• Nenhum resultado encontrado

Inovação e empreendedorismo: elementos fundamentais para inclusão e acessibilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inovação e empreendedorismo: elementos fundamentais para inclusão e acessibilidade"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Monitoramento de notícias da Unisul Dia 21 de novembro de 2018

Site

Veículo: Notisul Data: 21/11/2018 Link: https://notisul.com.br/agencia-de-inovacao-e-empreendedorismo-da-unisul- agetec/141039/inovacao-e-empreendedorismo-elementos-fundamentais-para-inclusao-e-acessibilidade

Inovação e empreendedorismo: elementos

fundamentais para inclusão e acessibilidade

Professora Luciana Flôr Corrêa Felipe

Um tema cada vez mais comentado e discutido no Brasil, atualmente, é a questão da inclusão e da acessibilidade de pessoas com deficiência.

Acessibilidade, segundo a legislação brasileira, é a “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida” (Brasil, Decreto nº 5.296/2004). Já a inclusão, está associada a integração de todas as pessoas, sem exceção, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. No âmbito escolar está relacionada mais comumente, à inclusão educacional de pessoas com deficiência.

Neste sentido, a Constituição Federal de 1988 dispõe que é necessário “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º, inciso IV). Outros artigos da Carta Magna, ainda legislam que a educação é um direito de todos, assim como a igualdade de oportunidades de acesso e permanência no ensino regular. Da mesma forma, a Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional estabelece e reforça direitos dessa natureza, assim como a Política Nacional de Educação Especial de 2008, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão), em vigor desde 2016, que garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde, além de estabelecer punições para atitudes discriminatórias.

Contudo, para que esses direitos sejam plenamente assegurados - seja no ambiente escolar, familiar ou social - várias ações ainda são necessárias. Ações que vão desde a regulamentação da legislação até o desenvolvimento e otimização de produtos,

processos, ambientes, metodologias, etc. que favoreçam a inclusão e a acessibilidade. Neste sentido, é inegável a colaboração que a inovação e as tecnologias assistivas podem ter neste cenário. Este ramo de atividade - que tem um enorme potencial econômico no Brasil, haja vista que atualmente cerca de 45 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de deficiência - tem faturado, segundo dados da Associação

(2)

Brasileira das Indústrias e Revendedoras de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência, mais de cinco bilhões de reais ao ano, com um crescimento anual entre 15 e 20%.

Portanto, é oportuno e positivo que o poder público, as universidades e outros organismos da própria sociedade civil, estimulem a geração de ideias, projetos, iniciativas e startups relacionadas a inclusão e a acessibilidade. Esta combinação é muito promissora, pois além de promover o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, também favorecerá o desenvolvimento humano e social.

Como tenho dito recorrentemente, para empreender e inovar é necessário ampliar o olhar e a sensibilidade!

Você sabia?

A Unisul, por meio de seu Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA), busca promover condições igualitárias de acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão para os estudantes com deficiência sensorial, física, dificuldade de aprendizagem e com necessidades educacionais específicas. O objetivo é atender os princípios da educação para todos, oferecendo facilidades para pessoas com deficiência inseridas no mundo acadêmico. O Programa que teve início na Unisul em 2002 foi institucionalizado oficialmente em 2004, abrangendo atualmente os três campi da Unisul.

http://www.unisul.br/wps/portal/home/meus-servicos/sou-aluno/programas-institucionais/programa-promocao-da-acessibilidade.

Fique Atento!

O Portal Unisul dispõe de várias facilidades para as pessoas com deficiência acessar seus diversos conteúdos. Por meio de tecnologias assistivas, os usuários podem obter informações sobre os cursos, professores, unidades de aprendizagem, bolsas, descontos e outros vários serviços da universidade. http://www.unisul.br/wps/portal/home/sobre-o-portal/acessibilidade.

Veículo: Diário do Sul Data: 21/11/2018

Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37780/Ajustes-dao-resultados.html

Ajustes dão resultados

Depois de muita especulação e atrasos em salários, em outubro de 2017 foi confirmada a crise financeira da Unisul. De lá para cá, as contas da universidade chegaram a ser bloqueadas, para que fossem garantidos os salários dos funcionários. Na última semana, o DS trouxe, com exclusividade, que, após ajustes, a universidade estava pagando os salários de setembro, havia um cronograma para outubro e para o 13° salário, em uma demonstração de possível regularização no futuro.

Méritos

Após a matéria, surgiram críticas e dúvidas se a Unisul conseguiria realmente cumprir o anunciado. Ontem, a universidade pagou os salários referentes ao mês de outubro de

(3)

todos os funcionários, confirmando o que o DS havia publicado. A reitoria tem conseguido, com muito esforço e mérito, mudar, aos poucos, a situação tão delicada, resultado de administrações anteriores.

A voz na Alesc

O deputado eleito Felipe Estevão, futuro líder da bancada do PSL na Alesc, cumpriu extenso roteiro na região de Tubarão. Em um dos compromissos, foi recebido pelos dirigentes e associados da Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Amurel (Acomac). “A construção civil é setor vital, seja na indústria, no comércio, na geração de empregos para a nossa economia. Mas muitas vezes não há uma voz que a represente. Serei essa voz na Assembleia Legislativa e no governo do Estado, sempre em defesa do desenvolvimento”, adianta o deputado.

Anel viário

O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten, se reuniu com o presidente do Deinfra, Paulo Roberto França, na manhã de ontem, em Florianópolis. No encontro, foi tratado sobre o projeto do anel viário, que permanece em readequação. “Também solicitamos um termo de cooperação para ser realizado entre o Estado e o município, para que Braço do Norte fique responsável pela manutenção do trevo e também pelos investimentos. Vem mais novidade por aí”, comentou.

Canto da Vila

Depois de muita conversa com a direção da SCPar Porto de Imbituba, o prefeito da cidade, Rosenvaldo Júnior, recebeu a resposta que era muito aguardada. A

administração portuária aceitou ceder ao município, de forma definitiva, a área do Canto da Praia da Vila. No local, existe a intenção de realização de melhorias na trilha do Farol, com a revitalização de todo o espaço, além da criação, junto à Associação de Surfe de Imbituba, de um Centro Técnico de Surfe.

Homenagem

A pedagoga e ex-secretária de Educação de Imbituba Selma Elias Westphal foi indicada pela deputada Ada de Luca (MDB) para receber a Comenda do Legislativo Catarinense. A cerimônia ocorreu na segunda-

feira. Selma foi a única representante de toda a região a ser homenageada. A maior honraria concedida pela Alesc reconhece personalidades e organizações que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado.

Recessos

O governo de Santa Catarina não terá interrupção das atividades no fim do ano para a manutenção da agilidade na transição governamental. O decreto editado pelo

governador Eduardo Pinho Moreira prevê ponto facultativo apenas na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, e na véspera de Ano Novo, no dia 31.

