• Nenhum resultado encontrado

CLARINDA DE AZEVEDO MAIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLARINDA DE AZEVEDO MAIA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

CLARINDA DE AZEVEDO MAIA

Professora Catedrática de nomeação definitiva

Relatório quinquenal de actividades apresentado em cumprimento do artº.

24 do Estatuto da Carreira Docente Universitária

(2)

As actividades docente, científica e académica desenvolvidas durante o período abrangido pelo presente relatório repartem-se pelos seguintes domínios:

1. Funções docentes e de coordenação científico-pedagógica 1.1.Cursos de licenciatura

2000-2001: Leccionação (aulas teóricas: duas turmas) da cadeira de História da Língua

Portuguesa para todos os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas

Modernas em que entra a componente de «Estudos Portugueses».

Coordenação científico-pedagógica da cadeira de História da Língua Portuguesa. 2001-2002: Leccionação (aulas teóricas: duas turmas) da cadeira de História da Língua

Portuguesa para todos os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas

Modernas em que entra a componente de «Estudos Portugueses».

Coordenação científico-pedagógica da cadeira de História da Língua

Portuguesa.

2002-2003: Leccionação (aulas teóricas: duas turmas) de História da Língua

Portuguesa para todos os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas

Modernas em que entra a componente de «Estudos Portugueses». Coordenação científico-pedagógica da cadeira de História da Língua Portuguesa. 2003-2004: Leccionação (aulas teóricas: duas turmas) de História da Língua

Portuguesa para todos os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas

Modernas em que entra a componente de «Estudos Portugueses».

Coordenação científico-pedagógica da cadeira de História da Língua

(3)

2004-2005: Leccionação (aulas teóricas: duas turmas) da cadeira de História da Língua

Portuguesa para todos os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas

Modernas.

Coordenação científico-pedagógica da cadeira de História da Língua

Portuguesa.

2005-2006: Leccionação (aulas teóricas: duas turmas) de História da Língua

Portuguesa para todos os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas

Modernas em que entra a componente de «Estudos Portugueses» e para os alunos da Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa.

Linguística Portuguesa V (duas turmas) -2º. semestre. Seminário de Português (Ramo de Formação Educacional).

Coordenação científico-pedagógica da cadeira de História da Língua

Portuguesa.

Coordenação científico-pedagógica da cadeira de Linguística Portuguesa V.

1.2. Cursos de Mestrado

2000-2002: Orientação de um seminário sobre «Variação geolinguística e variação sociolinguística» no Mestrado em Línguística Geral.

Coordenação do Mestrado em Linguística Portuguesa.

2001-2003: Orientação de um seminário sobre «História da Língua Portuguesa» no Mestrado em Linguística Portuguesa.

Coordenação do Mestrado em Linguística Portuguesa.

2002-2004: Orientação de um seminário sobre «Variação geolinguística e variação sociolinguística» no Mestrado em Linguística Geral.

2003-2005: Orientação de um seminário sobre «História da Língua Portuguesa» no Mestrado em Linguística Portuguesa.

(4)

2004-2006: Orientação de um seminário sobre «Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Línguas» no Curso de Mestrado em Linguística e Ensino.

2. Orientação pedagógica de Assistentes

Foi orientadora pedagógica dos seguintes Assistentes:

- Licª. Maria Carmen de Castro Duarte Frias e Gouveia, no âmbito da cadeira de «História da Língua Portuguesa», durante o período abrangido pelo presente relatório. Exerceu as mesmas funções, durante o ano lectivo de 2005-2006, no âmbito da cadeira de «Linguística Portuguesa V».

- Mestre Maria José Simões Pereira de Carvalho, no âmbito da cadeira de «História da Língua Portuguesa».

3. Orientação de Teses

3.1. De Doutoramento

- Mestre Cristina dos Santos Pereira Martins, sobre «Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar)». (Aprovada, com distinção e louvor, por unanimidade, em 06.05.2004).

- Licª Maria Carmen de Castro Duarte Frias e Gouveia, sobre edição e estudo linguístico de documentação notarial privada em português do mosteiro de Santa Cruz e da Sé de Coimbra (séculos XIII-XVI). (Trabalho em curso).

- Mestre Isabel Maria de Almeida Santos, sobre processos de estandardização. (Trabalho em curso).

(5)

- Mestre Maria José Simões Pereira de Carvalho, sobre edição e estudo linguístico de documentação notarial privada em português do Mosteiro de Alcobaça (séculos XIII-XVI). (Trabalho em curso).

3.2. De Mestrado

- Dulcelina Silva dos Santos, «Prestígio linguístico e ensino da língua materna», com a classificação de Muito Bom (2000). Publicada na «Colecção Mundo de Saberes, 29» da Porto Editora. Porto, 2002.

- Antónia Vieira dos Santos, «Os pronomes demonstrativos: estudo histórico de carácter sintáctico e morfo-sintáctico (séculos XIII-XVI)», com a classificação de Muito Bom (2003).

- Carla Sofia da Silva Ferreira, «Percepções e atitudes linguísticas das variedades diatópicas de Portugal. Um contributo português para a Dialectologia Perceptual», com a classificação de Muito Bom (2004).

- Ana Catarina Canais Rodrigues Pinheiro, «Disponibilidade léxica em alunos pré-universitários portugueses. Concelhos de Coimbra, Condeixa e Miranda do Corvo», com a classificação de Muito Bom (2006).

Estão, além disso, em curso, cinco teses de Mestrado sob sua orientação.

4. Orientação de Programas de Pós-doutoramento:

Orientação de um Programa de Pós-doutoramento que está a ser desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra pelo Doutor Américo Venâncio Lopes Machado Filho, da Universidade da Bahia (Salvador – Brasil), durante o período compreendido entre Janeiro de 2006 e Janeiro de 2007. O Projecto apresentado e que está em curso intitula-se «Prospecção documental, Paleografia e Edição de “Os Diálogos de São Gregório” (ms. da Liv. 522, IAN/TT).

(6)

5. Investigação

Coordenou, até Abril de 2002, no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA), unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, as linhas de investigação de «Sociolinguística e Contacto de línguas» e de «História da Língua Portuguesa».

Coordena, no mesmo Centro, a partir da data mencionada, os seguintes projectos: - «História da Língua e História da consciência linguística»;

- «Projecto de estudo sociolinguístico do Português (PRESPOR) — Coimbra»; - «Linguística e Ensino».

Colaborou em projectos de investigação e de intercâmbio científico de âmbito internacional. Destaca-se a sua participação em Acções Integradas estabelecidas entre alguns docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade Humboldt, de Berlim. Além de membro da equipa de investigadores, foi responsável, pela parte portuguesa, pelo projecto «Língua e consciência linguística em Portugal no século XVIII. Elaboração, ilustração e diferenciação social da língua portuguesa de Setecentos» que traduziu um programa de colaboração, no domínio da História da Língua Portuguesa e da Historiografia Linguística, com o Instituto de Romanística da Universidade Humboldt, de Berlim. O projecto foi apresentado a concurso ao Programa «Acções Integradas Luso-Alemãs — 2001-2002», tendo sido aprovado tanto pela comissão de apreciação portuguesa como pela parte alemã. O Projecto foi financiado em Portugal pelo CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e na Alemanha pelo D.A.A.D. (Deutscher Akademischer Austauschdienst).

No âmbito desta Acção Integrada, realizou investigação bibliográfica no Instituto Ibero-Americano de Berlim entre 14 e 21 de Dezembro de 2001. Colabora, pela parte portuguesa, no projecto «Língua e contexto sócio-cultural em Portugal

e no Brasil. (Entre o início do século XVIII e a independência do Brasil), que traduz um programa de colaboração, no domínio da História da Língua

(7)

Portuguesa e da Historiografia Linguística, com o Instituto de Romanística da Universidade Humboldt, de Berlim. O projecto foi apresentado a concurso ao Programa «Acções Integradas Luso-Alemãs — 2004-2005», tendo sido aprovado tanto pela comissão de apreciação portuguesa como pela parte alemã. O Projecto é financiado em Portugal pelo CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e na Alemanha pelo D.A.A.D. (Deutscher Akademischer Austauschdienst).

No período que decorreu entre 5 e 13 de Fevereiro de 2005, e, de novo, entre 12 e 19 de Fevereiro de 2006, efectuou, na qualidade de membro da equipa de investigadores do mencionado Projecto, pesquisa bibliográfica na Biblioteca do Instituto Ibero-Americano de Berlim sobre alguns temas de pesquisa previstos.

6. Orientação de seminários

«História da Língua Portuguesa: Idade Média». Seminário do Curso de Mestrado em Linguística Portuguesa. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 2001-2003.

