• Nenhum resultado encontrado

Cozinheiros Que Buscam o Prazer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cozinheiros Que Buscam o Prazer"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Cozinheiros Que Buscam o Prazer

Estudo Internacional da Hotpoint Revela Que a Cozinha Está a Ser

Crescentemente Encarada Como uma Forma de Auto Expressão

Abril 2016 – Para assinalar o lançamento das suas novas gamas de cozinhas de encastre, a Hotpoint apresenta as conclusões de um estudo que explora o papel da cozinha no século 21: ‘Hotpoint Taste Exploration Survey 2016’. Esta pesquisa revela como a confecção de alimentos está cada vez mais associada à procura do prazer. No survey internacional foram entrevistados 3000 cozinheiros, em Itália, França, Reino Unido, Turquia e Rússia1. Os resultados apontam que, para além do

papel tradicional e essencial de suportar a vida da família, a preparação de alimentos é valorizada como uma forma de autoexpressão e está intrinsecamente ligada ao prazer e ao lazer. Cozinhar é, cada vez mais, uma aventura que vai para além da cozinha e torna-se agora numa procura de inspiração, novas receitas, compra de ingredientes e assume um papel fundamental na adopção de estilos de vida mais saudáveis.

“O nosso gosto e a nossa comida diz muito sobre nós- define a nossa atitude perante a vida, o nosso estilo e os nossos valores” afirma Massimiliano Fugini, Head of Hotpoint Brand Activities da Whirlpool EMEA. “Com esta nova investigação estamos a verificar que as escolhas alimentares que fazemos refletem o que somos, traduzem o nosso respeito pelo ambiente, o nosso apreço pelas tradições, o que queremos para os que amamos e definem o papel do prazer nas nossas vidas. Mesmo vivendo vidas agitadas, com cada vez mais coisas que tomam o nosso tempo, conseguimos arranjar tempo para apreciar a comida. Na Hotpoint sempre considerámos a tecnologia e a inovação como factores de suporte para valorizar e cuidar da família, mas também como uma forma de proporcionar às pessoas um meio de aumentar a sua qualidade de vida. O que descobrimos ser valorizado e desejado, neste estudo, reflecte a essência da nossa primeiríssima coleção de electrodomésticos de encastre. Ao proporcionarmos aos consumidores                                                                                                                          

1 Hotpoint Taste Exploration Survey 2016: Estudo conduzido entre Janeiro e Fevereiro de 2016. Uma

(2)

novas funcionalidades, controlo rigoroso e flexibilidade incrível, estamos a libertar a sua criatividade e a permitir que deixem, verdadeiramente, a sua marca pessoal”. Cozinhar para os outros, cozinhar para mim

Para muitos, cozinhar significa sempre cuidar. Contudo, para além da sua função tradicional, cozinhar tem muito a ver com personalidade e criatividade. Quando questionamos o que representa cozinhar, 40% dos entrevistados pela Hotpoint referem que é uma forma de cuidar da família e amigos. Não obstante, e surpreendentemente, cerca de um terço dos inquiridos afirmam que cozinhar é uma forma de se expressarem. Esta expressão pode assumir diversas formas – desde dar aos pratos um toque pessoal, tentar novos ingredientes, receitas ou métodos de cozinha, encontrar mais tempo para a fase de preparação ou usar funcionalidades diferentes nos seus electrodomésticos.

Este desejo varia consoante o país, com 37% de italianos e 43% dos turcos a afirmarem que expressam a sua personalidade na cozinha, em comparação com apenas 21% dos inquiridos no Reino Unido. No total, um quinto dos entrevistados em todos os países - e um quarto dos italianos – definem a actividade de cozinhar como lazer ou hobby.

Este conceito de cozinha como lazer começa a ultrapassar os aspectos mais básicos da refeição, com apenas 11% de italianos e 18% de franceses a associarem, em primeiro lugar, o acto de cozinhar como uma necessidade de sobrevivência – embora neste ponto se registe um contraste significativo no Reino Unido e na Rússia – com 33% dos entrevistados das Terras de Sua Majestade a afirmarem que cozinhar é uma necessidade, enquanto 46% dos russos assumem esta necessidade como a sua principal associação à cozinha.

O aumento da procura do prazer

Quando pedimos às pessoas para descrevem os seus hábitos de cozinha, a maioria divide-se em dois grupos – os que procuram o prazer (23%), que acham que cozinhar e comer são sinónimos de prazer – e os tradicionalistas, que encaram a cozinha de uma forma mais pragmática e gostam de cozinhar os pratos favoritos da família e revisitam, constantemente, as receitas tradicionais (22%). Mais do que qualquer outro grupo, os que procuram o prazer provaram ser constantes em todas as nacionalidades, género e origem sociodemográfica, embora as formas de

(3)

definição do prazer variem enormemente, abrangendo a autoexpressão, o cuidar dos outros e o desfrute fundamental de uma alimentação de qualidade e saudável. Esta procura do prazer reflecte-se nas suas escolhas de electrodomésticos, com a preferência para funções que estimulem a criatividade e permitam desfrutar do processo de preparação da comida - em contraste, os tradicionalistas valorizam equipamentos que ofereçam o controlo necessário para criar, de forma consistente, os seus pratos favoritos.

Ao analisar os diversos países, o estudo encontrou variações: os italianos demonstraram ser, maioritariamente, os que buscam o prazer, enquanto os franceses confiam nas receitas tradicionais, ligadas à gastronomia local.

Ao longo destes grupos principais, o terceiro factor mais popular para definir a cozinha, em todos os países, foi a saúde, com 15% dos inquiridos a assumirem que procuram formas de cozinhar que ajudem a manter um estilo de vida mais saudável e um maior bem-estar, a suportarem valores como o vegetarianismo, redução do consumo de carne ou preservação dos nutrientes dos alimentos. Este grupo reflete sensibilização e valorização crescentes da alimentação saudável.

(4)

Quando os indivíduos descrevem os valores que caraterizam a sua forma de cozinhar, 36% dos inquiridos concordam que cozinhar proporciona a satisfação de estarem a fazer o seu melhor para a sua família e crianças. Contudo, acima e abaixo deste tradicional papel de cuidar e sustentar, o estudo revela uma abordagem aventureira, com 38% a responder que gostam imenso de experimentar novos pratos, produtos e receitas. Mas existem barreiras claras à criatividade – um quarto das pessoas afirma que enquanto cozinham, no dia-a-dia, gostavam de ter imaginação para variar mais os seus menus. A situação ideal para muitos dos entrevistados seria ter ajuda ou alguém que os ensinasse na cozinha, para poderem atingir melhores resultados, pessoalmente.

A conveniência é também desejada, com muitos inquiridos a excluírem-se pela necessidade de arrumar e limpar, depois de cozinhar, com 24% a afirmar que experimentaria mais se não tivessem que desempenhar esta impopular tarefa. O Prazer da preparação

Quando foram questionados sobre quais os aspectos da preparação de refeições mais agradáveis, a maioria dos inquiridos (38%) considera que as fases de preparação dos cozinhados que lhes trazem maior prazer são as actividades mais orientadas para o estilo de vida, como procurar receitas, comprar os ingredientes correctos e mesmo escolher o vinho mais adequado. O segundo passo mais popular (23%) é a preparação das primeiras fases da refeição – tarefas de cortar, dividir e misturar – com apenas 15% a destacarem esta fase como a sua favorita, indicando que os aspectos técnicos e métodos correctos, temperaturas e tempos podem ser as áreas onde necessitam de maior ajuda. Como noutras partes do estudo, esta questão revela inputs nacionais fascinantes: na Turquia a fase mais popular da cozinha é servir a comida, bem como a decoração do prato e da mesa, um factor que não surpreende, dado que 42% dos turcos associa a refeição com a família e amigos.

O que os cozinheiros de hoje requerem dos electrodomésticos

A pesquisa também explorou o que os consumidores requerem dos electrodomésticos. Naturalmente, quando questionados sobre quais as maiores expectativas sobre um equipamento de cozinha, a durabilidade foi a resposta principal, vista como essencial por cerca de 70% dos inquiridos. A performance classificou-se em segundo lugar, com 66% das respostas. Sobre outros factores

(5)

essenciais que desejam ver nos electrodomésticos 36% referiram um desempenho fiável para atingir resultados consistentes, 26% preferem que um electrodoméstico proporcione total controlo de utilização e 26% querem a capacidade de preservar o valor nutricional dos alimentos, durante a sua confecção.

Outra prova adicional da importância crescente da autoexpressão e criatividade foi facultada por cerca de um quinto dos entrevistados, que valorizam electrodomésticos com flexibilidade suficiente para permitir maior experimentação na cozinha e que disponibilizem uma variedade de funções que aumentem o prazer de cozinhar.

Desejo cruzado com design – A nova coleção de encastre da Hotpoint A gama de encastráveis da Hotpoint foi inteiramente concebida para os estilos de vida actuais. O conjunto coordenado de electrodomésticos integra novos fornos, fornos a vapor, fornos micro-ondas, placas a gás e de indução, uma nova máquina de café, frigoríficos, arcas congeladoras e máquinas de loiça.

“A nossa nova linha de electrodomésticos permite a versatilidade, funcionalidade e o excelente desempenho que os actuais utilizadores exigem”, acrescenta Massimiliano Fugini, Head of Hotpoint Brand Activities da Whirlpool EMEA. “A nossa filosofia de design também responde aos desejos de uma experiência mais agradável, com o aspecto elegante e comodidade de utilização. Proporcionam um desempenho fiável para resultados consistentemente brilhantes e, para além disso,

(6)

permitem outros recursos como a funcionalidade Multirecipes dos novos fornos, que automatiza o processo de cozinhar e actua como um assistente de cozinha. Com capacidade para estimular o prazer e fazer muito mais, pode agora libertar a sua total criatividade”.

Os novos electrodomésticos Hotpoint, com funções melhoradas e um desempenho extraordinário, apresentam um autêntico design que complementa até a cozinha com mais estilo. Para mais informações sobre a nova gama de encastre da

Hotpoint, visite www.hotpoint.pt.

***

 

Sobre  a  Whirlpool  Corporation:  

Whirlpool   Corporation   (NYSE:   WHR)   é   a   maior   produtora   do   mundo   de   grandes   electrodomésticos,   com   cerca   de   21   mil   milhões  de  USD  de  vendas  anuais,  97  000  empregados  e  70  centros  de  produção  e  desenvolvimento  tecnológico,  em  2015.  A   empresa   comercializa   as   marcas   Whirlpool,   KitchenAid,   Maytag,   Consul,   Brastemp,   Amana,   Bauknecht,   Jenn-­‐Air,   Indesit,   Hotpoint  e  outras,  em  quase  todos  os  países  do  mundo.  Com  mais  de  24  000  empregados,  presença  de  mercado  em  mais  de   30  países  da  Europa,  Médio  Oriente  e  África  e  centros  de  produção  em  oito  países,  a  Whirlpool  Europe,  Middle  East  &  Africa   (EMEA)  é  uma  subsidiária  totalmente  detida  pela  Whirlpool  Corporation.  O  seu  Centro  de  Operações  Europeu  está  localizado   em   Comerio,   Itália.   Informação   adicional   sobre   a   empresa   pode   ser   consultada   em   WhirlpoolCorp.com   ou   no   Twitter   em   @WhirlpoolCorp.  

   

Para  mais  informações  por  favor  contacte:     LisbonCommunicationOffice

Ana Paula Salgueiro

TM: + 351 93 396 64 29

apsalgueiro@lisboncommunicationoffice.com

 

LisbonCommunicationOffice

Sofia Merlini

TM: + 351 93 303 93 93

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Analisando essa questão, Rieder (2012) esclarece que o software deixa de ser pensado apenas como uma acumulação de dados para ser um sistema social, fazendo com que as associações

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de