência do Processo Seletivo, que será lavrado pelo Coordenador do estabelecimento.

g) após o término da prova, o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar ao fiscal de sala sua Folha de Respostas.

10.4. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que:

a) chegar ao local de prova após o horário estabelecido em Edital para início da prova; b) durante a realização da prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou pessoa não autorizada.

c) for surpreendido no interior do estabelecimento durante o horário de realização da prova portando arma.

d) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

e) desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como o que proceder de forma a perturbar a ordem e a tranqüilidade necessárias à realização da prova.

f) não realizar a prova; ausentar-se da sala de prova sem justificativa ou sem autorização, após ter assinado o Controle de Freqüência.

g) não devolver a Folha de Respostas da Prova. h) deixar de assinar o Controle de Freqüência. i) não atender às determinações do presente Edital.

j) quando, mesmo após a prova, for constatado – por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico – ter o candidato se utilizado de processos ilícitos.

10.5. Os membros da equipe de Coordenação / Fiscalização não assumirão a guarda de quaisquer objetos pertencentes aos candidatos.

10.6. Os membros da equipe de Coordenação / Fiscalização não se responsabilizarão pelo extravio de quaisquer objetos ou valores portados pelos candidatos durante o Processo Seletivo.

(7)

7 11. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

11.1. Os recursos deverão ser encaminhados ao Colegiado do Curso ofertante da vaga. 11.1.1 Serão avaliados possíveis recursos contra:

a) Indeferimento de inscrição.

b) resultado da prova de conhecimentos específicos.

11.2 O recurso deverá ser interposto e assinado pelo próprio candidato ou por seu procurador, nos setores de protocolos do campus UFMT, no endereço constante do subitem 3.1., no horário das 08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, no prazo de 01 (um) dia útil após a divulgação do resultado.

11.2.1 O recurso do indeferimento de inscrição deverá ser apresentado em forma legível e conter:

a) nome do requerente, número do processo na UFMT que gerou a inscrição do candidato e a indicação do curso/ turno/ Campus de oferta do curso a que está concorrendo.

b) argumentação lógica e consistente.

11.2.2 O recurso do resultado da prova de conhecimentos específicos deverá ser apresentado em forma legível e conter:

a) nome do requerente, número do processo na UFMT que gerou a inscrição do candidato e a indicação do curso/ turno/ Campus de oferta do curso a que está concorrendo;

b) indicação do número da questão objeto do recurso;

c) argumentação lógica e consistente e, quando for o caso, citação do referencial bibliográfico.

11.2.3. O Colegiado de Curso terá prazo de até 02 (dois) dias úteis, a contar do término do período destinado à impetração dos recursos, para emitir os pareceres sobre os mesmos. O impetrante terá 01 (um) dia útil subseqüente à divulgação do resultado da análise dos recursos para tomar conhecimento da decisão.

11.2.4. O conhecimento da decisão final pelo requerente e o acesso aos pareceres do Colegiado de Curso será dado nos mesmos locais e horários referidos no subitem 11.2 deste Edital, no prazo determinado no subitem anterior.

12. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 12.1. A classificação final para fins de convocação para matrícula corresponderá à nota por ele obtida na Prova de Conhecimentos Específicos, conforme o disposto no subitem 9.6.

12.2. A classificação final dos candidatos dar-se-á por Campus Universitário e por curso / turno, em rigorosa ordem decrescente da pontuação na prova de conhecimentos específicos.

12.3. Em caso de empate na classificação dos candidatos será apurada a média aritmética simples das disciplinas cursadas constantes do Histórico Escolar do candidato. 13. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

13.1. O resultado final deste Processo Seletivo terá validade para ingresso nos cursos de graduação, modalidade presencial, da Universidade Federal de Mato Grosso no ano letivo

(8)

8 de 2012, de acordo com calendário estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE.

13.2. A relação dos candidatos classificados no Processo Seletivo de que trata este Edital organizada por Campus / curso / turno de oferta, em ordem alfabética, será publicada no endereço eletrônico www.ufmt.br.

13.3. Os candidatos classificados na prova de conhecimentos específicos (no limite de vagas) serão convocados pela Secretaria de Tecnologia de Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação Coordenação de Administração Escolar - STICAE no endereço eletrônico www.ufmt.br, no dia 14 de dezembro de 2011 e efetivarão sua matrícula no período de 14 a 16/12/2011.

13.3.1 STICAE fará quantas chamadas forem necessárias para o preenchimento das vagas a partir do dia 17/12/2011.

13.4 O não comparecimento do candidato convocado, conforme estabelecido no subitem 13.3, acarretará perda do direito à vaga.

13.3.4. Em casos de perda de direito à vaga, por força do que determina o subitem anterior, serão convocados tantos candidatos classificados quantos necessários ao preenchimento das vagas ofertadas, obedecendo, sempre, à ordem de classificação. 13.3.4.1. As convocações serão feitas pela STICAE no endereço eletrônico www.ufmt.br. 14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 A constatação de qualquer tipo de fraude na inscrição, na realização das provas ou nos documentos encaminhados sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula.

14.2 A Universidade Federal de Mato Grosso divulgará no site www.ufmt.br , sempre que necessário, Editais, Normas Complementares e Avisos Oficiais referentes ao Processo Seletivo.

14.3 A Secretaria de Tecnologia de Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação Coordenação de Administração Escolar- STICAE será responsável pelos procedimentos relativos às convocações para matrícula e publicação das chamadas subseqüentes para o preenchimento das vagas ofertadas do processo de transferência facultativa.

14.4 É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar as divulgações mencionadas nos itens 13.2 e 13.3.

14.5 A Universidade Federal de Mato Grosso poderá publicar Edital Complementar com normas para o preenchimento das vagas remanescentes deste Processo Seletivo, na modalidade admissão de graduado.

14.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da Universidade Federal de Mato Grosso.

14.7 Fazem parte deste Edital: Anexo I: Cronograma. Anexo II: Relação dos cursos ofertantes de vagas e respectivos cursos afins. Anexo III: Ficha de Inscrição. Anexo IV: Lista de Contato dos Cursos Ofertantes de Vaga.

Cuiabá-MT, de outubro de 2011. Profª Myrian Thereza de Moura Serra Pró-Reitora de Ensino de Graduação

Referências

Documentos relacionados

2.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em seus anexos e nas normas legais

A gestão municipal/estadual passará a ter acesso informatizado sobre quais CEOs do seu município realizaram a autoavaliação, assim como obter informações sobre o desempenho deles

GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVA LIMA 8.. ISIS RAFANIA SOUZA DE ALMEIDA

O projeto de infraestruturas previsto, em fase de Projeto de Execução, para a área de Ampliação do Parque Industrial da Relvinha, doravante designado

Numa altura em que os custos da saúde continuam em crescendo, a exigência dos utentes é, felizmente, cada vez maior, e a diferença entre uma boa ou menos conseguida qualidade

CER TIFICAÇÃO DIGIT AL SOBRE CÓDIGO DE CONTROLE O: QW JGFR HBGCVMWL + 245 131 3.. Este documento foi assinado digitalmente

information present in the digital image; this means the original and decoder images are mathematically different although they may still be subjectively the same (transparent

Variável Frequency Percent Variável Frequency Percent Variável Frequency Percent nunca 4 2,5 as vezes 24 15 quase sempre 29 18,1 sempre 90 56,3 não se aplica 8 5 não respondeu 5