• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Mestrado Integrado em Medicina

Ano Lectivo 2013/2014

Carolina Fernandes Pereira

Bruxelas

nº 2008046

Relatório

Final

de

Estágio

(2)

Í

NDICE

 Introdulção e Objectivos 2

 Estágios Parcelares 3

o Saúde Mental 3

o Medicina Geral e Familiar 3

o Pediatria 4

o Obstetrícia e Ginecologia 5

o Cirurgia 5

o Medicina 6

o Opcional 7

o Unidade Curricular Integradora 8

 Elementos Valorativos 8

o Actividades desenvolvidas no Departamento de Anatomia 8

o Congressos 8

 Reflexão Crítica 9

(3)

I

NTRODUÇÃO E

O

BJECTIVOS

O plano de estudos do Estágio Profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) encontra-se organizado em seis estágios parcelares, dois com 8 semanas de duração: Medicina e Cirurgia; e outros quatro com a duração de 4 semanas cada: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Saúde Mental. Conta ainda com 2 semanas de estágio Opcional e a Unidade Curricular Integradora. Esta organização pretende promover a expansão da experiência do aluno e o seu conhecimento sobre as várias especialidades consideradas e estruturantes da formação médica. O Estágio Profissionalizante tem como objectivo maioritário a aproximação do estudante à prática clínica autónoma que irá dominar a sua vida profissional futura, através do desenvolvimento de competências inerentes à formação do médico. Com esta premissa, procurei expandir a minha compreensão de cada doente como um todo através do aperfeiçoamento da correcta colheita de dados anamnésicos e execução do exame objectivo completo e orientado; do aperfeiçoamento do raciocínio clínico, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos nos anos prévios; da autonomia na abordagem de cada caso, no que toca a decisões clínicas com base em evidências científicas, nomeadamente nos âmbitos da prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico; da execução de procedimentos práticos; do estabelecimento de relações interpessoais profissionais e médico-doente/médico-doente-família, melhorando assim as técnicas adequadas de comunição de informação clínica; do interesse pela investigação e a promoção do trabalho em equipa.

Assim, o presente relatório tem como objectivo a descrição das actividades realizadas neste 6º e último ano do ensino médico universitário, encontrando-se estruturado em cinco partes: introdução, que assim termino, com a exposição dos meus objectivos, seguindo-se uma descrição sumária das actividades realizadas nos diversos estágios parecelares por ordem cronológica de frequência, uma descrição das actividades extracurriculares durante este ano lectivo, terminando com uma reflexão crítica global.

(4)

E

STÁGIOS

P

ARCELARES

Saúde Mental (4 semanas – 16 de Setembro a 11 de Outubro 2013)

Realizei o estágio parcelar de Saúde Mental, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), E.P.E., onde acompanhei a Dra. Paula Duarte e o Dr. António Neves nas suas diversas actividades, incluindo consultas externas (CE) e de ligação, enfermaria, hospital de dia e grupos terapêuticos e psicoterapia experimental para doentes com perturbações psicóticas. Tive ainda a oportunidade de os acompanhar no Serviço de Urgência (SU), onde pude observar doentes em descompensação psiquiátrica aguda e a sua abordagem diagnóstica e terapêutica e ponderação de internamento ou referenciação a consulta. Foi um estágio do qual gostei particularmente pelo fascínio que me suscita, aliado a uma boa organização. Ainda assim gostava de ter tido algum contacto com a Pedopsiquiatria, algo que não foi possível tendo em conta a distribuição pelos vários hospitais.

Medicina Geral e Familiar (4 semanas – 14 de Outubro a 08 de Novembro de 2013)

Realizei o estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF), sob a regência da Prof. Doutora Isabel Santos, em duas fases de duas semanas, a primeira quinzena na USF Conde de Oeiras, onde acompanhei a Dra Ana Lorena, e a segunda quinzena na USF Corroios, onde acompanhei a Dra Lurdes Monsanto. Neste contexto observei e realizei de forma semi-autónoma diversas actividades inerentes à prática da MGF, nomeadamente consultas programadas como consulta Geral, Diabetes, Hipertensão, consultas de Saúde Juvenil e Infantil, Intersubstituição, Domiciliárias, Planeamento Familiar e Saúde Materna. Colaborei ainda com outros membros da equipa familiar, nomeadamente a equipa de enfermagem na realização de procedimentos práticos fundamentais aos cuidados integrados prestados pelos Cuidados de Saúde Primários. Tive ainda a oportunidade de observar e participar na abordagem do doente em função dos padrões de morbilidade da comunidade, tendo em especial atenção os aspectos biopsicossocial e existencial de cada um enquanto indivíduo pertencente a uma família e inserido numa comunidade, procurando promover a saúde, além de prevenir a doença. Infelizmente, talvez por ter optado pela divisão em duas quinzenas, penso que

(5)

não tive a oportunidade de realizar tantas actividades como pretendia e considero não ter experienciado devidamente a MGF em meio verdadeiramente rural, numa comunidade com características e necessidades substancialmente diferentes das que observei em meio urbano e semi-urbano, o que decerto teria contribuído para a minha experiência.

Pediatria (4 semanas – 11 de Novembro a 06 de Dezembro de 2013)

Realizei este estágio sob a regência do Prof. Doutor Luís Manuel Varandas e orientação da Drª. Mafalda Paiva, no Serviço de Medicina 1.1 do Hospital Dona Estefânia (HDE) – Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), E.P.E. A actividade prática encontrava-se distribuída maioritariamente entre Enfermaria, CE e SU, onde de forma tutoreada procedi à observação dos doentes com colheita de histórias clínicas, interpretação de diversos exames complementares de diagnóstico e prescrição de medicamentos no contexto pediátrico. Durante este estágio assisti a múltiplas actividades formativas, desde aulas teórico-práticas leccionadas pela Drª Paula Pinto, a reuniões de serviço, sessões da Sociedade para a Formação de Internos e Alunos. O apoio formativo da Drª Mafalda fez deste um dos melhores estágios parcelares, não só pela autonomia proporcionada e conhecimentos transmitidos, como também pela sua rápida disponibilidade em mover recursos de forma a que a minha experiência na pediatria fosse o mais diversificada possível. Neste contexto, além da CE de Imunoalergologia já preconizada pela organização geral do estágio, assisti a consultas de Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Reumatologia Pediátrica. Na última semana do estágio, tiveram lugar os seminários de apresentação dos trabalho de grupo realizados, onde apresentei o tema “Hipocalcémia na idade pediátrica”. Considero que a minha passagem por Pediatria foi extremamente proveitosa e uma oportunidade única de melhorar as minhas capacidades no que toca a colheita de histórias clínicas, realização de exame objectivo, condução, acompanhamento e apoio ao doente e respectiva família, tive a possibilidade de desenvolver todos os conhecimentos que já trazia de outros estágios e adaptá-los à faixa etária infantil e juvenil. Penso que atingi os objectivos a que me propus, e acredito que este estágio contribuiu de forma muito positiva para o meu futuro profissional.

(6)

Obstetrícia e Ginecologia (4 semanas – 9 de Dezembro de 2013 a 17 de Janeiro de 2014) Sob a regência da Prof. Doutora Fátima Serrano, e sob a orientação da Drª Carla Lilaia, realizei este estágio no Hospital São Francisco Xavier CHLO, E.P.E.. Frequentei a Enfermaria de Obstetrícia, onde participei na visita, com discussão da evolução clínica de cada doente, propostas terapêuticas e de seguimento; acompanhei a Drª Carla no SU, onde assisti a múltiplos partos, tanto eutócicos como instrumentados e cesarianas, tendo a possibilidade acompanhar as diferentes fases do trabalho de parto, assim como o seu registo no partograma; assisti a várias CE de Gravidez de Alto Risco e observei a realização de múltiplos procedimentos técnicos, nomeadamente toques vaginais e obstétricos, curetagens, entre outros. Na última semana de estágio tive a oportunidade de assistir a CE de Ginecologia e Patologia do Colo, onde observei exames com espéculo, colheitas citológicas, biópsias, conizações e polipectomias e acompanhei o seguimento de mulheres com patologia ginecológica. Ao longo do estágio assisti ainda a várias sessões de ecografia ginécológica e obstétrica. No final do estágio, apresentei um trabalho de grupo intitulado “Placenta prévia”. Apesar da variedade de actividades realizadas, considero que o estágio pecou pela relação 1 tutor para 4 alunos, que levou a que este se tornasse um estágio meramente observacional e algo repetitivo dada a desigual distribuição do tempo entre as vertentes de Obstetrícia e Ginecologia.

Cirurgia (8 semanas – 27 de Janeiro a 21 de Março de 2014)

Sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, realizei este estágio parcelar no Hospital Beatriz Ângelo. Este estágio estava dividido em duas partes: 6 semanas de Cirurgia Geral e 2 semanas de Opcional, nas quais optei por frequentar o serviço de Gastrenterologia. No estágio de Cirurgia Geral, estava integrada na equipa do Dr. Luís Féria, sob a orientação da Drª Sílvia Silva, tendo frequentado a Enfermaria, CE de Cirurgia Geral, Bloco Operatório (BO) e SU, incluindo Pequena Cirurgia, com relativa autonomia. No âmbiro das actividades clínico-pedagógicas assisti a várias sessões clínicas, teóricas e teórico-práticas. Passei ainda brevemente pela Unidade de Cuidados Intensivos, Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos e Serviço de Imagiologia. Procurei expandir os meus conhecimentos junto de especialistas de Anestesiologia através da conversação e observação de procedimentos técnicos, como cateterismo epidural e entubação oro-traqueal, e junto da equipa de enfermagem,

(7)

através da observação e realização de remoção de pontos e drenos, muda de pensos, cateterismo vesical e entubação naso-gástrica. Este estágio foi para mim fundamental, dando-me uma nova perspectiva sobre a especialidade, tendo superado muito as minhas expectativas.

Durante o estágio Opcional de Gastrenterologia, tive a oportunidade de assistir a várias valências desta especialidade médica, nomeadamente: a realização de exames complementares (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, ecoendoscopia alta e ecoendoscopia rectal, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica); CE de Gastrenterologia Geral, Proctologia, Hepatologia; tendo ainda frequentado as diversas enfermarias para a observação de doentes internados ao cuidado da Gastrenterologia. Estas duas semanas destacaram-se pela sua boa organização e pela disponibilidade e interesse pelo ensino de todos os elementos do serviço, que explicavam e debatiam os vários doentes e patologias.

No último dia de estágio teve lugar um Mini-Congresso, no qual foram apresentados os casos clínicos mais marcantes dos vários grupos de alunos a terminar o estágio, e avaliados perante um júri. O trabalho apresentado pelo meu grupo intitulava-se “Não há duas sem três – relato de um caso

diferente”, que relata a abordagem de uma doente com tecido mamário axilar funcionante.

Medicina (8 semanas – 24 de Março a 23 de Maio de 2014)

Sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, realizei este estágio parcelar no Serviço de Medicina II do Hospital Curry Cabral – CHLC, E.P.E., dirigido pelo Dr. Nuno Riso, tendo ficado integrada na equipa da Dra. Heidi Gruner. Este estágio, distinguiu-se dos anteriores pela elevada autonomia que me foi proporcionada, sempre tutoreada, nas diversas actividades práticas, quer no contexto de Enfermaria como no SU. As minhas funções consistiam na observação diária progressivamente autónoma dos doentes que tinha a meu cargo, apresentando-os sempre no final da manhã à equipa, com quem discutia a melhor abordagem diagnóstica, terapêutica e de seguimento. Elaborei anamneses e exames objectivos, redigi numerosas notas de entrada, de alta e de óbito e ainda entradas nos diários clínicos. Pedi e interpretei exames complementares de diagnóstico, elaborei planos terapêuticos, e desenvolvi as minhas técnicas de comunicação não só com os restantes médicos do serviço, mas também com os doente e seus familiares, para

(8)

explicação e educação sobre a situação clínica. Procurei também desenvolver as minhas competências práticas no que toca a procedimentos como punções venosas, gasometrias de sangue arterial, colheitas de sangue para hemoculturas e electrocardiografias. Assisti ainda a alguns procedimentos práticos, designadamente toracenteses e paracenteses diagnósticas e evacuadoras, cateterismo venoso central jugular e biópsia de medula óssea. Além da componente prática, o estágio contava com uma componente teórica, tendo assistido a diversas reuniões, sessões de formação e aulas teórico-práticas com temas relevantes à prática da medicina interna e no contexto de Urgência. Colaborei também em dois projectos do serviço, ainda em fase muito inicial do seu desenvolvimento. Na última semana apresentei um trabalho de grupo denominado “Doença

Hepática Crónica”, que incidiu sobre as principais etiologias, manifestações, abordagem diagnóstica

e complicações da doença hepática crónica. Nessa semana fui ainda avaliada através da discussão de uma história clínica com a minha orientadora e com o Director de Serviço. Considero que este estágio foi fundamental à minha prática clínica futura, não só pelos conhecimentos que adquiri, mas também e principalmente pela desenvoltura, autonomia e confiança que desenvolvi ao longo do estágio.

Opcional (2 semanas – 26 de Maio a 6 de Junho de 2014)

Escolhi como Opcional a especialidade de Oftalmologia na sua vertente pediátrica, por ser uma área que muito me interessa e com a qual apenas tive contacto vestigial ao longo do curso. Com autorização do Dr. Miguel Trigo e sob a orientação da Dra. Cristina Brito, frequentei o Serviço de Oftalmologia Pediátrica do HDE, onde assisti e participei activamente das diversas actividades da especialidade na CE, SU e BO. Considero que este estágio foi excepcional, na medida em que tive a possibilidade de experienciar a vivência do médico oftalmologista pediátrico e aprender mais sobre a patologia oftalmológica,através da prática da anamnese e exame objectivo e da observação e compreensão dos diversos exames complementares de diagnóstico específicos desta especialidade, adaptados à população pediátrica.

(9)

Unidade Curricular Integradora – Preparação para a Prática Clínica

Frequentei esta Unidade Curricular no edifício da FCM-UNL, sob a regência do Prof. Doutor Palma dos Reis, composta por 7 sessões teóricas nas especialistas de áreas diferentes expunham a sua abordagem a temas comuns da prática médica. Trata-se de uma disciplina muito útil e dada de forma inteligente, porém talvez desfasada no tempo, pois considero-a de maior interesse formativo se leccionada previamente aos anos clínicos. Tenho ainda a criticar o facto de por várias vezes haver informação repetida e discordante nas várias apresentações do mesmo tema, que assim surgiam desconectadas entre si. No entanto, melhorando estes aspectos, penso que esta Unidade Curricular é sem dúvida uma mais valia à formação do jovem médico.

E

LEMENTOS

V

ALORATIVOS

Actividades desenvolvidas em Departamentos da FCM-UNL (Certificados em Anexo)

No final do ano lectivo 2008/09, fui convidada para colaborar no Departamento de Anatomia, sendo desde então monitora voluntária das aulas práticas das Unidades Curriculares de Anatomia I (Unidade Curricular do 1º ano do MIM), Anatomia II, Fundamentos de Neurociências e Imagiologia e Anatomia Clínica e Imagiológica (UCs do 2º ano do MIM), tendo lecionado as duas últimas no presente ano letivo. Entre outras atividades, participei em vários cursos e workshops, tendo ajudado também na organização da exposição Corporis Fabrica IX.

No ano lectivo 2009/2010, colaborei com o Departamento de Fisiologia, com o estatuto de estatudo de monitora voluntária. (Certificado ainda em emissão, não se encontrando em suporte digital)

Congressos

Fiz parte da Comissão Organizadora da 5ª edição do Congresso anual da FCM-UNL, iMed 5.0

– Innovating Medicine de decorreu entre os dias 11 e 13 de Outubro de 2013, sendo responsável

pela Novartis Clinical Mind Competition, uma competição que apela ao raciocínio clínico hipotético-dedutivo e de diagnóstico diferencial, tendo ainda colaborado na montagem e outras vertentes do congresso.

(10)

R

EFLEXÃO

C

RÍTICA

Chegando ao final deste ano, considero importante esta revisão global e ponderada do mesmo. Considero este ano fundamental na recta final da formação universitária de um estudante de medicina, pelo contacto que porporciona com as diversas especialidades clínicas e pela forma como os conceitos são aplicados de forma mais transversal e prática nas competências e aptidões que um médico deve ter. Nesta medida considero que este estágio foi verdadeiramente profissionalizante e como tal de enorme importância para o meu futuro profissional, tendo largamente excedido as minhas expectativas. Desenvolvi as minhas competências em cada estágio, cumprindo os objectivos a que me propus em cada um, melhorando gradualmente o meu raciocínio clínico e pensamento crítico, com autonomia crescente e responsável. Ainda assim, tenho a referir alguns aspectos que poderiam ter sido melhorados para um último ano formativo ainda melhor. Primeiramente considero que a duração dos diferentes estágios poderia estar melhor distribuída. A meu ver, 8 semanas de estágio é excessivamente longo, quando a passagem e experiência por outras especialidades peca por falta de tempo. Em segundo lugar, considero fundamental referir a falta de uniformização de horários e métodos de avaliação nos diferentes locais de ensino, algo muito claro nas classificações finais, muitas das quais atribuídas por tutores que não tinham conhecimentos dos parâmetros que estavam a avaliar. Não posso também deixar de enaltecer o valor do estágio opcional, na medida em que o entusiasmo e motivação proporcionados pelas áreas que mais nos interessam é incomparável. Penso que o aumento em duração e número de estágios opcionais seria proveitoso para alargar o leque de experiências e conhecimentos, num ano tão próximo da escolha que determinará todo o nosso futuro, a da especialidade. Por fim, considero que seria proveitoso a promoção da investigação, o incentivo à publicação e comunicação em reuniões científicas.

Gostava de terminar com um sincero agradecimento aos meus tutores das várias especialidades que contribuíram para que este ano e as experiências por que passei tivessem sido inesquecíveis pelo exemplo que me deram e os ensinamentos que me transmitiram, tornando este um dos melhores anos da minha formação.

(11)
(12)
(13)

I

t

i

s

her

eby

cer

t

ied

t

hat

Or

gani

s

i

ng

Commi

t

t

ee

i

Med

5.

0

Conf

er

ence

Car

ol

i

na

F

er

nandes

Per

ei

r

a

Br

uxel

as

wasthe NovartisClinicalMind Competition Coordinatorwithin the iMed 5.0 Conference Organising Committee.iMed 5.0 Conference wasan eventpromoted by Associação de Estudantesda Faculdade de

CiênciasMédicasde Lisboa,which took place atthe Rectorate ofUniversidade NOVA de Lisboa,on the 11th,12th and 13th ofOctober2013.

iMed

iMed Conference isan annualeventorganised by medicalstudentsofFaculdade de CiênciasMédicas da Universidade NOVA de Lisboa that,in its fth edition,had the honourto receive fourNobellaureates

(Harald zurHausen,Robin Warren,SirRichard J.Robertsand Ada Yonath)amongstotherprestigious guestsand speakers.

Ana

Car

l

ot

a

Di

as

PresidentofAEFCML

Di

ogo

Cabr

al

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os atributos de valorização e as estratégias de proteção e reabilitação do patrimônio agroindustrial cafeeiro em Santiago de Cuba estão ligados ao conceito

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

(2006), na qual a carteira escolar é categorizada como posto de trabalho, explicitando as necessidades intrínsecas do usuário na sua relação com seu posto, oferece o

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O presente trabalho objetiva contribuir com a formação continuada de professores da rede pública municipal de ensino do município de Giruá, no que se refere à implementação da

Com tudo isso, utilizando dados do mercado financeiro podemos calcular três estimativas do conteúdo informacional do preço: o Componente Informacional Absoluto, que mensura a