• Nenhum resultado encontrado

Simulado PM AL Soldado 18/07/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado PM AL Soldado 18/07/2021"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Simulado

Especial

Simulado PM AL Soldado

Nome:

___________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O SIMULADO EXCLUSIVO

1 – Este simulado conta com questões focadas no concurso da PM AL Soldado;

2 – A prova contém 120 itens que abordam conhecimentos cobrados no edital do concurso;

3 – As questões são inéditas e foram elaboradas pelos nossos professores com base no perfil da banca organizadora CESPE/CEBRASPE, com assertivas para serem valoradas como “certo” ou “errado”.

4 – Este PDF foi enviado por e-mail, disponibilizado na área do aluno e em um artigo publicado no blog do Estratégia Concursos;

5 – Os participantes têm das 8:30 às 13:00 para responder às questões e preencher o Gabarito Eletrônico; 6 – O link para preencher o formulário com seu gabarito está localizado na última página deste PDF;

7 – O Gabarito do Simulado e o Ranking Classificatório com nota serão divulgados no blog do Estratégia Concursos. 8 – Esse simulado é uma autoavaliação! Você mesmo(a) vai corrigir, a partir do padrão de respostas disponível na área do aluno.

PREENCHA SEU GABARITO NO LINK

-

https://bit.ly/Simulado-PM-AL-Soldado-18-07-21

(3)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

PORTUGUÊS

Janaína Arruda / Luciana Uhren

5 desafios para exercitar seu pensamento elástico

"Aqueles que não conseguem mudar de ideia não conseguem mudar nada", disse o dramaturgo, crítico e polemista irlandês George Bernard Shaw.

[1] A mudança não é apenas indispensável, mas também inevitável, uma vez que a vida não é estática ou imutável, mas fluida.

[2] Portanto, convém ter uma mente elástica, ou o que os especialistas chamam de flexibilidade cognitiva, a capacidade de adaptar nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos de acordo com as circunstâncias. [3] Poucas vezes isso foi necessário de forma tão dramática e urgente como no período que vivemos desde o início de 2020. Diante da pandemia global, governos, instituições, empresas e pessoas foram forçados a fazer adaptações necessárias e criativas para enfrentar uma situação incerta e em rápida evolução.

[4] As respostas à pandemia, desde a negação e manutenção do status quo até a ação rápida e decisiva para reduzir a propagação do vírus, forneceram um exemplo vivo de por que a elasticidade mental é vital.

[5] Mas, desde muito antes de a covid-19 aparecer nas nossas vidas, sua importância era amplamente reconhecida: várias pesquisas sobre desenvolvimento e tempo de vida mostram que a flexibilidade colabora para o bom desempenho acadêmico, o sucesso no trabalho, a transição bem-sucedida para a idade adulta e, mesmo na velhice, pode mitigar os efeitos do declínio cognitivo.

[6] Ser psicologicamente flexível permite que você faça o melhor uso dos recursos de que dispõe para lidar com o estresse, por exemplo.

[7] Aqueles que sofrem de inflexibilidade psicológica tendem a usar uma gama muito pequena de seus recursos para se adaptar.

[8] "A ideia da flexibilidade psicológica é tirar as pessoas de um estado que os psicólogos chamam de languidez, para um estado em que possam realizar mais do seu potencial."

[9] "O que os impede de mudar suas vidas de um estado de baixa satisfação para um de maior satisfação geralmente tem a ver com a inflexibilidade na maneira como abordam os problemas que enfrentam."

[10] A ideia é ser proativo: passar o tempo cultivando experiências e buscando novas informações. "São oportunidades de se expor a erros de previsão para que seu cérebro possa resolver problemas com mais flexibilidade no futuro."

[11] "Expor-se a coisas que você não conhece, e talvez até a ideias de que não gosta, pode fazer você se sentir mal no momento, mas acaba sendo um investimento muito bom para o seu bem-estar".

(BBC MUNDO. 5 desafios para exercitar seu pensamento elástico.

BBC News Brasil, 10 jul. 2021. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-57792872. Acesso em: 10 jul. 2021. Adaptado).

Acerca das ideias e dos sentidos do texto 1, julgue os seguintes itens

01. Conforme o texto, indivíduos que possuem

flexibilidade de pensamento conseguem melhores desempenhos em diferentes aspectos como trabalho e vida acadêmica.

02. Infere-se do texto que a pandemia de Covid-19 foi o

que ocasionou, pela primeira vez, a necessidade de as pessoas desenvolverem uma mente elástica.

03. No texto, a palavra "languidez" (8o§) designa o comportamento de pessoas que têm atitude mental proativa.

04. A palavra “elástica” (2o§) foi empregada no texto com o sentido de flexível.

05. Os dois últimos parágrafos do texto apresentam

situações que podem auxiliar uma pessoa a desenvolver um pensamento flexível.

