• Nenhum resultado encontrado

I PROJETO SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA FACULDADE DO NORTE GOIANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I PROJETO SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA FACULDADE DO NORTE GOIANO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1-10

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO (CESNG)

FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG)

I PROJETO SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA

FACULDADE DO NORTE GOIANO

Porangatu/GO 2015

(2)

2-10

ADMINISTRAÇÃO INSTITUCIONAL

Diretora Acadêmica

Prof.ª Dr.ª MARIA LUIZA GOMES VASCONCELOS

Vice-Diretor e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem Prof.º Esp.º LAIRTON RODRIGUES BRAZ

Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Prof.ª Ma. CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

Coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia Prof.ª Ma. LUMA MOTA PALMEIRA TRINDADE

Coordenadora de Estágio Supervisionado e Laboratórios Prof.ª Esp.ª XÊNIA FREIRE FERREIRA DA SILVA

Secretária Acadêmica LAIS BREITENBACH SIMÃO

Coordenador Administrativo-Financeiro Prof.º Me. EDUARDO MOREIRA MARQUES

Coordenadora do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) Prof.ª Dr.ª EDNA LEMES MARTINS PEREIRA

Coordenador do Núcleo de Apoio ao Aluno (NUAL)

Prof.ª Ma. CACILDA FERNANDES ABREU AFONSO CUNHA JUNIA

Diretor Presidente – CESNG Prof.º CELMAR LAURINDO DE FREITAS

Porangatu/GO 2015

(3)

3-10

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

... 4

1 JUSTIFICATIVA

... 5

2 OBJETIVOS

... 6 2.1 Objetivo Geral ... 6 2.2 Objetivos Específicos ... 6

3 METODOLOGIA DE TRABALHO

... 7

4 CRONOGRAMA

... 9

REFERÊNCIAS

... 10

(4)

4-10

APRESENTAÇÃO

A aprendizagem deve ser interpretada como um caminho que possibilita ao sujeito social a transformação pessoal e do contexto no qual está inserido, devendo ser orientada pela ação-reflexão-ação e pela resolução de situações-problema. Com isso, as avaliações dos alunos deverão basear-se nas competências, nas habilidades e nos conteúdos curriculares.

Diante desse contexto, acompanhando as tendências nacionais, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Enfermagem da Faculdade do Norte (FNG) tem como proposta a formação de um enfermeiro capacitado para intervir no processo de produção dos serviços de saúde, visando um profissional com competências técnico-científicas, ética e políticas necessárias a uma ação transformadora.

A respeito do curso, destaca-se a disciplina Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, a qual desperta grande curiosidade e expectativas nos alunos da graduação, devido ao fato de ser a primeira disciplina na qual o estudante entra em contato com atividades práticas.

A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar. O ensino de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem demanda conhecimentos integrados às disciplinas do ciclo básico, como Anatomia, Fisiologia, Patologia, Biologia e Microbiologia.

O enfermeiro, em sua atuação, necessita articular o conhecimento adquirido durante a sua formação acadêmica, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.

Acredita-se na relevância do ensino da Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, na necessidade de se utilizar uma linguagem universal tanto no ensino, como na assistência; crê-se também no papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

(5)

5-10

1 JUSTIFICATIVA

Justifica-se o presente, pois a atuação do discente como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem e o despertar no aluno o interesse pela docência é o que acaba por ampliar o potencial crítico e criativo dos discentes. É possível perceber que, apesar do método tradicional de ensino ainda ser predominante entre os docentes, ele não contribui para a participação ativa do aluno e, consequentemente, não estimula o desenvolvimento do pensamento critico. Tal fato gera um desafio para professores e alunos por exigir técnicas diferentes da aula expositiva que permitam a participação ativa desses discentes, sendo este o momento de iniciar tais mudanças, mesmo que de maneira limitada. Vale ressaltar que os estudos mostram que alunos têm buscado a monitoria como um espaço de maior aprendizagem e com condições para o aprofundamento de conhecimentos, além de ser um incentivo à carreira universitária como docente.

Ao mesmo tempo em que o projeto deve ser o momento de proporcionar aos discentes a melhoria no seu potencial acadêmico, dando-lhes suporte a sua formação como futuros profissionais, ela tem o objetivo de completar a formação profissional e otimizar a qualidade de ensino, fornecendo todo o suporte teórico para o incremento de habilidades de ensino relacionadas à atividade docente do monitor.

A participação ativa nas atividades do componente curricular envolvido, bem como nas aulas de interação entre Anatomia e Semiologia, contribui para facilitar o ensino e a aprendizagem dessas duas disciplinas. Isso se dá porque a Anatomia é um alicerce para consolidação de conteúdos ministrados no ciclo básico, oferecendo embasamento teórico para a compreensão das aplicações clínicas ensinadas durante o ciclo profissionalizante. Há, ainda, a participação em eventos científicos, em que se apresenta trabalhos acadêmicos, visto que Enfermagem, enquanto disciplina do campo da Ciência, tem a responsabilidade de contribuir, de forma constante, com a produção de conhecimentos que embasem os cuidados prestados, tanto tecnicamente quanto moralmente, colaborando, desse modo, com a

(6)

6-10

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Proporcionar conhecimentos teórico-práticos para o processo de cuidado em enfermagem, com ênfase no aprimoramento dos conhecimentos relacionados à semiologia e semiotécnica em enfermagem.

2.2 Objetivos Específicos

a) Conhecer às especificidades da saúde através de intervenções planejadas estrategicamente;

b) Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação e intervenção profissional;

c) Desenvolver a capacidade critica do profissional enfermeiro(a) para analise dos conhecimentos e sua aplicabilidade na assistência de Enfermagem; d) Desenvolver Técnicas básicas do cuidado de enfermagem;

e) Relacionar a atividade profissional de acordo com os códigos éticos;

f) Estabelecer métodos voltados a sistematização da assistência de enfermagem.

(7)

7-10

3 METODOLOGIA DE TRABALHO

O projeto será desenvolvido pela Prof.ª Esp.ª Juliana de Oliveira Pires, junto à turma do 8º período do Curso de Graduação em Enfermagem, sendo está turma de escolha por está no percurso final da jornada acadêmica, bem como serem selecionados para realizar à prova do ENADE 2016.

Projeto abordará as seguintes competências e habilidades dos acadêmicos: COMPETENCIAS: a) Atenção à saúde; b) Tomada de decisões; c) Comunicação; d) Liderança; e) Administração e gerenciamento. HABILIDADES:

a) Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;

b) Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança. c) Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem. d) Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho

multiprofissional em saúde.

e) Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação quanto de ponta para o cuidar de enfermagem.

f) Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde.

g) Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais.

h) Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde. i) Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão.

(8)

8-10

enfermagem e da assistência à saúde.

k) Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro.

l) Aprimorar as características de liderança na condução de pessoas para a realização do trabalho de forma produtiva, qualitativa e motivada.

(9)

9-10

4 CRONOGRAMA

A execução do projeto será de forma semanal no âmbito teórico-prático, com carga horária total de 40 h/a no semestre, sendo necessária ressaltar que o acadêmico participante do projeto receberá certificado no final da execução com a carga horária proporcional a sua participação no projeto.

(10)

10-10

REFERÊNCIAS

ANDRIS, Deborah A. Semiologia: bases para a prática assistencial. Tradução de Carlos Henrique COSENDEY; Revisão de Isabel Cristina Fonseca da CRUZ. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 424 p.

AVELLO, Isabel M. Sancho. Enfermagem: fundamentos do processo de cuidar. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2005. 551 p.

BARROS, Alba Lúcia Bottura Leite de. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 440 p.

DU GAS, Beverly Witter. Enfermagem prática. Tradução de Paulo Celso Uchôa...[et al] CAVALCANTI. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 580 p.

GIORDANI, Annecy Tojeiro. Humanização da saúde e do cuidado. Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. 191 p.

NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 1854 p.

POSSO, Maria Salazar. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2010. 181 p.

PIANUCCI, Ana. Saber cuidar: procedimentos básicos em enfermagem. 12. ed. São Paulo: Editora Senac, 2008. 262 p.

Referências

Documentos relacionados

Visando fomentar uma formação acadêmica generalista e humanística aos seus egressos, o curso de Engenharia de Computação permite e recompensa, através do

A direção da instituição, conhecendo as carências quantitativas e qualitativas que o estado de Minas Gerais, registra pela falta de profissionais no interior (Sete

Pólipos Não neoplásicos Pólipo inflamatório Pólipo hiperplásico Pólipos hamartomatosos Pólipo juvenil Pólipo juvenil Pólipo de Peutz-Jeghers S...

A Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas entende que a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) deve expressar, não apenas, a importância dessa ciência

Assim como os anjos Querubins, eles também possuem companheiros cujos nomes são obtidos pela leitura da esquerda para a direita começando da segunda letra do mesmo sentido. Isto

• Drücken Sie während der programmierten Wiedergabe die Taste STOP/ST./MO ( STOP auf der Fernbedienung).. • Drücken Sie mehrmals die Taste BACK und

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial..

03 Dos Gravames Que Pesam Sobre o Imóvel 04 Da Situação Fiscal Junto à Prefeitura Municipal 05 Vistoria do Imóvel Objeto da Perícia.. 05