• Nenhum resultado encontrado

Veja todas as novidades em.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Veja todas as novidades em."

Copied!
46
0
0

Texto

(1)
(2)

Introdução

01 Introdução 02 Pele Primer 03 Base 04 Corretivo 06 Delineador 08 10 Sobrancelha 12 Lápis de olho 14 Contorno e iluminador 16 Máscara de cílios 18 Blush 21 Batom 22 Maquiagem dia 24 Kit básico 26 Pincéis 28 Esponjas 32 Demaquilante 33 Máscara Caseira 34

Cuidados com a pele 36

Lavando pincéis 37

Maquiagem noite 38

Cílios postiços 42

Kit avançado 43

(3)

Introdução

02

Seja muito bem-vinda!

Eu sou Juliana Goes, jornalista, apresentadora, formada também em cinema, e minha paixão, sempre foi o universo feminino, a maquiagem e a beleza.

Ao longo de quase cinco anos, vim gravando vídeos e compartilhando dicas de beleza e maquiagem pela internet. Tudo isso foi crescendo e, por isso, resolvi fazer esse curso, para que ele fosse acessível,

independentemente de onde você estiver, que você possa aprender a valorizar ainda mais sua beleza natural.

Aqui, veremos todos os assuntos, desde o básico até o mais avançado, com passo a passos didáticos, para que aquilo que parecia tão

complicado, se torne possível para você.

A maquiagem não é simplesmente uma vaidade, além de valorizar sua beleza, ela eleva a autoestima e quando você aprende a se maquiar sozinha, se sente mais confiante. Por isso, quero convidar você a fazer esse curso, tenho certeza de que se sentindo mais capaz, melhorando aquilo que você já sabe, sua satisfação aumentará e com isso vem uma dose extra de felicidade e realização.

Essa é minha missão, te mostrar os caminhos para que se sinta ainda mais linda e ainda mais feliz você mesma. Seja bem-vinda ao nosso curso!

(4)
(5)

Pele Primer

03

Ainda pouco conhecido e utilizado, o primer é uma pré-maquiagem. Uti- lizado para disfarçar os poros, as linhas finas, uniformizar a pela e ajudar na fixação da maquiagem, o primer possui alguns tipos que funcionam melhor em cada tipo de pele:

• Cor da pele: disfarça os póros

e têm uma consistência mais durinha. Indicado para as peles oleosas e mistas, nas quais os póros aparecem mais.

• Cremosos: Bom para todos

os tipos de pele e com fácil aplicação.

• Em gel: Têm uma base

siliconada e, por isso, não é indicado para peles oleosas.

• Para olhos: coloração cor

da pele ou brancos e têm a função de ajudar a fixar a sombra, ou no caso dos últimos, intensificar a cor. • HD: têm um pouco das

funções de todos. Disfarça os póros, as linhas finas e ajuda a fixar a maquiagem. Tem disfarce ótico, que faz com que quando bata luz no rosto, partículas de brilho, quase invisíveis, refletem essa luminosidade e deixama pele uniforme.

Aplicação: utilize os dedos para espalhar o produto. Inicie por onde seus póros são mais visíveis, normalmente na Zona T ( testa, nariz e queixo) e depois estenda a aplicação para todo o rosto. Caso o seu primer esfarele ao passar, espalhe-o com leves batidinhas pelo rosto.

(6)

Base

04

Uma pele bem feita já faz toda a diferença na sua maquiagem. A base é um dos elementos utilizados para isso. Assim como o primer, a base também depende do seu tipo de pele ou da época da sua vida:

• Peles oleosas: bases livres de

óleo;

• Peles secas: bases com fator

hidratante;

• Peles adolescentes: bases

com ácido salicílico, que não obstruem os poros e têm tratamento antiacne e antioleosidade;

• Peles maduras: bases com

ativos antiidade, que

retardam o envelhecimento, cuidam e nutrem a pele.

Além do tipo de pele, outro fator importante na escolha da base é a sua textura. As principais são:

• Mousse • Cremosas

• Líquidas • Em pó Aplicações:

• Com os dedos: o calor do corpo ajuda na aplicação de produtos como a base e o corretivo. Espalhe a base de dentro para fora, iniciando pela Zona T. Ao passá-la na região das olheiras, você neutraliza o tom e diminui o uso do corretivo. Uma dica é colocar um pouco de produto na mão e espalha-lo aos poucos no rosto.

(7)

Base

05

• Com pincel: espalhe a base em movimentos circulares e ascendentes. Não esqueça de aplicar, também, no pescoço. Se for preciso mais

cobertura, espere a primeira camada secar e aplique novamente onde for necessário.

O tom

Para identificar qual tom fica melhor em seu rosto, aplique uma

pequena quantidade do produto na região inferior do rosto, próximo ao pescoço. O seu tom será aquele que der equilíbrio de cor entre seu rosto e o resto de seu corpo.

Existem, também, as variações dos tons, os chamados sub-tons, que podem ser rosadas ou amareladas. Para saber seu sub-tom, basta observar suas veias: se elas forem esverdeadas, será o amarelado; se forem azuladas, rosado. A maioria das brasileiras têm as veias esverdeadas e, assim, suas bases possuem um fundo amarelado.

Dica da Ju – BB Cream

Além das bases, hoje em dia existem também os chamados BB Creams (Beauty Balm), que são produtos multifuncionais que além do efeito de base, oferecem benefícios cosméticos como: proteção solar, disfarce de linhas finas e póros, efeito antioxidante e clareador de manchas. O melhor é que não é necessário utilizar nenhum outro produtor junto com o BB Cream.

(8)

Corretivo

06

As funções do corretivo vão muito além da já conhecida correção das olheiras. Com ele, é possível suavizar manchas, espinhas, além de sinais de idade. Assim como as bases, os corretivos possuem diversos tipos e texturas, sendo os principais:

• Corretivos iluminadores: geralmente se apresentam em formato de

caneta. Além da região da olheira, também pode ser aplicado nas têmporas. Não possui uma grande cobertura, sendo mais utilizado para criar um aspecto saudável à pele.

• Em bastão: são cremosos e compactos. Por esse motivo, é menos

indicado a quem tem a pele oleosa, pois tem mais possibilidade de derreter e acumular produto em determinadas áreas do rosto.

• Bisnaga: São mais líquidos ou cremosos. Os corretivos líquidos, com

finalização seca, são os mais indicados para as peles oleosas.

Corretivos coloridos:

• Salmão ou laranja: indicado

para as olheiras e manchas amarronzadas.

• Amarelos: indicado para

olheiras de tom arroxeado.

• Verde: indicado para a

cobertura das espinhas.

• Vermelho: para vitiligo e

manchas brancas.

Aplicação: os corretivos coloridos, devem ser aplicados antes de tudo. A ordem seria: corretivos coloridos – base – corretivo do seu tom de pele.

(9)

07

Corretivo

Corretivos de cor natural:

O corretivos de cor natural devem ser sempre do tom da sua pele, ou, no máximo, um tom mais claro. Em alguns casos, pode ser necessário a mistura de dois tons para chegar mais próximo a sua cor.

A aplicação com os dedos ajuda na fixação do produto e a dar um

aspecto mais natural. Procure passá-lo na região abaixo dos olhos e no cantinho interno do olho, espalhando-o com leves batidinhas para que o produto fique concentrado no local que você deseja cobrir.

Outra opção de aplicação são os pincéis, pequenos e mais durinhos, parecidos com os de base.

Além dessas duas maneiras, existem, também, as esponjinhas, com as quais a aplicação também deve ser feita com pequenas batidinhas.

(10)

08

Delineador

A precisão é muito importante para a aplicação do delineador, e, para isso, é preciso prática. Mas existem algumas dicas para facilitar esse processo. Uma delas é aplicá-lo com pequenos traços, aos poucos, para que, ao final, o risco fique mais reto.

O delineador pode ser encontrado em diferentes formatos:

• Em potinhos: – são os mais

tradicionais. São mais líquidos e, por isso, com uma aplicação mais difícil;

• Em caneta: parecidos com

canetas comuns, de escrever, possuem versões com pontas mais ou menos finas, o que dá mais precisão na hora de aplicar;

• Em gel: – um dos mais

uti-lizados hoje em dia por não borrar, ter uma maior durabi- lidade e uma cor mais inten- sa. Para sua aplicação, você precisa de um pincel; alguns já vem com seu pincel aplicador, mas o interessante é que ele seja o mais fino possível.

Aplicação: Como comentado no início, para facilitar a aplicação, faça

pequenos traços, grudados uns nos outros, até formar um risco, bem próximo à raiz dos cílios. O interessante é iniciar do meio para o final, para que não acumule muito produtor no canto interno do olho

(11)

09

Delineador

Truque do “puxadinho”: Preste atenção à linha dos seus cílios inferiores: se ela continuasse em direção ao alto do seu rosto, por onde iria?

Coloque o pincel nesse “caminho imaginário”, veja qual a direção fica

melhor e desenhe um traço, com o mesmo pincel usado para a aplicação na pálpebra.

Feito isso, puxe um outro traço a partir da ponta do primeiro até o risco que você já havia feito e preencha para finalizar o puxadinho.

(12)

10

O pó tem a função de matificar a pele, além de ajudar a segurar a base e o corretivo. Seus principais tipos são:

• Com filtro solar: ótimos para o dia a dia, pois possuem proteção solar; • Bronzer: mais escuros, com tons mais amarronzados, também

existem os mais cintilantes e dão um aspecto “bronzeado” à pele;

• Translúcidos: são branquinhos quando os vemos no pote, mas na pele

produzem um efeito transparente. Servem para todos os tipos e tons de pele;

• Soltos, com cor: uma variação dos translúcidos, os pós soltos

apresentam tons diferentes, mas são mais finos e, por isso, bons para assentar o corretivo;

• Coloridos: quando misturados, possuem o mesmo efeito que o pó

translúcido. Quando utilizados separados, auxiliam no disfarce produzido pelo corretivo colorido;

• Pó-base: por ter também a função de base, possuem uma cobertura

mais intensa.

(13)

11

Aplicação

Tom natural: quando aplicamos o pó com o pincel, temos um resultado mais natural do que quando o fazemos com as esponjinhas. Existem duas possíveis maneiras de aplicar o produto, dependendo do resultado que desejamos obter: quando queremos matificar bem a pele, damos batidinhas com o pincel na pele, depositando o produto ao longo do rosto; quando

queremos um efeito menos opaco, espalhamos o produto com

movimentos circulares e a mão mais leve.

Pó Bronzer: Com pincel de blush, aplicar no alto da testa, alto do nariz, lateral do rosto e abaixo das maçãs do rosto. Para identificar o lugar exato dessa última, o truque da “boquinha de peixe” é um

(14)

Sobrancelha

12

A sobrancelha é a moldura do nosso rosto, mas algumas vezes ela

possui falhas ou são muito finas. Tudo isso é passível de correção com a maquiagem.

Hoje em dia, já existem duos de sombras específicos para o preenchimento de sobrancelhas. Existem, também, os lápis,

normalmente de cor universal – um marrom acinzentado que serve para praticamente todas as pessoas. Mas esses possuem cera, o que pode vir a entopir os póros e, para quem já tem falhas, pode agravá-las.

Uma dica para o cuidado com a sobrancelha é: toda noite, antes de dormir e depois de já estar com a pele limpa, pentear toda a

sobrancelha, com o auxílio de um pincel específico ou uma escova de dente, e depois fazer um “vai e vem”. Assim, você estimula a circulação e consegue até que alguns pelos que não apareciam, voltem a crescer.

(15)

Sobrancelha

13

Aplicação: Primeiramente, contornar toda a volta da sobrancelha, na base e em cima, com um lápis bege ou branco. Para saber o local certo do inicio da sobrancelha, coloque o lápis encostado no nariz, de forma que ele passe pelo canto interno do seu olho; o início de sua sobrancelha deve ser na altura que o lápis passa. Quanto ao final, encoste o lápis na base do nariz e na ponta do nariz e observe onde a sobrancelha esbarra no lápis.

O melhor pincel para o preenchimento com sombra é o chanfrado. Deve- se começar com a sombra mais clara em toda a base da sobrancelha, e depois, com o que já se tem de sombra no pincel, espalhar para o resto da sobrancelha, preenchendo na direção dos pelos.

Se alguma falha ainda estiver aparente, utilize o tom mais escuro da sombra e pressione o pincel em cima da região que não tem pelo.

Por último, espalhe o bege que ficou em volta, com um pincel de corretivo, para que ele ajude a iluminar a região, destacando o desenho da sua

(16)

Lápis de olho

14

O lápis de olho foi usado por muito tempo somente para o contorno e para delinear e valorizar a região dos olhos. Hoje, servem também para preparar a pálpebra, como os lápis brancos que podem ser usados por baixo da sombra para intensificar a cor, ou o lápis preto, mais mole, para intensificar a sombra de mesma cor.

Aplicação: Existem duas maneiras básicas de aplicar o lápis de olho: com o pincel, produzindo um delineado, ou com o lápis direto no olho:

Com pincel: Passe o pincel chanfrado na ponta do lápis de olho – dê preferência aos mais macios – e comece o traçado pelo canto externo do olho, bem próximo à raiz dos cílios. Faça um primeiro traço com o que se tem no pincel e, depois, para reforçar a cor, repita-o. Essa opção deixa o traçado mais suave.

Com o lápis: O processo é

praticamente o mesmo. Faça um traço bem próximo à raiz dos cílios, mas não o leve até o final do olho. Assim, você terá um efeito de um olhar mais levantado. Depois da aplicação direta, esfume o traço com o pincel chanfrado. Essa opção deixa o traçado mais marcado e escuro.

Esses processos podem, também, ser aplicados nos cílios inferiores. Linha D’agua: é o que falamos de “passar lápis dentro do olho”.

(17)

Lápis de olho

15

Existem duas opções:

Olhos pequenos: lápis bege ou branco. Essas cores produzem um efeito que faz com que o olho pareça mais aberto e maior. Também é uma boa tática Olhos grandes: o lápis preto produz o efeito oposto aos lápis claros; deixa com que o olho pareça menor e, por isso, é indicado para quem tem

o olho maior.

Dica para que o lápis na linha d’agua dure mais: passar por dentro dos cílios superiores. Assim, quando você pisca, ele “carimba” o inferior, fazen- do com que dure mais

Dica da Ju – limpeza

Toda vez que você for usar seu lápis de olho, aponte-o ou limpe-o com um lenço de papel pois, naturalmente, quando aplicamos o lápis nos olhos, fica uma certa umidade o que pode facilitar a pro- liferação de fungos, prejudicando a saúde dos seus olhos.

(18)

Contorno e iluminador

16

Nosso rosto, naturalmente, possui alguns contornos que acabam sumindo com a uniformidade que a base proporciona. Mas podemos refazê-los com a maquiagem, criando novamente as zonas de luz e sombra naturais.

Existem duas maneiras para fazermos esses contornos: com pó – hoje já existem duos com os quais também temos a parte mais clara para fazer a iluminação - ou com os corretivos, bases ou pós convencionais com tonalidades diferentes. Procure utilizar, em média, três tons mais escuros que sua pele para fazer os contornos.

Aplicação: E quais seriam os locais ideais para esses contornos? Veja aqui:

Abaixo da Maçã do rosto: para encontrar o ponto certo, faça a famosa “boquinha de peixe” e marque o sulco que forma, mantendo a linha paralela ao maxilar.

(19)

Contorno e iluminador

17

Alto da testa: marque todo o alto da testa

Abaixo dos lábios

Nariz: para afinar, marque a lateral do nariz até a sobrancelha.

Abaixo da linha do maxilar Espalhe com o pincel. No nariz, utilize um pincel menos ou o pincel “esmagado”, apertado nas cerdas com os dedos.

Já os pontos de iluminação, que podem ser feitos com o tom mais claro e iluminado do pó, do corretivo, ou com os iluminadores líquidos, são esses: • Temporas – na região mais

próxima, que contorna os olhos • Alto do nariz

• Alto dos lábios

• Queixo

• Acima do arco da sobrancelha • Meio da testa, na região mais

próxima ao nariz e espalhe com dedos ou pincel.

Para finalizar, utilizando o pincel e o iluminador compacto, aplique-o na região abaixo da sobrancelha e no canto interno do olho.

(20)

Máscara de cílios

18

A máscara de cílios é um dos elementos que, mesmo sozinha, já dá um grande diferencial ao seu visual. Ela faz com os cílios fiquem mais volumosos e alongados, realçando o olhar. O grande diferencial entre os tipos de máscara é o tipo de aplicador, cada um com uma função diferente:

Duo: dois lados; branquinho – pré rímel que cria uma camada nos seus cílios, o que adiciona mais volume quando se passa a segunda etapa, que é o preto.

Curvadora: tem o aplicador curvado.

Separados: para cílios bem

separados, os aplicadores têm as cerdas também afastadas e mais firmes. Geralmente os aplicadores que separam os cílios também alonga-os.

Extra Volume: possui muitas cerdas, bem juntas.

(21)

Máscara de cílios

19

Curvex:

O curvex ajuda a dar forma aos cílios. Para isso, com ele aberto,

posicione os cílios entre as partes e feche devagar, até sentir que não está pegando a pálpebra; aperte por algumas vezes e depois segure por um tempo. Utilize-o sempre antes da máscara, para não correr o risco de quebrar nenhum cílio.

Aplicação da máscara:

É interessante que você tenha um espelho pequeno, podendo ser de um pó, por exemplo, para posicioná-lo abaixo do seu rosto. Assim, você encontrará com mais facilidade a raiz dos seus cílios. Feito isso, a partir dela, faça um movimento de rolamento com o aplicador, em todos os cílios. Outra maneira de aplicar é fazendo “tufinhos” com a ponta do aplicador, o que dá um efeito de cílios postiços.

(22)

Máscara de cílios

20

Dicas:

Não faça o movimento de “vai e vem” com o aplicador de seu rímel, entrando e saindo do tubo. Isso adiciona ar à

embalagem, o que leva bactérias e resseca com mais facilidade sua máscara.

Para mais volume, aplicar com o pincel um pouco de pó solto nos cílios, até eles ficarem bem branquinhos. Por cima, passe mais uma camada de máscara de cílios, o que os deixarão maiores e mais cheios.

(23)

Blush

21

O blush tem o poder de criar um aspecto mais saudável e jovial e intensificar as nossas expressões. Possui diversos tons, desde o mais neutros, como os beges e os rosados, os mais democráticos, com fundo pêssego, até os mais fortes, como o bordô. Além das tonalidades, outro aspecto que diferencia o blush é sua textura, que pode se apresentar de forma compacta, em creme, liquido ou o HD.

Aplicação:

Para encontrar o local ideal para passar o blush, siga a seguinte dica: coloque sua mão de maneira que seu dedinho fique no nariz e seu dedão na orelha. Puxa o dedinho em direção a orelha: esse caminho é onde o blush deve ir. Deixe sempre dois dedos entre o nariz e o espaço que passará o blush.

(24)

22

Batom

O batom é um item que depende muito da sua personalidade. Eles possuem inúmeras cores e tonalidades, dentre elas os nudes, mais neutros, quase sem cor; os rosados, os mais clássicos; os escuros, mais fortes.

Para quebrar um pouco os tons nudes, existem as misturinhas. Tente aplicar um segundo batom, por exemplo, um tom mais rosado, por cima do nude e você terá uma nova cor.

Quando falamos sobre os batons escuros, vale a pena investir nos de longa duração. Normalmente são mais secos e por isso aderem melhor aos lábios. Muitos se apresentam no formato liquido e conforme secam, fixam-se aos lábios e duram horas.

Para um acabamento mais detalhado, procure fazer o contorno da boca com um pincel labial, que nunca seja mais escuro que o batom. Para

valorizar ainda mais esse contorno, com um corretivo, pinte toda a volta da boca usando um pincel.

Uma dica para dar mais volume: escolha um tom mais claro de batom e aplique-o no centro dos lábios.

Se você procura por um batom cor de boca ideal para você, observe a sua gengiva. A cor do seu batom deve ser a mais próxima a de sua gengiva.

(25)

Maquiagem dia

23

Agora é a hora de juntar um pouquinho de tudo o que aprendemos com várias técnicas vimos ao longo do curso, para montarmos uma maquiagem curinga para o dia.

O primeiro passo é a aplicação do primer para olhos. Ele tem a função de auxiliar na fixação da maquiagem, além de intensificar a cor. Espalhe em toda a sua pálpebra móvel, que fica na direção da bolinha do olho. É ela que, quando piscamos, movimenta-se. Essa aplicação pode ser feita com pincel ou com os dedos.

Para um olhar mais marcante, o côncavo não pode ser esquecido. Para isso, observe onde você tem a profundidade do seu olho. Posicione o pincel nesse local e marque-o. Depois, faça movimentos de vai e vem para espalhar bem a sombra aplicada. Lembre-se de sempre deixar um dedo de distância no início e no final de seu olho.

Com o restinho de sombra que está no pincel, passe na base de seus cílios inferiores, para que todo o olho fique em harmonia.

O próximo passo é aplicar a sombra mais clara. Com movimentos de leve pressão, deposite-a bem abaixo do côncavo, desde o cantinho interno até o final do olho.

(26)

Maquiagem dia

24

Com um pincel menor, ainda oval, com uma sombra mais escura, deposite-a no canto externo de seu olho, bem próximo a raiz de seus cílios, e com leves movimentos de pressão, vá aplicando a sombra ascendentemente. Depois, com o pincel já mais limpo, sem muita sombra, dê leves batidinhas na transição da sombra clara para a escura, misturando-as.

Com o restinho dessa sombra que ficou no pincel, faça o movimento como que com o delineador – se seus cílios inferiores continuassem, esse caminho é a linha que você deve traçar. Se você preferir, imagine um V lateral, faça um traço em

direção aos cílios inferiores e outro para o côncavo e preencha esse meio.

Se você gosta da linha marcada do delineador, agora é o

momento de aplicá-lo. Faça

pequenos tracinhos até formar a linha ao seu gosto.

Aplique o lápis de olho na linha d’agua, na cor da sua preferencia – bege ou preto.

O próximo passo é a máscara de cílios. Lembre de passá-lo desde a raiz dos seus cílios, fazendo movimentos de rolamento. Depois que a maquiagem está pronta, você pode retocar o corretivo na região dos olhos porque algumas vezes, quando aplicamos a sombra, ela cai,

(27)

Maquiagem dia

25

deposita-se na região dos olhos e acaba manchando nossa maquiagem. Para dar um aspecto mais iluminado, passe um pouco de corretivo também na região abaixo da sobrancelha.

Aplique um pouco de sombra em tom perolado, claro, nos cantos internos dos olhos para dar uma iluminada no olhar.

Após isso, você pode passar um pó, e como essa é uma maquiagem para o dia, dê preferencia aos com filtro solar. Também retoque o blush.

Para o batom, escolha os mais claros e neutros, como os rosados ou nudes. Se você achar seu batom muito “sem graça”, aplique, com os dedos, um pouco do seu blush favorito em toda a sua boca.

(28)

26

Kit básico

O que levar na nécessaire? Isso depende um pouco da sua personalidade,

mas aqui vai uma dica do que é essencial para que você esteja sempre preparada.

Filtro Solar: muito importante utilizar sempre o filtro solar, para manter sua saúde e beleza. Procure escolher um que seja específico para sua pele. Para peles oleosas, procure os com controle de oleosidade; para as peles secas, aqueles com fator hidratante. Quando você usa o filtro ideal, você também consegue que sua maquiagem dure mais.

Base em Pó: os multifuncionais ajudam na praticidade. Fazem o trabalho de dois elementos em um só. Muitos, também, possuem fator de proteção solar.

Corretivo: nãvo só para corrigir pequenas manchas, mas

também para dar uma iluminada, especialmente na área dos olhos.

Máscara de cílios: para dar uma realçada nos olhos.

Blush: interessante apostar nos neutros ou nos multifuncionais – que são, também, iluminadores.

(29)

27

Kit básico

Lápis de olho: procure ter os mais neutros – preto e marrom. Por serem básicos, facilitam o uso, inclusive podendo se tornar delineador ou até mesmo, com ele esfumado, dar um aspecto de sombra.

Batom: a coloração do

batom depende muito da sua personalidade. Mas, lembre- se: se apostar nos batons cor de boca, procure os tons mais próximos a cor da sua gengiva.

Sombra: procure as paletas com cores neutras, como o preto, o nude e o marrom. Lembre-se de ter cores que combinam entre si, para facilitar o seu uso.

(30)

28

Pincéis

Para sombras

O mais macios são para regiões maiores, como para aplicar

sombra na pálpebra móvel e para misturar as sombras.

Com angulo cortado, é mais indicado para espalhar sombra abaixo da sobrancelha. Os mais curtos, para detalhes mais

precisos, como aplicar a sombra mais escura na ponta do olho. E os ovais e com cerdas mais longas, para aplicar a sombra na pálpebra móvel.

Para detalhes

Menores e mais firmes: para detalhes mais marcados e precisos e iluminar o canto interno do olho.

Ovalado, redondos em todos os lados e mais firmes: bom para marcar o côncavo. É também chamado de pincel-lápis.

(31)

Pincéis

29

Ovalado, mais macio: bom para espalhar e misturar sombras. Também pode ser utilizado para aplicar o iluminador nas têmporas, no alto do nariz e no queixo.

Para sobrancelha:

Para o rosto:

Menores e mais firmes: para detalhes mais marcados e precisos e iluminar o canto interno do olho.

Para retirar excessos: tem um formato parecido com uma “vassorinha”.

Base: existem três opções:

• Tradicional: Mais firme, com um formato mais achatado. A aplicação com ele forma “rastros” conforme você aplica, então merece cuidado redobrado.

• Duo fibre: bem mole, parece ter duas alturas de cerdas e funciona bem com as bases mais liquidas.

• Kabuki: as versões mais achadas, bem gordinhas, são ótimas para base, pois tem facilidade para aplicação de todos os tipos de base.

(32)

Pincéis

30

Blush: mais finos, cortados na diagonal, servem também para fazer os contornos em seu rosto.

Variações:

Chanfrado: fino, com corte diagonal, serve para fazer delineado e corrigir falhas nas sobrancelhas.

Delineador: são os mais finos, e acabam sendo utilizados para aplicar os delineadores em gel

(33)

Pincéis

31

Pincel de sombra: parecido com uma espuminha, é bom para depositar a sombra na pálpebra

Pincéis achatados: são bons para detalhes precisos, como um traço mais definido.

(34)

esponjas

32

Esponjas: existem três versões básicas:

Circulares e achatadas

Triangulares

(35)

Demaquilante

33

Tão importante quanto saber colocar a maquiagem, é saber tirá-la corretamente. Aqui você encontrará algumas maneiras para

esse cuidado.

Tipos de Demaquilantes:

Em Creme: bons para as peles secas, pois eles tem fatores hidratantes

Liquido Micelar: normalmente acompanham água termal e são bons para peles sensíveis;

Lenços demaquilantes: limpam mais superficialmente.

Em Gel: são os mais modernos e ótimos para peles oleosas;

Bifásico: são os mais fortes, para maquiagens de longa duração ou à prova d’agua. Antes de usar, misture as duas partes do demaquilante.

Aplicação: Aplique um pouco do produto em um algodão e passe em todo seu rosto e olhos, com movimentos circulares e leves. Em locais mais delicados, como a base dos cílios, use um cotonete embebido no produto. Após essa demaquilagem, lave seu rosto e faça sua rotina normal de cuidados e limpeza da pele.

(36)

Máscara Caseira

34

Uma das fórmulas mais eficientes de máscara é a caseira. Aqui você encontra a receita de uma que pode ser usada semanalmente – nos casos de pele mais sensível, a cada 15 dias. Pode ser aplicada na face e nos lábios para uma renovação celular.

O que é necessário:

• Mel • Açucar (em casos de pele

mais resistente, mais oleosa, pode utilizar o açúcar

mascavo)

Como fazer:

Não existe uma medida certa. Coloque um pouco do açúcar e mel em uma tigela e misture bem. A consistência deve ser grossa, sem escorrer muito.

Como aplicar:

Pode aplicar diretamente na pele. Dê mais atenção aos locais da sua pele onde os poros são mais dilatados. Para espalhar a máscara, faça

movimentos circulares em todo seu rosto. Quando sua pele começar a ficar rosada é o momento de parar. Deixe agir por algum tempo. Aproveite e faça o mesmo processo nos lábios. Para lavar, utilize água fria ou morna.

(37)

Máscara Caseira

35

Argila

Com a argila, o interessante é escolher o tipo certo para sua pele. Veja abaixo qual a mais indicada para você:

• Argila Branca: é a mais indica para as peles sensíveis e que precisam de hidratação. Ela é rica em alumínio, possui poder de clareamento e cicatrização, além de revitalizar, suavizar e catalisar reações

metabólicas.

• Argila Verde: normalmente utilizada por quem tem a pele oleosa, pois controla essa oleosidade, além de esfoliar a pele e ajudar no combate a cravos e espinhas e atenuar manchas. Tem, também, ação secativa, cicatrizante, bactericida, desintoxicante e melhora a circulação periférica.

• Argila Vermelha: ótima para combater e evitar o envelhecimento por ser rica em cobre e óxido de ferro. Também possui ação secativa e regula a microcirculação cutânea.

• Argila Negra: é a que possui mais quantidade de enxofre e, por isso, a mais indicada a quem tem a pele oleosa. Limpa, desintoxica, renova e clareia a pele, além de ter ação antiinflamatória.

• Argila Dourada: indicada para peles cansadas e mais maduras. Melhora a circulação sanguínea, é tonificante e rejuvenescedora.

(38)

36

Cuidados com a pele

Os cuidados com a pele são fundamentais e devem ser feitos por toda vida. Alguns produtos básicos para essa rotina são:

• Sabonete

específico para o seu tipo de pele

• Tônico • Hidrante

Sempre que possível, compre produtos da mesma linha e marca pois os ativos, muitas vezes, se complementam, potencializando o efeito.

O que fazer:

Duas vezes ao dia – ao acordar e antes de dormir – faça sua rotina de cuidados. Lave seu rosto, com água fria ou morna. Aplique o tônico e o hidratante.

Complementos:

• Água termal: água purificada, com ativos minerais capazes de melhorar sua pele. Para quem tem alergia ou vermelhidão, ela é

indicada para acalmar a pele. Além disso, tem ativos antioxidantes, o que retarda o envelhecimento.

• Fluído ou sérum de vitamina C: tem poder de clarear a pele, hidrata, retarda o envelhecimento precoce, além de deixar a tonalidade mais uniforme. Indicada para pessoas de 20 a 40 anos.

(39)

37

Lavando pincéis

O uso, os resquícios de maquiagem, a umidade do rosto ou do

produto, tudo isso, além da sujeira, envolve fungos, bactérias, que são prejudiciais à saúde da pele. Para que isso não ocorra, o ideal é seus pinceis estejam sempre limpos e higienizados.

Para lavar seus pincéis:

Lave-os com shampoo de bebê, por ele conter um ph neutro, o que não estraga as cerdas dos seus pinceis.

Para lavar e higienizar seus pincéis:

Para uma limpeza mais completa, que ajuda a matar as possíveis

bactérias e fungos presentes no pincel, é o uso da clorexidina. Esse ativo é bactericida e vai esterilizar as cerdas de seus pinceis. Ela se apresenta em duas versões: com tensoativos, que produz espuma e você pode

lavar como com o shampoo; e a versão liquida, que você aplicar com o auxílio de um borrifador toda vez que terminar de usar seus pincéis. Se você usar com muita frequência, lave seus pinceis ao menos uma vez por mês, e se usa mais esporadicamente, a cada 45 dias.

Como lavar:

Coloque um pouco do produto na sua mão e esfregue seu pincel. Depois, coloque-o num tigelinha com água para verificar até quando ele ainda está sujo. Quando a água dessa tigela permanecer clara é sinal que você já os limpou bem. Feito isso, leve-os novamente à água corrente, esfregue levemente as cerdas, e deixo-os repousando, sempre na horizontal, deitados sob uma toalha, para secar,

(40)

Maquiagem noite

38

Chegou a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu nesse curso em uma maquiagem mais elaborada, para noite.

Iniciamos com o primer, que ajuda a disfarçar as linhas, os poros, o brilho, além de fixar melhor a maquiagem. Para esconder as olheiras, aplique o corretivo colorido abaixo dos olhos.

Depois dessa preparação da pele, aplique a sua base, com os dedos ou com o pincel, em todo o rosto. Não esqueça de passar, também, em cima do corretivo colorido, no pescoço e perto da raiz do cabelo. Uma dica para saber se sua base está certa, tire uma foto com flash; se seu rosto estiver muito esbranquiçado, aplique um pouco de pó bronzeador.

Com a pele pronta, passaremos para os olhos. Assim como

com a face, fazemos primeiro a preparação com o primer, nesse caso um específico para os olhos. Como também passamos sombra na base dos cílios inferiores, não esqueça do primer nessa região também.

(41)

Maquiagem noite

39

Agora, com um pincel-lápis marque o côncavo com um

marrom, e aplique os resquícios que permanecerem no pincel na base de seus cílios inferiores. Depois disso, escolha uma cor de tonalidade média, podendo

ser neutra ou mais colorida, e aplique na pálpebra móvel na direção da sua íris, a bolinha escura do seu olho. Faça o mesmo na raiz dos cílios inferiores.

Antes de aplicar a sombra mais clara, fique atenta à seguinte dica: se você tem os olhos separados, traga a sombra escura mais para dentro; se eles são juntos, prolongue mais a clara.

Assim, escolha um tom perolado, e com um pincel de detalhe macio, aplique-a no canto interno do olho e na região abaixo da sobrancelha. Depois, com um pincel de sombra normal, porém menor, aplique a sombra mais escura. Imagine o V lateral e trace esse caminho no canto externo do olho, misturando-a de leve com a sombra média, já aplicada. Faça o mesmo com a base dos cílios inferiores.

(42)

Maquiagem noite

40

Com a sombra aplicada, é hora do delineador. Lembre sempre de aplica- lo com pequenos traços, para que sua linha fique mais precisa.

O próximo passo é a sobrancelha. Com a sombra e o pincel chanfrado, preencha-a, corrigindo as falhas que possam existir.

Para dar forma aos seus cílios, molde-os com o curvex e logo após aplique a máscara, lembrando de fazer isso com movimentos de rolamento. Para abrir o olhar, passe o lápis bege na sua linha d’água. Para finalizar a região dos olhos, aplique o seu corretivo na tom natural.

(43)

Maquiagem noite

41

Se você gosta do preto mais marcado, continue com os seguintes passos:

• Escolha um pincel mais achatado, curto, para que o preto fique bem localizado.

• Aplique a maquiagem aos poucos, pois se exagerar, retirar a sombra preta é muito difícil.

• Marque o V, partindo da linha do delineador e encontrando com o côncavo. Depois, preencha esse espaço com a sombra preta e linha dos cílios inferiores.

• Com o pincel do côncavo, espalhe essa sombra para esfuma-la e deixa-la menos marcada.

• Aplique, por cima da sombra média, um pouco de brilho e faça o mesmo nos cílios inferiores, na mesma direção da pálpebra. • Esfume novamente.

• Reforce a máscara de cílios e aplique o lápis preto na linha d’agua • Aplique o corretivo nas áreas onde normalmente vai o iluminador –

queixo, alto do nariz, meio da testa e alto da sobrancelha. • Para matificar seu rosto, aplique o pó em todo o seu rosto.

• Faça os contornos – na lateral do nariz, abaixo dos lábios e na maçã do rosto

• Aplique o iluminador na região abaixo dos olhos, alto do nariz e alto da boca.

• Aplique o blush de sua preferência.

• Por último, o batom. Uma sugestão: aplique primeiro um tom nude e depois, por cima, uma tonalidade mais rosada, para dar uma cor.

(44)

42

Cílios postiços

Existem diversos tipos de cílios:

• Maiores, com corte em diagonal (começam curtos e alongando ao final);

• Mais clássicos: começam curtos, alongam no meio e terminam mais curtos;

• Tufinhos: são aplicados um a um e dão um efeito diferenciado; Os cílios podem, sim, ser reaproveitados. O truque é higienizá-los – assim como com os pinceis – antes de guardar.

Existem tipos diferentes, também, de cola. As brancas são mais práticas, já que as pretas, em muitos casos, podem manchar sua maquiagem.

Antes de aplicar, coloque o cílios próximo ao seu olho e observe se ele não vai além de seus cílios naturais. Se isso ocorrer, corte-o na ponta em que ele é mais longo, no comprimento ideal.

Aplicação: Passe a cola na base dos cílios postiços e aguarde entre 15 e 20 segundos. Com a ajuda de uma pinça, aplique-o bem próximo a base dos seus próprios cílios e empurre-os contra a sua pálpebra.

Depois de colado, você pode tanto usar o curvex, quando a máscara de cílios para que eles fiquem mais firmes.

(45)

43

Kit avançado

Existem diversos tipos de cílios:

Já vimos, em uma aula anterior, os itens básicos para o seu kit de ma- quiagem. Aqui estão algumas dicas de elementos extras para você que quer montar um kit mais elaborado:

• Corretivos coloridos – servem para neutralizar e camuflar algumas imperfeições específicas;

• Kit sobrancelha – formado por lápis ou kit de sombra específica para sobrancelha. Bom para corrigir pequenas falhas;

• Pigmentos e glitters para complementar sua maquiagem. Ambos dão mais brilho ao visual;

• Paleta de sombras, com tons neutros e outros mais coloridos. Para que ela fiquei mais útil, lembre-se da sua personalidade e escolha cores que você gosta e que combinam entre si;

• Máscara de cílios e lápis de olho coloridos para dar um aspecto mais jovial à maquiagem;

• Delineador;

• Primer para rosto e para os olhos; • Iluminador e bronzer;

• Cílios postiços e cola para cílios; • Curvex;

• Spray fixador de maquiagem – que deve ser usado antes da base e no final da maquiagem para fazê-la durar mais.

(46)

44

Encerramento

– Uma mensagem para Você

A melhor coisa é quando nos propomos a fazer algo e terminamos. Essa sensação de missão cumprida é muito boa. Assim é como me sinto ago- ra, pois foi uma grande etapa da minha vida cumprida. Espero que você também se sinta realizada.

Aqui, expus tudo o que sei, pois acredito que o conhecimento que temos deve ser dividido, passado adiante. Maquiagem é uma arte, e como toda arte, deve ser praticada sempre.

Quando estamos felizes conosco, ficamos mais felizes com tudo a nossa volta. E espero que você se sinta mais feliz, mais bonita ainda do que na hora em que você chegou aqui, lá no comecinho do nosso curso.

Obrigada por confiar no meu trabalho. Agora você está capacitada a adaptar tudo aquilo que te ensinei. Damos os caminhos e as inspirações, mas você é quem deve reinventá-los de acordo com sua personalidade, seu humor, sua necessidade.

Desejo a você muita boa sorte na sua vida!

Um beijo com amor,

Referências

Documentos relacionados

Mara Gabrilli foi a relatora e autora do texto final da LBI - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), instrumento legal que regulamentou a

The objective of the present study was to comparatively characterize the evolutionary history of genera Leopardus and Lycalopex, using sequences of multiple independent

Conselho Estadual da Educação reconhecem que para o período da pandemia do Covid 19, o ensino remoto é compatível para essa emergência sanitária, e o Munícipio de Campo

[r]

As alterações às definições do interruptor DIP só são reconhecidas quando a alimentação de energia da impressora é ligada ou quando a impressora é reiniciada por meio

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Mestrado em Informática do Departamento

actividades aeróbicas intensas, trata de hacerlo durante al menos 75 minutos por semana?. ¿Tienes poco tiempo

Interpelação Parlamentar ao Governo Regional: Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social Senhora