• Nenhum resultado encontrado

ONTEM E HOJE, A TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DO HOMEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ONTEM E HOJE, A TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DO HOMEM"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DA EJA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: juventudes presentes na EJA.

ONTEM E HOJE, A TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DO

HOMEM

DENISE ODETE COTTA

BELO HORIZONTE

2011

(2)

DENISE ODETE COTTA

ONTEM E HOJE, A TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DO HOMEM

Projeto entregue, como requisito para a Conclusão do curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em EJA da Universidade Federal de Minas Gerais.

Área de concentração: Educação de jovens e Adultos. Orientadora: Professora Cláudia Regina dos Anjos.

BELO HORIZONTE 2011

(3)

PROJETO: ONTEM E HOJE, A TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DO

HOMEM

INTRODUÇÃO:

Quando pensamos em tecnologia logo nos vem à cabeça, computadores, internet, celulares etc., mas se pensarmos bem veremos que a humanidade já passou por diversas fases de evoluções tecnológicas. Elas sempre estiveram incorporadas ao nosso meio comum em diferentes momentos. Podemos citar os talheres na Idade Média - naquela época as pessoas comiam com as mãos. Quando os talheres surgiram foi uma novidade, algo que nunca havia sido utilizado. É um equívoco, porém, pensar em tecnologia somente em relação às novidades do mundo contemporâneo. A tecnologia sempre existiu e vem evoluindo na medida em que se expande o conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado.

Nesse sentido, conforme as necessidades, o homem lançou mão de sua capacidade racional para desenvolver novas tecnologias e mecanismos para atender as suas necessidades. Os jovens, dessa forma, estão inseridos numa sociedade que é significativamente apoiada nos modernos recursos tecnológicos, observados no cotidiano pessoal e profissional dos indivíduos. E buscando momentos de reflexão sobre essa evolução, nada melhor do que levá-los ao Museu de Artes e Ofícios. Projetar-se rumo ao futuro, refletindo sobre o universo do trabalho em nosso país, a partir de um acervo de grande importância histórica e cultural.

PÚBLICO ALVO:

Este projeto será desenvolvido junto aos alunos da EJA do 2º segmento. Estudantes que já estudam a mais tempo na Escola Municipal Cristiano Machado, situada na cidade de Nova Lima.

(4)

JUSTIFICATIVA E DIAGNÓSTICO:

Este projeto propõe um trabalho com os educandos jovens da EJA ressaltando a importância da parceria escola/museu como sendo um espaço onde, jovem, de diferentes raízes culturais e sociais, se reúnem para adquirir conhecimento e modelos de comportamento. Será um trabalho voltado para o reconhecimento do avanço tecnológico ao longo do tempo. A ida ao MAO proporcionará a criação de um espaço alternativo de discussão e debate sobre os temas que envolvem a memória. Daí vem à urgência da escola se integrar a essa realidade, pois, quando se fala em museu, a primeira ideia que passa pela cabeça do jovem, é a associação da palavra com tudo àquilo que é ultrapassado, sem vida, ou seja, qualquer coisa velha.

Diante disso, não há uma associação do museu com as tecnologias, pois, acreditam que ela está presente em outros espaços que não seja o museu.

Estas questões me instigaram a desenvolver este projeto com o intuito de utilizar o espaço do Museu de Artes e Ofícios para que de forma descontraída possam rever seus conceitos e adquirir novos aprendizados.

Mais do que visitar o Museu, será refletir sobre o universo do trabalho em nosso país com o passar do tempo, a partir de um acervo de grande importância histórica e cultural, favorecendo o reconhecimento e a descoberta de novas informações.

No decorrer da excursão, pretendo provocar uma aproximação maior e prazerosa do espaço cultural, com a intenção voltada para a formação de alunos conscientes da importância da tecnologia e do trabalho para a construção de um mundo, através da reflexão e apropriação de novos entendimentos.

Enfim, a visita ao MAO - patrimônio histórico e cultural proporcionará um momento de valorização das experiências dos educandos e ao mesmo tempo a amplitude de sua visão de mundo em contato com os recursos, exercendo sua consciência crítica em relação a si mesmo e à sociedade em que está inserido.

(5)

OBJETIVO GERAL:

 Desenvolver e analisar as práticas significativas com os educandos jovens da EJA, inter-relacionando o ensino de História com o avanço tecnológico no museu das artes e do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Ampliar os conhecimentos já iniciados em sala de aula pela professora;

 Compreender o processo das tecnologias ao longo da história, a partir da visita ao Museu de Artes e Ofícios;

 Promover a integração escola / museu facultando a esta o acesso aos meios históricos utilizando o patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social.

 Conhecer um ambiente diversificado que vem a produzir aprendizagens significativas para os jovens educandos;

 Desenvolver e aumentar o conhecimento tecnológico comparando o ontem e o hoje dando um novo conceito do que é o museu.

(6)

METODOLOGIA:

O presente projeto será desenvolvido partindo do conhecimento prévio de cada jovem educando sobre o que ele pensa sobre a tecnologia em função do homem e se a mesma se faz presente no museu.

Os recursos propostos para a realização do projeto será pesquisas realizadas na internet, livros, imagens, objetos, cartazes e visita ao Museu de Artes e Ofícios. A ida ao museu será de grande valia, pois, permitirá uma aproximação prazerosa com o espaço cultural, favorecendo a reflexão da importância do trabalho para a construção de um mundo diferente e muito melhor diante da evolução tecnológica.

CRONOGRAMA:

ATIVIDADES SETEMBRO OUTUBRO

20 22 27 29 04 06 11 13 18 19 25 27 Tempestade de ideias x Aula expositiva sobre o tema x Discussão e esclarecimentos sobre o assunto x x Exposição de imagens x Pesquisa e apresentação de trabalhos em grupos x x x x Avaliação e discussão dos trabalhos apresentados x Visita ao museu de Artes e Ofícios x Entrega de relatórios sobre a visita x Exposição de cartazes e objetos contando a história da evolução da tecnológica. x

(7)

EXECUÇÃO:

Para desenvolver o projeto, primeiramente faz-se necessário, uma visita ao Museu de Artes e Ofícios – espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Esta visita dará suporte para o trabalho propriamente dito e durante a visitação, fotos serão tiradas para o trabalho com os alunos.

Num segundo momento, já na sala de aula conversar com a turma, expor o tema do projeto. Partindo da bagagem do aluno, oportunizando a eles momentos de fala e de reflexão, envolvê-los na atividade “tempestade de ideias” com questões como:

- Qual o significado de museu para você? - Já visitou algum?

- Conhece o MAO?

– O que você espera ver em um museu?

- Esse tipo de instituição é importante para a sociedade? - Qual a sua função?

- Quais os tipos de museus que você conhece? - O que são museus abertos e fechados?

- O que é Patrimônio Histórico da Humanidade?

- Você considera a tecnologia presente no museu? Etc.

Em outro dado momento, preparar uma aula expositiva envolvendo os temas tecnologia e museu. O aluno ao longo da aula expositiva terá a oportunidade de falar o que pensa sobre o tema, expondo suas ideias de forma descontraída e ao mesmo tempo criando um espaço de discussão em torno do assunto. Isso favorecerá trocas entre aluno/professor. Dessa forma todos terão a oportunidade de tirar as dúvidas. Com o intuito de estimular ainda mais os educandos e incrementar ainda mais as aulas, levar para a sala de aula o Datashow para que eles possam ter acesso às imagens relacionadas ao MAO através desse recurso, gerando ao longo da apresentação uma breve explicação sobre cada imagem mostrada.

As próximas aulas serão em torno de pesquisas e trabalhos realizados em grupos, como confecção de cartazes envolvendo o que foi pesquisado na escola e o que foi apreendido até o momento em sala de aula.

Os trabalhos acima mencionados serão apresentados em grupos para todos da classe. Haverá no final de cada apresentação, a auto avaliação e a avaliação do grupo.

Em data marcada, faremos então a tão esperada visita ao Museu de Artes e Ofícios. Saberão que todos terão que fazer um relatório sobre a visita, abordando o que aprenderam.

(8)

Teremos um dia para o fechamento do projeto com uma exposição dos objetos antigos e os cartazes confeccionados por eles. A exposição terá a visita da comunidade e de todos da escola. Os alunos se farão presentes e no decorrer da exposição, contarão a história da evolução da tecnologia através dos recursos expostos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O professor pode promover um ambiente de aprendizagem que desafia e motiva o aluno para a exploração, a reflexão, a depuração de ideias e a descoberta. Construir novas formas de ação que permitam não só lidar com a realidade, como também construí-la é muito importante tanto para o professor quanto para o aluno. O espaço do museu, por exemplo, nos deu a oportunidade de reflexão e valorização da nossa história diante dos mais variados ofícios do homem, ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos. Favoreceu uma identificação com o universo do trabalho ali referenciado e a tecnologia presente, numa relação de interatividade. A observação do acervo também revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.

Ao longo do trabalho, foi avaliada a participação dos jovens durante a excursão, a curiosidade, as dúvidas apresentadas mediante as observações no espaço escolar e fora dele, os trabalhos realizados na escola, os aspectos relacionados com a tecnologia que eles conseguiram compreender por meio da fala e dos recursos expostos.

O trabalho desenvolvido foi válido tanto para o professor quanto aos jovens educandos que vivenciaram situações de aprendizagens. Puderam ao final do projeto, se expressar ora verbalmente, ora no papel destacando tudo aquilo que foi mais significativo.

(9)

ANEXO: FOTOS DO PROJETO

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS: FOTOS TIRADAS DO MUSEU ARTES E OFÍCIOS ANTES DA VISITA DOS ALUNOS.

(10)
(11)

ESTUDOS: PESQUISAS E CONFECCÇÃO DE CARTAZES PELOS ALUNOS DA EJA.

(12)

EXCURSÃO: ALUNOS E PROFESSORA NO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS.

(13)
(14)

FECHAMENTO DO PROJETO: ONTEM E HOJE A TECNOLOGIA EM FUNÇÃO DO HOMEM – EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS E OBJETOS ANTIGOS.

(15)

(16)

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São