• Nenhum resultado encontrado

Capuchinhos. Luanda - Rua do Caxito, 2 Cx. P tel. (00244) Fax

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capuchinhos. Luanda - Rua do Caxito, 2 Cx. P tel. (00244) Fax"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Luanda - Rua do Caxito, 2 Cx. P. 2344 tel. (00244) 222 260159 - Fax 222 264146 E-mail: curiacap.ang@gmail.com/bican.ang@gmail.com

Boletim Informativo dos Capuchinhos em Angola

ANO I /n. 3 - 2015

Capuchinhos

Em des t

a que . ..

Novos presbíteros capuchinhos e novos Jubilantes

Domingo 19 de Julho de 2015, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Luanda foi pequena para aco-lher todas as pessoas que acorreram para participar da celebração da ordenação presbiteral dos nossos três irmãos: freis Bernardo Kinavala, André Laurindo e Joaquim Valeriano Fula Carlos e das Bodas de Prata da Ordenação episcopal do Bispo emérito D. Serafim Shyngo ya Hombo e as Bodas de Ouro da Ordenação sacerdotal dos freis capuchinhos Benjamim José Maiato e João Paulo Pegoraro.

Presidiu a Eucaristia o Arcebispo de Luanda, D. Filo-meno do Nascimento

Vie-ra Dias, e concelebVie-raVie-ram alguns bispos da CEAST, com um lugar destacado para o Card. Alexandre do Nascimento, e mais de trinta sacerdotes diocesa-nos e religiosos. O Presi-dente da celebração, D. Filomeno, na sua homilia,

evidenciou sobretudo a beleza da vocação sacerdotal e da vida cristã, com uma referência particular ao caris-ma francisca-no, fazendo ressaltar a vida fraterna, que envolve todas as outras carac-t e r í s carac-t i c a s essenciais da vida consagra-da. Seguiu-se, depois, a cele-bração do rito da Ordenação sacerdotal. F oi mu i t o sugestivo o momento do canto da invo-cação dos san-tos, mas o pon-to mais alpon-to foi a oração consecratória com a imposi-ção das mãos quer do Bispo consagrante como dos outros bispos e presbíteros. Á entrega das vestes sacer-dotais, seguiu o ósculo da paz dos ordenados aos bis-pos e aos sacerdotes no presbitério. No ofertório, foram oferecidos alguns sinais de gratidão para os fes-tejados. Os três novos-padres tomaram lugar ao lado do Presidente da celebração, continuando assim a Mis-sa.

D e p o i s da cele-b r a ç ã o

eucarística, seguiu-se o convívio no pátio do seminá-rio capuchinho “S. Paulo Apóstolo” com o almoço fraterno oferecido a centenas de convidados. O corte do bolo e os cantos rituais aumentaram ainda mais a alegria da festa.

(2)

Jubileus:

25.10.2015 – Luanda, Paróquia de Santo António:

60 anos de Vida Consagrada:

Fr. Dom Francisco

De Mata Mourisca.

Bodas de Ouro de Vida Consagrada:

Fr. Dom

Serafim Shyngo ya Hombo e Fr. Adelino

Domingues Soares.

Bodas de Prata Sacerdotais:

Fr. Pedro Tosato.

08.12.2015 – Lubango, Santuário de Nossa Senhora

de La Salette:

60 Anos de Vida Consagrada:

Fr. Jorge Bertocco

e Profissão dos Noviços.

Encontros:

1.

17 de Setembro de 2015 -

Encontro da Família

Francis-cana

, Nossa S. de Fátima – Luanda

. Início 8h30; Eucaristia 11h30. (O encontro de Formação permanente para a zona de Luanda ficou adiado para o dia 22 de Setembro).

2.

17 de Setembro de 2015 -

2º Encontros de Formação

Permanente em zonas

:

Tema: A Nossa Vida Fraterna em Menori-dade (VII CPO). Segue-se a metodologia dos grupos em 4 zonas, como no 1º encontro.

Primeira profissão

No próximo dia 17 de Setembro, o noviço Fr. Sabino

Lumandwe vai emitir a sua Primeira Profissão na

fraterni-dade de S. Leopoldo no Huambo.

Retiros na Custódia

Realizaram-se os retiros anuais programados no mês de Maio (retiro 10 - 16 no Uíje, orientado pelo frei Graciano De Angeli, OFMCap) e (retiro 18 – 23 em Luanda, orientado pelo padre João Paulo Mukon-kolè, SJ) e aquele do mês de Agosto (24-29 de Agosto em Luanda, orientado pelo padre João Paulo Mukonkolè). A participação foi fra-ca: resta o retiro da Família franciscana de Dezembro.

- 14-19 de Dezembro:

Retiro da Família Franciscana

.

Obs.: Os guardiães devem enviar os nominativos dos próprios irmãos da fraternidade ao secretário da Custódia.

Visita do Conselheiro Geral

De 29 de Setembro a 23 de Outubro de 2015, o

Conse-lheiro Geral, Frei Sérgio Dal Moro, fará a

visita pastoral à

Custodia de Angola

, em vista à futura erecção canónica da

Província de Angola.

Índice

Em destaque Ordenações e Jubileus………....p. 1 Custódia: em Agenda Jubileus……….………….……….... p. 2 Encontros ………..……….……... p. 2 Primeira Profissão…..………….……….. p. 2 Retiros na Custódia…..………….…...….. p. 2 Visita do Conselheiro Geral …...….……. p. 2 Transferência ………..…..….……. p. 2 Estudos em Roma ……….….……. p. 2

Jubileus

Luanda: Bodas de prata.……….………... p. 3 Diocese de Ndalatando………...…...….... p. 3 Arquidiocese de Luanda …… ………... p. 3

Peregrinações

Consagrados a Muxima ………..……... p. 4 Encontro anual a Massangano ….…... p. 4 “Cruz peregrina” no Uíge ……….…... p. 4

Flash

Homenagem ao frei João Paulo .……... p. 5 Obras na Custódia………..…... p. 5 Visita de Brasil ……..…….……….... p. 5 Visita do novas Irmãs..………... p. 5

JUFRA

25 anos em Angola………….…... p. 6

Historial: Missão de Camabatela

Camabatela, segunda missão dos Capuchi-nhos em Angola………...… p. 7

Transferência

O nosso Fr. Nsukula, que está no meio de nós desde o mês de Maio, depois dos estudos em Roma,

vai provisoriamente para a Fraternidade de Samba Cajú.

Estudos em Roma

Fr. Adão Maximiano partiu no dia 14 de Setembro para Roma a fim de fazer o doutoramento em

(3)

O ano jubilar da fundação da Diocese de Ndalatando (1990-2015) foi encerrado no domingo 5 de Julho de 2015, com a celebração campal de uma eucaristia solene, presidida pelo bispo local, Dom Almeida Kan-da, em frente da Sé Catedral, dedicada a S. João Baptista. Na homilia, D. Almeida destacou o papel tido pelos missionários Espiritanos e Capuchinhos na evangelização da referida Diocese. «Graça a eles, dis-se o bispo, temos agora comunidades bem vivas e fortes no testemunho do Evangelho».

O ano jubilar, iniciado a 5 de Julho do ano passado, foi marcado pela realização de actividades litúrgicas, homenagens às entidades que con-tribuíram para o surgimento e desenvolvimento da igreja, particular-mente o seu primeiro bispo e fundador, Dom Pedro Luís Scarpa, OFM-Cap., já reformado.

Participaram na cerimónia de encerramento o governador provincial, Henrique André Júnior e seus colabora-dores direitos, quase todos os arcebispos e bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), missionários de diferentes circunscrições católicas de Angola, e líderes de outras denominações religiosas sedeadas na Província do Kuanza Norte.

Não podiam faltar as paróquias e fraternidades dos Capuchinhos de Camabatela e Samba Cajú, guiadas pelos próprios párocos e superiores, a representar as origens desta Igreja nas antigas missões de Massangano, S. António de Cahenda, e de Matamba, onde com os Carmelitas os Capuchinhos foram os pioneiros do anúncio do Evangelho nos séculos XVII-XVIII.

Bodas de Prata de Profissão Religiosa

Domingo 23 de Agosto de 2015, a Fraternidade Capuchinha, a Paróquia de Fátima em Luanda, parentes e amigos reuniram-se para recordar os 25 anos de Profissão religiosa dos freis capuchinhos Ferreira Afonso e Ber-nardo Ferreira. Na celebração eucarística das 10.30, presidida pelo bispo de Mbanza Congo, D. Vicente Carlos Kiaziku, os freis festejados revive-ram os momentos principais daquele memorando dia 15 de Agosto de 1990, quando emitiram os votos religiosos pela primeira vez entre os Fra-des Menores Capuchinhos. Foi uma celebração significativa e comovedo-ra, em que todos participaram com muita atenção.

