• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS CNTV/VIGILANTES. PETROPOLIS: Agências bancárias em Petrópolis, RJ, serão atuadas por não manter vigilantes 24h

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS CNTV/VIGILANTES. PETROPOLIS: Agências bancárias em Petrópolis, RJ, serão atuadas por não manter vigilantes 24h"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 - Notícias CNTV

NOTÍCIAS

cntv@cntv.org.br | (61) 3321-6143 | www.cntv.org.br | Edição 2100/2018

C O N F E D E R A Ç Ã O N A C I O N A L D O S V I G I L A N T E S 2 8 / N o v

CNTV/

VIGI LAN

TES

Fiscalização do Procon aconteceu na madrugada desta sexta-feira (23).

PETROPOLIS:

Agências bancárias em

Petrópolis, RJ, serão atuadas por não

manter vigilantes 24h

Procon fiscalizou agências bancárias em Petrópolis, no RJ

O Procon de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, vistoriou cinco agências bancárias na madrugada desta sexta-feira (23) e nenhuma delas tinha vigilantes 24 horas, segundo informações da Prefeitura. Todas serão autuadas.

De acordo com o Procon, as agências descumpriram a Lei Municipal 7.640, que entrou em vigor no dia 6 de junho deste ano. A Prefeitura informou que todas as agências da cidade já haviam recebido notificação para

providenciar a atuação desses profissionais. A lei prevê que os vigilantes sejam preparados com cursos de formação para o ofício. Além disso, os profissionais devem permanecer no interior do estabelecimento bancário em local seguro, com alarme e acesso ao terminal telefônico para rápido acionamento policial.

O objetivo é manter a segurança dos clientes, que são os consumidores, mesmo fora do horário de funcionamento das agências.

(2)
(3)
(4)
(5)

5 - Notícias CNTV

Tentativa de assalto a

carro-forte termina com um morto e um

baleado em Gravatá/PE

Uma tentativa de assalto a um carro-forte da empresa Preserve na manhã desta terça-feira (27) terminou com um homem morto e outro baleado na Rua Joaquim Dias, em Gravatá, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a investida ocorreu no Posto MasterGás. O carro-forte estava no estabelecimento para abastecer os caixas eletrônicos.

Tiroteio

Quatro homens, ainda não identificados, armados com fuzis e usando coletes à prova de balas, chegaram em um veículo Fox de cor prata e abordaram o carro-forte. Houve troca de tiros. Um dos vigilantes foi baleado e morreu no local. Outro vigilante também foi baleado. Os assaltantes conseguiram fugir. As identidades das duas vítimas não foram divulgadas.

O vigilante ferido está no hospital local de Gravatá. A Polícia Militar está fazendo diligências na área para encontrar os suspeitos. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil do município.

Fonte: JC Online

FALA CNTV

A CNTV se solidariza com a dor dos familiares do companheiro Rogério. Mais uma vida se foi, mas um pai de família, filho, irmão, amigo, partiu. E quantos mais teremos que perder até que as autoridades implantem politicas de segurança pública eficazes para garantir a luta contra o crime organizado neste País? Cobramos apuração séria e rápida, prisão dos culpados.

Rogério, presente!

Quatro homens fortemente armados fizeram a investida. Um vigilante

morreu na troca de tiros

Carro-forte da empresa Preserve sofreu tentativa de assalto na manhã desta terça, em Gravatá

“O silêncio não cala a dor de te ver partir. Chora sua família, chora seus amigos, e choram os vigilantes de verdade de Pernambuco:

O luto deve ser transformado em luta!!! Na defesa de uma classe tão desprotegida, que são os bravos guerreiros do transporte de valores e da escolta armada aqui em Pernambuco!

Descanse em Paz, Rogério!!! Ou Bomba como era chamado carinhosamente pelos seus amigos.

Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco – SINDESV/PE

(6)

Carro-forte é explodido por

criminosos na BR-040

O assalto ocorreu próximo à Cristalina, por volta das 15h30 desta segunda-feira (26/11)

A explosão de um carro-forte assustou condutores que passavam pela BR-040, próximo à Cristalina (GO), na tarde desta segunda-feira (26/11). A ação, orquestrada por um bando criminoso, ocorreu por volta das 15h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas estavam dentro do veículo, mas, por sorte, ninguém se feriu.

Segundo a PRF, o carro-forte se deslocava de Paracatu (MG) sentido Brasília. Em uma subida o caminhão perdeu força e um veículo dos criminosos se aproximou, atirando contra pára brisa. Os seguranças tentaram retornar mas não conseguiram, assim, abandonaram o veículo e se esconderam entre os matos na margem na pista. Eles afirmam que ouviram quatro explosões e acreditam que os assaltantes levaram menos de R$100 mil. O automóvel só tinha feito uma coleta em um mercado até

aquele momento.

Após o ocorrido, a pista foi interditada no sentido Paracatu (MG). Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso. Os suspeitos fugiram em direção à cidade mineira e a polícia segue à caça do bando, de acordo com a PRF.

Em um primeiro momento, a PRF informou que teria havido troca de tiros entre policiais e os bandidos. Mas a declaração foi retificada por volta das 18h50 desta segunda. Não há informações sobre a dinâmica do ataque.

Um veículo Nissa Livina foi encontrado por volta das 18h20 desta segunda, na entrada de uma das fazendas próximas ao local do ataque ao carro-forte. A suspeita é que o carro tenha sido usado pelos assaltantes, mas a informação não foi confirmada.

(7)

7 - Notícias CNTV

Quatro homens e uma mulher são

presos por assalto a carro-forte em

shopping no Recife

O crime ocorreu em 8 de junho deste ano, no Shopping Recife, em Boa Viagem, na

Zona Sul. Polícia presentou detalhes da Operação Brucutu.

Uma quadrilha especializada em assaltos a carros-fortes foi desarticulada pela Polícia Civil em Pernambuco. Os quatro homens e uma mulher que foram presos são responsáveis por ao menos quatro crimes desse tipo. Um deles ocorreu em 8 de junho deste ano, no Shopping Recife, na Zona Sul da cidade.

Segundo a corporação, o grupo é responsável por ações chamadas de “arriadinha”. Nelas, os bandidos levam dinheiro dos veículos blindados sem uso de explosivos.

Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil apresentou, durante coletiva de imprensa, no Recife, o resultado da Operação Brucutu, que prendeu os integrantes da organização. O nome é uma referência ao veículo blindado usado pela polícia na repressão de tumultos e conflitos

Homens apontados como líderes da quadrilha de assaltos a carros-fortes aparecem nas imagens feitas na ação no Shopping Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O grupo praticava assaltos a carros-fortes com violência e usando armas de grosso calibre. Na coletiva, a polícia divulgou imagens feitas por câmeras de segurança, mostrando detalhes da ação da quadrilha, no shopping.

“Eles atuavam da mesma maneira, sempre com profissionalismo. Desciam em fila indiana, com rapidez, e obrigavam os vigilantes a soltar os malotes, sem esboçar reação”, definiu o delegado-adjunto de Repressão aso Roubos e Furtos, Luiz Alberto Braga.

Durante a Operação Brucutu foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva e três de busca domiciliar, expedidos pela 11ª Vara da Comarca do Recife. As prisões ocorreram entre os dias 31 de outubro de 21 de novembro deste ano. Há dois homens foragidos, segundo a polícia. Os nomes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.

Entre os presos estão José Clóvis da Silva Filho, conhecido como Claudinho, e Ronaldo Luiz Coutinho de Souza, chamado de Ronaldinho. Eles são apontados pela Polícia Civil como líderes da quadrilha. Também estão detidos Dawhison Azevedo, João Elísio Pereira de Araújo e Bárbara Gonzaga Rodrigues da Silva.

(8)

Claudinho e Ronaldinho, de acordo com a polícia, atuaram juntos durante quase 20 anos, em várias investidas, e contam com fichas policiais extensas, por roubos e homicídios. Entre os crimes atribuídos a eles estão uma chacina, na Zona Norte do Recife, uma morte em um assalto a carro-forte.

“Eles têm patrimônio acumulado e um

Um dos assaltantes de carro-forte foi flagrado durante a ação no Shopping Recife — Foto: Polícia

Civil/Divulgação

deles, o Claudinho, morava e foi preso em um apartamento de luxo avaliado em mais de R$ 2 milhões, na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ronaldinho têm apartamento na orla de Olinda e foi preso em um shopping da cidade”, afirmou o delegado Luiz Alberto Braga.

Segundo o policial, Bárbara fazia o reconhecimento do local do crime e repassava informações sobre a rotina dos vigilantes do carro-forte. No dia do assalto no shopping, ela sai do local do crime, ela sai 40 segundos antes da abordagem”, afirmou.

O delegado Vinícius Notari, titular da Delegacia de Represão aos Roubos e Furtos, disse que João Elísio foi preso na Paraíba. Ele estava solto por ter recebido liberdade condicional. “Claudinho saiu da cadeia por problema de saúde, passou por transplante de rim”, acrescentou.

(9)

9 - Notícias CNTV

ATENÇÃO COLEGAS:

• VIPAC - 39

• MJR - 37

• PROSEGUR – 30

REUNIÃO E ENTREGA DE CHEQUES

SABADO, 1º, NO SINDICATO PARA 106 VIGILANTES

Se você trabalha ou trabalhou nas empresas listadas acima e não recebeu suas férias ou rescisão no prazo, seu nome pode estar listado a seguir. Você foi contemplado pela luta do seu Sindicato e o Sindicato quer lhe entregar esta conquista da luta.

• As empresas picaretas concedem férias e não pagam com até dois dias antes do gozo: a lei diz que você tem direito a uma multa.

• A empresa lhe demitiu e não pagou a rescisão no prazo de lei (agora é de até 10 dias após o desligamento): lhe deve uma multa – art. 477 da CLT.

O Sindicato juntou provas (recibo de férias,

extrato bancário, CTPS, etc.) e “botou a caloteira no pau”, por grupo de trabalhadores por cada processo. Os juízes, após julgarem e concluírem os processos, tem liberado os pagamentos.

O Sindicato recolhe crédito na justiça e lhe repassa.

Mesmo que você não tenha entregue documentos, você pode ter sido comtemplado com as provas juntadas por aqueles que ajudaram o Sindicato nesta luta. Seja grato aos seus colegas.

No caso destas empresas são mais nomes que se juntam a outros já contemplados.

• Se você é da capital, compareça sábado, às 08h30, no Sindicato.

• Se é do interior, entre em contato com o Sindicato (71 3525 6520 – www.sindvigilantes. org.br).

Em ambos os casos tenha em mãos a CTPS, RG e CPF.

Para os colegas do interior também informe um email pessoal.

Parabéns!

Para muitos será um 14º ou um 15º salário em pleno final de ano.

Se ligou?

Para combater os picaretas, os patrões que não respeitam nossos direitos;

Para botar dinheiro no bolso do vigilante, NÃO ABRA MÃO DO SEU SINDICATO!

SABADO, 1º DE DEZEMBRO, ÀS 08H30

NO SINDICATO – R. DO GRAVATÁ, 23 – NAZARE Confira seu nome no facebook da entidade.

Fonte: Sindvigilantes BA

BAHIA:

PAGAMENTO DE

(10)

Expediente:

Boletim produzido pela assessoria de comunicação da CNTV

Presidente da CNTV: José Boaventura Santos

Secretário de Imprensa e Divulgação: Gilmário Araújo dos Santos Colaboração: Jacqueline Barbosa

Diagramação: Aníbal Bispo

www.cntv.org.br cntv@terra.com.br

(61) 3321-6143 SDS - Edifício Venâncio Junior,

Térreo, lojas 09-11 73300-000 Brasília-DF

Vigilantes devem entrar no

cálculo da cota de aprendizes

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame de recurso da Oriental Segurança Privada Ltda., de Brasília (DF), contra a decisão em que se determinou a inclusão dos postos de vigilante na base de cálculo para a contratação de aprendizes. A empresa argumentava que a atividade é incompatível com o instituto da aprendizagem, mas a Turma concluiu que não há qualquer impedimento para a sua inclusão no cálculo da cota.

Cota

O contrato de aprendizagem é uma modalidade especial de contratação prevista na CLT, na Lei 10.097/2000, na Lei 11.180/2005 e no Decreto 5.598/05. De acordo com o artigo 9º do decreto, as empresas de qualquer natureza são obrigadas a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores cujas funções demandem formação profissional.

Segundo os fiscais do trabalho, a Oriental tinha 234 empregados registrados, sendo 231 contratados como vigilantes e outros três em áreas administrativas e gerenciais. Portanto, deveria ter contratado 12 aprendizes.

Incompatibilidade

Após ser autuada, a empresa, em junho de 2013, impetrou mandado de segurança para que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/DF) e a União se abstivessem de exigir a contratação de menores aprendizes para a atividade de vigilante, sustentando que a função é incompatível com a menoridade e com o instituto da aprendizagem.

Para a empresa, exigir o cumprimento da cota iria de encontro ao Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA). Ainda, segundo ela, a legislação que regulamenta a profissão de vigilante exige a aprovação prévia em curso de formação antes da contratação e a idade mínima de 21 anos.

Funções

A União e a SRTE, por sua vez, sustentaram que a exigência não era de contratação de menores de idade, uma vez que a aprendizagem não se limita a essa faixa etária. No caso do trabalho de

vigilante, abrangeria aqueles com idade entre 21 e 23 anos e dois meses. Sustentaram também que os aprendizes poderiam ser alocados em quaisquer funções que se enquadrassem na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

O pedido da empresa foi rejeitado pelo juízo da 4ª Vara do Trabalho de Brasília e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF-TO). Por meio de agravo de instrumento, a Oriental tentou fazer com que o TST examinasse o recurso de revista, insistindo nos mesmos argumentos apresentados anteriormente.

Formação

O relator do agravo, ministro José Roberto Freire Pimenta, destacou que o Decreto 5.598/2005, em seu artigo 10, parágrafo 2º, é expresso ao estabelecer que a base de cálculo para a definição do número de aprendizes é composta por todas as funções existentes na empresa, sendo irrelevante se só podem ser exercidas pelos maiores de 18 anos. “Não se inserem na base de cálculo apenas os cargos que exigem habilitação técnica ou de nível superior, assim como os cargos de direção”, observou.

Em relação ao requisito de formação técnica profissional para o exercício da função de vigilante, o ministro explicou que a exigência contida no decreto diz respeito a curso técnico de nível médio e não se confunde com o curso de formação de vigilante previsto na Lei 7.102/1983, que regulamenta a atividade.

Idade

Outro ponto ressaltado pelo relator foi que, de acordo com o artigo 428 da CLT, a idade máxima para a contratação de aprendizes é de 24 anos. Por outro lado, a idade mínima para o exercício da profissão de vigilante é 21 anos. Esses dois aspectos, segundo o ministro, impõem claramente a necessidade de cômputo do número desses profissionais na apuração dos montantes mínimos e máximos de vagas a serem ocupadas por aprendizes. Por unanimidade, a Turma negou provimento ao agravo. Processo: AIRR-996-31.2013.5.10.0004

Referências

Documentos relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

no seio de situações ambivalentes de tensão e de conflito em que cada sujeito procura lançar mão de referências que são necessariamente heterogéneas, mas que, do

pontuação para delimitar constituintes de frase e para veicular valores discursivos. Respeitar os princípios do trabalho intelectual: produção de bibliografia. Utilizar, com

Alguns municípios do Cariri, como Barbalha e Juazeiro do Norte, também foram cobrados pelo Mi- nistério Público do Ceará a darem transparência à imu- nização

Sendo assim, o objetivo desse trabalho é estruturar um modelo de decisão baseado em um sistema de inferência fuzzy para a definição das atividades relacionadas às

Ao confrontar-mos esta informação com o gráfico das contribuições factoriais, verificamos que o Mel da Serra do Caramulo apresenta valores superiores em todos os