• Nenhum resultado encontrado

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AMAZÔNIA: SENSIBILIDADE POÉTICA,

RESPONSABILIDADE ÉTICA

Deodato Ferreira da Costa deofc@click21.com.br

Realização Apoio

de Ciências do Ambiente e

(2)

INTRODUÇÃO

Esse texto quer indicar tão somente a possibilidade de uma reflexão ético-filosófica sobre a Amazônia a partir da questão ecológica e ambiental, tendo como ponto de partida o princípio da alteridade. Daí a razão de ser um simples ensaio.

Filosofia e Amazônia, guardadas as devidas proporções de tempo, não são temáticas novas, mas, guardam, cada uma a seu modo, um quê de novidade que perturba e inquieta. Se a filosofia nos impele a pensarmos e repensarmos o sentido e o significado da vida, do homem, do mundo, a Amazônia nos impele à apercepção do sentido da diversidade da realidade da vida, do homem, do mundo. Este outro sentido, que desestrutura todo sentido único de ser, é o que chamamos aqui de alteridade, de outro. Na reflexão que agora ousamos fazer, a alteridade é o outro do ser que é um eu, mas também outro que um mero não-eu, que uma mera coisa ou objeto. Não é a reflexão ou a racionalidade filosófica que desencanta a Amazônia, é esta que encanta e desafia a filosofia. Encantamento instigante: a reflexão desperta para a outra vida, para o outro da vida. Não é a filosofia que descobre a Amazônia, esta é que se manifesta à filosofia. É a realidade amazônica, enquanto alteridade, que questiona a consciência filosófica.

(3)

Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 3

O PRINCÍPIO ALTERIDADE

O princípio da alteridade, ao qual nos referimos acima, não é algo novo na história da tradição filosófica ocidental. No entanto, a abordagem da qual partimos é recente e, no mínimo, distinta em relação a toda tematização anterior. Alteridade, vem do latim, alter, alteritas, significa outro, diverso: aquele ou aquilo que se manifesta de forma outra, distinta, diversa do que comumente se manifesta. A alteridade lembra que a identidade não começa na unidade e na igualdade de si mesma, mas na referência e na explicitação de toda diversidade, de todo outro.

Assim, sem muito esforço e sem muitas complicações terminológicas, é possível compreender que na origem do ser (todo e qualquer ser: humano, não-humano vivo e não-vivo), encontramos a diversidade, a alteridade como relação constituinte desse ser e não o que se convencionou chamar, na venerável tradição filosófica ocidental, de identidade, unidade: esta só pode ser determinada mediante um processo relacional que permite a compreensão, em termos lógicos, do que é próprio e específico de cada ser.

Essa questão da alteridade é também conhecida como o “problema do outro”. Dois autores são importantes para a compreensão dessa noção de alteridade, de outro: o judeu lituano-francês Emmanuel Lévinas e, o argentino Enrique Dussel. Ambos nos propõem uma ética da alteridade.

Emmanuel Lévinas (1906-1995) tem como ponto de partida de sua reflexão filosófica os horrores do holocausto sofrido pelos judeus na segunda Guerra Mundial – ele mesmo vítima de tais horrores. A partir dessa experiência, chama a atenção para o problema da guerra e da violência que aniquilam, na prática, o valor e o respeito à dignidade humana; da diversidade das culturas e da singularidade da experiência de cada ser humano, pois cada cultura é distinta e cada ser humano é único. Lévinas nos proporciona uma reflexão profunda sobre o ser humano e, nos ensina que é na relação humana, à qual ele chama de face-a-face, que a ética se constitui não como um mero ramo da filosofia, mas como a filosofia primeira.

Enrique Dussel (1934) tem como ponto de partida de sua reflexão filosófica a realidade de pobreza e opressão na América Latina. Para Dussel, desde 1492 – dado o “encontro” de dois mundos: o do homem branco europeu com o do homem autóctone – os povos ameríndios sofrem o peso da exploração e da opressão. A dominação que se lhes impôs, os agride em todos os campos do desenvolvimento da vida humana: econômico, político, cultural, religioso, artístico etc. A experiência desse “encontro”, cujo efeito dominador se manifesta na pobreza, na violência, na destruição ecológico-ambiental, tanto hoje quanto antes, desperta para um longo e profundo perguntar-se sobre a vida, sobre o direito à vida, à sua reprodução e desenvolvimento. É a partir da própria vida humana como conteúdo do pensar reflexivo que o autor argentino nos propõe uma genuína reflexão filosófica ético-crítica.

