• Nenhum resultado encontrado

Critérios de Classificação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Critérios de Classificação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 1/11

PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Português / Prova 91 / 1.ª Fase

Decreto-Lei n.º 14-G / 2020, de 13 de abril

Critérios de Classificação 11

Páginas

(2)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 2/11

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.

As respostas ilegíveis são classificadas com zero pontos.

Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta pode ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito.

Se for apresentada mais do que uma resposta ao mesmo item, só é classificada a resposta que surgir em primeiro lugar.

ITENS DE SELEÇÃO

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Nos itens de seleção, a transcrição do texto da opção escolhida deve ser considerada equivalente à indicação da letra ou do número correspondente.

ITENS DE CONSTRUÇÃO Resposta curta

Nos itens de resposta curta, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Se a resposta contiver dados que revelem contradição em relação aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevância impossibilite a identificação objetiva dos elementos solicitados, é atribuída a classificação de zero pontos.

Nos itens em que se solicite o uso de metalinguagem, são classificadas com zero pontos as respostas que contenham abreviaturas ou representações ortográficas incorretas de termos literários ou linguísticos.

Resposta restrita

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível mais elevado de entre os dois tidos em consideração.

(3)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 3/11

Se a resposta contiver dados que revelem contradição em relação aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevância impossibilite a identificação objetiva dos elementos solicitados, é atribuída a classificação de zero pontos.

Os cenários de resposta apresentados constituem orientações gerais. Assim, qualquer interpretação que, não coincidindo com as linhas apresentadas, corresponda às solicitações do item deve ser classificada em igualdade de circunstâncias com as respostas compreendidas nos cenários fornecidos.

Nos itens de resposta restrita, as respostas são classificadas tendo em conta, além do conteúdo, a organização e a correção da expressão escrita nos planos ortográfico, de pontuação, lexical, morfológico e sintático.

No domínio da organização e correção da expressão escrita, considera-se, em cada resposta, o número de ocorrências de erro nos planos indicados, com a seguinte combinação:

– conjunto A: planos ortográfico e de pontuação; – conjunto B: planos lexical, morfológico e sintático.

No plano ortográfico, incluem-se também os erros de acentuação e de translineação, bem como o uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula. Deve ser contabilizada como uma única ocorrência, quer a repetição de uma palavra com o mesmo erro ortográfico, quer a presença de mais de um erro na mesma palavra (incluindo erro de acentuação, erro de translineação e uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula).

Resposta extensa

O item de resposta extensa, que constitui o Grupo IV, apresenta descritores de níveis de desempenho que integram os parâmetros Género/Formato Textual, Tema e Pertinência da Informação, Organização e Coesão Textuais, Morfologia, Sintaxe e Pontuação, Ortografia.

Caso a resposta não cumpra, de forma inequívoca, a instrução, no que respeita ao tema ou ao género/formato textual, é classificada com zero pontos em todos os parâmetros.

A indicação de um número mínimo e máximo de palavras, para a elaboração da resposta, significa que os limites explicitados correspondem a requisitos relativos à extensão de texto e devem ser respeitados. O incumprimento desses limites implica:

- a desvalorização de 1 ponto, de acordo com os limites estabelecidos nos critérios específicos do item de resposta extensa que integra o Grupo IV;

- a desvalorização total, se a extensão do texto for inferior a 55 palavras.

Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (exemplo: /di-lo-ei/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (exemplo: /2020/).

(4)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 4/11

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

GRUPO I

ITENS CHAVE PONTUAÇÃO

1.1. c. 3 1.2. a. 3 1.3. a. 3 1.4. c. 3 1.5. c. 3

ÁUDIO - Transcrição

“A Lenda de Canta Galo”

Diz a lenda que, já lá vão muitos anos, outrora S. Tomé era o refúgio de todos os galos do mundo.

Viam-se galos por todas as partes da ilha. Era ensurdecedor o cocorococó dos galos.

A ilha parecia estar sempre em festa por causa da algazarra e do cantar dos galos, quase em todos os momentos e por todos os cantos. A alegria era infernal.

Mas os galos monopolizavam a ilha, esquecendo-se de que não eram os únicos habitantes. Havia pessoas que estavam contentes com os galos, por causa da sua alegria contagiosa. Portanto, achavam adequado e apoiavam o barulho feito pelas aves. Outros estavam indiferentes com a algazarra. Existia, no entanto, um terceiro grupo, o mais numeroso, que achava impróprio o barulho feito pelos galos, encontrando-se, portanto, zangado com os galináceos.

Não podendo aguentar por mais tempo tanto barulho, o terceiro grupo mandou, através de um mensageiro, o seguinte aviso:

—Aconselhamos-vos a emigrarem e a fixarem-se num local muito afastado de nós. Caso contrário, haverá guerra entre os nossos grupos, no período de 48 horas. O vencedor ficará no terreno.

Os galos, como eram muito educados e delicados, optaram pela primeira hipótese, convocando imediatamente uma reunião, cujo tema era a escolha do rei para chefiar a expedição que se iria processar imediatamente.

A escolha recaía sobre um galo preto, muito grande. Depois dos preparativos, a emigração começou.

Deram voltas e mais voltas às ilhas e ilhéus, procurando incansavelmente todas as condições para ter uma vida alegre. Depois de muito andarem e muito procurarem, passado um ano, encontraram o lugar ideal, que parecia criado de propósito para os galos, fixando-se, então aí. Desde esse tempo, jamais se ouviu os galos cantarem desordenadamente de norte a sul, de este a oeste, mas sim num lugar determinado e a horas certas.

Então, os habitantes das ilhas designaram esse lugar por Canta Galo. Nos nossos dias, esse local ainda existe e surgiu um distrito com a mesma designação.

(5)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 5/11

GRUPO II

Texto A 1.

ITENS CHAVE PONTUAÇÃO

1.1. (D) 3 1.2. (A) 3 1.3. (B) 3 1.4. (A) 3 1.5. (B) 3 Texto B ITENS N.º DESCRITORES PONTUAÇÃO 2. ………. 3 Níveis de desempenho

Indica a razão, sem erros formais. 3

Indica a razão, com erros formais. 1

Dá outra resposta. 0

Cenário de resposta

A mãe do narrador compra uma galinha de barro que é, desde logo, cobiçada pela irmã, que compra uma também. Como a sua acaba por ser mais barata, a tia convence-se de que terá algum defeito e tanto insiste nisto que a irmã acaba por trocar as galinhas.

3. ……… 5

Níveis de desempenho

Indica quatro características da mãe e da tia do narrador, sem erros formais.

5 Indica quatro características da mãe e da tia do narrador, com erros

formais.

4 Indica três características da mãe e da tia do narrador sem erros

formais.

3 Indica três características da mãe ou da tia do narrador, com erros

formais ou duas características sem erros formais.

2 Indica duas características da mãe ou da tia do narrador, com erros

formais.

1

Dá outra resposta. 0

Cenário de resposta

A mãe é bem-humorada, condescendente e cordial, pois brinca com a situação quando troca as galinhas.

A tia é invejosa, desconfiada, interesseira e conflituosa.

4. ………. 3

Níveis de desempenho

Caracteriza, de forma completa, a galinha, sem erros formais. 3 Indica três características, com erros formais ou duas características,

sem erros formais. 2

Indica duas características, com erros formais. 1

Dá outra resposta. 0

Cenário de resposta

A galinha era de barro e muito engraçada. Tinha as asas e o pescoço castanhos, a crista vermelha e o bico amarelo. Nas costas, tinha uma tampa para se guardarem coisas dentro.

(6)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 6/11

5. ………. 5

Níveis de desempenho

Explica a postura do tio e a atitude autoritária da tia, sem erros formais. 5 Explica a postura do tio e a atitude autoritária da tia, com erros formais. 4 Explica apenas a postura do tio ou apenas a atitude autoritária da tia,

sem erros formais.

3 Explica apenas a postura do tio ou apenas a atitude autoritária da tia,

com erros formais.

2

Dá outra resposta. 0

Cenário de resposta

O tio do narrador estava calado, não se atrevia a falar, porque a mulher era muito arrogante e autoritária para com ele.

6. ……….. 3 Indica: Não. 3 Dá outra resposta. 0 6.1. ……….. 4 Níveis de desempenho

Transcreve os dois exemplos, sem erros formais e utilizando as aspas. 4 Transcreve um exemplo, sem erros formais e utilizando as aspas. 3 Transcreve os dois exemplos, sem erros formais e não utilizando as

aspas.

2

Transcreve um exemplo, sem erros formais e não utilizando as aspas. 1

Dá outra resposta. 0

Cenário de resposta

Ao longo do texto, o narrador atribui as piores atitudes aos tios, defendendo, sempre que possível, a atitude dos pais.

Exemplos:

“Mas a minha tia ficava ainda com o meu tio, porque precisavam de ir visitar a D.ª Aurélia, que era uma pessoa importante e merecia por isso uma visita para se ser também um pouco importante.” (linhas 31-33).

“Minha mãe, cheia de compreensão cristã e de horror às trovoadas, ainda pensou em destrocar tudo outra vez.” (linhas 50-51).

7. ………. 2 Indica: a) 2 Dá outra resposta. 0 GRUPO III ITENS N.º DESCRITORES PONTUAÇÃO 1.1. ………. 2 Indica: compraram. 2 Dá outra resposta. 0 1.2. ………. 4 Indica:

Tempo: pretérito perfeito. Modo: indicativo.

4

Indica apenas o tempo ou apenas o modo. 2

(7)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 7/11

2. ………. 5

Indica corretamente 5 respostas: 1. d) 2. b) 3. a) 4. e) 5. c) 5

Indica corretamente 4 respostas. 4

Indica corretamente 3 respostas. 3

Indica corretamente 2 respostas. 2

Indica corretamente 1 resposta. 1

Dá outra resposta. 0

3.1. ………. 2

Indica apenas:

(A) complemento direto. 2

4. ………. 2 Indica apenas: (C) por parassíntese. 2 5.1. ………. 5 Indica:

a) (…mas não dizia nada…) – oração coordenada adversativa. b) (…porque minha tia dizia tudo por ele…) – oração subordinada adverbial causal OU oração subordinada causal.

5

Indica corretamente uma das respostas. 3

Indica, em cada uma das respostas, apenas: oração adversativa ou oração coordenada / oração causal ou oração subordinada.

2 Indica, em cada uma das respostas, apenas:

adversativa ou coordenada / causal ou subordinada. 1

Dá outra resposta. 0

GRUPO IV

A um texto que se afaste totalmente ou do género/formato textual ou do tema solicitados no item, deve atribuir-se a classificação de 0 pontos (zero pontos) em todos os parâmetros.

Se o texto não respeitar a extensão requerida, a classificação será sujeita a desvalorização, de acordo com a tabela seguinte:

Níveis Descrição

Desvalorização (pontos) 2 Escreve um texto de 136 a 159 ou de 261 a 284 palavras. 1 1 Escreve um texto de 55 a 135 palavras ou com mais de 284 palavras. 2

Se a extensão do texto for inferior a 55 palavras, deve atribuir-se a classificação de 0 pontos (zero pontos) em todos os parâmetros.

(8)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 8/11

Parâmetro A: Género/Formato Textual

Níveis Descritores de desempenho Pontuação

3

Redige um texto em que cumpre integralmente a instrução quanto ao género/formato textual solicitado:

• assume uma tomada de posição;

• argumenta, recorrendo, pelo menos, a duas razões que justifiquem essa posição;

• retira uma conclusão adequada à argumentação apresentada.

5

2

Redige um texto em que cumpre de forma incompleta a instrução quanto ao género/formato textual solicitado:

• assume uma tomada de posição;

• argumenta, recorrendo apenas a uma razão ou não distinguindo claramente duas razões;

• retira uma conclusão adequada à argumentação apresentada. OU

• assume uma tomada de posição;

• argumenta, recorrendo, pelo menos, a duas razões que justifiquem essa posição;

• não retira uma conclusão adequada à argumentação apresentada. OU

• não assume claramente uma tomada de posição;

• argumenta, recorrendo, pelo menos, a duas razões que justifiquem uma posição, ainda que implícita;

• retira uma conclusão adequada à argumentação apresentada.

3

1

Redige um texto em que cumpre de forma muito incompleta a instrução quanto ao género/ formato textual solicitado:

• assume uma tomada de posição;

• argumenta, recorrendo apenas a uma razão ou não distinguindo claramente duas razões;

• não retira uma conclusão adequada à argumentação apresentada. OU

• não assume claramente uma tomada de posição;

• argumenta, recorrendo, pelo menos, a duas razões que justifiquem uma posição, ainda que implícita;

• não retira uma conclusão adequada à argumentação apresentada.

1

Notas:

Nota 1. A pertinência dos argumentos utilizados e o cumprimento do tema são avaliados no parâmetro B.

Nota 2. A um texto que se afaste totalmente do género/formato textual solicitado, atribui-se a classificação de zero pontos em todos os parâmetros.

(9)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 9/11

Parâmetro B: Tema e Pertinência da Informação

Níveis Descritores de desempenho Pontuação

4

Redige um texto em que cumpre a instrução quanto ao tema e em que, de um modo geral,

• recorre a informação pertinente; • usa vocabulário adequado ao tema; • assegura a progressão da informação.

5

3

Redige um texto em que cumpre a instrução quanto ao tema e em que, embora com falhas,

• recorre a informação pertinente; • usa vocabulário adequado ao tema; • assegura a progressão da informação.

OU

Redige um texto com alguns desvios temáticos, mas em que, globalmente, tendo em conta a forma como o tema foi desenvolvido, • recorre a informação pertinente;

• usa vocabulário adequado ao tema; • assegura a progressão da informação.

4

2

Redige um texto com desvios temáticos e em que, embora com falhas,

• recorre a informação pertinente; • usa vocabulário adequado ao tema; • assegura a progressão da informação.

3

1

Trata o tema dado de forma muito vaga ou aborda-o num plano secundário e revela falhas no que respeita à informação mobilizada,

ao vocabulário usado e/ou à progressão da informação. 1

Notas:

Nota 1. A pertinência da informação e a adequação do vocabulário devem ser analisadas sempre em função do tema desenvolvido.

Nota 2. A um texto que se afaste totalmente do tema proposto, atribui-se a classificação de zero pontos em todos os parâmetros.

(10)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 10/11

Parâmetro C: Organização e Coesão Textuais

Níveis Descritores de desempenho Pontuação

3

Redige um texto bem organizado e coeso, em que, de um modo geral,

• demarca adequadamente as diferentes partes do texto (por exemplo, marca os parágrafos, recorre a marcadores discursivos, quando necessário);

• usa processos adequados de articulação interfrásica (por exemplo, recorre a conectores, quando necessário);

• recorre a cadeias de referência adequadas (por exemplo, faz substituições nominais e pronominais);

• garante conexões adequadas entre coordenadas de enunciação (pessoa, tempo, espaço) ao longo do texto.

5

2

Redige um texto com falhas quanto aos mecanismos de organização

e coesão textuais 3

1

Redige um texto pouco organizado, com ruturas de coesão frequentes causadas por lacunas e/ou repetições nominais e/ou

pronominais desnecessárias 1

Nota – A um texto que resulte num conjunto de enunciados desconexos, deve atribuir-se a

classificação de zero pontos neste parâmetro.

Parâmetro D: Morfologia, Sintaxe e Pontuação

Níveis Descritores de desempenho Pontuação

3

Redige um texto em que, de um modo geral,

‒ domina processos de conexão intrafrásica (concordância, flexão verbal, propriedades de seleção – regências verbais, argumentos do verbo).

E

‒ aplica regras relativas aos sinais de pontuação e aos sinais auxiliares de escrita, usando de forma adequada:

• o ponto final;

• o ponto de exclamação e o ponto de interrogação; • as aspas, o travessão e os parênteses;

• o ponto e vírgula;

• os dois pontos: em contextos relevantes de introdução do discurso direto, de citações, de enumerações, de sínteses ou de consequências do anteriormente enunciado;

• a vírgula: em datas, em enumerações e em coordenações ou para delimitar o vocativo, os constituintes deslocados na frase, os modificadores apositivos do nome e as orações subordinadas adverbiais, sempre que estas surjam antes da oração subordinante ou intercaladas nessa oração.

5

2

Redige um texto com incorreções nos processos de conexão intrafrásica e/ou na aplicação de regras relativas aos sinais de pontuação e aos sinais auxiliares de escrita.

3

1

Redige um texto com muitas incorreções nos processos de conexão intrafrásica, o que afeta a inteligibilidade do texto, e/ou na aplicação de regras relativas aos sinais de pontuação e aos sinais auxiliares de escrita (pontua sistematicamente de forma incorreta).

(11)

Prova 91/1.ª F. | CC • Página 11/11

Nota – Deve atribuir-se a classificação de zero pontos neste parâmetro quando o aluno escreve

predominantemente frases mal estruturadas ou não-frases ou quando não utiliza sinais de pontuação.

Parâmetro E: Ortografia

Níveis Descritores de desempenho Pontuação

3 de 0 a 4 erros 5

2 de 5 a 10 erros 3

1 de 11 a 16 erros 1

Nota – No âmbito do parâmetro (E) Ortografia, é contabilizada como uma única ocorrência quer a repetição de uma palavra com o mesmo erro ortográfico, quer a presença de mais de um erro na mesma palavra (incluindo acentuação, translineação e uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial).

COTAÇÕES

Grupo

Item

Cotação (em pontos)

I

1.1.

1.2.

1.3.

1.4.

1.5.

3

3

3

3

3

15

II

1.1.

1.2.

1.3.

1.4.

1.5.

3

3

3

3

3

15

2.

3.

4.

5.

6.

6.1.

7.

3

5

3

5

3

4

2

25

III

1.1.

1.2.

2.

3.1.

4.

5.1.

2

4

5

2

2

5

20

IV

Item único

25

TOTAL

100

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Terceiro - Poderá ser concedido Auxilio de Beneficio Previdenciário independente dos prazos e do limite de valor de que tratam os parágrafos anteriores desta

Conclui-se que o teor de prolina varia entre as cultivares de mandioca, sendo maior nas cultivares Platina’ e ‘Caravela’, seguidas por ‘BRS Kiriris’, ‘BRS Verdinha’,

lhe confere o artigo 16, inciso XVIII, ambos da Lei Complementar n..

Recomenda-se que cada aluno traga um kit diariamente contendo álcool em gel, 1 garrafinha para água, máscaras para trocar ao longo do período de aula e lenço de papel... Se tossir

DETERMINAÇÃO DE LAMIVUDINA EM MATÉRIA PRIMA E SOLUÇÃO ORAL POR ESPECTROMETRIA UV COM FORMAÇÃO DO COMPLEXO AZUL DE TIMOL E CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE..

Resa Hälsa glutine glúten Födoämnesallergi soia soja Födoämnesallergi leguminose/fagioli/piselli/mais legumes/feijão/ervilha/milho Födoämnesallergi funghi

Miquéias explicou que Deus valorizava e procurava como características do seu povo a justiça, a misericórdia e um andar humilde diante dEle (conf.. Ao mesmo tempo, Deus

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,