• Nenhum resultado encontrado

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ATRAL

TILCIN

NETILMICINA

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS

ACTIVAS

Tilcin 15mg/1,5ml Solução Injectável

Fórmula por ampola: Netilmicina (sob a forma de sulfato) 15mg

Tilcin 150mg/1,5ml Solução Injectável

Fórmula por ampola: Netilmicina (sob a forma de sulfato) 150mg

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Tilcin 15mg/1,5ml Solução Injectável

Ampola de vidro branco tipo I, de 2ml, contendo 1,5ml de Solução Injectável de netilmicina a 15mg/1,5ml, inserida em caixa de cartão. Embalagens de 1 dose e de 3 doses.

Tilcin 150mg/1,5ml Solução Injectável

Ampola de vidro branco tipo I, de 2ml, contendo 1,5ml de Solução Injectável de netilmicina a 150mg/1,5ml, inserida em caixa de cartão. Embalagens de 1, 3 e de 100 doses.

CATEGORIA FARMACOTERAPÊUTICA

Antibacterianos - Aminoglicosídeos

RESPONSÁVEL PELA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Laboratórios Atral, S.A.

Rua da Estação, n.º 42 Vala do Carregado

2600 - 726 Castanheira do Ribatejo – Portugal Tel.: 263 856 800

(2)

e-mail: info@atralcipan.pt

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Infecções do tracto respiratório inferior, causadas por escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, pseudomonas aeruginosa, enterobacter spp, proteus mirabilis, proteus spp (indol positivo), serratia spp e staphylococcus aureus.

Infecções do tracto urinário complicadas, causadas por escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, pseudomonas aeruginosa, enterobacter spp, proteus mirabilis, proteus spp (indol positivo), serratia spp e staphylococcus aureus.

Infecções da pele e tecidos moles (incluindo infecções em queimaduras), causadas por escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, pseudomonas aeruginosa, enterobacter spp, proteus mirabilis, proteus spp (indol positivo), serratia spp e staphylococcus aureus.

Infecções intra-abdominais (incluindo peritonite e abcesso intra-abdominal), causadas por escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, pseudomonsa aeruginosa, enterobacter spp, proteus mirabilis, proteus spp (indol positivo) e staphylococcus aureus.

Septicémia causada por escherichia coli, klebsiella pneumoniae, pseudomonas aeruginosa, enterobacter spp, proteus mirabilis e serratia spp.

Infecções do tracto biliar, infecções em doentes com fibrose quística, endocardite, otites médias e otites externas, infecções osteo-articulares, infecções ginecológicas e infecções do sistema nervoso central (incluindo meningite e ventriculite).

Pode ser ainda administrado como profilaxia de endocardites e em situações de cirurgia.

CONTRA-INDICAÇÕES

Tilcin está contra-indicada em doentes com hipersensibilidade conhecida à netilmicina ou em qualquer situação de reacção conhecida a outro aminoglicosídeo

(3)

EFEITOS INDESEJÁVEIS Nefrotoxicidade

Têm sido referidos alguns efeitos adversos a nível renal, como um aumento da creatinina sérica, alteração da frequência e quantidade de urina excretada, a presença de cilindros, células ou proteínas na urina, elevação do azoto da ureia sérica (BUN), diminuição da clearance da creatinina. Em regra, as alterações a nível renal são suaves e reversíveis após o tratamento.

A nefrotoxicidade pode manifestar-se igualmente por perda de apetite, naúseas, vómitos e polidipsia.

Neurotoxicidade

Ocorre, fundamentalmente, a nível dos ramos auditivo e vestibular do oitavo par craniano. Os sintomas incluem tonturas, vertigem, acufenos, nistagmo, formigueiro, convulsões, contracções musculares e perda de audição.

A ototoxicidade, que ocorre sobretudo em doentes com doença renal pré-existente, em tratamento prolongado ou dose superior à recomendada, é geralmente irreversível. A nível coclear verificam-se, inicialmente, pequenas alterações nos testes audiométricos (frequências mais altas). A disfunção vestibular manifesta-se, geralmente, por nistagmo, vertigem, desequilíbrio, náuseas, vómitos e síndroma de Menière agudo.

Raramente, foi descrito bloqueio neuromuscular, que é acompanhado de paralisia muscular aguda e apneia.

Efeitos pouco frequentes: níveis aumentados de transminases séricas (SGOT e SGPT), fosfatase alcalina ou bilirrubina, eosinofilia, trombocitose, tempo de protmbina prolongado, febre e reacções de sensibilidade que incluem rash, prurido, vermelhidão da face e edema.