(4)

Veículo: Diário do Sul Data: 21/11/2018

Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37775/Chuva-acida:-monitoramento-e-solicitado-na-Camara.html

Chuva ácida: monitoramento é solicitado na Câmara

O vereador de Tubarão José Luiz Tancredo usou a última sessão da Câmara para pedir ao Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informações sobre a

viabilidade de ser implantada na cidade uma estação de monitoramento da qualidade da água da chuva. O pedido veio após a publicação da matéria sobre a presença de chuva ácida em Tubarão e região, veiculada na última semana, com exclusividade, pelo DS. Segundo o vereador, a matéria do DS sobre o assunto trouxe à tona, mais uma vez, uma situação preocupante registrada num passado não muito distante.

“Sabemos de estudos de 2008 e 2009 que revelam que Tubarão já registou a presença da chamada chuva ácida. Por muito tempo, esse assunto ficou adormecido. Temos que voltar a destacar o tema, até para manter a saúde da população e do meio ambiente na cidade”, relata Tancredo.

Durante a sessão, o edil também falou sobre o monitoramento da qualidade do ar, feito atualmente pela Engie. Citou que a região, além da usina termelétrica, conta também com um número grande de veículos e com outras empresas geradoras de poluição, como as olarias.

“É importante que possamos encontrar alternativas para fazer esse monitoramento da água da chuva de forma isenta, ou pelo governo estadual, e até mesmo municipal. É preciso ter um contraponto para poder acompanhar como anda a qualidade do ar e da chuva em Tubarão e região”, pontua.

(5)

José Luiz Tancredo, que já foi secretário de Defesa Civil de Tubarão, também enfatizou os problemas gerados pela presença de chuva ácida. “É comprovado que essa

precipitação libera metais tóxicos que podem alcançar rios - sempre utilizados pelo homem -, causando sérios problemas de saúde. A ingestão de água potável acidificada, por longos períodos, pode causar as doenças de Parkinson e de Alzheimer”, afirma.

Matéria destacou estudos que apontam a presença de chuva ácida em Tubarão A edição da última quarta-feira do DS destacou os diferentes estudos realizados nos últimos 20 anos que mostraram que a região de Tubarão é propícia para a ocorrência de chuva ácida. As precipitações com um número abaixo do pH considerado ideal e

inofensivo podem provocar danos à natureza e à saúde. Atualmente, a cidade não conta com nenhum tipo de aferição da qualidade da chuva.

A matéria trouxe como exemplo três pesquisas que comprovaram a acidez da

precipitação que caiu em Tubarão e região entre os anos de 1990 e 1992, 2006, 2008 e 2010. As águas de chuva apresentaram, na maioria dos casos registrados, valores de pH inferiores a 5,65, indicando características de chuvas ácidas. Entre os municípios pesquisados, Tubarão foi a região em que foram encontradas as maiores concentrações de metais pesados.

Representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fundação de Meio Ambiente (Fatma) no Estado, afirmaram que Tubarão não conta hoje com a aferição da qualidade da chuva, apenas da qualidade do ar. E esse estudo é feito diretamente pela Engie Tractebel Energia – considerada a maior geradora privada de energia do Brasil – e em uma estação de monitoramento operada pela Unisul. Segundo o gerente de Meio Ambiente da Engie, José Lourival Magri, a empresa possui três estações de monitoramento da qualidade do ar na região de influência do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, localizadas nos bairros Vila Moema e São Martinho, em Tubarão, e no Centro de Capivari de Baixo.

Ainda de acordo com o gerente de Meio Ambiente, o histórico dos parâmetros

monitorados, tanto por meio das estações da Engie quanto pela nova estação da Unisul, mostra que a qualidade do ar na região encontra-se dentro dos padrões estabelecidos na Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

(6)

Veículo: Diário do Sul Data: 21/11/2018

Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/37774/Universidade-deposita-pagamento-de-outubro.html

Universidade deposita pagamento de outubro

A assessoria de imprensa da Unisul confirmou que ontem todos os colaboradores da instituição receberam os salários referentes ao mês de outubro. O pagamento segue o cronograma idealizado pela universidade, mas que foi rejeitado em assembleia realizada pelo Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Tubarão (Sinpaaet).

De acordo com a assessoria, a Unisul também vai cumprir com a primeira parcela do 13º, prevista para ser efetuada até o dia 30 deste mês. “Com isso, a universidade coloca em dia os salários de outubro. Estamos cumprindo o cronograma. Tudo está sendo feito com responsabilidade e transparência”, explicou a assessoria de imprensa.

Ainda segundo a universidade, um novo cronograma será liberado nas próximas semanas, detalhando as datas dos pagamentos dos salários de novembro, dezembro e também do restante do 13º salário.

O presidente do Sinpaaet, Agostinho Schneiders, disse por telefone que a preocupação com a situação financeira da Unisul e, consequentemente, com a dos colaboradores, continua. “Agora, estamos aguardando o cronograma dos pagamentos futuros. Numa reunião com representantes da reitoria, já adiantaram que os salários devem continuar caindo mais para o fim do mês. Mas a gente pede para que o pagamento respeite a data do quinto dia útil”, disse Agostinho.

O representante do Sinpaaet também disse que o pagamento de outubro chegou um dia após o sindicato entrar com um novo pedido de bloqueio de contas da universidade, por conta do atraso dos salários. “A universidade ainda tem débitos com um grupo

considerável de professores, referente ao mês junho do ano passado, e um grupo menor de educadores, referente ao mês de outubro de 2017”, contou Agostinho.

(7)

A Unisul informou que a entidade continuará tentando realizar todos os pagamentos da melhor forma, e que tem ciência dos débitos existentes.

DIFICULDADE FINANCEIRA

A situação financeira da Universidade do Sul de Santa Catarina vem sendo debatida com mais atenção nos últimos dois anos. O assunto ganhou destaque também no poder Legislativo e Executivo em Tubarão. Em entrevistas realizadas pelo DS nos últimos meses, representantes da Unisul informaram que a crise da universidade se passa num momento em que o país também enfrenta dificuldades econômicas. O reitor, Mauri Luiz Heerdt, garantiu, em entrevista realizada no ano passado, que a crise é reversível.

Veículo: Laguna Ambiental Data: 20/11/2018

Link: http://lagunambiental.com.br/unisul-lanca-jogo-educacional-on-line-para-adolescentes-sobre-questoes-ambientais-da-regiao/

Unisul lança jogo educacional on line para adolescentes

sobre questões ambientais da região

As cidades de Imaruí, Laguna, Tubarão, Pedras Grandes e Lauro Müller são cenários que fazem parte do jogo

A Unisul, em parceria com a Alcoa, lançará nesta sexta-feira (22), no Dia do Rio, o jogo educacional River Hero. O primeiro teste oficial foi realizado com estudantes da tribo indígena Guarani, na aldeia localizada em Imaruí. O jogo aborda os principais

problemas ambientais que ocorrem na bacia do Rio Tubarão e é voltado para adolescentes.