(4)

UM LOGOS POÉTICO PRÓPRIO

O referencial teórico a partir do qual empreendemos este ensaio e através do qual o desenvolvemos nos permite começar esse itinerário desde um logos poético originário da região amazônica. Partimos da própria alteridade amazônica: partimos da palavra, da voz, do canto de um homem amazônico que pensa sua realidade e a traduz em versos de inquietação e angústia, mas também de alegria e esperança: Thiago de Mello. Seu logos é um discurso poético, simbólico, carregado do sentido da vida na Amazônia. Esta aparece ao poeta como uma verdadeira pátria de águas e florestas. Um lugar onde a vida ainda não se dissociou dos encantos e mistérios da natureza no cotidiano da existência humana. Mas o logos do poeta adverte: essa vida pode estar chegando ao fim.

A REALIDADE PODE E DEVE SER QUESTIONADA

A palavra/canto do poeta, seu logos, nos inspira a lançarmos um olhar crítico sobre a realidade amazônica: sobre a diversidade étnica e cultural, sobre a biodiversidade que nele se encontra, sobre seu ecossistema, sobre as riquezas que esta região ostenta: seus recursos hídricos, seus recursos minerais, suas terras, sua fauna, sua flora, sua biomassa. Ante Amazônia, a diversidade da realidade que ela encerra, não poderíamos deixar de exercitar o filosofar – atitude ímpar e da maior relevância para Kant – como atividade reflexiva passível de suscitar indagações, questionamentos, inquietações que nos permitam uma compreensão conceitual distinta capaz de nos proporcionar novos olhares, novos enfoques, que nos conduzam a uma racionalidade crítica, que respeite o outro e a alteridade de sua vida.

Neste sentido, queremos partir do logos que se expressa como dizer, segundo Lévinas, e não como mero dito, “mal dito”, petrificado, emudecido. Imbuídos desta noção e, de acordo com o logos do poeta e em desacordo com “um determinado” logos científico, objetivado e ocidentalizado, queremos, motivados pela suspeita do dito, com o qual estamos em desacordo, nos inquietar com a realidade Amazônica, questionar o sentido que tem nos dado o “logos oficial”, que estabelece o que é o ser em sua identidade de uno, fora do qual nada há.

Portanto, mesmo contra a vontade de alguns e a indiferença de muitos outros, não podemos deixar perguntar: Que é a Amazônia? Há um sentido que possamos dizer amazônico? Podemos falar de um ser amazônico? É possível filosofar a respeito da Amazônia? A realidade amazônica em sua diversidade étnico-cultural e em sua biodiversidade ecológica pode ser objeto de uma reflexão ético-filosófica rigorosa? A Amazônia em sua complexidade ambiental de ecossistemas, de etnias, de saberes e culturas tradicionais, de modos de vida diversos se constitui em conteúdo/sujeito de uma reflexão epistemológica? São questões filosóficas, sem dúvida, que não podem ser dissociadas da realidade e da

(5)

Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 5

REALIDADE AMAZÔNICA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Refletir sobre a Amazônia no tempo presente tornou-se quase um imperativo. A Amazônia já não pode mais ser entendida como um mero espaço histórico-geográfico plasmado pelo imaginário e pelas representações fictícias que desde há muito fazem dela uma espécie de paraíso intocável, de santuário místico, de pomar ou celeiro pronto para suprir a escassez de alguns elementos indispensáveis à vida no planeta. Mas também não é uma mera invenção arquitetada através de projetos econômicos e políticos de colonização territorial, gestados numa política de soberania nacional ou em investidas de internacionalização da região. A Amazônia, senão com essa denominação, remonta a uma anterioridade histórica que finca raízes antes mesmo dos primórdios da dialética da alteridade explicitada no “encontro” de dois mundos: o do homem branco europeu e o do homem autóctone, a partir de 1492.

Desde esse ponto de vista, a Amazônia tem uma longa, rica e instigante história de vida: de luta e resistência em nome e a favor da vida; de preservação, reprodução e desenvolvimento da vida em meio ao genocídio, à destruição e degradação tanto de seus povos quanto de sua natureza até o tempo presente. A Amazônia é real. Não é uma mera abstração. Ela encerra uma realidade substantiva, capaz de ser pensada e teorizada em sua complexidade ambiental. O mundo amazônico não é homogêneo, unitário, é um mundo que, desde há muito, contém muitos mundos. A diversidade é seu modo de ser. Categoricamente, a Amazônia é a expressão formal das diversas Amazônias que configuram seu conteúdo material.

