• Nenhum resultado encontrado

Velho Testamento - VT 7 TÍTULO ABRÃO É BONDOSO - DÁ A MELHOR PARTE DA TERRA TEXTO BÍBLICO PROPÓSITO MATERIAIS NECESSÁRIOS: CORINHOS: *LETRA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Velho Testamento - VT 7 TÍTULO ABRÃO É BONDOSO - DÁ A MELHOR PARTE DA TERRA TEXTO BÍBLICO PROPÓSITO MATERIAIS NECESSÁRIOS: CORINHOS: *LETRA:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

01

TÍTULO

“ABRÃO É BONDOSO - DÁ A MELHOR PARTE DA TERRA”

TEXTO BÍBLICO

PROPÓSITO

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

CORINHOS:

*LETRA:

Gênesis 12.1-5; 13.5-12

Incentivar as crianças a praticarem bondade uns para com os outros

Para o Professor: Bíblia, tenda da lição anterior, VP1, VP2 e flanelógrafo. Para o Aluno: Folha do Aluno e lápis de cor.

1. Escutando

2. Ouvir e Obedecer 3. Pam! Pam! Pam! 4. Salvos na arca

5. Passarinho, como vai? 6. Todos pecaram 7. Crê no Senhor Jesus 8. Façamos bem a todos*

Façamos bem a todos, Porque assim cumprimos

A lei do amor Que Deus nos deu -Façamos bem a todos!

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

“...Sejam bondosos uns para com os outros..." (Efésios 4.32) Sugestão: ilustrar num formato de coração.

(Leia primeiramente na Bíblia. Deus quer que sejamos bons com as pessoas, assim como Ele é bom pra nós. Não importa se o fulano é chato ou implicante, o importante é cada um de nós praticar - mostrar - bondade. Nós também somos ruins, muitas vezes, mas Deus não deixa de ser bom para conosco. Por isso, devemos ser bons com os nossos amiguinhos, seguindo o amor de Deus. Ser bom é não bater nos colegas, não pegar suas coisas às escondidas, não apelidar nem xingar. Ser bom é ajudar nos momentos de necessidade; é emprestar aos amigos algo de que eles precisam, se tivermos. Deus dá tudo que precisamos, porque Ele é bom p'ra nós.)

(2)

02

HISTÓRIA

(Prepare as figuras para usar num flanelógrafo. Pinte-as, cole em cartolina, e no verso da cartolina coloque lixa fina para aderir na flanela. Use também a tenda da lição anterior.)

Quem teve de dobrar sua tenda (mostre), e viajar para longe? Sim, Abrão e sua família. Abrão e Sarai deixaram sua terra natal para ir a uma terra que nem conheciam. Como se chamava essa nova terra aonde Abrão chegou? Isso mesmo, Canaã! Mesmo sem conhecer a terra, Abrão obedeceu a Deus e partiu com todas as suas coisas. Deus cuidou bem deles durante toda a viagem.

Ao chegar a Canaã, provavelmente eles armaram suas tendas (demonstre) porque ali seria seu novo lar. Oh, como era bonita essa nova terra - a terra de Canaã! Lá havia grama bem verdinha para os animais comerem. Lá havia bonitas árvores com uma boa sombra p'ra descansar. Lá havia rios de água limpa e fresca para se beber.

Abrão (coloque no quadro) orou a Deus: "Obrigado, Deus! Obrigado por essa terra tão boa!" Abrão e sua família passaram a viver felizes naquele novo lugar. Mas, vocês lembram que Abrão tinha um sobrinho? Sim, Ló (coloque-o no quadro). Abrão e Ló tinham muitos animais e seus empregados cuidavam dos animais p'ra eles. Após algum tempo de convivência naquela nova terra, os empregados de Abrão e Ló começaram a brigar e a se desentender! (Retire as figuras do quadro.)

Não sabemos como era a briga, mas podemos imaginar. (Coloque os animais no quadro). Os empregados de Abrão diziam: "Vocês não podem trazer as ovelhas de Ló para comer essa grama aqui, porque o meu patrão Abrão precisa dessa grama para as suas vacas."

Já os empregados de Ló diziam: "Não quero nem saber, foi o meu patrão Ló quem me mandou trazer as ovelhas p'ra cá. Não posso fazer nada, elas precisam comer também."

"Vão embora", diziam os servos de Abrão, "suas ovelhas vão acabar com a comida dos nossos animais".

E assim eles iam discutindo, brigando e vivendo em desarmonia. Ouvindo, porém, sobre essa briga, Abrão resolveu conversar com seu sobrinho (coloque-os no quadro novamente): "Escute, Ló, não está certo os nossos empregados ficarem brigando por terra. Venha, vamos olhar a terra ao nosso redor, e você pode escolher a parte que achar melhor para viver com seus animais e seus servos."

Ló respondeu ao seu tio: "Tudo bem, tio. Realmente temos muitos bens para ficarmos todos juntos aqui. Está na hora de nos separarmos."

Eles olharam bem a terra a sua volta (demonstre); viram como era grande, era enorme. Ló olhou a sua direita; viu que a terra era muito bela, então escolheu aquela parte; aliás, era a melhor parte da terra. Era uma terra bonita e boa, com capim verde e macio para seus animais comerem e um rio de águas correntes, onde seus animais poderiam matar sua sede. Ele disse ao seu tio: "Tio Abrão, eu quero aquela parte da terra." (Aponte à sua direita.)

Abrão olhou a sua esquerda; viu que a terra era cheia de pedras. Havia alguns lugares com capim, mas não muitos. Mas Abrão era um bom tio; além disso, confiava em Deus para ajudá-lo. Apesar de Ló ter escolhido a melhor parte da terra, Abrão não se importou. Acho até que ele ajudou Ló a fazer sua mudança. Talvez Abrão estivesse triste por se separar de seu sobrinho, porque viveram juntos por muito tempo. Abrão era um tio bom e amável.

Abrão pôde ser bom para com seu sobrinho, porque experimentava a bondade de Deus para consigo mesmo cada dia. Deus não deixou de cuidar de Abrão cada dia.

Bíblia

(3)

03 Deus quer que sejamos bons, assim como Ele é bom. Abrão também foi bom, deixando seu sobrinho escolher a melhor parte da terra. Abrão era mais velho, poderia exigir ficar com a melhor parte, mas não o quis.

Às vezes é difícil mostrar bondade, não é? Mas devemos lembrar de como Deus é bom p'ra nós. Devemos ser bons em casa, ajudando nossos pais e irmãos, devemos ser bons na escola, brincando direito com os colegas, não apelidando, nem xingando, nem brigando; devemos ser bons para com todos, porque Deus disse para "sermos bondosos uns para com os outros".

Eu quero que cada um abaixe sua cabeça agora, e pense numa bondade que vai fazer em casa hoje. (Dê uns segundos de silêncio.) Vamos orar, pedindo a Deus que nos ajude a sermos bondosos essa semana.

É muito difícil sermos bondosos, mas com Jesus e por Jesus, podemos fazer o bem sempre! Aceite a Jesus Cristo hoje, receba seu perdão, a vida eterna, e viva cada dia para agradar a Ele.

(Encerre com uma oração. Em seguida, cantem "Façamos bem a todos".)

APLICAÇÃO

TRABALHO MANUAL:

cola

SEJA BOM COM ABRÃO! Abrão precisa encontrar a nova terra que Deus lhe deu. ajude-o a encontrá-la, mostrando-lhe o caminho certo. (Professor, ajude as crianças a fazerem essa tarefa.) Depois, pinte bem bonito o desenho.

Vamos treinar algumas atividades que mostram bondade. » EM CASA, PODEMOS:

. varrer o chão (façam gestos - todos de pé)

. sair depressa para ir à taberna, quando mamãe manda (escolha dois para correrem até lá fora e voltar)

. balançar o bebê (façam gestos) . enxugar a louça (gestos) . pendurar as roupas (gestos) . jogar o lixo (gestos)

. guardar os brinquedos (gestos)

» NA CLASSE (CLUBINHO), PODEMOS:

. ficar em silêncio para ouvir a história (coloque o dedo indicador na boca, indicando silêncio)

. prestar atenção a tudo (curve as mãos em torno do ouvido) . orar (gestos)

. cantar louvores a Deus! (Cantem "Façamos bem a todos")

(Aproveite esse tempo para perguntar a alguns que tipo de bondade vão fazer em casa. Incentive todos a pensarem em algo; diga que na próxima semana você vai perguntar quem conseguiu fazer bondade.)

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO:

Velho Testamento - VT 7

(4)

Abrão

(5)

Rebanho

(6)

Referências

Documentos relacionados

Abrão Calil Neto" de Ituiutaba, Minas Gerais. Canto

Duncan (2001) aponta que os autores preocupam-se com a relação entre o indivíduo e o meio social supra-orgânico, em parte, uma tentativa de distinguir a antropologia, da

Conclui-se que a utilização formal de critérios entre o provedor e o cliente, com uma metodologia que possa proporcionar vantagens para ambos, auxilia não só o processo de seleção

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 59 de 206 Para cumprir o objetivo desta pesquisa e testar a adequação da metodologia de Jogos

Como ambas as classes são subclasses da classe Pessoa, estas propriedades podem ser mais bem descritas diretamente na classe Pessoa, evitando, desta forma, a repetição

Por último, defende as normas constitucionais de vinculações de recursos para a educação como uma garantia para efetividade do direito à educação e explora quais

Deus, em seus propósitos, sempre pensou em termos de família (ex.: Adão e Eva; Noé e sua família; Abrão e sua família)... família; Abrão e

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Traba- lho da 3ª Região, em parceria com o Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfren- tamento ao Tráfico