• Nenhum resultado encontrado

A Memória serve para guardar as instruções, que são fornecidas ao CPU e para colocar os resultados duma dada operação. 03 Endereço Conteúdo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Memória serve para guardar as instruções, que são fornecidas ao CPU e para colocar os resultados duma dada operação. 03 Endereço Conteúdo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

28

INF

INF

ormática

ormática

1.4.3. Memória

Endereço Conteúdo 0003 0002 0001 0000 8A 8A 03 03 45 45 F2 F2

A Memória serve para guardar as instruções, que são fornecidas ao CPU e para colocar os resultados duma dada operação.

A Memória pode ser vista como uma enorme estante vertical, subdividida em prateleiras, a que se dá o nome de-

posições de memória

posições de memória

- onde são armazenadas as unidades

unidades

de informação

de informação

-

-

bytes.

bytes

A cada posição de memória está associados o seu conteúdo e o seu endereço, número através do qual esta é univocamente identificada.

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

RAM (Random Access Memory)

- são memórias, que permitem que o seu conteúdo seja escrito e lido, sendo através destas que o computador executa os programas e armazena a informação. Aliás, quando nos referimos à capacidade de memória dum computador, estamo-nos a referir ao total de memória RAM, disponível. Ao contrário da classe anterior, estas memórias são voláteis isto é, o seu conteúdo é apagado sempre que se desliga o computador.

ROM (Read Only Memory)

- são memórias cujo o conteúdo estático, não pode ser alterado pelo computador, servindo unicamente para leitura. Esta classe de memórias é usada num computador, para guardar o software de arranque. Por outras palavras, a função da ROM num PC, consiste basicamente na instrução do CPU, no sentido deste carregar na memória RAM o sistema operativo, que se encontra armazenado em disco. Há a salientar o facto, desta classe de memória ser não volátil isto é, o seu conteúdo é mantido, independentemente do computador estar ou não ligado.

(2)

30

INF

INF

ormática

ormática

Em termos de fabrico, cada unidade de memória trata-se dum circuito integrado, caracterizado pela sua capacidade

capacidade

(em bytes) e pelo seu tempo de acesso

tempo de acesso

(rapidez da leitura/escrita), tipicamente da ordem dos 60ns. Quanto menor for o tempo de acesso mais rápidas serão as operações de leitura e escrita na memória.

As memórias são colocadas no computador em placas rectangulares, designadas por SIMM (Single In-line Memory Module), com capacidades da ordem dos 1, 2, 4, 8, 16 ou 32 MB.

Configurações mais usuais

nos Computadores Pessoais :

64 MB(muito pouco);

128 MB (solução equilibrada);

256 MB(melhor solução).

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

Os periféricos são dispositivos que interna ou externamente lêem, armazenam e mostram a informação. As trocas de informação com o exterior são realizadas através destes dispositivos. A interface entre o computador e os periféricos é feita através da unidade de entrada/saída.

1.4.4. Periféricos/Unidade de Entrada /Saída

Estes podem-se subdividir de acordo com o sentido do fluxo da informação:

Periféricos de Entrada

-

através dos quais a informação é fornecida ao computador.

Periféricos de Saída

-

permitem a apresentação externa da informação.

Periféricos de Armazenamento

-

são dispositivos com capacidade para armazenar a informação de um modo permanente.

(3)

32

INF

INF

ormática

ormática

Periféricos de Entrada

Rato - O rato, ou mouse é um periférico de entrada, que serve de auxiliar ao teclado no processo de entrada de dados, especialmente na selecção de opções em programas com interface gráfica. Existem ratos de dois ou três botões.

Teclado - O teclado funciona como uma porta de entrada de dados, sendo através deste que é introduzida, a quase generalidade de informação a processar pelo computador. Num teclado são identificados, três grupos de teclas:

•Teclado principal, que permite a escrita de qualquer caracter do alfabeto português; •Teclado numérico, que contém teclas existentes no anterior, e é usado para a inserção repetitiva de dados numéricos;

•Teclado de funções especiais, que inclui um conjunto de teclas que podem ser de maneira distinta por qualquer programa.

Teclas especiais:ShiftShift,,CtrlCtrl,,AltAlt,,Caps LockCaps Lock,,BackspaceBackspace,,DelDel((eteete), Enter(), Enter(ReturnReturn)) Esc

Esc((apeape))

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

Monitor/Ecrã - O monitor, ou ecrã do computador é o dispositivo de saída mais usado, e permite a visualização da informação. Pode-se considerar a janela principal de comunicação entre o utilizador e computador. São vários os factores que contribuem para a sua menor ou maior definição:

Dimensão - geralmente medida em polegadas, da diagonal do ecrã (ex. 14”, 15”, 17” e 21”).

Resolução Gráfica - a imagem que vemos no monitor é composta por uma matriz de pontos, designados por pixels (picture elements). A resolução é expressa pelo total de pixels existentes na horizontal e na vertical (ex. 800x600), e está intimamente ligada ao ecrã e à placa gráfica, ou controlador gráfico do computador.

Normas

: VGAVGA(Video Graphics Array) - 640x480 SVGA

SVGA(Super Video Graphics Array) - 800x600, 1024x768, 1280x1024 ou 1600x1200.

(4)

34

INF

INF

ormática

ormática

Impressora - a impressora é tal como o monitor um dispositivo de saída muito importante. Enquanto o monitor apresenta a informação duma forma não definitiva, a impressora permite registá-la em papel. Existem actualmente diversos tipos de impressoras:

•MatricialMatricial, correspondem a sistemas onde a impressão é feita a partir de um conjunto vertical de agulhas. que consoante a selecção sucessiva efectuada, fazem imprimir por impacto, um determinado caractere. A qualidade de impressão é condicionada pelo número de agulhas. A velocidade de impressão situa-se entre os 200 e os 800 caracteres por segundo (cps).

•LaserLaser, utilizam uma tecnologia semelhante á da fotocopiadora, permitindo a obtenção de resoluções bastante superiores às fornecidas pelas impressoras de agulhas. Destacam-se pela sua alta resolução, entre os 300 e os 1500 pontos por polegada (dpi - Dots Per Inch) e pela sua velocidade de impressão.

•Jacto de TintaJacto de Tinta, imprimem através dum processo tipo “gota-a-gota”, e são bastante comuns devido à facilidade de impressão a cores. Permitem resoluções, semelhantes às impressoras a laser, sendo a sua qualidade inferior. A sua velocidade de impressão é inferior à relativa às anteriores.

•TérmicaTérmica, são dispositivos onde os caracteres são obtidos por aquecimento de um papel especial sensível ao calor. As impressoras térmicas a cores, são as que oferecem melhor qualidade, sendo utilizadas em serviços mais exigentes tais como as artes gráficas e a publicidade.

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

Periféricos de Armazenamento

Unidades de Discos Flexíveis - Estas unidades fornecem um meio de armazenamento permanente da informação, ao contrário do que acontece com a RAM, daí a sua importância nos sistemas informáticos. Este tipo de unidades, utilizam discos flexíveis, as disquetes, portáteis de computador para computador. A designação de disco flexível advém do facto, da sua superfície de escrita/leitura ser constituída por um disco flexível.

Dimensões: 5.25” (já sem utilização) ou 3.5” (bastante utilizadas)

Capacidade:

limitado a um máximo de 1.44MB nas disquetes de 3.5”, embora numa tentativa recente esse limite possa chegar aos 2.88MB.

Unidades de Discos Rígidos - Estas unidades, fornecem um meio de armazenamento de grande capacidade, quando comparado com o sistema de disquetes.

(5)

36

INF

INF

ormática

ormática

Uma unidade de discos rígidos, ou discos duros (HD - Hard Disk), difere duma unidade de discos flexíveis, de acordo com os seguintes aspectos:

•Um disco rígido apresenta uma superfície de leitura/escrita mais uniforme, permitindo a gravação de mais informação sobre a mesma área;

• Ao contrário das disquetes, os discos rígidos estão isolados num invólucro hermético, que os protege das poeiras, aumentando a fiabilidade do processo de gravação;

• Em vez dum único disco, a unidade de discos rígidos é constituída por uma pilha de discos, o que permite aumentar a capacidade individual;

• O acesso à informação é mais rápida, nos discos rígidos.

Pese embora, o custo seja um das suas vantagens, se considerarmos o preço por MB de armazenamento, a sua falta de portabilidade continua a ser uma das suas desvantagens. No que se refere ao seu volume de armazenamento, um disco rígido actual tem valores da ordem dos Gigabytes (850MB, 10 GB, 20 GB, 40 GB são já valores comuns).

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

CD-ROM - Os discos compactos, sendo mais conhecidos por CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory), são discos cuja operação de leitura se baseia em processos ópticos. Ocupam actualmente, um papel de realce na área dos sistemas informáticos, devido à sua grande capacidade de armazenamento (que ronda os 600MB) e ainda à sua fiabilidade. A sua principal restrição, deve-se à impossibilidade de rescrita de informação (daí a designação de ROM), sendo por isso apenas um disco só de leitura.

Uma unidade de leitura de CD-ROM é caracterizada pela sua velocidade de acesso, que é geralmente medida em relação à velocidade base (single speed), como por exemplo: 8x, 10x, 12x, 24x, ...

A utilização do CD-ROM, compreende desde o suporte aos programas actuais, cuja a dimensão tornou impraticável a utilização de disquetes, até às novas aplicações de bases de dados de informação multimedia, que se têm multiplicado ultimamente.

CD–RW – É um dispositivo “3 em 1” (CD-ROM, CD-R (recordable), CD-RW (rewritable)

que permite ler CD-ROMs “tradicionais”, ao mesmo tempo que permite a criação de CD’s regraváveis, permitindo apagar os discos e voltar a utilizá-los cerca de 1000 vezes.

(6)

38

INF

INF

ormática

ormática

DVD (Digital Video Disc) Fisicamente semelhantes aos CD’s, são discos ópticos, com capacidades de armazenamento entre 4.7 e 17GB. A sua grande capacidade de armazenamento permite, por exemplo, armazenar várias horas de vídeo, num formato digital, substituindo com vantagens as tradicionais cassetes VHS. À semelhança dos CD-R também já existem versões graváveis dos DVD.

Tipos de formatos de unidades DVD disponíveis:

DVD-ROM – Surge como o substituto natural do CD-ROM, mas com a vantagem de uma maior capacidade de armazenamento. No entanto as unidades de DVD-ROM actuais são mais lentas do que as unidades de CD-ROM mais recentes.

DVD-R (recordable) – É equivalente ao CD-R, mas com a vantagem de uma maior capacidade de armazenamento. A desvantagem, por enquanto, é o preço.

DVD-RAM (rewritable) – Tenderá a ser o substituto do CD-RW e dos gravadores de vídeo VHS.

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

Outros tipos de armazenamento: cartridges, ZIP drives e JAZ drives

O conceito de BACKUP (cópia de segurança) tem estado associado a outro tipo de dispositivos: as bandas magnéticas ou cartridges, que são semelhantes a uma cassete de áudio, suportando a armazenamento de informação numa fita magnética, e onde o processo de leitura/escrita é sequencial.

Apesar de bastante utilizadas, as cartridges são bastante mais lentas, que um disco rígido ou um CD-ROM.

Actualmente existe uma lacuna bastante grande na área dos dispositivos portáteis de leitura e escrita de informação. Por um lado, as disquetes oferecem uma capacidade de armazenamento cada vez mais limitada, relativamente às necessidades actuais. Por outro lado, os CD-ROM apesar de portáteis, não permitem a rescrita de informação.

Potenciais soluções alternativas às disquetes e CD-ROM

ZIPZIP drivedrive - trata-se duma nova tecnologia de discos flexíveis que fornecem, em unidades de dimensão e forma idênticas às disquetes, uma capacidade de 100 MB;

(7)

40

INF

INF

ormática

ormática

1.4.5. Outros Periféricos

Modem (MOdulator/DEModulator)

- permite o envio através da linha telefónica

analógica, de informação digital processada por um computador. Desta forma, o modem permite a comunicação entre dois computadores, localizados em pontos geograficamente afastados.

Entre as suas características, a mais importante é a velocidade de transmissão, que se mede em bits por segundo (bps), sendo a comunicação tanto mais rápida quanto maior for o seu valor (Valores comuns: 9 600, 14 400, 19 200, 28 800 e mais recentemente 57 600 bps). O modem pode ser interno ou externo ao computador.

Colunas/Placa de Som

- sendo uma das possíveis utilizações do leitor de CD-ROM, a

reprodução de CD musicais no computador, para que isso seja possível é necessária uma placa de som, cuja função é transformar a informação digital dos sinais de áudio, em sinais analógicos, reprodutíveis através de colunas.

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

Plotter

- são dispositivos utilizados em especial em aplicações CAD/CAM, (Computer

Aided Design/Computer-Aided Manufacture) nas áreas de engenharia e arquitectura. Em geral possuem um conjunto de canetas, que comandadas de uma forma electromecânica, reproduzem em papel um desenho previamente construído no computador.

Digitalizador/Scanner

-

trata-se dum equipamento, que permite a aquisição, num

formato digital, de qualquer documento. Independentemente do conteúdo do documento, o scanner transforma-o numa única imagem, como se fosse uma fotografia.

Joystick

- este dispositivo transmite ao computador, sinais referentes à movimentação

horizontal e vertical, substituindo o rato ou as teclas de movimento do teclado (em geral as setas).

Placa de Rede

- tem como função, tal como um modem permitir a comunicação entre

computadores. Porém, enquanto os modems utilizam a rede telefónica analógica, as placas de rede, utilizam um meio de comunicação próprio (cabo coaxial, par entrançado ou fibra óptica). A sua utilização só faz sentido em redes de computadores.

(8)

42

INF

INF

ormática

ormática

1.4.6. Barramento/Bus

A função do Barramento/Bus é a de permitir a transferência de dados, de sinais de controlo e a selecção de endereços. Este pode ser encarado como uma “estrada”, onde circula informação entre os diferentes blocos que constituem o computador.

ISA

(Industry Standard Architecture) - trata-se dum barramento de 16 bits, que praticamente caiu em desuso, com o aparecimento dos processadores de 32 bits;

EISA

(Extended ISA) - pretendeu apresentar-se como uma resposta do sistema ISA para os processadores de 32 bits, mas não cativou o mercado;

Vesa Local Bus

- trata-se dum modelo para processadores de 32 bits, que se revelou mais barato e eficiente que o sistema EISA;

PCI

(Peripherical Componnt Interconnect) - trata-se duma arquitectura apresentada pela INTEL para os processadores da série PENTIUM, sendo actualmente o mais usado nos computadores de uso pessoal. Este permite a ligação de placas de 32 e de 64bits.

Instituto Superior Politécnico de VISEU Escola Superior de Tecnologia

O que existe dentro de um computador típico?

O que existe dentro de um computador típico?

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Figura 2: Compilação - Ambiente e Zonas de Trabalho Figura 3: Compilação - Entidades/Clientes do Atelier Figura 4: Ambiente de Inserção - Moradia Particular Figura 5:

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo