• Nenhum resultado encontrado

RECYCLING EQUIPMENT & MACHINERY COSTRUZIONI MECCANICHE IMPIANTI INDUSTRIALI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RECYCLING EQUIPMENT & MACHINERY COSTRUZIONI MECCANICHE IMPIANTI INDUSTRIALI"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

A

(2)

Desde 1976, ano de fundação, TECNOFER projeta e constrói equipamentos para a reciclagem de materiais plásticos como filmes de PEBD, PEBD Linear, PEAD, PP; garrafas e outros recipientes de PET, PVC, PS; frascos, garrafas, caixas de PEAD–PP; ABS e outros plásticos provenientes da demolição de veículos; fibras de PP.

Inicialmente a produção da TECNOFER era focada na fabricação de equipamentos destinados ao mercado italiano, no decorrer dos anos oitenta e noventa a empresa ampliou seu mercado. Atualmente é um fabricante destacado que exporta para todos os continentes e seus equipamentos são reconhecidos pela alta qualidade e confiabilidade.

TECNOFER conta com mais de 200 equipamentos fabricados e em funcionamento em todo o mundo. Conquistou o primeiro lugar neste setor de continua evolução que requer constante pesquisa tecnológica, paixão e dedicação.

Este objetivo se tornou possível também graças à estrutura organizada e flexível altamente especializada que

TECNOFER possui: setor de P & D, setor de desenvolvimento mecânico, setor de desenvolvimento elétrico e programação eletrônica, setor de desenvolvimento de software de gestão e automatização dos equipamentos, setor de confecção de painéis elétricos e eletrônicos, setor de ferramentas e centro de fabricação, setor de marcenaria, deposito de peças de reposição, setor de vernizamento, área de provas para testes com materiais, laboratório de testes de produção, setor de assistência técnica e departamento comercial.

O amplo leque de equipamentos TECNOFER vai desde sistemas compactos e práticos para a reciclagem de materiais plásticos até linhas completas de grande capacidade.

O Grupo TTEECCNNOOFFEERR usa seu know-how para tratamento de diversos produtos, entre os quais:

Rejeito pulper de papel Tetra Pak

Embalagens alimenticias (separação da embalagem alimenticia do produto contido) Metais leves

TECNOFER investe constantemente uma grande porcentagem do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. O resultado é um lançamento continuo de inovações que para o cliente final proporciona um grande impacto no aumento da produtividade do equipamento adquirido, enquanto para TECNOFER tudo isto se traduz num continuo crescimento empresarial e na consolidação da sua posição como líder no mercado. A missão de TECNOFER prevê o estudo e a construção de maquinas que acompanhem a continua evolução no leque dos polímeros e dos produtos derivados introduzidos no mercado.

TECNOFER está sempre atenta às exigências do mercado, antecipando-se às novas tendências. Unir alta qualidade e flexibilidade nos permite oferecer soluções personalizadas “chave em mão”.

Com este fim a empresa cresce investindo nos melhores profissionais elaborando continuamente maquinaria baseada no tratamento polimérico conquistando assim, a confiança de inúmeras empresas internacionais

(3)

personalizado, elaborar o plano de negócios, orientar na formação do grupo de trabalho, no treinamento dos funcionários e na assistência pós venda até a comercialização do produto final.

TECNOFER acredita na importância da automatização dos equipamentos para conseguir os melhores resultados em relação à qualidade, confiabilidade e segurança no funcionamento das maquinas. Estes aspectos considerados prioridades nos sistemas produtivos englobam dois aspectos: um ecológico, onde as regulamentações estão se tornando mais restritiva, e um econômico relativo ao desempenho dos equipamentos.

A automatização dos equipamentos TECNOFER permite gerenciar os pontos críticos do processo em tempo real, fazendo o serviço de manutenção imediato, limitando com isto eventuais paradas que são a maior causa de perdas de produção nas linhas de reciclagem de plástico. Cada etapa do processo é automatizada para otimizar a produtividade minimizando o consumo de energia e água. O controle dos equipamentos é transmitido via onda – modem – e permite manter o controle do funcionamento a distância reduzindo custos e tempo de manutenção.

As vantagens do sistema automático não param por aqui, porque conforme as necessidades específicas é que

TECNOFER dará a seus equipamentos a possibilidade de integração baseado nos dados disponíveis no sistema podendo realizar uma análise de vários pontos do processo. É possível fazer estatísticas de produção, controle da qualidade, rentabilidade e gestão do processo.

A escolha de um equipamento TECNOFER é um investimento garantido e duradouro na área do tratamento de plástico. Os nossos equipamentos são fabricados com objetivos precisos, pensando tanto no aspecto ambiental como social.

Graças aos equipamentos TECNOFER cada ano são milhões de toneladas de plástico que ao invés de ser descartadas no meio ambiente causando um impacto negativo adquirem um novo ciclo de vida: esta é o melhor aspecto dos equipamentos TECNOFER.

Para maiores informações convidamos vocês a visitar nosso site www.tecnofer.biz. Contate-nos e programe uma visita á nossa sede para analisar juntos o seu projeto e lhe oferecer a melhor solução, veja a real tecnologia com seus próprios olhos.

(4)

A

A

A

p

p

p

r

r

r

o

o

o

t

t

t

e

e

e

ç

ç

ç

ã

ã

ã

o

o

o

d

d

d

o

o

o

m

m

m

e

e

e

i

i

i

o

o

o

a

a

a

m

m

m

b

b

b

i

i

i

e

e

e

n

n

n

t

t

t

e

e

e

é

é

é

u

u

u

m

m

m

o

o

o

b

b

b

j

j

j

e

e

e

t

t

t

i

i

i

v

v

v

o

o

o

m

m

m

o

o

o

r

r

r

a

a

a

l

l

l

m

m

m

a

a

a

i

i

i

s

s

s

d

d

d

o

o

o

q

q

q

u

u

u

e

e

e

u

u

u

m

m

m

a

a

a

n

n

n

o

o

o

r

r

r

m

m

m

a

a

a

(5)

T

T

E

E

C

C

N

N

O

O

F

F

E

E

R

R

A

A

C

C

R

R

ED

E

D

IT

I

TA

A

N

NA

A

P

PR

R

ES

E

SE

ER

R

VA

V

A

ÇÃ

Ç

ÃO

O

A

A

M

M

BI

B

IE

EN

NT

TA

A

L

L

C

C

O

O

M

M

O

O

U

U

M

M

A

A

V

V

A

A

R

R

I

I

A

A

B

B

V

V

E

E

L

L

E

E

S

S

T

T

R

R

A

A

T

T

E

E

G

G

I

I

C

C

A

A

Q

Q

U

U

E

E

R

R

EP

E

PR

RE

ES

SE

EN

NT

TA

A

U

UM

M

A

A

O

OP

PO

O

R

R

TU

T

U

N

N

ID

I

DA

A

DE

D

E

E

E

UM

U

M

I

IN

N

ST

S

TR

RU

UM

M

EN

E

NT

TO

O

P

PA

AR

RA

A

D

DI

IF

FE

ER

R

EN

E

N

C

C

IA

I

A

R-

R

-S

SE

E

E

E

E

E

M

M

E

E

R

R

G

G

I

I

R

R

N

N

O

O

I

I

N

N

T

T

E

E

R

R

N

N

O

O

D

D

O

O

M

M

E

E

R

R

C

C

A

A

D

D

O

O

G

GL

LO

OB

B

A

A

L

L

(6)

Í

ÍN

ND

DI

I

CE

C

E

Plástico: de resíduo a recurso

Os polímeros plásticos

Coleta, seleção e reciclagem

Equipamento de seleção

Tipologia do equipamento de reciclagem para as

principais famílias poliméricas

Aplicações para a recuperação de embalagens

alimenticias

Tecnofer no mondo

Ferias Tecnofer 2015

(7)

