• Nenhum resultado encontrado

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ÁREAS DE

PRESERVAÇÃO

PERMANENTE

(APP)

O PET Floresta apresenta curiosidades e explicações a respeito das Áreas de

Preservação Permanente.

Autores principais: Eriklis Amorim de Miranda e Luana Martins da Silva Sá.

Co-autor: Isabela Bandeira Trece, Leandro Teixeira de Oliveira e Letícia da Silva Carneiro. Revisora: Vanessa Maria Basso

Junho de 2020 Cartilha nº6

(2)

Área de Preservação Permanente

e sua importância

mAs florestas são diretamente responsáveis pela preservação da biodiversidade, conservação do solo e também pela produção e qualidade da água, portanto é de extrema importância sua preservação a fim de garantir a manutenção da vida na Terra (1).

..No Brasil alguns mecanismos de proteção foram estabelecidos em legislação específica, sendo o caso da Lei Florestal (antigo “Código Florestal”), atual Lei Vigente 12.651/2012. Essa lei define as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) para todas as propriedades, públicas e privadas no país.

Segundo a Lei 12651/2012, APP são áreas “cobertas ou não por vegetação nativa, e possuem a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas” (2a).

(3)

No Brasil, a percepção da necessidade de se proteger áreas específicas, que sejam representativas dos ecossistemas naturais surge desde a criação do primeiro Código Florestal em 1934. O referido Código manifestava algumas características preservacionistas e se apresentava de forma bastante conservacionista na época. Embora dispostos na legislação, a proteção e conservação dessas áreas não ocorriam de forma satisfatória, e continuavam sendo entregues a exploração humana (3a).

lDessa forma ocorre a edição e aperfeiçoamento da lei, tornando vigente o Código Florestal de 1965. O mesmo passa a limitar a utilização da propriedade rural por seus proprietários e qualifica as florestas em território nacional como bens de interesse comum a todo o povo brasileiro. Na década de 1980 por meio de uma medida provisória, a extensão das áreas de preservação permanente hídricas foram alteradas, passando de 5 para 30 metros em cursos d ´água com largura inferior a 10 metros. Tal atitude se baseou em estudos realizados após a ocorrência de grandes enchentes no estado de Santa Catarina, os levantamentos apontavam que os danos econômicos poderiam ser menores caso as faixas de APPs fossem maiores (4).

(4)

Entre outros motivos, inclusive pela existência de ambiguidades de interpretação, o chamado Novo Código Florestal é publicado pela Lei nº 12.651 em 25 de maio de 2012, revogando a lei de 1965 (Antigo Código Florestal). Entre os argumentos utilizados no Senado para a aprovação da “Nova Lei Florestal” estava a preocupação em remunerar produtores rurais pela preservação de APPs e RLs através de Pagamentos por Serviços Ambientais (5). Maiores informações a respeito de Pagamento por Serviços Ambientais podem ser observadas na cartilha nº 4.

A Nova Lei Florestal dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, tratando especificamente em seu capitulo II sobre as áreas de preservação permanente (APP). Logo determina que “a vegetação situada em Área de Preservação Permanente deverá ser mantida pelo proprietário da área, possuidor ou ocupante a qualquer título, pessoa física ou jurídica”. Assim sendo, a intervenção ou a supressão de vegetação nativa será permitida somente nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previsto na Lei. Sendo permitido o acesso de pessoas e animais para obtenção de água e para realização de atividades de baixo impacto ambiental (2b).

(5)

De acordo com o Código Florestal considera-se como Áreas de Preservação Permanente, sejam em zonas rurais ou urbanas (2c):

I - "as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, conforme medidas descritas na imagem a seguir"

Como são classificadas as Áreas de

Preservação Permanente?

