• Nenhum resultado encontrado

CONQUISTAR TRÊS PONTOS À EQUIPA SENSAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONQUISTAR TRÊS PONTOS À EQUIPA SENSAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

À ‘EQUIPA SENSAÇÃO’

O jogo 1268 [p.2] do nosso clube no topo do futebol português traz ao ‘caldeirão’ o Moreirense [p.3], num momento de mudanças forçadas na nossa equipa [p.4], na sequência do jogo em Guimarães [p.5]. Além da

com os juniores a jogar em casa [p.6], a equipa B, que joga fora [p.7], tal qual a formação Sub23 [p.8]. A equipa sénior feminina só joga, em casa, para a semana, e o Futsal regressa, também em casa, no final do mês [p.9]. Esta

ESTÁDIO DO MARÍTIMO

PARTILHE ONLINE COM

#CSMMFC

MOREIRENSE FC

SÁB, 09/03

LIGA NOS

CS MARÍTIMO

(2)

O

Marítimo — Moreirense é o jogo 1268 do Marítimo no topo do futebol português. Este total de jogos foi alcançado em 39 presenças na prova, 35 das quais seguidas, o que faz do nosso clube, desde a última subida em 1984/85, o quinto clube com mais presenças consecutivas no topo do futebol nacional, atrás de Benfica, Sporting, Porto e Braga.

Depois de cumprir a 26.ª jornada na casa do FC Porto, a 16 de março, a nossa equipa volta a casa para defrontar o Nacional. O pontapé de saída acontece às 15h30,

uma hora depois de terem sido abertos os portões de acesso ao ‘caldeirão’.

O jogo disputa-se neste sábado, dia da semana que pela sétima vez acolhe uma partida do Marítimo em casa. Os restantes jogos foram disputados numa sexta-feira (1), num domingo (2) e numa

segunda-feira (2).

Os sócios do Marítimo têm acesso ao setor da sua quota, mediante a apresentação da correspondente ao mês de março ou de pronto

pagamento. Para o restante público os ingressos têm o custo de 10€ (topos), 20€ (Nascente).

15h30

SÁBADO

INGRESSOS

X

JORNADA COMPLETA

SEXTA-FEIRA, 08/03

20h30 Chaves - Rio Ave

SÁBADO, 09/03

18h00 Braga - Guimarães 20h30 Boavista - Sporting

DOMINGO, 10/03

15h00 Santa Clara - Aves

15h00 Portimonense - Nacional 17h30 Setúbal - Tondela 20h00 Feirense -Porto SEGUNDA-FEIRA, 11/03 20h15 Benfica - Belenenses DÉRBI NO REGRESSO

(3)

A ausência forçada de Halliche, expulso na última partida, não deverá obstar ao pendor atacante do Moreirense, padrão que não tem sido abandonado mesmo nas mais difíceis circunstâncias.

Valendo sobretudo pela capacidade coletiva, o Moreirense tentará apresentar argumentos suficientes para disputar o resultado desta partida, tanto mais que vem embalado por seis jogos consecutivos sem perder.

O Moreirense chega ao nosso Estádio colocado na quinta posição da tabela,

com números que o justificam completamente. Nos 24 jogos

disputados, alcançou 13 vitórias, cedeu três empates e foi derrotado por oito vezes.

Um desempenho a que está associado à disputa do jogo pelo jogo, em que a procura da vitória se sobrepõe a qualquer outra estratégia, circunstância que pode ser traduzida no facto de apenas em seis partidas a equipa de Ivo Vieira não ter marcado.

ARMAS FORTES

IVO E PACHECHO

EQUIPA SENSAÇÃO

REENCONTROS

Este sábado traz ao ‘caldeirão’ a equipa sensação da Liga NOS, num jogo de reencontros. Ivo Vieira, treinador principal do Moreirense, e Fábio Pacheco, elemento

preponderante da equipa, são os principais.

Ivo Vieira foi treinador do Marítimo e dele os adeptos guardam certamente a ideia de um desempenho

globalmente satisfatório. Já de Fábio Pacheco, médio que também vestiu a nossa camisola, a ideia não será exatamente a mesma.

A função preponderante que

desempenha na equipa adversária está longe da ideia que deixou no Marítimo, nomeadamente quando se envolveu em lances, em Setúbal e na Luz, que comprometeram a

possibilidade de evitar as derrotas que sofremos.

