• Nenhum resultado encontrado

BEDIENUNGSANWEISUNG KD9540.0E-KD7540.0E. mit Montageanweisungen

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BEDIENUNGSANWEISUNG KD9540.0E-KD7540.0E. mit Montageanweisungen"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

KD9540.0E-KD7540.0E

BEDIENUNGSANWEISUNG

mit Montageanweisungen

GB

Instructions for use and installation instructions

Instructions d'utilisation et avis de montage

Gebruiksaanwijzing en montagehandleiding

Istruzioni di uso e di montaggio

Instrucciones de uso y de montaje

Instruções de uso e de montagem

ÏÄÇÃÉÅÓ ÃÉÁ ÔÇÍ ÅÃÊÁÔÁÓÔÁÓÇ ÊÁÉ ÔÇ ×ÑÇÓÇ

F

NL

I

E

P

GR

(2)

1

2

3

4

5

(3)

7

8

9

10

11

12

(4)

13

16

17

14

15

18

(5)

PORTUGUÊS

ADVERTENCIAS

A distância mínima entre a superfície de suporte das panelas na placa do fogão e a parte inferior do exaustor deve ser 65 cm. Se as instruções de instalação da placa do fogão estabelecerem uma distância superior aos 65 mm indicados, será essa que deverá ser tida em consideração.

O ar recolhido não deve ser canalizado em um conduto usado para a descarga de fumaça de aparelhos alimentados com energia diferente daquela elétrica (instalação de aquecimento centralizado, radiadores, aquecedores elétricos, etc.).

Para a descarga do ar que deve ser evacuado, respeitar as prescrições das autoridades competentes. Alem disso o ar que tem de ser descarregado não deve ser expulsado pela cavidade no muro a menos que tal cavidade não seja predisposta com esse fim.

Prever uma adequada areação do local quando uma coifa e aparelhos alimentados com energia diferente daquela elétrica (aquecedor a gás. a óleo, a carvão, etc...), forem usados contemporaneamente. Isso porque a coifa aspirante, evacuando o ar, pode criar uma pressão negativa no local. A pressão negativa do local não deve superar os 0,04mbar, evitando assim o redemoinho dos gases de descarga da fonte de calor. É necessário, portanto, equipar o local com presas de ar que alimentem um fluxo constante de ar fresco.

Controlar a chapa das características técnicas no interior do aparelho; se o símbolo ( ) estiver impresso na chapa, seguir as instruções seguintes: Attenção: este aparelho apresenta características técnicas construtivas que o inclui na classe de isolamento II e portanto não deve ser colegado à terra.

Controlar a chapa das características técnicas no interior do aparelho; se o símbolo ( ) NÃO estiver impresso na chapa, seguir as instruções seguintes: ATENÇÃO: Este aparelho deve ser ligado à terra. Na operação de ligação

eléctrica é necessário assegurar-se de que a tomada de corrente possui ligação à terra.

Na operação di ligação eléctrica é necessário verificar que os valores de tensão correspondam aos indicados na placa colocada no interior do aparelho. Se o seu aparelho não é equipado com cabos flexíveis não separáveis e com tomada ou com outro dispositivo que garanta o desligamento de todos os polos de rede, com uma distância de abertura dos contatos de pelo menos 3mm, tais dispositivos de separação da rede devem ser previstos na instalação fixa. Se o seu aparelho possuir cabo de alimentação e ficha, colocá-lo de modo a fazer com que a ficha fique acessível. Antes de proceder a qualquer operação de limpeza ou manutenção é necessário desligar o aparelho da corrente eléctrica.

USO

Evitar o uso de materiais que causam chamas (flambè) nas imediatas proximidades do aparelho.

No caso de frituras prestar especial atenção ao perigo de incendio constituídos por óleos o gorduras. Especialmente perigoso pela sua inflamabilidade é o óleo já usado. Não usar grelhas elétricas descobertas.

Para evitar um possível risco de incêndio, seguir as instruções indicadas para a limpeza dos filtros anti-gorduras e a remoção de eventuais depósitos de gordura do aparelho.

MANUTENÇÃO

Una cuidadosa manutenção garante um bom funcionamento e um bom rendimento no tempo.

A remoção dos depósitos de gordura do aparelho deve ser efectuada periodicamente, em função do uso (pelo menos de 2 em 2 meses). Evitar a utilização de produtos que contenham abrasivos ou corrosivos. Para a limpeza externa dos aparelhos pintados, utilizar um pano humedecido em água morna e detergente neutro; para a limpeza do exterior dos aparelhos de aço, cobre ou latão, é aconselhado usar produtos específicos, seguindo as instruções indicados nos próprios produtos; para limpar o aparelho por dentro utilizar um pano (ou um pincel) embebido em álcool etílico desnaturado.

DESCRIÇÃO

O aparelho pode ser instalado na versão filtrante ou na versão aspirante.

Versão filtrante (Fig. 1): o exaustor aspira o ar impregnado de fumos e cheiros da cozinha, depurando-o através dos filtros anti-gordura e dos filtro de carvão, e depois reintroduz o ar purificado no ambiente. Para que a sua eficiência seja constante, é necessário substituir os filtro de carvão periodicamente. Os filtros de carvão não são fornecidos com o equipamento.

Versão aspirante (Fig. 2): o exaustor aspira o ar impregnado de fumos e cheiros da cozinha, fazendo-o passar através dos filtros anti-gordura, e depois expele-o para o exterior através de uma conduta de descarga. Nesta versão não é necessário utilizar o filtro de carvão. Decidir, inicialmente, o tipo de instalação desejada (filtrante ou aspirante). Para maior eficiência, aconselhamos que o exaustor seja instalado na versão aspirante (se possível).

(6)

INSTALAÇÃO

ATENÇÃO: para montar este aparelho são necessárias pelo menos duas pessoas; sugerimos a utilização de pessoal especializado para realizar as operações de instalação.

INSTALAÇÃO NA VERSÃO ASPIRANTE: Antes da fixação é necessário preparar a conduta para evacuação de ar,

no exterior. Utilizar uma conduta de descarga que tenha: - o comprimento mínimo indispensável; - o menor número de curvas possível (ângulo máximo da curva:90°); - material aprovado pelos regulamentos de lei existentes (de acordo com o Estado); - o lado de dentro o mais liso possível. Aconselha-se ainda evitar mudanças drásticas de secção de tubo (diâmetro aconselhado: 150 mm). Para a evacuação de ar para o exterior, seguir todas as indicações dadas no capítulo “Advertências”. Preparar a alimentação eléctrica dentro dos limites do espaço ocupado pelo tubo decorativo (para a ligação eléctrica, seguir as indicações dadas no capítulo “Advertências”).

1. Fixação na parede: Traçar uma linha na parede, sobre a vertical da placa do seu fogão. Marcar na parede os 2 primeiros furos a fazer, respeitando as medidas indicadas na Fig. 3; fazer os 2 furos e introduzir as buchas (fornecidas com o aparelho). Conforme já referimos na folha das “Advertências”, é necessário ter presente que a distância entre a borda inferior do exaustor e a placa do fogão deve ser igual ou superior a 650 mm. Fixar o suporte metálico (A) na parede, utilizando os 2 furos acabados de fazer - Fig. 4 - (os parafusos para fixar o referido suporte são fornecidos com o aparelho). Utilizar os 2 triângulos recortados no suporte para o colocar exactamente ao longo do eixo vertical do exaustor. Prender então o exaustor ao suporte (Fig. 5). Regular a horizontalidade do exaustor de acordo com o alinhamento dos armários de cozinha, deslocando-o para a direita ou para a esquerda. Terminada a regulação, marcar na parede os outros 4 furos a fazer (C), sem tirar o exaustor da posição em que se encontra; despendurar o exaustor e fazer os furos nos pontos marcados (diâmetro 8mm); utilizar depois as 4 buchas e os 4 parafusos (fornecidos) para a fixação definitiva.

2. Montar a placa da instalação eléctrica, fixando-a com os 2 parafusos (Fig.6).

3. Montar a manilha na boca da saída do ar do aparelho exercitando uma leve pressão (Fig. 7). 4. Fixação dos tubos telescópicos:

4a - Regular a largura da armação de suporte (D) do tubo telescópico com os parafusos (E) indicados na Fig. 8; fixar depois o suporte no tecto com as buchas e parafusos (F) fornecidos, sobre o eixo de simetria vertical do exaustor. 4b - Ligar a conduta para evacuação do ar à boca de saída de ar do exaustor; utilizar um tubo flexível e fixá-lo à boca de saída de ar com uma braçadeira metálica - Fig. 9 - (o tubo e a braçadeira não são fornecidos com aparelho). Para a versão aspirante, inverter o tubo superior de maneira a fazer com que as grelhas de evacuação de ar fiquem para baixo (Fig. 10).

4c - Fazer a ligação eléctrica do exaustor ligando o cabo de alimentação. Inserir os tubos telescópicos apoiando-os por cima do exaustor; levantar o tubo superior até ao tecto e fixá-lo com os 2 parafusos (H) - Fig. 11.

INSTALAÇÃO NA VERSÃO FILTRANTE: Preparar a alimentação eléctrica dentro dos limites do espaço ocupado pelo

tubo decorativo (para a ligação eléctrica, seguir as indicações dadas no capítulo “Advertências”). Montagem do filtro de carvão:

Fig. 12: rodar o painel em vidro segurando-o na parte anterior do exaustor; Retirar o filtro anti-gordura: puxar o retentor e rodar o filtro para o exterior Passar à montagem do filtro de carvão (Fig. 13) colocando as 2 linguetas do filtro de carvão nas fendas apropriadas e rodando o filtro para o interior do aparelho.

Fixação à parede: para a fixação à parede, começar por seguir as instruções dadas para a versão aspirante (ver pontos 1, 2, 3) e depois prosseguir de acordo com as instruções que damos abaixo.

Fixação dos tubos telescópicos: - Regular a largura da armação de suporte (D) do tubo telescópico nos parafusos E, indicados na Fig. 8. - Fixar depois o suporte no tecto com as buchas e parafusos (F) fornecidos, colocando-o sobre o eixo de simetria vertical do exaustor. - Montar a redução por cima do exaustor, na posição correspondente ao ponto de saída de ar (Fig. 14). - Agarrar no deflector de ar e fixar nele um tubo flexível (com 125 mm de diâmetro), imobilizando-o cimobilizando-om uma braçadeira metálica (imobilizando-o tubimobilizando-o e as braçadeiras nãimobilizando-o sãimobilizando-o fimobilizando-ornecidimobilizando-os cimobilizando-om imobilizando-o exaustimobilizando-or); fixar imobilizando-o deflectimobilizando-or de ar aimobilizando-o tubo superior (Fig. 15) com 4 parafusos.

- Ligar o tubo flexível à redução existente na boca de saída de ar (Fig. 16). - Fazer a ligação eléctrica do exaustor ligando o cabo de alimentação. - Inserir os tubos telescópicos apoiando-os por cima do exaustor; levantar o tubo superior até ao tecto e fixá-lo com os 2 parafusos H (Fig. 11).

FUNCIONAMENTO

COMANDOS (Fig.17):

Botão A = para ligar/desligar as luzes.

Botão B = para activar/desactivar o TEMPORIZADOR: carregando 1 vez neste botão, o temporizador activa-se e portanto, ao fim de 5 minutos, o motor pára (simultaneamente, começa a piscar no display o número da velocidade seleccionada); o temporizador mantém-se activo quer se altere a velocidade do motor.

Display C = - indica a velocidade seleccionada para o motor (da 1 a 4); - quando o número está a piscar, indica a activação do Temporizador; - quando o segmento central se acende ou pisca, indica alarme dos filtros.

Botão D = acciona o motor (na ultima velocidade usada). Apertando a tecla outra vez, se seleccionam as velocidades do motor de 1 até 4 de maneira sequencial. Mantendo o botão carregado durante 2 segundos acerca, o motor pára. Botão R = reset dos filtros anti-gordura e dos filtros de carvão. Quando aparece o alarme dos filtros (ou seja, quando se acende o segmento central no display), é necessário limpar os filtros anti-gordura (após 30 horas de funcionamento).

(7)

Mas se o segmento central piscar, então é necessário limpar os filtros anti-gordura e substituir os filtros de carvão (após 120 horas de funcionamento). É claro que se a versão do exaustor não for filtrante, não possuirá filtros de carvão e, portanto, haverá necessidade de limpar os filtros anti-gordura, quer quando o segmento central fica aceso fixo, quer quando pisca. O alarme dos filtros aparece com o motor apagado e fica visivel acerca de 30 segundos. Para fazer com que a contagem das horas volte a entrar em função, manter o botão premido durante 2 segundos, durante a visualização do alarme.

Filtros anti-gordura: os filtros anti-gordura necessitam de atenção especial, porque devem de ser limpos periodicamente, ou seja, sempre que aparecer o alarme dos filtros anti-gordura. Para instruções sobre o Alarme dos filtros consultar o parágrafo intitulado Comandos.

Lavar os filtros anti-gordura com detergente neutro. Desmontagem dos filtros anti-gordura:

Fig. 12: rodar o painel em vidro segurando-o na parte anterior do exaustor; Retirar o filtro anti-gordura: puxar o retentor e rodar o filtro para o exterior

Filtros de carvão: No caso do aparelho ser usado na versão filtrante, será necessário substituir os filtros de carvão periodicamente, quando aparece o alarme filtros . Para instruções sobre o Alarme dos filtros, consultar o parágrafo Comandos.

Desmontagem do filtro de carvão :

Fig. 12: rodar o painel em vidro segurando-o na parte anterior do exaustor; Retirar o filtro anti-gordura: puxar o retentor e rodar o filtro para o exterior Desmontar a seguir o filtro de carvão (Fig: 13): Empurrar o eloquio* para o interior e rodar o filtro deixando sair as 2 linguetas dos seus alojamentos.

Substituição das lâmpadas de incandescência a halogéneo: abrir a adufa das lâmpadas de inxadescência a halogéneo fazendo pressão sobre um lado (em correspondência da escrita “PUSH”) e libertar (Fíg. 18). Substituir com lâmpadas do mesmo tipo. ATENÇÃO: não tocar na nova lâmpada directamente com as mãos.

ADVERTÊNCIA

Pode verificar-se a formação de condensação no painel que cobre o filtro anti-gordura. Limpe com frequência.

Este electrodoméstico está marcado de acordo com o disposto na directiva europeia 2002/96/CE relativa aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Ao assegurar que este produto seja correctamente eliminado, estará a prevenir eventuais consequências negativas para o ambiente e para a saúde, que, de outra forma, poderiam resultar de um tratamento incorrecto deste produto, quando eliminado. O símbolo patente neste produto indica que ele não pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso, deve ser entregue no centro de recolha apropriado, para reciclagem do equipamento eléctrico e electrónico. A eliminação deste produto deve ser levada a cabo de acordo com os regulamentos localmente aplicáveis à eliminação e ao tratamento de lixo e resíduos. Para obter informações mais detalhadas sobre o tratamento, a recuperação e a reciclagem deste produto, agradecemos que entre em contacto com a entidade municipal competente, com o serviço de eliminação de lixos e resíduos ou com o estabelecimento comercial onde adquiriu o produto.

ÅËËÇÍÉÊÁ

ÐÑÏÅÉÄÏÐÏÉÇÓÅÉÓ

Ç åëÜ÷éóôç áðüóôáóç ìåôáîý ôçò åðéöÜíåéáò áðüèåóçò ôùí êáôóáñïëþí óôçí åðéöÜíåéá ìáãåéñÝìáôïò êáé ôïõ êÜôù ìÝñïõò ôïõ áðïññïöçôÞñá ðñÝðåé íá åßíáé 65 cm. Áí ïé ïäçãßåò ãéá ôçí åãêáôÜóôáóç ôïõ ðëáéóßïõ ìáãåéñÝìáôïò ïñßæïõí ìéá áðüóôáóç ìåãáëýôåñç, áõôÞ ðñÝðåé íá ëçöèåß õðüøç. Ï óõëëåãüìåíïò áÝñáò äåí ðñÝðåé íá äéï÷åôåýåôáé óå áãùãü ÷ñçóéìïðïéïýìåíï ãéá ôçí åêêÝíùóç ôùí êáðíþí óõóêåõþí ôñïöïäïôïýìåíùí ìå åíÝñãåéá äéáöïñåôéêÞ áðü ôçí çëåêôñéêÞ (åãêáôáóôÜóåéò êåíôñéêÞò èÝñìáíóçò, êáëïñéöÝñ, èåñìïóßöùíåò, êëð.). Ãéá ôçí åêêÝíùóç ôïõ áÝñá ôçñÞóôå ôéò ïäçãßåò ôùí áñìüäéùí áñ÷þí. Áêüìç, ï áÝñáò ðñïò åêêÝíùóç äåí ðñÝðåé íá áðïìáêñõíèåß ìÝóù ìéáò êïéëüôçôáò ôïõ ôïß÷ïõ åêôüò êé áí ç êïéëüôçôá áõôÞ ðñïïñßæåôáé ãéá ôï óêïðü áõôü. ÐñïâëÝøôå ãéá Ýíáí êáôÜëëçëï áåñéóìü ôïõ ÷þñïõ üôáí Ýíáò áðïññïöçôÞñáò êáé óõóêåõÝò ôñïöïäïôïýìåíåò ìå åíÝñãåéá äéáöïñåôéêÞ áðü ôçí çëåêôñéêÞ (èåñìÜóôñåò áåñßïõ, ëáäéïý, êÜñâïõíïõ, êëð.), ÷ñçóéìïðïéïýíôáé ôáõôü÷ñïíá. ÐñÜãìáôé, ï áðïññïöçôÞñáò áðïññüöçóçò åêêåíþíïíôáò ôïí áÝñá ìðïñåß íá äçìéïõñãÞóåé ìéá áñíçôéêÞ ðßåóç óôï äùìÜôéï. Ç áñíçôéêÞ ðßåóç ôïõ ÷þñïõ äåí ðñÝðåé íá îåðåñíÜåé ôá 0,04 mbar, áðïóïâþíôáò Ýôóé ôç äßíç ôùí êáõóáåñßùí ôçò ðçãÞò èåñìüôçôáò. Óõíåðþò åîïðëßóôå ôï ÷þñï ìå óôüìéá áÝñá ðïõ íá ôñïöïäïôïýí ìå óôáèåñÞ ñïÞ íÝïõ áÝñá. ÅëÝãîôå ôçí ðéíáêßäá ôå÷íéêþí ÷áñáêôçñéóôéêþí ðïõ âñßóêåôáé óôï åóùôåñéêü ôçò óõóêåõÞò. Áí óôçí ðéíáêßäá åìöáíßæåôáé ôï óýìâïëï ( ) åöáñìüóôå ôéò áêüëïõèåò ïäçãßåò: áõôÞ ç óõóêåõÞ ÷áñáêôçñßæåôáé

Referências

Documentos relacionados

ALONSO MARCELO, EDWARD J. Física: um curso universitário. Fundamentos de Física - vol. Rio de Janeiro: Editora Livros Técnicos e Científicos - LTC LTC, 2009. L., Introdução

Questionando o modelo educacional vigente faz o seguinte questionamento: “Será que a aprendizagem conduz à autorrealização dos indivíduos como ‘indivíduos socialmente ricos’

A maioria dos benefícios que foram concedidos eram operações que nós não tínhamos anteriormente, então existem situações de empresas que nós conseguimos trazer do Piauí,

Uma prática em que um medicamento de marca é trocado por uma versão genérica do mesmo medicamento. A substituição automática não se deve aplicar aos

[r]

Nome apropriado para embarque: ÓLEO DIESEL Classe de risco/ subclasse de risco. principal:

Nome apropriado para embarque: ÓLEO DIESEL Classe de risco/ subclasse de risco. principal:

Nome apropriado para embarque: ÓLEO DIESEL Classe de risco/ subclasse de risco. principal: