• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa. 7º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa. 7º ano"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Secretaria Municipal de Educação – Ensino Remoto – Valença/RJ – 2021

Língua

Portuguesa

7º ano

Caderno de Atividades 1

(2)

Pág

in

a

2

Queridas famílias e alunos,

Estamos ainda vivenciando um momento que requer distanciamento físico. Momento de ficarmos em casa para proteger-nos e também as pessoas mais vulneráveis. Mas isso não quer dizer que precisam se distanciar das oportunidades de aprendizagem! Pelo contrário, é importante que seja criada uma rotina para que diferentes atividades estejam presentes no dia a dia!

Assim, ofertaremos mensalmente, além de recursos digitais, um caderno de atividades que será totalmente direcionado para cada segmento de ensino, buscando dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, mantendo viva nossa relação professor x aluno (agora contando mais que antes, com o importante auxílio de cada responsável).

Srs. Responsáveis, conversem com suas crianças, quando possível, sobre os últimos acontecimentos, explicando que durante um período ainda, irão estudar em casa. Ajudem na organização do tempo e também na realização das atividades. Cada tarefa será proposta para um dia da semana. É importante que o (a) aluno (a) não faça todos os exercícios em único dia, ou seja, é preciso realizá-los no dia que está sendo sugerido.

Esperamos sinceramente, contar com a compreensão e apoio de cada família nesse diferente e desafiador cenário! Que estejamos juntos em prol de educar nossas crianças!

Deixamos para vocês uma breve reflexão, juntamente com o desejo de que estejam bem e de que em breve possamos ter contatos mais calorosos!

Façamos o nosso melhor, na condição que nós temos, enquanto não temos condições melhores, para fazermos melhor ainda!!!

(Mario Sérgio Cortella)

(3)

Pág

in

a

3

Aula 1 – Língua Portuguesa

Valença, 1º de março de 2021.

1. Leia na seção Mundo: OMS declara pandemia do novo coronavírus. “Tedros Adhanom, diretor geral da

Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou hoje (11) que a organização elevou o estado da contaminação à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2)”. Após ler a matéria e complementá-la com a leitura da charge abaixo, responda.

Notícia disponível no link https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus

Aula 2 – Língua Portuguesa

Valença, 1º de março de 2021.

Governo recomenda cancelar grandes eventos e isolar quem volta de outro país O Ministério da Saúde recomendou que a partir do dia 13 de Março de 2020 sejam adotadas medidas mais restritivas para evitar o avanço do coronavírus, entre elas o isolamento por 7 dias de todas as pessoas que chegam de viagens internacionais, mesmo sem sintomas, e cancelamento de eventos com aglomerações. A recomendação geral já é de cancelamento de “grandes eventos”, sejam eles governamentais, esportivos, políticos, comerciais, religiosos, além do isolamento de pessoas que estiveram fora do país, ainda que não tenham manifestado os sintomas da doença. O principal recado para a população é reduzir o contato social. Qualquer tipo de aglomeração de pessoas deve ser evitado, assim como locais fechados para alimentação, como restaurantes e bufês. As refeições devem ser feitas em lugares abertos.

1. Após a leitura do texto, cite pelo menos duas medidas que o governo vem tomando para diminuir o avanço do coronavírus.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. A reportagem fala no cancelamento de “grandes eventos”. Relacione essa ideia comum à das imagens que vimos anteriormente. Naquela situação o coronavírus poderia se propagar?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

a) Conforme a matéria, o que significa a palavra Pandemia? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Qual leitura você fez da charge? Faça uma análise da imagem e registre sua percepção.

(4)

Pág

in

a

4

3. Baile charme, transporte público e a nossa casa. Em qual desses lugares você acha que existe um menor contato social? _________________________________________________________________________

Aula 3 – Língua Portuguesa

Valença, 02 de março de 2021.

Qual a diferença entre epidemia e pandemia?

Entenda a diferença entre os termos que apesar de parecer em semelhantes, possuem características fortemente distintas

Alana Sousa Publicado em 12/03/2020 Apesar de se tratar em sobre temas médicos, doenças, muitas vezes, fatais, epidemia e pandemia são termos diferentes. Possuindo características essenciais para entender os principais pontos que separamos temas.

Uma epidemia pode ser caracterizada quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas por um tempo limitado—eventualmente ela acaba sendo controlada, seja por vacina ou tratamentos alternativos.

Um exemplo de epidemia é a Peste Negra, que atingiu quase toda a Europa e parte da Ásia entre os anos de 1333 a 1351. A varíola também entra nesse segmento, pois foi transmitida da Europa para a América, no século16.