(4)

Alcançar esse objetivo depende fortemente da capacidade para dar continuidade à melhoria registada nas últimas partidas, que se traduziu na conquista de quatro pontos com dois jogos fora e um em casa, este ante o ‘grande’ Sporting.

Essa melhoria passa, em primeiro lugar, pelo evitar de erros como os que deram origem ao golo que originou a nossa derrota, na primeira volta, ante o Moreirense: foi de um lance de bola controlada por nós que resultou a ‘oferta’ da vitória ao adversário.

A importância do desfecho da partida – e das que se seguirão – reclama que a nossa equipa se apresente disposta a ‘comer relva’, em ‘pé de guerra’, apta a lutar com todas as armas pelos três pontos.

Esse espírito combativo precisa do instinto de Charles, da clarividência de Zainadine, da capacidade de sacrifício de Vuckovic, da sagacidade de Edgar Costa ou da confiança de Nanú. E que a finalização deixe de ser o nosso ponto fraco!

O mais que faltar pode vir do banco. E das bancadas, onde todo o apoio é indispensável!

As partidas contra o Belenenses, o Guimarães (fora) e o Sporting (casa)

confirmaram positivamente as alterações na equipa, consolidando um eixo central da mesma que passa pela titularidade de

CONTINUAR MELHORIA

EM ‘PÉ DE GUERRA’

MUITO IMPORTANTE VENCER

O desafio que o Marítimo tem pela frente é o de se apresentar em campo com o objetivo de vencer o jogo ao Moreirense e, assim, conquistar três pontos muito

importantes na luta pela subida na classificação.

PROVA DOS ‘NOVOS’

Grolli, René, Pelágio e Getterson.

As exigências da partida ante o Moreirense, ainda que devam persistir até ao último momento incertezas sobre quem estará disponível para o embate, será como uma prova de fogo para essas alterações que, até agora, produziram resultados positivos.

(5)

CONFIRMAÇÃO DE BELENENSES E SPORTING

UMA VERGONHA INQUALIFICÁVEL

CAMINHO PROMISSOR

Só há uma palavra para fazer referência ao que aconteceu em Guimarães, na passada segunda-feira: vergonha! Essa vergonha é inqualificável para os agentes desportivos responsáveis pelos factos e decisões que geram tal sentimento.

Em primeiro lugar, o autor da agressão a Rúben Ferreira, que merecia ‘vermelho’ direto, e não o amarelo que podia ter sido mostrado por mais duas vezes. Não há dúvidas, o Guimarães jogou uma hora com um jogador a mais!

Mas é também vergonhoso que perante a evidência da agressão e o merecimento de amostragem de segundo ‘amarelo’, o árbitro da partida tenha permitido que Saeko tenha permanecido em jogo até o seu treinador, ao intervalo, deixá-lo no balneário.

Por fim, pode ser caso de polícia que o golo da vitória vimarenense tenha sido

Apesar da posição na tabela ser indesejada, o certo é que a nossa equipa demonstrou, nas últimas partidas, ter capacidade para conquistar os pontos necessários para alcançar outro conforto classificativo. Foram três jogos com elevado grau de exigência e os quatro pontos conquistados sabem a pouco: pelo que se transformou e pelo que se afirmou, este nosso Marítimo bem merecia ter amealhado mais.

Um golo obtido em jogada em que houve falta do ataque do Guimarães determinou uma derrota em jogo em que a nossa equipa demonstrou que a vitória alcançada na casa do Belenenses e o empate imposto ao Sporting não foram fruto do acaso, sempre com o objetivo de assegurar rendimento desportivo conciliado com estabilidade financeira.

sancionado: o VAR tinha a obrigação de percorrer a jogada completa e, se o fizesse, identificaria a falta de Osório sobre Zainadine. Será que o fez?

E indispensável que sejam castigados, com afastamento definitivo, os indivíduos que não são capazes de identificar faltas tão grosseiras como essa de Guimarães ou, por exemplo, a que deu origem ao golo com que o Setúbal nos ganhou no ‘caldeirão’.

(6)

MAIS MARÍTIMO

LONGA AUSÊNCIA

FATOR CASA

REGRESSO A 13 DE ABRIL

A esta partida seguir-se-á uma longa ausência da nossa equipa, que cumpre as duas próximas jornadas nas casas do Belenenses e da Académica, atualmente primeiro e segundo classificados, com 20 e 18 pontos, respetivamente.

