• Nenhum resultado encontrado

DEFINIÇÃO DE ANSIEDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEFINIÇÃO DE ANSIEDADE"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)
(2)

INTRODUÇÃO

A nossa qualidade de vida está diretamente relacionada à nossa saúde emocional. É impossível ter uma boa qualidade de vida estando triste, deprimido, ansioso. Todas estas emoções negativas tendem a minar a nossa autoconfiança, que é o trampolim para o sucesso.

Logo, tais emoções negativas tendem a sacrificar nosso sucesso. Perceba ao seu redor. As pessoas que se sentem fracassadas são aquelas que, de alguma maneira, estão com algum problema emocional.

Em nosso dia-a-dia, ante tantos acontecimentos que nos cercam, é quase impossível manter-nos inabaláveis. Sempre uma coisa ou outra acaba nos atingindo, em especial, quando se é professor, ainda mais em escolas públicas. São muitas as provações pelas quais passamos diariamente.

(3)

Alunos desobedientes, classes superlotadas, falta de infraestrutura para atendê-los adequadamente, falta de pré-requisitos, falta de interesse e apatia, potencializados por um insuficiente incentivo ao desenvolvimento pedagógico, além de uma questão não menos importante, que é a baixa remuneração. Todas estas condições tendem a soterrar a autoestima e a provocar esgotamento emocional.

Esse estresse contínuo imposto aos professores é a porta de entrada para a Ansiedade descontrolada e outros graves distúrbios como a Síndrome de Bornout.

Portanto, diminuir o estresse e controlar a consequente ansiedade do professor é uma necessidade de suma importância, visto que estes problemas refletirão em todos os aspectos de sua vida.

Desse modo, aprender a nos conhecer, tanto nos aspectos físicos quanto nos psicológicos é imperativo, pois, só assim será possível encontrar soluções para as dores que nos acometem sem recorrermos à farmácia, para, então, estabelecermos um estado de bem-estar em nós e ao nosso redor.

(4)

DEFINIÇÃO DE ANSIEDADE

A palavra ansiedade tem sua origem na palavra egípcia Ankh. No Egito antigo, esse era o nome dado ao símbolo do sopro da vida, relacionado à primeira tomada de ar de um bebê na hora do nascimento. Logo, desde tempos imemoriais, a ansiedade se relaciona à respiração ou à falta dela.

Mas o que vem a ser a ansiedade?

Para facilitar o entendimento, vamos a um rápido exemplo. Vamos supor que em um belo dia você foi assaltada (Deus te livre e guarde!). Um bandido lhe abordou na rua com uma arma de fogo e roubou seus pertences. No momento em que a situação acontecia o seu sentimento era de medo. O fato estava acontecendo em tempo real, no exato momento.

Nessa situação, automaticamente é ativado o seu Sistema de Defesa. Essa ativação consiste num conjunto de reações neuroquímicas orquestradas por hormônios e neurônios que preparam o seu organismo para o estado de

(5)

fuga ou de luta: taquicardia, maior fluxo sanguíneo nas pernas e braços, respiração curta, sudorese e aumento do foco.

Todas essas reações são absolutamente normais e sempre acontecerão quando você estiver diante de uma situação real de perigo que ponha em risco a sua integridade física ou a sua vida.

Agora, depois de passado o perigo, sua mente passa a imaginar que ao sair na rua você poderá ser assaltada. Você imagina a possibilidade de passar por situações similares e a sua mente elabora um filme imaginário e você sente novamente todas as emoções e sentimentos em seu organismo.

Da mesma maneira, você irá disparar o seu Sistema de Defesa. A diferença é que a situação não é mais real e sim imaginária, ocorrendo apenas na sua mente. Nesse caso dizemos que você está acometida de ansiedade.

Normalmente disparamos o nosso Sistema de Defesa mais em situações imaginárias do que em situações reais de perigo. E é exatamente esse fato que desregula a nossa defesa natural, gerando a sensação de angústia e desconforto mental.

Portanto, a ansiedade nada mais é do que a projeção de um perigo imaginário ocorrendo no tempo futuro e que causa efeitos desagradáveis no momento presente.

