• Nenhum resultado encontrado

Finanças In Estados. Estado. nhtin a pioduslr os resultados espera, nacionaes e outras cstaçocs do radio» tlvu ^ coinmi..kn confiada 10 figurão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Finanças In Estados. Estado. nhtin a pioduslr os resultados espera, nacionaes e outras cstaçocs do radio» tlvu ^ coinmi..kn confiada 10 figurão"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

4'jgm

_t

mÊè

¦__k

ÊÊÊàW

_____________¦

Correio dà Manha

Ta»».»» mi MHl es *•» HOWWtOO A C. - CWWlIsato

Direotor - EDMTODO WPTBNCOURT

ANNO X1V-N. 6.«25

Inçr.tso nai nwctalnM rsisiltas ds HAWMOWI

fnprusa im piptl Js Caia V. PRIOUX AC.» V»ARI8 ¦__BBSBB)s-!pssJ^___»^B___^_____í___«_S.

BIO DE JANEIRO—SEGUNDÂ-FB|BA, 20DE .UIJ.HO DE 1914

Empréstimos

estatal.

Soltou o novo projeeto do nr. Sa Freire relativo aos empréstimos cs-taduacs contraídos no estrangeiro, logo na primeira discussão, vigoroso itaqiic dos srs. Scglsimmdo Gonçal-•cs c Francisco Glyccrio, paladinos dii autonomia dos Estados até ao ponto de reconhecer-lhes personali-Jiialc jiaridica dc ordem internacional. O sr. Fá Freire, impressionado com i). inconvenientes dessas operações c com os ilnannos c perigos, lia tanto limpo alcimiicindos, até cm mensa-gem presidencial, a aue cilas expõem a Unirão, apresentou cm lou um pro-jecto prohtliindo-as tcrminantcmcntc. Ü projeeto teve a mesma sorte que outro egual do sr. Bricio Filho, apre-.sentado lia doze annos na Câmara ilos Deputados. Foi condemnado por inconstitucional. O sr* SA ^rcite> .um os mesmos intuitos, apresentou nutro este anno, variando apenas de fôrma, com o que acreditou forrar-se n censura dc promover uma inconsti-tiicionalidadc. Não logrou, porcin^ o sen intento o senador carioca. Tem razão os que combateram o novo projeeto, por ser tão inconstitucional «luanto o outro. Si o primeiro feria a autonomia dos Estados porque pro-hibia qttc elles contraíssem empresti-mos externos sem declaração, nos rc-spectivos contratos, da disposição da lei federal que os tivesse autoriza-do, o segundo tambem faz o mesmo quando, sob a saneção da nullidade, exige a declaração expressa da não responsabilidade da União. Por este o Estado fica egualmcnte tolhido no exercício da faculdade que lhes at-tribuem os partidários desses empres-timos, .de recorrer, para prover ás necessidades do seu governo c admi-nistração, ao credito externo.

Mas, respeitando embora a since-ridade dos que sustentam o contrario, continuamos a não descobrir incon-stiliicionalidadc na prohibição aos Estudos, por parte da União, dc se endividarem no estrangeiro. Ao cn-vés dc; inconstitucional, a prohibição contcm-tic no pacto federal. Como disse o":presidente Rodrigues Alves, numa 0;is suas Mensagens, os Esta-«los sç srrogaram em taes casos, por autoridade própria, attribuição que não c delles, que lhes não conferiu a Constituição. Os. que-,recusam .a-União competência para restringir o direito dos Estados.. <le' realizarem eniprestitjips; exteriios, precisam ri» cciiliccer aqs Estado^ uma "soberania que elles não tèin.' Soberana' é

"sò a União. Os. Estados têm autonomia, mas auteonomia interna, que só pre-vnleco nas sua3 relações com a União c os outros Estados federaes. Não atravessa, portanto, as írontei-ras. Por- isso, não assumem responsa-liilidad.es perante' o estrangeiro. As potências; não admittem, com razão, que as particularidades da

organiza-nesto, meticuloso Investigador da Ms-toriii pátria, um critico independente, (Ara mesmo mu poeta — e de todas ss feições cm quo se multiplicou s ma individualidade olo resta, entretanto, sealo uma: a do pamphlctsrlo. Quer discutindo um systema philoiophlco, quer Intervindo nos debates políticos da oceasião, Sylvio Romcro fabricava pampblctos.

O habito adqulrlrs-o so tempo de estudante, quando a» controvérsias lile-r.-arias nío se faziam sem o eplgramma, sem o cpiilicto, sem a Injuria escripta. Florescia na epoca o talento de Toblas Barreto, que, como sc sabe,.

pronun-ciava discursos em mangas de camisa.

Toblas, como os costureiros ,dc Pa-ri», lançou a moda. O rapaz verdadei-ramente' do talento, qiíc discutisse na imprensa a sua escola philospphíco ou a sua c.icol.i literária, tinha que mos-trar primeiro, ao publico, es braços cabclludos c, depois desse apparato ln-dispensável ús polemicas da academia, licava com o direito de diieordar do seu contendor, promctiendo-llie bor-doada.

Sylvio Itoancro, que era joven e por-tanto vaidoso, adoptou a moda; mas adoptou-a para a. vida inteira. Seu ul-timo livro, livro de um homem de- ses-senta e tres annos, foi escripto ainda

em mangas dc camisa. Lá vêm todos

os desaforos com que, simples estu-dante, ellc julgava vencer os adversa-rios. A satyra feroz esfusia, como ex-travasa o mão humor impiedoso, na comparação quo Sylvio faz do seu con-tendor coan os parasitas que adhcrcm a partes excessivamente delicadas do corpo... Fechou, pois, a obra do gran-de escriptor, do philosopho c do cri-tico um simples... pamphlcto.

O pamphlcto, dc resto, npparcce a cada passo na lista dos trabalhos de Sylvio Romcro e 6 raro o livro delle em que subitamente,, ao virar duma pagina, se não encontra a nota do pam-phlctario.

O exemplo mais curioso a esse rc-spcito 6 o do seu estudo sobre Machado de Assis. Propunha-sc Sylvio, conside-rado o mestre da critica brasileira, a analysar a personalidade dc Machado, o mestre, para muitos, da prosa con-temporanca. O trabalho começa com a tranquillidade dum homem que quer fazer justiça. Escriptos os primeiros capítulos, Sylvio nSo resiste, entre-tanto, á idéa de dar ao livro a feição dum estudo comparativo, collocando Machado dc Assis deante"... de Tobias Barreto.

,-Ora, todos estão a ver o absurdo dessa comparação. Tobias Barreto foi um homem de direito, um" jnriscõnsulto, um philósopho/solrctudo úm philosopho. Machado de Assis era um suave fabri-cante de rtmnnces. e novellas, que punha

wmmsÊsmmaammmm

nhtin a pioduslr os resultados espera, dos, o sr. Anlonio. Csrtos lembrou a possibilidade do executivo retardar a conceituo destes favores, até que seja approvada a lei dc aposentadorias, emendada pelo Senado e que ainda te encontra na commisslo de Justiça, para que a mesma dê parecer sobre a consti-lucionalidade de algumas das alterações feitas na outra >»«a do Congresso.

Contra essa lei hn 'umn grande cor-rente ua Câmara, disposta a retardar a tua approvação, pelo que a commissao, conhecendo este fltcto, resolveu propor a revisão.

A suspensão das aposentadorias, pe-dida pelo sr. Carlos Peixoto, que nega que o art. 75 da Constituição crie una direito, por isso que do seu texto o quo transparece é uma cspcctatlvs de direito, que pôde ou não ser dado, mas assim mesmo somente cm caso dc inva-lidez, no serviço, está sendo objecto de estudo dc alguns membros dn commis-são dc Finanças.

Teremos, pois, ainda esta semana, como assumpto parlamentar, o caso da concessão de aposentadorias, o das pen-soes, "o da reforma dos militares, bem como o do montepio do funecionalismo, que, segundo o sr. Rodolpho Poixão, deu dc prejuizo ao Thesouro. de t8p8 a 191 a, a bagatela de 52.000 contos I

O ministro da Fazenda despachou sabbado ultimo com o director. c sub-director do seu gabinete grande nume-ro dc pnume-rocessos.

_ttedae«jAo—Kua do Ouvidor, lttá

TelephosHi Rtssc|lo, Morts n - Admlslsttstie, Msttt m*

i^^ammgsmmamseBaasBBmBSBSsaKmmí

Finanças In Estados

a graça do seu estylo ao serviço duma ironia .amável ç sorridente. Mas Sylvio não sc conteve: abstraiu cm Tobias *o plailosoplao, em Machado .0 prosador, e cxaihinõu-os,,. como Rocias. ...

. aTobias fez lindos, M^Siiíi^.o.s. Nelle predominou,' pitf.tfii;'-'.o phflôsd|np» Da j mesmà. : fôrma, -'liiailiadd • de -Assis escreveu versos immórtacê, conio bs do .soneto Circulo,vicioso, não devendo, en-tretanto, a sua notoriedade a isso, c sim aos seus romances c novellas. Mesmo como poetas, seria impossível compa-ral-os: Tobia3 era ardente,' apaixonado, pessoal; Machado era uin simples obscr-vador.

Sylvio Romcro nãò quiz, porém, esta-bclccer essa dif ferença e Machado dc Assis foi maltratado até ao fim do,

vo-Na ordem do dia* dò Senado figura, hoje, em 1» discussão, o projeeto que visa afastar a responsabilidade da União dos empréstimos externos, contraídos pelos Estados.

Trata-se, não ha quem o desconheça, dtam assumpto dc maior transcenden-cia c.da mais alta relevântranscenden-cia para o credito do paiz,

Toda geme deplora a facilidade com que certos governadores e presidentes assumem compromissos onerosos paira as circumscripções entregues ao seu li-no administrativo, sem olharem aos da-mnos resultantes, desses actos de ver-dadeiro desperdício para as finanças publicas.

'. .

E' cohibir taes abusos o que o pro-jecto collima. Rejcital-o, pois, em pri-meiro turno, conforme pediu o sr. Gly-ecrio, seria condemnar, iia liminc, uma idéa boa, uma idéa que "merece todo o applauso da opinião publica. Si ellc não correspondesse ' aos fins a que sc deslína seria o caso de sujcital-o ao ca-dinho das commissõcs teclmicás, afim de cstudal-o, emendal-o, ou si tanto fos-se preciso, refundil-o por meio de um substitutivo.

Demais, os motivos dc inconstitucic-nalidadc para que um projeeto seja rc-jeitado na' suai* discussão ¦ devem dc ser de uma evidencia absoluta

Essa evidencia não se verifica nó ca-so, por isso que a questão, ainda é coiw-trovçrsa, .--...; ..a ..,-¦."...

Projeeto dc egual natureza seVfoi dis-cutido.pelo" Senado, cm 2' discussão, dç-pois da indispensável audiência das cominissSes, que: se não. dignaram; de lhe offerecer emendas tendentes a for. nal-o viável. - •

- Egaial procedimento-poderia ter.dgo-ra o Senado, mesmo porque dessa sua deliberação poderá muito aproveitar o credito do' Brasil no exterior.

«Chega agora a vez go grande e opulento Estado do Rio Grande do Sul, Inquestionavelmente o mais opu» lento e prospero dc todos os Esta-dos ala União.

Razões todas dc ordem privativa daquella esplendida zona sul»ameil-cana, explicam c justificam, em gran-oc parte, a prosperidade estadual; mas a essas razões lia ainda a acere-scentar o 'notável bom sériio que tem orientado as administrações publicas do Rio Grande do Sul, as quaes tím procurado o caminho do progresso seni sc envolverem cm aventurar pe» rigosas, antes sc esforçando por de-terminar a acção governamental pelos recursos próprios do Thesouro,

Desde 1889 até 191-2, isto é,\no pc; riodo dc que possuímos informações, extraídas ou da estatística publicada pelo .Mi.iistcrio da Agricultura, ou do livro do' sr. João de Lyra Tavá-res, .0 Estado do Rio Orando do Sul teve que registrar deficits cm 13 an-nos, alternados. Mas, balanceados esses deficits com os saldos apurados nos outros dez annos do referido pc-riodo, chega-se a este resultado final, extremamente lisonjeiro: um* saldo positivo superior a 16.133 contos.

A probidade com que procuramos fazer estes rápidos estudos das íi» nanças estaduacs, impõe-nos o dever de louvar quem mereça louvores, não poupando censuras a quem a cilas fe*,. jus. Por isso dizemos que, si todos os Estados da União tivessem tido o cuidado dc fazer administração como tem sido feita no Rio Grande do Sul, não seria nesta hora, seguramente." tão grave, quanto o c, a situação fi-uanceira do Brasil, vendo-se ,0 paiz arrastado a terríveis difficuldades c quasi que insuperáveis contingências. A divida publica do Rio Crande, em julho do anno findo, era. de S.Sisy-tdsOs^ó, correspondente* a '•$096

feita pelo Estado acereseida da rela-tlvu ^ coinmi..Kn confiada 10 figurão patrocinado pela menilíiccncla ofllcial. Isiao k o quo vae acabar na visinba Rc-publjcp,

Cütfpre notar que enlre nis tambem se triata dc fazer coisa egual; mas se-gundo os nossos excellente! mcthodos administrativos. Por ora, o Congretio cogitii.de pensar em resolver estudar os meioja dc chegar & certeza dc que real» menú, sc pôde discutir, legislar e exc-cutsr .nma tal coita.

K quando «llr assentar cm tudo isto pnra então transformar a medida cm lei, i 11011,1 crise j:'a estará resolvida por obrai c graça da Divina Providencia, quir iiuiie-ii nos des impara.

NSo lhes parece que os argentinos »3o «ris* práticos ?

poder entender-se eom os lelegiaphon nacionaes e outras cstaçOcs do radio» Klrgraphia desla «apitai.