Estas partidas realizam-se apenas no final do mês (30/3 em Belém) e no início do próximo (6/4 em Coimbra) e os seus desfechos são importantes para a nossa equipa, cujos 17 pontos distam um sobre os penúltimos (C. Piedade e Estoril) e quatro sobre o último (Alcanenense).

A jogar na sua casa, ainda que

previsivelmente com apoio bastante reduzido, a equipa orientada por Nelson Gouveia tudo fará para voltar aos triunfos, depois de ter sido derrotada, na última jornada, em Setúbal, por uma bola a zero. A conquista dos três pontos permitirá ao Marítimo consolidar a vantagem sobre o adversário, que se apresenta no quinto lugar da tabela, a apenas um ponto de distância. A vitória é o único resultado que

nos interessa. O regresso a casa acontecerá em partida com o Estoril, agendada para 13 de abril.

OPERAÇÃO MANUTENÇÃO

TRAZ UNIÃO DE LEIRIA

A formação júnior do nosso clube recebe, este sábado, meia hora depois de se iniciar o jogo da equipa principal, no ‘caldeirão’, o União de Leiria, em jogo integrado na quarta jornada da fase de manutenção do campeonato Nacional da I Divisão da categoria.

(7)

FORA DE PORTAS

GOLEADA AO ÚLTIMO

REGRESSO A 24/3

Além do jogo com o Amarante, equipa que ocupa uma posição similar à do Marítimo na tabela classificativa, circunstância que deixa antever uma partida equilibrada, a nossa formação cumprirá de seguida mais uma jornada fora de portas.

O adversário será o Sporting de Espinho, formação do topo da tabela, mas que parece não ter ao seu alcance um lugar no pódio da prova. A visita a Espinho está marcada para o sábado da próxima semana.

No jogo de sábado passado, os pupilos de Ludgero Castro conquistaram, como já era esperado, três pontos ao último classificado, o Sporting de Meda; os números dessa vitória (7-1) demonstram tanto a fragilidade do adversário como o bom momento da nossa equipa.

De facto, este resultado selou uma sequência de três vitórias consecutivas, sendo as duas primeiras do ciclo bem mais exigentes: 1-0 em casa, ante o Lusitano de Vildemoinhos, e 1-2 na casa do Recreio de Agueda.

O regresso a casa acontecerá a 24/3, com a visita do Penalva do Castelo ao Campo da Imaculada Conceição.

MANTER CICLO POSITIVO

NA DESLOCAÇÃO A AMARANTE

A nossa equipa B joga este domingo na casa do Amarante, em partida que encontrará um Marítimo fortemente motivado pela conquista de três vitórias consecutivas que permitiram o alcance de uma posição na tabela mais distante da dos lugares incómodos.

(8)

MAIS MARÍTIMO

JORNADAS CASEIRAS

DISSABOR

AMBIÇÃO

À deslocação à casa do Feirense

seguem-se duas jornadas entre portas, nas quais a nossa formação receberá consecutivamente o Portimonense, em jogo correspondente à sexta jornada, e o Belenenses, partida da quarta jornada. Os algarvios estarão em Machico no sábado da próxima semana; oito dias depois será a vez dos lisboetas se apresentarem na casa do Marítimo, acertando assim o calendário. Estas duas jornadas afiguram-se de grande importância para a nossa equipa.

Na última jornada que disputou, a nossa formação cedeu dois pontos ao Vitória de Guimarães, que continua a ser o líder da fase, mas que bem podia ter visto a vantagem sobre o Marítimo encolhida em dois pontos.

De facto, os pupilos de João Pedro Jacinto estiveram em vantagem no marcador até os momentos finais da partida, altura em que sofreram o golo que desfez o resultado positivo que tinha sido alcançado no início da segunda parte.

A conquista dos pontos em disputa nessas duas partidas constituirá um forte impulso na luta por uma das duas primeiras

posições da prova, que qualificam os seus ‘ocupantes’ para a disputa da Taça da categoria.

NA CASA DO ÚLTIMO

EM BUSCA DE PONTOS IMPORTANTES

A nossa formação Sub 23 desloca-se à casa do Feirense, este sábado, para disputar ante aquele que é o último classificado da fase de manutenção da categoria, a quinta jornada, depois do jogo correspondente a jornada anterior ter sido adiado para 23 deste mês.

(9)

CONTINUAR A EVOLUIR

CONSOLIDAR POSIÇÃO

A partida abre a possibilidade da nossa equipa consolidar a posição na tabela e ‘mirar’ os lugares imediatamente superiores, ocupados por Albergaria e Estoril, que têm 29 e 27 pontos, respetivamente.

Uma vitória permitirá igualmente manter, pelo menos, à distância, para os mais diretos perseguidores: Valadares, que é sétimo, com 24 pontos, e Ouriense, que ocupa a oitava posição, com 23 pontos.

Assegurada a manutenção na principal prova da categoria, à nossa equipa estão colocadas fortes perspetivas de evolução, como o demonstram tanto a vitalidade da dos escalões de formação, como a

presença constante de atletas nas seleções nacionais.

RECEPÇÃO A OVARENSE

NA PRÓXIMA SEMANA

FASE DE MANUTENÇÃO

ARRANCA A 29/3

A equipa sénior feminina retoma, no domingo da próxima semana (16/3), a disputa da Liga BPI, recebendo no Campo do Andorinha a formação da Ovarense, antepenúltimo classificado da prova.

A partida fará opor o antepenúltimo classificado da Liga, com 10 pontos, ao sexto, com 25 pontos, diferencial que demonstra claramente a

superioridade do nosso coletivo feminino em relação às nortenhas.

Gorada a possibilidade de disputa do IPO da subida, a nossa equipa sénior de futsal abre hostilidades no grupo de manutenção no final do corrente mês, recebendo a formação do Amarense, que se apresenta à prova com sete pontos, menos 11 que o Marítimo.

(10)

Aproximam-se jornadas da maior

importância para o nosso clube, estando em cada uma delas presente o objetivo de conquistar pontos que coloquem a nossa equipa principal o mais longe possível dos lugares da descida de divisão.

Em todas e cada uma dessas jornadas, a demonstração de apoio incondicional ao clube – neste caso ao plantel da equipa principal, à sua equipa técnica e restante estrutura de suporte – é uma condição que se materializa com a presença massiva no ‘caldeirão’.

Apoio incondicional quer dizer, feito de paixão e primeira escolha, de compreensão e incentivo, de crença e esperança partilhada – tudo isto no lugar da crítica, que normalmente traduz mais o desalento que a capacidade de analisar o modo adequado as situações. Esse apoio ser incondicional

quer ainda significar que todas as diferenças de pontos de vista, sempre válidas e legítimas nos momentos e

lugares apropriados, devem ceder o lugar ao reconhecimento de que todos, sem exceção, queremos o melhor para o nosso clube.

Nem sequer está em causa a forma distinta como cada um dos sócios, simpatizantes e adeptos verde-rubros gostam do clube. Basta apenas que cada um possa, quando uma época que está a correr aquém

das expectativas caminha para o fim, demonstrar a sua parte de apoio.

Lá estaremos, neste sábado, de novo a puxar pelo nosso Marítimo!

Referências

Documentos relacionados

2 As classificações de longo prazo também são utilizadas para avaliar a força financeira de seguradoras e de fundos mútuos, o risco de contraparte em contratos de derivativos

QUADRO DE REFERÊNCIAS SEM UM VIÉS INTERPRETATIVO OU DIÁLOGO COM OUTRAS CONSTRUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS, A NÃO SER COMO FONTE DE -.. 5 INFORMAÇÕES E MAIS PARA

ADALBERTO CARRARO Sala 112 - CCH ADALGIZA DENISE DE ALMEIDA GOUVEIA Sala 112 - CCH ADELINA APARECIDA CARDOSO Sala 112 - CCH ADEMAR FIRMINO DOS SANTOS Sala 138 - CCH

Artigo 4º - O objetivo do FUNDO é a valorização de suas Cotas, por meio da aquisição (i) de Direitos Creditórios dos respectivos Cedentes, juntamente com todos os

seguinte ordem: número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética, documento, nota da prova de desempenho didático, nota do título e situação, conforme abaixo:..

Após o primeiro momento, o qual foi dedicado à sensibilização para efetivação da proposta de produção de conteúdo midiático, com a utilização das tecnologias

Desta forma, foi trazido para a discussão o conceito de repetição de Freud, que permite entender que muitas vezes a mulher permanece em uma relação de violência, pois

A escolha das luvas mais adequadas não depende apenas do material, mas também de outras características qualitativas e varia de fabricante para fabricante. O facto de