Segundo o professor da Unisul e coordenador do projeto, Rodrigo de Freitas, a

iniciativa surgiu em 2016, mas foi apenas em 2017 que o grupo começou a desenvolver o jogo. O projeto foi realizado por dois bolsistas do Curso de Ciências Biológicas da Unisul, um programador, um desenhista e pelos professores Rodrigo de Freitas e Maricelma Simiano Jung, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas. De acordo com a professora Maricelma, após o lançamento do jogo, ele estará disponível na plataforma online do sistema Android, de forma gratuita.

(8)

Além do lançamento do jogo, que acontecerá no salão nobre da Unisul, às 9h, também acontecerá um abraço simbólico do rio Tubarão.

O jogo

O game começa contando a história de um jovem índio guerreiro que recebe a visita do espírito do índio Tubá-warô (que originou o nome da cidade de Tubarão). Tubá-warô avisa dos perigos ambientais que a região está passando e pede o auxílio do jovem guerreiro. O primeiro cenário se passa na cidade de Imaruí, onde o personagem

principal recebe uma missão: fazer a pesca respeitando a época de defeso dos animais. Depois ele segue até Laguna, no Molhes da Barra, e precisa salvar os botos das redes de pesca. Após completada esta missão, ele se dirige para Tubarão. A missão na Cidade Azul é coletar os lixos da beira-rio e fazer a coleta seletiva. Depois, segue até Pedras Grandes e o jovem guerreiro precisa remover os bancos de areis das margens do rio e recompor a mata ciliar através do plantio de sementes. A última etapa do jogo é na nascente do Rio Tubarão, em Lauro Müller. O jogador recebe uma pontuação de acordo com o andamento das missões. Caso cometa algum erro, ele terá que voltar e refazer a missão do início. A ideia é trabalhar a sensibilização ambiental com os adolescentes. Representação cultural

Para realizar a criação dos personagens, uma extensa pesquisa foi realizada com uma tribo Guarani que vive em Imaruí. Segundo o professor Rodrigo de Freitas, a tribo teve papel essencial para a elaboração do jogo. “Eles nos ajudaram com o vestuário do personagem, nos mostrando as características que representam a tribo. Quisemos deixar o guerreiro com uma aparência bem fiel ao que nos foi apresentado por eles, e no final, conseguimos”, revela.

Veículo: Cinema Unisul Data: 20/11/2018

Link: http://cinemaunisul.blogspot.com/2018/11/cinema-unisul-informa-prazo-de_20.html

CINEMA UNISUL Informa: Prazo de inscrição para o

FITINHA CREPE DE OURO 2018 se encerra amanhã,

21/11

Olá Estudantes do Curso de Cinema UNISUL.

Amanhã, 21/11, é o último prazo para inscrição dos filmes realizados nas Unidades de Aprendizagem oferecidas no Segundo Semestre de 2018 na Mostra Competitiva Fitinha Crepe de Ouro 2018.

(9)

O Fitinha Crepe de Ouro consiste na premiação de trabalhos acadêmicos realizados, da 1ª à 7ª fase, no ano letivo de 2018, desde que tenham sido produzidos dentro de uma Unidade de Aprendizagem.

Nessa edição 2018, as inscrições serão divididas em duas etapas. Para as Unidades de Aprendizagem oferecidas no primeiro semestre de 2018, o prazo de inscrições foram até 16/11. Para as Unidades de Aprendizagem oferecidas no segundo semestre de 2018, o prazo de inscrições encerra-se em 21/11. Os interessados devem efetuar inscrição pelo e-mail apoiologistico@gmail.com, indicando no campo assunto INSCRIÇÃO FITINHA CREPE DE OURO 2018. No corpo do e-mail, devem obrigatoriamente constar:

Nome do aluno (no caso de trabalhos em grupo, deve-se eleger um representante para efetuar a inscrição e indicar, nesse campo, todos os integrantes do grupo) Nome do filme / trabalho audiovisual

Duração Categoria

Nome da Unidade de Aprendizagem Nome da (o) Professora (o)

Semestre de realização

Link do upload do filme / trabalho audiovisual no YouTube (qualidade HD) Senha

As categorias de premiação estão associadas às Unidades de Aprendizagem do curso, divididas conforme a seguinte tabela:

CATEGORIAS UNIDADES DE APRENDIZAGEM /

DISCIPLINAS SEMESTRE

Estudos de Cinema

Cinemas Mundiais 1º / 2018

Análise Fílmica e Crítica do Filme e da

Cultura 2º / 2018

Questões Contemporâneas das Artes 2º / 2018 Direção de

Fotografia

Dramaturgia da Imagem 1º / 2018

Produção em Fotografia Cinematográfica 1º / 2018

Iluminação 2º / 2018

Som

Recursos Sonoros para a Criação em

Audiovisual 1º / 2018

Som no Cinema 2º / 2018

Desenho de Som 2º / 2018

Fazendo Filmes Fazendo Filmes 1º / 2018

Produção

Editais em Cinema e Audiovisual 1º / 2018 Gerenciamento da Produção Cinematográfica

e Audiovisual 2º / 2018

Produção Executiva 2º / 2018

Montagem

Montagem Narrativa e Construção de Sentido 1º / 2018 Princípios e Procedimentos para a Montagem

Cinematográfica 2º / 2018

Desenho de Edição 2º / 2018

(10)

Os Sujeitos no Documentário 1º / 2018 Pesquisa para o Documentário* 1º / 2018

Políticas no Documentário 1º / 2018

Pesquisa para o Documentário** 2º / 2018 Direção de Arte Direção de Arte e Identidade Artística 1º / 2018 Projeto em Direção de Arte 2º / 2018 Roteiro

Construção de Roteiros 1º / 2018

Estruturas Narrativas e Dramáticas 1º / 2018 Recursos Narrativos em Cinema e TV 2º / 2018

Televisão

Documentário para TV 1º / 2018

Formação para a Pesquisa e para a Produção

em Televisão 1º / 2018

Narrativas Seriadas e a Cultura

Industrializada 1º / 2018 Seriados e Minisséries 1º / 2018 Telenovelas 1º / 2018 Preparação de Elenco Criação de Personagens 2º / 2018

Preparação de Elenco para a Produção

Cinematográfica e Audiovisual 2º / 2018 Após o período de inscrição de cada etapa, deverão ser entregues pessoalmente, no Apoio Logístico, os arquivos digitais com os trabalhos audiovisuais. Para as Unidades de Aprendizagem do primeiro semestre de 2018, os arquivos deverão ser entregues nos dias 19/11, 20/11 e 21/11. Para as Unidades de Aprendizagem do segundo semestre de 2018, os arquivos deverão ser entregues no dia 26/11.

Estarão automaticamente desclassificados os trabalhos inscritos cujas informações estejam incompletas em relação às exigências acima apresentadas, inscrições feitas fora do período estipulado, respeitando a divisão por semestres, bem como a não entrega dos arquivos no Apoio Logístico.

Participem e incentivem a participação de colegas! Não percam a oportunidade de ver seus trabalhos exibidos na tela grande do Cinema do CIC!!

Veículo: APRASC – Associação de Praça do Estado de Santa Catarina Data: 20/11/2018

Link: http://www.aprasc.org.br/posts_exibe.php?id_post=34054&categoria=1

Poemas de praça lagunense na obra da Academia de

Letras

Filho do repentista e cantador dos cânticos da Bandeira do Divino Espírito Santo , José Emídio Rodrigues, o poeta praça Flávio Rodrigues integra a primeira coletânea da seccional de Laguna da Academia Brasileira de Letras de Santa Catarina. A obra Mentes de Vários Tons, que será lançada neste sábado, 24 de novembro, no Ravena Cassino Hotel, reúne poesias, contos, crônicas e pensamentos literários de membros da ABL Laguna.

(11)

Com mais de 200 poesias registradas na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro desde 2005, Rodrigues nasceu em maio de 1968 e ingressou na Polícia Militar em 1991, onde atualmente é 3º Sargento, lotado no 28º Batalhão da Polícia Militar – BPM. “Poesia é alimento para alma, principalmente para quem exerce uma profissão como a nossa”, afirma.

O lançamento de suas poesias nesta obra que reúne autores da Academia lagunense é, para ele, “a realização de um sonho acalentado há anos”. Rodrigues foi diplomado na Academia de Letras de Laguna, onde ocupa a cadeira de número seis, em setembro do ano passado.

A trajetória

Começou a escrever poesias com 14 anos e em 1990 participou do seu primeiro evento literário, onde foi premiado com a poesia Naturaleza, na Semana Cultural de Laguna. Seis anos depois, o mesmo poema foi agraciado no concurso literário “Seu Poema Vale Um Tanto”, promovido pela Unisul. Fez parte do Grupo de Escritores de Blumenau, em 1991, onde teve efetiva participação no Projeto Viva.

Em 1997, com a poesia Majestosa Laguna, Rodrigues foi premiado em mais uma Semana Cultural de Laguna. Em 2001, passou a integrar o Grupo de Escritores de Laguna, participando da Exposição de Escritores e Chargistas de Laguna, na Semana Cultural no mesmo ano, até se afastar. Foi integrante do Coral Santo Antônio dos Anjos e do Coral Nossa Senhora dos Navegantes, ambos de Laguna. Teve participação em outros eventos literários, como o 4º Concurso Nacional do Instituto da Poesia

Internacional de Porto Alegre (Menção Honrosa), em 1991, e a 15ª Edição do Concurso de Poesia Helena Kolody, do estado do Paraná, em 2005.

O sargento Flávio Rodrigues é casado com Cristine Cravo da Silva Rodrigues e pai de dois filhos, Mateus e Sara. Formou-se em Administração pela Unisul, em 2000, e é pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

O quê: Lançamento do livro Mentes de Vários Tons

Onde: Salão de Eventos do Ravena Cassino Hotel, Praia do Mar Grosso, Laguna Data: 24/11/2018

Hora: 20:00H

Veículo: Fundação Cultura de Curitiba Data: 21/11/2018

Link: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/cinemateca-recebe-2-edicao-de-festival-de-cinema-universitario/

Cinemateca recebe 2ª edição de Festival de Cinema

Universitário

Desta quarta-feira (21/11) a domingo (25/11), a Cinemateca de Curitiba recebe a 2ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro. Com uma programação

(12)

plural e composto por quatro mostras: Estação Retrospectiva, Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Vagão Duplo, serão exibidos 62 curta-metragens de diversas regiões do Brasil, ante os 47 vídeos da edição anterior.

O evento vai contar ainda com várias atividades como oficinas, debates e laboratório de projetos de curtas-metragens, este premiará o melhor projeto com aluguel de

equipamentos de câmera. Toda a programação é gratuita.

Na Mostra Competitiva serão exibidos 23 filmes, todos curtas disputam o troféu Passagem. Já a Mostra Panorama é composta por 35 títulos. Promovendo uma conexão com o cinema brasileiro, na Mostra Estação Retrospectiva, será exibido, em cópia 35mm, o clássico “República dos Assassinos”, de Miguel Faria Jr.

A novidade deste ano é a Mostra Vagão Duplo, que exibirá 3 filmes – médias e longas – produzidos no contexto universitário, um dos temas de debate deste ano.

Ao todo, o festival recebeu inscrição de 614 filmes de todo o Brasil, com exceção dos estados do Acre, Roraima e Rondônia. O evento vai contar com a presença de

realizadores de vários estados, como Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, o próprio Paraná. O Festival do Cinema Universitário Brasileiro tem o incentivo da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural.

___________________________________________________ Serviço:

2ª Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro

Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 Data: 21 a 25 de novembro

Ingresso gratuito

Maiores informações e programação completa disponível em: www.metrouniversitario.com.br

___________________________________________________ Confira a programação completa:

Quarta-feira, 21 de novembro

16h30 – MOSTRA PANORAMA 01 – 105’ - Frame Fatal (Goiânia/GO), de Thiago Rabelo 2017 | 21’ | UEG/Cinema

-Sinucada (Brasília/DF), de Rafael Stadniki 2018 | 16’ | UNB/Comunicação Social

-Universos (São Paulo/SP), de Henrique Antonio

2017 | 20’ | ETEC JRM/Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

-Primavera de Fernanda (Curitiba/PR), de Débora Zanatta e Estevan de la Fuente 2018 | 19’ | Unespar/Cinema

-Ricochete (Cachoeira/BA), de Maria Clara Arbex 2018 | 8’ | UFRB/Cinema

(13)

-Um Traço Teu (Rio de Janeiro/RJ), de Dani Nigri 2018 | 16’ | Darcy Ribeiro/Cinema

-Sombras da Guerra (Curitiba/PR), de Carlos Hachmann 2018 | 5’ | Unicuritiba/Design de Animação

19h – SESSÃO DE ABERTURA – ESTAÇÃO RETROSPECTIVA – 100’ - República dos Assassinos, de Miguel Faria Jr.

100' – 1979 – **exibição em 35mm**

Sinopse: “República dos Assassinos” narra a eclosão de uma forma milicialesca de se fazer justiça. Policiais corruptos, bandidos idem, imprensa idem. Mateus Romeiro (Tarcísio Meira), Alcino (Vinícius Salvatori), Gringo (Milton Moraes), Erasmo (Paulo Villaça) e Lacerda (Ivan de Almeida) fazem parte do primeiro grupo. José Maria

Duarte, vulgo Eloína (Anselmo Vasconcellos), travesti e diva, amasiado com o puxador de carros Carlinhos (Tonico Pereira), fazem parte do segundo. No entorno, a imprensa sensacionalista, a figura do Dr. Gilberto Martins (José Lewgoy), proprietário do jornal “O Diário Carioca” – fonte permanente dos factóides plantados para mitificação dos policiais –, pai da cocota Regina Martins (Sílvia Bandeira). Por sua vez, ao lado do psicopata-mor Mateus Romeiro, estava Marlene Santos Graça (Sandra Bréa), atriz de cinema, cantora de night-clubs.

Quinta-feira, 22 de novembro 14h30 – VAGÃO DUPLO 01 – 117’

- Estrangeiro (João Pessoa/PB), de Edson Lemos Akatoy 2018 – 117' – UFPB/Cinema e Audiovisual

Sinopse: Elisabete viveu sua infância com seus pais na paradisíaca praia de Tabatinga, no nordeste do Brasil. Distante do contato com outras crianças, tinha em Daniela sua única amiga. Devido a um misterioso trauma, Elisabete abandona o seu lar e nunca mais permanece em um só lugar. Aos trinta anos, não se sente confortável em sua própria pele, é uma estrangeira em seu mundo.

17h – MOSTRA PANORAMA 02 – 101’

- Foggy (Curitiba/PR), de Bianca Ono e Fred Hiro 2018 | 17’ | Unespar/Cinema

- Materializações Luminosas (Santa Maria de Jetibá/ES), de Victor Neves 2017 | 17’ | UFES/Cinema

- Sam (Rio de Janeiro/RJ), de Julia Souza e Miguel Moura 2017 | 8’ | Senai Cetiqt/Design

- Astro Negro (Londrina/PR), de Gustavo Nakao 2018 | 15’ | UEL/Jornalismo

- Um Jardim Singular (Rio de Janeiro/RJ), de Mônica Klemz 2017 | 15’ | UNESA/Cinema

- Palmyra: the invented city (Campinas/SP), de Cauê Nunes 2018 | 10’ | Unicamp/Ciências Sociais

- Caburé (Foz do Iguaçu/PR), de Luiz Todeschini 2017 | 19’ | UNILA/Cinema

(14)

19h30 – COMPETITIVA 01 – 98’

- Fataurex (Fortaleza/CE), de Cleyton Xavier 2017 | 8’ | UFF/Cinema

- Simbiótica (Fortaleza/CE), de Gabriel Marques e Letícia Medina 2017 | 11’ | UFC/Cinema

- Super Estrela Prateada (Belo Horizonte/MG), de Leonardo Branco 2018 | 28’ | UNA/Cinema

- Copiloto (Curitiba/PR), de Andrei Bueno Carvalho 2017 | 17’ | Unespar/Cinema

- Neblina (São Paulo/SP), de Thaís Orchi Abdala 2017 | 15’ | FAAP/Cinema

- Virginia (Pelotas/RS), de Analu Favretto 2017 | 19’ | UFPEL/Cinema

Sexta-feira, 23 de novembro

14h30 – MOSTRA PANORAMA 03 – 90’

-O Filme Morto (São Paulo/SP), de Marina Murad 2018 | 25’ | FAAP/Cinema

-Primavera (Porto Alegre/RS), de Caroline Abegg Karnas e Mariah Philippe 2017 | 12’ | PUCRS/Cinema

-A Olho Nu (Pelotas/RS), de Bruno Iligo 2018 | 3’ | UFPEL/Cinema de Animação

-A Casa Morta de Meus Avós (Lapa/PR), de Leandro Cordeiro 2017 | 6’ | Unisul/Cinema

-Contravenção (São Paulo/SP), de Glaucia Tiemi, Klaus Oti, Laura Barzotto e Lucas Pecoraro

2017 | 16’ | ECA-USP/Audiovisual

-Conselheiro Crispiniano (Guarulhos/SP), de Yudji Oliveira 2016 | 19’ | Anhembi Morumbi/Cinema

-Comissão de Obra Terrorista e a Mulher Selvagem Combatem o Fascismo à Espreita (Rio de Janeiro/RJ), de Bia Praça

2017 | 4’ | UFF/Cinema

-X-Tudo (Curitiba/PR), de Pedro Vilo, Gabriel Borges, Rodrigo Tomita, André F. Diniz, Maria Gabriela Goulart e Gabriela Ferreira

2018 | 5’ | Unespar/Cinema

17h – Mesa de Debate: A Outra Imagem 19h30 – COMPETITIVA 02 – 108’

-Magalhães (Campinas/SP), de Lucas Lazarini 2017 | 23’ | Unicamp/Midialogia

-Rolê no Centro (Pindamonhangaba/SP), de Clara Chroma 2018 | 14’ | UFF/Cinema

-Próxima Parada: Suíça (Vitória da Conquista/BA), de Kauan Oliveira 2017 | 10’ | UESB/Cinema

-Just Do It (Salvador/BA), de Indica Filmes 2017 | 6’ | FTC/Cinema

(15)

-Como Filmar Curtas em Festas (Florianópolis/SC), de Raffael Righez e Marianna Hofer Neris

2017 | 7’ | Unisul/Cinema

-A Imensidão Desse Lugar (Curitiba/PR), de Diones William 2017 | 17’ | Unespar/Cinema

-Carne Infinita (Rio de Janeiro/RJ), de Isadora Cavalcanti 2018 | 14’ | AIC/Cinema

-Ontologia da Corda Preta (Belo Horizonte/MG), de Daniel Ferreira, Davi Fuzari e Jéssica Marroques

2017 | 16’ | UNA/Cinema

-Tudo Bom? (Niterói/RJ), de Cleyton Xavier 2016 | 1’ | UFF/Cinema

Sábado, 24 de novembro 13h30 – Pitching – Metrô LAB

Apresentação aberta ao público dos projetos participantes do MetrôLab, laboratório de desenvolvimento de projetos de curtas universitários, realizado durante o período do festival no Sesc da Esquina.

15h00 – MOSTRA PANORAMA 04 – 102’

-A Casa de Ana (Rio de Janeiro/RJ), de Clara Ferrer e Marcella De Finis 2017 | 20’ | UFF/Cinema

-Cayo (Curitiba/PR), de Murillo Marchesi 2017 | 11’ | Unespar/Cinema

-Buba (Rio de Janeiro/RJ), de Nini Cartaxo 2018 | 12’ | AIC/Cinema

-Um Lugar ao Sul (Pelotas/RS), de Gianluca Cozza 2018 | 12’ | UFPEL/Cinema

-Megg – A Margem que Migra para o Centro (Curitiba/PR), de Larissa Nepomuceno e Eduardo Sanches

2017 | 15’ | Centro Europeu/Cinema

-Adrenalina (Juiz de Fora/MG), de Heron Alves 2018 | 3’ | UFJF/Cinema

-Sogrão (Rio de Janeiro/RJ), de Pedro Dias Lemos 2017 | 6’ | UFRJ/Rádio e Tv

-Kris Bronze (Goiânia/GO), de Larry Machado 2017 | 23’ | UEG/Cinema

17h15 – VAGÃO DUPLO 02 + MOSTRA PANORAMA 05 – 101’ -Fale com estranhos (Curitiba/PR), de Pedro Monte Kling

2018 | 45’ | Unespar/Cinema

-Sinapse da Ansiedade (Rio de Janeiro/RJ), de Rafaela Vernin 2018 | 2’ | UVA/Design Gráfico

-in/solúvel (Lapa/PR), de Julia Favaro 2017 | 8’ | PUCPR/Jornalismo

-Rota Borboleta (Fortaleza/CE), de Ana Paula Vieira 2017 | 11’ | UFC/Cinema

(16)

-Um Guia Para a Amargura (Curitiba/PR), de Thiago Bührer 2017 | 10’ | Unespar/Cinema

-Ferida (Niterói/RJ), de Rodrigo Leme 2017 | 25’ | UFF/Cinema

19h30 – COMPETITIVA 03 – 108’

-Sonoterapia (Aratuba/CE), de Tainá Magalhães Rocha 2017 | 5’ | UNIFOR/Cinema

-Tellus (Curitiba/PR), de Anna Petracca e Rayman Virmond 2018 | 14’ | Unespar/Cinema

-Tsunami Guanabara (Niterói/RJ e Fortaleza/CE), de Lyna Lurex e Cleyton Xavier 2018 | 27’ | UFF/Cinema

-A Triste Figura (Salvador/BA), de Calebe Lopes 2018 | 18’ | UFBA/Cinema

-Zornit (Recife/PE), de Marcello Trigo 2017 | 23’ | AESO/Cinema

-Amigo Especial (Niterói/RJ), de Cleyton Xavier 2016 | 2’ | UFF/Cinema

-Filmaurex (Niterói/RJ), de Mauro Monteiro 2017 | 5’ | UFF/Cinema

-Doklin (Goiânia/GO), de Luciano Evangelista 2018’ | 14’ | UFG/Cinema e Audiovisual Domingo, 25 de novembro

15h – VAGÃO DUPLO 03 – 75'

-200 Minutos (de algo que não senti) (Curitiba/PR), de Pedro Ribeiro 2017 | 75’’ | UNESPAR/PR

Sinopse: Foi um relacionamento de algumas horas. Ele, que lia Hamlet em um

restaurante, é surpreendido por Ela, que recita um trecho da obra. Depois disto, os dois passam o dia juntos, Ele, sem saber o nome dela – não culpa das incessantes vezes que a perguntou. Dois estranhos que se divertem em demasia no louvor de sua juventude, mas em todo o caso ainda lhe restava a questão: “quem haveria de ser Ela?”

16h20 – Mesa de Debate: A produção de longas no ambiente universitário 19h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Exibição dos filmes produzidos nas 2 Oficinas de Cinema para Adolescentes realizadas pelo festival + Premiação da Mostra Competitiva e do Metrô Lab.

(17)

Rádio

Veículo: Rádio Santa Catarina

Programa: Arilton Barreiros – Unisul Comunitária Data: 21/11/2018

Hora: 7h30min

Assunto: No dia 22 de novembro acontece o evento Serviços Ecossistêmicos Gerados pelos Rios. Terceira Roda de Conversa da Unisul Virtual.

Comentarista: Tenille Catarina Nunes

Veículo: Rádio Bandeirantes

Programa: Programa do Mexicano – Unisul Comunitária Data: 21/11/2018

Hora: 10horas

Assunto: No dia 22 de novembro acontece o evento Serviços Ecossistêmicos Gerados pelos Rios. Terceira Roda de Conversa da Unisul Virtual.

Comentarista: Tenille Catarina Nunes

Veículo: Rádio Litoral

Programa: Jornal Litoral AM 1320 Data: 21/11/2018

Hora: 7horas

Assunto: No dia 22 de novembro acontece o evento Serviços Ecossistêmicos Gerados pelos Rios. Terceira Roda de Conversa da Unisul Virtual.

(18)

Jornal Unisul Hoje

Veículo: Unisul Hoje

Data: 20/11/2018

Link: http://hoje.unisul.br/evento-greens-unisul-em-cambridge-contara-com-presenca-de-premio-nobel/

Missão do Greens/Unisul em Cambridge contará com

presença de Prêmio Nobel

Dr. Benny Dembitzer

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) encerrará as atividades de 2018 com uma missão internacional nas Universidade de Cambridge e Universidade de Florença, entre os dias 3 e 16 de dezembro. Esta missão ocorre no âmbito do projeto de pesquisa ‘Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica;

complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’.

Este projeto reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul, e que conta com o fomento das: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK).

Na Universidade de Cambridge, os pesquisadores do Greens, serão palestrantes num Seminário dedicado aos nexos entre água-alimentos e energia, que contará com a participação do Dr. Benny Dembitzer, diretor administrativo da

GRASSROOTSAFRICA e membro da equipe que ganhou o Prêmio Nobel da Paz (Ele foi o diretor Europeu do International Physicians for the Prevention of Nuclear War (IPPNW), instituição galardoada com o prêmio Nobel da paz 1985). O Professor Benny Dembitzer será o orador principal deste Seminário Internacional e apresentará a palestra intitulada: “The famine next door. Africa is burning.The North is watching”.

(19)

A delegação da Unisul, que participará nas missões internacionais nas Universidade de Cambridge e Universidade de Florença, será integrada pelos professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (Líder do Centro de Desenvolvimento

Sustentável, Greens, professor Permanente nos Mestrados em Administração e Ciências Ambientais, e Coordenador da área Internacional da Unisul), Issa Ibrahim Berchin (pesquisador do Greens e Mestre em Administração, PPGA-Unisul), João Marcelo Pereira Ribeiro (pesquisador do Greens e Mestre em Administração, PPGA-Unisul), Samara da Silva Neiva (pesquisadora do Greens e Mestranda em Administração,

PPGA-Unisul) e Vitor Gantuss Rabêlo (Egresso de pós-graduação latu-sensu da Unisul)

O Seminário Internacional na Universidade de Cambridge, contará ainda com às seguintes palestras dos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Susteantável (Greens): The impacts of the Bridge project in Brazil: Research, Innovation and Outreach, proferida pelo Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. Sustainable campuses as living labs for sustainable development: An overview of a Brazilian Community University proferida por Issa Ibrahim Berchin, MSc e pelo Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra. As atividades encerrar-se-ão com a palestra Identifying and overcoming obstacles to the implementation of Green Campus: a case study of on South America University, de João Marcelo Pereira Ribeiro e do Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

Após o Seminário e as reuniões do projeto Bridge, entre a Unisul e a Universidade de Cambridge, a delegação da Unisul partirá para Florença onde participará no segundo seminário de Sustentabilidade nos campus Universitários (2nd Symposium on Sustainability in University Campuses), na Universidade de Florença.

O 2º Simpósio sobre Sustentabilidade nos Campus Universitários” (SSUC-2017) está sendo organizado pela Universidade de Florença, o Centro de Pesquisa e Transferência “Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Mudanças Climáticas” da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), e o Programa Inter-Universitário de

(20)

Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IUSDRP). A Universidade de Florença foi fundada em 1321, é uma das universidades mais tradicionais da Itália e tem mais de 60.000 estudantes.

O tema do “2º Simpósio de Sustentabilidade em Campus Universitários” é: “Transformando Campus em direção ao Desenvolvimento Sustentável”, O evento mostrará exemplos de projetos de pesquisa e ensino, projetos de campus regenerativos, construções com baixa emissão de carbono e carbono zero, prevenção de geração resíduos e transporte resiliente, entre outros. Finalmente, a SSUC-2018 demonstrará o papel dos Campus como plataformas para aprendizagem e pesquisa social

transformadora e explorará os meios pelos quais, os Campus das universidades poderão ser mais sustentáveis.

No Simpósio Internacional, na Universidade de Florença os pesquisadores da Unisul apresentarão os dois artigos, selecionados para publicação numa Enciclopédia sobre Desenvolvimento Sustentável (Encyclopedia of Sustainability in Higher Education), da Editora Springer: Students’ Opinion about Green Campus Initiatives: A South

American University case study, dos pesquisadores: João Marcelo Pereira Ribeiro, Lenoir Hoeckesfeld, Stephane Louise BocaSanta, Giovanna Guilhen Mazaro Araujo, Ana Valquiria Jonck, Issa Ibrahim Berchin e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

A segunda pesquisa que será apresentada intitula-se: University campuses as town-like institutions: promoting sustainable development in cities using the Water-Sensitive Urban Design approach, da autoria de Vitor Gantuss Rabêlo, Issa Ibrahim Berchin, José Humberto Dias de Toledo, Liane Ramos da Silva e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

O projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica,

complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’ é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco. O Greens reúne cerca de 30 pesquisadores, do Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos da América, das seguintes

Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido),

Universidade de Manitoba (Canadá) Universidade de Liverpool (Reino Unido) e tem como linhas de pesquisa: Mudanças climáticas e desenvolvimento Sustentável, o nexos entre água-alimentos e energia, educação ambiental e Green campus, cidades

sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Climáticos, Empoderamento das Mulheres e das meninas (5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 20390 das Nações Unidas) e Sustentabilidade.

(21)

Veículo: Unisul Hoje Data: 20/11/2018

Link: http://hoje.unisul.br/evento-promove-conscientizacao-sobre-rios/

Evento promove conscientização sobre preservação dos

rios

Foto: site Engeplus

Para comemorar o Dia do Rio, será realizado o evento Serviços Ecossistêmicos Gerados pelos Rios, organizado pelo curso de Ciências Biológicas. A iniciativa faz parte da Agenda Verde, cronograma de eventos realizados durante o ano relacionados ao meio ambiente. O evento acontece no nesta quinta-feira (22), encerrando as atividades deste ano.

O evento tem o objetivo de proporcionar a conscientização sobre a proteção do meio ambiente, através da temática serviços ecossistêmicos gerados pelos rios.

Segundo a doutora em Ciências Ambientais, Andreia Castelo Branco, os serviços ecossistêmicos gerados pelos rios são todos os benefícios oferecidos aos seres humanos. “Por exemplo, água para beber e para irrigação de plantações, ambiente para recreação (como banho de rio e rafting), entre outros”, esclarece.

Para auxiliar na preservação dos rios, as pessoas podem ajudar na recuperação de matas ciliares, não despejar resíduos nos rios sem o devido tratamento, sejam eles de origem doméstica ou industrial, cercamento de matas ciliares para evitar que o gado cause assoreamento do rio, além de não desmatar a área nascente.

Para Andreia, os serviços ecossistêmicos são importantes para os seres humanos, pois são responsáveis por sustentar e criar a vida humana. “Sem eles é impossível a espécie humana existir”, afirma.

(22)

Serviços Ecossistêmicos Gerados pelos Rios

O evento será iniciado ás 9h, no Salão Nobre. Neste horário, estarão presentes estudantes da educação básica da região, assim como índios membros da tribo Tupi Guarani de Imaruí. A iniciativa visa lançar o jogo educacional River Hero, além da realização do Abraço do Rio Tubarão.

Já estão confirmados 150 estudantes das escolas para participar do lançamento do jogo. As inscrições podem ser realizadas na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat) No período vespertino, haverá a palestra “Os serviços ecossistêmicos gerados pelos rios”, com a doutora em ciência ambiental, Andrea Castelo Branco. O evento será iniciado ás 14h, no Bloco Pedagógico (D), auditório 211, no Campus Tubarão. O Dia do Rio é comemorado no dia 24 de novembro.

Veículo: Unisul Hoje Data: 21/11/2018

Link: http://hoje.unisul.br/homeopatia-tratando-o-individuo-nao-a-doenca/

Homeopatia: tratando o indivíduo, não a doença

Criada em 1796, a homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Hoje, ela é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina alternativa e complementar. Apesar de ser uma ciência que foi

conservada pelos séculos, ainda há muita desconfiança sobre seus benefícios e eficácia.

Segundo a farmacêutica e professora da Unisul, Muriele Picoli Braga Poletti, há um grande equívoco ao analisar os princípios da homeopatia de forma convencional. “A homeopatia trata da energia vital, algo que a ciência atual não consegue medir ou avaliar. Assim, tentar comprovar quimicamente que a homeopatia não funciona é um

(23)

erro, pois a atuação da homeopatia é física e funciona por meio de estímulos na energia vital, e não por princípios ativos” esclarece.

O semelhante cura o semelhante

A homeopatia é baseada em quatro pilares. O principal deles é a “lei do semelhante”, que afirma que “o semelhante cura o semelhante”. Assim, a substância que provoca algum sintoma num indivíduo sadio é a mesma que, em forma de medicamento

homeopático, será utilizada para tratar este sintoma no indivíduo doente. De acordo com Muriele, a homeopatia pode ser utilizada para curar qualquer doença, como rinites, alergias, transtornos emocionais e casos recorrentes de infecções virais e bacterianas.

Todas as pessoas, inclusive crianças, idosos e gestantes podem tomar homeopatia. Porém, vale ressaltar que o tratamento homeopático deve ser prescrito e acompanhado por um profissional habilitado e após uma consulta detalhada. “A definição da melhor substância para tratar um caso específico segue um processo bastante detalhado de experimentação e avaliação”, explica.

Tratando o indivíduo

O tratamento homeopático visa reestabelecer o equilíbrio da energia vital, que é

entendida como o que nos mantém vivos e atuantes. O desequilíbrio dessa energia seria o principal motivo pelo qual aparecem as doenças que atingem nosso corpo. “O objetivo de todo tratamento homeopático é tratar o indivíduo, e não a doença. Dessa forma, duas pessoas com o mesmo problema não serão necessariamente tratadas com o mesmo medicamento”, explica.

Veículo: Unisul Hoje Data: 21/11/2018

Link: http://hoje.unisul.br/saude-publica-e-destaque-em-apresentacoes-de-tcc/

Saúde pública é destaque em apresentações de TCC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) encerram um ciclo dos estudantes da graduação. Nesta semana, os alunos do Curso de Medicina, Campus Tubarão, apresentam suas pesquisas. Os temas são decididos pelos futuros médicos, e muitas vezes, são o primeiro passo na escolha da futura especialidade.

(24)

A estudante Helena Hoffmann Rigoni tem interesse em fazer residência médica na área de Medicina da Família e, por isso, escolheu um tema sobre o assunto. A pesquisa da jovem fala sobre os sintomas depressivos em pacientes com hipertensão. Para o trabalho, ela analisou pacientes de uma estratégia de saúde da família de Tubarão e foi orientada pela professora Eliane Mazzuco.

Segundo Helena, a maioria dos pacientes que apresentavam sintomas depressivos eram idosos. “A depressão nesta população costuma se manifestar de forma peculiar,

predominando sintomas somáticos, como alteração do sono, fadiga, diminuição do apetite e libido”, explica.

Ao investigar sobre o assunto, a estudante percebeu que não foi possível identificar uma recomendação específica para o rastreio de sintomas depressivos. Porém, ela acredita que a conclusão do trabalho é muito mais ampla. “Uma atenção especial deve ser dada a essa população, bem como os pacientes que convivam com outras doenças crônicas e suas complicações, visto que o adoecimento físico influencia na saúde mental das pessoas”, defende.

Cronograma de apresentações

Durante os dias 22 e 23, os estudantes do Curso de Medicina apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Todas as defesas serão realizadas no Bloco Pedagógico (D), no Campus Tubarão.

Clique no link abaixo para acessar o cronograma completo.

(25)

Veículo: Unisul Hoje Data: 21/11/2018

Link: http://hoje.unisul.br/unisul-adere-ao-movimento-de-rejeicao-a-pec-0005-3-2017/

Unisul adere ao movimento de Rejeição à PEC

0005.3/2017

Unisul convida para o ato de Audiência Pública no dia 26/11, 19 horas, na Alesc, e assinatura do abaixo-assinado

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) uma proposição de Ementa Constitucional – PEC número 0005.3/2017 – que pretende alterar a forma de distribuição dos recursos das bolsas do Art. 170, direcionando para todas as instituições de ensino superior, ou seja, ampliando a participação das privadas/particulares.

Atualmente – conforme o artigo 170 da Constituição Estadual que garante às bolsas de estudo a destinação de 5% do total investido em educação – 10% vão para as

universidades particulares e o restante fica com as comunitárias (90%). A proposta de Emenda, portanto, prevê a divisão igualitária dos recursos até 2021. Se aprovada, a ‘PEC do Art. 170’ vai reduzir significativamente o orçamento destinado às bolsas nas universidades comunitárias, dentre elas a Unisul, mas, sobretudo, representará grande perda na inclusão e manutenção dos estudantes (para muitos catarinenses, a única porta de acesso ao ensino superior), bem como às comunidades dependentes dos atuais

serviços assistenciais gratuitos oferecidos, por exemplo. Só na Unisul serão 500 bolsas a menos, uma redução de 25%.

(26)

Por isso, convocamos a todos, estudantes, professores, colaboradores, gestores e comunidades, a lutarem, Jubtos, pela manutenção destes recursos, REJEITANDO a PEC 0005.3/2017.

Como contribuir com a manutenção das bolsas:

1. assinando os abaixo-assinados, que se encontram nas Direções dos Campi e nas Sedes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), em Tubarão e na Grande Florianópolis (bem como na UnisulVirtual), com seu número de CPF ou RG em mãos, REJEITANDO à proposição que tramita na Alesc.

2. participando da audiência pública, que acontecerá na Alesc, no próximo dia 26 de novembro, às 19 horas, manifestando-se CONTRARIAMENTE à ‘PEC do 170’. Neste momento, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc promove uma série debates abertos sobre o tema em diferentes regiões do Estado, para envolver estudantes, professores e a comunidade universitária nas discussões. O ciclo, portanto, encerra-se neste próximo dia 26 de novembro (segunda-feira), com esta audiência pública de âmbito estadual, que será realizada na própria Assembleia, na capital.

3. e, especialmente, votando CONTRÁRIO à PEC no site de consulta pública da Alesc.

Orientações para manifestação online:

Após acessar o link acima, aparecerá um resumo das informações e, logo abaixo, dentre as opções, haverá um botão denominado ‘opinar’

Faça o cadastro (é muito rápido; mas – atenção – você precisará do número do seu título de eleitor).

Depois de se cadastrar, vote CONTRÁRIO à PEC.

Com apenas três instituições públicas instaladas em Santa Catarina, uma estadual e duas federais, as universidades comunitárias têm cumprido o importante papel de

descentralizar o processo de formação de profissionais em todas as regiões do Estado. Ademais, a inclusão dos artigos 170 e 171 na Constituição do Estado de Santa Catarina foi uma decisão articulada em 1989, com objetivo de auxiliar os estudantes carentes das instituições criadas pelo poder público, mas que cobram mensalidades, sem fins

lucrativos e inseridas no plano para o desenvolvimento regional e do Estado de Santa Catarina.

(27)

Este é um movimento das Universidades Comunitárias, da Unisul, mas, especialmente, de todos. Além do apoio da gestão da Universidade, a mobilização conta com o fundamental apoio dos nossos Diretórios Central dos Estudantes (DCEs), Centros Acadêmicos, Atléticas, bem como do Conselho dos DCEs das instituições comunitárias, mobilizando inúmeros representantes do legislativo e do executivo catarinense,

especialmente das cidades-Sede das IES comunitárias, para que possamos fazer a diferença.

Referências

Documentos relacionados

There was a significant increase in the deposition of collagen fibers, as evidenced by a better organized epithelial tissue, keratinized and showing greater proliferation of new

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente

Com base nisso, visando deixar a planilha flexível a qualquer atualização que venha ocorrer em seus parâmetros, caso os fatores do método Décourt e Quaresma venham a ser

administradores do BCP tinham interesse pessoal e directo na declaração de resultados artificialmente elevados, dado que as suas remunerações indirectas resultavam de prémios

Este trabalho partiu do nosso interesse em investigar a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica ao vivenciarem uma SD fundamentada no processo de modelagem

Em síntese, algumas reflexões podem ser apontadas sobre a pesquisa realizada. Não podemos dizer que sejam considerações finais, pois esta é uma discussão que está apenas