• Nenhum resultado encontrado

Relatório Final de Estágio 6ºAno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Final de Estágio 6ºAno"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Hugo Filipe Marques Ribeiro

Nº2009186

F a c u l d a d e d e C i ê n c i a s M é d i c a s - U n i v e r s i d a d e N o v a d e L i s b o a

(2)

Índice

INTRODUÇÃO ... 3

CORPO DE TRABALHO ... 4

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 5

SAÚDE MENTAL ... 4

MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 5

PEDIATRIA………6

CIRURGIA ... 7

MEDICINA ... 8

UNIDADE CURRICULAR –ESTÁGIO OPCIONAL ... 9

REFLEXÃO CRÍTICA FINAL ... 9

ANEXOS ... 11

DECLARAÇÃO DO EXERCÍCIO DE FUNÇÕES COMO MONITOR VOLUNTÁRIO DA UNIDADE CURRICULAR DE ANATOMIA,ANATOMIA REGIONAL,FUNDAMENTOS DAS NEUROCIÊNCIAS E COLABORAÇÃO NA EXPOSIÇÃO CORPORIS FABRICA X E XI……...………...………..………...11

DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA "CLUSTERS DE SINTOMAS EM DOENTES ONCOLÓGICOS"………..………....12

CERTIFICADO DE ESTÁGIO CLÍNICO DE CIRURGIA GERAL, HOSPITAL SÃO TEOTÓNIO, VISEU………..….…….13

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO NOS CONGRESSOS: IMED 6.0, INCLUINDO UM WORKSHOP EM CATETERIZAÇÃO VASCULAR /1º CURSO DE GASTROENTEROLOGIA ONCOLÓGICA / "PELVIC HAPINESS FOR PELVIC CANCER PATIENTES- FUNCTION PRESERVATION BY TREATMENT PRECISION" / 4º CURSO DE ABORDAGEM DO DOENTE URGENTE: PRINCIPAIS URGÊNCIAS / 4º CURSO DE ABORDAGEM DO DOENTE URGENTE:PROCEDIMENTOS NO DOENTE URGENTE /27.ASJORNADAS DE CARDIOLOGIA DO HOSPITAL EGAS MONIZ / 1.AS JORNADAS DE PNEUMONOLOGIA - INTERFACE COM MEDICINA GERAL E FAMILIAR…..………...14

(3)

Introdução

O presente relatório tem por objectivo descrever as diversas actividades por mim realizadas durante o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (ano lectivo 2014/2015). Encontra-se dividido em três secções: Introdução, na qual será explicitado o conteúdo do relatório bem como os seus objectivos; Corpo de Trabalho, onde serão descritas as actividades representativas desenvolvidas em cada um dos estágios parcelares; Reflexão Crítica Final, na qual será feita uma análise ao cumprimento dos objectivos propostos bem como uma avaliação de carácter subjectivo do desempenho durante os estágios parcelares. Em anexo encontram-se os comprovativos de actividades por mim realizadas no presente ano lectivo ou iniciadas em anos anteriores e que acredito terem sido fundamentais para a minha formação tanto numa vertente técnico-científica como numa vertente social e humana, embora não representem a totalidade das actividades realizadas, mas sim aquelas que me pareceram mais relevantes. Refiro como exemplo a participação em Eventos Científicos, desempenho da função de monitor voluntário de Anatomia I/II, Anatomia Regional I/II, Fundamentos de Neurociências e participação no estudo de investigação intitulado “Clusters de sintomas em doentes oncológicos”.

Como objectivos pessoais e específicos, tendo em conta o que foi definido para cada Unidade Curricular (UC), proponho os seguintes:

 Adquirir e aperfeiçoar as competências necessárias ao exercício da Medicina, desde o

raciocínio clínico à execução de procedimentos médicos – diagnósticos e/ou

terapêuticos, tendo também capacidade para perceber as minhas lacunas;

(4)

 Avaliação adequada das situações clínicas mais comuns de forma autónoma e o estabelecimento das medidas essenciais para a sua resolução apropriada quer em meio hospitalar ou na comunidade e em situações urgentes ou emergentes.

 Desenvolvimento de competências sociais e humanas – valorizando a relação

médico-doente com uma visão holística da Medicina, olhando a pessoa e não a doença.

Corpo de Trabalho

Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, teve lugar no Hospital dos Lusíadas, de 15 Setembro a 11 de Outubro de 2014, tutorado pela Dr.ª Ana Paula Maia. Na Obstetrícia frequentei as seguintes valências: Ecografia de Diagnóstico Pré-Natal (DPN); Consulta de DPN; Consulta de gravidez de alto risco, onde colhi histórias clinicas obstétricas, preenchi o Boletim de Saúde da Grávida, observei e executei a colheita de exsudados para rastreio de Estreptococos β-hemolítico e realizei ainda o exame pélvico da grávida; Serviço de Puerpério; Serviço Materno-Fetal, onde observei e realizei o exame objectivo de grávidas internadas e interpretei os CTG’s referentes às mesmas. Na Ginecologia frequentei os seguintes serviços: Consulta de Infertilidade; Consulta de Ginecologia Geral, onde observei e participei na colheita de anamnese, realizei o exame objectivo, incluindo o exame ginecológico com observação com espéculo, colheita de citologia do colo uterino e palpação bimanual; Consulta de Ginecologia Oncológica; Bloco operatório de Ginecologia participei como 2º ajudante em dois Drilling do ovário e uma Histerectomia com anexectomia bilateral mais apendicectomia e omentectomia (num contexto de neoplasia do ovário) e observei diversas cirurgias. Frequentei ainda o SU – sala de partos e admissões. No final do estágio apresentei um trabalho com o tema “Anemias na gravidez”.

(5)

Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental decorreu de 13 de Outubro a 7 de Novembro de 2014. Os dois primeiros dias decorreram na faculdade onde o Professor Doutor Miguel Xavier, regente da UC, apresentou, sob forma de seminários, 4 casos clínicos sobre: Síndrome de abstinência de opiáceos, Perturbação de pânico, Tentativa de suicídio e Heteroagressividade. Estes permitiram exemplificar formas de actuação perante patologia psiquiátrica/alteração do estado mental.

Durante o restante período frequentei o serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (HFF) um dia por semana e nos restantes acompanhava a Dr.ª Berta Ferreira na consulta comunitária da UCSP na Damaia. Tive oportunidade de assistir a primeiras consultas e a consultas de seguimento. Tendo sido importante para perceber a grande influência da doença mental na qualidade de vida dos doentes. Frequentei a urgência de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca na qual destaco os seguintes diagnósticos observados: Perturbação Depressiva Major Descompensada e episódio maníaco no contexto de Doença Bipolar. Durante três dias tive a oportunidade acompanhar a equipa médica nas visitas domiciliárias.

Assisti a duas sessões clínicas com os temas: “Limitações funcionais e qualidade de vida na Esquizofrenia e outras perturbações psicóticas” e “A Religião- perspectiva da Antropologia e relevância para a Psiquiatria”.

Apresentei um seminário com o tema “Relação Médico-Doente” no HFF e realizei uma história clínica.

Medicina Geral e Familiar

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu na UCSP do Campo de Besteiros, Tondela, de 10 de Novembro a 5 de

(6)

Dezembro de 2014. Acompanhei as actividades desempenhadas pela minha tutora, a Dr.ª Ana Marques, que espelharam a amplitude de intervenções possíveis do Médico de Família: Consultas de Saúde dos Adultos, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde Infantil. Tive oportunidade de realizar diversos procedimentos médicos e de enfermagem, nomeadamente colpocitologias, injecções subcutâneas e intramusculares, bem como colocação de Implanon NXT®. Em alguns momentos, supervisionado, fiz o seguimento das consultas referidas, recolhendo os motivos de consulta, os problemas activos e passivos, fazendo o exame objectivo, propondo métodos auxiliares de diagnóstico (MAD) ou terapêuticos. Realizei uma “Análise de Situação” sobre dois temas distintos, rastreio do cancro colo-rectal e avaliação do perfil lipídico, de acordo com as normas de orientação actuais. Recolhi uma história clínica e relato familiar de um caso de Amigdalite Aguda. Pude familiarizar-me com o registo médico orientado para o paciente e com a ICPC-2. Identifiquei como problemas de saúde mais comuns a Hipertensão Arterial, a Diabetes tipo 2, a Dislipidémia e a Patologia Osteoarticular. Destacaria por fim a importância do médico em MGF integrar vastos e actualizados conhecimentos de praticamente todas as especialidades e a sua importância enquanto primeiro prestador de cuidados de saúde.

Pediatria

O estágio de Pediatria, sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital CUF Descobertas de 8 de Dezembro de 2014 a 16 de Janeiro de 2015. Dentro do Serviço de Pediatria acompanhei a Dr.ª Sílvia Bacalhau, e tive a oportunidade de observar e participar nas actividades realizadas, sempre supervisionado. Na enfermaria deste serviço tive contacto com diversas patologias, como Bronquiolite Aguda, Gastroenterite Aguda e Amigdalite Aguda. Acompanhei também a minha tutora na consulta externa e no SU. Neste último contactei com as patologias que mais frequentemente levaram as crianças a este serviço. Tive ainda oportunidade de assistir às consultas de Cirurgia Pediátrica do Dr. João Goulão e Ortopedia

(7)

Infantil da Dr.ª Monika Thüssing. Também integrei durante três dias a Unidade de Neonatologia acompanhando a Dr.ª Ana Rodrigues, onde me foi permitido observar e realizar exame objectivo ao recém-nascido, realização do teste do pézinho e administração das primeiras vacinas. Também tive oportunidade de observar uma icterícia fisiológica, manchas mongólicas e hemangiomas.