A pandemia, no entanto, é o pior dos casos, pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade afeta diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar-se uma pandemia. Isso se deve quando não há vacinas e o número mortuários e mostra altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes — por isso se espalham tão facilmente —, como no caso da gripe suína, que fez vítimas em todos os continentes.

Outros termos como surto e endemia também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade de casos de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado à frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número quantitativo; uma endemia pode ser considerada como o posto geográfico de uma pandemia.

6. O oposto geográfico da pandemia recebe o nome de...

7. Número mortuário significa número de ....

1. Quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas por tempo limitado, pode-se dizer que há uma ______________.

2. Epidemia e pandemia são termos ____________________.

3. Quando uma doença afeta pessoas em nível global e em diferentes regiões temos uma __________________________.

4. Um exemplo de infecção que fez vítimas em todos os continentes ________________.

5. Exemplo de epidemia que foi transmitida da Europa à América no século 16.

(5)

Pág

in

a

5

Aula 4 – Língua Portuguesa

Valença, 02 de março de 2021.

1. Veja a primeira página do jornal Extra e responda as questões a seguir:

Aula 5 – Língua Portuguesa

Valença, 08 de março de 2021.

Leia o texto a seguir:

PREVENIR OU REMEDIAR? Vamos pensar na seguinte evidência:

“É fácil ser curada uma doença descoberta no início, difícil é percebê-la. Mais tarde, ela é fácil de ser percebida, difícil é curá-la. ”

Foi assim que nos ensinou Nicolau Maquiavel no livro O Príncipe. Quando os problemas são identificados com antecedência – e, segundo Maquiavel, isso é um privilégio dos prudentes –, eles serão rapidamente resolvidos. Contudo, se forem ignorados ou postergados, não haverá remédio que os resolva. Ter hábitos saudáveis é uma das metas da maioria das pessoas, mas isso nem sempre é colocado em prática. Há um antigo ditado que diz: A prevenção é o melhor remédio. Tendo em vista que a adoção de hábitos saudáveis reduz o desenvolvimento de doenças, fica bem mais fácil acreditar nessa frase. Sem contar os estudos científicos, que mostram que unir uma nutrição adequada à prática de exercício físico, sono de qualidade, controle de estresse e modificações ambientais podem diminuir em até 80% o desenvolvimento de doenças.

(Disponível em https://www.fabiolhamby.com.br/blog/prevenir-ou-remediar.html) 1. A partir da leitura do texto, explique o que significa:

PREVENIR _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ REMEDIAR _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. Explique o ditado que diz: A prevenção é o melhor remédio.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

a) O Rio é uma grande metrópole! Diariamente, os jornais trazem informações para nossa população, não é mesmo? Qual o assunto apresentado na primeira página do jornal Extra, no sábado, 14 de março de 2020?

___________________________________________ ___________________________________________ b) Qual o significado da palavra “propagação”? ___________________________________________ c) Observe um trecho destacado da primeira página do jornal: “ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS SEM AULAS”. Trata-se de uma OPINIÃO ou de um FATO? ___________________________________________ d) Pesquise o sentido da palavra “acesso”.

___________________________________________ ___________________________________________

(6)

Pág

in

a

6

Aula 6 – Língua Portuguesa

Valença, 08 de março de 2021.

1. Escolha uma palavra da lista abaixo, para completar adequadamente cada uma das afirmações a seguir.

a) Comprar para si mesmo e sua família todo o estoque de álcool gel disponível no mercado é um ato de ___________________________.

b) Fechar-se em seu próprio mundo, para evitar, por medo, contato com qualquer outra pessoa é um ato de __________________________.

c) Lavar cuidadosamente as mãos é um ato de ______________________.

d) Categorizar uma pessoa em um chamado “grupo de risco” e querer impedi-la de compartilhar um elevador, por exemplo, é um ato de ____________________________.

e) Ajudar, no que for possível, uma pessoa doente para que ela não sofra ainda mais por se perceber só e desamparada é um ato de _________________________________.

2. Marque (1) para “cuidado de si” e (2) para “cuidado do outro”. ( ) Manter-se distante de lugares onde haja circulação de vírus.

( ) Ao espirrar e tossir, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável.

( ) O uso da máscara é recomendável aos portadores de infecção respiratória, para que não propaguem a infecção.

( ) Procure lavar as mãos com água e sabão, frequentemente, sendo indicado também ter sempre um frasco de álcool gel com você.

Aula 7 – Língua Portuguesa

Valença, 09 de março de 2021.

● Leia o texto a seguir:

(7)

Pág

in

a

7

Com base na leitura do texto da página anterior, responda:

1. Esse texto pertence a que gênero textual? ( ) notícia. ( ) folheto. ( ) poesia. ( ) carta. 2. Qual o público alvo e o objetivo dessa campanha?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 3. Qual o procedimento deve ser adotado pela pessoa ao tossir ou espirrar?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 4. Por que se deve evitar locais com aglomeração de pessoas?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5. Se uma criança ou adolescente estiver com algum sintoma, ela pode ir à escola? Por quê?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Aula 8 – Língua Portuguesa

Valença, 09 de março de 2021.

1. Procure no dicionário o significado das palavras:

a) Higienizar: __________________________________________________________________________ b) Desinfetar: __________________________________________________________________________ c) Disseminação: _______________________________________________________________________

Aula 9 – Língua Portuguesa

Valença, 15 de março de 2021.

1. Qual é a finalidade desse texto? (A) Apresentar uma informação falsa.

(B) Apresentar o significado de uma expressão e as consequências da mesma. (C) Valorizar o termo Fake News.

(D) Incentivar a disseminação de Fake News.

2. De acordo com esse texto, qual é o papel de um jornal ao divulgar uma notícia?

_____________________________________________________________________________________ 3. Segundo o texto:

(A) O termo Fake News é recente.

(B) O termo Fake News é usado apenas no Brasil. Você já ouviu falar em Fake News?

Ao divulgar uma notícia, o jornal presta um serviço à sociedade. No entanto, há algum tempo, temos visto e ouvido muitas notícias que têm trazido prejuízos à população por divulgarem informações equivocadas ou até mesmo falsas. São as Fake News.

De acordo com o site “Mundo Educação”, apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais

As Fake News são muito perigosas, pois muitas pessoas não conseguem identificá-las e passam a acreditar no que leram, ouviram ou viram e tomam decisões influenciadas por essas notícias.

(8)

Pág

in

a

8

(C) O termo Fake News é mais antigo do que aparenta. (D) O termo Fake News não é reconhecido em outros países.

4. De acordo com o texto, por que as Fake News são consideradas perigosas?

_____________________________________________________________________________________

Aula 10 – Língua Portuguesa

Valença, 15 de março de 2021.

Leia a charge a seguir:

Aula 11 – Língua Portuguesa

Valença, 16 de março de 2021.

O menino da história é o Armandinho.

1. Com quem ele está falando? ____________________________________________________________ 2. Onde ele está e o que está fazendo?

_____________________________________________________________________________________ 3. No segundo quadrinho, a que se refere a palavra “outra”?

_____________________________________________________________________________________ 4. Você percebeu que o texto usa o sinal de pontuação chamado RETICÊNCIAS? Uma das ideias expressas pelas reticências costumam ser a ideia de continuidade. Por que foram usadas reticências no primeiro quadrinho? O que elas significam?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5. Qual a crítica feita por Armandinho no texto?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

● Explique os dois sentidos da palavra viralizar, de acordo com o contexto em que está inserida. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

(9)

Pág

in

a

9

Aula 12 – Língua Portuguesa

Valença, 16 de março de 2021.

“Morte e Vida Severina” na atualidade

“E se somos Severinos iguais a tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte Severina: que é a morte que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte Severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida) (trecho do poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto).”

● Neste poema nos mostra o que somos “Severinos”. O que você pode marcar sobre esta parte retirada do poema “De emboscada antes do vinte”.

( ) Que tudo é perfeito na nossa vida. ( ) Que podemos fazer tudo que queremos.

( ) Nós temos que estar preparados, porque na nossa vida pode acontecer fatos ruins.

● Agora neste momento de “pandemia”, estamos em um momento muito crítico. “E como diz João Cabral de Melo,” “iguais a tudo na vida!” Como você pensa que tem que ser a sua vida, quando isto tudo melhorar? Em que aspecto você acha que tem que mudar?

( ) Ter que mudar seu jeito de ser. ( ) Mudar as coisas ruins.

( ) Ser diferente, buscando sempre o melhor de você, sem ser igual aos outros. ( ) O certo é ficar dentro de casa, assim evito contato e me cuido mais.

( ) É certo eu espirrar e tossir cobrir a boca com as mãos.

( ) É certo eu espirrar e tossir cobrir a boca com lenço descartável ou com o braço.

Aula 13 – Língua Portuguesa

Valença, 22 de março de 2021.

1. No primeiro quadrinho e no segundo, é possível perceber que Snoopy está escrevendo uma carta. a) Que elemento não verbal, ou seja, da imagem dos quadrinhos nos auxiliam a perceber isso?

_____________________________________________________________________________________ b) Que elementos verbais nos auxiliam a entender a escrita da carta?

_____________________________________________________________________________________ 2. Na tirinha, é possível perceber a diferença de balões nas falas das personagens. Você lembra por que os cartunistas usam esse recurso?

(10)

Pág

in

a

10

3. O humor presente no último quadrinho acontece devido a uma atitude de Snoopy. Qual é a atitude? _____________________________________________________________________________________

Aula 14 – Língua Portuguesa

Valença, 22 de março de 2021.

Acompanhe a história de Antônia, cujo maior desejo é ser tenista

Antônia mora em uma pequena cidade, no interior de Minas Gerais. Lá, ter sonhos grandiosos não é muito comum. Por isso, Dona Corinha, uma vizinha antiga, sempre avisava a menina: “é melhor desistir desse sonho, ele é muito grande! ”.

Mas Antônia não achava que tinha que desistir do seu sonho só porque a maior parte das pessoas achava que era grande demais. A menina quer ser tenista e vai fazer o possível e o impossível para conseguir.

Por enquanto, ela só conhece o esporte pelos campeonatos que vê na televisão e nunca viu uma raquete ao vivo e a cores! Se ela vai conseguir realizar esse sonho?

● A finalidade do texto é:

a) Divulgar o livro “Enfim, atleta!”, cuja protagonista é Antônia. b) Apresentar os desafios relativos à prática do tênis.

c) Destacar a importância da perseverança na luta pelos sonhos. d) Descrever a vida em uma pequena cidade do interior mineiro. ● O segundo parágrafo estabelece com o primeiro a relação de: a) continuidade

b) dúvida c) adversidade d) causa

● E você, qual é o seu maior sonho?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Aula 15 – Língua Portuguesa

Valença, 23 de março de 2021.

1. Leia alguns versos da música abaixo.

Quando o sol bater na janela do teu quarto Renato Russo

...

O sol nasce pra todos Só não sabe quem não quer.

Quando o sol bater na janela do teu quarto Lembra e vê que o caminho é um só. Até bem pouco tempo atrás

Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? ...

● Como cidadãos, somos capazes de modificar o mundo juntos e torná-lo melhor. Como essa ação seria possível, segundo seu ponto de vista?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. Observe o cartum e descreva as imagens que nele aparecem.

(11)

Pág

in

a

11

Aula 16 – Língua Portuguesa

Valença, 23 de março de 2021.

1. Leia a tirinha com atenção.

a) No terceiro quadrinho, a expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de comportamento do garoto. Identifique-a.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:

( ) o seu compromisso com o amigo.

( ) a sua insatisfação com os programas televisivos. ( ) a incoerência de sua atitude.

( ) a sua alegria em escrever para o amigo. 2. Analise a charge e responda.

● Os personagens dessa charge são: (A) crianças de rua.

(B) políticos brasileiros. (C) jovens universitários. (D) trabalhadores urbanos. (E) moradores de rua.

a) A parte superior do cartum tem uma série de pessoas. O que elas representam?

( A ) Os diferentes lugares do mundo. ( B ) As diferentes opções religiosas. ( C ) A diferença entre o seres humanos.

( D ) Os diferentes problemas que enfrentamos. b) Em relação a parte inferior, o que o desenho representa?

( A ) Novo começo. ( B ) A vida após a morte. ( C ) A igualdade de todos. ( D ) A religião.

Referências

Documentos relacionados

Cada povo utilizava o Tengwar de seu jeito diferente, podendo existir até mesmo mais de um modo para a mesma língua, como ocorre, por exemplo, com o Sindarin.. Existem modos

Desta forma, o presente trabalho vem apresentar a primeira contribuição sobre o conhecimento da fauna subterrânea associada a uma cavidade em metapelito

As mudanças que se observam no mundo contemporâneo são de tal modo profundas, que inauguram a necessidade de repensar alguns dos nossos pressupostos teóricos para manter

Este trabalho se propõe a investigar as relações entre o jornalismo, a literatura e o cinema por meio da análise da obra O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira (1979) e a sua

ITU não complicada (mulher jovem, saudável, não grávida)  ITU complicada (condição prévia que aumenta o risco de falência do tratamento – corpo estranho,

Rosa – Tem dona Júlia, é uma senhora que mora vizinha a propriedade, eu tenho uma cunhada Ceiça também que cultiva as plantas, tem também por ali, Maria de nego

O refrigerante também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo a análise sensorial, a solubilidade de gases em líquidos e as reações em meio

Nesse seleto grupo, os 50 maiores vendedores de touros taurinos (ra- ças europeias e sintéticas) somam a venda de 7.035 exemplares em 2016, com média de touros vendidos anual-