• Nenhum resultado encontrado

Teste 2ª Eliminatória Categoria Sénior 1 de Março 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teste 2ª Eliminatória Categoria Sénior 1 de Março 2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Teste | 2ª Eliminatória | Categoria Sénior | 1 de Março 2012

Este teste tem 30 questões de escolha múltipla (Parte I) e duas questões de desenvolvimento (Parte II). O teste versa sobre o Ambiente e a Sustentabilidade. Nas questões de escolha múltipla deve escolher-se a melhor resposta sob o ponto de vista ambiental e apenas uma única opção. As cotações a atribuir são de 30 pontos para as questões de escolha múltipla (um ponto por cada resposta certa) e 10 pontos por cada pergunta de desenvolvimento. O conteúdo dos testes é da exclusiva responsabilidade da Comissão Organizadora, não refletindo necessariamente a posição das entidades organizadoras ou financiadoras.

Parte I - Questões de escolha múltipla

[Responder na Folha de Respostas]

1 - A indústria nuclear propôs este tipo de energia como uma solução para combater o aquecimento global. Porém, os riscos inerentes às centrais nucleares são muito numerosos. De entre os problemas listados, indica qual não está associado a esta atividade.

a) Contaminação radioativa de seres vivos.

b) Elevado custo de construção e manutenção das centrais. c) Perigo de fugas radioativas.

d) Poluição sonora.

e) Produção de resíduos altamente radioativos que duram várias centenas de milhares de anos.

2 - Completa a frase: "Numa central de energia geotérmica tira-se partido ________ para produzir o vapor que vai acionar a turbina.".

a) da decomposição anaeróbia dos resíduos orgânicos b) da energia existente num curso de água

c) da transformação de determinados óleos vegetais d) do calor existente no interior da Terra

e) do movimento oscilatório das ondas

3 - O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da sua absorção pelos oceanos, tendo como consequência a acidificação destas massas de água. Qual das seguintes afirmações apresenta uma consequência negativa deste fenómeno?

a) A acidificação dos oceanos contribui, a longo prazo, para a diminuição do aquecimento global.

b) A diminuição do pH dos oceanos afeta os processos biológicos como a fotossíntese, a absorção de nutrientes e a reprodução.

c) O aumento da acidez dos oceanos afeta negativamente a base da cadeia alimentar dos oceanos: os peixes. d) O aumento do pH dos oceanos reduz a taxa de calcificação de organismos que produzem conchas, carapaças e

esqueletos de calcário.

e) O excesso de CO2 nos oceanos aumenta a quantidade de gases na atmosfera que contribuem para a formação

de nuvens.

4 - É estimada uma subida média global do nível das águas do mar entre 10 e 90 cm ao longo dos próximos cem anos devido aos gases de efeito de estufa emitidos. Ainda que a subida do nível das águas do mar possa parecer pequena, as consequências negativas serão uma realidade. Qual das seguintes opções não se prevê neste cenário?

a) Aumento da área de solo agrícola disponível.

b) Contaminação das reservas de água potável por água salgada. c) Destruição de habitações junto ao mar.

d) Erosão da costa marítima.

(2)

5 - Os combustíveis fósseis são considerados recursos naturais não renováveis porque:

a) A sua taxa de produção é zero, e portanto o seu nível sustentável de consumo também é zero. b) A taxa de regeneração e reutilização pode sustentar a sua taxa de consumo.

c) Existem em quantidades inesgotáveis na natureza e podem ser produzidos a partir de fósseis vegetais. d) Se encontram no subsolo e são de difícil extração, particularmente em oceanos.

e) Se formam através de processos que demoram algumas centenas de anos. 6 - Que afirmação se aplica à pesca de subsistência?

a) A quantidade de recursos piscícolas retirados é muito superior à capacidade de reposição da natureza. b) É uma pesca predatória, que recorre a embarcações de grande porte que varrem o fundo do oceano.

c) Está normalmente associada à pesca longínqua (pesca em águas internacionais ou em águas sob a jurisdição de outro país).

d) Não perturba a conservação das espécies e utiliza redes de pesca de pequeno porte.

e) Os seus métodos estão ligados à sobre-exploração das espécies e à depleção dos recursos piscícolas. 7 - Qual das seguintes características não é atribuída ao produto final da compostagem?

a) Atrai animais indesejáveis na agricultura. b) Aumenta a quantidade de nutrientes nos solos. c) Evita a aplicação de herbicidas nas culturas.

d) Melhora a capacidade de retenção de água do solo. e) Melhora o arejamento do solo.

