• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DE PESQUISA GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METODOLOGIA DE PESQUISA GRADUAÇÃO"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

METODOLOGIA DE PESQUISA

GRADUAÇÃO

MARINGÁ-PR 2012

Professor Me. Joaquim Martins Junior

ORGANIZADORAS:

Professora Esp. Fabiane Carniel

Professora Esp. Lílian Maia Borges

(2)

Diretoria do NEAD: Willian Victor Kendrick de Matos Silva Coordenação Pedagógica: Gislene Miotto Catolino Raymundo Coordenação de Marketing: Bruno Do Val Giovanini Jorge Coordenação Comercial: Helder Machado

Coordenação de Tecnologia: Fabrício Ricardo Lazilha

Professoras Responsáveis pela Disciplina: Cristina Constantino Harold e Fabiane Carniel Supervisora do Núcleo de Produção de Materiais: Nalva Aparecida da Rosa Moura

Capa e Editoração: Daniel Fuverki Hey, Fernando Henrique Mendes, Luiz Fernando Rokubuiti e Renata Sguissardi Supervisão de Materiais: Nádila de Almeida Toledo

Revisão Textual e Normas: Cristiane de Oliveira Alves, Gabriela Fonseca Tofanelo, Janaína Bicudo Kikuchi, Jaquelina

Kutsunugi e Maria Fernanda Canova Vasconcelos.

Av. Guedner, 1610 - Jd. Aclimação - (44) 3027-6360 - CEP 87050-390 - Maringá - Paraná - www.cesumar.br NEAD - Núcleo de Educação a Distância - bl. 4 sl. 1 e 2 - (44) 3027-6363 - ead@cesumar.br - www.ead.cesumar.br

Reitor: Wilson de Matos Silva Vice-Reitor: Wilson de Matos Silva Filho

Pró-Reitor de Administração: Wilson de Matos Silva Filho Presidente da Mantenedora: Cláudio Ferdinandi

“As imagens utilizadas nessa apostila foram obtidas a partir do site PHOTOS.COM”.

(3)

METODOLOGIA DE PESQUISA

Professor Me. Joaquim Martins Junior

ORGANIZADORAS:

Professora Esp. Fabiane Carniel

Professora Esp. Lílian Maia Borges

(4)
(5)

5

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

APRESENTAÇÃO

Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para todos os cidadãos. A busca por tecnologia, informação, conhecimento de qualidade, novas habilidades para liderança e solução de problemas com eficiência tornou-se uma questão de sobrevivência no mundo do trabalho. Cada um de nós tem uma grande responsabilidade: as escolhas que fizermos por nós e pelos nossos fará grande diferença no futuro.

Com essa visão, o Cesumar – Centro Universitário de Maringá – assume o compromisso de democratizar o conhecimento por meio de alta tecnologia e contribuir para o futuro dos brasileiros.

No cumprimento de sua missão – “promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária” –, o Cesumar busca a integração do ensino-pesquisa-extensão com as demandas institucionais e sociais; a realização de uma prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política e, por fim, a democratização do conhecimento acadêmico com a articulação e a integração com a sociedade.

Diante disso, o Cesumar almeja ser reconhecido como uma instituição universitária de referência regional e nacional pela qualidade e compromisso do corpo docente; aquisição de competências institucionais para o desenvolvimento de linhas de pesquisa; consolidação da extensão universitária; qualidade da oferta dos ensinos presencial e a distância; bem-estar e satisfação da comunidade interna; qualidade da gestão acadêmica e administrativa; compromisso social de inclusão; processos de cooperação e parceria com o mundo do trabalho, como também pelo compromisso e relacionamento permanente com os egressos, incentivando a educação continuada.

Prof. Wilson de Matos Silva

Reitor

(6)

6

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

Caro aluno, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua

produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 25). Tenho a certeza de que no Núcleo de

Educação a Distância do Cesumar, você terá à sua disposição todas as condições para se fazer um competente profissional e, assim, colaborar efetivamente para o desenvolvimento da realidade social em que está inserido.

Todas as atividades de estudo presentes neste material foram desenvolvidas para atender o seu processo de formação e contemplam as diretrizes curriculares dos cursos de graduação, determinadas pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, buscando atender essas necessidades, dispomos de uma equipe de profissionais multidisciplinares para que, independente da distância geográfica que você esteja, possamos interagir e, assim, fazer-se presentes no seu processo de ensino-aprendizagem-conhecimento.

Neste sentido, por meio de um modelo pedagógico interativo, possibilitamos que, efetivamente, você construa e amplie a sua rede de conhecimentos. Essa interatividade será vivenciada especialmente no ambiente virtual de aprendizagem – AVA – no qual disponibilizamos, além do material produzido em linguagem dialógica, aulas sobre os conteúdos abordados, atividades de estudo, enfim, um mundo de linguagens diferenciadas e ricas de possibilidades efetivas para a sua aprendizagem. Assim sendo, todas as atividades de ensino, disponibilizadas para o seu processo de formação, têm por intuito possibilitar o desenvolvimento de novas competências necessárias para que você se aproprie do conhecimento de forma colaborativa.

Portanto, recomendo que durante a realização de seu curso, você procure interagir com os textos, fazer anotações, responder às atividades de autoestudo, participar ativamente dos fóruns, ver as indicações de leitura e realizar novas pesquisas sobre os assuntos tratados, pois tais atividades lhe possibilitarão organizar o seu processo educativo e, assim, superar os desafios na construção de conhecimentos. Para finalizar essa mensagem de boas-vindas, lhe estendo o convite para que caminhe conosco na Comunidade do Conhecimento e vivencie a oportunidade de constituir-se sujeito do seu processo de aprendizagem e membro de uma comunidade mais universal e igualitária.

Um grande abraço e ótimos momentos de construção de aprendizagem!

Professora Gislene Miotto Catolino Raymundo Coordenadora Pedagógica do NEAD- CESUMAR

(7)
(8)
(9)

ESTRATÉGIAS DE LEITURA CIENTÍFICA PARA

LEVANTAMENTO DE DADOS

Professor Me. Joaquim Martins Junior

Plano de Estudo

A seguir, apresentam-se os tópicos que você estudará nesta unidade:

• Interpretação de Textos

• Resumo

• Glossário

• Fichamento

• Esquema

• Resenha

(10)
(11)

11

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Como Ler Um Texto

Uma leitura proveitosa pressupõe, além do conhecimento linguístico propriamente dito, um repertório de informações exteriores ao texto, que se costuma chamar de conhecimento de mundo.

Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos, que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que se lê.

A título de ilustração, observe a questão seguinte, extraída de um vestibular da UNICAMP:

As videolocadoras de São Carlos estão escondendo suas fitas de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas de vídeo aluguem, exponham e vendam fitas pornográficas a menores de 18 anos. A portaria proíbe ainda, os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais (FOLHA SUDESTE, 06/06/92).

É o conhecimento linguístico que nos permite reconhecer a ambiguidade do texto em questão (pela posição em que se situa, a expressão sem a companhia ou autorização dos pais, permite a interpretação de que, com a companhia ou autorização dos seus pais, os menores podem ir a rodeios ou a motéis).

Mas o nosso conhecimento de mundo nos adverte de que essa interpretação é estranha e só pode ter sido produzida por engano do redator. É muito provável que ele tenha tido a intenção de dizer que os menores estão proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorização dos pais e de frequentarem motéis.

Como se vê, a compreensão do texto depende também do conhecimento de mundo, o que nos leva à conclusão de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de português, mas também de todas as outras disciplinas sem exceção.

Fo nt e: P HO TO S. CO M

(12)

12

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

Para avaliar se o texto foi bem compreendido, responda a três questões básicas:

• De que questão que o texto está tratando?

• Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão?

• Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião dada?

I - Qual é a questão de que o texto está tratando?

Ao tentar responder esta pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárias da principal, isto é, aquela em torno da qual gira o texto inteiro.

Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem conhecimento geral suficiente para compreender o que está lendo.

II - Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão?

Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Esses indicadores são conhecidos por palavras-chave e frases-chave.

Palavras-chave – São palavras que fazem parte do conteúdo que está sendo descrito num

determinado parágrafo. Ao bater os olhos sobre essas palavras você poderá entender o significado do parágrafo e, assim, facilitar a sua pesquisa.

Frases-chave - Da mesma forma, quando você está pesquisando um determinado tema, ao

ler um determinado capítulo ou item de um texto, determinadas frases encerram claramente o conteúdo indicado pelo título do item ou do capítulo.

(13)

13

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância questão posta em discussão. Assim, se você não souber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura desatenta e dispersiva.

III - Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a sua opinião sobre o referido assunto?

Entende-se por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade.

Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das ideias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção todos os recursos utilizados pelo autor (argumentos) para fundamentar o assunto que está tratando.

• SINTETIZAR

Sintetizar um texto significa reescrevê-lo, num tamanho menor do que o original, utilizando as suas próprias palavras e sendo fiel ao texto.

• INTERPRETAR

Interpretar um texto significa descrever o seu significado sem fugir do tema e escrever o que real-mente ele quer dizer.

(14)

14

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

RESUMO

Resumo - é uma condensação fiel das ideias contidas num texto, num tamanho menor, de modo que o texto seja reduzido sem perder a sua originalidade.

Para que um resumo seja bem elaborado, deve-se levar em conta as seguintes considerações:

• Ao se resumir um texto, não se deve tecer comentários ou julgamentos pessoais a respeito do que está sendo resumido.

• Num resumo bem elaborado não se deve apenas reproduzir partes ou frases do texto original, e nem deve ser elaborado à medida que leem.

• Para elaborar um bom resumo é necessário compreender antes todo o conteúdo do texto. Não é possível resumir um texto à medida que se faz a primeira leitura e a reprodução de frases do texto, em geral, indica que ele não foi compreendido.

• Quem resume apresenta, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto, procurando expressar as suas ideias essenciais na progressão e no encadeamento em que aparecem.

Ao fazer um resumo é importante não perder de vista três elementos:

• As partes essenciais do texto.

• A progressão em que elas se sucedem. • A correlação entre cada uma dessas partes.

Para isso, os seguintes passos podem ser recomendados:

• Leia o texto inteiro ininterruptamente e tente responder a seguinte pergunta: de que se trata o texto? Fo nt e: P HO TO S. CO M

(15)

15

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância É preciso compreender o texto e ter uma noção do conjunto, antes de fazer o resumo.

Releia o texto e tente compreender melhor o significado das palavras difíceis. Recor-ra ao dicionário ou a livros da área, se julgar necessário.

Tente identificar o sentido de frases mais complexas. Você pode fazer um glossário do texto para facilitar seu trabalho e agilizar sua leitura.

FICHAMENTO

Fichamento é um registro de um texto que você lê e que deseja arquivar para aproveitar no futuro em outros textos que deseja produzir. O fichamento visa organizar um fichário com textos de um assunto que você está interessado naquele momento. Ao montar um fichário, além de não mais necessitar de recorrer ao texto original novamente, no momento da leitura do texto fichado, você adquirirá uma maior compreensão do referido conteúdo.

O fichamento não consiste em resumir o texto lido, embora possa conter resumos. Igualmente, não constitui uma cópia do texto, embora possa conter alguns textos escritos pelo autor. É um arquivo do texto que você leu, contendo as informações que você entendeu a respeito do seu conteúdo da obra, de parte de uma obra ou mesmo de um tema.

Fichamento de uma obra ou de um texto

Fazer um fichamento de uma obra ou de um texto significa: - Citar as referências da obra e do autor que a escreveu. - Escrever o que você entendeu a respeito do conteúdo do texto.

- Colocar algumas frases literais (opcional), datas, divisões, classificações, fórmulas que contenham informações que você irá usar futuramente no texto que irá produzir.

(16)

16

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

Passos para fichar uma obra ou um texto

- Ler o texto inteiro uma vez, ininterruptamente.

- Ler o texto novamente, grifando, fazendo anotações e procurando entender o que o autor quer dizer em cada parágrafo.

- Só então, fazer o fichamento.

Fichamento de um tema

O fichamento de um tema deve conter os seguintes itens:

• O tema – é escrito no cabeçalho da ficha, para você definir o assunto que está pesquisando

por meio daquela ficha.