«História da Língua Portuguesa e ensino da língua materna». Seminário orientado no âmbito do Mestrado e Curso de Pós-graduação em «Linguística e Ensino». Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 4 de Julho de 2002.

«Variação geolinguística e variação sociolinguística». Seminário do Curso de Mestrado em Linguística Geral. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 2002-2004.

«História e passagem à escrita do galego-português». Seminário orientado no âmbito do Mestrado e Curso de Pós-graduação em «Língua, Escrita e Cultura na Idade Média». Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11.07.2003.

«História da Língua Portuguesa». Seminário do Curso de Mestrado em Linguística Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2003-2005.

(8)

«Mudança linguística e Sociolinguística Histórica». Sessão orientada na cadeira de «História da Língua Portuguesa», do Instituto de Letras da Universidade do Minho. Braga, 16.03.2005.

«Linguística medieval galego-portuguesa». Seminário orientado no Curso de Doutoramento «Estudos de Linguística e Literatura Galega e Portuguesa», Universidade de Vigo (Espanha). (Janeiro e Junho de 2005).

«Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Línguas». Seminário do Curso de Mestrado em Linguística e Ensino. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 2004-2006.

«Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Línguas». Seminário do Ramo de Formação Educacional. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 2005-2006. «Língua, comunidade linguística, variação e mudança». Seminário enquadrado no Ciclo de

seminários de formação sobre a nova «Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário», promovido pelo Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA). Coimbra, 28.10.2005.

7. Publicações

O tratamento das variedades do português nos gramáticos e ortografistas de Setecentos: especial referência a Monte Carmelo. In: WERNER THIELEMANN (ed.),

«Século XVIII: Século das Luzes, Século de Pombal». Frankfurt am Main

(TFM. Biblioteca Luso-Brasileira), 2001, p. 33-50.

Fronteras del español: aspectos históricos y sociolingüísticos del contacto con el portugués en la frontera territorial. Comunicação apresentada no “II Congreso

Internacional de la Lengua Española: El Español en la Sociedad de la Información”, promovido pela “Real Academia Española” e pelo Instituto Cervantes, que teve lugar em Valladolid, nos dias 16-19 de Outubro de 2001. A comunicação foi publicada em http://www.cervantes.es.

O galego visto pelos filólogos e linguistas portugueses. Lisboa (Cátedra de Estudos

(9)

Dos textos escritos à história da língua. In: Brian F. Head, José Teixeira, Aida Sampaio

Lemos, Anabela Leal de Barros, António Pereira (Organizadores), «História da Língua e História da Gramática». Actas do Encontro. Colecção Poliedro. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2002, p. 231-249.

Para a história do sistema de sibilantes em português. Algumas reflexões sobre a cronologia da mudança fonológica. In: «Con Alonso Zamora Vicente» (Actas

del Congreso Internacional «La Lengua, la Academia, lo popular, los clásicos, los contemporáneos ...»). Presentación: José Carlos Rovira. Edición: Carmen Alemany Bay, Beatriz Aracil Varón, Remedios Mataix Azuar, Pedro Mendiola Oñate, Eva Valero Juan y Abel Villaverde Pérez. Vol. II, Universidad de Alicante, 2003, p. 783-791.

A língua como património histórico e cultural. A importância de Coimbra na constituição do Português. Texto escrito para o Guião de apresentação à UNESCO da

candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da Humanidade. Universidade de Coimbra, Abril de 2003, p. 45-48.

Do conceito de minoria às minorias linguísticas. In: «Minorias étnicas e religiosas em

Portugal. História e actualidade. Actas do Curso de Inverno (9-11 de Janeiro de 2002). Coordenação de Guilhermina Mota. Instituto de História Económica e Social. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2003, p. 377-392.

Carolina Michaëlis de Vasconcelos e o ensino da Filologia Portuguesa na Universidade de Coimbra. In: Mühlschlegel, Ulricke (ed.), «Dona Carolina Michaëlis e os

estudos de Filologia Portuguesa». Biblioteca Luso-Brasileira (Publicações do Instituto Ibero-Americano), vol. 22. Frankfurt am Main (Verlag Teo Ferrer de Mesquita), 2004, p. 21-44.