A respeito das propriedades linguísticas do texto 1, julgue os itens a seguir.

06. No trecho "Diante da pandemia global, governos,

instituições, empresas e pessoas foram forçados a fazer

adaptações" (3o§) a substituição de forçados por

(4)

07. Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência

do texto, o período "pode mitigar os efeitos do declínio

cognitivo" (5o§) poderia ser reescrito da seguinte

forma: intensifica-se os efeitos da ruína causada à

habilidade de aprender.

08. O sujeito das formas verbais "sofrem" e "tendem"

(7o§) é indeterminado.

09. No texto, a expressão "portanto" (2o§) tem o mesmo sentido de por conseguinte.

10. As formas verbais destacadas no trecho "Ser

psicologicamente flexível permite que você faça o melhor uso dos recursos de que dispõe para lidar com o

estresse, por exemplo" (6o§) estão flexionadas no modo

imperativo.

TEXTO2

Divórcio e recessão

Há uma piada nos EUA: o motivo pelo qual um divórcio é tão caro é que ele "vale o preço". Para um crescente número de casais norte-americanos, porém, esse preço se tornou alto demais. Especialistas relatam que a crise econômica está forçando casais a permanecerem juntos, e, para quem insiste na separação, a briga agora é para ver quem vai ficar com a casa e as dívidas que vêm com ela. A Academia Americana de Advogados Matrimoniais diz que, em uma proporção de quase 2 para 1, seus afiliados assistem a uma queda de pedidos de divórcio, devido à recessão (04/01/2009). [1] Foi um longo casamento, mas lentamente começou a chegar ao fim. Sem brigas; os dois - ele, engenheiro mecânico, ela, professora - eram pessoas finas, educadas, e sabiam como se portar mesmo numa situação difícil. Já não partilhavam a mesma cama, cada um tinha seus casos, mas discutiam francamente a questão do divórcio. Não precisavam de advogados, e muito menos da ajuda dos filhos, que, já adultos, moravam em cidades distantes e preferiam não se envolver. Não era necessário, aliás. A questão da casa, por exemplo, foi resolvida, depois de algum debate. Pesava sobre ela uma dívida, mas chegaram a um acordo: o marido ficaria de posse do imóvel, do qual gostava muito, e arcaria com a quantia a pagar.

[2] De repente, a recessão.

[3] Foi ruim para os dois, sobretudo para ele. Executivo em uma grande montadora de automóveis, perdeu de imediato o emprego. Ela conservou o seu, mas teve de renegociar uma redução no salário. Mais que isso, a casa foi tomada pelo banco.

[4] O que fazer? Mais uma vez se reuniram, os dois. Debateram bastante e chegaram a uma conclusão: o divórcio teria de ser adiado. Não tinham como manter duas moradias, nem como arcar com as despesas judiciais. O jeito era esperar uma melhora na situação econômica. Afinal, ponderou ele, o país já tinha passado por outras crises antes e se recuperado. Num futuro, que acreditava não muito distante, as coisas melhorariam, eles se separariam e cada um poderia seguir sua vida. Ela concordou.

[5] A primeira providência era conseguir um lugar para morarem durante aquilo que denominavam, eufemisticamente, "período de transição". Não foi fácil. Só dispunham dos rendimentos dela, e não queriam recorrer aos filhos, que também estavam em dificuldades. Teria de ser um apartamento, e pequeno. Puseram-se a campo, cada um procurando.

[6] Uma noite ele voltou para casa, perturbado, mas sorridente. Achei um lugar para nós, anunciou.

[7] Era um velho e pequeno apartamento de um dormitório - o apartamento em que tinham morado quando recém-casados. Por uma incrível coincidência estava vago. E o aluguel era acessível. Ela sorriu: deve ser a mão do destino, disse.

[8] No dia seguinte mudaram-se, e à noite lá estavam os dois, deitados na velha cama de casal. Normalmente cada um deveria virar-se para o seu lado e adormecer. Mas, num impulso, abraçaram-se. E aí tiveram o que, na manhã seguinte, ele, sorridente, chamou de "uma segunda lua de mel".

[9] Estão se redescobrindo, estão se reapaixonando. E só esperam uma coisa: que a crise dure muito, muito tempo.

(SCLIAR, M. Divórcio e recessão. In: Histórias que os jornais não contam. Rio de Janeiro: Agir, 2009, p. 167-169).

Acerca das ideias e dos sentidos do texto 2, julgue os seguintes itens

11. No texto, o autor indica que a recessão é a principal

(5)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

12. Infere-se da leitura do texto que o objetivo principal

do autor é caracterizar os envolvidos na situação de divórcio, como em uma descrição.