8 - Em que região portuguesa se encontra a mancha de Floresta Laurissilva (floresta constituída por espécies de folhas persistentes da família das Lauráceas) melhor conservada e mais extensa?

a) Açores b) Centro c) Madeira d) Norte e) Sul

9 - Qual o sítio indicado para colocar frascos de compota vazios? a) Ecoponto amarelo

b) Ecoponto azul c) Ecoponto verde d) Ecoponto vermelho e) Lixo indiferenciado

10 - Da seguinte lista de árvores que existem em Portugal qual é considerada uma espécie não-indígena? a) Aveleira (Corylus avellana)

b) Azinheira (Quercus rotundifolia) c) Freixo (Fraxinus angustifolia) d) Ginkgo (Ginkgo biloba) e) Teixo (Taxus baccata)

11 - Das seguintes opções listadas, qual o modo de produção de energia elétrica menos “amigo” do ambiente? a) Centrais eólicas

b) Centrais fotovoltaicas c) Centrais hidroelétricas

d) Centrais termoelétricas a gás natural e) Centrais termoelétricas a carvão

(3)

12 - Como se designa “o galardão atribuído anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de regras ambientais, englobando a segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental, na própria praia ou no município ao qual esta pertence”?

a) Bandeira Azul b) ECOXXI

c) Maravilha de Portugal d) Porto Seguro

e) Praia + Acessível

13 - A Convenção de Ramsar é um tratado intergovernamental adotado em 1971 na cidade iraniana do mesmo nome e tem como objetivo a:

a) Limitação dos movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos. b) Preservação das espécies migradoras em toda a sua área de distribuição. c) Promoção da conservação e o uso sustentável das zonas húmidas. d) Regulamentação do tratamento dos resíduos das centrais nucleares. e) Restrição do fabrico de Poluentes Orgânicos Persistentes.

14 - Da seguinte lista de ações que devem ser aplicadas para promover a proliferação de polinizadores, qual está incorreta?

a) Criação de corredores ecológicos entre áreas de cultivo. b) Fomento de práticas de monocultura.

c) Manutenção de áreas ricas em diversidade nas zonas de cultivo. d) Realização de sucessões de diferentes culturas num mesmo terreno. e) Renúncia ao uso de pesticidas sintéticos.

15 - A única Área Protegida Privada existente em Portugal, reconhecida oficialmente em Dezembro de 2010, chama-se:

a) Área Protegida Privada da Faia Brava. b) Área Protegida Privada da Serra da Malcata. c) Área Protegida Privada do Estuário do Douro. d) Área Protegida Privada do Garajau.

e) Área Protegida Privada do Paul do Tornada.

16 - Qual dos seguintes métodos de pesca é normalmente mais destrutivo para os ecossistemas marinhos e suas espécies?

a) Pesca com armadilhas. b) Pesca com linha e anzol. c) Pesca de arrasto. d) Pesca de cerco. e) Pesca de palangre.

17 - O que é a Rede Nacional para a Recuperação de Mamíferos Marinhos?

a) Um grupo de amigos que vigia as praias durante todo o ano por forma a garantir o bem-estar dos mamíferos costeiros.

b) Um grupo de entidades que recolhem animais vivos que dão à costa com o intuito de os devolver ao mar.

c) Um grupo de jovens conservacionistas que promove ações de educação ambiental junto de escolas e grupos juvenis sobre as ameaças que afetam a costa portuguesa.

d) Um grupo de profissionais que se ocupa da recolha de dados (registo de medições e observações) e taxidermia de animais mortos que dão à costa.

(4)

18 - As seguintes afirmações identificam objetivos definidos para a conferência internacional Rio + 20, a realizar de 20 a 22 de Junho de 2012. Qual das afirmações está incorreta?

a) Abordar os novos desafios emergentes.

b) Assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável.

c) Avaliar as lacunas da implementação dos principais acordos sobre desenvolvimento sustentável. d) Avaliar o progresso feito em direção ao desenvolvimento sustentável.

e) Destacar o capitalismo como via de combate à fome e subdesenvolvimento.

19 - Existe um acordo internacional que “estabelece compromissos legalmente vinculativos para a redução das emissões de gases com efeito de estufa”. Qual é?

a) Agenda 21

b) Convenção de Estocolmo c) Protocolo de Quioto d) Rio +20

e) Tratado de Lisboa

20 - Como se denomina a corrente marítima que desloca água quente tropical até à Islândia e que contribui para que o clima no Oeste e Norte da Europa seja mais ameno que às mesmas latitudes na América do Norte?

a) Contracorrente Equatorial b) Corrente da Florida c) Corrente do Atlântico d) Corrente do Golfo

e) Corrente Equatorial Norte

21 - Completa a frase: “A utilização de ________ tem sido a principal causa da emissão de gases poluentes que aumentam o efeito de estufa e alteram o clima natural do planeta.”.

a) Combustíveis fósseis b) Energias renováveis

c) Poluentes Orgânicos Persistentes d) Recursos naturais

e) Transportes públicos de passageiro

22 - Das espécies listadas abaixo, quatro têm variedades geneticamente modificadas permitidas na União Europeia e uma, para já, não tem nenhuma versão transgénica autorizada. Identifica esta última.

a) Algodão b) Arroz c) Beterraba d) Milho e) Soja

23 - A Poluição Genética é a poluição causada pela introdução de espécies manipuladas por engenharia genética no meio ambiente. Qual das seguintes afirmações relativas a este tipo de poluição está errada?

a) A diversidade genética da cultura é promovida.

b) A evolução das espécies indígenas é afetada negativamente. c) As populações nativas podem ser extintas.

d) É provável o surgimento de pragas resistentes aos herbicidas.

(5)

24 - Qual das seguintes ações não ajuda à poupança de energia?

a) Deixar com a luz piloto ligada os aparelhos que não estão a ser utilizados. b) Preferir os transportes públicos ao carro individual para trajetos diários. c) Reutilizar sacos de plástico para transportar as compras.

d) Usar lâmpadas de baixo consumo.

e) Utilizar baterias recarregáveis em vez de descartáveis.

25 - Qual das seguintes afirmações, relativas ao Comércio Justo, está errada? a) Baseia-se numa parceria entre produtores e consumidores.

b) Garante aos produtores um negócio com melhores condições.

c) Oferece aos consumidores uma maneira de contribuir para a redução da pobreza através das suas compras diárias.

d) Permite aos produtores a oportunidade de melhorar as suas vidas e de planear o seu futuro. e) Rege-se pelos mesmos princípios do comércio internacional.

26 - Qual é a atividade humana que consume mais água a nível mundial? a) Agricultura

b) Indústria c) Serviços d) Turismo e) Uso doméstico

27 - Qual das opções representa o alimento que necessita do maior número de litros de água para ser produzido? a) Um quilo de batatas (não transgénicas).

b) Um quilo de carne de vaca (de produção intensiva). c) Um quilo de feijão-verde (de sementes tradicionais). d) Um quilo de frango (de agricultura biológica). e) Um quilo de ovos (de galinhas do campo).

28 - Qual das seguintes espécies, presentes em Portugal Continental, se encontra mais ameaçada? a) Golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba)

b) Lebre (Lepus granatensis)

c) Morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi) d) Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)

e) Veado (Cervus elaphus)

29 - Qual das seguintes ações é considerada como fazendo parte de um modo de vida sustentável? a) Consumir alimentos fora da sua época normal de produção.

b) Consumir alimentos importados. c) Consumir alimentos locais. d) Consumir alimentos processados. e) Consumir alimentos transgénicos.

30 - Completa a frase: “A Organização das Nações Unidas declarou ________ o Ano Internacional da Energia Sustentável Para Todos.”.

a) 2009 b) 2010 c) 2011 d) 2012 e) 2013

Referências

Documentos relacionados

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

promover a cooperação acadêmica entre ambas as instituições, em áreas de mútuo interesse, 140.. por meio do intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes, membros da

Este estudo teve como intuito analisar por meio do Inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb, quais são os estilos de aprendizagem e modalidades didáticas

A palpação do local de inserção não deve ser realizada após a antissepsia, exceto se a técnica asséptica for mantida. Usar luvas limpas, não estéreis,

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para