• Nenhum resultado encontrado

FEIRA MEDIEVAL DE CORROIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEIRA MEDIEVAL DE CORROIOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

N.º 17 Abril 2016 Distribuição gratuita

FEIRA MEDIEVAL DE CORROIOS

jf-corroios.pt

O Parque Urbano da Quinta da Marialva

fez uma viagem ao passado

(2)

Joaquim Garcia

SECRETÁRIO

Recursos Humanos, Urbanismo e Meio Ambiente Atendimento Público 5ª feira - 16:00h às 20:00h secretario@jf-corroios urbanismo@jf-corroios.pt SEDE

Largo do Mercado - 2855·100 Corroios Atendimento Público

9:00h às 12:30h | 14 às 17:30h Tel. 21 253 58 14 • Fax: 21 254 65 83 www.jf-corroios.pt · geral@jf-corroios.pt

Delegação de Miratejo Mercado Municipal de Miratejo Atendimento Público

9:00h às 13:00h | 14:30h às 17:30h Tel. 21 253 91 58 / 21 253 60 32

CONTATOS

JUNTA DE FREGUESIA DE CORROIOS

CONSTITUIÇÃO DO EXECUTIVO

José António dos Santos

TESOUREIRO

Recursos Financeiros, Cultura, Educação e Juventude Atendimento Público 5ª feira - 18:00h às 20:00h cultura@jf-corroios.pt Francisco Ramalho VOGAL Cemitério e Mercados Municipais Atendimento Público 5ª feira - 16:00h às 18:00h mercados@jf-corroios.pt Susete Oliveira VOGAL Comunicação e Informação Atendimento Público 5ª feira - 19:00h às 20:00h comunicacao@jf-corroios.pt Ficha técnica

Propriedade e Edição: Junta de Freguesia de Corroios Conceção gráfica e paginação: 4iD

Fotografia: Junta de Freguesia de Corroios, Câmara Municipal do Seixal, José Frade, José Santos, Rui Fernandes e Sérgio Honrado

Redação: Rita Graça Impressão: Tiragem: 7.500 exemplares Depósito legal n.º 290770/09 Gráfica, Lda. Eduardo Rosa PRESIDENTE Atendimento Público 5ª feira - 16:00h às 20:00h presidente@jf-corroios.pt José Pinheiro VOGAL Desporto e Movimento Associativo Atendimento Público 5ª feira - 18:00h às 20:00h desporto@jf-corroios.pt

Maria Luís Valente

VOGAL

Saúde e Acção Social Atendimento Público 5ª feira - 17:00h às 20:00h accaosocial@jf-corroios.pt

Janeiras

da junta de freguesia

Grupos deixam votos de próspero ano

O presidente da junta de freguesia, Eduardo Rosa, agradeceu e reiterou a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar os grupos culturais, valorizando o trabalho que cada um realiza em beneficio da comunidade.

No final os cantadores foram convidados a tomar um Porto de honra, acompanhado de um pequeno lanche.

Estiveram a cantar as Janeiras o Rancho Folclórico de Vale de Milhaços, Grupo Coral da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios e Grupo Coral Ventos e Marés.

Seguindo a tradição, vários grupos estiveram na sede da junta de freguesia,

nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, para cantar as Janeiras e deixar mensagens de um

novo ano pleno de saúde e amor ao executivo e aos trabalhadores da

autarquia.

(3)

No início do ano foram várias as instituições que promoveram ações solidárias. O Clube Associativo Santa Marta do Pinhal realizou um torneio de futsal onde a inscrição cobrada aos participantes foram bens alimentares, envolvendo assim as crianças e as suas famílias na ação solidária. Já os responsáveis pela empresa Instrutex recolheram oito paletes de leite. Os funcionários da empresa Galp Energia organizaram uma recolha de roupa. Todos os artigos foram entregues na Loja Social para serem distribuídos pelas famílias carenciadas da freguesia.

O projeto surgiu na sequência da criação de uma Secção de Tiro pela Casa do Povo de Corroios que realizou assim o desejo de um conjunto de aproximadamente 35 praticantes, residentes nos concelhos do Seixal e de Almada, que competem no Campeonato Nacional nas modalidades de Carabina e Pistola.

O novo equipamento desportivo conta com duas carreiras, uma para Tiro Dinâmico e outra para Tiro Estático e 10 pistas.

Miratejo tem Pista de Tiro Olímpico

No Mercado Municipal

Instituições

solidárias

Entrega de bens na Loja Social

Na abertura estiveram os presidentes da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, da Associação Regional de Tiro do Sul, Amílcar Martins, e da Casa do Povo de Corroios, José Carita.

presentes

No dia 12 de março, foi inaugurada em Miratejo uma

pista de Tiro Olímpico. O equipamento situa-se na

Galeria n.º 2 do Mercado Municipal de Miratejo.

(4)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

Colocação de corrimão na Rua Cidade de Quelimane, na Quinta de S. Nicolau

Requalificação do espaço do Parque de Autocaravanismo com a colocação de lancil e lajetas, britado de alcatrão nos acessos e saibro nas áreas de estacionamento, instalação caleiras para a plantação de árvores e iluminação.

Pintura de passagem pedonal na Rua da Niza, em Vale de Milhaços.

Reparação e recolocação de equipamentos vandalizados no Parque Urbano Qta. da Marialva e no Jardim da Qta. da Água. Construção de estrados para apoio a eventos desportivos e

(5)

URBANISMO E NOVOS EQUIPAMENTOS

Intervenção conjunta da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal do Seixal no espaço público na Alameda 25 de Abril, em Miratejo, com a reorganização do estacionamento e dos espaços verdes.

Instalação de barreiras de proteção na Avenida de Vale de Milhaços

Intervenção junto ao Centro Cultural e Desportivo de Pinhal do Vidal com o lajetamento de passeio, colocação de paralelos em pedra para as duas entradas.

Instalação de aparelhos geriátricos no Jardim de Santa Marta do Pinhal. Instalação de 3 aparelhos geriátricos no Jardim José Afonso.

(6)

A II Feira Medieval de Corroios

voltou a ser um êxito com a

aposta num programa mais rico

com dança e animações de

ruas, exposição de armas,

demonstrações de combates,

ateliês de ofícios, exposição de

aves de rapina e de cães de

grande porte, tasquinhas de

licores, chás e petiscos, entre

muitas outras coisas.

ESPAÇO VAI SER

ALARGADO EM 2017

O espaço reservado para a

Feira, já maior que o da 1.ª

edição no Jardim da Quinta da

Água, voltou a ser pequeno

para a quantidade de visitantes

que aderiram à iniciativa.

Após ouvir os visitantes, a Junta

de Freguesia de Corroios e a

entidade produtora, decidiram

que a III Feira Medieval de

Corroios, ocupará um espaço

maior de modo a criar melhores

condições a todos.

FEIRA

MEDIEVAL

DE CORROIOS

VOLTA A SER

UM ÊXITO

Durante quatro dias, 17, 18, 19 e 20 de março, o Parque Urbano

da Quinta da Marialva fez uma viagem ao passado e viveu uma

reconstituição histórica da época medieval.

(7)
(8)

Em Corroios, o Dia Internacional da Mulher foi

celebrado com uma noite de Fados que decorreu no

Auditório José Queluz.

Na voz esteve a fadista Diana Soares, natural da freguesia, acompanhada na guitarra portuguesa por André Dias e na guitarra clássica por João Domingos. Do reportório apresentado fizeram parte temas que falam sobre sentimentos, emoções, vivências e o quotidiano das mulheres, alguns deles interpretados por grandes mulheres do fado como Amália Rodrigues, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Maria Armanda, Ada de Castro e Margarida Bessa.

A equipa do Ginásio Clube de Corroios classificou-se em quinto lugar, em juvenis, e na 2.ª posição no escalão de infantis.

Miguel Charrua, de «Os Belenenses», foi o melhor marcador do torneio de juvenis, enquanto Kiko, do Estoril Praia, foi considerado o melhor guarda-redes e Miguel Jesus, também estorilista, o melhor jogador.

No que toca aos infantis, Bruno Ferreira, do Ginásio Clube de Corroios, foi o melhor marcador, Alfredo Carvalho, do Cova da Piedade, o melhor guarda-redes, e Tiago Rodrigues, do Grupo Sportivo de Loures, o melhor jogador.

O vereador José Carlos Gomes e o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, assistiram ao torneio e participaram na cerimónia da entrega de prémios.

Torneio da Páscoa

Loures e Cova da Piedade

vencem em Corroios

O Grupo Desportivo de Loures, em juvenis, e o Desportivo da Cova da Piedade, em infantis, venceram o 17.º Torneio da Páscoa de Freguesia de Corroios. Organizado pela Junta de Freguesia de Corroios e pelo Ginásio Clube de Corroios, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, a prova, que decorreu nos dias 25 e 26 de março, juntou mais de centena e meia de jovens futebolistas, em representação de nove clubes.

Dia

Internacional

da Mulher

(9)

O entusiasta corso carnavalesco, acompanhado pelos carros alegóricos, saiu do Jardim da Quinta da Água, seguiu pelas ruas Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, rua de acesso ao Mercado Municipal e terminou no Largo da Junta de Freguesia, local onde as escolas participantes realizaram a sua coreografia. Alguns idosos da Associação de Reformados de Corroios também se juntaram à festa e desfilaram mascarados a rigor.

Este ano participaram no desfile as seguintes escolas, jardins de infância e colégios: Escola Básica (EB) de Miratejo; EB José Afonso; EB Dom Nuno Álvares Pereira; EB da Quinta da Cabouca; EB da Quinta do Campo; EB1 de Vale de Milhaços; EB de Corroios; EB de Santa Marta de Corroios; EB do Alto do Moinho, Creche Paroquial Santa Terezinha, Externato Os Lusitanos e Cercisa.

Carnaval enche de cor

as ruas da freguesia

Duas mil crianças desfilam

criatividade e alegria

No dia 5 de fevereiro a música animada encheu as ruas

da freguesia de Corroios para acompanhar as cerca de

2000 crianças que desfilaram talento, criatividade,

muita cor e alegria no já tradicional Desfile de Carnaval

das escolas. Alimentação saudável, anos 80, mundo da

fantasia, profissões, pré-história e agricultura foram

alguns dos temas representados pelas escolas.

(10)

Foi há cinco anos que a Junta de Freguesia de Corroios realizou a primeira Mostra Mensal de Atividades Económicas. O projeto tem ganho novas dinâmicas e ultrapassado todas as expectativas iniciais. O grande envolvimento do tecido empresarial da região e a participação massiva dos munícipes são reflexos desse sucesso.

A Mostra Mensal de Atividades Económicas realiza-se no último domingo de cada mês com a exceção de agosto, que não se realiza, e dezembro, que este ano antecipa uma semana.

Está mais que provado que o Parque Urbano da Quinta da Marialva é um recinto multiusos, preparado para receber qualquer tipo de espetáculo. Nos dias 5 e 6 de agosto, Corroios vai ser a capital do Metal ao receber o Festival Vagos Open Air, mais conhecido por VOA. Este festival surgiu em 2009 e ao longo de sete edições assentou arraiais na região de Vagos, afirmando-se como o maior evento dedicado à música pesada em Portugal. A organização decidiu operar uma mudança estratégica de localização para a área de Lisboa e escolheu Corroios pelas condições que oferece. Agora sob o nome VOA e num novo local, ainda mais acessível e com maior oferta de serviços básicos que permitirá um crescimento sustentado em anos vindouros, o evento mantém a fasquia da qualidade bem alta.

Para este ano estão já confirmadas as presenças dos norte-americanos Anthrax, dos alemães Kreator e Mantar, dos suecos Opeth e Katatonia, dos ingleses Anathema e dos portugueses Dark Oath.

Mostra Mensal

de Atividade Económicas

fez 5 anos

No Parque Urbano da Quinta da Marialva

Festival VOA para Corroios

(11)

Esta primeira edição contou com vários standes ligados ao chocolate: 4 chocolateiros; 10 comerciantes de chocolate; 10 comerciantes com pastelaria ligada ao chocolate; 4 comerciantes com crepes de chocolate; 1 comerciante de bombocas; 5 comerciantes de ginjinha de Óbidos com chocolate e 2 comerciantes de ovos-moles de Aveiro com a opção de chocolate.

Os mais gulosos puderam encontrar nesta feira, entre muitos outros produtos, alheiras de chocolate, pão com chocolate, folar com chocolate, brigadeiros, licor de chocolate, bombons de vários sabores, chocolates tradicionais, chocolate quente, pastéis de nata e bolas de Berlim com chocolate, espetadas de fruta com chocolate, batidos de chocolate e madalenas com chocolate.

FEIRA DO

CHOCOLATE

DE CORROIOS

Um sucesso a repetir

Realizou-se, de 21 a 24 de janeiro, no Jardim da

Quinta da Água, a primeira Feira do Chocolate de

Corroios. A iniciativa revelou-se um sucesso quer

pelo interesse manifestado pela população que

encheu o recinto, quer na vertente económica para

os empresários presentes e comércio local.

(12)

C O R R O I O S

AGILITY

64.º E 65.º TROFÉUS DE AGILITY "OS CÃOGURUS" ·

CAMPEONATO NACIONAL AGILITY

23 SÁB 14H

24 DOM 10H

ABR 2016

PARQUE URBANO

DA QUINTA

DA MARIALVA

CORROIOS

Para a edição de 2016 foram selecionados nove projetos: A Marte (Sintra), Corda (Almada), D o g ' s B o l l o c k s ( T o r r e s Novas),Marciano (Lisboa), Plano Z (Coimbra), Punk d'Amour (Funchal), Staccato Limão (Lagos), Them Flying Monkeys (Sintra) e Tsunamiz (Amora).

Realizaram-se três sessões: a primeira, no Bafo de Baco (Loulé), a segunda, no Motoclube de Corroios e a terceira no Cine Incrível (Almada). A final realizou-se no Cine Teatro do Ginásio Clube de Corroios.

Após as três sessões chegaram à final os projetos Marciano, Dog's Bollocks e Them Flying Monkeys, tendo estes últimos sido os vencedores. A banda de Sintra composta por Diogo Sá, guitarra, Francisco Pereira, teclas, Hugo Luzio, bateria, João Tomázio, baixo e Luís Judícibus, voz e guitarra apresenta-se como uma fusão «da sedutora distorção do neo-psicadelismo britânico com uma calorosa matiz alternativa, a partir de Sintra».

No dia 19 agosto, Os Them Flying Monkeys atuarão no Palco Carlos Paredes, no primeiro dia das Festas de Corroios'2016, sendo esta mais uma oportunidade para conhecer esta promissora banda portuguesa.

Festival

de Música

Moderna

de Corroios

Them Flying Monkeys

foram os vencedores

Chegou ao fim, no dia 2 de abril, a

21.ª edição do Festival de Música

Moderna de Corroios.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Também são utilizados sensores de porta aberta para emitir avisos sonoros no XRE 1000 e informar ao MIP 1000 quando o portão correspondente ao sensor ficar aberto após o tempo de

1) Uma sala de aula inteligente da PUC-Rio chamada de ActiveClassroom, montada com o patrocínio da Microsoft Research. Esta sala serviu como ambiente de teste durante

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

9.2 Em respeito ao Código de Defesa do Consumidor e ao artigo 56 inciso XV, da Resolução n.º 614/2013 da ANATEL, se os equipamentos necessários para a conexão com a rede

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também