• Referência de uma obra – vem logo a seguir ao tema. Neste espaço, você indica quem é

o autor e as indicações a respeito da obra produzida por ele.

• Descrição do texto – você deve então, escrever o que entendeu sobre o que o autor

des-creveu a respeito do tema.

• Frases literais do autor – para reforçar o argumento, você pode inserir, na ficha, algumas

frases escritas pelo próprio autor e da mesma forma em que ele escreveu no referido texto.

Referência de outra obra – pode ser que, no texto em que você esteja realizando o ficha-mento, o autor faça referência a um outro autor. Neste caso, você deve mencionar, no seu fichamento, este outro autor para indicar quem é o verdadeiro autor da frase citada. Para isso, utilize a expressão latina apud, conforme é explicado nas normas da ABNT e escreva o que você entendeu sobre o que o autor citado escreveu a respeito do tema.

ESQUEMA

Esquema é forma de condensar um assunto em pequenas frases, a fim de servir de lembrete sobre um determinado assunto. É utilizado pelos professores ao preparar as suas aulas e por alunos ao estudar para as provas.

(17)

17

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância Utiliza-se o esquema como trabalho preparatório do resumo, para explicar mais concretamente, determinadas ideias ou para memorizar mais facilmente o conteúdo integral de um texto. “Para elaborar o esquema, usam-se setas, linhas retas ou curvas, círculos, colchetes, chaves, símbolos diversos, prevalecendo o gosto pessoal do autor” (ANDRADE, 2003, p. 26).

Um esquema pode ser montado em linha vertical ou horizontal; o importante é que nele apareçam as palavras que contêm as ideias principais, de forma clara e compreensível. Os passos para a sua elaboração são os seguintes:

• Leia o texto todo uma vez, ininterruptamente, para ter uma compreensão de todo o con-teúdo.

• Leia o texto novamente por parágrafos, subtítulos ou capítulos (a divisão você escolhe de acordo com o tamanho do texto que você precisa estudar).

• Anote frases-chave, isto é, aquelas que contêm os conceitos mais importantes, para que, ao ler, você se lembre do resto do conteúdo e possa discorrer com mais propriedade sobre os mesmos.

GLOSSÁRIO

Glossário é um vocabulário em que é fornecida uma definição para as palavras de significado difícil. O glossário é feito a partir dos textos que você lê, e visa auxiliar a compreender melhor as ideias do texto e a dominar o seu conteúdo.

O glossário contém os conceitos mais importantes desse texto. É basicamente uma lista de palavras seguidas de suas definições, assim como em um dicionário.

Para fazer um glossário de um texto, siga os seguintes passos:

Fo nt e: P HO TO S. CO M

(18)

18

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

• Faça um levantamento das palavras que expressam as principais ideias do texto. • Escreva como cada uma delas pode ser conceituada.

• Escreva as referências da fonte de onde você tirou a citada definição.

Essa explicação você pode encontrar no próprio parágrafo em que apareceu o conceito, pode ter aparecido anteriormente no texto ou também em outros textos relacionados.

Se não conseguir conceituá-lo a partir do próprio texto especializado no assunto, você poderá recorrer a livros desta especialidade, a um dicionário especializado ou em outra obra escrita pelo mesmo autor.

As definições devem ser claras, precisas e concisas, e não devem incluir exemplos, gráficos ou ilustrações.

Observe que alguns termos podem ter significados diferentes para a linguagem científica e a linguagem popular, você deve identificar o sentido correto dentro do contexto da leitura.

RESENHA

Resenha é uma maneira de condensar o conteúdo de uma obra (livro, artigo, trabalho monográfico), de forma que ao ler a resenha, a pessoa tenha uma ideia de todo o conteúdo da referida obra.

A resenha, além de servir para que o leitor tenha uma ideia do conteúdo da obra, significa também, um conteúdo útil para futuras consultas àquela obra, sem ter a necessidade de voltar à biblioteca ou de emprestá-la de alguém.

Uma resenha se divide nas seguintes partes:

(19)

19

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

• Biografia do Autor. • Resumo da Obra. • Crítica do resenhista.

Essas partes podem ser assim resumidas:

a) Referências bibliográficas da obra que você estiver lendo

Inicialmente, você deve inserir as referências bibliográficas da obra que você está resenhando. Se for um livro, deve conter: SOBRENOME do autor, seu prenome; título do livro; edição (quando for referida na capa do livro); cidade onde o livro foi escrito; nome da Editora; ano em que foi publicado.

Exemplo de Referência bibliográfica de um livro:

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de cursos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Referências de outras obras

Além do exemplo acima (referências de um livro), existem inúmeros outros tipos de trabalhos (artigos, jornais, revistas, teses, dissertações, monografias, anais e outros), cuja forma de referência pode ser encontrada na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

b) Biografia do autor da referida obra

A Biografia é o item onde são colocados alguns dados sobre o autor da obra. Serve para que o leitor saiba quem é o autor, onde ele se graduou, quais são as suas principais obras, onde fez a sua pós-graduação, os seus títulos acadêmicos, onde leciona e outras informações. A biografia dos autores das obras pode ser encontrada no prefácio, na dedicatória ou na contracapa de um livro.

(20)

20

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

c) Resumo da obra

Nesta parte, o aluno irá realizar uma condensação do texto principal da obra a ser resenhada. É bom lembrar que, neste caso, o resenhista deve seguir os parâmetros supracitados sobre esse gênero. Se a obra for dividida em capítulos ou itens, também o resumo deve assim ser seccionado.

d) Crítica do resenhista

No final da resenha, o aluno irá tecer comentários sobre o conteúdo da obra que acabou de resenhar.

Uma análise crítica significa comentar tanto os pontos positivos como os negativos da obra lida. Use as suas palavras, procure citar os pontos positivos que encontrou na obra e, a seguir, comente os pontos que julgou deficientes.

Além disso, sobre a crítica, ainda é válido salientar que a mesma deve estar implícita desde o resumo. O autor deve também apresentar argumentos válidos em relação ao juízo de valor que emitir e demonstrar conhecimento sobre o tema e a obra para a apreciação crítica consistente.

De acordo com Medeiros (2004, p.160), seis passos prévios para a produção de uma resenha podem ser seguidos: • Delimitação do tema. • Análise textual. • Análise temática. • Análise interpretativa. • Problematização. • Síntese pessoal.

(21)

21

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

A tarefa de produção de textos acadêmico-científicos é ao mesmo tempo complexa e simples, difícil e fácil. Tudo depende se o acadêmico se contentar em reproduzir conhecimentos ou se arriscar à aven-tura de produzi-lo. A metodologia científica é de pouca utilidade para o primeiro, mas é um instrumento eficaz para aquele que optar por ser produtor de conhecimentos. Ora, a produção de conhecimento científico se dá pela prática da pesquisa, da qual a elaboração de fichamentos, resumos e resenhas se constituem em sua propedêutica. É por isso que a produção desses e de outros tantos textos acadêmico-científicos pressupõem um acadêmico pesquisador.

(22)

22

METODOLOGIA DE PESQUISA | Educação a Distância

REFERÊNCIAS

ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

LAKATOS, E. V., MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001, p. 214.

MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de cursos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a Prática de Fichamentos, Resumos, Resenhas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

(23)

23

(24)
(25)

25

Referências

Documentos relacionados

De acordo com Mitry foi Thomas Ince quem mais sistematicamente resolveu essa liberação da concentração dramática ao dissociar teatro e dramaticidade, buscando no drama não mais

Parágrafo Primeiro: Os intervalos da presente cláusula não serão computados na duração da jornada de trabalho. Parágrafo Segundo: Os colaboradores que estejam cumprindo jornada

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

30 Associação entre variáveis dos ensaios não-destrutivos – Painel de 25 lâminas. a) Regressão linear entre a velocidade de propagação da onda de tensão no painel e

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Todas as participantes discursaram sobre os temas que considerávamos mais relevantes para nossa investigação, tais como: expectativas e avaliação sobre o casamento; as

§ 1º - A opção para ingresso como Associado Benefi ciário ou Associado Pensionis- ta da Postal Saúde será condicionada ao preenchimento de Termo de Inscrição e à sua

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os