• Nenhum resultado encontrado

Autores e características do Pré-Modernismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autores e características do Pré-Modernismo"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

- É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

- Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta.

P1 - 2° BIMESTRE

Autores e características do Pré-Modernismo

I - Os sertões

Leia a seguir um trecho do livro Os sertões, de Euclides da Cunha. Na descrição da vila de Canudos

e dos sertanejos que para lá se dirigiam, o leitor toma conhecimento de um dos fatores determinantes do conflito: a vida de sofrimento e privações no interior do sertão brasileiro.

Aspecto original

"O povoado surgia, dentro de algumas semanas, já feito em ruínas. Nascia velho. Visto de longe, desdobrado pelos cômoros, atulhando as canhadas cobrindo área enorme, truncado nas quebradas, revolto nos pendores - tinha o aspecto perfeito de uma cidade cujo solo houvesse sido sacudido e brutalmente dobrado por um terremoto. (...)

Feitas de pau-a-pique e divididas em três compartimentos minúsculos, as casas eram paródia grosseira da antiga morada romana: um vestíbulo exíguo, um atrium servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar e de recepção; e uma alcova lateral, furna escuríssima mal revelada por uma porta estreita e baixa. Traíam a fase transitória entre a caverna primitiva e a casa. O mesmo desconforto e, sobretudo, a mesma pobreza repugnante, traduzindo de certo modo, mais do que a miséria do homem, a decrepitude da raça.

Vinham as caravanas de fiéis de todos os pontos, carregando os haveres todos; e, transpostas as últimas voltas do caminho, quando divisavam o campanário humilde da antiga Capela, caíam genuflexos sobre o chão aspérrimo. Estava atingido o termo da romagem. Estavam salvos da pavorosa hecatombe, que vaticinavam as profecias do evangelizador. Pisavam, afinal, a terra da

GOIÂNIA, ____ / ____ / 2016

PROFESSOR: Daniel

DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3° ano ALUNO(a):_______________________________

No Anhanguera você é + Enem

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

promissão - Canaã sagrada, que o Bom Jesus isolara do resto do mundo por uma cintura de serras...

Chegavam, estropeados da jornada longa, mas felizes."

01. Como é descrito o povoado que está sendo construído pelos seguidores de Antônio Conselheiro em Canudos? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Releia este trecho, observando os adjetivos destacados:

"Feitas de pau-a-pique e divididas em três compartimentos minúsculos, as casas eram paródia grosseira da antiga morada romana: um vestíbulo exíguo, um atrium servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar e de recepção; e uma alcova lateral, furna escuríssima mal revelada por uma porta estreita e baixa. Traíam a fase transitória entre a caverna primitiva e a casa."

02. O que os adjetivos sugerem a respeito das casas de Canudos?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

03.Depois de descrever o povoado, o narrador volta-se para as pessoas. Que motivação elas tinham para ir até o povoado e ali ficar?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

04. "Vinham de todos os pontos, carregando os haveres todos." Essa frase oferece uma importante pista sobre a condição social dos fiéis que mudam-se para Canudos. Que condição é essa?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

05. Que explicação o texto dá para o fato de, mesmo chegando "estropeados", os romeiros estarem felizes? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

II - Triste fim de Policarpo Quaresma

O trecho a seguir, do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, mostra o momento em que o protagonista, acusado de traição, espera pela morte e reflete com amargura sobre o nacionalismo ingênuo que o impediu de ver o verdadeiro país que tanto defendeu:

Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara — todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.

Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrouse das suas coisas de tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!

O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções.

A pátria que quisera ter era um mito; era um fantasma criado por ele no silêncio do seu gabinete. Contudo, quem sabe se outros que lhe seguissem as pegadas não seriam mais felizes? E logo respondeu a si mesmo: mas como? Se não se fizera comunicar, se nada dissera e não prendera o seu sonho, dando-lhe corpo e substância?

E esse seguimento adiantaria alguma coisa? E essa continuidade traria enfim para a terra alguma

felicidade? Há quantos anos vidas mais valiosas que a dele, se vinham oferecendo, sacrificando e as coisas ficaram na mesma, a terra na mesma miséria, na mesma opressão, na mesma tristeza.

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

06. O trecho apresenta dois retratos de Quaresma: o que caracterizou a sua vida e aquele que surge diante da morte. Quais são os aspectos de cada retrato?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 07. De que forma a transformação de Policarpo Quaresma exemplifica a intenção dos pré-modernistas de criar uma consciência crítica a respeito do Brasil?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 08. A amargura do personagem é mais forte no trecho final do texto transcrito. Como sua desesperança é apresentada? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

III - Jeca Tatu

Na descrição de Jeca Tatu, Monteiro Lobato despe-o da idealização que, para ele, marcava a representação da figura do caboclo:

"(...) a verdade nua manda dizer que entre as raças de variado matiz, formadoras da nacionalidade e metidas entre o estrangeiro recente e o aborígine de tabuinha no beiço, uma existe a vegetar de cócoras, incapaz de evolução, impenetrável ao progresso. Feia e sorna, nada a põe de pé.

Jeca Tatu é um piraquara do Paraíba, maravilhoso epítome de carne onde se resumem todas as características da espécie.

De pé ou sentado as ideias se lhe entramam, a língua emperra e não há de dizer coisa com coisa.

De noite, na choça de palha, acocora-se em frente ao fogo para "aquentá-lo", imitado da mulher e da prole.

Para comer, negociar uma barganha, ingerir um café, tostar um cabo de foice, fazê-lo noutra posição será desastre infalível. Há de ser de cócoras. (...)

(5)

Pobre Jeca Tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade! Jeca mercador, Jeca lavrador, Jeca filósofo...

Quando comparece às feiras, todo mundo logo adivinha o que ele traz: sempre coisas que a natureza derrama pelo mato e ao homem só custa o gesto de espichar a mão e colher (...)

Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço - e nisto vai longe. (...)

Um terreirinho descalvado rodeia a casa. O mato o beira. Nem árvores frutíferas, nem horta, nem flores - nada revelador de permanência.

Há mil razões para isso; porque não é sua a terra; porque se o "tocarem" não ficará nada que a outrem aproveite; porque para frutas há o mato; porque a "criação" come; porque...

Jeca, interpelado, olha para o morro coberto de moirões, olha para o terreiro nu, coça a cabeça e cuspilha.

— Não paga a pena.

Todo o inconsciente filosofar do caboclo grulha nessa palavra atravessada de fatalismo e modorra. Nada paga a pena. Nem culturas, nem comodidades. De qualquer jeito se vive."

09. O narrador sugere que a figura do caboclo é idealizada indevidamente. Transcreva o trecho em que isso é demonstrado.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 10. Explique por que o narrador critica essa idealização.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 11. O texto ironiza o desempenho de Jeca Tatu em três papéis: o de mercador, o de lavrador e o de filósofo. Como Jeca se sai em cada um deles?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 12. Que aspecto se destaca na descrição do "jeca", feita pelo narrador?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

13. Essa caracterização do caboclo, vista por muitos como "preconceituosa", valeu inúmeras críticas a Monteiro Lobato. Para você, a imagem construída pelo autor denotação preconceito em relação ao sertanejo? Comente. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 14. De que maneira a crítica à idealização do caboclo reflete um desejo de retratar um Brasil mais "verdadeiro"? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Questões de vestibulares

15. (PUC - RS) Autores como _________, _________ e _________, contemporâneos de Euclides da Cunha, apresentaram novas facetas da realidade brasileira, produzindo, respectivamente, romances que discutem temas tais como: a imigração alemã, os costumes urbanos e o universo rural.

a) Simões Lopes Neto - Raul Pompeia - Lima Barreto b) Graça Aranha - Lima Barreto - Monteiro Lobato c) Raul Pompeia - Lima Barreto - Graça Aranha d) Graça Aranha - Guimarães Rosa - Monteiro Lobato e) Graça Aranha - Raul Pompeia - Guimarães Rosa

16. (UEL - PR) Nas duas primeiras décadas do século XX, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:

a) a intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante;

b) a adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão; c) a expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira; d) a prática de um experimentalismo linguístico radical;

(7)

e) o estilo conservador do antigo regionalismo romântico.

17. (UFSM - RS)

"(...) esta aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se."

Assinale a frase que, retirada de Os sertões, sintetiza o trecho citado: a) "é o homem permanentemente fatigado";

b) "o sertanejo é, antes de tudo, um forte";

c) " a raça forte não destrói a fraca pelas armas, esmaga-a pela civilização"; d) "Reflete a preguiça invencível (...) em tudo";

e) "a sua religião é como ele - mestiça".

18. A obra de Lima Barreto:

a) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno.

b) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista.

c) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20.

d) Gira em torno da influência do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática.

e) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas brasileiros.

19. Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:

a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo. b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.

(8)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.

d) Euclides da Cunha, com a obra Os sertões, ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a trágica face da nação brasileira.

e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do autor.

20. (UFV - MG) Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:

"Creio que se pode chamar Pré-Modernismo ( no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a nossa realidade social e cultural."

Alfredo Bosi - História concisa da literatura brasileira

Atente agora para o que se afirma a respeito de algumas obras e autores brasileiros e assinale a alternativa cujo conteúdo não contempla a síntese crítica de Alfredo Bosi: a) Um dos grandes temas de Os sertões é a denúncia que Euclides da Cunha faz sobre o crime que a nação brasileira cometeu contra si própria na Guerra de Canudos.

b) Monteiro Lobato imortalizou o personagem Jeca Tatu, transformando-o no símbolo do caipira subdesenvolvido que vive na indolência e pratica sempre a "lei do menor esforço".

c) Mário de Andrade e Oswald de Andrade notabilizaram-se como os grandes líderes da revolução de 22 e, portanto, do processo de ruptura em relação à tradição intelectual, libertando a literatura brasileira da "calmaria" em que se encontrava.

d) Lima Barreto expressou sempre o inconformismo face às injustiças sociais e, na obra Triste fim de Policarpo Quaresma, construiu uma imagem caricata do Brasil com todas as suas contradições. e) Em Os sertões, Euclides da Cunha opõe o homem do sertão ao homem do litoral, acentuando-lhes as diferenças econômicas e socioculturais.

21. (UFSM - RS) Assinale com V ( verdadeiro ) ou F (falso) as afirmações abaixo sobre a obra Os sertões, de Euclides da Cunha:

( ) No texto de Euclides da Cunha, misturam-se o requinte da linguagem, a intenção científica e o propósito jornalístico.

( ) A obra euclideana insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o povoamento do sertão, iniciada ainda no Romantismo com Bernardo Guimarães.

(9)

( ) Euclides da Cunha escreveu Os sertões com base nas reportagens que realizou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo.

( ) Antônio Conselheiro é uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.

( ) O episódio de Canudos, retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos movimentos de protesto surgidos logo após a proclamação da Independência do Brasil.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V - F - V - F - F

b) V - V - V - F - F c) F - F - V - V - F d) F - V - F - F- V e) V - V - F - F - F

22. (PUC - RS) A viagem de Euclides da Cunha à região de Canudos, onde ocorre a revolta dos seguidores de Antônio Conselheiro:

a) ratifica sua posição em relação aos fanáticos rebeldes.

b) impulsiona-o a produzir Os sertões, baseando-se somente no que realmente pôde presenciar.

c) demove-o da concepção determinista vigente na época, que concebe o homem como um cruzamento de condicionamentos.

d) retifica a opinião vigente, passando a considerar a revolta como resultante do atraso da nação.

e) influencia a prosa do autor, antes impregnada de cientificismo e reacionarismo.

23. Assinale a alternativa incorreta sobre a obra de Monteiro Lobato:

a) A obra literária de Lobato, um dos intelectuais mais importantes da sua época, se insere no Regionalismo pré-modernista.

b) O conto "Urupês", que dá título ao primeiro livro do autor, nasceu de um panfleto em que Lobato criou a figura típica do Jeca Tatu.

c) As denúncias de Lobato sobre as queimadas nos campos e sobre o caboclo miserável, indiferente e preguiçoso ajudaram a projetá-lo como ficcionista.

d) Além de contos, crônicas e ensaios variados, a obra de Lobato compreende vários textos de literatura infantil.

e) A prosa de Lobato é marcada pelo gosto documental naturalista e pelo uso de uma linguagem ornamentada, como pode ser comprovado na obra Canaã, de 1902.

(10)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

24. Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:

a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.

b) a pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizada.

c) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.

d) a necessidade de fazer crítica social, já que o Realismo havia sido ineficaz nessa matéria. e) o aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.

25. (UFPE) Nas duas primeiras décadas do século XX, surgiu, no Brasil, o Pré-Modernismo. Sobre esse tema, analise as proposições abaixo, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) Foi um movimento com ideário estético rígido, com linguagem altamente formal e cuja temática dominante era a defesa do regime republicano recém-instalado (1889).

b) Surgiu num período em que, em termos gerais, predominava a estética parnasiana na poesia, com sua valorização do mundo greco-latino e a concepção de literatura como elaboração formal.

c) Nesta época, início do século XX, foi contemporâneo de alguns simbolistas remanescentes, que sonhavam com sensações inefáveis, distantes da realidade.

d) Contrastando com os simbolistas, Euclides da Cunha escreveu Os sertões, documento amargurado e realista, sobre a guerra de Canudos, da qual participou como enviado do jornal O Estado de São Paulo. Descreveu, numa mescla de romance e ensaio científico, uma epopeia às avessas, que foi publicada em 1902.

e) Lima Barreto, outro autor da época, tem como principal obra Triste fim de Policarpo Quaresma. Em seu livro, abandonou o mundo helênico, perfeito e imaginário, descrevendo a tristeza dos subúrbios e revelando preocupação com fatos históricos e costumes sociais. Seu estilo era semelhante ao de Machado de Assis, pelo refinamento linguístico, pela forma trabalhada, limpa e perfeita.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Contribuições/Originalidade: A identificação dos atributos que conferem qualidade ao projeto habitacional e das diretrizes de projeto que visam alcançá-los, são de fundamental

Algumas tabelas que criamos apresentam uma alta variabilidade, seja pela imprecisão de informação ou por uma rotatividade dessa. Estudando o lucro de uma empresa,

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

[r]

Desenvolver o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA em todas as áreas e funções de trabalho que ofereçam risco á saúde e integridade física dos

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,