13. No trecho "moravam em cidades distantes e

preferiam não se envolver" (1o§) o termo em destaque

se refere a "filhos".

14. No trecho “Afinal, ponderou ele, o país já tinha

passado por outras crises antes e se recuperado” (4o§)

a palavra em destaque poderia ser substituída, sem prejuízos para o sentido original, por avaliou.

A respeito das propriedades linguísticas do texto 2, julgue os itens a seguir.

15. O emprego do acento gráfico nas palavras

"mecânico", "imóvel" e "econômica" justifica-se pela mesma regra de acentuação.

16. No terceiro parágrafo do texto, as formas verbais

"foi", "perdeu" e "conservou" designam ações que foram realizadas e finalizadas no passado.

17. A mesma regra de pontuação justifica o emprego do

sinal de dois-pontos nos parágrafos 4 e 7.

18. No trecho "ele, engenheiro mecânico, ela,

professora". (1o§) todas vírgulas foram utilizadas de

acordo com a mesma justificativa gramatical.

19. Os termos destacados nos trechos "Achei um lugar

para nós, anunciou" (6o§) e "E o aluguel era acessível"

(7o§) exercem a mesma função sintática no contexto em que são utilizados.

20. Sem prejuízo da coerência do texto, o período “o

marido ficaria de posse do imóvel, do qual gostava

muito, e arcaria com a quantia a pagar” (1o§) poderia

ser reescrito da seguinte forma: o marido, que gostava

muito do imóvel, ficaria com a casa e pagaria a quantia necessária por ela.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Ranielison Passos Julgue o próximo item, relativo ao sistema operacional

Windows.

21. O Windows 10 pode ser configurado para que para

que o menu Iniciar apresente os aplicativos instalados no computador classificados por ordem alfabética. A respeito de segurança da informação e malwares,

julgue o próximo item.

22. Dentre os tipos de malwares utilizados para atacar

computadores aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes com a ação de enviar cópias de si mesmo entre computadores é conhecido como Backdoor.

Com relação a assinatura e certificação digital, julgue o próximo item.

23. Um certificado digital possui a chave privada do

emissor do certificado, já a chave pública permanece em seu poder é sempre será acessada para fins de comprovação da chave privada.

Julgue o item que se segue, a respeito de arquitetura cliente-servidor e TCP/IP.

24. Dentre os protocolos da camada de transporte, da

pilha TCP/IP, o protocolo TCP oferece um serviço confiável, conhecido como estado orientado à conexão. Isso significa que o sistema oferece, dentre outras técnicas, um controle de congestionamento para evitar que outras conexões TCP encha os enlaces. Acerca dos principais protocolos de comunicação

utilizados na Internet, julgue os itens subsecutivos.

25. A tecnologia se tornou extremamente importante

para a comunicação mundial, como, por exemplo, nos serviços de comunicação VoIP, que é voz sobre IP, onde são necessários vários protocolos para operação desse serviço, sendo o protocolo de tempo real TCP/IP o mais importante.

(6)

26. As redes internet e intranet disponibilizam um

conjunto de serviços análogos. Com isso, uma Intranet não utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP, mas sim os protocolos do modelo OSI.

No que diz respeito às redes LANs e WANs e aos serviços de comunicação de redes de computadores, julgue os itens seguintes.

27. A rede de conexão LAN, conhecida como uma rede

física relativamente grande, mas local, pode ser dividida em várias redes LANs lógicas menores.

28. Considerando que um determinado órgão público

recebe o sinal de Internet no seu modem através de conexão via fibra ótica e após esse ponto o sinal da

Internet é distribuindo para todos os computadores da

rede local, permitindo que eles se comuniquem também por cabos de rede. Nessa situação, o equipamento de rede que pode ser utilizado para conexão dos dispositivos locais é switch de rede. Considerando a imagem abaixo, que apresenta parte de

uma planilha elaborada no aplicativo editor Excel, julgue o próximo item.

29. Supondo que um usuário selecionou todas as células,

de A1 até C2, e posteriormente clicou no botão Mesclar e Centralizar, localizado na guia Página Inicial, será apresentado um aviso na tela após as essas ações. Em seguida o usuário clicou em Ok e com esta ação o resultado obtido ao mesclar as células foi 4.

Acerca do pacote Microsoft Office 2013, julgue o item a seguir.

30. A ferramenta de apresentação PowerPoint salva, por

padrão, na extensão PPTX. Além disso, é possível salvar um documento no formato de apresentação PPSX, através da opção salvar como. Essa opção também pode ser acionada por meio da combinação de teclas CTRL+SHIFT+S.

Acerca da navegação na internet, julgue o próximo item.

31. No aplicativo navegador de Internet google chrome,

por exemplo, o conjunto de teclas de atalho Ctrl e J exibe a lista de downloads que fora realizado por meio do aplicativo.

Com referência a segurança da informação, julgue os itens subsecutivos.

32. A ferramenta antivírus, a mais completa ferramenta

da categoria de combate a pragas maliciosas, além de detectar e exterminar vírus de computadores também é eficaz no combate a spywares.

33. A função de resumo, operação Hashing, pode ser

utilizada para gerar assinaturas digitais através da rede Internet, garantindo, entre outros princípios da segurança da informação, a Confiabilidade dos dados.

34. Um dispositivo de Firewall, implementado via

Hardware ou via Software, é um produto capaz de ser configurado pelo usuário e utilizado para proteger um computador de ataques externos.

35. Um ataque do tipo Sniffers é feito por um programa

aparentemente inofensivos, instalado no computador do usuário através de arquivos para danificar a máquina e os arquivos.

MATEMÁTICA

Carlos Henrique

36. Em uma marcenaria, há um recipiente com 18 pregos

e 22 arrebites. Todos os pregos têm o mesmo peso, todas os arrebites têm o mesmo peso e o peso total de todas as peças é de 214g. Sabendo-se que um arrebite e um prego pesam juntos 11g, julgue o item que se segue.

(7)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

37. Para fazer um gráfico de setores que representasse o

número de servidores canhotos, destros e ambidestros em certo órgão público, Maria fez o seguinte gráfico abaixo.

Julgue o item subsecutivo.

O setor circular correspondente aos destros é superior a

320o

38. De acordo com as informações do texto acima, o

volume diário de petróleo produzido no País, em milhares de barris, é inferior a 1.200

39. Considere que, dos 22 tanques citados na

reportagem, 10 sejam do tipo A e os restantes, do tipo B. Se os tanques do tipo B podem armazenar, cada um, 5 mil barris a mais do que os do tipo A, a capacidade de armazenamento de cada tanque do tipo B, em milhares de barris, é superior a 70

Se x ≥ 0 representa a quantidade de quilômetros percorridos por um veículo em determinado dia, então: • ƒ(x) = x/12 representa a quantidade de litros de

combustível consumido pelo veículo para

percorrer x quilômetros;

• g(x) = 60 - x/12 representa a quantidade de litros de combustível que restam no tanque do veículo depois de percorridos x quilômetros.

40. A capacidade do tanque de combustível desse

veículo é superior a 72 litros

41. Tendo como referência as informações do texto

acima e considerando que o veículo tenha iniciado o percurso com o tanque de combustível cheio, se, no dia mencionado, o condutor parar o veículo para abastecer quando restarem exatamente 15 litros de combustível no tanque, então, até aquele instante, o veículo terá percorrido

mais de 450 km e menos de 600 km.

Coruja, uma estudiosa concurseira, passou para a Polícia Rodoviária Federal em primeiro lugar. Resolveu, então, fazer um jantar de comemoração para seus amigos. Porém, Coruja percebeu que possui 12 amigos e só possui dinheiro para oferecer um jantar para 4 amigos (ela ainda não tomou posse e, portanto,não recebeu o seu primeiro salário). Entre os seus amigos estão KaKatrinha e Sternocleidomastóideo (o namorado da KaKatrinha).

Baseado no texto, julgue os itens seguintes:

42. Caso Coruja arrumasse o dinheiro para oferecer um

jantar a cada noite para um grupo diferente de 4 amigos, ela levaria entre 1 ano e 1 ano e meio para oferecer todos os jantares possíveis

43. Certa noite, supondo-se que KaKatrinha e

Sternocleidomastóideo só comparecerão ao jantar juntos, caso sejam convidados, o número máximo de possibilidades para o jantar de Coruja é superior a 250

(8)

44. Outra noite, supondo-se que KaKatrinha e

Sternoclidomastóideo tenham brigado e, portanto, não possam ser convidados juntos. O total de jantares que Coruja pode oferecer nessas condições é inferior a 450. O professor Carlos Henrique recebeu uma herança de 500.000 reais e pretende aplicar todo esse dinheiro a uma taxa de juros compostos de 2% ao mês até que o seu capital seja triplicado.

Julgue o item seguinte:

45. Considerando que log 3 ≅ 0,48 e log 1,02 ≅ 0,008, o

tempo que Carlos Henrique deixará o seu capital aplicado para que ele seja triplicado será de 5 anos.

Considere que, em 2009, tenha sido construído um modelo linear para a previsão de valores futuros do número de acidentes ocorridos nas estradas brasileiras. Nesse sentido, suponha que o número de acidentes no ano t seja representado pela função F(t) = At + B, tal que F(2007) = 129.000 e F(2009) =159.000. Com base nessas informações e no gráfico apresentado, julgue os itens a seguir.

46. O valor da constante A em F(t) é superior a 14.500.

47. A diferença entre a previsão para o número de

acidentes em 2011 feita pelo referido modelo linear e o número de acidentes ocorridos em 2011 dado no gráfico é superior a 8000

Em certo prédio comercial, devido a um problema de abastecimento de água, foi decidida, em uma reunião do condomínio, a construção de uma nova cisterna. A nova cisterna deve ter formato cilíndrico, com 3 m de altura, e estimou-se que a nova cisterna deverá comportar 81.000 litros de água (Utilize 3,0 como aproximação para π.)

48. Diante do exposto, podemos deduzir que o raio da

cisterna é igual a 3m.

O plano cartesiano é um sistema de coordenadas desenvolvido por René Descartes. Esse sistema de

coordenadas é formado por duas retas

perpendiculares, chamadas de eixos cartesianos. O plano cartesiano é dividido em quadrantes.

49. Sobre os quadrantes do plano cartesiano,

considerando um ponto A (x, y), em que x > 0 e y < 0, temos um ponto que pertence ao terceiro quadrante. Com o objetivo de analisar o consumo de água de certa

cidade, a companhia de água e esgotos solicitou a sua equipe de engenheiros um estudo sobre a vazão de água nessa cidade. O estudo mostrou que a vazão V(t),

em m3/h, na hora t, é expressa pela função:

V(t) = 1000 [ 4 + 2 sen2 (𝜋

12 t)] , onde 0 ≤ t ≤ 24

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir:

50. A vazão mínima é dada por 2000 m3/h

CIÊNCIA SOCIAS

Sérgio Henrique

51. O trabalho na Idade Média era essencialmente

camponês, que viviam na pobreza, devido aos baixos salários. Com o renascimento urbano-comercial, passaram a fugir para as cidades.

52. Os primeiros contatos dos europeus com os nativos

da América foram marcados pela visão eurocêntrica. Foi simultâneo ao Renascimento Cultural europeu, quando achavam que chegaram no grau mais avançado da cultura humana, e simultâneo à Reforma Religiosa.

(9)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

53. (CESPE - SEDUC-AL / 2018)

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes.

Nas primeiras décadas do século XVI, Caetés e Potiguares foram alvo de violentas expedições militares que tinham o objetivo de dominar as terras dos indígenas e viabilizar a colonização portuguesa na região.

54. O Pau-Brasil foi o primeiro produto explorado no

litoral, durante o período pré-colonial. Franceses invadiram nosso litoral e praticaram pirataria, por isso os portugueses povoaram a costa neste período através de as feitorias.

55. A pecuária foi a principal atividade desenvolvida ao

longo do século XVIII, e o algodão no século XIX, quando exportamos mais enquanto os Estados Unidos estavam na guerra de Secessão. Foi importante para estimular a indústria têxtil no Estado.

56. Os irmãos Goes Monteiro foram figuras centrais no

governo brasileiro e alagoano. Pedro Aurélio foi um dos homens mais poderosos do alto escalão militar brasileiro na Era Vargas, seus irmãos Ismar Monteiro e Pericles Silvestre foram interventores de Alagoas.

57. Osman Loureiro era aliado político dos irmãos Góes

Monteiro desde a crise da primeira república até o Estado Novo, e governou Alagoas como interventor na Era Vargas.

58. Arnon Melo, pai de Fernando Collor de Mello,

assassinou um colega parlamentar no Senado, durante uma seção agitada, mas foi absolvido. Em 1979 o Senador Arnon Melo conseguiu indicação de Fernando Collor para prefeitura de Maceió.

59. O capitalismo expandiu-se para todo o mundo após

o fim da URSS e o fim da Guerra Fria. Desde então, há hegemonia do capitalismo financeiro e das políticas neoliberais. Fernando Collor fez uma política econômica de desestatizações e redução do Estado na economia.

60. (CESPE) Diversos mapas temáticos do território

brasileiro geralmente apresentam fortes

contrastes inter e intra-regionais. Acerca dessas

disparidades e das tendências de mudança, julgue os itens a seguir.

Do ponto de vista social, os índices de mortalidade infantil, de esperança de vida e de saneamento básico são similares entre as diversas regiões brasileiras, embora ocorram discrepâncias na comparação entre a população rural e a urbana do país.

61. (CESPE – BNB – Analista Bancário / 2018)

Considerando as diversas temáticas que envolvem a região Nordeste do Brasil, julgue o item que se segue. O Nordeste tornou-se um grande receptor de migrantes das outras regiões do Brasil, em razão de fatores como a crise do ciclo da cana-de-açúcar, a perda da capital federal para o Rio de Janeiro e os ciclos econômicos de grande acumulação de capital acontecidos fora da região nordestina.

