• Nenhum resultado encontrado

ARQUIDIOCESE DE SANT ANA DE BOTUCATU DECLARAÇÃO DE NULIDADE MATRIMONIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARQUIDIOCESE DE SANT ANA DE BOTUCATU DECLARAÇÃO DE NULIDADE MATRIMONIAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

ARQUIDIOCESE DE SANT´ANA DE BOTUCATU

DECLARAÇÃO DE

NULIDADE MATRIMONIAL

CÚRIA ARQUIDIOCESANA

Rua Dr. Costa Leite, 668 - Centro CEP 18.600-010 - Telefone: (14) 3811-5900 E. mail: secretaria@arquidiocesebotucatu.org.br

(3)
(4)

PROCESSO CANÔNICO DE DECLARAÇÃO

DE NULIDADE MATRIMONIAL

- Quem se casou na Igreja, separou-se e vive com outra pessoa deve ser recebido, aceito na comunidade e incentivado a procurar seus direitos junto à Câmara Eclesiástica da Região Pastoral, que analisando a situação canônica, poderá declarar se o caso, implica Declaração de Nulidade Ma-trimonial ou não.

- Para facilitar o trabalho das Câmaras Eclesiásticas das Regiões Pastorais, os Párocos poderão recolher a documentação e o Questionário. Quando tudo estiver pronto, numa pasta, encaminha- se ao Juiz Instrutor da Região Pastoral.

- O Matrimônio pode ser declarado nulo quando for constatada a pre-sença de algum vício de consentimento, algum erro de forma canônica, ou se foi contraído com algum impedimento dirimente ou, ainda, se houve erro de mandato procuratório. ( Diretório Arquidiocesano da Pastoral dos Sacramentos – Sacramento do Matrimônio – 3ª Parte – Orientações Pas-torais)

(5)

DOCUMENTOS E DADOS NECESSÁRIOS PARA INSTAU-RAR UM PROCESSO CANÔNICO DE DECLARAÇÃO DE NU-LIDADE MATRIMONIAL NO TRIBUNAL ECLESIÁSTICO IN-TERDIOCESANO DE BOTUCATU, COM SEDE EM ASSIS, SP, ATRAVÉS DAS CÂMARAS ECLESIÁSTICAS DA ARQUIDIO-CESE DE BOTUCATU:

I. PRIMEIRA PARTE: DOCUMENTOS TUDO em 03 (três) vias:

1. Cópia da Carteira de Identidade (RG) e do CPF.

2. Certidão de Batismo de cada uma das Partes: Demandante e Demandada.

3. Certidão de Casamento Religioso para fins de Nulidade Matri-monial.

4. Processículo Matrimonial (ou declaração relatando a inexistên-cia do mesmo nos arquivos, juntamente com cópias do assenta-mento no Livro de registros matrimoniais).

5. Certidão de Casamento Civil constando a averbação do Divór-cio.

6. Informações completas do endereço e telefone de contato da Parte Demandada (em caso de pessoa desaparecida é necessário apresentar Declaração Judicial de Ausência; em caso de para-deiro desconhecido faz-se necessária a convocação por meios públicos).

7. Certidão de Domicílio Canônico das Partes Demandante e De-mandada.

8. Inscrição dos Nomes das Partes (modelo em arquivo).

9. Procuração assinada pela Parte Demandante (modelo em arquivo). 10. Se possível, uma declaração da Parte Demandada atestando que

não se opõe ao Processo de Nulidade Matrimonial (coopera muito com o curso da lide).

11. Histórico – QUESTIONÁRIO RESPONDIDO – com clareza e assinado em cada uma das páginas, as quais devem ser enume-radas. Exemplo de enumeração a seguir: 1/ 5, 2/5, 3/5, ...

(6)

*NA FALTA DE ALGUM DESSES DOCUMENTOS, O TRIBU-NAL ECLESIÁSTICO INTERDIOCESANO DE BOTUCATU, com sede em Assis, SP, RECUSARÁ O RECEBIMENTO DO PROCESSO. *OBS. Laudos Periciais de Psicólogos ou Psiquiatras, assim como

Bo-letins de Ocorrência, exames de corpo de delito, cartas ou ou-tros documentos, que realmente interessarem, podem ser anexa-dos ao Processo.

II. SEGUNDA PARTE: HISTÓRICO DOS FATOS

• Todas as perguntas contidas no Questionário servirão como subsídio para o Processo, por isso, necessitam ser respondidas com clareza, detalhes e justificativas. Respostas apenas monos-silábicas como “sim” ou “não” impossibilitam o devido enten-dimento.

• Cada página do Histórico precisa ser rubricada ou assinada. Ao final do Histórico é fundamental constar: data, nome por exten-so e assinatura da Parte Demandante. Tudo deve ser apresenta-do em 02 (duas) vias.

• As páginas precisam ser enumeradas: número da página / nú-mero total de páginas (.../...).

* Uma carta de concordância da Parte Demandada pode ser acres-cida ao Processo, e ajudará no curso do mesmo.

III. TERCEIRA PARTE: ROL DE TESTEMUNHAS

• Deverão ser indicadas por escrito, em uma folha à parte, em 02 (duas) vias, 05 (cinco) pessoas que realmente conheçam os fatos quando os mesmos estavam ocorrendo, antes e após o casamen-to, para testemunhar.

• Podem ser parentes próximos, amigos, vizinhos, colegas de tra-balho.

• Para cada testemunha deve constar: nome completo, número da Carteira de Identidade (RG), endereço completo com CEP, e, telefone de contato.

(7)

IV. QUARTA PARTE: CUSTAS PROCESSUAIS • Em 1a. Instância:

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO INTERDIOCESANO DE BOTUCATU

ASSIS - SP

A. PROCESSO BREVE: 01 (um) salário mínimo vigente. B. PROCESSO ORDINÁRIO: 02 (dois) salários mínimos vigentes. C. PROCESSO DOCUMENTAL: 01 (um) salário mínimo vigente.

* A referida importância compreende todas as despesas decorren-tes do Processo na Câmara Eclesiástica e Tribunal Eclesiástico. * Poderá haver parcelamento a ser combinado com:

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO INTERDIOCESANO DE BOTUCATU

Rua Dom José Lázaro Neves, 414 ASSIS - SP - CEP 19814-391 Fone: (18) 3322-5202

* Vigário Judicial: Pe. Dr. Carlos Roberto Santana da Silva.

• Em 2a. Instância:

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO INTERDIOCESANO

DE SÃO PAULO:

03 (três) salários mínimos vigentes.

* TRIBUNAL ECLESIÁSTICO INTERDIOCESANO

DE SÃO PAULO

Avenida Nazaré, 993 - Ipiranga SÃO PAULO - SP - CEP 04263-100 Fone: (11) 3826-5143

(8)

HISTÓRICO DOS FATOS

AS PARTES – QUESTIONÁRIO

I. PARTE DEMANDANTE

(quem solicita a Declaração de Nulidade Matrimonial) 1. Nome, filiação, data e lugar de nascimento.

2. Endereço residencial atual completo: rua, número, cidade, CEP, e telefones (manter o Tribunal Eclesiástico informado quando houver alguma mudança).

3. Qual sua religião? A que Paróquia pertence? É praticante? Onde recebeu o Batismo (Diocese, Paróquia e cidade)?

4. Qual o grau de instrução? 5. Qual a profissão?

6. Data, Diocese, Paróquia e cidade onde se deu a Celebração do matrimônio religioso.

7. Cidade e Comarca onde se deu o Contrato Civil matrimonial. 8. Como era sua família na época do namoro e noivado entre as

Partes? Como era seu relacionamento com sua própria família? Como era seu relacionamento com a família da outra Parte? 9. Conhece pessoalmente algum Sacerdote que possa atestar sobre

sua pessoa (nome, endereço completo, telefone)? II. PARTE DEMANDADA - (a outra Parte)

1. Nome, filiação, data e lugar de nascimento.

2. Endereço residencial atual completo: rua, número, cidade, CEP, e telefones (manter o Tribunal Eclesiástico informado quando houver alguma mudança).

3. Qual sua religião? A que Paróquia pertence? É praticante? Onde recebeu o Batismo (Diocese, Paróquia e cidade)?

4. Qual o grau de instrução? 5. Qual a profissão?

6. Como era sua família na época do namoro e noivado entre as Partes? Como era seu relacionamento com sua própria família? Como era seu relacionamento com a família da outra Parte?

(9)

I. PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO:

NAMORO:

1. Como, quando e onde conheceu a Parte Demandada? Como, quando e onde iniciou o namoro com ela?

2. Como foi esse tempo de namoro: comente detalhadamente se haviam brigas e desentendimentos e por quais motivos? Chega-ram a desmanchar o namoro, quantas vezes e por quanto tempo? Quem procurava a reconciliação e por que? Houve intimidade sexual nesse período de namoro? Resultou em gravidez? 3. As famílias das Partes estavam de acordo com o namoro?

Quan-to tempo durou o namoro?

NOIVADO:

4. Como, quando e onde se iniciou o noivado? Quem tomou a ini-ciativa e em que circunstância?

5. Como foi o tempo de noivado: haviam brigas e discussões? Por que? Chegaram a desmanchar o noivado, quantas vezes e por quanto tempo? Quem procurava reconciliação e por que? Hou-ve intimidade sexual nesse período de namoro? Resultou em gravidez? Se haviam brigas no período do noivado, por que che-garam ao casamento?

II. CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO:

6. Comente se ambas as Partes foram livremente para o matrimô-nio. Alguém ou alguma circunstância as obrigou a tomar essa decisão? Quem e quais circunstâncias?

7. Como foi o dia do casamento: tudo correu normalmente na cele-bração religiosa? E na cerimônia do contrato civil? Comente se houve algum tipo de recepção festiva e como foi. Notou alguma coisa no dia do casamento que levasse a duvidar da felicidade no relacionamento entre vocês?

(10)

III. VIDA MATRIMONIAL:

8. Houve lua-de-mel? Onde e por quanto tempo? O matrimônio foi consumado? Houve dificuldades? Quais?

9. Quando surgiram os primeiros problemas do casal? Eles já existiam anteriormente ao casamento?

10. Relate pormenorizadamente os principais fatos que prejudica-ram o relacionamento do casal e levaprejudica-ram a um final indesejado. 11. Algum problema emocional, psicológico ou psíquico prejudicou

o relacionamento entre as Partes? Quais? Como isso se manifes-tou? Em que período? Esse problema era anterior ao casamento? 12. Houve infidelidade conjugal? Por parte de quem? Antes,

duran-te ou depois do casamento?

13. Tiveram filhos? Quantos? Se não tiveram, por que? As Partes assumiram as suas obrigações de matrimoniais com referência ao lar, ao outro cônjuge e aos filhos?

14. As Partes amavam-se de verdade? Com que tipo de amor: era um amor marital capaz de fundamentar o matrimônio? Ou era outro tipo de sentimento? Qual? Quando descobriram que não havia mais amor entre as Partes?

15. Quanto tempo durou a vida conjugal? IV. SEPARAÇÃO:

16. Comente detalhadamente de quem partiu a iniciativa de separa-ção e qual o verdadeiro motivo. Houve tentativa de reconcilia-ção? Da parte de quem? Qual foi o resultado?

17. Com quem vivem as Partes hoje?

18. Se tiveram filhos, com quem vivem atualmente? Quem os sus-tenta?

19. Por que, e o que espera introduzindo esta Causa de Nulidade Matrimonial no Tribunal Eclesiástico?

V. TESTEMUNHAS:

(05 pessoas, em ordem de maior conhecimento dos fatos) - nome completo, número da Carteira de Identidade (RG), endereço completo com CEP, e, telefones de contato.

(11)

CÂMARAS ECLESIÁSTICAS DA

ARQUIDIOCESE DE BOTUCATU

- RP1 - Juiz instrutor: Pe. Marcelo Henrique do Prado Notário: Diác. Luiz Carlos dos Santos

E-mail: camara@arquidiocesebotucatu.org Local de Atendimento: Cúria Metropolitana Fone: (14) 3811-5900

- RP2 - Juiz Instrutor: Côn. Alberto Campezato Notário: Davi Silva Macedo

Local de Atendimento: Paróquia Nossa Senhora das Dores Avaré, SP

Fone: (14) 3732-0154 / (14) 3733-5056

- RP3 - Juiz Instrutor: Pe. Sebastião dos Santos Notário: Diácono Ricardo Gilberto Delazari Local de Atendimento: Paróquia São João Batista

Laranjal Paulista, SP Fone: (15) 3283 1243

- RP4 - Juiz Instrutor: Mons. Carlos José de Oliveira Notários: Manuel Pontes e Solange Antunes Capelari

Local de Atendimento: Paróquia Nossa Senhora da Piedade Lençóis Paulista

Fone: (14) 3263-0130 / (14) 3263-0289

(12)

Cúria Arquidiocesana

Rua Dr. Costa Leite, 668 – Centro

CEP 18.600-010 – Tefefone: (14) 3811-5900

E. mail: secretaria@arquidiocesebotucatu.org.br

Referências

Documentos relacionados

Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio da Comissão Paritária formada por membros de ambas, fazem

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Uma publicação da Regional São Paulo, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) 10 considerou importante, nesse processo, o respeito mútuo entre os pares e

A taxa ou coeficiente de mortalidade infantil é um bom indicador do nível de saúde de uma população porque é sensível às condições socioeconômicas da população e às

approach aimed at relieving suffering, controlling symptoms and seeking to improve quality of life. It must be offered in conjunction with standard treatment for any disease

As demonstrações financeiras foram preparadas utilizando o custo histórico como base de valor, exceto pela valorização de certos ativos e passivos como