(6)

SINTOMAS MAIS RECORRENTES

Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Entretanto, os que aparecem com maior frequência são:

o Falta de ar;

o Aumento dos batimentos cardíacos; o Sensação de pressão no peito;

o Suores frios; o Tremores e calafrios; o Tensão muscular; o Insônia; o Dores físicas. o Sinais indicativos

o Sentir medos que limitam a execução de suas atividades cotidianas e que muitas vezes são irreais;

o Preocupação excessiva com o que os outros pensam a seu respeito;

o Ter medo de errar;

o Cobrança excessiva sobre si mesmo;

o Evitar locais ou situações por se sentir desconfortável; o Sofrer por antecipação;

o Ter dificuldade para dormir, ou então acordar diversas vezes durante a noite;

o Sentir confusão mental; o Sentir-se apático;

o Ter pensamentos repetitivos dos quais não consegue se desvincular;

o Sentir que mesmo em situações calmas está acelerado;

(7)

o Sentir que não consegue manter corpo e mente em equilíbrio.

DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS DA

ANSIEDADE

A ansiedade pode manifestar-se de diferentes formas. As principais e mais estudadas são:

o Transtorno de Ansiedade Generalizada; o Ataques de Pânico;

o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); o Timidez;

o Fobia Social; o Insônia;

o Síndrome de Burnout (Stress Profissional).

TRATAMENTO PARA A ANSIEDADE

Infelizmente o tratamento mais utilizado para a ansiedade é ainda o farmacológico, no qual através da ingestão de calmantes, a pessoa acaba apenas por tratar os sintomas ocasionados por esta doença. E estes, em sua grande

(8)

os efeitos colaterais que podem, inclusive, comprometer a realização de algumas atividades cotidianas.

Deste modo, tratar apenas os sintomas não vem a ser a melhor abordagem para a ansiedade, talvez apenas no curtíssimo prazo. As causas, sim, é que devem ser atacadas imediatamente.

Então como tratar de maneira assertiva a ansiedade?

O presente guia tem como objetivo auxiliar aos professores, em especial às professoras, visto estarem submetidas corriqueiramente à dupla jornada Mãe/Professora, a trabalharem a sua saúde emocional, com enfoque na ansiedade.

PASSO 1 – IDENTIFICAÇÃO

A ansiedade é um estado mental inerente ao ser humano e em muitos casos ela pode até ser útil ao organismo. Entretanto, em algumas pessoas ela toma proporções que acabam por impedi-la de ter uma vida normal. Na maioria dos países, a Ansiedade já é considerada um problema de saúde pública.

No que tange ao ambiente escolar, os números de profissionais da educação que são diagnosticados com ansiedade só aumentam dia a dia. Isto devido à rotina desgastante, superlotação das salas de aula, baixos salários, não valorização profissional e falta de respeito por parte dos alunos, dentre outros fatores.

(9)

Mas, como identificar se os seus problemas de fato são geradores de ansiedade?

Uma boa pedida é a utilização da ferramenta denominada “Download Mental”, visto que a partir desta é possível distinguir entre a ansiedade normal e a doentia, sendo que é a segunda que deverá ser tratada a fim de não prejudicar a qualidade de vida da pessoa.

O “Download Mental” consiste em:

o Listar todas as situações que estão tirando a sua paz, sejam elas de origem física, tais como dores no corpo ou emocionais.

o Em seguida, deve-se atribuir uma nota de 0 a 10 a fim de dimensionar estas situações, onde mais próximo de zero você tem menor intensidade e mais próximo de dez maior intensidade das dores.

o Uma vez estando devidamente listadas e dimensionadas, você saberá identificar quais são as principais causas de sua ansiedade. Deste modo deverá começar a trabalhar quais são as formas de resolver tal situação.

(10)

Veja abaixo um modelo desta poderosa ferramenta de identificação da ansiedade.

PASSO 2 – ACEITAÇÃO

Este passo é considerado o mais difícil para a maioria das pessoas. Geralmente, elas têm dificuldade em aceitar que possuem um determinado problema, neste caso, aceitar que sofre por ser ansiosa. E isto, ou seja, a não-aceitação, poderá adiar o tratamento da ansiedade, e quanto mais passa o tempo, mais os sintomas irão se intensificando, até chegarem ao ponto de até mesmo as afastarem de suas atividades cotidianas.

Então, caso no PASSO 1 você tenha identificado que muitos de seus problemas tornam suas emoções mais intensas, possivelmente você deva sofrer de ansiedade.

(11)

Nesse caso, você não estará sozinha, pois, atualmente, um número exorbitante de pessoas apresenta estes sintomas.

Existem diversos relatos de professores, coordenadores e diretores, que permanecem muito bem em suas residências, porém, ao chegarem à escola na qual trabalham, os sintomas físicos já começam a aparecer. Tudo isto por causa do medo que sentem de serem afrontados, desrespeitados e agredidos física e psicologicamente, situações mais que comuns hoje nos ambientes escolares.

Se o medo é importante? E como é!

É ele que defende a pessoa dos perigos que ameaçam a sua segurança e o seu bem-estar. Em situações de medo, o corpo disponibiliza toda a sua energia a fim de responder a uma possível agressão, podendo culminar num estado de ansiedade.

Sendo assim, pode-se dizer que doses moderadas de ansiedade são de extrema importância, pois são elas que nos protegerão de diversas situações perigosas, como por exemplo, dirigir em alta velocidade ou andar sozinha em horários inadequados em grandes centros urbanos.

Porém, quando em doses elevadas, ela poderá se tornar um problema de saúde, isto é, uma doença de ordem psicológica. E aceitar e buscar ajuda é o que precisa ser realizado neste momento.

(12)

PASSO 3 – RESOLVER INICIAR UM

TRATAMENTO

Uma vez aceito que se tem ansiedade, deve-se buscar ajuda, ou seja, iniciar um tratamento a fim de resolver este problema e voltar a ter uma vida normal. Neste passo, mais do que aceitar, deve-se entender que você está sofrendo com o excesso de ansiedade, e deve agir para a resolução do problema.

Tomar a decisão de alterar o seu estado atual de ansiedade é fundamental. É preciso fazer essa escolha consciente e colocar toda a sua intenção e energia no tratamento escolhido. Somente com essa decisão fortalecida você será capaz de seguir em frente, levando a sério o tratamento e concluindo-o em sua totalidade para que tenha êxito.

Para isso, lembre-se sempre de buscar a força de vontade que existe em você. Procure lembrar de quando não sofria com isto. Como era sua vida? Tenho certeza de que era bem melhor do que hoje. Acredite, você poderá voltar a sorrir, basta acreditar e perseverar!

(13)

Há atualmente diversas abordagens terapêuticas que visam a redução e o controle da ansiedade. Em seguida, vamos te apresentar uma técnica simples, porém, muito poderosa no combate à ansiedade: a EFT.

Os passos a seguir são práticas amplamente testadas e que possuem uma altíssima margem de efetividade no tratamento da Ansiedade.

PASSO 4 – APLICAR O EFT

Mas o que é o EFT?

A EFT (Emotional Freedom Techiniques) é uma técnica de libertação emocional, desenvolvida pelo americano Gary Craig, em 1995, ou seja, há pouco mais de duas décadas. Ela é uma técnica pertencente ao campo da psicologia energética que tem trazido alívio rápido e afetivo a vários problemas emocionais, sobretudo aos referentes à transtornos de ansiedade. Tem se mostrado eficiente também para o tratamento de problemas físicos.

Desde a antiguidade (em especial, na Índia e na China), tem-se o conhecimento de que em nosso corpo há um fluxo de energia. Esta técnica esta baseada justamente neste fato. De acordo com o EFT, as nossas emoções negativas são provenientes de um desequilíbrio em nosso sistema energético. Sendo assim, deve-se buscar o equilíbrio do fluxo de energia corporal a fim de obter a cura da dor.

(14)

Segundo o sistema chinês, possuímos em nosso corpo 12 canais de circulação, comumente chamados de meridianos. Já no sistema indiano, temos 7 centros energéticos que são os chakras.

Para obter a cura, deve-se então trabalhar nestes pontos de energia, espalhados pelo corpo. Mas ao contrário da acupuntura tradicional, neste método não se utiliza agulhas. Por este motivo, muitos o chamam de acupuntura psicológica.

Esta técnica classifica-se como sendo uma terapia natural. Para se obter a cura, você deve se concentrar no item negativo que está impedindo o fluxo de energia corporal. Uma vez restaurado o equilíbrio energético, volta-se a ter pensamentos positivos e a pessoa passa por uma real mudança de vida.

Se é utopia? Acredite, não é. Muitas pessoas estão tendo suas vidas transformadas por este método. São inúmeros os testemunhos que confirmam o poder da técnica EFT. E o melhor de tudo é que ela é muito simples de ser realizada e ideal para o processo de auto cura.

(15)

Tem sido indicada para o tratamento de: o ANSIEDADE; o Fobias; o Traumas; o Estresse; o Aflições; o Ira; o Culpa; o Conflitos de relacionamentos; o Dentre outros.

Também não traz efeitos colaterais ao organismo, diferente da grande maioria dos métodos de tratamento convencionais.

EFT – Receita Básica

A receita básica do EFT é composta por 5 partes de fácil execução. Veja a seguir quais são elas.

(16)

1) Identificar o problema:

A primeira coisa que você deverá fazer é mentalizar aquilo que te aflige. Lembre-se, por mais que tenha várias situações conflitantes em sua mente, escolha uma de cada vez. Exemplos de situações conflitantes: ter sofrido violência na escola por parte dos seus alunos, desentendimento com algum colega professor, não ter passado naquele concurso, entre outros. Para facilitar, revise o que colocou no Passo 1 quando você fez o seu Download Mental.

2) Testar a intensidade inicial:

Neste momento você deverá testar a intensidade inicial desta situação conflitante. Para tanto atribua a ela um número numa escala de 0 a 10, no qual 10 é a pior intensidade e 0 caso não haja problema algum com esta situação.

O objetivo deste teste é comparar o progresso obtido após cada rodada da receita básica do EFT.

Por exemplo, se a intensidade inicial for 10, e depois da rodada ela for 5, significa que você obteve uma melhora de 50% nesta situação.

3) A preparação (Setup):

Ela deve ser realizada antes de iniciar cada rodada de tapping (batidas). Para tanto deve-se criar e repetir (3 vezes) uma simples frase, enquanto bate continuamente no Ponto do Caratê.

(17)

O objetivo desta etapa é fazer com que o seu sistema saiba o que você está tentando resolver.

Na frase criada, você deverá reconhecer o problema bem como aceitar a si mesmo apesar da existência deste.

A estrutura da frase é a seguinte:

“Mesmo que eu tenha este _____________, eu me amo e me aceito profunda e completamente.”

O espaço acima deverá ser completado com o problema que você está tentando resolver.

Em nosso caso, como estamos querendo combater a ansiedade, podemos dizer por exemplo:

“Mesmo que eu tenha esta ANSIEDADE DESCONTROLADA, eu me amo e me aceito profunda e completamente.”

Repita a frase acima e simultaneamente dê leves batidas no lado da mão (ponto do caratê). Pode ser mão direita ou esquerda.

(18)

Obs: No processo de limpeza emocional com a EFT sempre focamos o lado negativo de um problema, isso por que é esse fato negativo quem cria as interrupções de energia. Como o objetivo da EFT é exatamente o de limpar o sistema, fazer o tapping enquanto falamos a frase de preparação, aparelha o organismo para neutralizar tal energia negativa e, depois, trazer paz ao sistema.

(19)

4) Sequência:

Em seguida, você irá fazer batidas em pontos do seu corpo. É a parte na qual se estimula através dos tappings da EFT os canais de energia do corpo. Isto deve ser realizado através de batidas em cada um dos pontos listados abaixo, ao mesmo tempo em que repete uma frase lembrete do problema.

19

Os pontos a serem tocados, na

sequência, são:

PTC = Ponto do Topo da Cabeça PIS = Ponto Início da Sobrancelha PCO = Ponto do Canto do Olho PEO = Ponto Embaixo do Olho PEN = Ponto Embaixo do Nariz PQ = Ponto do Queixo

PC = Ponto da Clavícula

PEA = Ponto Embaixo da Axila

A frase lembrete, na verdade, será apenas uma sequência de palavras que o fará se recordar de seu problema, aqui em nosso caso poderá ser, por exemplo:

“Esta ansiedade descontrolada”

Vá repetindo esta frase enquanto vai realizando o tapping (batidas) nos pontos listados acima.

(20)

5) Teste a intensidade novamente

Após realizar uma rodada do EFT, ou seja, realizar a batida em todos os pontos mencionando a frase lembrete em cada um deles, deve-se testar novamente a intensidade, isto a fim de conferir a eficiência do procedimento e, assim, verificar a necessidade de repetir a rodada até a solução do problema.

Caso ele ainda persista, deve-se mentalizar novamente o problema e atribuir a ele um número em uma escala de 0 a 10, comparando o valor agora identificado com o número dado no início das rodadas.

As rodadas não deverão ser interrompidas a menos que a intensidade do problema chegue a 0 ou que se estabilize em um mesmo número após repetidas vezes.

Para melhor aprendizado da técnica acesse o vídeo abaixo onde eu explico o passo a passo da técnica com exemplos práticos.

20

https://www.youtube.com/watch?v=w9mMwCSd9x4

(21)

PASSO 5 – PRÁTICA RESPIRATÓRIA

Respiração e emoção andam juntas. Não sei se você já percebeu, mas a primeira coisa que acontece quando estamos sob forte tensão, medo, ansiedade, estresse ou qualquer sentimento negativo, é uma alteração no fluxo respiratório.

O mais interessante nesse contexto é que na “Avenida Respiração Emoção” a via é de mão dupla. Ou seja, se as emoções alteram a nossa respiração, é também verdadeiro que a respiração altere as nossas emoções.

Estudos demonstram que uma respiração de maneira correta é capaz de corrigir e equilibrar nossos estados emocionais. Deste modo, é de extrema importância que pessoas que sofrem de ansiedade busquem a prática respiratória para aliviar os sintomas ocasionados por esta enfermidade e assim ter uma melhor qualidade de vida.

Os exercícios de respiração podem ser realizados tanto individualmente quanto em grupo.

(22)

A bhastrika pranayama

Dentre as diversas práticas respiratórias disponíveis na atualidade, destacamos a Bhastrika Pranayama, descrita há muito tempo em um texto de Hatha Yoga, denominado Yoga Pradipika.

Também chamada de respiração de foleira pelos ingleses, esta prática limpa a mente e elimina também bloqueios energéticos existentes no organismo, proporcionando ao praticante uma vida espiritual de melhor qualidade e paz.

Esta prática é bastante dinâmica, na qual as inalações são longas e profundas enquanto que as exalações são rápidas e poderosas. Os movimentos realizados são capazes de desencadear uma melhor circulação sanguínea bem como a desintoxicação do organismo.

Os professores e praticantes desta técnica alegam que através dela é possível obter diversos benefícios tanto físicos quanto psicológicos. Confira a seguir, quais são eles.

Benefícios físicos

o Melhora do metabolismo; o Desintoxicação do sangue;

o Massagem e estimulação dos órgãos e vísceras; o Melhoria dos problemas digestivos;

o Redução de inflamações;

(23)

o Promoção de queima de gordura abdominal; o Melhoria de apetite.

o Benefícios emocionais e psicológicos o Diminuição do estresse;

o Aumento da concentração;

o Maior paz e tranquilidade para realização das atividades cotidianas.

Como fazer?

1) Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou almofada.

2) Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e exalando lentamente pela boca, a fim de relaxar a mente e o corpo.

3) A partir daí você fará movimentos de flexão dos braços combinados com a sua respiração:

I. Inicialmente, posicione os braços fazendo um ângulo de 90o entre o braço e o antebraço (tipo supino).

II. Erga totalmente os braços na direção vertical ao mesmo tempo em que inspira.

III. Retorne a a posição inicial expirando pela boca. IV. Repita o movimento inicialmente por 30 segundos.

4) Faça inicialmente 3 ciclos de 30 segundos e vá aumentando o tempo gradativamente dentro do seu limite confortável.

5) Mantenha, sempre que possível, os olhos fechados e procure se concentrar na atividade a ser realizada.

(24)

Contraindicações

1 - Por fim, não se deve realizar esta prática respiratória com o estômago cheio. Para tanto, deve-se manter um intervalo de pelo menos 3 horas entre a refeição e a prática.

2 - Pessoas hipertensas deverão evitar esta prática respiratória;

3 - Ela também é contraindicada para pessoas cardíacas, pessoas com hérnia, mulheres grávidas e mulheres durante o período menstrual.

Se você se enquadrou em um dos casos de contraindicação em que mencionamos acima, você poderá praticar a respiração alternada.

A Respiração Alternada

Os passos para você realizar essa prática são bem simples:

1 - Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou almofada.

2 - Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e exalando lentamente pela boca, a fim de relaxar a mente e o corpo.

3 - Com a mão direita, tape com o polegar a sua narina direita.

4 - Inspire pela narina esquerda.

5 - Tape agora a sua narina esquerda com o seu dedo indicador, mantendo também a narina direita tapada.

(25)

6 - Sustente o ar preso de 3 a 5 segundos.

7 - Libere o polegar e solte o ar pela narina direita.

8 - Agora inspire pela narina direita mantendo a esquerda fechada.

9 - Tape a narina direita, mantendo também a narina esquerda tapada.

10 - Sustente o ar preso de 3 a 5 segundos.

11 - Libere o indicador e solte o ar pela narina esquerda. 12 - Fechou o ciclo.

Você pode fazer a respiração alternada inicialmente 3 min por dia ou sempre que estiver em situação de estresse ou ansiedade.

PASSO 6 - MEDITAR

A meditação também tem se mostrado bastante eficaz no tratamento de ansiedade, inclusive, muitos professores têm buscado essa técnica a fim de se manterem em paz e dispostos para realizarem as suas atividades cotidianas. Por este motivo, ela é extremamente indicada para pessoas que sofrem de algum tipo de ansiedade.

(26)

Mas o que é a meditação?

Ela nada mais é do que uma forma de treinamento cerebral que engloba técnicas de respiração, concentração e relaxamento. Para tanto a pessoa deve-se preparar mentalmente, esquecendo de seus problemas, retirando de sua mente todo e qualquer pensamento negativo e buscando como ponto de apoio uma imagem ou emoção que tenha sido positiva.

Estes pensamentos positivos, por sua vez, irão estimular o sistema nervoso parassimpático, que irá desacelerar o organismo, com o intuito de restaurar o corpo.

A pessoa que medita regularmente lida melhor com o estresse do que a pessoa que não o faz. Ela é capaz de perceber a ameaça com maior exatidão, ao contrário de uma pessoa ansiosa.

Em suma, a meditação faz com que o corpo funcione em sintonia.

(27)

Como se deve meditar?

Meditar não tem segredo. Você deve simplesmente sentar-se em um lugar confortável, fechar os olhos e em sentar-seguida prestar atenção em seu ritmo respiratório, visto que este deverá manter-se constante. Busque iniciar a meditação com apenas 5 minutos diários e em seguida vá aumentando este tempo até que consiga chegar a 30 minutos por dia.

É importante dizer que você não deve tentar alterar propositadamente o seu ritmo respiratório quando estiver meditando. O seu trabalho é prestar atenção nele, não importa como esteja, apenas observá-lo, nada mais.

No início, muitas pessoas que são demasiadamente ansiosas sentirão dificuldade de se concentrar e começar a meditar. Nesse caso, especialistas costumam indicar a realização de alguma atividade de terapia ocupacional com a qual se identifica, seja ela, pintura, dança ou trabalhos manuais, entre outros, até que atinjam maior percepção de quietude interna, então, devem voltar à prática meditativa, gradativamente.

PASSO 7 - EXERCITAR A GRATIDÃO

Sim, a gratidão é um remédio poderosíssimo contra a ansiedade. Isto porque:

“O ato de agradecer leva a mente da pessoa ao momento presente, evitando assim que ela sofra por decisões passadas ou incertezas futuras.”

(28)

Em termos comportamentais, os sentimentos de gratidão propiciam condutas positivas e bastante saudáveis, tais como: desenvolvimento pessoal, busca por vínculos construtivos e reconhecimento de nossas qualidades.

Ela nos leva ainda a valorizar cada momento com as pessoas que amamos e cada coisa que possuímos.

Muitas pessoas sentem-se ansiosas e infelizes por focarem justamente no oposto, ou seja, naquilo que ainda não possuem e na dificuldade que encontrarão para possuírem o que desejam.

A gratidão nos faz viver o agora, o momento presente, sem nos preocuparmos com o futuro.

No âmbito neural, a gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro e este, por sua vez, nos deixa automaticamente felizes e satisfeitos. Sendo assim, pensar em algo de bom que nos fizeram é uma maneira bastante eficaz de nos deixar feliz.

Muitas vezes não nos damos conta da abundância que já orbita ao nosso redor. Para praticar a gratidão é bem simples. Sugerimos que você faça uma lista de bênçãos e graças que você já tem em sua vida profissional, social e pessoal.

(29)

Busque essas bênçãos de forma verdadeira, coisas que de fato você é extremamente agradecida e que façam total sentido para você. Você sentirá em seu coração quando começar a fazer a lista. Pode ser da coisa mais simples como ter acordado e feito uma refeição ou objetivos e metas mais ousados como a compra de um bem material.

Nesse sentido, é muito importante agradecer pela jornada e não apenas pelo resultado final. Por exemplo, se tem alguém que você ame que está muito doente e essa pessoa teve uma pequena melhora, agradeça pela pequena melhora e não apenas quando estiver completamente curada. Se você quer comprar uma casa, não agradeça apenas quando a tiver comprado, mas agradeça por toda oportunidade que te faz juntar os recursos para adquiri-la.

Diante dessas considerações, faça o seguinte:

1º ETAPA: Liste 3 coisas pelas quais agradecer, de preferência uma de cada área (profissional, social e pessoal).

2º ETAPA: Faça uma pequena oração espontânea de gratidão por essas coisas.

Apesar de simples, esta ferramenta tem se mostrado bastante eficaz para o tratamento de pessoas com ansiedade e estresse.

(30)

CONCLUSÃO

Que a ansiedade é o mal do século, todos nós já sabemos. Que no âmbito escolar, existem muitas surpresas e incertezas, também. Mas o que podemos fazer a respeito? Pode começar pelas sugestões oferecidas neste pequeno e-book: 7 passos para acabar de vez com a ansiedade.

Não são passos tão simples, entretanto, são possíveis de serem realizados por qualquer professora que se disponha a conhecer-se e a modificar sua vida. Decidir-se a viver menos ansiosa e ter uma melhor qualidade de vida é uma tarefa que cabe apenas a você e a mais ninguém.

Então, comece já! E conte comigo sempre.

(31)

INTRODUÇÃO 02

DEFINIÇÃO DE ANSIEDADE 04

SINTOMAS MAIS RECORRENTES 06

DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS DA ANSIEDADE 07

TRATAMENTO PARA A ANSIEDADE 07

PASSO 1 – IDENTIFICAÇÃO 08

PASSO 2 – ACEITAÇÃO 10

PASSO 3 – RESOLVER INICIAR UM TRATAMENTO 12

PASSO 4 – APLICAR O EFT 13

PASSO 5 – PRÁTICA RESPIRATÓRIA 21

PASSO 6 - MEDITAR 25

PASSO 7 - EXERCITAR A GRATIDÃO 27

CONCLUSÃO 30

Referências

Documentos relacionados

processo, exatamente conforme o que a fundamentação teórica de aplicação desta ferramenta solicita. A avaliação realizada pelos dados apresentados reafirma os benefícios ao

Os resultados apontaram que dos três microrganismos presentes nas amostras de leite coletadas, a bactéria Staphylococcus aureus apresentou alta resistência para Penicilina,

Com objetivo de quantificar a produtividade de vagens e as perdas na colheita, bem como estudar a resistência à penetração do solo em três sistemas de manejo do solo na

Muito provavelmente os escravos novos que não eram despachados (c. de 70% do volume do tráfico internacional) deviam ser utilizados na própria cidade de Salvador ou eram comprados

Lins (2007) entende que a partir do período neolítico e com o advento das guerras entre povos por territórios, ou seja a decadência dos povos nômades – a sexualidade

Parágrafo Primeiro. Uma vez que a coordenação acadêmica/pedagógica é de responsabilidade exclusiva da UNISEB, essa se reserva no direito de introduzir melhorias

Em 2015, o Centro Cultural de Ílhavo apresenta três peças de uma das maiores figuras da criação artística nacional, Olga Roriz, sendo um dos co- produtores da celebração dos

O objetivo do artigo é evidenciar o campo ampliado da arquitetura através da analise do diálogo entre o modernismo arquitetônico e artístico, enfatizando a