62. (CESPE) Com relação à geografia urbana no Brasil,

julgue o item que se seguem.

A especulação imobiliária que ocorre atualmente nas porções centrais das áreas metropolitanas brasileiras estimula a população a migrar destas áreas centrais para a periferia.

(10)

63. (CESPE) A fábrica global instala-se além de toda e

qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.

Octavio Ianni. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Editora Civilização, 2002.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte. A globalização fortaleceu setores relacionados à

tecnologia, propiciando a expansão de corporações desses setores e a consolidação de uma bolsa de valores voltada para empresas desse segmento.

64. (CESPE) Iludem-se aqueles que ainda pensam o Brasil

como um país. Nós somos no mínimo dois — o Brasil in (ou top Brasil) e o Brasil out (ou bottom Brasil). Temos o mesmo hino, a mesma bandeira, a mesma língua (nem tanto), a mesma moeda (muito menos), somos uma Suíça dentro da Índia. Temos conterrâneos que vivem ainda no neolítico, outros na antiguidade, muitos na idade média, vários a espera da revolução industrial. Ao lado dessa maioria, uma pequena elite que dança no ritmo frenético dos avanços tecnológicos e já vive com um pé no século XXI.

Carlos Eduardo Novaes. Na República do jerimum. Rio de Janeiro, 1986, p.141-142 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo às inovações tecnológicas e às economias mundial e brasileira do século XX.

Considerando que o desenvolvimento tecnológico é um elemento importante para o processo de globalização, é correto afirmar que o Brasil, no início do século XXI, ocupava confortável posição no mundo em termos de conquistas tecnológicas.

65. Os quilombos foram a principal forma de resistência

africana à escravidão, e podemos incluir a capoeira, a manutenção de seus ritos religiosos, assassinatos de senhores, abortos e suicídios.

66. Na Era Vargas o cangaço foi combatido e Lampião foi

morto em Sergipe em 1938, quando Alagoas era governada por Osman Loureiro. O governo federal e estadual combateu fortemente o cangaço, na Era Vargas.

67. A cana de açúcar e a pecuária foram as economias

fundadoras de Alagoas, e o ciclo do algodão no século XIX está diretamente relacionado ao processo de modernização da economia e o surgimento da indústria têxtil.

68. As isenções de impostos concedidas aos donos de

engenhos de açúcar de Alagoas, durante o governo do presidente Fernando Collor, impactaram forte a arrecadação estadual, e as contas pública passaram por problemas e ocorreu uma séria crise no funcionalismo público.

69. A região Nordeste possui a maior população rural do

Brasil, e Alagoas é o Estado menos urbanizado da região.

70. A economia de Alagoas é baseada no setor de

serviços e na produção de commodities, como a soja e a cana de açúcar.

LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO POLICIAL MILITAR DE ALAGOAS

Marcos Girão

71. Com base no Estatuto dos Policiais Militares do

Estado de Alagoas, julgue os itens seguintes.

Os policiais militares da reserva remunerada podem ser convocados e designados para a realização de serviço especificado, passando, nesse caso, a ser considerados policiais na ativa.

(11)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

72. Hierarquia é a rigorosa observância e acatamento

integral das leis, regulamentos, normas e dispositivos que fundamentam a organização policial militar.

73. O grau hierárquico denominado graduação,

conferido por ato do chefe do Poder Executivo, é privativo das praças.

74. O posto e a graduação são graus hierárquicos

conferidos por ato do chefe do Poder Executivo.

75. O não comparecimento de policial militar (PM), por

mais de vinte e quatro horas consecutivas, à organização à qual esteja vinculado configura uma situação de ausência.

76. Conforme o Decreto Estadual nº 37.042/1996, julgue

os próximos itens.

A consciência das responsabilidades é uma das manifestações essenciais de disciplina.

77. Quem deixa de pagar dívida nos prazos previstos,

salvo se esta for necessária e comprovadamente contraída em benefício da família, teve aplicação justa e ocorreu fato impeditivo, grave e inevitável a que não deu causa, comete transgressão disciplinar leve.

78. Pratica transgressão grave o policial da reserva ou

reformado que usa uniforme fora dos casos previstos em leis ou regulamentos.

79. Portar-se sem compostura em lugar público é

considerada transgressão disciplinar leve.

80. É transgressão disciplinar, e de natureza grave,

utilizar-se do anonimato para qualquer que seja o fim.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Thállius Moraes Acerca das regras atinentes à organização da Administração Pública e de seus agentes públicos, julgue as próximas assertivas.

81. A criação das autarquias ocorre por meio de lei

específica, sendo que a aquisição de sua personalidade jurídica se dá mediante registro na Junta Comercial competente.

82. O ente federado instituidor não exerce hierarquia ou

controle sobre o ente da Administração Indireta que foi por ele criado.

83. A descentralização administrativa consiste na

repartição interna de competências de um ente da administração pública, com a finalidade de torna mais ágil e eficiente a prestação do serviço.

Considerando as disposições doutrinárias e

jurisprudenciais acerca dos poderes da administração pública e dos atos administrativos, julgue as próximas assertivas.

84. Os atos administrativos, como regra geral, sejam eles

vinculados ou discricionários, deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos que embasaram a decisão.

85. É cabível a convalidação de um ato administrativo

que contenha vício relativo à competência, desde que não se trate de competência exclusiva ou em razão da matéria.

86. Ato administrativo inválido poderá ser anulado por

razões de mérito e legalidade, pela própria Administração que praticou o ato ou pelo Poder Judiciário, desde que devidamente provocado.

(12)

87. O poder de polícia administrativa é dotado do

atributo da autoexecutoriedade, que permite à Administração Pública executar diretamente todas as suas decisões, independente de decisão judicial, como no caso de interdição de um estabelecimento irregular, por exemplo.

88. Com base diretamente no poder hierárquico, a

Administração Pública possui a prerrogativa de dar ordens, fiscalizar, punir e avocar competências de seus subordinados.

89. O desvio de finalidade ocorre quando o agente atua

além dos limites de sua competência, buscando alcançar fins diversos daqueles que a lei permite. Acerca do controle dos atos praticados pela

Administração e da responsabilidade civil do Estado, considere as próximas assertivas.

90. Embora a responsabilidade do Estado seja objetiva, a

teoria do risco administrativo, adotada como regra no Brasil, permite que a Administração Pública apresente excludentes ou atenuantes ao seu dever de indenizar, quando for o caso.

91. O Estado responde civilmente por danos causados

pelos seus agentes, nessa qualidade, ainda que eles tenham agido sob excludente de ilicitude penal.

92. Com base no princípio fundamental do controle,

todos os órgãos da Administração Pública estão sujeitos ao controle de suas atividades administrativas, sem exceções.

Considerando as disposições da Lei 8.666/93, que trata das licitações públicas e dos contratos administrativos, julgue os próximos itens.

93. É dispensável a licitação para a aquisição de

determinado bem que seja fornecido por uma única empresa.

94. O licitante vencedor fica, por noventa dias, obrigado

a assinar o contrato, sob pena das sanções eventualmente cabíveis, elencadas na Lei 8.666/93. Acerca do regime jurídico concernente aos serviços

públicos, considere o próximo item.

95. A concessão de serviços públicos pode ser celebrada

com uma pessoa jurídica ou com um consórcio de empresas.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Adriane Fauth Um grupo de polícias militares do estado de Alagoas, indignados com as condições precárias de trabalho na corporação resolvem tomar algumas providências. Considerando a situação hipotética e as disposições constitucionais, julgue os itens abaixo:

96. Os policiais poderão ser organizar em sindicatos,

independentemente de autorização do Estado, contudo deverão realizar o registro no órgão competente, cabendo ao sindicato a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria.

97. Os policiais poderão organizar uma greve visando

defender os seus interesses, contudo deverão reservar contingente mínimo de policiais para atender as necessidades inadiáveis da comunidade.

98. Os policiais poderão se organizar em uma associação,

desde que tenha finalidade lícita, independentemente de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

Situação hipotética: Em uma briga de trânsito, João sacou uma arma de fogo e atirou diversas vezes contra José, com a intenção de matá-lo.

99. Assertiva: A competência para o julgamento da

conduta de Felipe somente será do júri se o crime tiver sido consumado.

(13)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

100. Os tratados internacionais que forem aprovados,

em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. A respeito dos remédios constitucionais, julgue o item:

101. O habeas data poderá ser impetrado ainda que a

informação solicitada não tenha sido negada previamente pela entidade pública, visto que, tal dispositivo é ato necessário ao exercício da cidadania. A respeito dos direitos sociais, julgue o item.

102. O salário mínimo, direito dos trabalhadores urbanos

e rurais, deve atender apenas as suas necessidades vitais básicas, tais como, moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, desconsiderando as necessidades de filhos e ascendentes.

A respeito do tema nacionalidade, julgue o item a seguir:

103. Um casal de cidadãos noruegueses passou as férias

do último verão no litoral de Santa Catarina. A mulher, grávida de 8 meses, deu à luz Floryan, em hospital da rede pública da cidade. Nessa situação, segundo a Constituição Federal, Floryan é considerado brasileiro nato.

Sobre a estrutura e a organização do Estado brasileiro, julgue os itens subsequentes.

104. Compete privativamente a União legislar sobre

normas gerais de organização das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.

105. O Distrito Federal é a Capital Federal.

NOÇÕES DE PROCESSUAL PENAL

Fernando Bezerra

106. Acerca do inquérito policial, julgue o item abaixo.

Todas as peças do inquérito policial serão, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

107. Sobre o inquérito policial, analise a assertiva abaixo.

O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

108. Em relação ao inquérito policial, julgue o item a

seguir.

A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.

109. Acerca do inquérito policial, julgue o item abaixo.

O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, compulsoriamente, pela autoridade.

110. Sobre o inquérito policial, analise a assertiva abaixo.

O inquérito policial, por ser indispensável à persecução penal, acompanhará a denúncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra.

111. Sobre a ação penal, analise a assertiva a seguir.

Em qualquer momento da ação penal, o ofendido poderá exercer o direito de se retratar da representação.

112. Sobre a ação penal, analise a assertiva a seguir.

A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá.

113. Sobre a ação penal, analise a assertiva abaixo.

Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

(14)

114. Acerca da ação penal, julgue o item abaixo.

A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos, e o Ministério Público velará pela sua indivisibilidade.

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS

Lilian Novakoski No que tange os Conceitos, evolução e abrangência dos

Direitos Humanos, julgue as assertivas

115. A Universalidade pressupõe que todos os direitos

humanos possuem a mesma proteção jurídica, uma vez que são essenciais para alcançar a dignidade.

116. Um importante marco histórico na construção dos

direitos civis e políticos foi o fim da segunda guerra mundial, quando da elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos houve a afirmação da dignidade da pessoa humana, enumerando e consagrando direitos e garantias individuais.

Acerca dos Sistemas de Proteção e a Convenção Americana de Direitos Humanos, julgue as assertivas:

117. O Estado – Parte pode ser responsabilizado em

âmbito Internacional por violações de direitos humanos praticados somente por seus agentes, não existindo previsibilidade da responsabilização de atos praticados por particulares.

118.Nos países onde a pena de morte é imposta, esta

não poderá ser aplicada para delitos políticos, salvo crimes comuns conexos com delitos políticos que geram violações de direitos humanos.

119. A CADH prevê que em caso de guerra, de perigo

público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança o Estado-Parte poderá suspender garantias. Dentre as que poderão ser suspensas, está a garantia de circulação e residência e o direito à vida, devendo o Estado-Parte informar imediatamente os outros Estados-Partes, por intermédio do Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, das disposições cuja aplicação haja suspendido, dos motivos determinantes da suspensão e da data em que haja dado por terminado tal suspensão.

120. A Comissão Interamericana declarará inadmissível

toda petição ou comunicação que não expuser fatos que caracterizem violação dos direitos garantidos pela Convenção.

(15)

Simulado PM AL Soldado – 18/07/2021

Preencha o Gabarito

https://bit.ly/Simulado-PM-AL-Soldado-18-07-21

N

ÃO É ASSINANTE

?

Confira nossos planos, tenha acesso a milhares de cursos e participe

gratuitamente dos projetos exclusivos. Clique no link!

https://bit.ly/Estrategia-Assinaturas

C

ONHEÇA NOSSO SISTEMA DE QUESTÕES

!

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com

mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no

link e conheça!

Referências

Documentos relacionados

Isso significa que, em primeiro lugar, desejamos evitar expres- sões que insinuem ao leitor uma necessidade intimidadora de estu- do para ler a poesia latina; em segundo lugar,

Assente nestes pressupostos foi realizado um estudo com o principal objetivo de relacionar o estado de saúde oral em idosos institucionalizados com as doenças

BANPARA WALISON FRANCISCO JOSE SOUSA SILVA TÉCNICO BANCÁRIO NÍVEL

A Juju tirou nota 10 em uma redação e já está dizendo para todo mundo que vai entrar para a Academia Brasileira de Letras. Ela veio me contar que o sonho dela é ser como Rachel

Destacamos que, em 2017, a comissão organizadora do evento somou a participação de mais uma biblioteca do Campus do Benfica: a Biblioteca da Faculdade de

A Constituição Federal traçou limites para que o legislador defina os elementos tributários, sendo a base de cálculo do ICMS o valor da operação.. 10 // 2ª Revisão:

IN: a importância disso para o mestrado principalmente na minha área de pesquisa como eu sou da área da saúde então a fonte que a gente mais usa é artigos internacionais...são

possibilidade de os sócios da sociedade objeto de fusão recorrerem a esse processo para interporem uma ação no tribunal que tenha jurisdição sobre a sociedade objeto de fusão. o