Alguns aspectos da língua portuguesa nos Sermões do P. António Vieira. In: Alberto Gil e

Werner Thielemann (eds.), «Die Rhetorik António Vieiras». Akten der Sektion «António Vieira und die portugiesische Rhetorik des 17. Jahrhunderts» beim V. Deutschen Lusitanistentag Rostock (25.–28.September 2003). Bonn (Romanistischer Verlag), 2005, p.125-149.

A história da língua portuguesa na produção gramatical e ortográfica do século XVIII Alguns aspectos em equação. Entregue para publicação nas Actas do

(10)

Congresso Internacional «Século das Luzes – Portugal e Espanha, o Brasil e a Região do Rio da Prata» «Das Jahrhundert der Aufklärung – Portugal und Spanien, Brasil und die La-Plata-Region», que se realizou em Berlim, entre os dias 20 e 24 de Maio de 2003, no «Ibero-Amerikanisches Institut». (No prelo).

A língua portuguesa em tempos de D. Dinis. A publicar nas actas do Congresso Histórico

Porto de Mós «Sete Séculos/ Sete Marcos», comemorativo do sétimo centenário da concessão a Porto de Mós do foral pelo rei D. Dinis. Porto de Mós, 17 e 18 de Junho de 2005.

8. Participação em congressos e outras reuniões científicas

«I Encontro da Associação Internacional de Linguística do Português». Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 8 e 9 de Outubro de 2001.

«Colóquio Internacional: Centenário da morte de Leopoldo Alas “Clarín”. Faculdade de Letras, 3 de Dezembro de 2001. Na qualidade de Directora do Instituto de Estudos Espanhóis, proferiu o discurso de abertura.

«II Congreso Internacional de la Lengua Española: El Español en la Sociedad de Información», promovido pela “Real Academia Española” e pelo Instituto Cervantes, que teve lugar em Valladolid, nos dias 16-19 de Outubro de 2001. Apresentou, no painel «Español y portugués» da Secção IV «Unidad y diversidad del español», uma comunicação intitulada «Fronteras del español: aspectos históricos y sociolingüísticos del contacto con el portugués en la frontera territorial», publicada em http://www.cervantes.es.

«Minorias étnicas e religiosas em Portugal. História e actualidade». Curso de Inverno 2002, organizado pelo Instituto de História Económica e Social. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11 de Janeiro de 2002. Apresentou uma comunicação intitulada «Do conceito de minoria às minorias linguísticas». (A publicar nas Actas).

«Congreso Internacional: La Lengua, La Academia, Lo Popular, Los Clásicos, Los Contemporáneos» (Homenaje a Alonso Zamora Vicente). Universidade de

(11)

Alicante, 11 a 15 de Março de 2002. Apresentou uma comunicação intitulada «Para a história do sistema de sibilantes em Português. Algumas reflexões sobre a cronologia da mudança fonológica».

Congresso Internacional «Século das Luzes – Portugal e Espanha, o Brasil e a Região do Rio da Prata» «Das Jahrhundert der Aufklärung – Portugal und Spanien, Brasil und die La-Plata-Region», que se realizou em Berlim, entre os dias 20 e 24 de Maio de 2003, no «Ibero-Amerikanisches Institut». Apresentou uma comunicação intitulada «A historia da língua portuguesa na produção gramatical e ortográfica do século XVIII. Alguns aspectos em equação». Além disso, participou numa mesa-redonda sobre «Língua, Filosofia da linguagem e descrição linguística no século XVIII».

«5. Deutscher Lusitanistentag», que se realizou na Universidade de Rostock, entre 25 e 28 de Setembro de 2003. Apresentou uma comunicação intitulada «Alguns aspectos da língua portuguesa nos Sermões do P. António Vieira».

«II Colóquio da APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras)» que se realizou nos dias 7 e 8 de Novembro de 2003 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Congresso Histórico «Sete Séculos/ Sete Marcos», comemorativo do sétimo centenário da concessão a Porto de Mós do foral pelo rei D. Dinis. Porto de Mós, 17 e 18 de Junho de 2005. Apresentou uma comunicação intitulada. «A língua portuguesa em tempos de D. Dinis». (A publicar nas Actas do Congresso).

(12)

9. Conferências

«Fronteiras do Português: aspectos linguísticos e sociolinguísticos do contacto do português com outras línguas junto à fronteira entre Portugal e Espanha». Leitorado de Português. Departamento de Filologia Moderna, Área de Filologia Moderna e Área de Filologia Portuguesa, Universidade de Salamanca, 14 de Maio de 2001. (Conferência proferida no âmbito das actividades dos leitorados de Português do Instituto Camões desenvolvidas a propósito do Ano Europeu das Línguas).

«Fronteira política e fronteiras dialectais no Ocidente peninsular». Conferência proferida no Instituto de Romanística da Universidade Humboldt. Berlim, 24 de Outubro de 2002.

«Situação e perspectivas do Português no Mundo». Participação no painel «O “Projecto Planetário da CPLP” e o papel da Língua Portuguesa na realização desse projecto». Mesa–redonda da I Jornada de Homenagem à Língua Portuguesa no Mundo que teve lugar em 24 de Janeiro de 2003 no Instituto Piaget de Viseu. «A língua portuguesa no Mundo». Conferência proferida no Instituto de Estudos

Brasileiros da Faculdade de Letras para os alunos da Universidade de «Le Havre» (França) que se deslocaram à Universidade de Coimbra em passeio de estudo. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 8 de Abril de 2003. «Manuel de Paiva Boléo e a História da Língua Portuguesa». Conferência proferida na

Sessão de Homenagem organizada pela Comissão Científica de Estudos Românicos no «Centenário do nascimento do Doutor Manuel de Paiva Boléo». Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de Março de 2004.

(13)

10. Participação em júris de provas académicas

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra elaborou o relatório justificativo da renovação do contrato como assistente convidado do Licº. João Nuno Paixão Corrêa Cardoso. Coimbra, 31.05.2001.

Designada pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra para emitir parecer sobre o pedido de equivalência à Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas — variante de Estudos Portugueses e Espanhóis — apresentado por Héctor Mangas Martín, licenciado pela Universidade de Salamanca. Coimbra, 13.07.2001.

Júri das provas de concurso para provimento de uma vaga de professor catedrático do Grupo de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no qual foi candidata a Doutora Cristina Maria Robalo Cordeiro. Coimbra, 19.11.2001.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra elaborou o parecer justificativo da contratação como assistente convidada da Licª. Maria da Conceição Carapinha Rodrigues. Coimbra, 21 de Abril de 2002. Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra elaborou o parecer justificativo da contratação como assistente convidada da Licª. Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia. Coimbra, 15 de Maio de 2002.

Júri das provas de concurso para provimento de uma vaga de professor associado na área de Linguística Portuguesa /História da Língua da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Vila Real, 20 de Maio de 2002. (Foi relatora do “curriculum vitae” e do relatório).

Júri de provas de doutoramento em Letras, especialidade Linguística Portuguesa, da Licª. Maria Helena Pinto Novais Paiva. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 14 de Outubro de 2002. Arguente da dissertação «Os gramáticos portugueses quinhentistas e a fixação do padrão linguístico. Contribuição da

(14)

informática para o estudo das relações entre funcionamento, variação e mudança».

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra fez parte do júri que elaborou o parecer justificativo da renovação do contrato como assistente convidada da Licª. Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia. Coimbra, 14 de Maio de 2003.

Júri de concurso para provimento de uma vaga de professor catedrático do Grupo de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no qual foram candidatos os Doutores Artur Anselmo de Oliveira Soares, Luis Manuel Fagundes Duarte e Silvina Rodrigues Lopes. Lisboa, 27.06.2003.

Júri das provas de Mestrado em Linguística Portuguesa, da Licª. Antónia Vieira dos Santos. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 01.07.2003. Dissertação: «Os pronomes demonstrativos: estudo histórico de carácter sintáctico e morfossintáctico. (Orientadora da dissertação e Presidente do júri).

Júri das provas de Mestrado em Cultura Portuguesa do Licº. José Peixoto Pinto da Mota, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, 27.10.2003. Arguente da dissertação «Documentação foraleira colectiva dionisina dos concelhos de Bragança, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro. Edição e estudo».

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por Liesbeth Vandekerckhove, detentora do diploma de «Bachelor of Arts: Portuguese and Brazilian Studies» pelo King’s College London – University of London. Coimbra, 12.03.2004.

Júri das provas de agregação no Grupo de Linguística, Disciplina de Linguística Histórica, prestadas pelo Doutor António Henrique de Albuquerque Emiliano, na Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 18 e 19 de Março de 2004.