Todos os dias de manhã havia uma breve reunião da equipa médica no Serviço de Urgência onde eram transmitidas as ocorrências e novas admissões durante o período da tarde e noite. Assisti também às seguintes sessões clínicas que decorriam todas as quintas-feiras: “Dermatite de Contacto” e “Sistema Nervoso: Lesão Central vs Lesão Periférica”. Apresentei um seminário com o tema “Amigdalite Aguda” e assisti à apresentação dos meus colegas com o tema “Doenças Exantemáticas”. Destaco também uma aula de Cardiologia Pediátrica leccionada pelo Dr. António Macedo subordinada ao título “Semiologia Clínica Cardiologia Pediátrica”.

Cirurgia

O estágio de Cirurgia, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), de 26 de Janeiro a 20 de Março de 2015. Estive inserido no serviço de Cirurgia deste Hospital, acompanhando a Dr.ª Susana Ourô nas várias valências deste serviço: Consulta externa, Bloco operatório, Enfermaria e Serviço de Urgência (SU).

Na primeira semana de estágio foram leccionadas diversas sessões teóricas, no auditório do HBA, directamente relacionadas com este estágio.

Na consulta externa fiz o exame objectivo, discuti hipóteses de diagnóstico e apresentei propostas de exames complementares. No bloco operatório pude observar e participar em várias cirurgias por laparotomia e por laparoscopia. Acompanhei igualmente o pré e pós-operatório. Na enfermaria fiz o seguimento, de uma forma supervisionada, de alguns dos doentes internados. Elaborei notas de entrada, diários e notas de alta, sendo que os principais

(8)

diagnósticos eram: Hérnias da Parede Abdominal, Doença Inflamatória Intestinal e Neoplasia Colo-rectal. Estive ainda presente nas reuniões multidisciplinares de Doença Inflamatória Intestinal às quartas-feiras, e nas reuniões do serviço de Cirurgia Geral, às sextas-feiras de manhã. No Mini-Congresso, realizado no último dia de estágio, apresentei um caso clínico com o título “A Massa Implacável”.

Durante o período de estágio fui convidado pela minha tutora a participar num projecto de investigação clínica que estava a começar a desenvolver, que pretende estudar o impacto na qualidade de vida dos doentes operados pela sua equipa de Cirurgia Colo-Rectal. É um projecto de início recente, em que as várias fases do mesmo continuarão a ser desenvolvidas com a minha colaboração durante os próximos tempos.

Como parte integrante do estágio parcelar de Cirurgia, realizei um estágio de 2 semanas no serviço de Gastroenterologia, durante o qual acompanhei a Drª. Rosa Ferreira e durante uma semana integrei a equipa do SU onde foi possível diagnosticar diversas patologias cirúrgicas, onde destaco pela raridade uma pancreatite enfisematosa.

Medicina

O estágio de Medicina, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, decorreu na Hospital Curry Cabral, Serviço Medicina 2, de 23 de Março a 22 de Maio de 2015. Neste estágio estive sob a tutoria da Dr.ª Cláudia Mihon. As actividades realizadas consistiram sobretudo na observação dos doentes internados, colhendo a anamnese e realizando o exame objectivo, consultando quando adequado outras especialidades, a equipa de enfermagem, fisioterapia e o serviço social. A evolução e o seguimento de todos os doentes eram posteriormente discutidos em equipa. Neste contexto realizei notas de alta dos doentes por mim observados. Proporcionou-se também a ocasião de contactar com os familiares dos doentes, de modo a colher dados adicionais da anamnese, comunicar intercorrências do

(9)

internamento, e por vezes ajustar as expectativas prognósticas. Considero também importante a minha partilha de conhecimentos com os alunos do 3º ano, algo que faço com muito gosto, onde tanto eu como eles acabamos por beneficiar. A cada quinta-feira participei na visita clínica do serviço. Frequentei o SU do Hospital de São José. Assisti a diversas sessões clínicas: “Fibrilhação Auricular”, “Avaliação e prevenção de quedas”, “Amiloidose, uma doença sistémica”, “Actualização de terapêuticas broncodilatadoras”, “Síndrome Serotoninérgico”. Apresentei também um trabalho com o tema “Insuficiência Cardíaca”.

Destaco, por fim, que os três motivos de internamento mais frequentes foram: Insuficiência Cardíaca Descompensada, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica agudizada e AVC Isquémico.

Unidade Curricular – Estágio Opcional

A UC Opcional que seleccionei consistiu na realização de um Estágio Clínico no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, sob orientação da Dr.ª Maria da Paz Carvalho, com a duração de 2 semanas, durante o período de 25 de Maio a 5 de Junho de 2015.

Neste contexto estive integrado nas várias actividades do Serviço, desde as consultas externas, enfermaria, reuniões familiares, estudos urodinâmicos e sessões formativas.

Reflexão Crítica Final

Tendo em conta o desempenho nas actividades acima descritas e os objectivos por mim propostos, resultantes dos inerentes a cada UC, considero que cumpri maioritariamente as minhas expectativas. Em todos os locais de estágio integrei-me nas equipas onde estive inserido, tanto nas enfermarias como nos serviços de urgência, propondo-me a acompanhar e desempenhar as actividades, com autonomia supervisionada, que se adequassem e

(10)

potenciassem as minhas capacidades e competências. Como tal foi uma oportunidade de consolidar os conceitos teóricos adquiridos nos anos anteriores mas com uma abordagem mais prática, algo que é deveras mais estimulante e motivador.

Todos os estágios foram momentos de desenvolvimento/aperfeiçoamento do meu raciocínio diagnóstico, através da colheita de anamneses e a sua discussão com os meus tutores, ou através do acompanhamento de doentes internados assistindo e participando na marcha diagnóstica e terapêutica, ou mesmo assistindo a consultas de primeira vez ou de seguimento. Destacaria o estágio de Cirurgia Geral como aquele com o qual mais me identifiquei, pois estou a ponderar escolher uma especialidade com componente cirúrgica e como tal serviu para comprovar esse meu fascínio pelo bloco operatório e pela patologia cirúrgica. Destacaria também o estágio de Ginecologia e Obstetrícia como uma boa “surpresa” onde tive oportunidade de observar diversas valências da especialidade, como a oncológica, e onde me foi concedida muita autonomia, tanto nas consultas como no bloco operatório, enquanto 2º ajudante.

Durante todo o meu percurso formativo/académico, tentei aliar a aquisição de conhecimentos técnico-científicos consolidados com uma dimensão sócio-humanística, procurando uma abordagem multidisciplinar dos doentes, olhando-o como um todo e de uma forma empática.

Concluo agradecendo aos tutores que me acompanharam este ano, pelas oportunidades formativas que me proporcionaram, mas também a todos os formadores que estiveram presentes durante o meu trajecto académico.

“É preferível saber que tipo de pessoa tem uma doença, do que tipo de doença tem uma pessoa” Hipócrates.

(11)

Anexos

Declaração do exercício de funções como monitor voluntário da Unidade Curricular de Anatomia, Anatomia Regional, Fundamentos das Neurociências e colaboração na exposição Corporis Fabrica X e XI

(12)

Declaração de participação na investigação científica "Clusters de sintomas em doentes oncológicos"

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

Certificado de participação no simpósio "Pelvic Hapiness for Pelvic Cancer Patientes- Function Preservation by Treatment Precision"

(18)

Certificado de participação no 4º Curso de Abordagem do Doente Urgente: Principais urgências

(19)

Certificado de participação no 4º Curso de Abordagem do Doente Urgente: Procedimentos no doente urgente

(20)

Certificado de participação nas 27.as Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas

(21)

Certificado de participação nas 1.as Jornadas de Pneumonologia - Interface com

Referências

Documentos relacionados

CONSELLERÍA DA PRESIDENCIA, ADMINISTRACIÓNS PÚBLICAS E XUSTIZA. Decreto __/____, de __________, polo que se crea e regula o rexistro profesional de socorrismo en

Linda potra de pelagem castanha pampa, tirada na cabeceira do Haras Quelé especialmente para este leilão, filha do Campeão Nacional Triunfo do Porto Palmeira em Imperatriz do

However, when we analyse the same plot for the data after the financial crisis we see that in- stead of a positive relation we have a slightly negative relation between the number

“..Titulo I com as obrigações do director, Professores, Mestres das officinas e mais empregados do Instituto...”, O director Interino , José Vitorino

Por outro lado, este estudo pretende servir de base à elaboração de uma ferramenta de auto-avaliação para o Município de Campo Maior, que lhe permitirá delinear e

Na teologia patrística temos uma noção difusa de sacramentalidade que é con- firmada também pelos documentos litúrgicos, os quais testemunham como a lex orandi transmitiu a mesma

However, although depletion of cpb in the vg-expressing domain is wider (Fig. 5 A) than cpb mutant cells induced in discrete patches, a large number of proximal wing blade cells

Qualquer perda por redução ao valor recuperável sobre um grupo de ativos mantidos para venda é inicialmente alocada ao ágio e, então, para os ativos e