O almoço fraterno, que se realizou no rés-do-chão do centro do

acolhimen-to de Nossa Senhora de Fátima, alegrou ulteriormente e aqueceu os corações dos festejados e de acolhimen-todos os con-vidados, frades, amigos, parentes e benfeitores.

Diocese de Ndalatando: 25 anos

Nos dias 11 e 12 de Julho passado a Arquidiocese de Luanda, no âmbito das celebrações dos 75 anos, realizou uma peregrinação ao Santuário de Muxima.

Os festejos tiveram início em Dezembro de 2014, passando pela tomada de posse do Arcebispo Dom Filome-no Vieira Dias e a procissão do Corpo de Deus e terá o seu encerramento em Dezembro.

A peregrinação a Muxima começou com uma celebração Eucarística, no sábado 11, presidida pelo Bispo auxi-liar emérito de Luanda D. Anastácio Kahango, seguida, as 15h00 do mesmo dia pela Via Sacra, às 18h00 pela adoração ao santíssimo e as 21h00 pela celebração da luz. No dia do encerramento, Domingo, às 7h00 o ofer-tório destinado a Mama Muxima e a Missa solene às 9h00, presidida pelo Arcebispo de Luanda, D. Filomeno Vieira Dias, foi o momento mais alto, que encerrou esta grande manifestação da fé da Igreja de Luanda. Dom Zeferino Zeca Martins, Bispo auxiliar de Luanda, que proferiu a homilia, salientou o lema do Jubileu “fica connosco Senhor”, evidenciando os momentos mais importantes da vida desta comunidade cristã, ligada à devoção à Nossa Senhora, também durante os momentos difíceis da guerra civil.

Foram milhares os fiéis que acorreram, entre os quais muitos padres, missionários, religiosas e religiosos, que trabalharam durante muitos anos na Arquidiocese.

(4)

Nos dias 18 - 19 de Julho de 2015 a CSMIRA (Conferência dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos de Angola), no ano da Vida Consagrada, organizou uma Peregrinação nacional dos Consagrados/as ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima.

Na manhã dia 18, a caravana partiu de Catete, Praça de Cacussos, para Muxi-ma. Depois do almoço fraterno, uma palestra proferida pelo padre António Cartagena esclareceu a história do Santuário e a devoção da Mamã Muxima. Seguiu-se a Via sacra no recinto do Santuário.

Às 17h00 foram cantadas as Vésperas, seguidas, às 19h00, pela Missa, que

abriu a vigília nocturna, Depois do jantar fraterno, seguida da procissão de velas com uma reflexão do frei Miguel Cha-cachama, OP., a vigília continuou com testemunhos de jubilados (as) e orações.

O ponto mais alto foi Domingo, 19 de Julho, com a Missa das 9.00 com Laudes e a consagração dos religiosos à Mama Muxima. D. Zacarias Camuenho, Arcebispos emérito de Lubango, acompanhou esta peregrinação desde o início com muito apreço e fervor.

Os Capuchinhos foram bem representados nesta peregrinação, apesar de coincidir com as ordenações de três presbitérios e alguns Jubilados, nossos irmãos, em Luanda.

Nos dias 14-16 de Agosto de 2015 milhares de fiéis foram mobilizados para participar na peregrinação anual dos meados de Agosto. A preparação começou já alguns dias antes, animada com toda a dedicação pelo reitor do santuário, frei Firmino Kaculo. A Eucaristia da abertura da peregrinação foi presidida pelo bispo auxiliar emérito de Luanda, D. Anastácio Kahango, à tarde do dia 14. Já neste primeiro dia, a pequena Vila encheu-se de fiéis, mas foi no dia seguinte, que na parte

da manhã, com o esplendor do sol, os vales e a rua principal apareceram coloridos quer dos vendedores, quer pelas tendas que cada um tinha posto para passar o tríduo neste lugar sagrado e histórico.

No dia 15, Solenidade da Assunção, foi marcado pela Celebração da Eucaristia das 9h00, presidida pelo reitor do San-tuário, frei Firmino Kakulo e por uma palestras sobre a prática da Reconciliação. Durante todo o dia e a noite alguns Confessores, sobretudo Capuchinhos, atenderam as confissões dos fiéis; as fileiras nunca acabavam. Sabe-se que o mila-gre maior dos santuários é a experimentação pessoal da paz e do perdão de Deus Pai e misericordioso. A noite foi marca-da pela procissão de velas ao longo marca-da rua principal marca-da vila. O tríduo foi encerrado com a Eucaristia, presidimarca-da pelo bispo local, D. Almeida Kanda, que na homilia encorajou os fiéis a serem anunciadores da alegria do vem do Evangelho de Cristo.

Obedecendo à programação da Jornada Mundial da Juventude de 2015, em que cada Igreja particular era chamada a organizar algo para aproximar o Evangelho à classe juvenil, o Secretariado Nacional da Pastoral Juvenil de Angola tra-çou um programa tendo como centro a Cruz, que deve peregrinar por todas as paróquias, chamada, por isso, “Cruz Pere-grina”.

«Depois de tanto peregrinar, hoje (dia 1 de Agosto) chegou a vez e a bendita sorte da nossa Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Uíge recebê-la e prestar a devida adoração. Durante uma semana (de 1 a 8 de Agosto), a nossa Paróquia viveu e vibrou ao lado da Cruz, onde mais de 300 jovens participaram diariamente, com muita devoção, rezando, cho-rando e meditando os segredos incompreensíveis da vida e traçando projetos maravilhosos para o futuro.

A semana foi encerrada com uma “magna vigília”: Muitas foram as impressões colhidas: “Foi uma semana de santifica-ção, reencontro pessoal com a Cruz do Senhor. Nesta Cruz, pude identificar e comparar o sofrimento de Cristo jovem eterno e o sofrimento de tantos jovens, abandonados, desempregados, desprezados, frustrados, com tendência ao suicídio e homicídio voluntário. Nesta Cruz da juventude pude concluir - disse um jovem – que quem tem sentido da vida pode suportar qualquer cruz da vida. Se eu vejo a dor e a cruz como minha inimiga, ela se precipita sobre mim e esmaga-me; ao contrário, se eu a vejo como minha aliada, ela me redime, me amadurece, faz de mim uma pessoa melhor”».

(Fr. João Artur, Pároco)

“Cruz Peregrina” no Uíge

Consagrados a Muxima

(5)

No dia 25 de Julho de 2015, por ocasião do dia do Bairro Nelito Soares (27 de Julho de 2015) o Coordenador da ONG – ACHAU (Acção Humanitária Angola Unida), Dis-trito Urbano do Rangel, entregou um diploma de homenagem ao Fr. João Paulo Pego-raro, OFMCap., pelo seu contributo para o desenvolvimento do mesmo Distrito e não só, na perspetiva da passagem de testemunho à nova geração, na categoria de “Figura Religiosa”. As nossas felicitações ao Fr. João Paulo!

Durante estes últimos meses (Julho e Agosto) vários trabalhos foram feitos na Custó-dia.

Nossa Senhora de Fátima em Luanda

 Antes de mais notificamos a renovação das janelas dos quartos das águas furta-das, em particular as salas da pequena biblioteca do convento e do arquivo, na nossa casa de Fátima em Luanda, pelo Fr. Elio Cella com os seus colaborado-res.

Mbanza Congo “Mfumu”

Em Mbanza Congo “Mfumu” houve a continuação da vedação do terreno da fraternidade, sob a direcção do Fr. Marco Putin com a colaboração dos freis Alessandro e Paolo e outros voluntários.

Casa do noviciado no Lubango

No Lubango continuam os trabalhos de ampliação da casa do noviciado: estão quase ultimadas as paredes (pensa-se que no mês de Novembro próxi-mo será posto o teto e serão feitos os últipróxi-mos acabamentos, de próxi-modo que em Dezembro a casa possa estar pronta para acolher o novo ano de noviciado.

Na segunda metade de Agosto passado, chegou de S. Paulo (Brasil) o Fr. Moisés Katenda com três Senhoras, uma das quais, Maria das Graças Carneiro, é descendente dos antigos reis

do Congo. Esta desejava ver os lugares de onde os seus antepassados par-tiram durante a escravidão para o Brasil e, eventualmente encontrar alguns testemunhos. Durante duas semanas, a distinta senhora com as suas amigas, acompanhadas pelo Fr. Katenda, visitaram Mbanza Congo, Uíge, Negage e Damba. A D. Maria das Graças Carneiro, coroada rainha pela Administração civil de S. Paulo (Brasil), ficou satisfeita pelo acolhi-mento encontrado em Angola e pelos resultados alcançados.

Estiveram em Angola durante duas semanas (no mês de Agosto) duas Irmãs Missionárias Franciscanas de Jesus Encarnado (Ir. Fátima, Geral, e Ir. Stefania), de fundação italiana, a convite do Ministro Custódio, Fr. Afonso Nteka. Durante a sua estadia estiveram hospedadas em Luanda na casa das Irmãs Filhas de Jesus, a quem agradecemos de coração.

O objectivo é abrir uma fundação em Angola. Elas visitaram as dioceses de Sumbe, Benguela, Mbanza Congo, Ndalatando e Uíge. Gostaram do que viram. Pensam abrir uma casa em Mbanza Congo, para poderem trabalhar connosco na grande tarefa de acompanhamento das crianças no Centro Fr. Jorge Zulianello. Regressaram à Itália entusiasmadas e com grande desejo de mandar as primeiras três Irmãs no primeiro trimestre do próximo ano.

Obras

Homenagem ao frei João Paulo Pegoraro

Visitas do Brasil

(6)

De 16 a 23 de Agosto de 2015 o pátio do Seminário Capuchinho S. Paulo Apóstolo em Luanda encheu-se de pequenas tendas multicoloridas, onde acamparam quase 130 jovens perten-centes ao movimento da Juventude Franciscana (JUFRA) de Angola. Em Angola a JUFRA, fundada pelo frei capuchinho Fr.António Joaquim Ribeiro da Costa em 1990, nestes últimos anos desenvolveu-se em mui-tas Províncias de Angola: Luanda, Cabinda, Zaire, Uíge, Malanje, Cuan-za Norte, Benguela, Huambo e Huila.

As actividades do encerramento das bodas de prata começaram no dia 17 de Agosto no lugar do acampamento com a missa presidida pelo Assistente nacional, Fr. Patrice Afonso Fernando, OFMCap. Sob o lema “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”.

O Fr. António Joaquim Ribeiro da Costa explanou a história da Família Franciscana de Angola. No dia seguinte a Ir. Solange Ivonete, Catequista Franciscana, entreteve os jovens franciscanos com uma conferência acerca do actual tema ecológico “O cuidado da ecologia como vocação de todo o franciscano secular à luz da Encíclica do Papa Francisco – Laudato si”.

No dia 19 foi a vez do Fr. Fábio Miglioranza, assistente da JUFRA de Mbanza Congo, que falou sobre “O papel do leigo como difusor da fé no meio do mundo”.

O Sr. Nelito Domingos Nvuala da Ordem Franciscana Secular de Angola, dissertou sobre “Juventude francis-cana e os desafios da cultura actual”.

A esclarecer o tema central das celebrações comemorativas “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”, foi o Fr. Joaquim Mateus Barata, OFMCap.

Não podia faltar a presença, com exorta-ções apropriadas, do Ministro Custódio dos Capuchinhos Fr. Afonso André Nteka. No dia 21 veio a aumentar a fraternidade o Presidente Nacional da JUFRA de Cabo Verde, Sr. Adilson de Pina.

A semana celebrativa foi encerrada Domingo, 23 de Agosto, com a celebração da Eucaristia das 8h30 na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo fundador da JUFRA angolana, Fr.António Joaquim Ribeiro da Costa e concelebrada pelo Fr. Fábio Miglioranza, com a participação de todos os membros da JUFRA e dos fiéis da Paróquia.

No fim da missa, a JUFRA renovou as promessas com a oração do jubileu da Juventude Franciscana.

JUFRA em Angola: 25 anos

(7)

Camabatela, sede do município de Ambaca, provín-cia do Kuanza Norte, dista 450 km da capital, Luanda.

A missão de Camabatela, confiada aos Capuchi-nhos vénetos pela Arquidiocese de Luanda e funda-da a 24 de Junho de 1948, foi uma funda-das primeiras três missões dos Capuchinhos em Angola (as outras duas foram: S. Paulo em Luanda e Damba). Assim os Capuchinhos retomaram a obra evangelizadora dos seus irmãos da época da missão antiga (1645-1835).

Com a criação da missão de Malanje em 1890, os missionários do Espírito Santo tomaram conta tam-bém de Ambaca. Os territórios de Ambaca, com sede em Camabatela, em 1933 foram anexados à missão de Cazengo (Salazar, hoje Ndalatando). Porém, desde o início de 1932 a missão já tinha o registo de batismos e casamentos.

É notável a obra missionária levada a cabo nesta área por zelosos missionários: o infatigável missio-nário diocesano padre Manuel Saganha, superior da Missão de Sanza Pombo, que, passando pela Vila Salazar e Samba Cajú, chegava até Camabatela e, sobretudo, os missionários da Congregação do Espírito Santo, que desde 1931, periodicamente visitavam as catequeses do atual município de Ambaca.

Foi, porém, com a vinda dos Capuchinhos em 1948, que com decreto episcopal de 24 de Junho do mes-mo ano foi criada a Missão de São Francisco de

Titular da Convento e da Paróquia:

S. Francisco de Assis

Província religiosa:

Custódia de Angola

Diocese:

Luanda até 1990; desde 1990 Ndalatando

Circunscrição civil:

Kuanza Norte

Nação:

Angola

Ano de fundação da Missão capuchinha:

1948

Ano do início da missão:

1932

Ano da fundação da paróquia:

1949

Ano da dedicação da igreja Paroquial:

1973

Função do convento:

Postulantado da Custódia,

paróquia, escola missionária, pecuária.

Assis de Camabatela, desmembrada da do Cazengo e que passava a abranger todo o então concelho de Ambaca, que incluía Negage e Quitexe.

O primeiro superior da missão foi o Fr. Graciano Saccardo, nomeado a 30 de Junho de 1948 e o segun-do o Fr. Samuel Del Cero.

À chegada, os Capuchinhos foram hospedados numa casa oferecida pelo Administrador, ao lado do actual comando municipal da Polícia. Entretanto, depois de ter individualizado o terreno para Missão, entre 1948 e 1950 foram construídas, antes de mais, a casa para os missionários e uma escola. Posteriormente foi construída, em adobes, a Igreja (durante uma tempes-tade, depois de um tempo, caiu), e, pouco depois, um dispensário (agora não usado). Nas décadas Oitenta e Noventa, parte da escola era usada para o atendimen-to e o abrigo dos doentes, que vinham das diversas aldeias do Município.

Mas foi o Fr. Samuel Dal Cero que construiu de 1954 a 1956 uma nova e mais ampla residência para os missionários, inaugurada em Novembro de 1955 e uma Igreja de 25 metros de comprimento (actualmente Postulantado). Entretanto, iniciou-se a construção da carpintaria e um grande edifício, para

Factos antecedentes

(8)

cozinha, armazém, garagem, salas para catequistas. Em 1958-59, no centro da vila de C a m a b a t e l a , seguindo o pro-jecto do missio-nário espiritano Camilo Neves Martins, o Fr. Samuel Dal Cer-ro construiu a grande Igreja, estilo gótico

moderno, inaugurada a 23 de Janeiro de 1960, que actualmente é monumento nacional.

A revolução contra o domínio colonial de 1961 deso-rientou todos e revelou-se muito forte em toda a região, causando revoltas, sabotagem, intimidações, assassí-nios: a missão era lugar de refúgio. Os missionários estiveram sempre perto do povo.

Depois de alguns anos da revolta, voltou uma certa nor-malidade, por intervenção do exército colonial. Isto permitiu retomar a vida normal também da evangeliza-ção missionária.

Fr. Anastácio Kahango, nascido em Cacuso, área da missão de Camabatela, primeiro capuchinho angolano, agora bispo, fez parte do primeiro grupo enviado à Itá-lia para a formação. Depois de 7 anos de permanência na Província, a 13 de Maio de 1965 voltou para Angola, após ter emitido a Profissão Temporária com uma expe-riência de vida conventual na casa do noviciado de Bas-sano del Grappa (Vicenza).

A segunda parte da década dos anos Sessenta os missio-nários dedicaram-se muito à evangelização no centro e nas catequeses e á continuação da construção das

estru-turas da missão. A construção da grande igreja da

mis-são, sob a direcção do Fr. Caetano Grotto, iniciada em 1971, foi inaugurada a 1 de Julho de 1973, no 25º ani-versário de fundação da missão.

Nos primeiros anos da década de Setenta, a missão,

além da residência dos missionários e da Igreja, era constituída por uma escola para catequistas, inaugurada

em 1967, por uma carpintaria, por um armazém, gara-gem e, começando a partir de 1969 (ano da chegada das Irmãs da Congregação do Bom Pastor: por isso elas retêm esta residência como a casa mãe da Congregação em Angola), por um internato de raparigas com a casa das Irmãs. Esta escola preparou também mulheres que ocupam lugares importantes no governo do País.

De Camabatela os missionários, desde o início da sua vinda, dedicaram-se também à evangelização dos cen-tros mais distantes, fundaram comunidades com a cons-trução de capelas e belas Igrejas: em Quiculungo a igre-ja inaugurada em 1953; em Bolongongo a igreigre-ja inaugu-rada em 1955; em Quitexe, Mulende e Tonga a igreja inaugurada em 1957; em Samba Cajú, Negage e Bembe iniciaram a construção da Igreja. Muitas foram as cate-queses vizinhas da Vila: é o caso de Cacuso, onde o Fr.

Felisberto construiu uma Igreja bonita com uma escola de artes e ofícios ao lado, que atualmente está em desu-so, onde costumavam dar aulas as Irmãs vindas de Camabatela; aqui conservam-se ainda as habitações da família Kahango.

A década e meia de 1960-1975

(9)

Os missionários ficavam fora do convento, nas esta-ções, às vezes, por longos períodos de evangelização.

Sem uma preparação adequada, no dia 11 de Novembro de 1975 Angola proclamou-se independente. Os parti-dos de libertação MPLA, FNLA e UNITA, reconheci-dos pelo governo português no ano precedente (1974) como únicos representantes do povo angolano, deviam preparar a formação de um governo depois das eleições do povo. Mas o MPLA tomou unilateralmente o poder, e a 10 de Dezembro de 1977 transformou-se em partido marxista-leninista. Pelo que, a independência, em vez de trazer a paz, que todos esperavam, trouxe uma guer-ra civil, que continuou, emboguer-ra com altos e baixos, até 2002. Foi um tempo de destruições, intimidações, ata-ques, saques: muito frequentemente, o povo era obriga-do a abanobriga-donar as próprias habitações. Foi o que acon-teceu também nestas regiões.

A 11 de Agosto de 1978 o governo confiscou a escola da missão, que foi restituída em 1991, num estado deplorável.

Em 1982 a antiga igreja da missão, ao lado da igreja actual foi transformada em seminário menor e médio, que ficou em funções até 1991, quando foi transferido para Luanda. O primeiro reitor foi o Fr. Paulo Sattin. No 1º de Maio de 1985 o Ministro Provincial dos Capu-chinhos, Fr. Raimundo Ambrosi, benzia o novo Cemi-tério dos Capuchinhos em Angola, construído ao lado

da Igreja da missão. O Superior do convento e Vigário Episcopal para Ndalatando, Fr. José Moretto, tinha acompanhado os trabalhos da construção. Os primeiros dois a encontrar digna morada aí, foram: Fr. Eduardo Petterlini e o mesmo Fr. José Moretto, morto numa emboscada entre Camabatela e Samba Cajú no dia 27 de Maio de 1985. Posteriormente, foram tumulados os restos mortais dos outros frades falecidos em Angola. Com a data de 24 de Dezembro de 1986, depois da doa-ção pelo Arcebispo de Luanda, a missão de Camabatela tornou-se “Domus religiosa” da Ordem.

O município da Ambaca é composto por cinco comunas (Camabatela, Luinga, Tango, Máua e Bindo).

A missão tem cerca 80 catequeses com catequistas locais e regionais residentes.

A missão de Camabatela distinguiu-se na pastoral e na formação quer dos catequistas como das novas gera-ções.

Podemos dizer que apesar das dificuldades causadas pela guerrilha, desde 1961 até 2002 (com guerra civil particularmente intensa desde 1986 até 1990, quando era sempre perigoso viajar, com ataques esporádicos até ao início de 2002), a tarefa maior dos missionários foi sempre a evangelização quer no centro sede, quer nas estações das aldeias na área da missão. Cada estação missionária, guiada pelos catequistas, é visitada perio-dicamente pelo missionário: o missionário encontra os vários grupos, prepara e administra os sacramentos, celebra a eucaristia e visita os doentes. Os catequistas reúnem-se periodicamente no centro sede para retiros, cursos de formação e outras orientações.

A educação da juventude este-ve sempre no centro das preocupações missionárias, em particular com a constru-ção de escolas, desde o início. As Irmãs do Bom Pastor c ol a bo r ar a m

sobretudo na catequese, na assistência aos doentes e às mães grávidas.

A pastoral vocacional foi uma preocupação desde sem-pre. De facto, muitas vocações, tanto masculinas como femininas, nasceram nesta missão nos últimos decénios. A lista seria longa demais. Vamos apenas recordar as vocações à nossa Ordem Capuchinha: Fr. Anastácio Kahango, bispo; Fr. Roboão Mona João e Fr. Joaquim

A época a partir da independência

(10)

Valeriano Fula Carlos, recém-ordenado presbítero. Atualmente a missão hospeda aspirantes internos e externos e os postulantes capuchinhos.

Desde 1997 a fraternidade de Camabatela tornou-se oficialmente casa de Postulantado da nossa Circunscri-ção, sem estudos académicos: o primeiro mestre na for-mação dos postulantes nesta nova forma foi o Fr. Lucas Monteiro.

Além disso, não se pode esquecer que na missão de Camabatela, desde os tempos antigos, sempre houve uma pecuária, dada em uso perpétuo pela diocese de Ndalatando, aos Capuchinhos de Angola a 23 de Janeiro de 2000. No último quinqué-nio, quanto à pecuária, houve algumas melhorias. O responsável, Fr. António Joa-quim Ribeiro da Costa, tomou a peito a situação e man-dou vir do Brasil 4 animais de tipo zebu, para o cruza-mento e melhoracruza-mento da raça dos bois. Foram consti-tuídos 4 novos currais.

Um dos grandes problemas da missão de Camabatela foi sempre a falta de água, em parte resolvido ainda nos anos Oitenta com a construção da barragem e a instala-ção de um carneiro hidráulico, embora nem sempre fun-cionando.

Com a chegada da paz em 2002, muitas foram as obras de remodelação da residência da

fraternidade, como do Postulanta-do e da Igreja, particularmente nos anos de 2009 a 2013.

A reestruturação da casa, nestes últimos anos, foi acompanhada pelos superiores, em particular o Fr. Patrice Afonso Fernando. Foi restaurado o refeitório da

fraterni-dade, foram apetrechados os quartos dos religiosos como também do postulantado e restaurados os quadros da Igreja em 2013, tudo realizado pela obra do Fr. Elio Cella e seus colaboradores.

Em Março de 2005, foi inaugurado um Instituto médio, então único em toda a extensão do Município de

Amba-ca. Nestes últimos anos muito progresso foi feito neste campo.

Em 2013 inaugurou-se uma grande escola, financiada pelas companhias petrolíferas Sonangol e Britsh Petro-leum (BP), a serviço da população local, dirigida por um frade devidamente formado para o efeito, Fr. Pedro Bin-ji.

Com as Irmãs do Bom Pastor, desde o início, criou-se um centro de saúde, que assistiu os doentes também em tempos difíceis, e, é agora, melhorado com uma nova construção, sempre com o empenho das Irmãs.

Recentemente, no mês de Agosto de 2015, foi inaugura-do também um Centro de formação para meninas da zona de Ambaca.

Últimas obras

BIC

AN

3/

2015

Editor e responsável.

Presidente: fr. Mário Zocca (tel. 912980726; e-mail: arquivocap.ang@gmail.com); vice-presidente: fr. Fir-mino Ernesto Kakulo (tel. 913315332; e-mail: fkakulo@gmail.com); vogais: fr. Alberto Domingos de Morais (tel. 936915583; mail: azul20bebeto@hotmail.fr); fr. António Miguel Mbuku (tel. 923307007;

e-mail: antoniombuku@gmail.com) e fr. Adelino Domingues Soares (tel. 923729224; e-e-mail:

Referências

Documentos relacionados

Como cada algoritmo classificador possui sua característica própria, sendo seu desempenho dependente das características extraídas dos textos, e dos dados utilizados para

-António Fernandes, Pais e Sogros, r/ Esposa, Filhos e Netos.. -João Francisco Pereira,

-Francisco Oliveira, r/ Esposa, Filhas, Genros e Netos.. -Rosa Claudino, r/ Irmã Júlia Guerra

No final de todas as missas no dia 13 faremos a consagração de todas as mães presentes à Bem-aventurada Virgem Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.. Nesse dia ocorre a Solenidade

-António Alvaro, Maria Jose Barbosa e Esposo, r/ Iria e Jose.. -Virginia Soares, r/ Família

-Luis Almeida Lopes e Esposa, Manuel Coelho e Esposa, r/ Filhos Ana Maria e Alexandrino.. -António Balugas, Pais e Sogros, r/

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27