Pensar a vida na Amazônia em termos filosófico-racionais, levando em consideração sua diversidade humana e sua biodiversidade ecológica, exige uma reviravolta prático-teórica, verdadeiramente crítica, em diversos campos e regiões do saber (tais como o epistemológico, ético, político, jurídico, social, econômico, estético, religioso), capaz de promover a sustentabilidade da vida, sem subterfúgios ou interesses mesquinhos mercadológicos, tanto em proveito particular, quanto em proveito da humanidade e do próprio planeta.

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, L. de O. Amazônia: espectros de globalização. Manaus: EDUA, 2009.

DUSSEL, E. Filosofia da libertação. Tradução Luiz João Gaio. 2ª. Ed. São Paulo: Loyola/UNIMEP, 1982 (Filosofía de la liberación. Bogotá: Editorial Nueva América, 1996).

DUSSEL, E. D. Método para uma filosofia da libertação, Tradução Jandir João Zanotelli. São Paulo: Loyola, 1986 (Método para una filosofía de la liberación. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1974).

DUSSEL, E. Ética comunitária. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 1987.

DUSSEL, E. Alguns princípios para uma ética ecológica material da libertação. In: PIXLEY, Jorge (Coord.). Por um mundo diferente: alternativas para o mercado global. Trad. Orlando dos Reis. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. DUSSEL, E. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. 3º. Ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves, Jaime A. Clasen, Lúcia M. E. Orth. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007 (Ética de la liberación em la edadde la globalización y de la exclusión. 6º. Ed. Madrid: Editorial Trotta, 2009).

FREITAS, M. de et alli. A ilusão da sustentabilidade. Manaus: Edições Governo do Estado do Amazonas / Editora da UFAM / Editora da UEA, 2003.

FREITAS, M. de et alli. Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Manaus: EDUA, 2005. Vol. I.

GONCALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. 2º. Ed. São Paulo: Contexto, 2008. LAGO, A. e PÁDUA, J. A. O que é ecologia. 11ª. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2º. Ed. Tradução Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 4º. Ed. Tradução Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2007.

LÉVINAS, E. Ética e infinito: diálogos com Philippe Nemo. Tradução João Gama. Lisboa: Edições 70, 1988. LÉVINAS, E. Humanismo do outro homem. Tradução Pergentino S. Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1993. MELLO, T. de. Vento geral (1951-1981): doze livros de poemas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

MELLO, T. de. Amazonas, pátria da água e Notícia da visitação que fiz no verão de 1953 ao Rio Amazonas e seus barrancos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

MELLO, T. de. Faz escuro mais eu canto: porque a manhã vai chegar. 23ª. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. MELLO, T. de. Poemas preferidos pelo autor e seus leitores: edição comemorativa dos 75 anos do autor. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

NUNES, B. Crivo de Papel. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998. PELIZZOLI, M. L. Correntes da ética ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002.

PICOLI, F. O capital e a devastação da Amazônia. São Paulo: Expressão Popular, 2006. PROCÓPIO, A. Amazônia: ecologia e degradação social. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1992.

(7)

Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 7

SOUZA, R. T. de. Totalidade e desagregação: sobre as fronteiras do pensamento e suas alternativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

SOUZA, R. T. de. Sujeito, ética e história: Lévinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

Referências

Documentos relacionados

As comunidades ribeirinhas na Amazônia apresentam um modo particular de vida que se configuram em suas particularidades e singularidades em diferentes dimensões da vida social,

Além da peculiaridade no desenvolvimento das atividades produtivas de acordo com Chaves (2006), as comunidades rurais Amazônicas são constituídas por

Isto significa que o monitor de pulsos avalia- do pode ser utilizado como uma ferramenta de controle da freqüência cardíaca nos portadores de marcapassos e desfibriladores, no

(i) impactos ambientais causados pela produção gráfica usual, eco-eficiência em um projeto de design; (ii) fundamentos do design editorial, semiótica, teoria da cor,

Portanto, tendo em vista esse grande desafio que a tecnologia impõe às estratégias de preservação digital, e devido à complexidade e à especifi- cidade do documento

A PARCERIA na pesca comercial na comunidade Nossa Senhora das Graças é o sistema utilizado por grande parte dos pescadores, tanto na própria necessidade de um companheiro

a) “Ao fundo da nossa rua, depois de todas as casas, depois de todas as árvores, depois do campo de ervas altas e do ribeiro de água gelada, há um muro”.. Depois, transforma as

Já para o cálculo da potência elétrica, utilizou-se a expressão (2.2), em que os valores de tensão e corrente aplicada ao conjunto motobomba foram adquiridos através