• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO PTG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO PTG"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO TEXTUAL

EM GRUPO – PTG

Curso:

Pedagogia

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Curso: Pedagogia Semestres: 7º /8º sem

Disciplinas:  Adolescência e Juventude no século XXI

 Gestão do Projeto Educativo

 Gestão Educacional

 Relações Interpessoais e administração de Conflitos

Competências:  Compreender a identidade e as características da gestão

democrática.

 Analisar os impactos da gestão educacional no espaço educativo.

 Valorizar a prática colaborativa no planejamento à execução do projeto educativo na escola.

 Compreender o clima organizacional como promotor da minimização de conflitos em espaço educativo.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá

desenvolvido as seguintes habilidades:

 Estabelecer a relação entre os conceitos teóricos e práticos ligados à gestão do processo educativo em ambientes escolares.

 Reconhecer no planejamento, e na elaboração de atividades, fundamentos teóricos que atendem os saberes indicados pelos documentos que orientam o trabalho no espaço educativo: Regimento Escolar, P.P.P., BNCC, entre outros.

 Exercitar a vivência do trabalho em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação, integração e espírito de equipe aos acadêmicos do curso.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

 Interpretar os fundamentos teóricos apresentados pelas disciplinas do semestre.

(3)

 Identificar as ações desenvolvidas por meio da gestão educacional, visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

 Entender que as atividades planejadas durante a produção textual podem ser aplicadas no espaço educativo.

Prezados alunos e alunas,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) abordará o ambiente escolar e sua relação com diferentes mídias. Sendo assim, o tema do trabalho será: Uma gestão participativa em ambientes digitais. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão.

É importante que a comunidade e os profissionais da escola analisem os índices quantitativos e qualitativos alcançados pelos envolvidos no processo educativo, por meio de sua participação em diferentes reflexões sobre os resultados das ações. Também é relevante incentivar o estabelecimento de propostas que busquem a superação de defasagens, envolvendo o ensinar e o aprender, assim como, o favorecimento de um clima organizacional que valorize a minimização de conflitos, o empoderamento e a autonomia, elementos essenciais ao desenvolvimento de habilidades e ressignificação de competências.

Enfim, a escola é um espaço permeado por conflitos que demandam conhecimento e planejamento por parte da equipe gestora, nesse sentido ações de cunho pedagógico devem articular-se a perspectiva de uma educação de qualidade. A partir dessa percepção, a escola configura-se como espaço de aprendizagem, socialização e formação humana.

(4)

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A escola estadual “Mario Quintana” passou por uma reorganização em sua gestão. A partir da nomeação da diretora Lúcia no ano anterior, foi observada a necessidade de implementar, de fato, uma gestão democrática. Nesse sentido, a diretora e a pedagoga Valéria mobilizaram toda a comunidade escolar para atender o que está preconizado nos artigos 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), que afirmam a relevância dos profissionais e da comunidade fazerem parte das tomadas de decisão e construção de planos e metas para a escola. Para isso, reuniões com professores, funcionários, alunos, pais e comunidade foram realizadas, derivando um envolvimento de todos os segmentos para a organização das frentes de trabalho, tais como: conselho escolar, conselho de representante de classe, associação de pais, mestres e funcionário e grêmio estudantil.

O trabalho colaborativo e compartilhado não foi nada fácil, visto os inúmeros conflitos encontrados nas relações entre os envolvidos. Por essa questão, Lúcia e Valéria tiveram que assumir um papel de liderança que não impunha as decisões de forma autoritária, mas que encaminha o grupo para reflexões fundamentais, considerando o lugar de fala de cada segmento e negociando os interesses, visando assim benefícios para todos. É nesse caminho que o trabalho está sendo desenvolvido, as eleições das frentes foram realizadas e todos os segmentos possuem representatividade na gestão da escola. Os resultados começaram aparecer e foi observada a necessidade de divulgação das ações. Por essa razão, a diretora marcou uma reunião com os representantes dos diversos conselhos e segmentos para pensarem juntos em formas de divulgação dos projetos e resultados da escola.

(5)

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Na reunião realizada, estavam presentes representantes dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar, a pedagoga Valéria iniciou a conversa ressaltando a relevância do trabalho colaborativo que está sendo desenvolvido por todos. Em seguida, a diretora Lúcia apresentou um balanço de tudo que está sendo feito e os resultados obtidos. Nesse momento, ela relatou que esses dados não devem ser disponibilizados apenas para os representantes, mas para toda comunidade e por isso ela gostaria de escutar o grupo sobre maneiras para divulgá-los.

Nesse instante Fernando, pai de três alunos da escola e membro do conselho escolar, teve uma ideia e compartilhou com o grupo:

- E se utilizássemos as mídias digitais para favorecer essa divulgação? O que acham de organizarmos um jornal digital que apresente o dia-a-dia da escola, transparência nas ações e nos projetos desenvolvidos, envolvendo o financeiro, o administrativo e o pedagógico? Podemos também abrir um espaço para que toda comunidade envie sugestões e críticas construtivas, visando o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.

Todos adoraram a sugestão, deste modo, foi votada a implementação do jornal digital e a direção se comprometeu com a construção da proposta do mesmo para ser apresentada na próxima reunião

Acadêmicos, agora é com vocês!!!

Coloquem-se no papel da diretora Lúcia e a pedagoga Valéria e elaborem uma

proposta de jornal digital. Lembrem-se de valorizar temáticas que auxiliem na transparência de todo o trabalho desenvolvido, a utilização adequada das mídias digitais, beneficiando o diálogo entre gestão e comunidade.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Tendo como base essas considerações, o grupo deve organizar a produção textual, observando os seguintes itens:

(6)

1º) Realizem a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, vocês poderão utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre:

Texto 1: LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In:

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001. Disponível em: http://www.faal.com.br/arquivos/complm/Semana2Texto4.pdf Acesso em: 29. jun. 2021.

Texto 2: MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane. Mediação de conflitos

em escola: entre normas e percepções docentes. Cadernos de Pesquisa. 2016, vol.46, n.161, pp.566-592. ISSN 1980-5314. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143798 Acesso em: 29. jun. 2021.

Texto 3: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A escola em debate Gestão, projeto

político-pedagógico e avaliação. Revista Retratos da Escola. v. 07, n. 12. p. 159-166.

Brasília. 2013. Disponível em:

http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/270/446 Acesso em: 29. jun. 2021.

Texto 4: OLIVEIRA, Elaine de Abel; MEYER, Patrícia. Jornal eletrônico escolar:

uma nova abordagem de produção de conhecimento. Congresso Nacional de Educação. São Carlos. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/639_717.pdf Acesso em: 29. jun. 2021.

2º) Elaborem a Introdução da produção textual. Neste tópico o grupo deverá redigir, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar as duas atividades indicadas a seguir:

a) Construam um texto composto de três a quatro páginas com o seguinte tema “O

(7)

processo de divulgação”. Para essa elaboração utilizem as leituras do item

anterior.

b) Escrevam um projeto para a implementação do jornal digital, conforme apresentado na situação-problema. Para essa construção apresentem os seguintes itens:

JORNAL DIGITAL

Objetivos Elenquem três objetivos para o jornal

atendendo as demandas indicadas na situação-problema.

Justificativa Relatem porque o jornal é relevante para

a realidade da escola mencionada.

Estratégias Apontem quais serão as ações realizadas

para a construção do jornal. Será uma conversa com cada segmento para levantar as temáticas das áreas de atuação? A elaboração dos conteúdos será feita por quem? O jornal apresentará diversos temas? Quais serão?

Forma de divulgação Indiquem quais mídias sociais serão

utilizadas. A escola irá construir um site? O jornal será publicado em uma página da rede social?

4º) Para finalizar, o grupo deverá elaborar as Considerações finais, em até uma página para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Importante manifestar opiniões dos integrantes do grupo, sobre o assunto trabalhado, fundamentado nas referências bibliográficas. Apresentem também as contribuições que o trabalho trouxe para o aprendizado de todos.

5º) Referências: não se esqueçam de listar todos os autores e materiais que foram utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.

(8)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTG)

1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.

2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto,

solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.

3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado

no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve

conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da

Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.

6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver

trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão

(9)

A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:

 Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.

 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.

 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

Para o autor(idem),nesse determinado período histórico, tanto no campo econômico-social quanto no cultural, o capitalismorepresentava uma revolução na história da

Assim sendo, como já apontado, esta esfera psíquica do si-mesmo, enquanto totalidade, abarca todas as instâncias psíquicas plausíveis. Configurando-se, também, como um

ao fazê-lo, jung esforça-se para encontrar o valor próprio de cada ser e sua riqueza interior, a fim de permitir que cada um des- cubra quem verdadeiramente é, para que viva com mais

Este trabalho mostra a relevância da validação dos ajustes definidos nos estudos para as proteções de linhas de transmissão de sistemas complexos, como o das quatro linhas

A capacidade de se configurar como lobby significa que esses grupos levam mais longe essa consciência, passando a intervir a um nível mais global que não o

Neste sentido, plataformas de m´ıdia social como Twitter, Facebook e Instagram, permitem aos usu´arios o compartilhamento de suas informac¸˜oes com outras pessoas atrav´es da

 Cidade: campo para escolher a cidade que se deseja saber sobre a pluviometria, caso não seja selecionado trará informações sobre todo o estado selecionado;..  Período:

Os (as) ciclistas ficam cientes que deverão assumir, no ato da inscrição, todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de