• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA SAÚDE, REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA, EDITAL Nº 01- VER-SUS/MS, DE 01 DE ABRIL DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA SAÚDE, REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA, EDITAL Nº 01- VER-SUS/MS, DE 01 DE ABRIL DE 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 MINISTÉRIO DA SAÚDE, REDE GOVERNO COLABORATIVO EM

SAÚDE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA,

EDITAL Nº 01- VER-SUS/MS, DE 01 DE ABRIL DE 2014

A Comissão Estadual do VER-SUS, Coletivo MovSUS, Comissão Rede Unida Estadual, FIOCRUZ e a SES-MS tornam pública a seleção para a participação no "Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/BRASIL)", edição de inverno 2014, no Estado de Mato Grosso do Sul no período de 12 de maio à 05 de julho de 2014.

EDITAL DE SELEÇÃO

A Comissão Estadual Organizadora do VER-SUS, o coletivo MovSUS, a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES-MS), comissão estadual da Rede Unida e a Secretaria Municipal de Saúde do Campo Grande (SESAU-CG) tornam pública a seleção para a participação no "Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/BRASIL)", edição de inverno 2014, que ocorrerá no Estado de Mato Grosso do Sul, nos períodos de 20/07/2014 a 26/07/2014. As turmas de estudantes serão ordenadas de acordo com a distribuição apresentada no Anexo I.

(2)

2 APRESENTAÇÃO

O projeto VER-SUS/Brasil é um dispositivo que pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

Trata-se de um estágio realizado numa metodologia de imersão onde os estudantes vivenciarão o SUS e o cotidiano das equipes de estudantes durante todo o período proposto. No decorrer do projeto, os estudantes, acompanhados dos facilitadores, farão observações e vivências frente à realidade do Sistema Único de Saúde e participarão de reuniões em grupos para tematizar os problemas encontrados.

Os principais objetivos deste projeto são: estimular em seus participantes a valorização do compromisso ético-político no processo de implantação do SUS; provocar reflexões acerca do estudante como agente formador da realidade social; contribuir para a construção do conceito ampliado de saúde; sensibilizar gestores, trabalhadores e formadores da área da saúde, estimulando discussões e práticas relativas à educação permanente e a interação entre educação, práticas sociais e trabalho; contribuir para o amadurecimento de ações multiprofissionais e interdisciplinares, para a articulação interinstitucional e intersetorial, a fim de promover a integração entre ensino, serviço, gestão e controle social no campo da saúde.

Visa também contribuir com a discussão do projeto político-pedagógico da graduação em saúde, assim como, a implementação das diretrizes curriculares nacionais e das diretrizes constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo os compromissos assumidos neste Sistema com o ensino da saúde; e por fim, pretende estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros movimentos sociais.

(3)

3 1. DAS VAGAS

Serão oferecidas para esta vivência 61 vagas para os alunos na modalidade estudante participante e 11 vagas na modalidade estudantes facilitadores. Totalizando a disponibilidade de 72 vagas. Cada turma será formada por 7 estudantes, sendo 6 estudantes participantes e 1 estudante facilitador.

2. DA INSCRIÇÃO

Poderão participar os estudantes de graduação interessados pelo campo da saúde coletiva no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas.

. O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes da área da saúde, pois o campo da saúde pública e a construção do SUS no Brasil necessitam das mãos de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

As inscrições deverão ser feitas através do site nacional do VER-SUS http://versus.otics.org.br/, seguindo três passos simples:

1º. Se cadastrar no site nacional do VER-SUS: http://versus.otics.org.br e

aguardar a confirmação no email cadastrado. É de extrema importância que o candidato se lembre de seu usuário e senha, pois será através dele que, caso selecionado o estudante realizará todas as atividades propostas durante a vivência;

2º. Preencher de uma ficha com dados pessoais. (Todos os dados

fornecidos através do site serão mantidos em extremo sigilo)

3º. Preencher sua ficha de inscrição para a modalidade a qual seu perfil se

encaixa (Estudante Vivente ou Facilitador).

O período de inscrição acontecerá entre os dias 12 de maio a 20 de junho de 2014 para a modalidade facilitador e dos dias 26 de maio ao dia 03 de julho de 2014 para a modalidade estudante vivente.

(4)

4 3. CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

3.1 Estudante Facilitador

Atribuições: o estudante facilitador será corresponsável pelos processos decisórios relacionados a questões técnicas e operacionais da vivência, juntamente com as comissões organizadoras estaduais e locais e com o/a profissional de referência do município que será responsável por receber os/as estudantes. Também será responsável por estabelecer o diálogo entre todos os participantes do grupo, durante o período da vivência.

Requisitos:

• Ser aluno de Graduação regularmente matriculado e cursando a partir do 3º período;

• Ter 18 anos ou mais;

• Já ter participado do VER-SUS anteriormente na condição de vivente (estudante estagiário).

Ter disponibilidade integral para participação nas seguintes atividades: treinamento dos facilitadores, que ocorrerá em, 29/06/2014 e 05/07/2014 (domingo e sábado); participar da vivência integralmente, devendo permanecer e pernoitar nos locais de vivência durante todo o período do projeto, participar das reuniões com a coordenação e demais colaboradores.

• Ter disponibilidade para participação integral nos períodos de realização do projeto, que ocorrerá de 20/07/2014 a 26/07/2014.

(Anexo I).

3.2 Estudante Participante Requisitos:

(5)

5 matriculado;

• Ter 18 anos ou mais;

• Ter disponibilidade para participação integral durante todo o período de vivência;

(Anexo I)

• Permanecer e pernoitar no alojamento/hotel durante a vivência junto aos outros participantes e facilitadores.

4. DA SELEÇÃO

A seleção ocorrerá com base nas respostas ao formulário que deverá ser preenchido no ato da inscrição no site (http://versus.otics.org.br) dando prioridade a critérios multiprofissionais.

4.1 Estudante Facilitador

Os facilitadores deverão ser estudantes universitários a partir do 3º semestre, interessados em apoiar esse projeto, e que, preferencialmente, tenham experiências anteriores em: participação e organização de movimento estudantil; participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão na atenção básica e/ou em integração com o sistema de saúde; participação em projeto de pesquisa que envolva articulação com a atenção básica e o SUS e/ou relativo à formação na saúde; participação em iniciação científica ou outras atividades de monitoria, coordenação, mediação ou facilitação; ou participação em algum outro estágio de vivência. 
 A seleção dos estudantes facilitadores ocorrerá em duas etapas: na primeira, serão selecionados os 20 primeiros classificados segundo os critérios descritos no item anterior; posteriormente, durante o treinamento para a formação dos estudantes facilitadores, serão selecionados 14 alunos facilitadores. Os demais estudantes passarão a concorrer uma das vagas da modalidade estudantes participantes.

(6)

6 4.2 Estudante Participante

Os estudantes participantes deverão ser estudantes universitários de qualquer curso de graduação que se possuem interesse em realizar estágio de imersão no SUS para qualificar sua formação profissional. A seleção ocorrerá com base nas respostas ao formulário que deverá ser preenchido na inscrição, e em dois encontros que serão realizados antes da vivencia.

5. DA CONVOCAÇÃO DOS CLASSIFICADOS

Os classificados serão convocados por meio do e-mail cadastrado durante a inscrição. Esta etapa acontecerá até o dia 05/07.

O aluno convocado deverá confirmar sua participação em até 3 (três) dias após o envio da mensagem inicial. Os estudantes serão contatados através do e-mail: versusms67@gmail.com (exclusivo para contato com os selecionados).

6. DA LISTA DE ESPERA

Assim que completado as 65 vagas oferecidas pelo projeto, os estudantes que não foram convocados serão automaticamente inseridos em uma lista de espera e serão convocados conforme ocorrerem desistências e a falta de respostas dentro do prazo estipulado no item 5.

(7)

7

estipulado, o estudante será automaticamente inserido no último lugar da lista de espera, sem exceções.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Aos alunos selecionados serão oferecidos estadia, alimentação e transporte durante a realização do estágio, assim como certificado com a carga horária. Caso seja necessário, também será ofertado o custeio com o deslocamento do transporte intermunicipal para o local do estágio. A distribuição dos alunos classificados nos territórios será definida pela comissão de seleção do estágio, cujo critério norteador será a distribuição multiprofissional das equipes. O estudante será informado sobre a cidade em que ele foi escolhido para participar da vivência na mensagem da convocatória. Outras informações importantes, como o local de estadia no período da vivência, serão enviadas aos estudantes por mensagem de e-mail antes do período da vivência.

Os casos omissos nesse edital serão decididos pela Comissão Estadual Organizadora do VER-SUS – Mato Grosso do Sul. Para maiores informações entrar em contato: versusms67@gmail.com

(8)

8 ANEXO

MUNICIPIOS NºDE EQUIPES INTEGRANTES DATA

Campo Grande 5 30 20/07/2014 Corumbá 1 7 20/07/2014 Ivinhema 1 7 20/07/2014 Bodoquena 1 7 20/07/2014 São Gabriel 1 7 20/07/2014 Dourados 1 7 20/07/2014

Referências

Documentos relacionados

O piso elevado CONCRESTEEL conta com placas de concreto estruturadas para receber tráfego intenso de pessoas e de pequenas cargas

No segundo dia do mês de Agosto de dois mil e dezesseis, às quatorze horas e trinta minutos, na sala de reuniões da PROGRAD, na Universidade Federal do Rio

(2012) Travel Choices and Links to Transportation Demand Management: Case Study at Ohio State University, Transportation Research Record: Journal of the

3.1. Os solicitantes do fomento poderão ser coordenadores de ação, docentes ou técnico- administrativos ativos e do quadro permanente da UFRJ. Cada solicitante só poderá

1º - A convocação do sorteio do tema e da prova prática para os cargos de Professor do Concurso Público aberto através do Edital nº 01/2014, como segue:.. DATA DO

Os valores para bioquímica sérica encontrados neste estudo são originados de porcas saudáveis de uma Granja de Reprodutores Suídeos Certificada (GRSC) e, portanto

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Quando falamos em ativar a Pineal, significa que esta glândula passará a funcionar significa que esta glândula passará a funcionar como um portal de energia cósmica, o que nos