P

P

L

L

Á

Á

S

S

T

T

I

I

C

C

O

O

:

:

D

D

E

E

R

R

E

E

S

S

Í

Í

D

D

U

U

O

O

A

A

R

R

E

E

C

C

U

U

R

R

S

S

O

O

O plástico é resultado de um conjunto de diversas substancias químicas, derivadas do refinamento do óleo mineral. O material inicial é o petróleo, o metano e o carvão que como se sabe possuem um alto custo de extração, transporte, refinamento além da poluição que acarreta um forte impacto ambiental inevitável. As múltiplas possibilidades de composição na produção da matéria plástica resulta em uma ampla heterogeneidade do plástico (polímeros, copolímeros, misturas de polímeros, etc.).

O plástico virgem é adquirido pelos usuários (são eles que darão uma forma definida ao material) em forma de pó, granulo ou em estado liquido, em todos os casos parcialmente polimerizado.

Destes produtos se fazem artefatos finalizados ou semi finalizados que serão tratados com diferentes tecnologias, conforme a exigência do produto final.

O plástico é muito utilizado em produtos de consumo em massa pelas suas características de durabilidade, de resistência, de estabilidade química e pelo seu baixo custo de produção

Este material apresenta um grave problema: não é biodegradável, isto é, não se decompõe e pelo tanto não entra novamente no ciclo natural. É por isto que o plástico é um dos responsáveis da contaminação do planeta. Foi calculado que demora como mínimo um século, mas pode chegar a demorar até mais de um milênio para que as substâncias plásticas sejam reabsorvidas no meio ambiente.

A utilização cada vez mais massiva do plástico em todos os setores, sobretudo no campo das embalagens diárias, trás como conseqüência uma produção de resíduos crescente e preocupante, quase impossível de ser absorvida pelo sistema tradicional de aterros.

A coleta seletiva de embalagens plásticas, praticada inicialmente só para as garrafas e recipientes, está progressivamente intensificando-se graças à progressiva sensibilização com o meio ambiental, já seja pela real oportunidade de fazer negócios no âmbito da reciclagem ou pela alocação de recursos por parte do estado e das comunidades.

Hoje já é possível destinar para reciclagem embalagens inclusive utilizadas para alimentos, como sacolas, caixas, bandejas e filmes strech, por isso, atualmente, se coletam garrafas de água, de refrescos, leite e bebidas em geral, recipientes de detergentes, frascos de produtos de higiene, bandejas de plástico para alimentos (incluindo de poliestireno), sacolas de compras e filmes uados na cobertura de diversos produtos. Para ser reciclado o plástico é levado primariamente para centros de seleção onde também é prensado. Em seguida são retirados todos os elementos estranhos que não sejam pela sua aparência polímeros.

(8)

Depois da seleção se passa ao processo de tratamento e revalorização que pode ser realizado de três formas:

1. separação do plástico conforme tipo de polímero e reutilização de cada família polimérica homogenia em substituição ao plástico virgem (se fabricam novas garrafas, recipientes, telhas, tubos, fibras, tecidos, baterias, etc.);

2. tratamento sem processo de seleção (se optem plástico heterogêneo de grande resistência, utilizado para produzir móveis (bancos, cercas), placas de estrada e brinquedos;

3. reciclagem energética através do qual se optem energia térmica e elétrica da combustão do plástico, previamente selecionado.

Vantagens aliadas á recuperação do plástico:

* Poupança Energética: com o plástico reciclado se consume muito menos energia

* Vantagem Ambiental: ausência do descarte de um material muito volumoso que se acumula no meio ambiente (rios, mar, florestas, etc.), no processo de transformação do petróleo

* Vantagem Econômica: poupança nos custos de descarte e no custo de importação de matéria prima. As embalagens plásticas podem ser recicladas para produzir: caixas de bateria, móveis externos (expositores, vasos, pergolado, cadeiras, estantes, mesas, cestas de lixo, etc.) e internos (cadeiras, etc.), estruturas da construção (pisos, barreiras contra o barulho das estradas, passarelas, tubos para o transporte de água, esgoto, etc.) jogos de praças, embalagens (paletes, sacolas para resíduos, etc.) esporte (paredes de escalada, etc.).

(9)

P

PO

OL

LI

I

ME

M

E

RO

R

OS

S

P

PL

ÁS

ST

TI

I

CO

C

OS

S

(simbolização internacional)

PET = polietileno tereftalato: é o plástico utilizado nas garrafas de bebidas e água.

HDPE = polietileno de alta densidade: se usa para a fabricação de garrafas de leite, recipientes de pintura, tampas, fita adesiva e recipiente para líquidos.

PVC = policloreto de vinila: se usa para a fabricação de películas de filme, garrafas e recipientes de detergentes, shampoo e cosméticos, sacolas, embalagens para fruta, ovos, chocolates.

LDPE = polietilene de baixa densidade: se usa para a fabricação de sacolas plástica, lonas agrícolas, sacolas de lixo, sacos industriais.

PP = polipropileno: se usa para fabricar botas, filmes, embalagens de sorvete e iogurte, seringas descartáveis, sacos de lixo.

PS = poliestireno: se usa para a fabricação de copos, talheres e pratos, copos de sorvete e iogurte, tapas, embalagens.

(10)

C

CO

OL

LE

ET

T

A,

A

,

S

S

EL

E

LE

ÇÃ

ÃO

O

E

E

R

RE

EC

CI

IC

CL

LA

AG

GE

E

M

M

Os resíduos urbanos são depositados pelos cidadãos em containers localizados em determinados pontos das comunidades, isto quando existe a coleta seletiva. Periodicamente veículos especializados esvaziam estes containers transportando os resíduos para centros de seleção.

Para os resíduos industriais, agrícolas e de supermercados é utilizado um sistema de coleta gerenciado por uma empresa de transporte autorizado. Estas empresas retiram o material do usuário e o classificam em um centro de seleção.

Para grandes distribuições podem ser contratadas empresas em comodato que já possuem pequenas prensas com as quais se reduz o volume do material plástico facilitando o transporte.

Estes pacotes passarão pelos equipamentos de seleção e depois para as etapas de reciclagem. As fontes que fornecem este resíduo plástico são diversas.

Os resíduos são inicialmente tratados nos equipamentos de seleção nos quais são removidos, manual ou automaticamente, corpos estranhos e é ali que ocorre a separação do plástico conforme sua família polimérica e pela cor. O plástico é classificado, separado, prensado e embalado. Este processo já lhe agrega valor ao produto, pois já não é mais identificado como resíduo e sim como matéria prima de segunda.

O plástico selecionado após as sucessivas fases de lavagem e de extrusão está pronto para ser utilizado novamente no ciclo produtivo.

Analisando o esquema a seguir buscamos explicar como se desenvolve o sistema de valorização do resíduo plástico.

(11)
(12)

S

S

i

i

n

n

t

t

e

e

t

t

i

i

c

c

a

a

m

m

e

e

n

n

t

t

e

e

o

o

SI

S

IS

ST

TE

E

M

M

A

A

I

IN

N

T

T

EG

E

G

R

R

AD

A

DO

O

p

pa

ar

ra

a

R

R

E

E

C

C

U

U

P

P

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

O

O

P

P

L

L

Á

Á

S

S

T

T

I

I

C

C

O

O

c

c

o

o

m

m

p

p

õ

õ

e

e

-

-

s

s

e

e

d

d

e

e

:

:

e

e

ESTOCAGEM E EQUIPAMENTO DE SELEÇÃO

ÁREA TOTAL 12.500m²

COBERTA E ÁREA DE ESTOQUE 4.800m²

EQUIPAMENTO DE RECICLAGEM

COMPLETO COM SISTEMA DE DEPURAÇÃO

D’ÁGUA

AREA TOTAL 12.500m²

COBERTA 2.000m²

(13)

E

(14)

E

EQQUUIIPPAAMMEETTOODDEESSEELLEEÇÇÃÃOODDOOPPLLÁÁSSTTIICCOO

Produto na entrada: plástico heterogêneo proveniente da coleta seletiva, resíduos industriais, embalagens de centros comerciais e resíduos da área agrícola.

Produto na saída: plástico selecionado por família polimérica e por cor, parcialmente limpo de corpos estranhos e de contaminação, material pronto para processar nos equipamentos de reciclagem

(15)
(16)

T

T

I

I

P

P

O

O

L

L

O

O

G

G

I

I

A

A

D

D

O

O

E

E

Q

Q

U

U

I

I

P

P

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

D

D

E

E

R

R

E

E

C

C

I

I

C

C

L

L

A

A

G

G

E

E

M

M

P

P

A

A

R

R

A

A

A

A

S

S

P

P

R

R

I

I

N

N

C

C

I

I

P

P

A

A

I

I

S

S

F

F

A

A

M

M

I

I

L

L

I

I

A

A

S

S

P

P

O

O

L

L

I

I

M

M

E

E

R

R

I

I

C

C

A

A

S

S

(17)

E EQQUUIIPPAAMMEETTOODDEERREECCIICCLLAAGGEEMMDDEEPPEEFFIILLMMeeDDEEPPPP--HHDDPPEEPPLLÁÁSSTTIICCOOSSRRÍÍGGIIDDOOSS c caappaacciiddaaddee880000--11000000kkgg//hh ( (sscc..33997711//CC--FF)) Produto na entrada:

A)filme de polietileno (LDPE-LLDPE) proveniente dos equipamentos de seleção de coleta urbana seletiva, da área agrícola, sacos de fertilizantes, mangueiras flexíveis de irrigação, embalagens flexíveis provenientes de resíduos de supermercado e de pós consumo.

C) garrafas, recipientes, potes em HDPE-PP proveniente do equipamento se seleção.

Produto na saída: granulo termoplástico de elevada qualidade, idôneo para a produção de novos artefatos plásticos.

(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

E EQQUUIIPPAAMMEENNTTOODDEERREECCIICCLLAAGGEEMMDDEEPPEETT c caappaacciiddaaddee11000000----11220000kkgg//hh ( (sscc..44550011--PP))

Produto na entrada: garrafas de PET provenientes dos equipamentos de seleção.

Produto na saída: flakes de tamanho regular, com um grado altíssimo de limpeza, propício para BtB, a fabricação de fibras, telhas, produtos moldados.

(23)
(24)
(25)

A

A

P

P

L

L

I

I

C

C

A

A

Ç

Ç

Õ

Õ

E

E

S

S

P

P

A

A

R

R

A

A

A

A

R

R

E

E

C

C

U

U

P

P

E

E

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

E

E

M

M

B

B

A

A

L

L

A

A

G

G

E

E

N

N

S

S

A

A

L

L

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

I

I

C

C

I

I

A

A

S

S

(26)

O Grupo TTEECCNNOOFFEERR reconhecido como líder mundial no desenvolvimento e fabricação de linhas de reciclagem para resíduos plásticos, usa seu know-how para tratamento de diversos produtos, entre os quais:

S

SEEPPAARRAAÇÇÃÃOODDAAEEMMBBAALLAAGGEEMMAALLIIMMEENNTTIICCIIAADDOOPPRROODDUUTTOOCCOONNTTIIDDOO

Os sistemas de tratamento são totalmente personalizáveis conforme as exigências de cada cliente e variam segundo tipologia, dimensões, características, volumes de material a processar, quantidade e tipo de contaminação etc.

A tecnologia utilizada para estas aplicações já faz parte da produção standard TTEECCNNOOFFEERR que priorizam os sistemas de gestão mais avançados e tem como objetivo reduzir ao mínimo o consumo elétrico e hídrico.

As Empresas Alimentícias, conforme as normas vigentes são obrigadas a retirar dos Grandes Distribuidores seus produtos vencidos, além de ter que gerenciar os resíduos de produção derivados do controle de qualidade.

Os números falam por si só:

*“Somente a industria alimentícia, conforme estima a Fda americana, gasta 4% de suas receitas no despejo final de excessos. […] a lista de preços das empresa especializadas no tratamento de alimentos vencidos oferece serviços de retirada por preços que vão desde 6 a 80 centavos o quilo, dependendo do produto.

É claro, que quando as quantidades alcançam tais níveis, se torna estratégico, para as empresas alimentícias, seja pelo volume ou pelo custo, instalar processos automáticos capazes de separar o resíduo alimentício da sua própria embalagem com o objetivo de reduzir ou até zerar os custos de transporte e despejo dos produtos vencidos ou dos resíduos de produção e ainda possibilita o ganho na valorização das embalagens e do produto contido.

É muito bem visto que Empresas Alimentícias reduzam o impacto negativo no meio ambiente, o mercado reconhece estas ações e este tipo de tratamento auxilia nos fins publicitários e de imagem. Novas iniciativas como estas vêm sendo adotadas para estar de acordo com os princípios de sustentabilidade e recuperação.

*retirado do jornal“La Repubblica” do 07/01/2011

Grandes Grupos Alimenticios escolheram a tecnologia TTEECCNNOOFFEERR e estão optendo uma separação eficiente do produto alimenticio da empalagem de diversos materiais: Tetra Pak, aluminio, plástico….

(27)

grandes cadeias de distribuição pelas politicas empresariais ou para cumprir com as normas pertinentes.

Exemplo de separação de embalagem do produto contido

Exemplo de separação do produto alimenticio da embalagem

O resultado do processo é:

a valorização dos alimentos que podem ser destinados à produção de razões animais ou enviados às centrais de biomassa

a valorização das embalagens que podem ser vendidas às Empresas de Reciclagem.

T TEECCNNOOLLOOGGIIAADDEERREECCUUPPEERRAAÇÇÃÃOO T TEECCNNOOFFEERR T TEECCNNOOLLOOGGIIAADDEERREECCUUPPEERRAAÇÇÃÃOO T TEECCNNOOFFEERR

(28)

T

T

E

E

C

C

N

N

O

O

F

F

E

E

R

R

N

N

O

O

M

M

U

U

N

N

D

D

O

O

(29)
(30)

T

T

E

E

C

C

N

N

O

O

F

F

E

E

R

R

C

(31)

Referências

Documentos relacionados

Esta Norma Regulamentadora-NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços

Pode-se dizer que, desde o surgimento da internet, a palavra “comunicação” teve seu significado am- pliado, principalmente em relação ao avanço e ao aprimoramento dos

Blood lactate responses ([lac]) during exertion tests have been the focus of several studies (review of Faude, Kindermann, & Meyer, 2009), being the maximal lactate steady

Artroplastia total do quadril (ATQ) tornou-se um procedimento padrão para o tratamento de algumas alterações na articulação coxofemoral como; fraturas, necrose da cabeça

Ao questionar a esses mesmos alunos acerca dos motivos de não concluírem a escolaridade na idade certa, as respostas giram em torno das poucas oportunidades de

Na versão 4.0 o DOS passou a incluir um sistema gráfico simples chamado DOS SHELL, mesmo assim ainda era necessário usar comandos de texto para se utilizar

Cada ateliê pode decidir sobre a ordem de apresentação dos trabalhos entregues incompletos, bem como sobre a apresentação dos estudantes que não cursam a

Para dosagem de açúcar total utilizou-se o método Fenol-Ácido Sulfúrico, que fundamenta-se na determinação de açúcares simples, polissacarídeos e seus derivados