Efeitos raros: anemia, leucopenia, trombocitopenia, reacção leucémia, glóbulos brancos circulante imaturos, hipercaliémia ou hipocalémia, hipomagnesémia, hipocalcémia, vómitos, diarreia, palpitações, hipotensão, cefaleia, desorientação, cisão enevoada ou parestesias.

A tolerância local à injecção ou infusão de netilmicina é, usualmente, excelente. Em casos pontuais pode surgir dor severa, induração ou hematomas.

Após administração subcutânea verificou-se um caso de necrose cutânea. Por essa razão, esta via é desaconselhada.

(4)

INTERACÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS

Aminoglicosídeos e capreomicina

Risco acrescido de oto e nefrotoxicidade e de bloqueio neuromuscular. No caso da associação de aminoglicosídeos pode ocorrer uma diminuição do uptake bacteriano de um deles.

Outros fármacos nefro e ototóxicos Risco acrescido de toxicidade.

Fármacos com actividade bloqueadora neuromuscular

O bloqueio neuromuscular do aminoglicosídeo pode ser suficiente para provocar depressão respiratória severa em pacientes a tomar anestésico gerais ou opióides. Antimiasténicos

Pode ocorrer uma diminuição do efeito do antimiasténico pelo que a dose deste deve ser ajustada em caso de terapia concomitante com fármacos que causam bloqueio neuromuscular.

Antibióticos beta-lactâmicos

Em pacientes com insuficiência renal verificou-se inactivação de aminoglicosídeos quando administrados em simultâneo com antibióticos beta-lactâmicos.

Diuréticos potentes

Para além de ototóxicos, podem aumentar a toxicidade da netilmicina por aumentar as concentrações séricas e tecidulares desta.

Indometacina, intravenosa

No recém nascido a associação resulta num decréscimo da clearance renal dos aminoglicosídeos, elevando-se as concentrações plasmáticas , t1/2 bem como o risco

de toxicidade. Assim, nestes casos, a dose de netilmicina deve ser ajustada aos níveis séricos e aos sinais de toxicidade.

Metoxifluorano ou polimixinas, parentérico

Potencial aumento da nefrotoxicidade e bloqueio neuromuscular com a associação simultâneo ou sequencial. Deve tomar-se precaução com a associação durante uma cirurgia ou no período pós operatório.

Toxina botulínica

Aumento dos efeitos da toxina Curarisantes

(5)

PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE UTILIZAÇÃO

Tilcin deve ser administrado com precaução a pacientes com miastenia gravis, Parkinson e outra condições caracterizadas por fraqueza muscular e ainda em portadores de doença coclear ou vestibular.

Devido ao risco de toxicidade, especialmente com concentrações plasmáticas elevadas, recomenda-se a monitorização sérica de forma a evitar máximos superiores a 16 g/ml e mínimos superiores a 4 g/ml. Por vezes, os limites 12 e 2 g/ml são recomendados. A monitorização é particularmente importante nos recém nascidos, idosos (inclusive se a função renal não está alterada), situações de terapia prolongada ou dose elevada, insuficientes renais, quando a clearance está aumentada (queimadura, fibrose quística), quando há suspeita de toxicidade ou de não resposta à terapêutica e em infecções em que a vida é colocada em risco. O pico deve ser determinado 30 minutos após o final de uma infusão de 30 minutos, para permitir a distribuição de fármaco, e o mínimo imediatamente antes da próxima administração. A função renal e o oitavo nervo craniano deve ser monitorizados, especialmente no caso de insuficiência renal conhecida, quer no início quer durante a terapia.

A determinação de taxa de filtração glomerular pode ser realizada ao determinar-se a taxa de clearance da creatinina ou, forma mais prática, ao estimar-se a clearance da creatinina através de nomogramas e equações.

Deve pesquisar-se a presença de cilindros ou células na urina, uma eventual excreção aumentada proteínas bem como uma diminuição da densidade específica. A creatinina sérica e o azoto da ureia sanguínea devem ser determinadas regularmente.

Quanto possível, devem realizar-se audiogramas, especialmente em doentes de risco. A dosagem deve ser ajustada, ou descontinuada, sempre que haja evidência de toxicidade auditiva e vestibular induzida pela netilmicina (tonturas, vertigem, acufenos, nistagmo ou perda de audição). Da mesma forma, em caso de nefrotoxicidade a dosagem deve ser ajustada.

A função hepática ou auditiva diminuída, bacterémia, febre e, possivelmente, a exposição a ruídos elevados têm sido referidos como factores de risco de otoxicidade. Uma depleção de volume ou hipotensão, doença hepática, insuficiência renal e o sexo feminino são factores de risco adicionais para nefrotoxicidade. Neste pacientes, deve avaliar-se com regulariedade a função renal e auditiva.

(6)

Devido às elevadas concentrações observadas na urina e restante sistema urinário, os doentes devem estar bem hidratados de forma a prevenir ou minimizar a irritação química dos túbulos renais.

As concentrações séricas de netilmicina no estado febril podem ser inferiores devido a um menor t1/2 . Contudo, as concentrações sobem a par do decréscimo de temperatura

razão pela qual, em regra, o ajuste posológico não é necessário. Os doentes anémicos também podem apresentar t1/2 inferiores.

Deve ser tida uma precaução especial em recém nascidos e prematuros devido à capacidade renal imatura destes pacientes que pode resultar numa semi-vida de eliminação prolongada e consequente toxicidade.

De igual forma, os pacientes idosos requerem um cuidado especial devendo monitorizar-se a função real. A dose deverá ser função da idade, decréscimo da função renal e, eventualmente, peso reduzido. A perda de audição pode ocorrer mesmo sem que a função renal esteja afectada.

Quando a associação entre a netilmicina e um antibiótico beta-lactãmico é necessária, a administração não deve ser feita no mesmo local ou, em caso de infusão, na mesma bolsa.

Tilcin contém metabissulfito de sódio podendo desencadear reacções do tipo alérgico, incluindo sintomas anafilácticos e broncoespasmo em doentes susceptíveis, especialmente em doentes com história de asma ou alergia.

Tilcin 150mg/1,5ml contém álcool benzílico. Está, por essa razão, contra-indicado em crianças com idade inferior a 3 anos.

EFEITOS EM GRÁVIDAS, LACTENTES, CRIANÇAS, IDOSOS E DOENTES

COM PATOLOGIAS ESPECIAIS

A netilmicina atravessa a placenta tendo sido detectada no sangue umbilical bem como no líquido amniótico. Assim, devido à existência de um potencial risco para o feto, o risco-benefício da utilização de netilmicina durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado e considerado apenas em situações de risco de vida quando não existem outros fármacos eficazes disponíveis.

Se bem que em pequenas quantidades a netilmicina distribui-se ao leite materno. Por essa razão deve ser administrada com precaução em mulheres em período de amamentação.

(7)

EFEITOS SOBRE A CAPACIDADE DE CONDUZIR E UTILIZAR MÁQUINAS

Em geral, Tilcin não interfere com a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. Contudo, em caso de neurotoxicidade, esta capacidade pode estar alterada.

EXCIPIENTES

Tilcin 15mg/1,5ml Solução Injectável Cloreto de sódio

Metabissulfito de sódio Sulfito de sódio

Ácido sulfúrico Água para injectáveis

Tilcin 150mg/1,5ml Solução Injectável Metabissulfito de sódio

Sulfito de sódio Ededato de sódio Álcool benzílico Ácido sulfúrico Água para injectáveis

POSOLOGIA USUAL

Posologia

A dose usual de Tilcin para o adulto e crianças com idade superior a 12 anos, com função renal normal, é de 4 a 6mg/Kg por dia, em doses igualmente divididas, 2 ou 3 vezes, ou seja, de 12 em 12 ou de 8 em 8 horas, respectivamente. No controlo de infecções muito graves, a dose poderá ser aumentada até 7,5mg/Kg/dia. A dose poderá ser reduzida para 6mg/Kg/dia assim que se obtiver uma melhoria, que ocorre geralmente em 48 horas.

No caso do recém nascidos e até 6 semanas de idade a dose usual é de 4 a 6,5mg/Kg/dia, administrados em doses de 2,0 a 3,25mg/Kg todas as 12 horas.

A criança de 6 semanas até 12 anos são recomendadas doses de 5,5 a 8 mg/Kg/dia, administradas em doses de 1,8 a 2,7 mg/Kg, todas as 8 horas, ou de 2,7 a 4,0mg/Kg/dia, todas as 12 horas.

(8)

Contudo, a dosagem deve ser ajustada a cada caso em particular, preferencialmente de acordo com as concentrações plasmáticas de netilmicina, o que é particularmente importante quando a idade, a insuficiência renal (sobretudo quando a função é variável) e a dose ou a duração do tratamento podem predispor a ototoxicidade ou quando há risco de se administrarem doses sub-terapêuticas.

Insuficiente renal

Recomenda-se uma dose de carga inicial de 1,3 a 3,25 mg/Kg.

Conhecendo a creatinina sérica, doses posteriores, de 1,3 a 2,2 mg/kg, podem ser administradas em intervalos calculados multiplicando a creatinina sérica em estado estacionário (mg/dl) por 8.

Alternativamente, pode calcular-se uma nova dose dividindo-se a dose recomendada para um doente normo-renal pela creatinina sérica (mg/ml). A administração pode ser feita uma vez ao dia ou em doses divididas, de 8 em 8 ou de 12 em 12 horas, sem que cada doses individual exceda 3,25 mg/Kg.

Conhecida a clearance da creatinina, ou estimada*, a nova dose pode ser calculada multiplicando a dose recomendada para um doente normo-renal pela razão entre a clearance da creatinina do doente insuficiente renal e a clearance da creatinina normal.

Novamente, a administração pode ser feita uma vez ao dia ou em doses divididas, de 8 em 8 ou de 12 em 12 horas, sem que cada dose individual exceda 3,25mg/Kg. (140-idade)* peso

* Clcr = —————————, no caso de doentes do sexo masculino. 72*Crsérica (mg/dl)

A clearance em doentes do sexo feminino é obtido multiplicando o valor anterior por 0,85.

Hemodiálise

No final de cada sessão, deve ser administrar-se uma doses suplementa de 2mg/Kg no caso dos adultos e de 2 a 2,5mg/Kg no caso de crianças de idade superior a 6 semanas.

Omissão de dose

No caso de ocorrer a omissão de uma dose esta deve ser administrada logo que possível, a menos que a próxima dose esteja breve. Nessa situação, esquecer a dose omitida e prosseguir com o esquema normal.

(9)

MODO E VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Tilcin é administrado por via intramuscular ou endovenosa. No segundo caso, pode recorrer-se a uma injecção IV lenta, de 2 a 5 minutos, ou a uma perfusão, diluindo a dose em 50 a 200ml de uma solução de cloreto de sódio a 0,9% ou de glucose a 5%, com duração de 30 minutos a 2 horas.

Nas crianças, o volume de diluição deverá ser escolhido de acordo com as necessidades de hidratação do doente.

MEDIDAS A ADOPTAR EM CASO DE SOBREDOSAGEM E/OU

INTOXICAÇÃO

A netilmicina é removida por hemodiálise. Cerca de 63% de uma dose de 2mg/kg IM foi removida durante uma sessão de diálise de 8 horas iniciada 12 horas após a administração. A eliminação também pode ser feita por diálise peritonial se bem que a taxa de remoção seja inferior.

O tratamento com anticolinérgicos ou sais de cálcio bem como uma assistência respiratória mecânica, podem ser úteis em caso de bloqueio neuromuscular.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar a temperatura inferior a 25ºC, em lugar seco e ao abrigo da luz.

Não utilize Tilcin após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

Comunique ao seu médico ou farmacêutico qualquer efeito indesejável que não conste deste folheto.

Referências

Documentos relacionados

O novo paradigma recontextualiza o pensamento mecanicista para onde ele seja capaz de oferecer respostas adequadas, assim como a física moderna recontextualiza a física

E para chegar a este objetivo, foi necessário seguir objetivos específicos como analisar o que os associados pensam sobre a modalidade de crédito habitacional;

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a complexa relação entre Direito, Política e Economia no âmbito das políticas públicas direcionadas à concretização do Direito Humano

Diante dessa realidade, as forças políticas com maior grau de autonomia em relação ao imperialismo, quando em posição de governo 6 , procuram conduzir a política

Large specimens of Balanus trigonus Darwin, 1854, observed on the spiny lobsters Panulirus gracilis Streets, 1871 (CL

6 O discurso gráfico contemplou a diversidade humana (através de ilustrações que demonstram a inclusão dessas pessoas nos espaços). ASPECTOS TÉCNICOS

Por outro enfoque, os portugueses Silva e Ribeiro (2000) apresentam um modelo de abordagem da avaliação arquivística inserida no polo técnico do Método Quadripolar 3 ,

Teodora Maria Galvão (Contas de Testamento) Joaquim Gomes dos Santos Pinto 1875 49. Teodora Maria Lucia (Amigável) Antônio Pires de Lima e outros – Capitão