(15)

Júri das provas de agregação no 3º. Grupo (Estudos Anglo-Americanos), prestadas pelo Doutor John Alexander Holm, na Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 26 de Março de 2004.

Júri de provas de doutoramento em Linguística Aplicada da Mestre Cristina dos Santos Pereira Martins. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. Coimbra, 06.05.2004. Arguente da dissertação: «Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar)». (Orientadora da dissertação).

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra fez parte do júri que elaborou o parecer justificativo da renovação do contrato como assistente convidada da Mestre Isabel Maria de Almeida Santos. Coimbra, 19.05.2004.

Júri das provas de agregação no Grupo de Estudos Românicos, prestadas pelo Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, na Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 21 e 22 de Junho de 2004.

Júri das provas de concurso para provimento de duas vagas de professor associado na área de Linguística Geral e Linguística Portuguesa da Universidade do Minho, em que foram candidatos os Doutores Álvaro Iriarte Sanromán, José de Sousa Teixeira, Marina Cláudia Pereira Verga e Afonso Vigário e Maria Aldina de Bessa Ferreira Rodrigues Marques. Braga, 14. 07. 2004.

Júri de concurso para provimento de duas vagas de professor catedrático do 2º. Grupo A (Linguística Geral e Românica) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no qual foram candidatos os Doutores Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte, João Manuel Andrade Peres, Maria Elizabete de Almeida Marques Ranchhod e Ernesto da Silva de Andrade Pardal. Lisboa, 19.07.2004.

Júri das provas de Mestrado em Linguística Geral, da Licª. Carla Sofia da Silva Ferreira. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 20.07.2004. Dissertação: «Percepções e atitudes linguísticas das variedades diatópicas de Portugal. Um contributo português para a Dialectologia Perceptual». (Orientadora da dissertação e Presidente do júri).

(16)

Júri das provas de Mestrado em Cultura Portuguesa do Licº. Mário José da Silva Mineiro. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, 30.07.2004. Arguente da dissertação: «Documentação foraleira dionisina dos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Contextualização histórico-geográfica e edição».

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, elaborou o parecer sobre o Relatório apresentado pela Doutora Maria Clara Raposo Pimentel da Costa Rolão Bernardo com vista à sua nomeação definitiva como professora auxiliar da Universidade dos Açores. Coimbra, 30 09.2004.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de equivalência à Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, apresentado por Isabel Cristina Alegretto, detentora da Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé, Minas Gerais (Brasil). Coimbra, 21.12.2004.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por Mery Cristina Domingues Migueis, detentora da Licenciatura em «Idiomas Modernos» pela Universidade Central de Venezuela. Coimbra, 21.01.2005.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por Silvia Brunetta, licenciada em «Lingue e Letterature Straniere», pela «Università degli Studi di Genova». Coimbra, 21.01.2005.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por Isabel Cristina Alegretto, detentora da

(17)

Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé, Minas Gerais (Brasil). Coimbra, 10.03.2005.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por Aline Praça Bernar, detentora da Licenciatura Plena em Letras (Português / Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Brasil). Coimbra, 11.03.2005.

Júri das provas de Mestrado em Linguística Portuguesa da Licª. Ana Isabel Simões Dias Vieira Barbosa. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 18.03.2005. Dissertação: «Para o estudo da alomorfia em português». (Presidente do júri). Júri do concurso para provimento de uma vaga de Investigador Principal, área de Linguística

Portuguesa (2º. Grupo), da carreira de investigação científica do quadro da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi candidata a investigadora auxiliar Evelina Pereira da Silva Verdelho. Coimbra, 20. 04. 2005.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra fez parte do júri que elaborou o parecer sobre o Relatório apresentado pela Doutora Maria Isabel Pires Pereira, com vista à sua nomeação definitiva como professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade. Coimbra, 20. 04.2005.

Júri das provas de Mestrado em Linguística Portuguesa da Licª. Susana Margarida da Costa Nunes. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 04.05.2005. Dissertação: «Prefixação espácio-temporal em português». (Presidente do júri).

Júri das provas de agregação no Grupo de Estudos Românicos, prestadas pela Doutora Graça Maria de Oliveira e Silva Rio-Torto, na Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 25 e 26 de Julho de 2005.

Júri das provas de agregação no Grupo de Estudos Românicos, prestadas pela Doutora Rita Maria da Silva Marnoto, na Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 26 e 27 de Setembro de 2005.

(18)

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de equivalência à Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, apresentado por Maria Eulalie Pereira, detentora dos seguintes diplomas: “Diplôme de Licence de Lettres Modernes” – atribuído pela Universidade de Orléans (França) em 5 de Julho de 1985, “Diplôme de Licence de Langues Vivantes Etrangères – Portugais” atribuído pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (França) em 21 de Janeiro de 1987 e “Diplôme de Maîtrise de Lettres Modernes” atribuído pela Universidade de Orléans (França) em 4 de Fevereiro de 1992. Coimbra, 26. 10. 2005.

Por designação do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez parte do júri de apreciação do pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por Ana Sofia Ricardo, titular dos seguintes diplomas: o “Diplôme d’Etudes Universitaires Générales – mention Langues Etrangères Appliquées, spécialité Espagnol / Portugais” – atribuído pela Universidade de Poitiers (França) em 6 de Dezembro de 2000, o “Diplôme de Licence de Langues, Littératures et Civilisations Etrangères – spécialisation Portugais” atribuído pela Universidade de Poitiers (França) em 10 de Janeiro de 2002, e o “Diplôme de Maîtrise en Langues, Littératures et Civilisations Etrangères – spécialisation Portugais” atribuído pela Universidade de Poitiers (França) em 29 de Janeiro de 2004. Coimbra, 26. 10. 2005.

Designada pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra para emitir parecer sobre o pedido de reconhecimento de habilitações a nível de licenciatura apresentado por María Victoria Laíz Aparicio, licenciada pela Universidade de Oviedo (Espanha). Coimbra, 10.11.2005.

Júri das provas de concurso para provimento de duas vagas de professor associado do 2º. Grupo A – (Linguística Geral e Românica) da Universidade de Lisboa em que foram candidatos os Doutores Maria João dos Reis Freitas, Maria Rita Braga Marquilhas, Alina Maria Santos Mártires Villalva, Marina Cláudia Pereira Verga e Afonso Vigário, Fernando da Assunção Martins e Sónia Marise de Campos Frota. Lisboa, 28. 11. 2005.

(19)

Júri das provas de concurso para provimento de uma vaga de professor catedrático do Grupo de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no qual foi candidato o Doutor José Augusto Cardoso Bernardes. Coimbra, 23.02.2006.

Júri das provas de Mestrado em Linguística Geral da Licª. Ana Catarina Canais Rodrigues Pinheiro. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 06.03.2006. Dissertação: «O léxico disponível em alunos pré-universitários portugueses. Concelhos de Coimbra, Condeixa e Miranda do Corvo». (Orientadora da dissertação e Presidente do júri).

Júri de provas de doutoramento em Linguística Portuguesa da Mestre Maria Luísa Seabra Marques de Azevedo. Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. Coimbra, 09.03.2006. Dissertação: «Toponímia moçárabe no antigo condado conimbricense».

11. Avaliação científica de projectos e trabalhos de investigação e funções de consultoria científica

Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).

Consultora científica do Projecto «Corpus de Documentos Latino-Portugueses (a. D. 870-1000): edição e estudo grafémico», incluído na Linha 4 do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. (A partir de 2001).

Membro da Comissão de Aconselhamento do Centro de Linguística da Universidade do Porto, desde o ano de 2003.

12. Cargos e funções exercidas

Membro do Conselho Científico Internacional da revista “Cadernos da Lingua”, publicada pela Real Academia Galega.

(20)

Membro eleito para o biénio 2000-2002 da Direcção da Associação Internacional de Linguística do Português, a partir de 10 de Maio de 2000.

Membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional sobre a Língua Portuguesa no século XVIII, organizado pelo Departamento de Português da Universidade Humboldt, de Berlim, e pelo Instituto Ibero-Americano da mesma cidade. O Congresso realizou-se em Maio de 2003, no Instituto-Americano e teve por título «Século das Luzes – Portugal e Espanha, o Brasil e a região do Río de la Plata (Rio da Prata) ».

Membro da Comissão Científica da «Revista Portuguesa de Humanidades», da Faculdade de Filosofia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, a partir de 2003. Co-Editora da Série «Linguística Luso-Brasileira» publicada pela Editora Vervuert de

Frankfurt, cuja filial é a Editora Iberoamericana de Madrid. Foi já publicado, em 2004, o primeiro volume desta série, da autoria de Wolf Dietrich e Volker Noll (Orgs.), «O português do Brasil. Perspectivas da pesquisa actual».

Membro do Conselho Consultivo do Colóquio «O livro no ensino das línguas e literaturas modernas em Portugal – do século XVIII ao final da 1ª República», promovido pela APHELLE (Associação para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras), em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O Colóquio realizou-se em 7 e 8 de Novembro de 2003.

Membro da Comissão Científica do Projecto de candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO. (A partir do ano de 2004).

Membro da Comissão Científica do Congresso Histórico «Sete Séculos/ Sete Marcos», comemorativo do sétimo centenário da concessão a Porto de Mós do foral pelo rei D. Dinis. Porto de Mós, 17 e 18 de Junho de 2005.

13. Cargos ocupados na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e funções de coordenação

Membro da Comissão de Redacção da «Revista Portuguesa de Filologia».

(21)

Preside à Comissão Organizadora do volume de Homenagem ao Prof. José G. Herculano de Carvalho

Membro da Comissão Científica de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da Faculdade de Letras durante o biénio de 2000-2002.

Directora do Mestrado em Linguística Portuguesa.

Presidente eleita da Comissão Científica do Grupo de Estudos Românicos para o biénio 2000-2002. Exerceu essas funções entre Abril de 2000 e Setembro de 2000-2002.

Directora do Instituto de Estudos Espanhóis. Exerceu essas funções entre 6 de Abril de 2000 e 18 de Novembro de 2002.

Membro da Comissão de avaliação das condições da docência na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Anos lectivos de 2000-2001 e 2001-2002.

Membro da Comissão constituída para a criação de uma licenciatura em «Estudos Europeus» na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Coordenou um Programa ERASMUS/SOCRATES, com a Universidade Humboldt, de Berlim.

(22)

14. Apresentação de livros

Participou na sessão de apresentação de duas publicações da Cátedra de Estudos Galegos da Universidade de Lisboa — Galegos e mouros, de Ivo de Casto e O galego

visto pelos filólogos e linguistas portugueses, de Clarinda de Azevedo Maia.

Além dos autores destas duas publicações, participaram na sessão as Professoras Elsa Gonçalves (Universidade de Lisboa) e Anna Ferrari (Universidade L’Aquila, de Roma). A sessão, organizada pela Cátedra de Estudos Galegos e por «Xuventude de Galicia. Centro Galego de Lisboa», integrou-se no «Dia das Letras Galegas». Lisboa, 25 de Maio de 2002.

Na sessão de lançamento do livro da Doutora Rita Marnoto A “Vita Nova” de Dante

Alighieri. Deus, o Amor e a Palavra, fez a apresentação da Autora e da Prof.

Doutora Luciana Stegagno Picchio que, a propósito, proferiu uma conferência sobre «Saudosa Beatriz, antiga amada». Coimbra, Faculdade de Letras, 11 de Junho de 2002.

15. Cooperações interinstitucionais e internacionais

Responsável, pela parte portuguesa, pela «Acção Integrada Luso-Alemã (2001-2002)», subordinada ao título «Língua e consciência linguística em Portugal no século XVIII. Elaboração, ilustração e diferenciação social da língua portuguesa de Setecentos» que traduz um programa de cooperação com o Instituto de Romanística da Universidade Humboldt, de Berlim. O projecto foi apresentado a concurso ao Programa «Acções Integradas Luso-Alemãs — 2001-2002», tendo sido aprovado tanto pela comissão de apreciação portuguesa como pela parte alemã. O Projecto é financiado em Portugal pelo CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e na Alemanha pelo D.A.A.D. (Deutscher Akademischer Austauschdienst).

Responsável, pela parte portuguesa, pelo projecto «Língua e contexto sócio-cultural em Portugal e no Brasil. (Entre o início do século XVIII e a independência do

(23)

Brasil)», que traduz um programa de colaboração, no domínio da História da Língua Portuguesa e da Historiografia Linguística, com o Instituto de Romanística da Universidade Humboldt, de Berlim. O projecto foi apresentado a concurso ao Programa «Acções Integradas Luso-Alemãs — 2004-2005», tendo sido aprovado tanto pela comissão de apreciação portuguesa como pela parte alemã. É financiado em Portugal pelo CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e na Alemanha pelo D.A.A.D. (Deutscher Akademischer Austauschdienst).

Coimbra, 7 de Abril de 2006

Referências

Documentos relacionados

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice