• Nenhum resultado encontrado

Canguru de Matemática Brasil Prova Nível B 2020 Segunda Aplicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Canguru de Matemática Brasil Prova Nível B 2020 Segunda Aplicação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

KSF BRASIL – PROVA NÍVEL B – 2020 – SEGUNDA APLICAÇÃO – DIREITOS RESERVADOS 1

Canguru de Matemática Brasil – Prova Nível B – 2020 – Segunda Aplicação

3 pontos

1. Qual ladrilho abaixo completa o mural ao lado?

(A) (B) (C) (D) (E)

2. Amira está viajando de Atown para Betown e passa por duas placas indicativas ao longo da estrada. Uma delas está com um número escon-dido. Qual é esse número?

(A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) 9

3. O tabuleiro ao lado é formado por quadradinhos brancos e escuros. Após um giro de noventa graus, como esse tabuleiro poderá aparecer?

(A) (B) (C) (D) (E)

4. Ana começa a acender uma vela a cada 10 minutos. Cada vela dura 40 minutos. Depois de 55 minutos, quantas velas estarão acesas?

(A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

5.Virando um cartão ao redor do lado superior, vemos a foto do canguru. Em vez disso, se virarmos o cartão ao redor do lado direito, o que irá aparecer?

(2)

KSF BRASIL – PROVA NÍVEL B – 2020 – SEGUNDA APLICAÇÃO – DIREITOS RESERVADOS 2 6. Bia tem as cinco moedas ao lado. Ela foi à mercearia para comprar uma

fruta, usando somente três moedas, sem ter que receber troco. Entre os preços em reais das frutas a seguir, qual ela não poderá escolher?

(A) 1,30 (B) 1,35 (C) 1,40 (D) 1,55 (E) 1,75

7. Num jardim, um arbusto tem galhos com sete folhas ou galhos com quatro folhas e uma flor. Ja-naína contou as folhas e flores e verificou que há 9 flores e 120 folhas no arbusto. Quantos galhos tem o arbusto?

(A) 14 (B) 21 (C) 28 (D) 35 (E) 42

8. Cíntia pinta cada uma das regiões da figura de uma única cor: vermelho, azul ou amarelo. Ela pinta as regiões que se tocam com cores diferentes. De quantas maneiras diferentes ela pode colorir a figura?

(A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

9. Cinco caixas contêm 2, 3, 4, 7 e 15 bolas, respectivamente. Pedrinho quer distribuir as bolas nas caixas de modo que qualquer caixa tenha o dobro ou a metade do número de bolas de uma das caixas restantes. Pelo menos quantas bolas ele deve mudar de caixa?

(A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

10. Dois ratinhos, um branco e um escuro, partem, no mesmo instante, em direção ao queijo, por diferentes caminhos, conforme indicado na figura, na qual os quadradinhos são iguais. Os dois chegam ao mesmo tempo ao queijo. Se o ratinho escuro corre 4,5 metros por segundo, quantos metros por segundo o ratinho branco corre?

(A) 1 (B) 1,5 (C) 2 (D) 2,5 (E) 3

4 pontos

11. Os círculos da figura devem ser numerados de 0 a 10, cada um com um número diferente. As cinco somas dos três números escritos em cada diâmetro devem ser números ímpares. Se uma dessas somas for a menor possível, qual será o maior valor possível de uma das somas restantes?

(3)

KSF BRASIL – PROVA NÍVEL B – 2020 – SEGUNDA APLICAÇÃO – DIREITOS RESERVADOS 3 12. Quando a morcego Elisa deixou a sua caverna à noite, o relógio digital mostrava . Quando ela voltou de manhã e se pendurou de cabeça para baixo, ela olhou o relógio e viu . Quanto tempo ela ficou fora da caverna?

(A) 2h 48min (B) 2h 59min (C) 3h 39min (D) 3h 41min (E) 3h 49min 13. Numa ilha distante, 2020 cangurus, de mãos dadas, formam um grande círculo. Esses cangurus ou são marrons e dizem sempre a verdade, ou são cinzentos e dizem somente mentiras. Cada um deles fala a mesma coisa: “Um de meus vizinhos é marrom e o outro é cinzento”. Qual é o número de cangurus marrons nesse círculo?

(A) 0 (B) 1009 (C) 1010 (D) 2019 (E) 2020

14. Maria tem exatamente 9 cubos brancos, 9 cubos cinza-claros e 9 cubos cinza-escuros, todos do mesmo tamanho. Ela cola todos esses cubos para formar um cubo maior. Qual dos cubos abaixo é aquele que ela fez?

(A) (B) (C) (D) (E)

15. As figuras a seguir mostram cinco caminhos, indicados pelas linhas mais grossas, entre os pontos X e Y. Qual desses caminhos é o mais longo?

(A) (B) (C) (D) (E)

16. Maria numerou as faces de três cartões de 1 a 6. Usando esses cartões, ela pode compor números de três dígitos, por exemplo 135 ou 234. Mas alguns números não podem ser obtidos, como o 126. Qual dos números a seguir NÃO pode ser obtido?

(A) 134 (B) 146 (C) 235 (D) 245 (E) 256

17. Qual dos pedaços indeformáveis de arame a seguir, quando duplicado, permite fazer uma peça fechada sem cruzamentos, com os dois pedaços unidos pelas suas pontas?

(4)

KSF BRASIL – PROVA NÍVEL B – 2020 – SEGUNDA APLICAÇÃO – DIREITOS RESERVADOS 4 18. Amélia cola esses seis adesivos nas faces de um cubo: . A figura

mostra esse cubo em duas posições diferentes. Qual adesivo está na face oposta à face que tem o pato?

19. Beatriz tem cinco irmãs e as idades das seis são 2, 3, 5, 8, 10 e 17 anos. Beatriz escreve essas idades nos círculos do diagrama ao lado, de forma que a soma das idades nos quatro vértices do quadrado é igual à soma das idades nos quatro círculos alinhados na horizontal. Qual é essa soma?

(A) 13 (B) 17 (C) 26 (D) 32 (E) Há mais de um valor possível. 20. Maria coloca 4 litros de água no vaso I, 3 litros de água no vaso II e 4 litros de água no vaso III, representados ao lado. Vistos de frente, esses três vasos parecem ter o mesmo tamanho. Qual das imagens a seguir pode representar os três vasos, quando vistos de cima?

5 pontos

21. No interior do quadrado cinza há três quadrados brancos e os números dentro deles indicam suas áreas. Os quadrados brancos têm lados paralelos aos lados do quadrado cinza. Se a área do quadrado cinza é 81, qual é a área da região cinza não coberta pelos quadrados brancos?

(A) 25 (B) 43 (C) 52 (D) 68 (E) 81

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C)

(5)

KSF BRASIL – PROVA NÍVEL B – 2020 – SEGUNDA APLICAÇÃO – DIREITOS RESERVADOS 5 22. Joãozinho fez um construção com cubinhos de

madeira de mesmo tamanho, com as três vistas ao lado, usando a maior quantidade possível de cubinhos. Ana, irmã de João, quer retirar todos os cubinhos que ela puder, sem modificar essas três vistas. No máximo, quantos cubinhos ela poderá retirar?

(A) nenhum (B) 12 (C) 18 (D) 22 (E) 34 23. Um painel é composto por 4 círculos. Quando Lucy toca um círculo,

esse círculo e os outros que encostam nesse círculo mudam sua cor de branco para preto ou de preto para branco, como mostrado na figura. Começando com todos os círculos brancos, pelo menos quantos círculos Lucy deve tocar, um após o outro, para que todos os círculos fiquem pretos?

(A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) mais de 5

24. Qual conjunto de pesos abaixo equilibra a terceira balança, na fi-gura ao lado?

25. Dez pessoas pedem um sorvete para cada uma. Elas pedem quatro sorvetes de baunilha, três de chocolate, dois de limão e um de manga. Como cobertura, elas pedem quatro guarda-chuvas, três cerejas, dois wafers e uma pastilha de chocolate, uma cobertura para cada sorvete. Como elas não querem dois sorvetes iguais, qual das combinações a seguir é possível?

(A) Chocolate e pastilha de chocolate. (B) Manga e cereja. (C) Limão e wafer. (D) Manga e wafer. (E) Limão e cereja.

26. Dizemos que um número de três algarismos é equilibrado se o algarismo do meio é a média arit-mética dos outros dois algarismos. Quantos números equilibrados são divisíveis por 18?

(A) 2 (B) 3 (C) 6 (D) 9 (E) 18

(A) (B) (C)

(6)

KSF BRASIL – PROVA NÍVEL B – 2020 – SEGUNDA APLICAÇÃO – DIREITOS RESERVADOS 6 27. Janaína comprou três brinquedos, gastando todo seu dinheiro. Pelo primeiro ela pagou metade do dinheiro que tinha mais um real, pelo segundo ela pagou metade do que sobrou mais dois reais e pelo terceiro ela pagou metade do que tinha restado mais três reais. Quanto dinheiro ela possuía?

(A) 34 reais (B) 36 reais (C) 45 reais (D) 65 reais (E) 100 reais 28. Dirce construiu a escultura ao lado colando caixas cúbicas de meio

metro de lado. Depois ela pintou a escultura menos a base de apoio da escultura, com uma tinta especial vendida em latas. Cada lata permite pintar 4 metros quadrados de superfície. Quantas latas de tinta ela pre-cisou comprar?

(A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) 7

29. Vânia tem uma folha de papel dividida em nove quadra-dos iguais. Ela quer dobrar a folha como indicado na figura, inicialmente com dobras horizontais e depois com dobras verticais, até deixar o quadrado colorido no topo das

cama-das. Vânia quer escrever os números de 1 a 9, um em cada quadrado, de modo que esses números estejam em ordem crescente, começando com o número 1 no topo, de-pois de feitas as dobras acima. Na folha aberta, indicada ao lado, quais números ela deve escrever no lugar de a, b e c?

(A) a 9,b 5,c 3 (B) a 4,b 6,c 8 (C) a 7,b 5,c 3 (D) a 3,b 5,c 7 (E) a 6,b 4,c 7

30. A figura mostra um mapa com algumas ilhas e como elas estão co-nectadas por pontes. Um navegador deseja passar por cada uma das ilhas exatamente uma vez. Ele começou pela ilha Cang e deseja termi-nar na ilha Uru. Ele acaba de chegar na ilha preta no centro do mapa. Em qual direção ele deve ir agora para ser capaz de completar a sua rota?

(A) Para o Norte. (B) Para o Leste. (C) Para o Sul. (D) Para o Oeste. (E) Há mais de uma escolha possível.

Referências

Documentos relacionados

Art. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. São lícitas,

obediência, em grego hypakoe , e cinco vezes o verbo obedecer. A palavra é formada da palavra akoe , que significa audição, escuta, atenção, como em latim oboedire, obedecer,

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

b) ACRESCENTE 36 unidades de milhar, 90 dezenas e 5 unidades ao número que corresponde à capacidade de pessoas desse estádio. Observe os calendários a seguir. a)

E perceberás, então, como o Cristo fustigado na cruz, que os teus mais acirrados perseguidores são apenas crianças de curto entendimento e de

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

A Bíblia diz que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” A Bíblia diz que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”

Na concorrência entre os fornecedores de TI para a atualização da infraestrutura da Ibiuna Investimentos, a Planus se destacou não só pela proposta mais completa, mas pela