II - "as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, conforme descrito a seguir"

Fonte: Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

(6)

III - "as áreas no entorno dos reservatórios d’água artificiais,

decorrentes de barramento ou represamento de cursos d’água naturais, na faixa definida na licença ambiental do empreendimento"

IV - "as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros"

V - "as encostas ou partes destas com declividade superior a 45º,

equivalente a 100%  na linha de maior declive"

VI - "as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de

mangues"

VII - "os manguezais, em toda a sua extensão"

VIII - "as bordas dos tabuleiros ou chapadas, em faixa nunca

inferior a 100 (cem) metros"

IX - "o topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura

mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25º "

(7)

X - "as áreas em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetação"

XI - "a faixa marginal de veredas, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado"

"conter a erosão do solo, mitigar riscos de enchentes, deslizamentos de terra e de rocha;       

proteger as restingas, veredas e vázeas;  

abrigar exemplares da fauna ou da flora ameaçados de extinção;      

proteger sítios de beleza exuberante ou de valor científico, cultural ou histórico;  

formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias;       assegurar condições de bem-estar público;   

auxiliar a defesa do território nacional, a critério das autoridades militares.

proteger áreas úmidas, especialmente as de importância

__Existem ainda áreas de preservação permanente que são consideradas de interesse social, definidas por ato do Chefe do Poder Executivo. Sendo essas áreas cobertas com florestas ou outras formas de vegetação destinadas as seguintes finalidades:

       

(8)

Áreas Rurais Consolidadas em Áreas de

Preservação Permanente

Com objetivo de resolver conflitos diante da transição entre as legislações de 1965 e 2012, com a aprovação da nova Lei Florestal, foram definidas as Áreas Rurais Consolidadas, beneficiando principalmente as pequenas propriedades e aquelas em que a legislação da época permitia exploração (6).       

A Lei Florestal define Área Rural Consolidada como “área de imóvel rural com ocupação antrópica preexistente a 22 de julho de 2008, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, admitida, neste último caso, a adoção do regime de pousio” (2d).       

Com isso, as APPs de uso consolidado, podem em alguns casos (propriedades até 4 módulos fiscais) manter atividades econômicas em parte da área, mas recomenda-se pela lei a necessidade de manejo e gestão diferenciados, tendo que obedecer a critérios técnicos de conservação de solo e água contidos nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) de cada estado federativo (7).

(9)

Importância das APPs para os

recursos hídricos

Desde a década de 30 e 60 com a criação das APPs, o conceito dessas áreas é intimamente ligado aos recursos hídricos. A vegetação presente em áreas ambientalmente importantes, como nas faixas marginais de rios e nascentes desempenha um importante papel na proteção e manutenção dos recursos hídricos, levando a melhoria da qualidade e do volume de água produzido pela bacia hidrográfica.

A cobertura florestal possui grande influencia sobre diversos processos que afetam diretamente os recursos hídricos, entre eles a erosão do solo, o assoreamento e poluição dos cursos d’água. A vegetação é responsável pela interceptação das chuvas, proporcionando maiores taxas de infiltração de água no solo e menor escoamento superficial. Isso reduz o carreamento de partículas do solo e consequentemente a ocorrência e magnitude dos processos citados acima. A manutenção do regime de infiltração de água no solo contribui para a recarga dos aquíferos, assim como diminui a ocorrência de eventos extremos como inundações e enchentes (8).

(10)

Área de Proteção Permanente

x

Reserva Legal

___Como já dito na cartilha, APP possui a finalidade de preservação, portanto não devem ser exploradas. Já RL, que abordaremos na próxima cartilha, tem a finalidade de prover as propriedades com suas demandas econômicas (9).

Relação com a Engenharia Florestal

___Uma das grandes áreas de estudo da engenharia florestal consiste a conservação e proteção dos recursos florestais, objetivando a manutenção dos serviços ecossistêmicos. As áreas de preservação permanente se tornaram um importante mecanismo que permite maior autonomia sobre a proteção das florestas bem como sobre seus recursos. Dessa forma, ambos os conceitos se cruzam no processo que tange a manutenção e manejo dos recursos ambientais.

(11)

Referências bibliográficas

(1)    Anhaia, J. Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida. EcoDebate, 26 de mar. de 2012. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2012/03/26/preservar-florestas-e-sinonimo-de-proteger-a-vida-artigo-de-julio-cesar-rech-anhaia/>. Acesso em 21 de jun. de 2020.

 

(2)    BRASIL.  Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Disponível em:  <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/L12651compilado.htm>.  Acesso em 17 jun. 2020.

 

(3)    BORGES, L. A. C. et al. Áreas de preservação permanente na legislação ambiental brasileira. Ciência Rural, v. 41, n.7, p. 1202-1210, 2011.

 

4) Ministério do Meio Ambiente. Áreas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação X Áreas de Risco. Brasília: MMA, 2011. 96p. (5)    Senado amplia pagamento por serviços ambientais. Disponível em:

<https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/codigo- florestal/temas-polemicos-acordos-fechados-aprovacao-codigo-florestal/senado-amplia-pagamento-por-servicos-ambientais.aspx>. Acesso em 17 jun. 2020.

 

(6) Mendes, P.  Áreas consolidadas e mal compreendidas. Scot Consultoria, 8 de mar. de 2019. Disponível em: <https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/50234/areas-consolidadas-e-mal-compreendidas.htm>. Acesso em 23 de jun. de 2020. (7) EMBRAPA.  Áreas Rurais consolidadas em APP. Disponível em:    <https://www.embrapa.br/codigo-florestal/entenda-o-codigo- florestal/area-de-preservacao-permanente/areas-rurais-consolidadas-em-app>. Acesso em 23 de jun. de 2020.

(8) SKORUPA, L. A. Áreas de Preservação Permanente e Desenvolvimento Sustentável. Jaguariúna, dezembro de 2003.

(12)

Imagens

Canva. Título de pesquisa em galeria: Rios.

Água do Rio das Flores. Disponível em: < http://www.inea.rj.gov.br/cs/idcplg?

IdcService=SS_QD_GET_RENDITION&coreContentOnly=1&dDocNam e=INEA_INTER_DF_ABA_PROJ_RIO_FLO&dID=>. Acesso em 19 de jun. de 2020.

 

O que são Áreas de Preservação Permanente? Disponível em: <https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proinfra/uma/o-que-sao-areas-de-preservacao-permanente/>. Acesso em 19 de jun. de 2020.

(9)    Pensamento Verde. A diferença entre área de preservação permanente (APP) e reserva legal. Pensamento Verde, 19 de jan. de 2014. Disponível em: < https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/diferenca-area-preservacao-permanente-app-reserva-legal/>. Acesso em 17 de jun. de 2020.

Referências

Documentos relacionados

O presente Plano tem por objetivo a restauração ambiental e paisagística das áreas de preservação permanente (APP) e áreas de fundo de vale (AFV) do ribeirão

Cozinhar com esta função deixa água residual nos sacos de vácuo e na cavidade. Após o processo de cozedura, abra a porta com cuidado para evitar que a água caia nos móveis. Utilize

bastando um lance à vista igual ou superior ao último lance ofertado a prazo, nesse caso, o interessado deverá avisar ao Leiloeiro no início do leilão sobre seu interesse em dar

Relação de Candidatos - Inscrição DOUTORADO – Turma 2018 Linha de Pesquisa: Filosofia da Educação. ALBIO FABIAN MELCHIORETTO ANTONIO CARLOS MASSIGNANI CAROLINA MERENDA PUERTO

7º O discente que não puder retomar às Atividades Acadêmicas no período letivo 2020.2 e/ou se matricularem no período letivo 2021.1 poderá trancar o respectivo

Muitas pessoas dizem que o pecado deve ser medido pelas conseqüências que ele acarreta e isto é um bom começo para sermos mais justos, mais proporcionais, mais adequados

testes automáticos de software, os quais são uma das principais atividades realizadas para melhorar a.. qualidade de um produto

Por meio deste estudo foi possível avaliar a condição das áreas de preservação permanente e florestas contidas nos lotes do PDS Virola- Jatobá, quantificar