Foi apostnisdo, eom Iodos os tenej-mentos, o chefe do serviço sanitário «Jo Matadouro de Santa Cruz. dr. lote Jos quim Rodrigues do Sanl'Anna.

O profclto municipal nomeou oara a directoria dc hygiene c assistência pu» blica o dr. Joaquim Franclsco Torres Vianna, commlswrlo cffeetlvo, e Para sub-commltsatlo o dr. Miguel Osório

da Almeida. ¦

Foi nomeado chefo do_serviço sini tario do Matadouro de Santa Cnn o coinmlssarlo de hygiene dr. Honorio Pinos Chave..

¦M - ¦

-A SEM-AN-A LITERÁRI-A

O 'ministro da Fazenda não tomou conhecimento dos recursos interpostos por Booth o C, dn decisão da Altande-' ga de. Manáos, que sujeitou o comnaan-dante dos, vapores allemão Ruuia, c inglez Sleplwn, ao paramento dc direitos em dnbrp.de 98 v 411 baralhos de cartas de joga)*,- encontrados na lista dc sobresa-íenlcs, visto não serem de revista os rc-curiós, referidos.

Aj_ revelações feitas pelo coronel Go» metade Castro, sobre o estado dns nos-sas-forças em Matto Orosso, não de-veniP.tc'r surprchendido ás pessoas que se ^interessam pela marcha das coisas milhares. Disse aqucllc coronel que, ao assumir o commando do seu re-gimenfo, o is" dc infanteria, cm Nionc, encontrou, apenas, 5 officiaes' e 16 praças, ao enves de 57 officiaes e 450 praças, que devera ter.

Kro; fatal que isso se verificasse. O erro não vem dc hoje. Poderíamos 'dizer

que vem desde os tempos da mooáreliia.

Con» as ereanças, os paizes novos cosli|niam' affcctar uma força superior ás .qtw realmente possuem. Dahi a pa-choKcc que indttz aos gestos duma opu-lcncia postiça.

AÍfeumialam-sc forças.nas capitães, os núcleos brilhantes, na supposlção de que o estrangeiro, embosbacadó. pelo garbo das. paradas, fique persuadido da regu-laridade e cfficaciada organização de-fensiva. . ..,¦ ..

Fqi prccisamcãatc por isso que, ao

NAS REGI6RS DO INSOSDAVEI Um mysterio qae so ilcsvenda Ipaicw I Por um dia esqueceram-sc aa prcoccnpaoOcs políticas; nm» guem mais pensa na crise financeira, na cspcctaliva sympathica sobre o pro-ximo quadriemaio. O que a cidade queria saber era a significação das sete letras abracadabrantes que Muao, o barão Ergonic, vira nitidamente es» tampadas no Crtazciro do Sul.

E a solução veiu, rápida e fácil J —-Fidalga I Apenas isto: Fidaloa I Uma simples permutação dc letras c uni grande mysterio desvendado.

Fioalca I Daqui a poucos dias ha-vemos de ouvir a todos os momentos esta palavra sybllina. Por quo t ila uma

turfin |

lio fluiijra «os Saltos Igua-Mft. it Silveira Nttto.

Providencial acaso, «te, que obri-ga nm poeta — e dos mais notáveis — a entrar cin contado com ¦ ma-ravillao.a c arbara poesia de um dos quadros mais empolgantes da oatureza brasileira I

-Silveira Nctto, cujo temperamento dc artista já sc nos tinha revelado nas paginas (orles c inspiradas do luar ifHinvemo, estava assignalado para ser o chronista destas terras dc ma-ravilfc» 1' atestas águas dc.sonho.

Incumbido, como exemplar fun-ccionano dc fazenda que é, de instai» lar a Mesa de Rendas federal na co*

Ao director fteral de Saude Publica o aninistro da Agricultura solicitou pro-videndas no sentido de ser designado ura dos funecionarios sob sua iurisdi-cçúo' afim dc assistir, ás 13 horas de _r.t do mez corrente, nesta secretaria dp Estado, á abertura do envolucro que contem o relatório da inven-5 de um pr."---»do chimico parn banhos exyge-nado», denominado "Banhos oxyaena» dos Esspê" para que pretende privlle-gio Samuel Polilzer. c, dar opportuna-mente arecer sobre a mesma invenção. Por portaria dé «6 do corrente lo* rdm cn»>-edldos. ao sr. Dario Luiz Pi-res,. ajudante da Inspeciona Airjcola do' a" dislrielo, no Estado do Para, n>i. meza-s de licença para tratamento dc saude, ficando-.be marcado o prazo dc trin- dias para entrar no <*ozo da

mesma. .... - ¦

Foram depositados na Directoria Geral de' Industria c Commercio, o re-latorio e ojitras -as concernentes as seguintes invtinçõcs: "Um filtro, conti-nuo para oualauer liquido, csneciJmcn. te caldo 011 xarope de canna ou de

be-denominado Filtro Continuo

_a__H B__-W

Silveira Netto

poi cada habitante do Estado, cal-,, ,.,_.. « a - __•-¦-. -_«. _^a» t derrotas humilhantes,

culada a população cm i-^.oop n-^u ép0ca> Cc«io agora, as guar-almas. Essa divida é representada \n^Sf3 ^ nossas fromcira8 sc

acha-terraba. ,

Ro.«—", dc Augusto Ferreira Ramos* tcaaipo da guerra do Paraguay, tivemos | uuni novo deposito oara lixo, metalli-dc amargurar muitas afflicçCcs c soffrer co, com tampa dc modelo anerfeiroa-do dc fechamento dc pressão", dc Aris-tides Frederico dc Castro; "Aperfeiçoa-mentos cm c relativos a machinas dc ... „. _ arrebitar". da Thc Vulcan Foundry Li-por apólices no valor de 6.467:20°$; vam'completamente desprovidas dc rc-' mited. cessionária do William Colhn-por títulos sem juros np valor ;de 1 cursói» para sustentar, no momento op- gwood: "Um-Droccsso para conserva-_)7:SSO?ooo; c por depósitos áo pre-Ipojriiqo.-a integridade do no3so

terrt-

i*01¥-i | qxiijá as palavras'do sr. Gomes de -Castro levem o governo a emendar a rnSoí- nessa desidin temerosa.

mio.de S 7c, no vajor de i.ooois^loSã. Das íippljaics, ..•.•.•* 4.710700SJ000 vencem o juro dc 6 $5 ÇÍ50 coiitos, 7%, e yòútsorjlfoòo, 5 %. Aquella divida, que seria aimiqui-ladora para qualqiict' çrjitro Estado,

ção eni seu estado natural, dc fnictas c ovos",'de Franci^o -Ellis, .

DIPLOMACIA

. mento ao recurso interposto por Oli.

. . ! veira Azevedo, Barros a C, da decisão

nenhuma importância tem para o do , j„ impector da Alfândega desta capital Rio Grande do Sul, quç vê (|ç anr\i>. SÓBre restituição dc direitos que

reque-O ministro da Republica Argentina, dr. Lucas Ayaríágaray, e sua senhora, 6 ministro da Fazenda- deu provi- dão hoiéuma recepção, das 3 ás 7 horas

„ „„. nt,. j^ tafje.

Entrando depois disto no terrend econômico, informa-nos sobre a cx-portação da madeira e da (tenra-matte para a Republica Argentina, poderosa o única fonte de renda na foz do Iguassú.

E, com estes dados positivos c ut!-litarios, termina, por assim dizer, a primeira parte do seu mafiniflco mo-morial.

Tem inicio, então, a parte mais suggestiva c attratiente do livro de Silveira Nctto, com a descripção das

Cachoeiras: Sete Quedas c Iguassú.,

"O Brasil, diz o i>ri>l.<u<lie_a otcri|Ue)r, 6 o palz 1I11 cachoeiras; altas ou exlvnut; grandes e pequenas 1 de simples 011 cs» imi-luisa estruetura i .-Ilu interceptam cur» sos ele rios, assoberbam panoramua, nc-or-«Um cm ersiriilor a alma pãgü dos 111.1!: luar» immcnios 1 e, num alto relevo dc ruma» rosa e admirável plástica, ollcrcccm urn dos mal» notáveis característicos da' sytle-na liydroEraplilco do paiz, em um total do cerca de 400 quedas d'agua."

Referindo-se mais parllculariiieiilis ás celebres cataractas paranaenses, exclama o poeta:

"Como o verso e o reverso de giiiiiiiie.»«» medalha gravada, na allucinacíu etc uma hora de genio, para a comuieinonç.'¦-> he-rsldica do Kòsmos, n írontirira do l',:.,i.i* na rcgUo da ibz Jo li/nassú oslenlii a lvat»

os saltos do Cuayra, ou Sele Quidat, a • Oeste os Saltos dt Santa Mario, eu de.

iguassi, delimitando-:) aquelles cem o Kt-tado de Mano Grosso, e estes com a llcpu-blica Argentina; tio dois braiics vastos e imponentes, em uma archestroflo ds sfuu revoliiis que mcdela entre o asiom» bro e o desvsris."

Mas, não é só com informes 1111-teriaes c estatisticos que se prcoecupa a penna amestrada c sdntillantc do Silveira Netto; tambem a parte his-torica o interessa. Assim é que cllo nos conta as origens, o desenvolvi-mento, a decadência c a ruina da cc-lebre Republica lheocratica do tinas* ro, que, ao extinguir-se, legou o seu nome aos grandes Saltos, c ainda,a curiosissima aldeia de Santa Maria, abandonada pelos seus fundadores 110 século XVIII.

As tendas não poderiam deixar da tental-o, c entre estas avulta a de Naipir, a formosa filha do grands Pagé Mboi, em cujo templo vivia o Deus-Scrpcnte que governava o mundo.

"Era bella Naitir, e alem de ter bella era virgem « era joven 1 e o DeusScrpea» te a quis para si, para seu culto, e a les aolcnncmcnte consagrar e encerrar no sei»

templo. .

Carobâ, Joven guerreira, era chefe da tribu ü_aíiip_rfii0<i c. delle sc havia enamora» do a formosa Naitir, porque CauiM era forte, 6iio e valente, sobro todos os iiwçot de arredores.

Em a noite da consagração da donzells, emquauto o velho Pagé e.os caci.iaers, hnia ia Poi do Iguassú, aproveitou

o ensejo para dar-nos, nio somente um livro de utilidade e de patriótica propaganda, *mas ainda uma obra de muita por.ia e dò singular colorido. K' preciso não esquecer «jue Sil-veira Netto possue uma individual!-dade complexa e brilhante, em que se misturam, ém doses quasi eguaes, ás qualidades características do poeta e do pintor.

Do Guayra aos Saltos do Iguassú

comprehende uma série de conferen-cias realizadas sob os auspícios da Secretaria dc Agricultura, Industria e Comniercío do Estado do Paraná. A par dc dados positivos c de in-formações estatísticas preciosas, des-

cobrimos neste livro verdadeiros sur- ^mc. «"«;»•»»> "f»,:^.0'11/,";..?.^ tos de lyrismo, brados de cnthusias- ^- k<!-n"»'-Ss «™stw!'d»"M *-.>:.*¦'--.-*»

ção interna dc uma federação sirvam , ium(;> ^ porque nãò escrevera poesias dc pretexto para quç sejam repcllidas ardentes, como as dc Tobias

a.i suas reclamações. Sendo assim, sendo a União' a única responsável pclõs compromissos que' os Estados porventura contrairem 110 estrangei-ro, é lógico, c, portanto, não pode deixar dç ser constitucional, o direi-to de intervenção da União nos cm-liresthnos; externos estaduacs. "Repu-l»na, conformo bem pondera um dos que, como nós, sustentam a consti-tticioiialidade dessa intervenção, ao simples bon senso admittir que os Estados invoquem a sua autonomia etn apoio de contrair livremente em-ptestimos externos; e, tia oceasião do ajuste de contas, sc abroquclem na

sua impcrsonalidade internacional,

deixando que a União liquide como puder o. caso complicado. Si a forma federativa negasse á União os meios ile impedir que os Estados compro-metiam no estrangeiro o credito na-cional, e ao mesmo tempo lhe impu-zesse o ônus de responder internado-iialmcntc pelos actos dos mesmos Es-tados, seria uma forma dc governo iiiiiiioral, porque premiaria a má fc e arvoraria o calote estadual ctu uma iiislituiçâo".

li deanlc da niaiú ¦montante dos empréstimos estaduacs, que elevam a proporções assombrosas as responsa-hílidades externas do Brasil, deve ,a União cruzar os braços? E agora mesmo, tios debates na imprensa eu-ropéu sobre o empréstimo que o go-, verno federal eslá agenciando, não foi lembrada, como uma das primei-ras condições para a restauração do jiosso credito..tinia' trave a esses, em-prestinios? O que alarmas Estados, co-mo S, Paulo, jú fizeram quanto aos empréstimos municipaes, a União não pode e não «leve fazer quanto aos cs-íailuaes?.

GITj VIDAL. ¦» ¦___¦> u.

O ministro da Fazenda assignou 03 títulos declaratorios das pensões dc meio soldo e montepio. passados em fa-vor dc. d. Elisa Gutterres Barbosa, viuva do capitão do Exercito Eugcnio Eduar-dò Barbosa.

Essa feição apaixonada, "essa feição caracteristicomente pamphlctaria... náo deixava nunca de ser assignalada em Sylvio Uomero. E' verdade que muitas vezes a violência das suas dÍ3Cussúes literárias era justificada pelo atàqiac dc inimigos "cgaiãlmentc ferozes.'..' Mas o caso de Machado de Assis excluo tal liypotiicsc. Machado nâo "entretinha po-Idílicas; estava longo sequer dc as desejar.

Sylvio desobrigavn-sc, porcrii, duma tarefa: a dc impor Tobias á admiração universal, como jurisconstilto, «iomo phiiosopbo, como poeta, como humorista, como orador, como homem', emfim, de sete instrumentos. Essa idea fixa fez o critico commettcr lamentáveis injus-tiças. Dominado pela sua paixão, elle chegou a negar a Machado ate as suas glorias dc prosador. Ao passo que o comparava a escriptores de raça, como Ruy Barbosa, nivclava-ò a simples jor-nalistas, sem duvida brilhantes, mas caaja obra eplacmcra estava longe de ser collocado deante da do etaainonte áuior

dc Braa Cubas.

Sylvio era, não obstante, uin bom e um afíectivo. A todos os adversários assim rudemente feridos, pela sua clava dc demolidor iconoclasta estendia a mão dc amigo, quando o procuravam. Antes dc morrer, fez isso — referem os jor-naes — a doÍ3 escriptores que havia hostilizado durante muitos annos.

O pnmphlctorio sabia tambem 'amar c perdoar. O que prova que foi, apezar das suas lulas literárias, 11111 liomcm de coração.

Costa REGO.

Tópicos &_fhlicias

O TÉJlaPO

O céo, lioiilcm, "amanheceu limpo, con'-4m*a'ulo*9C assim ,ató. ao pôr. do. sol.:, A

emiicratura owtllou entre_i7°,6 e/aS"^.

Os leitores rccordain-sc de que, ha dias, toda a imprensa desta capital falou contra um emprestiano que se dizia estar o sr. Jonathas Pedrosa a negociar no estrangeiro, ao typo, de 85. Chegando a Manáos a noticia dessa attitude dos jornaes cariocas, o gover-nador do Amazonas logo tclegraphoit para aqui, affirmando á sua bancada que não cogitava "dc.'empréstimo algum, e muito mtinos áqiielte typo, que trans-formava, qualquer operação do credilo nm um franco, negocio dc agiotagem.

Demais, tão precárias eram as condi-çCes econômicas e finaaaceiras do Esia-do, qiie elle lutava ali com dífficulda-des par.i fazer o serviço dc sua divida actual. Logo, não cairia na insensatez dc augmentar esaá divida.

. Pois bem. Ainda não sc modificaram ns condições do Amazonas, c um deputado da Assembléa governisfn apre-sentou a rsta um projeeto autorizando o governador do Estado a realizar, den-aro ou foraPdo paiz, as operações de cre-diio necessárias para solvcr os compro-missos do Thesouro estadual.

Ora, um projccio dessa ordem só po-dia ser apresentado depois dc prévio accordo com o governo, c, assim sendo, o Amazonas está abi, está a cnçalacrar-se ainda mais. E não ha quem o possa evitar.

A autonomia estadual c «ma coisa in-rnngivclmcnte consagrada pelo Estatuto de ai de "Fevereiro, til como sc argu-menta no Congresso quando, • como agora mesmo sc dá, sc procura pôr cm-bargos a essa perigosa faculdade, que os Estados possuem, de recorrer ao credito externo, seja lá como for.

O ministro da Fazenda communicou ao seu collega da Viação não poder ser attendida a . solicitação, para continuar a contribuir para o montepio civil o engenheiro Antônio Veríssimo de Mat-tos, exonerado .de chefe dc secção do Estrada dê Ferro ' dé Porto Alegre a Uruguayana,

para anno accrcscidas jps sua| ?ênd| ckcedeiidp as prcvisõás? Ôn.••'milfiarái de contos. '" '•"

No Rio Grande .çj^j^f^a.da escripturação estadual è Úiz c|tltisti-ca,'\elementos inálspefisavçíii pira a acção, dos bons governos. Vivendo principalmente dos produetos dii la-voura, 'ér^nteressante observar ó cui-dado dèst_nvoÍyido paia ô mais exa-ctò conhecimento dc quanto com a lavoura estadual se relacione. E' assim que, por exemplo, a producção do trigo, a que com muito boa razão o Rio Grande do Sul volta a Ucdi-car-se, é annualmente avaliada U dc-finitivamente registrada pelo total da producção que foi verificada Epcla estatística vê-se, que nos annos dc 1909 a 1913 o Rio Grande produziu as seguintes quantidades, sempre crescentes, do'" rei do3 cercaes: Em 1909, ... a" 15.250.300 ldlos

Wam. '^te

caso é realmente interessante, ÇMjo';innumcros outros, que se têm vc-rifiçíldo .era nosso apparclho

administra-A'"Inspectoria de Pesca, foram en-viados para informar, os processos rela-tivos ao aforaanento requerido por Ar-changelo llianchini o pela Standard Otl Company of Brasil, respectivamente*, de um terreno dc marinha na cidade da Laguna. Estado de Santa Catharina, c de um terreno de acorescido de mari-tivo, "4uer da União, quer do município. ^ sit0 -j---Q0^ da Ribeira( na yha Ó.;. ftioecionario da municipalidade do Governador, bahia do Rio de.Janei-J0S0 .Augusto Gòdoy-foi afastado das ro

mo patriótico deante da magnificen-cia esmagadora c selvagem das for-midaveis cataractas paranaenses.

Pcrccbc-se que Silveira Nctto se sente á vontade para cantar a extra-ordinária grandeza do espectaculo.

Porque não ha palzagem. mais amada Do que a terra que nos vio nascer. Silveira Nctto estuda primdro as nossas * fronteiras oeste, dando o iti-ncrario detalhado de iima viagem por terra, de Cttrityba á Foz do Iguassú. Referindò-se aos. Campos Geraes, suias fuicções' por certas

irregularida-dCS. ,;.._.

Mat, como tinha padrinhos

podero-Ao- director do Serviço de Informa-ções «v Divulgação .foi rcmcttido um

, ... _ mappa gcogrophico-postal do

Amazo-soa conseguiu-que o Conselho Munici- t nas. enviado-pclo_r administrador dos paf Votasse um projeeto reintegrando-o, I Correios daquelle'Estado.

sem lhe caber, entretanto, direito a^ o ministro da Agricultura responden-qualquer indemnizaçáo, ou á percepção J0 ao «-•• collc"a da's Relações

Exterio-dePtóentos -^J~^ ff ,° TlS M?^"^

pelo,'.prefeito, o. projeeto ganhou torça ... .. dc lei.

Não pararam, porem, ahi as mano.

conforme já sc externou' cm Aviso 11 58, de 2? de maio' próximo passado, nc-nhuma providencia pode ser tomada ••»-relativamente á invenção dc isto como as patentes

licor, Camba raptou a fonnofla. Naipir- •• tu-giu cora ello cm ligeira piroga eirr»i'.n_ pela rápida corrente das águas.

Quando o Deus-Scrpcnte, despertando após Larga à somnolenta digcslSo, viu nua a virgem A'oipir se has-la evadido dn tciu-pio, e advertido pelo rumor do rio —• cujas águas eram golj-icadas pela taj.so de Carola — que fugiam por ali a formata virgem com seu atiia-lo, raivoso e aei.-.-nt» dc vingança, contráe os anneis dc seu e-orpo e o escande nas entranha:) da terra ; e « superfície fendida subitamente-''', pradiuitl esla terrível cataracta.

A'oipir foi convertida na insensível roca» que p Íoro subterrannco caldca sc:n cessar, como o Rmor caldeou eeu coraçüo enamora» do t e,' desde entSo, as. águas correntosf que O sábio A. dc Saint-Hilàire deno- do grande rio ihc banham o busto para . . .. :». .1- d...:i" .1:. ODacar os ardores do seu amor 'sacnlega.

Traços da

Semana

Sylvio, Homero...

Por que seria que este homem iuíi-nitamcntej.bòhi, tão simples que não fez fortuna, nem venceu na politica, escrer-via coin: b- ar dc quem ia demolir iima

reputação? '.

Sylvio Romero morreu sexagenário o, tendo, sempre, desde os bancos da Academia, empunhado uma péiiiia com o garbo cora que se empunha uma cs-pada, moircu abraçado aos seus ódios de mocidade. Era um escriptor cniinen-•c, era sem duvida uma cultura pode-rosa tra um philosopho, -um juri?çor.:. Surro, ir:.- professor, um sercuo,. .

ho-'•o."'"

XX'

, ,

Kstá.de serviço n.i Rcparllçno. Central ile Policia o 3" dclcaiado auxilinr.

Na Prefeitura Municipal pagam-se. as fo-has de vencimcnlos do mez findo da Super-iiiendcneia do Serviço da I.impcza rublica c Parttcttbr*

A carao Para q carne b.ivina posta ú venda «os çmigne-i desta' capital, foram áffixadns . pc-.os marcliantcs, no entreposta de S. Diogo,

<s preços dc. $670, $63o ç $700. • Os rctallitstas só deverão cobrar o ma-imo dc $900.

A commissao dc Finanças da Cama-¦a. ainda esta semana proporá a revi-são das reformas dos milhares, e «Ias 'ciiíücs, medida que julga complcmen-ar ao plano.quç sc trhçõu dc procura mpedir a concessão favores pes-»oaes, com prejuizo do Thesouro "c qu> foi iniciada com ã apresentação'do^ pro-ecto da revisão das aposentadorias do' nãccionálismo público.- :

; Em"páIéstrá''*)a';Camara, levantada a. du* :dii..dt que, essas"'medidas não

vc-A activa classe dos moços bonitos nao descansa itm só momento na sua lucrati-va. fuiicção do explorar ó próximo. O próximo c, quasi sempre,- ò cavalheiro rcCemchegado do estrangeiro c que não está lá muito ao par do progresso dos nossos escroes. Pessoa dc certa posição, .pie desembarque aqui no. Rio, pôde togo contar, pela certa, cem a visita de um joven bem falante e bem vestido. Ora, são cartões para nm fantástico concerto cm beneficio dc uma pobre mulher prestes a ahorrer de fome, com todos os filhinhos; ora bilhetes para es-acctaculos cujo produeto se' destina a fantástico monumento; presentemente, os "moços" lançam mão dc vagas confe-enciás literárias para extorquir dihhei--o aos. incautos. Houve tempo cm que elles visitavam os diplomatas recém-hegados para lhes passar,.mediante a respectiva retribuição pecuniária, meda-'has que traziam a effigic do saudoso .'..-irão do Rio : Branco. Uma ignóbil exploração.

• Precate-sc. o paablico contra essa qua-Irilha elegante, composta de verdádei-¦os iiara"sftás'da'sociedadeí' parasitas que do.t>T,mia|to;.;d(_jri?m' estar á sombra;da C»_a dc Detenrão. ' .... 15.550 " 1910.' -34.l67.6aio " " 1911. . . . . -. . sí.ess-i''" " " 1912 ' 53-33=.26a " » 1-913 (jirovavcl). . . O5.s8s9.uoo

O xarque offerecc ao Estado gran-dc renda e figura elevadamente na; exportação. Eis as quantidades

abati-dns nos últimos nnnos: :

Eni 1907. ... ..oS.oSo-cabeçaaí. " " 1908. .'."•-. ', . . 503-nSO 1909 suei.yo.t » 1910 , . ... <íâ3./8i" :¦" " 1911 .':. . . . . . 7Í7-.-8M " *fl 1912 . . . .;'. , . ;95.5!)5 '* r: Egualmcnte são dignos de. obscr-vação os números rcspcita'ntes á iin-portação c exiin-portação do Estado.

Kil-os:

-Importação. Exportação jíiinos Contos' eContàs

1908 ... 15.8=3 49-2)4

.•909 23.094 5o-'7i

1910 ... 19-005 5ã-697 191: .'.'.'• 21.630 65-70-1

191a 21-295 75-314

Dos números acima resulta a ve-rificação dos seguintes saldos f.lvora-veis ao Estado: Em 1908 . . . .'. . 33.391 contos 1909 .'-•• ... . 1910 37.792 27-177 " » 1911 41-079 " 1912 ... 53-409

O Estado possue 11.452 estabeleci-mentos commerciaes e 1.660 fabricas. A instrueção publica teili lido cm todo o Estado o máximo desenvolvi-mento. A verba orçamentai consa-grada a esse serviço 110 anuo findo elevou-se a.' 3.25^ :3t5qíi!ooò, ou 25 % do total das despesas fixadas. A for-ça policial -absorve 2.268 contos, o que não é demais para um Estado que possue um verdadeiro exercito, preparado para todas as

'

còntingcn-cias... Os encargos da divida ' exigem 791 contos, c os inactivos 368.

<mo » « tm '"''

bras da '. polilicagem dominante. ', , . ,„ r„n=-i),n ' Valentun Faus, v__,.u v«...« ** ,..v...--Novo; lo govern- relativ projeeto foi votado • pelo laonseino, ^ de-xam a<J ser concedidas eiuando maildándo pagar ao sr. Godoy venci- contrarias á

'

legisla'**'., em vigor, ça-mentos a atie ellc.' positivamente, não bendo ao interessado recorrer ao ... ' ludiciario. si se julgar prejudacado «rm1.odor seus direitos, sabido que os -nronrins in-ventores a auem são concedidas paten-tes em um paiz pertencente á'Uniáo_In-tornacional -Ta. 1 Protccçâo da Pro-priedáde Industrial não estão isentos dc cumnrir as condições e formalidades imDostas aos nacionaes "dos outros paizes, quando pretenderem garantir abi as suas invenções.

Foram concedidos a Carlo3 Coelho Antão,- auxiliar da direcaoria do Servi-ço 'dc Estatística do Ministério da Agri-cultura dois mezes dc licença para

tra-Pingos & Respinps

tem direito. O "voto" a c3ta ultima dc-libêjração dos nossos generosos edis está dóPíVíidcntc da deliberação do Senado.

'/.'Mira.

querem - saber quanto pretende dar.ide mão beijada, ao sr- Goeloy, a nosaia." amoravel asscmblda dp Largo da Mãc?do Bispo?...

Sòraçntc sessenta e cinco contos c picos f...

EÍv virtude de não ter sido apresen-tada' a respectiva amostra, o ministro da Fareemla deixou do lomar conbceimen-to dp recurso interposto por Carlos Çonteiville, na Alfândega desta capital.

. Um abuso, a que a Light precisa pôr cobro, i o praticado por alguns dc seus mptomeiros, nesta época dc grande secca. c conseqüente deposito de poeira nas ruas. Motornciros ha que lançam os bondes cm velocidade máxima para terem o prazer de fazel-os parar subi-tamente. E" fácil imaginar ., o que cnlão: suecede: o vehiculo fica envolto em densa c terrível nuvem dç pó. E prppositalmcnte, por simples diverti-mento, affirmamos:' Ainda hontem, em um i carro de Cãscadura, o abuso que virais de condemnar foi verificado por muitos passageiros, na longa passagem pelo cáes do Porto.

Uma providencia severa c promptu, nó -sentido dò çohibir taes factos, im-põe-se a bem da hygieiic e limpeza dc caiamos sc servem da Light.

Eoi, nomeado Aanilcar Alves dc Souza para exercer o cargo dc mestre da-of-ficina. des torneiro, recortador c entalha-dor.rda Escola de Aprendizes Artifices, 110" Estado do Rio «Te Janeiro.

O: -»ncral: prefeito autorizou a dire coriai de policia administrativa ni.iniri-pai a transferir a sédc da agencia do 2S° «lisi'i"'o (Ilhas) do oredio n. .44 da rua Commendailor Laac para o_de n. êr da'rua Cezario Alvim, em Pa-quetá. ' •— •

Do Jornal ia Commercio :

I "Está cm a\cqui, na Itália, fazendo cs-tação de águas, o sr. -Umhcrto aUamo, proprietário dá' Joalheria Adamo." »

Em que ficamos ? O sr.' aediuno está aqui ou está na Itália ?

*

*

Numa mesa da Colombo, âs 7 horas da tarde, fala-se d'; literatura.

Em dado momento, um dos circurastan-tes lô um soneto dc Bocage:

Enthusiastnado, o Siqueira da Braluno, volta sc para o seu companheiro da - di-rcita :

Oh I Maia ! Vamos fazer um soneto dc vacca ?...

Toda o pessoal desandou na mais avac-calhada da9' hilaridades.

. *

¦Foi dito na Camiira, errn aparte, que oa deputados "são auardas platônicos da Con-stiluição'1* -"Livra...

Si o "platoitismo" delles fòr egual ao ilo João .Siniplierio, era uma vez...

minava o "paraíso do Brasil", diz elle:

"E' tím largo oceano de verdura, ornhi-tando em breves coxilhas e ligeiras de-pressões, limitando na ampla curva do bo-rizonte visual. . '" .

li,' alguma coisa dç grande e Indcícnpti-vcl essa vastidão de esmeraldas scintiH.indo de orvàlhos ao romper d*alva e de brilhos de sol durante o dia, entro touças verde-jantes e floridas, a araueania . esbclta e varonil, demandando o espaço com alturas surprclicndentes, em aroncos que, por ve-zcs, excedem na gros..ura ao abarco de quatro homens."

Em seguida, mostra-nos o ítlnera-rio da viagem por água, via Montevi-déò, com escalas por Duenos Aires, Rosário, Corrientcs c Posadas.

Foi essa a que elle fez até chegar á futurosa povoação da margem do rio Paraná, depois de ter passado muitos dias dc território estrangeiro. "E quando já saudosos de ares pátrios, diz-nos o viajante, fartos dc vêr hábitos differentcs e ouvir outro idioma, que nSo o nosso, aportamos, entRo. pela madrugada n barra do lattassi, a cmoçüo do reéncon-tro com o paiz natal é completa: a barro do Igmssi nos offerece ngua límpida e com ella saudámos a entrada em domínios nacionaes."

No capitulo que se segue, Silveira Netto descreve coan minúcia a região, relembra o histórico da Colônia Mi-jitar do Iguassú, c conta-nos as suas recordações, 011, antes, descreve^ a odysséa dos seus trabalhos, para in-stallar officialmentcj naquella região quasi inaccessivel, a repartição fiscal confiada á sua previdente expc-ricnela. Esse -acontecimento deu-se a 19 de abril' dc 1905. »>".;

apagar os ardores do seu amor _acrili'gi. Carolió, o seduetor, foi convertida cin ur» vorc i ocira do abysmo, perto da pirog» Inutilisada. e condemuado a contemplar a imagem de sua amada, que o vã com olhos de pc.lra, sem poder beijai a.

Aquella fôrma branca, occulls por um véo dágua a olhares profanos, c .VaiiSfi- <\\it> vive, fiue ouve, oue sente c estremece da desejos, m.i8 que nüo póele fabtr.

lista arvoro solitária, no centro da rio, á beira do abysmo, é CaroM, ctcrnaiiieiita enamorado da formosa.Naipir, a quem man-da o perfume de suas flores c murmúrio» de omor quando a brisa agita a folhagem dc sua fronde, mas que nunca podnrá che gar ao regaço da bella que o.espera.

E é assim, com esta lenda ingênua e seduetora, que os indígenas explica-vaan a formação daqucllas

foimida-veis cataractas. .

NO ultimo capitulo do seu livro, trata Silveira Nctto, eni rápido resu-mo, das grandes cachoeiras do mun-do, estudando-as comparativamemo com as nossas poderosas e ningnifi-cas quedas d'agua.

Mas, antes disso, réíere-se á crea-ção de um "Parque Nacional", na -nua do Iaruassaí. ad instar. do ipae fizeram os americanos no Niagaia... E' uma idéa altamente civilizadora e que, por infelicidade nossa, ainda durante muitos annos não passará de uni bcllo sonho... irrealizavclI

D.o Gttàyra aos Saltos do Içiuassà

è, pois, um livro precioso, de incon-testaveí e utilissima propaganda, 0 ainda mais — um brado patriótico em favor das nossas maravilhas na-turaes.

JíC.

O QUE VAE PELO MUNDO

VISITA 1>E AT.TA niPLOMACIA. —A RÚSSIA E A FRANÇA. —•"• UMA "E.NTENTE" QUE SE CONVERTE EM ALMANÇA. A PAZ EUROPEA — O CONGRESSO REPUBLICANO E A

BI-PRENSA PORTUGUEZA—NO DESMANCHAR DA FEIRA

Os argentinos vão direitos ao fim da tarefa, que sc impuzeram, dc conjurar a crise financeira com que estão lutan-do. Um telegramma dc Buenos Aires divulga que já foi decretado ali o pre-enchimento immcdiato dos logares dc todas as repartições publicas, que sc acham vagos poi- qualquer causa, c cu-J03 titulares eslão percebendo. venci-mentos'.

Na.Argentina existe ncccssariaincn-te um grande numero de figurões esta-beleeidos nas repartições publicas, que o '¦ governo protege. Paria beheficial-os esse governo os retira provisoriamente das «partições, proporcionando-lhcs commissõcs por assim dizer indolcn-tes,-o cuja pingue remuneração' cllcs áccumularam com a do cargo de quç-foram; afastados. Esse cargo continua" a ser Icxcrcido por funceionario interi-ho, o quil.por sua vez percebe o iiaesino^ que.': p .seai Icgitirao detentor. - . , É', como sc. vc, uma dupla despesa

Não hn. m**tis cH«e

O RKSTAÚRAT--TE CASCATA ,P BAIXOU SEUS PREÇOS A. The Amazon Telegraoh Cnmnany, Limiteil; reoucreu ao. Ministério .da Fa-zenda. permissão para estabelecer em Santarcn: um deposito fluetuante para o carvão de pedra que importa com destifib aos seits navios.

A- Tespeito o ministro . da Fazenda mandou ouvir a Delegacia Fiscal no Parã.é

O ministro da Fazenda resolveu au-torizor a cntreiza de cincoenta anolires da divida publica. quC sc achavam can-cionadns como <*arantia da resnonsabi-lidado do cx-cprretor dc fundos publi» cosrMacario Paulo Bcrla:

Goiabada pesqueira "Rosa", nova, lataifõSo.. P. José Alencar, 12 e 14.

OPii° tenente do Exercito Eugênio NicoBfJe "Almeida foi slispePíádó , do cargejridp.- chefe «Ia 8*. secção do 2" gru-po datr. Fabrica dé Cartuchos c Artefa-ctos-ide Qucrra.

O dr. Alfredo Russcll deve fazer aa pro-xim.i quarta-feira uma conferência sobre o thema: — As' penas aV iiilímiii«âia-i) liai

lo-gishcões ias povos cultos e especialmente io Brasil

Com um tal programma não & .prova-vcl que o conferente tenha auditório... Quem nSo fugirá á pena de intiniidaçdo •pelas conferências-?...

O' 'tliieiitc-córnrie! "Telles "Tires, mand-tnle .-«ÜVForlaleza' da Lage, Pediu í'iam'iW8iiIaiHtnt'o-'pa'ta' cí'.servi—

"de ra-dio-.c?cEíaoà!Í» da fortaleza, afim ai*

O *-.'.;

O sr. Epitacio Pessoa, logo que chegue ao'Senado o projeeto da rcvisSo das opo-sêntadorias, fará um longo discursa para demonstrar que a sua "invalidei" é posi tiva, privando-o dc poder tratar de certos assumptos dc valor...

*

*

*

Conversando eom um amigo, sobre a questão da Great Western, de que tanto se tem oecupado da tribuna do Senado, o Sr. Raymundo de Miranda, exclamou :

Estou empenhado nuina

campauliáSmo-ralizadora '

Ao ouvir isto, um jornalista, que se acha-va próximo, desatou is gargalhadas. .

—' Do que ris ? perguntou-lho uni col-lega.

Agora ~yX passo morrer tranqaillo ; híio 'me¦ íaitã ver mais nada... O "Raymun* !do'a.-. -Unia campanha... • mo-ra-ri-za-dora..". Ji -, n5o' itourc meio. dc repriaiir o .ataque 'Y\

d:' riso." ' " " '•""- """ - "'"

ÇjVSJLQ & C.

O' grande acontecimento que pre-oecupa todo o mundo nas horas " que vão correndo, c a visita do sr. Poin-caré, presidente da Republica franceza, ao czar dc todas as Russias,

Em tomo daquella visita são borda-dos os mais d«scncontrado's comiíicnta-rios, procuranílo, por assim dizer, todos os chronisias, averiguar das razões cs-pccialissimas que a* terão determinado. E de todos esses commcntarios c dc todas as previsões-já feitas, o que pa-rece ser verdadeiro é que sc trata de converter a simples emente Raassia-França-Inglaterra — numa alliança dc-fensiva entro essas nações.

Dão força a essa supposiçtáo a troca das visitas dos mais altos podcrc3 do Estado inglczcs, francezes e russos. O rei da Inglaterra esteve em Paris, com todo o caracter official, e Poincaré foi agora á Rússia.

Diziam antigamente os desorientados propagandistas republicanos que quan-do os reis se visitavam deviam tremer os povos. Julgavam elles poder affirmar que si as cabeças coroadas da Europa praticavam entre si esses actos da mais fina diplomacia, o faziam sempre com o intuito.dc explorar as multidões. se vê que a affirmaçao. era dispara-tada, mas soppoinos qúe á propaganda repubilcana cm todos os paizes do mun-do nunca teve'por base sinão o dis-paratc, a mentira, a prcoccaapação da demolição «lo existente," sem a capaciela-dc necessária parn se tazer nova c mais solida couStrucção.

'.

Nò caso do.ago/a, os povos,não tini por qúe'Iremcr.- A-alür.nçá defensiva dos

tres paizes será .1 maior c mais solida garantia da paz europeu, c como a Al-lemanha quizesse dar iinmediata dc-monstráção dc que pensa cxactr.mcnle assim, isto é, que a entrevista em Mos-cow é o primeiro passo np sentido da affirmaçao dn paz, o kaiser ordonoii que os seus navios sc mantenham no mar, 110 ponto de passagem da csjqita-dra frauceza que conduz o sr. Poin-caré, -afim de prcstar-lhc as devidas saudaçõen.

Quando, 110 mez que findou, o almi-rante Roussino chefe do Estado-Maior General da Marinha russa esteve eni Paris, a imprensa franceza perguntava: " Será apenas uma coincidência, a visita á França do chefe do Estado-Maior General dd Marinha russa, após a entrevista dc Konoprischt?"

E, como si quizesse responder a essa pergunta, outro jornal dizia:

" Emquanto proíc-guimos mcthodica-mente num plano Üantc-nião traçado, a Rússia 'por seu lado activa as suas cõnslrucções navaes. tendo actualmente nos estaleiros do línliico oito decair nouglits. Alem disso, foi já voiado um credito extraordinário de duzi-iilos a cincoenta milhões dc francos úso.eroo contos dc, réis brasrliriroa), para serr augnicntsda com quatro ircadr.ouohis' a forte divisão q::c a Russia sianicnt. n-> marNcgio, seni falr.r-nas suas'impor-tantes floiiihas. E - assegura-sc quê o programma naval russo ainda é mais considerável I"

'Ora.

tod.-. aquella -cusiosissipia Iriaon-iténçãq dc \ exçiciiOA c mariiiliri.-:, -qu's pesa' como sacrifícios çolossacs. imposto» SMgr-W_MH^aiíl^J-i

-¦..';'r'¦'.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Embora a audiência recebesse maté- ria-prima cada vez mais diversa para cada pessoa construir sua imagem do uni- verso, a Galáxia de McLuhan era um mundo de comunicação de mão

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Definidos os dois eixos do domínio analisado, foram escolhidas três, das onze abordagens mencionadas por Hjørland (2002), a saber: 1) Estudos bibliométricos, no que se

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores