• Nenhum resultado encontrado

Projeto 1 - Estudo de Viabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto 1 - Estudo de Viabilidade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto 1 - Estudo de Viabilidade

Objetivo

Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de informação de sua escolha, relacionado com uma organização existente.

O projeto deve ser por equipes. Ele objetiva expor você aos conceitos básicos discutidos no curso, e encorajá-lo para o trabalho que você fará como profissional de informática.

Passo para fazer o projeto

1. Identificar um problema numa organização apropriado para o trato através de técnicas de análise de sistemas de informação.

2. Determinar o escopo do problema, i.e., escolha quão pequeno ou grande será o problema que você abordará durante seu estudo de viabilidade.

3. Entrevistar pessoas importantes envolvidas com o problema. Podem ser seus contatos e outras pessoas com responsabilidades relacionadas ao estudo de viabilidade.

4. Estudar documentos relevantes. Envolve leitura de documentos de política da empresa, memorandos, manuais de sistemas atuais, e novos objetivos/necessidades. 5. Definir alternativas para condução dos negócios e para automação da empresa. 6. Avaliar circunstâncias atípicas ou itens que mereçam atenção especial. Isto envolve

requisitos especiais para certos funcionários ou clientes da organização.

7. Definir critérios para avaliar as alternativas. Seus critérios devem incluir análise de custo/benefício, onde for aplicável. Ao final da avaliação, escolher a mais viável. 8. Escrever um relatório sobre os objetivos do seu estudo, o problema identificado, as

alternativas exploradas, e suas recomendações.

9. Documentar o trabalho da sua equipe e completar o relatório da equipe (exemplo no final da página) para o estudo de viabilidade.

Documento a ser entregue

O documento a ser entregue é um relatório não excedente à dez (10) páginas sobre estudo de viabilidade que foi conduzido (sem contar referências, apêndices, figuras e tabelas).

Assuma que o relatório será destinado para o gerenciamento. Então você deve ser claro e conciso. Suas recomendações devem informar idéias básicas, de modo simples e sem informações adicionais. Incluir os seguintes itens:

1. Uma introdução que descreva a organização escolhida, o problema identificado, e o processo seguido durante o seu estudo.

2. As alternativas básicas consideradas e o critério para avaliá-las.

3. A recomendação para proceder ou não com um projeto de desenvolvimento do sistema de informação, com os argumentos necessários.

4. Uma conclusão que sumarize os tópicos do relatório e reitere as recomendações. 5. Apêndices que detalhem a organização, o processo para coletar informações

(2)

pessoas contatadas na organização, detalhes de alguma análise que você realizou, justificativa para suas conclusões, etc.

Requisitos para apresentação escrita

O documento deve ser digitado em papel A4 com tamanho da fonte de texto em 12 pontos. Entregue o relatório nas versões impressa e em DOC. Figuras devem ser claras e legíveis. Coloque uma capa com os nomes de todos os membros da equipe, título do trabalho, curso, data e nome do professor e monitor (se for o caso). Entre outras coisas, os projetos serão julgados tanto pela aparência visual, correção gramatical e qualidade da escrita, quanto pelo conteúdo. O texto do seu projeto deve estar bem estruturado, com parágrafos de sentenças completas, e todas as outras características de uma apresentação bem escrita. O relatório não deve consistir de uma lista de itens.

Sugestões

Encontrando um Problema

Existem várias possibilidades. Considere antigos empregos, amigos, parentes, namorado(s); que estejam em posição para permitir seu acesso numa organização afim de estudar um dos seus sistemas e preparar o estudo de viabilidade para um projeto de sistema de informação. Idealmente, a empresa considerada deverá ser grande, com muitos departamentos, etc; e você contatará com poucas pessoas de um departamento ou setor. Caso isto não dê certo, tente uma pequena empresa (ex.: um escritório profissional, uma loja,...).

Outras possibilidades para estudo de viabilidade de projetos são: um sistema de informação para software público (ex.: um help para Windows ou Unix), um serviço público que você tenha conhecimento (ex.: imposto de renda) ou um que tenha informações disponíveis para o público (ex.: sistemas de informação do SUS, Detran).

Numa empresa, fale com alguém que tenha autoridade para auxiliá-lo. Lembre-se que este projeto é mutuamente benéfico: e diga isto ao seu "cliente". De fato, você deve oferecer ao seu cliente uma cópia do relatório final: e você deve entregá-lo!

Que tipo de projeto escolher? Idealmente, o sistema de informação organizacional terá várias pessoas envolvidas e, possivelmente, possuirá um sistema de informação computadorizado. A seguir temos exemplos de projetos típicos:

 Automatizar parte (do negócio) de uma empresa (ex.: inventário, vendas).

 Automatizar firma (usualmente pequena), que não use computador no seu dia-a-dia.

 Avaliar sistema de negócio computadorizado já existente e recomendar mudanças e alterações ou mesmo um novo sistema.

Tente não extrapolar mais do que você tem capacidade de fazer (lembre-se, este é um projeto de duas a quatro semanas). Você terá pouco tempo se o projeto escolhido for grande. Neste caso escolha um subsistema do problema original.

(3)

Começando o Projeto

Informe aos seus contatos da organização que entrevistas serão realizadas com membros da organização, incluindo o gerente.

Prepare-se antecipadamente: estude o básico sobre a empresa, domínio, o sistema que você está interessado. A biblioteca é um ótimo local para começar.

As Entrevistas

Faça entrevistas curtas. Envie a agenda das entrevistas/contatos para o seu cliente saber o quê e quando acontecerá. Planeje esta agenda com tudo o quê será feito. Disponibilizada a

agenda, você ganhará mais respeito se você segui-la! Sempre planeje suas entrevistas:

 Tenha certeza que você sabe o que quer aprender.

 Prepare uma lista de questões antes de ir.

 Mantenha cada entrevista curta. O tempo do seu contato é valioso, não o desperdice. E nem o seu próprio tempo.

 Algumas vezes um gravador portátil pode ser usado para gravar a discussão – Peça permissão antes de usá-lo.

 Escreva as respostas embaixo das perguntas e, qualquer nota ou observação, escreva logo abaixo da entrevista. A memória humana é muito limitada.

Sua primeira entrevista será para adquirir conhecimento da organização, provavelmente com o seu contato principal. No encontro tente atingir o seguinte:

 Uma boa visão geral do sistema a ser estudado: propósito, problemas, planos para mudanças, benefício, e uma descrição da sua estrutura.

 Identificar as principais transações; mensure volumes quando possível.

 Obtenha cópias de formulários ou relatórios usados (rascunhos são apropriados). Cuidado com o seu estilo de questionamento. Não assuste seu cliente. Evite palavras técnicas, que você aprendeu na aula (ex.: "Diagrama de Use Case"). Só as use caso o seu contato também as conheça. É melhor bancar o estúpido do que tentar mostrar tudo o que você sabe em um único encontro. Lembre-se, seu cliente conhece o negócio dele, você talvez não! Problemas: Se você tiver dificuldade em obter informação que você precisa do seu cliente:

 Comunique-se com seu monitor ou seu professor. Eles podem ajudá-lo e aconselhá-lo.

 Fazer questões curtas por telefone com seus contatos.

 Deixe um pequeno questionário para ser entregue mais tarde na semana.

Avaliação

A nota deste estudo de viabilidade (parte 1 do projeto) dependerá dos seguintes fatores:

 Identificação do Problema (30%): Quão bem você pesquisou o problema, e o tipo de empresa que você está tratando através de conversas com pessoas, leitura de documentos, etc. Quanto difícil é o seu problema (ex.: estudando um sistema

(4)

existente para uma grande organização é mais difícil que estudar a possibilidade de um novo sistema para uma pequena loja).

 Alternativas e critérios (20%): Você considerou alternativas óbvias? Interessantes? Seus critérios foram bem definidos e com foi a sua avaliação? Suas recomendações são apoiadas pelas evidências adequadas? Elas fazem sentido (são racionais)?

 Material ou evidências (30%): Os materiais que você incluiu em termos de figuras, tabelas, análise de custo/benefício, etc. Organização de apêndices. Utilidade das informações ou evidências. Quão bem este material suporta/apóia as recomendações?

 Apresentação (20%): O estilo de sua apresentação, incluindo linguagem, gramática, clareza da apresentação, etc.

o 10% - Linguagem o 10% - Estilo e clareza

O quadro abaixo relaciona os critérios avaliados. Cada critério (coluna 3) valerá 0,5 pontos.

Critério de avaliação Perguntas sobre qualidade

Critério avaliado Explicação

Identificação do problema (30%)

O problema foi bem pesquisado?

Tem Entrevistas? Consta de perguntas e respostas, contatos, evidências de entrevistas... Tem Documentos da empresa? Cópia de documentos da empresa. Tem Etnografia, observações? Descrição detalhada da empresa, de processos, com evidências... O problema é complexo? Quantas pessoas

contatadas e envolvidas?

Apenas 1 empregado, ou vários empregados Envolve 1 setor ou mais

setores?

Quanto mais setores, mais complexo o sistema. Implantará sistema

computacional novo ou, integrará com sistema legado?

Integrar sistema legado é mais difícil do que implantar sistemas novos.

Alternativas e critérios (20%) Quantas alternativas interessantes foram relacionadas? Qtde de alternativas tradicionais (planilha, desktop, web) < Qtde de alternativas interessantes (mobile, embarcado, função diferenciada etc)?

Escolha, no mínimo, 3 alternativas de modo que a maioria seja

interessante, inovadora, agregue muito valor ao negócio do cliente. Define o quê é a alternativa e porquê a escolheu. Critérios de avaliação das

alternativas foram bem definidos?

Estudos de viabilidade com critérios de avaliação bem definidos?

Cada estudo de viabilidade (técnica, operacional, cronograma e econômica) está com critérios claros e bem definidos, com texto objetivo, corretude nas informações. Recomendações em cada estudo de viabilidade estão coerentes? Recomendação nas viabilidades técnica, operacional, cronograma e econômica coerentes com os argumentos, corretude nas informações, apresenta

(5)

pesos/proporções, prós/contras, e bem sintetizadas por figuras, tabelas e/ou frases destacadas. Recomendações bem apresentadas? A recomendação final é bem apresentada e justificada, com racionalidade?

Pesos e proporções foram justificados, escolha final bem definida, corretude nas informações, Síntese de dados (tabelas, gráficos).

Material ou evidências (30%)

Utilizou figuras, tabelas ou, frases destacadas, para sintetizar as principais informações?

Na definição do problema Resumir as principais informações para facilitar o entendimento rápido. No estudo de viabilidade operacional? No estudo de viabilidade técnica? No estudo de viabilidade de cronograma? No estudo de viabilidade econômica? Apêndices bem organizados e apóiam bem o texto principal?

Apêndices bem utilizados para apoiar o texto principal?

Apêndices referenciados no texto principal (uso de referências cruzadas) com informações pertinentes.

Apresentação (20%) Linguagem e estilo Tem escrita clara, objetiva?

Escrita objetiva, simples e direta. Parágrafos e sentenças curtos. Erros de escrita? Até 5 erros de escrita

serão permitidos. Visual Figuras e tabelas legíveis e

bem desenhadas?

Figuras/tabelas legíveis, bem projetadas, com legendas explicativas, e numeradas. Documento bem formatado? Estrangeirismos em itálico, páginas numeradas, capa com dados completos, índices (de figuras, tabelas, e seções), bibliografia padronizada, parágrafos bem divididos, uso de referências cruzadas.

Formulário do relatório da equipe

Descrição de papéis e contribuições por cada membro da equipe (mais as atribuições):

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

As cadeias laterais variam em certo nível entre as diferentes formas de clorofila encontradas em diferentes organismos, mas todas possuem uma cadeia fitol (um terpeno ) ligada

O granel sólido continua com sua participação a movimentação total de cargas do país, observar na figura 2. Ao se analisar os dez principais grupos de

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

Os dados encontrados sugerem que existe condições de preservação com trechos alterados, logo faz-se necessário a reversibilidade dos impactos de maior magnitude como a

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças