• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2008-PGC

A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais,

Considerando o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais , aprovado pelo Ato Executivo nº 009/2008 - GRE;

Considerando o Parecer do CTC – Conselho Técnico Científico da CAPES, de 1 de agosto de 2008, que aprovou a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, curso de mestrado;

Considerando a Resolução Nº 393/2008-CAD, que aprova a cobrança de taxa de inscrição dos candidatos do processo de seleção do PGC;

Considerando a decisão do Colegiado do Programa em reunião do dia 04 de setembro de 2008.

TORNA PÚBLICO

Artigo 1º) A abertura de inscrições para a realização do Processo Seletivo, Turma 2009, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Curso de Mestrado, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Estadual de Maringá-PR.

Artigo 2º) O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 12 vagas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, curso de mestrado, assim distribuídas entre suas linhas de pesquisa:

- Dinâmicas Urbanas e Políticas Públicas: 7 vagas

- Sociedade e Práticas Culturais: 5 vagas

INSCRIÇÕES

Artigo 3º) Ao inscrever-se o candidato deverá optar por uma das linhas de pesquisa do Programa, a saber :1) Dinâmicas Urbanas e Políticas Públicas e 2) Sociedade e Práticas Culturais

§ 1º: No ato da inscrição o candidato deverá indicar o(a) orientador(a); § 2º: O candidato poderá indicar um orientador de segunda opção.

Artigo 4º) As inscrições deverão ser feitas no campus da UEM, junto à Secretaria do PGC, Bloco H-12 sala 01, no período de 03 a 14 de novembro, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, mediante a entrega da seguinte documentação:

I)

formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado, acompanhado de duas fotos ¾ recentes; II) cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove estar o candidato em

condições de concluir a graduação antes de iniciar o de pós-graduação. Para este último caso, o candidato aprovado na seleção deverá apresentar o Diploma (ou documento oficial equivalente), constando "COLOU GRAU EM...", no dia da matrícula do Mestrado. Caso contrário, a matrícula não será efetivada;

III)

histórico escolar de Curso de Graduação;

IV)

Currículum Lattes (atividades dos últimos cinco anos) documentado com cópias autenticadas e enviado para a plataforma LATTES;

V) cópia autenticada dos documentos pessoais: Cédula de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor com o comprovante de votação da última eleição.

VI)

quatro cópias do pré-projeto de pesquisa, com a indicação da vinculação com a linha de pesquisa do orientador.

VII) comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

§ único - As inscrições via correio serão aceitas desde que postadas até 14/11/2008 via SEDEX.

Artigo 5º) Somente poderão submeter-se ao processo seletivo os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas.

Av. Colombo, 5.790 / Bloco H-12 sala 001 – Câmpus Universitário – CEP 87.020-900 – Maringá – PR Fones: (44) 3261 8905 – 3261 4971 – e-mail: sec-pgc@uem.br

(2)

TAXA DE INSCRIÇÃO

Artigo 6º) A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), deverá ser paga através do boleto bancário, emitido pela internet. Para gerar o boleto bancário via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.pgc.uem.br/inscrições (link: gerar boleto) e, em seguida, informar o seu nome e o número do seu CPF.

§ 1º: O boleto bancário impresso via internet poderá se quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento;

§ 2º: Não serão aceitas outras formas de pagamento, tais como: depósito bancário, vale-postal, cheque-correio, ordem de pagamento, transferências bancárias;

§ 3º: Os pagamentos efetuados após a data de encerramento das inscrições não serão aceitos;

§ 4º: Para as inscrições via SEDEX, o comprovante de pagamento deverá ser enviado juntamente com a ficha de inscrição preenchida e a documentação solicitada.

PROCESSO SELETIVO

Artigo 7º) O processo de seleção constará de três fases:

§ 1º: A primeira fase constará análise de pré-projeto de pesquisa de caráter eliminatório. Para a classificação dos projetos serão observados os critérios de pertinência, relevância, viabilidade de execução e disponibilidade de orientador.

SEGUNDA FASE

§ 2º: A segunda fase constará de Prova escrita de caráter eliminatório e classificatório e de Análise do

Curriculum Lattes de caráter classificatório. Nessa fase será aprovado o candidato que, na prova escrita, obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). Análise do Curriculum Lattes (CNPq) dos últimos 5 anos, deverá estar documentado e autenticado mediante apresentação dos originais na secretaria do Programa, para efeito de classificação geral no processo seletivo. A pontuação do Curriculum Lattes será realizada conforme tabela do anexo IV.

TERCEIRA FASE

§ 3º: A terceira fase constará de entrevista com uma banca, de caráter classificatório. Artigo 8º) A Comissão de Seleção do PGC divulgará a lista dos candidatos aprovados.

Parágrafo único: Os resultados da Análise do Projeto e do Curriculum Lattes serão divulgados pela Comissão de Seleção de acordo com o calendário do processo de seleção.

Artigo 9º) Na entrevista com os candidatos, a banca atribuirá pontuação de 0 a 10, conforme tabela do anexo VI.

Parágrafo único: Não caberá recurso da nota da entrevista.

Artigo 10) A Média Geral (MG) do Processo de Seleção será calculada pela seguinte expressão:

5

3Np

Nc

Na

MG

=

+

+

onde:

Na - nota da prova escrita – peso 1; Nc - nota da avaliação curricular – peso 1; Np - nota do Projeto – peso 3.

Artigo 11) Serão considerados selecionados os candidatos que obtiverem a maior nota final (NF), obtida pela média aritmética simples entre a Média Geral (MG) e a Nota da Entrevista (NE), de acordo com a fórmula:

3

2

MG

NE

(3)

Artigo 12) A Comissão de Seleção composta por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, terá como atribuições:

a) homologar a lista dos candidatos às vagas oferecidas; b) realizar o processo de seleção em todas as suas etapas;

c) submeter ao Colegiado do PGC, para homologação, a relação dos candidatos classificados.

Artigo 13) Encerrado o prazo de inscrições, a documentação será submetida à Comissão de Seleção para homologação e publicação da relação dos candidatos às vagas.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 14) O Colegiado do PGC divulgará a lista dos candidatos aprovados no processo de seleção em ordem decrescente de classificação.

§ 1º: Na lista referida no caput deste artigo deverá constar a classificação dos candidatos que se submeteram a todas as avaliações pré-estabelecidas, mesmo daqueles não selecionados dentro do limite de vagas proposto pelo Colegiado do Programa e aprovado pelo CEP.

§ 2º: Os candidatos classificados, e não selecionados, passarão a compor o rol de suplentes.

§ 3º: No caso da não confirmação de matrícula de candidato aprovado, deverá ser convocado o candidato suplente, respeitando-se a ordem de classificação e disponibilidade de vagas.

Artigo 15) O prazo recursal é de cinco dias úteis, após a publicação dos resultados.

CRONOGRAMA

Artigo 16) O processo de seleção obedecerá ao cronograma a seguir:

Inscrições 3 a 14/11 de 2008 Horários: 08 às 11h00 e 14h00 às 17h00

Local: UEM – Secretaria do PGC, bloco H-12, sala 1 Homologação das inscrições 18/11 de 2008 - Local: quadro de avisos do PGC e Internet Análise dos projetos 19 a 26/11 de 2008

Divulgação das notas do projeto 28/11 de 2008 - Local: quadro de avisos do PGC

Prova escrita 2/12

Divulgação do resultado da prova 8/12

Entrevistas 11 e 12/12 de 2008Horário e local: a serem definidos pela Comissão de Seleção Resultado Final 15/12 de 2008 - Local: quadro de avisos do PGC e Internet Matrícula 9 a 13/02 de 2009Local: Secretaria do PGC, bloco H-12, sala 1 – Campus sede UEM

Horário: das 14h00 às 17h00

Início das aulas 09/03 de 2009

Artigo 17) - É parte integrante deste Edital:

Anexo 01 – relação do corpo docente com as respectivas vagas; Anexo 02 – formulário de inscrição;

Anexo 03 – roteiro para elaboração do projeto Anexo 04 – curriculum lattes e tabela de pontuação; Anexo 05 – ficha de avaliação da entrevista.

Dê-se ciência. Cumpra-se.

Maringá, 05 de setembro de 2008.

Profª. Drª. Celene Tonella Coordenador do Programa

(4)

ANEXO 01

Corpo Docente com as respectivas vagas.

DOCENTES Vagas

Profª. Drª. Ana Lucia Rodrigues

Segregação socioespacial em áreas metropolitanas. O papel da legislação urbana na construção da desigualdade social. Poder público, agentes imobiliários e espaço urbano.

alrodrigues@uem.br

01

Profª Drª Calrla Cecília Rodrigues Almeida

Políticas Públicas, movimentos sociais e cidadania; teoria política contemporânea.

carlaalm@uol.com.br 01

Profª. Drª. Celene Tonella

Gestão de Políticas públicas e democracia participativa; comportamento político e movimentos sociais.

celene@wnet.com.br

01

Profª. Drª. Cleyde Rodrigues Amorim

Práticas e representações religiosas; antropologia das populações negras e rurais

cleydea@yahoo.com 01

Profª. Drª. Eliane Sebeika Rapchan

Teoria Antropológica, Antropologia Sociocultural

elianesebeika@yahoo.com.br 01

Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato

Representações sociais e políticas públicas; políticas de atendimento para a infância e adolescência; movimentos sociais direitos humanos.

rossatogeo@hotmail.com

01

Prof. Dr. José Antônio Martins

Pensamento político do Renascimento; teoria política; republicanismo.

zeamartins@hotmail.com 01

Profª. Drª. Marivania Conceição de Araujo

Antropologia urbana; segregação socioespacial; representação social; relações raciais; identidade social.

marivaniaaraujo@yahoo.com.br

01

Profª Drª Simone Pereira da Costa Dourado

Políticas Públicas (educação, esporte e idoso); estudos urbanos; processos de ocupação do espaço.

simone@wnet.com.br

01

Prof. Dr. Walter Lucio de Alencar Praxedes

Sociologia da Educação; sociologia das relações raciais; sociologia da ciência.

walterpraxedes@uol.com.br 01

Profª. Drª. Wania Rezende Silva

Sociologia Agrária

waniasilva@yahoo.com 01

Profª. Drª. Zuleika de Paula Bueno

Culturas juvenis; lazer e entreterimento.

(5)

Formulário de inscrição – Curso de Mestrado

INSCRIÇÃO Nº _______________/2008-PGC

LINHAS DE PESQUISA:

Dinâmicas urbanas e políticas públicas Sociedade e práticas culturais

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome completo:      

Estado Civil:       Data de Nascimento      

Naturalidade:       Nacionalidade:      

R. G. nº:       Órgão Exp.:       UF:     Data:      

C.P.F. nº:       e-mail:       2. ORIENTADOR Orientador:       (1ª opção) Orientador:       (2ª opção)

3. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Rua/Av:      

Nº       Bairro:       Telefone:      

Cidade:       Estado:    CEP:      

4. FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso de Graduação:       Instituição:       Período :       Curso de Mestrado:       Instituição:       Período :       Título da dissertação:       Orientador:       5. ATIVIDADE PROFISSIONAL

Trabalha Sim Não Local:      

Cargo:      

Afastamento para cursar Pós-Graduação em Ciências Sociais: sim não Tempo integral: sim não

Data:    /    /      

_________________________ Assinatura do candidato

(6)

ANEXO 03

Roteiro para elaboração do Projeto

O projeto deverá estar digitado em fonte Times New Roman nº 12 em espaçamento 1½, A4, margens 2½. Entregar 4 (quatro) vias.

A primeira página é de identificação e deve apresentar:

1.

Título da pesquisa (deve estar em letras maiúsculas, em negrito e centralizado).

2.

Nome do autor (dois espaços abaixo do título, antendo o alinhamento à direita). 3. Linha de Pesquisa

4. Nome do orientador 1ª e 2ª opções PROJETO

1. sumário

2. resumo (10 linhas) 3. palavras-chave ( 4 ) 4. introdução

5. Apresentação do tema (problemas, justificativas e hipóteses de trabalho) 6. Objetivo (s)

7. metodologia (abordagem teórica, procedimentos, equipamentos e materiais a serem utilizados) 8. cronograma

(7)

ANEXO 04

Curriculum Lattes e Tabela de Pontuação

TABELA DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

(serão consideradas atividades realizadas nos últimos cinco anos e relativas à área de conhecimento)

CANDIDATO PONTUAÇÃO

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA Até 1,00

Especialização (reconhecida pelo MEC) na área de Ciências Sociais 0,25

2. ATUAÇÃO PROFISSIONAL Até 2,00

Docência – nível fundamental e médio 0,30 - por ano

Outras atividades profissionais afins às Ciências Sociais 0,25 - por ano 3. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (estágios extracurriculares,

participação em projetos, aperfeiçoamento). Até 1,50

Estágio extracurricular 0,25 – por ano

Participação em projetos 0,25 – por projeto

Aperfeiçoamento 0,25 – por curso

Monitoria 0,25 – por disciplina

4. DADOS COMPLEMENTARES (participação em evento) Até 0,50

Local 0,10 – por evento

Regional 0,15 – por evento

Nacional 0,20 – por evento

Internacional 0,30 – por evento

5. PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E

ARTISTICA/CULTURAL Até 5,00

Livro (autoria) com corpo editorial 2,00 por livro

Capítulos de livro publicado – com corpo editorial 1,00 por trabalho

Livro (organização) com 0,50 por livro

Trabalhos científicos publicados em revistas e periódicos

especializados 0,70 por publicação

Trabalhos completos publicados em eventos científicos 0,35 por trabalho Trabalhos expandidos publicados em eventos científicos 0,20 por artigo Artigos publicados em revistas/jornais não especializados 0,05 por artigo

(8)

ANEXO 05

Ficha de Avaliação da Entrevista

E N T R E V I S T A

CANDIDATO: _________________________________________________________ EXAMINADOR: _______________________________________________________ ÁREA DE CONHECIMENTO: __________________________

LOCAL: __________________ HORA: ________________

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO MÁXIMA PONTUAÇÃO OBTIDA A – O PROJETO (apresentação oral) 5,00 (máximo)

O tema 1,00 (até)

O objeto 1,00 (até)

O objetivo 1,00 (até)

A metodologia 1,00 (até)

Justificativa e problemática 1,00 (até)

B – O CURRÍCULO 3,00 máximo)

Avaliação da sua formação acadêmica 1,00 (até)

Especialidade do candidato 1,00 (até)

Qual o objetivo em cursar o Mestrado? 1,00 (até)

C – CONDIÇÕES PARA CURSAR O

MESTRADO 2,00 (máximo)

Tempo disponível 1,00 (até)

Pergunta livre 1,00 (até) TOTAL

Referências

Documentos relacionados

2º Determinar ao servidor que providencie junto ao Setor de Patrimônio da Unidade Gestora, para que no prazo de vinte quatro horas, efetue a carga patrimonial através do inventário

Como vamos implementar o acesso restrito por chave e senha teremos que incluir um novo formulário chamado Acesso.vb que irá permitir a inclusão destas informações na base de

O ECG pode ser obtido continuamente (são necessários pelo menos 2 eletrodos de registro e um terceiro de referência), para monitorar a função cardíaca

JD STA FÉ II – Ref.479, sobrado con- tendo no pavimento superior 03 dorms (01 suíte) e banheiro social, no piso tér- reo sala de estar, lavabo, cozinha, área de serviço

Das muitas referências que São Paulo faz aos vários mistérios conectados com a vida e trabalho de Cristo Jesus, não há dúvida de que, como resultado das muitas

As impurezas presentes na água, ao colidirem com essas superfícies, são separadas e deslocam-se para a parte inferior do corpo da válvula (2), na qual são recolhidas.. Além

Isso é verdade para médicos e cientistas, que começam a trabalhar em uma nova idéia experimental com grande entusiasmo (como terapia gênica ou células tronco), mas acabam se

O casal Rogério da Silva Leite e Franciele Francine Lemes, preso ontem sob acusação de tráfico de drogas, deixara a cadeia havia cerca de 50 dias.. Em julho do ano passado, eles