• Nenhum resultado encontrado

OBJETO: ÍNDICE: 1. DO OBJETO 2. DA ABERTURA 3. DA AUTORIZAÇÃO E FONTE ORÇAMENTÁRIA 4. DA PREVENÇÃO À FRAUDE E À CORRUPÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBJETO: ÍNDICE: 1. DO OBJETO 2. DA ABERTURA 3. DA AUTORIZAÇÃO E FONTE ORÇAMENTÁRIA 4. DA PREVENÇÃO À FRAUDE E À CORRUPÇÃO"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

1

ITEM ASSUNTO

1. DO OBJETO

2. DA ABERTURA

3. DA AUTORIZAÇÃO E FONTE ORÇAMENTÁRIA

4. DA PREVENÇÃO À FRAUDE E À CORRUPÇÃO 5. DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO

6. DO CREDENCIAMENTO

7. DA PROPOSTA DE PREÇOS

8. DA DIVULGAÇÃO E ACEITABILIDADE DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

9. DA FORMULAÇÃO DE LANCES

10. DO JULGAMENTO E ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA DE PREÇO E HABILITAÇÃO 11. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

12. DA IMPUGNAÇÃO DO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

13. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS 14. DOS RECURSOS

15. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 16. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 17. DAS PENALIDADES

18. DO RECEBIMENTO DO PEDIDO DE COMPRA

19. DA ENTREGA, DO RECEBIMENTO E DO PAGAMENTO 20. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

21. ANEXOS I a IX

SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE – SEST

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE – SENAT EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 153/2017

TIPO MENOR PREÇO POR LOTE

PROCESSO Nº: 00227/17

PREGÃO ELETRÔNICO Nº: 153/2017

OBJETO: Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de vigilância (Armada) para atender demanda da Unidade de Porto Velho/RO, conforme condições do Edital e seus anexos.

(2)

PREÂMBULO

O SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE – SEST e o SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE – SENAT, situados no SAUS Q. 01, Bloco “J”, Ed. Confederação Nacional do Transporte, 11º andar, Brasília – DF, CEP 70.070-010, mediante o Pregoeiro e a equipe de apoio, designados pela IS-DEX/SEST/SENAT Nº 028/16, de acordo com seu Regulamento de Licitações e Contratos em vigor, Ato nº 03/2012, publicado no DOU de 16/04/2012, tornam público que, na data, hora e local indicados fará realizar licitação na modalidade PREGÃO, através de sistema ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO POR LOTE, conforme especificações deste Edital e seus respectivos Anexos.

1. DO OBJETO

1.1. Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de vigilância (Armada) para atender demanda da Unidade de Porto Velho/RO, conforme condições do Edital e seus anexos.

2. DA ABERTURA

2.1. A abertura da licitação se dará em sessão pública, dirigida por um Pregoeiro, conforme local e prazos abaixo indicados:

Local de Realização

www.sestsenat.org.br (E-compras – Pregão Eletrônico) e/ou

http://app.sestsenat.org.br/licitacao/suppliers/Portais/DefaultPublic.aspx

Envio das Propostas Início: 02/08//2017 às 17h. Término: 10/08/2017 às 10h15. Início da Sessão Pública e Abertura das

Propostas 10/08/2017 às 10h30.

Observação: Todos os horários estabelecidos neste Edital, avisos e durante a Sessão Pública, obedecerão, para todos os efeitos, o horário de Brasília – DF.

3. PREÇO MÁXIMO ACEITÁVEL E AUTORIZAÇÃO E FONTE ORÇAMENTÁRIA

3.1. O preço máximo total aceitável é de R$ 325.800,00 (trezentos e vinte e cinco mil e oitocentos reais) para o lote 01, itens 01 e 02.

3.2. A realização desta licitação encontra-se autorizada por despacho constante no Processo SEST SENAT nº 00227/17. 3.3. A despesa decorrente da presente licitação correrá a conta da rubrica própria dos orçamentos do SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE – SEST e do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE – SENAT para o exercício de 2017.

4. DA PREVENÇÃO À FRAUDE E À CORRUPÇÃO

4.1. Os licitantes declaram conhecer e ter plena ciência quanto as normas de prevenção à corrupção previstas na legislação brasileira, dentre elas, e não se restringindo, a Lei 12.846/2013 e seus regulamentos (em conjunto, “Leis Anticorrupção”) e se comprometer a cumpri-las fielmente, por si e por seus sócios, administradores e colaboradores, bem como exigir o seu cumprimento pelos terceiros por elas contratados.

4.2. Adicionalmente, declaram que tem conhecimento e estão em conformidade com o Código de Ética e Conduta do SEST SENAT, disponível no endereço eletrônico http://www.sestsenat.org.br/ > Institucional > Governança > Código de Ética e Conduta, cujas regras se obrigam a cumprir fielmente.

4.3. Desde já, se obrigam, no pleno exercício dos direitos e obrigações previstos neste edital e no cumprimento de qualquer uma de suas disposições, a:

4.3.1. Não dar, oferecer ou prometer, qualquer bem de valor ou vantagem de qualquer natureza a agentes públicos ou a pessoas a eles relacionadas, ou ainda, quaisquer outras pessoas, empresas e/ou entidades privadas, com o objetivo de obter vantagem indevida, influenciar ato ou decisão ou direcionar negócios ilicitamente.

(3)

4.3.2. Adotar as melhores práticas de monitoramento e verificação do cumprimento das leis anticorrupção, com o objetivo de prevenir atos de corrupção, fraude, práticas ilícitas ou lavagem de dinheiro por seus sócios, administradores, colaboradores e/ou terceiros por elas contratados.

4.4. Os licitantes declaram, sob sua conta e risco, que não praticaram ou incorreram em quaisquer crimes ou atos lesivos contra a Administração Pública que possam caracterizar atos de corrupção sob a égide da Lei Anticorrupção, Código Penal e/ou correlatas, e não se limitando a estas, assim definidas em conjunto como “Leis Anticorrupção”.

4.5. A comprovada violação de qualquer das obrigações previstas neste item é causa expressa para o impedimento de participar da presente licitação.

5. DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO 5.1. Poderão participar deste Pregão:

5.1.1. Os interessados previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico, observadas as condições descritas no item 5.

5.1.2. As empresas legalmente estabelecidas no país, cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto desta licitação, observadas as condições de habilitação, disposições e as exigências contidas neste Edital e em seus Anexos. 5.2. Não poderão participar da presente licitação, empresas ou profissionais:

5.2.1. Que se encontrem sob falência, recuperação judicial, concordata, concurso de credores, dissolução ou liquidação, empresas estrangeiras que não funcionem no país e aquelas que estejam temporariamente suspensas de participar em licitação e impedidas de contratar com o SEST SENAT;

5.2.2. Que praticaram atos de corrupção ou estejam sofrendo qualquer procedimento administrativo ou judicial pela prática de atos de corrupção, quer sob a égide da Lei Anticorrupção, Código Penal e/ou correlatas, e não se limitando a estas, assim definidas em conjunto como “Leis Anticorrupção”, nos termos do Anexo VI;

5.2.3. Entidades estrangeiras que não tenham representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativamente ou judicialmente;

5.2.4. Colaborador ou dirigente desta Instituição ou responsável pela licitação;

5.2.5. Empresa declarada inidônea por órgão ou entidade da Administração Pública direta ou indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal.

5.2.6. Que tenham sócios, gerentes ou diretores que sejam cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau de quaisquer dos membros ou colaboradores do SEST SENAT;

5.2.7. Empresa cujo estatuto ou contrato social não seja pertinente e compatível com o objeto deste Pregão; 5.2.8. Empresa proibida de contratar com o Poder Público e com o SEST SENAT ou com suas coligadas, nos termos do art. 12 da Lei 8.429/1992;

5.2.09. Cooperativa de mão de obra, conforme disposto no art. 5º da Lei 12.690/2012. 5.2.10. Consórcio de empresas, qualquer que seja a forma de constituição.

6. DO CREDENCIAMENTO

6.1. O credenciamento do licitante, para acesso ao sistema eletrônico, se dará pela atribuição de chave de identificação e senha, ambos pessoais e intransferíveis, fornecidas pelo provedor quando do credenciamento, através do sítio

www.sestsenat.org.br (E-compras – Pregão Eletrônico) e/ou

(4)

6.1.1. O licitante não credenciado no sistema deverá acessar o sítio www.sestsenat.org.br (E-compras – Pregão Eletrônico) e/ou http://app.sestsenat.org.br/licitacao/suppliers/Portais/DefaultPublic.aspx, clicar em ENTRAR no ícone a direita do vídeo e realizar o cadastro.

6.1.2. A confirmação do credenciamento no sistema se dará pela Comissão de Licitação do SEST SENAT após análise da documentação enviada pelo licitante, conforme relação de documentos listados ao término do cadastro.

6.2. A chave de identificação e a senha poderão ser utilizadas em qualquer Pregão Eletrônico, salvo quando canceladas por solicitação do credenciado ou em virtude de seu descadastramento perante o SEST SENAT, devidamente justificada. 6.3. O credenciamento do licitante e de seu representante legal junto ao provedor do sistema eletrônico implica a responsabilidade legal do licitante pelos atos praticados e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão na forma eletrônica.

6.4. É de exclusiva responsabilidade do licitante o uso da senha de acesso, bem como seu uso em qualquer transação diretamente ou por seu representante, não cabendo ao SEST SENAT a responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

6.5. O provedor do sistema deverá ser comunicado sobre qualquer acontecimento que possa comprometer o sigilo ou a inviabilidade do uso da senha, para imediato bloqueio de acesso.

7. DA PROPOSTA DE PREÇOS

7.1. Na data e horário indicados no item 2 deste edital, os licitantes interessados deverão enviar as propostas de preços, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, observando os prazos, condições e especificações estabelecidas neste Edital e seus anexos.

7.2. A participação no Pregão Eletrônico se dará por meio da digitação da senha privativa do licitante e subsequente encaminhamento da proposta de preços.

7.3. Até 15 (quinze) minutos antes da abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente enviada por meio do sistema eletrônico.

7.3.1. Quando a substituição da proposta envolver a alteração do preço ofertado, a proposta de preço deverá ser novamente digitada, dentro do período estipulado no item 2 do edital.

7.4. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, inclusive os atos praticados diretamente ou por seu representante legal, assumindo, como firmes e verdadeiras, sua proposta e seus lances.

7.5. Caberá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o processo licitatório, responsabilizando-se pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

7.6. Como requisito para participação no Pregão o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento dos termos do Edital, o cumprimento aos requisitos de habilitação e a conformidade de sua proposta com as exigências deste Edital.

7.6.1. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará o licitante às sanções legais cabíveis e às previstas neste Edital.

7.7. Os valores eletrônicos da Proposta de Preços deverão ser digitados no campo disponibilizado pelo sistema, pelo VALOR UNITÁRIO CORRESPONDENTE À UNIDADE DE MEDIDA INFORMADA NO EDITAL, devendo ser informada da mesma forma na Proposta Comercial.

7.8. Após a etapa de lances, o licitante detentor do menor preço deverá enviar para o e-mail licitacao@sestsenat.org.br, a proposta comercial devidamente atualizada em função do seu menor valor e assinada pelo(s) seu(s) representante(s) legal(is), juntamente com os documentos de habilitação exigidos neste Edital, observados os prazos deste Pregão e aqueles definidos pelo Pregoeiro, devendo a proposta:

(5)

7.8.2. Apresentar preço unitário conforme unidade de medida informada no edital, preço total DO LOTE, fixos e irreajustáveis, em moeda nacional, constando apenas 02 (duas) casas decimais após a vírgula e discriminando, em algarismo e por extenso, o valor total de cada lote ofertado, bem como do valor total da proposta.

7.8.3. Declarar que os preços ofertados englobam todas as despesas, de qualquer natureza, incidentes sobre o objeto desta licitação até a entrega/execução nas dependências do SEST SENAT.

7.8.4. Declarar prazo de validade da proposta, não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar data de abertura desta licitação.

7.8.5. Conter prazo de execução do objeto, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao recebimento do Contrato, conforme estabelecido neste Edital e em seus Anexos.

7.8.6. Declarar total concordância com os termos deste Edital e seus Anexos.

7.8.7. Ser apresentada em papel que identifique o licitante, contendo nome, endereço, telefone/fax, e-mail, número do CNPJ/MF, nome e cargo do responsável pela assinatura, bem como o nº deste Pregão.

7.8.8. Conter assinatura do licitante ou representante credenciado em sua parte final e rubrica em todas as suas folhas.

7.9. Ocorrendo discordância entre os preços unitários e totais, prevalecerão os de menor preço, e entre os valores em algarismo e por extenso, será considerado este último.

7.10. Serão desclassificadas as propostas em desacordo com as condições contidas neste Edital e em seus Anexos, observado o item 9.5 deste edital.

7.11. Excetuadas as situações previstas neste Edital, o teor das propostas escritas não poderá ser alterado, exceto quanto aos preços obtidos por meio de lance ou na fase de negociação de preços, não cabendo alegações de erros, omissões ou equívocos porventura ocorridos, inclusive em termos de preço, prazo ou quaisquer outras condições que importem em modificações de seus termos originais, sendo estes de inteira responsabilidade do licitante.

7.12. Alguns itens, para efeito de operacionalização no sistema, estão divididos entre SEST e SENAT, porém, por se tratar do mesmo objeto (com as mesmas especificações técnicas), devem ser cotados com preços idênticos, sob pena de desclassificação da proposta.

8. DA DIVULGAÇÃO E ACEITABILIDADE DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

8.1. Obedecidos aos prazos definidos neste Edital, terá início a sessão pública pelo Pregoeiro, com a divulgação e análise das Propostas Eletrônicas de Preços recebidas e, início da etapa de lances, não havendo neste momento a identificação dos participantes, o que ocorrerá após o encerramento desta etapa, conforme as regras estabelecidas neste Edital e no Regulamento de Licitações e Contratos do SEST SENAT.

8.2. Serão classificadas para a fase de lances todas as propostas que atenderem os critérios estabelecidos neste Edital e seus Anexos.

8.3. Serão desclassificadas as propostas que apresentem distorções, erros ou omissões, inclusive preços nulos, irrisórios ou manifestamente inexequíveis, quanto a quantitativos e/ou preços unitários.

8.3.1. A desclassificação das propostas será fundamentada e registrada no sistema eletrônico pelo Pregoeiro. 8.3.2. Da decisão que desclassificar as propostas de preços somente caberá pedido de reconsideração ao próprio Pregoeiro, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, acompanhado da justificativa de suas razões, no prazo máximo de 30 (trinta) minutos a contar do momento em que vier a ser disponibilizada no sistema eletrônico.

8.3.3. A Comissão decidirá no mesmo prazo, salvo motivos que justifiquem a sua prorrogação, cabendo a Pregoeiro registrar e disponibilizar a decisão no sistema eletrônico.

(6)

8.4. Na hipótese de haver preços iguais quando da abertura das propostas, os licitantes participarão das fases de lances, desde que classificados.

8.5. O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre o Pregoeiro e os licitantes para acompanhamento em tempo real pelos participantes.

9. DA FORMULAÇÃO DE LANCES

9.1. Iniciada a etapa competitiva, os autores das propostas classificadas poderão oferecer lances, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sem restrições de quantidade ou de qualquer ordem classificatória ou cronológica específica, mas sempre inferior ao seu último lance ofertado.

9.2. Os lances deverão ser ofertados com o VALOR UNITÁRIO CORRESPONDENTE À UNIDADE DE MEDIDA INFORMADA NO EDITAL, sendo as propostas originais enviadas posteriormente, com valores do lance vencedor, conforme indicado no item 7.

9.3. Todos os lances ofertados serão registrados pelo sistema eletrônico, que estará sempre indicando o lance de menor valor para acompanhamento em tempo real pelos licitantes, vedada a identificação do licitante.

9.4. Não serão aceitos dois ou mais lances iguais, prevalecendo, como de menor valor, o lance que tiver sido primeiramente recebido e registrado.

9.5. Ocorrendo a desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão, se o sistema eletrônico permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos sem prejuízo dos atos realizados.

9.5.1 O Pregoeiro, quando possível, dará continuidade à sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados.

9.5.2. Quando a desconexão persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa e reiniciada somente após comunicação expressa do Pregoeiro aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

9.6. Por iniciativa do pregoeiro, o sistema eletrônico emitirá aviso de que terá início prazo aleatório de até 30 (trinta) minutos para o encerramento da fase de lances, findo o qual estará automaticamente encerrada a recepção de lances.

9.6.1. Caso o sistema não emita o aviso de encerramento da fase de lances, o Pregoeiro se responsabilizará pelo aviso aos licitantes.

9.7. Após o encerramento da etapa de lances, o Pregoeiro deverá encaminhar pelo sistema eletrônico contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance de menor valor, objetivando obter, bem assim decidir sobre sua aceitação, devendo o licitante responder imediatamente.

9.8. Finalizada a fase de lances e de negociação de preços, o Pregoeiro desclassificará a proposta que apresentar valor acima do Preço Máximo orçado pelo SEST SENAT (item 3.1 deste Edital).

9.9. Ordenados os lances em forma crescente de preço, o pregoeiro determinará ao autor do lance classificado em primeiro lugar, que encaminhe os documentos necessários à comprovação de sua habilitação e proposta comercial atualizada. 9.10. A validade da licitação não ficará comprometida se inviabilizada a fase de lances, em razão da apresentação e/ou classificação de apenas uma proposta de preço.

10. DO JULGAMENTO E ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA DE PREÇO E HABILITAÇÃO 10.1. O julgamento desta licitação será realizado pelo critério de MENOR PREÇO POR LOTE.

10.2. O julgamento das propostas será objetivo, realizado em conformidade com os critérios previamente estabelecidos no Instrumento Convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente contidos no Edital.

(7)

10.2.1.1. O licitante detentor da melhor oferta deverá enviar, no prazo de 2 (duas) horas contados a partir da solicitação do Pregoeiro através do chat, para o e-mail licitacao@sestsenat.org.br, a proposta comercial devidamente atualizada em função do seu menor valor, assinada pelo(s) seu(s) representante(s) legal(is), juntamente com os documentos de habilitação exigidos neste Edital, com posterior envio dos originais ou cópias autenticadas no prazo de até 3 (três) dias úteis, após solicitação do Pregoeiro.

10.2.1.2. O invólucro contendo a proposta de preços atualizada e os documentos de habilitação exigidos neste Edital deverão ser especificados e endereçados, conforme abaixo:

SERVIÇO SOCIAL DO TRANSPORTE – SEST

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE – SENAT COORDENAÇÃO DE COMPRAS

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 153/2017

ENDEREÇO: SAUS Quadra 01, Bloco J, Ed. Confederação Nacional do Transporte, 11º andar, Brasília – DF, CEP: 70.070-944

10.3. A proposta comercial e documentos de habilitação encaminhados pelo licitante detentor da melhor oferta, serão disponibilizados no site www.sestsenat.org.br/Paginas/e-compras, “pesquisa processo licitatório”, “acesso direto aos processos licitatórios”, “edital e outros documentos”.

10.4. A Comissão de Licitação examinará a aceitabilidade da proposta classificada em primeiro lugar e verificará a habilitação do licitante, conforme disposições do Edital e seus anexos.

10.4.1. No julgamento da proposta de preços e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância da proposta, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

10.4.1.1. Considera-se inexequível a proposta de preços ou menor lance que, comprovadamente, for insuficiente para a cobertura dos custos da contratação, apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.

10.4.1.2. Se houver indícios de inexequibilidade da proposta de preço, ou em caso da necessidade de esclarecimentos complementares, poderão ser efetuadas diligências.

10.4.1.3. Quando o licitante apresentar preço final inferior a 30% (trinta por cento) da média dos preços ofertados para o mesmo item, não sendo possível a sua imediata desclassificação por inexequibilidade, será obrigatória a realização de diligências para o exame da proposta.

10.4.1.4. Qualquer interessado poderá requerer que se realizem diligências para aferir a exequibilidade e a legalidade das propostas, devendo apresentar as provas ou os indícios que fundamentam a suspeita.

10.4.2. O Pregoeiro poderá convocar o licitante para enviar documento digital, por meio de funcionalidade disponível no sistema, estabelecendo no “chat” prazo a ser informado pelo Pregoeiro, sob pena de não aceitação da proposta.

10.4.2.1. O prazo estabelecido pelo Pregoeiro poderá ser prorrogado por solicitação escrita e justificada do licitante, formulada antes de findo o prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

10.4.2.2. Havendo necessidade, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

10.5. Se a proposta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro, desde que autorizado pela Comissão de Licitação, examinará a proposta subsequente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital.

10.5.1. Ocorrendo a situação a que se refere o item 10.5, assegura-se ao Pregoeiro o dever de negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor.

(8)

10.6. Constatado o atendimento das exigências fixadas no Edital e declarado o licitante vencedor pela Comissão de Licitação, o Pregoeiro consignará esta decisão em ata própria, que será disponibilizada pelo sistema eletrônico, encaminhando-se o processo à autoridade competente para homologação e adjudicação.

11. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

11.1. Para serem habilitados os licitantes deverão apresentar, em plena validade, os seguintes documentos: 11.1.1. Habilitação Jurídica:

a) No caso de empresário individual, inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, a cargo da Junta Comercial da respectiva sede;

b) Em se tratando de Microempreendedor Individual – MEI: Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI, na forma da Resolução CGSIM nº 16, de 2009, cuja aceitação ficará condicionada à verificação da autenticidade no sítio www.portaldoempreendedor.gov.br;

c) Para as sociedades empresárias ou Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada – EIRELI: ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial da respectiva sede, acompanhado de documento de identidade comprobatório de seus administradores;

d) Em se tratando de sociedades comerciais, contrato social ou estatuto em vigor, devidamente registrado, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; e) Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis onde opera, com averbação no Registro onde tem sede a matriz, no caso de ser a participante sucursal, filial ou agência;

f) Inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova da indicação dos seus administradores;

g) Decreto de autorização, em se tratando de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País;

h) No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte: certidão expedida pela Junta Comercial ou pelo Registro Civil das Pessoas Jurídicas, conforme o caso, que comprove a condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do artigo 8° da Instrução Normativa n° 103, de 30/04/2007, do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC;

i) Os atos constitutivos das empresas licitantes deverão estar acompanhados dos demais documentos aditivos e modificativos do seu texto ou, preferencialmente, da respectiva consolidação.

11.1.2. Qualificação Técnica:

11.1.2.1. A Empresa deve ser especializada no ramo do serviço ora objeto do presente termo, devendo apresentar os seguintes documentos:

a) Autorização para funcionamento expedida pelo Ministério da Justiça, através do Departamento da Polícia Federal, nos termos do artigo 20, I, “a”, da Lei nº 7.102/83 e Decreto nº 89.056, de 24/11/83; b) Autorização para funcionamento expedida pelo Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, nos termos do Artigo 20, X, da Lei 7.102/83;

c) Atestado de Capacidade Técnico-Operacional de gerenciamento de mão-de-obra que comprove a prestação anterior de serviço similar, emitido por órgão da Administração Pública ou Empresa Privada, devendo constar do atestado emitido pelas pessoas jurídicas de direito privado o nome completo do signatário, o número do CPF, estando às informações ali contidas sujeitas à verificação de sua veracidade por parte da CONTRATANTE.

I- Nome, CNPJ e endereço do emitente da certidão;

II- Nome, CNPJ e endereço da empresa que prestou o serviço ao emitente; III- Identificação do signatário (nome, cargo ou função que exerce junto à emitente);

(9)

IV- Em caso de o atestado ser fornecido por pessoa jurídica de direito privado, o mesmo deverá ter firma reconhecida do responsável pelo atestado.

11.1.2.2. Entende-se por atividade pertinente e compatível com o objeto da licitação o fornecimento de itens compatíveis em características e quantidades com os objetos do presente termo de referência, de pelo menos 1 (um) posto de trabalho com no mínimo 04 empregados para uma escala de 12x36 no turno de 24 horas de domingo a domingo inclusive feriados. 11.1.2.3. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) se reserva o direito de promover diligências através de contatos com os fornecedores dos atestados de capacidades técnica, para certificar-se da exatidão das informações constantes dos atestados e/ou certificados apresentados pelas licitantes.

11.1.2.4. Qualquer informação inexata ou inverídica apurada pela CPL, constante dos documentos de capacitação técnica, implicará na inabilitação da respectiva licitante.

11.1.3. Qualificação econômico-financeira:

a) Certidão Negativa de Falência e Concordata, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, com data de emissão máxima nos últimos 90 (noventa) dias, desde que em validade;

b) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social (ano de 2016), incluindo o termo de abertura e encerramento, devidamente registrado no órgão competente, salvo nos casos de Microempreendedor Individual – MEI, comprovado por meio da apresentação do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, o qual é dispensado do registro, conforme § 2º, do art. 12, da Instrução Normativa DREI nº 11, de 05/12/2013, e, consequentemente, do termo de abertura e encerramento, devendo apresentar somente o balanço patrimonial e as demonstrações contábeis do último exercício social, devidamente assinados pelo seu representante legal e pelo contador responsável, em cópia autenticada ou via original.

b.1) Será considerado o balanço de abertura de empresas constituídas antes de 01 (um) ano, devidamente registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente.

c) Comprovação da boa situação econômico-financeira da licitante, por meio:

c.1) Do capital social integralizado (ou do patrimônio líquido) não inferior a 10% (dez por cento) do valor estimado total da contratação;

OU

c.2) Dos índices contábeis, atestados por documento assinado por profissional legalmente habilitado, de acordo com os seguintes parâmetros:

- Índice de Liquidez Corrente (ILC) maior ou igual a 1,0 - Índice de Solvência Geral (SG) maior ou igual a 1,0 - Índice de Liquidez Geral (ILG) maior ou igual a 1,0 ILC = AC/PC

SG = AT/(PC + ELP) ILG = (AC + RLP)/PC + ELP Onde:

AC = Ativo Circulante; PC = Passivo Circulante; AT = Ativo Total;

ELP = Exigível a Longo Prazo; RLP = Realizável a Longo Prazo. 11.1.4. Regularidade Fiscal:

(10)

Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros, expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

b) Certidão negativa de débito junto à Fazenda Estadual, referente ao domicílio ou sede da licitante; c) Certidão negativa de débito junto à Fazenda Municipal, referente ao domicílio ou sede da licitante; d) Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS;

e) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

f) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

g) Caso o fornecedor seja considerado isento de tributos relacionados ao objeto licitatório, deverá comprovar tal condição mediante a apresentação de declaração emitida pela correspondente Fazenda do domicílio ou sede do fornecedor, ou outra equivalente, na forma da lei.

11.1.5. Declarações:

a) Declaração do licitante de que não possui em seu quadro de pessoal empregado (s) menores de 18 (dezoito) anos de idade em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de 16 (dezesseis) anos de idade em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, nos termos do inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal de 1988 (Lei nº 9.854/99) (anexo V);

b) Declaração de superveniência de fato impeditivo da habilitação (anexo IV); c) Questionário de Compliance (anexo);

d) Declaração de vistoria, conforme modelo do Anexo VII, emitido pelo SEST SENAT e assinado pelo responsável pela empresa, comprovando que o licitante conhece a estrutura onde os serviços serão prestados, não cabendo ao licitante qualquer alegação posterior do desconhecimento do referido ambiente.

d.1). É facultado às licitantes realizarem vistoria (até 48 horas antes da abertura da sessão) no local para conhecimento do SEST SENAT, não cabendo qualquer alegação posterior de desconhecimento;

d.2). Recomenda-se realizar vistoria do local onde serão executados os serviços com o objetivo de inteirar-se das condições e grau de dificuldades existentes;

d.3) Caso o licitante opte pela vistoria, esta deverá ser previamente agendada em até 48 (quarenta e oito) horas antes da abertura da licitação, exclusivamente por meio eletrônico, no e-mail licitacao@sestsenat.org.br, no período de segunda a sexta-feira, de 08h30min às 12h30min e das 14h às 18h (horário oficial de Brasília/DF);

d.4) Independente da opção pela realização ou não da vistoria, a licitante deverá apresentar declaração formal assinada pelo responsável técnico da licitante, de que tem pleno conhecimento das condições e peculiaridades inerentes à natureza do objeto, assumindo total responsabilidade por esse fato.

11.1.5.1. Como condição prévia ao exame da documentação de habilitação do licitante, a Comissão verificará o eventual descumprimento das condições de participação, especialmente quanto à existência de sanção que impeça a participação no certame ou a futura contratação, mediante a consulta aos seguintes cadastros:

a) Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS, mantido pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis);

b) Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php).

11.5.1.2 A consulta aos cadastros será realizada em nome da empresa licitante e também de seu sócio majoritário, por força do artigo 12 da Lei n° 8.429/1992, que prevê, dentre as sanções impostas ao responsável pela prática de

(11)

ato de improbidade administrativa, a proibição de contratar com a Administração, inclusive por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

11.5.1.3 Constatada a existência de sanção, a Comissão reputará o licitante inabilitado, por falta de condição de participação.

11.5.1.5 Não ocorrendo a inabilitação por força das situações acima mencionadas, a documentação de habilitação dos licitantes então será verificada, conforme demais exigências previstas neste instrumento convocatório. 11.5.1.6 Todos os documentos deverão ser emitidos em favor do domicílio ou sede do licitante, à exceção daqueles referentes à comprovação de capacitação técnica.

11.5.1.7 A não apresentação de qualquer documento de habilitação ou sua apresentação em discordância com as condições deste edital implicará na automática inabilitação do licitante.

11.5.1.8 É assegurado ao Pregoeiro o direito de solicitar ao licitante vencedor, a qualquer tempo, no curso da licitação, quaisquer esclarecimentos sobre os documentos já entregues, fixando-lhes prazo para atendimento. 11.5.1.9 Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

11.5.1.10 Os documentos a serem protocolados deverão ser apresentados, preferencialmente, grampeados e/ou encadernados, na ordem retro mencionada.

12. DA IMPUGNAÇÃO DO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

12.1. Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar este instrumento convocatório, na forma eletrônica.

12.2. Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, estendendo este prazo conforme a complexidade da impugnação.

12.3. Acolhida a petição contra o instrumento convocatório, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

12.4. Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital perante o SEST SENAT o licitante que não o fizer no prazo estabelecido neste item.

13. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

13.1. Quaisquer esclarecimentos relativos a esta licitação deverá ser enviada ao Pregoeiro, até 3 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no e-mail licitacao@sestsenat.org.br.

13.2. Os esclarecimentos formulados pelos licitantes serão respondidos pelo SEST SENAT por meio de adendos, sem a identificação do solicitante, sendo disponibilizada no site www.sestsenat.org.br/Paginas/e-compras, “pesquisa processo”, “detalhes”, “boletim de esclarecimento”.

13.3. Demais informações poderão ser esclarecidas por meio e-mail licitacao@sestsenat.org.br. 14. DOS RECURSOS

14.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar sua intenção de recurso ao Pregoeiro durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, cadastrado em campo próprio do sistema, sendo-lhe concedido o prazo de até 02 (dois) dias úteis para apresentar as razões do recurso.

14.2. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados, acompanhados, se for o caso de documentos que comprovem as alegações do recorrente, devendo ser assinados pelo representante legal da empresa, devendo ser protocolado na Coordenação de Administração e Suprimentos do SEST SENAT, no endereço SAUS Quadra 01, Bloco J, Ed.

(12)

Confederação Nacional do Transporte, 12º andar, Brasília/DF, CEP: 70.070-944 ou por e-mail para o seguinte endereço: licitacao@sestsenat.org.br.

14.3. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso e a adjudicação do objeto da licitação pela Autoridade Competente ao vencedor.

14.4. O licitante que puder vir a ter a sua situação efetivamente prejudicada em razão de recurso interposto poderá sobre ele se manifestar em até 02 (dois) dias úteis contados do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

14.5. Os recursos serão julgados no prazo de até 10 (dez) dias úteis, contados da data final para sua interposição, pelo Diretor do SEST SENAT ou por quem este delegar competência.

14.6. O provimento de recursos implica somente na invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento. 15.7. Os recursos terão efeito suspensivo.

14.8. A divulgação das decisões referentes à habilitação, aos julgamentos e aos recursos será disponibilizada aos licitantes no sistema eletrônico.

15. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

15.1. ALÉM DAS OBRIGAÇÕES PREVISTAS NO TERMO DE REFERÊNCIA, será de responsabilidade da CONTRATADA:

15.1.1. Executar os serviços e demais condições e prazos previstos neste Edital e seus anexos; 15.1.2. Assumir todas as despesas de qualquer natureza dos serviços prestados.

15.1.3. Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente ao SEST SENAT ou a terceiros, decorrente de sua culpa ou dolo durante o período de realização dos serviços, não implicando corresponsabilidade do SEST SENAT ou de seus colaboradores;

15.1.4. Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente ao SEST SENAT ou a terceiros, decorrente de sua culpa ou dolo durante o período de execução do serviço, não implicando corresponsabilidade do SEST SENAT ou de seus colaboradores;

15.1.5. Obter e manter em vigor, às suas expensas, quaisquer licenças ou autorizações que sejam necessárias para a execução dos serviços;

15.1.6. NÃO SUBCONTRATAR O OBJETO DA LICITAÇÃO.

16. DAS OBRIGAÇOES DA CONTRATANTE 16.1. Será de responsabilidade da CONTRATANTE:

16.1.1. Atestar a nota fiscal e efetuar o pagamento em até 30 (trinta) dias conforme definido no cronograma, à medida que cada fase for declarada aprovada pelo SEST SENAT, observadas as condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos;

16.1.2. Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela CONTRATADA, de acordo com as cláusulas contratuais;

16.1.3. Exercer o acompanhamento e a fiscalização do instrumento contratual, anotando em registro próprio as falhas detectadas, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

16.1.4. Notificar a CONTRATADA por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução do serviço objeto da licitação;

16.1.5. O SEST SENAT se reserva ao direito de rejeitar, no todo ou em parte, os serviços que não atenderem ao objeto da licitação, devendo ser substituídos imediatamente;

(13)

17. DAS PENALIDADES

17.1. Ficará impedida de licitar e contratar com o SEST SENAT e, será descredenciada do seu sistema de cadastro, pelo prazo de até 02 (dois) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e no Contrato e das demais cominações legais, a empresa que:

a) não celebrar o contrato, dentro do prazo de validade de sua proposta; b) deixar de apresentar os documentos exigidos neste Edital;

c) apresentar declaração ou documentos falsos; d) não mantiver a proposta de preços;

e) ensejar o retardamento da execução do objeto; f) comportar-se de modo inidôneo;

g) falhar ou fraudar na execução do contrato; e, h) descumprir prazos.

17.2. Além das penalidades anteriores, na hipótese da empresa adjudicatária recusar-se a receber o Pedido de Compras, assinar o Contrato de Fornecimento ou Execução de Serviços, negar a prestação dos serviços ou entrega do objeto licitado, conforme os prazos estabelecidos neste Edital, o SEST SENAT poderá optar pela adjudicação às licitantes remanescentes, observada a ordem de classificação, condições e prazos estabelecidos neste Edital, sujeitando-se, ainda, à empresa a aplicação das penalidades cabíveis:

a) Advertência;

b) Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor adjudicado, no caso de recusa de assinatura do Contrato, de recusa no recebimento do Pedido de Compras, ou nos casos de inexecução, total ou parcial, da prestação dos serviços previstos no Contrato ou no Pedido de Compras;

c) Suspensão por até 02 (dois) anos de qualquer participação em novas licitações do SEST SENAT; d) Estipulado o percentual de 0,5% (cinco décimos por cento), por dia de atraso no fornecimento do material ou na entrega dos serviços, sobre o valor da parcela inadimplida, a título de multa;

e) Após o 30º (trigésimo) dia, a adjudicatária ficará sujeita, ainda, cumulativamente, à multa correspondente a 5% (cinco por cento) do valor adjudicado;

f) O valor da multa aplicada poderá ser descontado do pagamento devido ou por meio de depósito bancário. Caso a multa devida não seja paga, será cobrada judicialmente.

17.3. Caberá a aplicação das penalidades previstas neste Edital, isolada ou cumulativamente, após a notificação do licitante, sendo facultada a defesa prévia do interessado, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da notificação. 17.4. Os prazos não cumpridos, sofrerão as penalidades previstas no Regulamento de Licitações e Contratos do SEST SENAT e o pagamento de multa será feito da seguinte forma:

a) O valor da multa será descontado da CONTRATADA no pagamento que a CONTRATANTE tenha porventura que realizar a ela; e

b) Quando não houver pagamento pendente a realizar à CONTRATADA, a multa deverá ser paga em até 10 (dez) dias corridos.

18. DA ASSINATURA DO CONTRATO

18.1. A empresa vencedora será convidada a assinar o contrato de execução de serviços, no prazo de até 10 (dez) dias, o qual será regido pelas condições estabelecidas neste edital e na minuta de contrato que é parte integrante deste edital. 18.2. A critério do SEST SENAT o contrato poderá ser substituído por Pedido de Compra ou outro documento equivalente, conforme estabelece o art. 25 do Regulamento de Licitações e Contratos do SEST SENAT.

18.3. O contrato poderá ser aditado na hipótese de acréscimo ou supressão em até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial, conforme necessidade do SEST SENAT.

(14)

18.4. Decorrido o prazo de validade das propostas, ou no decurso desta, esta licitação poderá ser revogada a qualquer tempo, não cabendo aos licitantes o direito de qualquer reclamação ou indenização.

18.5. O contrato terá vigência de 06 (seis) meses, a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo, por igual período, conforme interesse de ambas as partes e de acordo com as especificações constantes deste Edital e seus Anexos.

19. DA ENTREGA, DO RECEBIMENTO E DO PAGAMENTO

19.1. A contratada deverá executar o objeto licitado conforme condições estipuladas neste Edital e seus anexos, observada as especificações, endereço e prazos.

19.2. O pagamento dos serviços será efetuado por meio de deposito bancário através do Banco do Brasil S/A, em até 30 (trinta) dias, mediante a apresentação de Nota Fiscal/Fatura, a contar do atesto da CONTRATADA, sendo os pagamentos efetuados contra a apresentação da documentação fiscal correspondente, devidamente aprovada e atestada pelo setor responsável do SEST SENAT, acompanhada dos seguintes documentos: Certificado de Regularidade do FGTS – CRF emitido pela Caixa Econômica Federal; Prova de quitação com as Fazendas Estadual e Municipal; e a Certidão Conjunta de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, inclusive abrangendo as Contribuições Sociais, conforme a Portaria Conjunta PGFN/RFB n.º 1751, de 02/10/2014.

19.3. O proponente vencedor da licitação é obrigado a fazer constar na Nota Fiscal o número da conta corrente, nome e número da agência bancária, bem como o número do processo e o número deste Pregão.

19.3.1. Quaisquer alterações nos dados bancários deverão ser comunicadas à área financeira do SEST SENAT, por escrito, ficando sob inteira responsabilidade da contratada, os prejuízos decorrentes de pagamentos incorretos devido à falta de informação dos mesmos.

19.4. Verificada a regularidade dos documentos mencionados no subitem 19.2 será providenciada a advertência da contratada, por escrito, para que, no prazo de 05(cinco) dias, regularize sua situação, ou, no mesmo prazo, apresente sua defesa. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da contratante.

19.4.1. Não havendo regularização ou sendo a defesa considerada improcedente, a contratante deverá comunicar aos órgãos responsáveis pela fiscalização da existência de pagamento a ser efetuado, para que sejam acionados os meios pertinentes e necessários para garantir o recebimento de seus créditos.

19.4.2. Persistindo a irregularidade, a contratante deverá adotar as medidas necessárias à rescisão contratual nos autos do processo administrativo correspondente, assegurada à contratada a ampla defesa.

19.4.3. Havendo a efetiva execução do objeto, os pagamentos serão realizados normalmente, até que se decida pela rescisão do contrato, caso a contratada não regularize a situação.

19.4.4. Somente por motivo de economicidade ou outro interesse da Instituição de alta relevância, devidamente justificado, em qualquer caso, pela máxima autoridade da contratante, não será rescendido o contrato em execução com a contratada inadimplente quanto as suas certidões.

19.4.5. A não inclusão das informações do subitem 19.3, inviabilizará o pagamento e implicará devolução dos documentos, não acarretando ao SEST SENAT nenhuma multa ou juros de mora.

19.5. O ônus do prazo de compensação e de todas as despesas bancárias decorrentes da transferência de crédito correrá por conta da contratada.

19.6. O valor pactuado entre as partes pode ser revisto por acordo entre as partes, com a apresentação das devidas justificativas, para restabelecer a relação que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuição do SEST SENAT para a justa remuneração da obra, serviço ou fornecimento, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, na hipótese de sobrevirem fatos imprevisíveis, ou previsíveis porém de consequências incalculáveis, retardadores ou impeditivos da execução do ajustado, ou, ainda, em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe, configurando álea econômica extraordinária e extracontratual.

(15)

20. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1. O licitante contratado será o único e exclusivo responsável por todos e quaisquer danos materiais ou pessoais decorrentes dos serviços que, direta ou indiretamente executar, ainda que tais danos sejam causados por ato de terceiros. 20.2. A critério do SEST SENAT, antes da data da apresentação das propostas e da documentação de habilitação dos licitantes, poderá proceder as alterações neste edital por sua iniciativa, fornecendo às empresas as modificações havidas, podendo inclusive prorrogar as datas de recebimento das propostas e da documentação, sem que caibam quaisquer reclamações ou indenizações aos licitantes.

20.3. Fica assegurado ao SEST SENAT, a qualquer tempo, no interesse da Administração, promover a contratação do objeto desta licitação, total ou parcialmente, acrescendo ou reduzindo a quantidade licitada, podendo anular ou revogar a mesma, observado o seu Regulamento de Licitações e Contratos, sem que caibam quaisquer reclamações ou indenizações aos licitantes.

20.4. As despesas de elaboração das propostas de preços, da documentação de habilitação e de confecção de amostra, quando for o caso, para este processo licitatório serão de inteira responsabilidade da licitante, não lhe sendo assegurado reclamar qualquer indenização da Administração do SEST SENAT, pelas despesas assim praticadas.

20.5. A participação dos interessados na presente licitação exprime a aceitação incondicional de seus termos, independente de transcrição, bem como apresenta o conhecimento do objeto em licitação, não sendo aceita alegação de desconhecimento de qualquer pormenor.

20.6. É assegurado aos interessados requerer vista e/ou obter cópia dos documentos constantes do processo em referência, a qualquer momento, mediante requerimento formal.

20.7. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Pregoeiro.

20.8. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e deus anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na Instituição.

20.9. Em caso de divergência entre as disposições deste Edital e de seus anexos ou demais peças que compõem o processo, prevalecerá as deste Edital.

21. DOS ANEXOS

21.1. Integram este Edital os seguintes Anexos: I – Especificação, entrega, faturamento; II – Termo de Referência;

III – Modelo de Proposta

IV – Declaração de Inexistência de Fato Superveniente; V – Declaração de Mão de obra de Menores;

VI – Declaração de conhecimento e conformidade às normas anticorrupção; VII – Planilha de Custos e Formação de Preços;

VII – Declaração de vistoria; VIII– Minutas de Contrato; IX – Questionário de Compliance

Brasília/DF, 01 de agosto de 2017. Ila Regina P. de Araújo

Pregoeira

Daniella Lemes Corado Presidente de Comissão de Licitação

(16)

ANEXO I

ESPECIFICAÇÃO, ENTREGA, FATURAMENTO e TERMO DE REFERÊNCIA PROCESSO Nº 00227/17

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 153/2017 1. DA ESPECIFICAÇÃO

OBJETO: Contratação de empresa especializada em serviços de vigilância armada para promover a segurança das instalações do SEST SENAT Unidade A Nº 10 – Porto Velho/RO, conforme condições do Edital e seus Anexos.

LOTE 1 – SERVIÇO DE SEGURANÇA SEST SENAT

Item Quant. Unid. Especificação

01 06 Serv./mês

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA - Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de vigilância (Armada), a serem executados de domingo a domingo inclusive feriados pelo período de 24 (vinte e quatro horas) diárias – SEST.

LOCAL: Porto Velho/RO

Endereço: Rua da Beira, nº 6290, Bairro Floresta. Porto Velho, RO, CEP: 76.806-130, conforme especificações do Termo de Referência abaixo.

02 06 Serv./mês

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA - Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de vigilância (Armada), a serem executados de domingo a domingo inclusive feriados pelo período de 24 (vinte e quatro horas) diárias – SENAT

LOCAL: Porto Velho/RO

Endereço: Rua da Beira, nº 6290, Bairro Floresta. Porto Velho, RO, CEP: 76.806-130, conforme especificações deste Termo.

OBS: A contratação é um serviço comum já que possui características padronizadas e encontra-se disponível em mercado próprio, podendo ser executado segundo protocolos, métodos, regulamentos e técnicas pré estabelecidas e conhecidos por todas as empresa que atuam no ramo.

2. DO PRAZO DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS, DO LOCAL DE PRESTAÇÃO E DO FATURAMENTO E COBRANÇA: 2.1. Prazo de Entrega/Execução: Conforme cronograma especificado no Termo de Referência.

2.2. Do Local de Realização: Unidade SEST SENAT – Porto Velho/RO 2.3. Do Faturamento e Cobrança:

SERVIÇO SOCIAL DO TRANPORTE – SEST

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE – SENAT CNPJ: 73.471.989/0001-95 e 73.471.963/0001-47

IE: 07.461.481/001-23 e 07.461.438/001-86 Impostos e despesas: Inclusos.

(17)

ANEXO II

TERMO DE REFERÊNCIA

1 – DO OBJETO

Constitui objeto do presente termo de referência a Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de vigilância (Armada), a serem executados de domingo a domingo inclusive feriados, no SEST SENAT UNIDADE A - Nº 10 - Porto Velho/RO, Endereço: Rua da Beira, nº 6290, Bairro Floresta. Porto Velho, RO, CEP: 76.806-130, conforme especificações deste termo.

2. DA VISTORIA

2.1. A licitante deverá realizar vistoria do local onde serão executados os serviços com o objetivo de inteirar-se das condições e grau de dificuldades existentes.

3. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DO CONTRATADO

3.1. A Empresa deve ser especializada no ramo do serviço ora objeto do presente termo, devendo apresentar os seguintes documentos:

a) Autorização para funcionamento expedida pelo Ministério da Justiça, através do Departamento da Polícia Federal, nos termos do artigo 20, I, “a”, da Lei nº 7.102/83 e Decreto nº 89.056, de 24/11/83;

b) Autorização para funcionamento expedida pelo Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, nos termos do Artigo 20, X, da Lei 7.102/83;

c) Atestado de Capacidade Técnico-Operacional de gerenciamento de mão-de-obra que comprove a prestação anterior de serviço similar, fornecidos por pessoa jurídica, de direito público ou privado, no qual conste a prestação de serviço e/ou a realização de fornecimento da mesma natureza ou similar ao objeto aqui licitado. O atestado deve ser datado e assinado e deverá conter informações que permitam a identificação correta do CONTRATANTE e do prestador do serviço, tais como:

I. Nome, CNPJ e endereço do emitente da certidão;

II. Nome, CNPJ e endereço da empresa que prestou o serviço ao emitente; III. Identificação do signatário (nome, cargo ou função que exerce junto à emitente);

IV. Em caso de o atestado ser fornecido por pessoa jurídica de direito privado, o mesmo deverá ter firma reconhecida do responsável pelo atestado.

3.2. Entende-se por atividade pertinente e compatível com o objeto da licitação o fornecimento de itens compatíveis em características e quantidades com os objetos do presente termo de referência, de pelo menos 1 (um) posto de trabalho com a escala de trabalho de 12x36 no turno de 24 horas de domingo a domingo inclusive feriados.

3.3. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) se reserva o direito de promover diligências através de contatos com os fornecedores dos atestados de capacidades técnica, para certificar-se da exatidão das informações constantes dos atestados e/ou certificados apresentados pelas licitantes.

3.4. Qualquer informação inexata ou inverídica apurada pela CPL, constante dos documentos de capacitação técnica, implicará na inabilitação da respectiva licitante.

4. ESPECIFICAÇÃO E EXECUÇÃO TÉCNICA DOS SERVIÇOS:

4.1. Comunicar imediatamente ao CONTRATANTE, qualquer anormalidade verificada, inclusive de ordem funcional, para que sejam adotadas as providências de regularização necessárias;

4.2. Manter afixado no Posto, em local visível, o número de telefone da Delegacia de Polícia da Região, do Corpo de Bombeiros, preposto da CONTRATANTE;

(18)

4.3. Permitir o ingresso nas dependências internas somente de pessoas previamente autorizadas e identificadas. Onde os responsáveis pela vigilância farão constar em livro de registro próprio, horário de entrada e saída;

4.4. Fiscalizar a entrada e saída de veículos nas dependências, identificando o motorista e anotando a placa do veículo, mantendo sempre os portões fechados;

4.5. Repassar para os vigilantes que estão assumindo o Posto, quando da rendição, todas as orientações recebidas e em vigor, bem como eventual anomalia observada nas dependências e suas mediações;

4.6. Comunicar ao seu chefe imediato, o qual repassará a um representante a ser indicado pelo SEST SENAT, todo acontecimento entendido como irregular e que atente contra o patrimônio do CONTRATANTE;

4.7. Colaborar com as Polícias Civis e Militares nas ocorrências de ordem policial dentro das instalações do

CONTRATANTE, facilitando, no possível, a atuação daquelas, inclusive na indicação de testemunhas presenciais de eventual acontecimento;

4.8. Inibir a aglomeração de pessoas junto ao Posto;

4.9. Proibir a utilização do posto para guarda de objetos estranhos ao local; 4.10. Manter os vigilantes no Posto, não devendo se afastarem de seus afazeres; 4.11. Impedir a saída de volumes e materiais sem a devida autorização; e

4.12. O serviço de vigilância, objeto de contratação, deverá ser realizado por profissional devidamente treinado e

credenciado por instituição registrada junto ao Departamento da Polícia Federal, com os cursos de reciclagens atualizados, devendo utilizar da cordialidade, discrição e atenção, zelando sempre pela ordem e segurança das instalações.

4.13 Fornecer banheiro químico ou equivalente para os empregados que estiverem no posto de trabalho, agua potável para uso dos empregados e demais itens necessários a prestação do serviço sem ônus para o CONTRATANTE.

5. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

5.1. Comprovar a formação técnica específica da mão-de-obra oferecida, através de Certificado de Curso de Formação de Agente de Vigilâncias, expedidos por Instituições devidamente habilitadas e reconhecidas;

5.2. Cumprir e fazer cumprir o disposto no Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de Trabalho da categoria de

vigilantes, bem como todas as exigências da PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, que dispõe sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada e suas posteriores alterações;

5.3. A CONTRATADA não poderá repassar os custos de qualquer um desses itens de uniforme e equipamentos aos seus empregados;

5.4. Quando solicitado, apresentar ao CONTRATANTE a relação de armas e cópias autenticadas dos respectivos "Registros e Porte das Armas" que serão utilizadas pela mão-de-obra nos Postos;

5.5. Assumir todas as responsabilidades e tomar as medidas necessárias ao atendimento dos seus empregados acidentados ou com mal súbito, por meio de seus encarregados e em caso de um deles apresentar qualquer tipo de doenças no local de trabalho, deverá de imediato ser substituído por outro da mesma categoria;

5.6. Oferecer munições de procedência de fabricante, não sendo permitido em hipótese alguma, o uso de munições recarregadas;

5.7. Prever toda a mão-de-obra necessária para garantir às operações dos Postos, nos regimes contratados, obedecidas as disposições da legislação trabalhista vigente;

5.8. Efetuar a reposição de mão-de-obra nos Postos, em caráter imediato, em eventual ausência, não sendo permitida a prorrogação da jornada de trabalho (dobra);

(19)

5.9. Manter disponibilidade de efetivo dentro dos padrões desejados solicitados pelo CONTRATANTE, bem como impedir que a mão-de-obra que cometer falta disciplinar, qualificada como de natureza grave, seja mantida ou retome às instalações da contratante;

5.10. Atender de imediato às solicitações quanto a substituições da mão- de-obra, qualificada ou entendida como inadequada para a prestação dos serviços;

5.11. Relatar ao CONTRATANTE toda e qualquer irregularidade observada nos Postos das instalações onde houver prestação dos serviços;

5.12. Os fiscais da CONTRATADA deverão, obrigatoriamente, inspecionar os postos no mínimo 02 (duas) vezes por dia, em horários alternados;

5.13. Responsabilizar integralmente pelos serviços contratados, nos termos da legislação vigente; 5.14. Observar as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho;

5.15. Cumprir, além dos postulados legais vigentes de âmbito federal, estadual ou municipal;

5.16. Responsabilizar pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato, conforme exigência legal;

5.17. Não reproduzir, divulgar ou utilizar em benefício próprio, ou de terceiros, quaisquer informações de que tenha tomado ciência em razão da execução dos serviços discriminados, sem o consentimento, prévio e por escrito, da CONTRATANTE;

5.18. Não utilizar o nome da CONTRATANTE, ou sua qualidade de CONTRATADA, em quaisquer atividades de divulgação empresarial, como, por exemplo, em cartões de visita, anúncios e impressos, sob pena de rescisão contratual; 5.19. Fornecer à CONTRATANTE fatura mensal dos serviços executados no mês anterior, devidamente autenticada pelo gestor ou fiscal do contrato;

5.20. Apresentar, independente de solicitação pela CONTRATANTE, documentação que comprove o correto e tempestivo pagamento de todos os encargos previdenciários e fiscais decorrentes da execução do contrato;

5.21. O atraso na apresentação, por parte da empresa, da fatura ou dos documentos exigidos como condição para pagamento importará em prorrogação automática do prazo em igual número de dias de vencimento da obrigação da CONTRATANTE;

5.22. O atraso no pagamento decorrente das circunstâncias descritas na obrigação anterior, não exime a CONTRATADA de promover o pagamento dos empregados nas datas regulamentares, nem das obrigações sociais e trabalhistas;

5.23. Não transferir a outrem, no todo ou em parte, o objeto do Contrato, sem prévia e expressa anuência da CONTRATANTE;

5.24. Responder civilmente por danos e/ou prejuízos causados à CONTRATANTE ou a terceiros, decorrentes da execução dos serviços ora contratados, ou de atos dolosos ou culposos de seus empregados. Assume a CONTRATADA, nesse caso, a obrigação de reparar o dano e/ou prejuízo, inclusive mediante a reposição do bem danificado em condições idênticas às anteriores ao dano ou o ressarcimento a preços atualizados, dentro de 30 (trinta) dias, após a comunicação que lhe deverá ser feita por escrito. Caso não o faça dentro do prazo estipulado, a CONTRATANTE reserva-se o direito de descontar o valor do ressarcimento da garantia de execução ou da fatura do mês; e

5.25. Orientar os vigilantes, para impedir a saída de qualquer bem patrimonial das dependências da Unidade sob a responsabilidade dele (vigilante), sendo permitido somente mediante autorização da CONTRATANTE.

5.26. Fornecer banheiro químico ou equivalente para os empregados que estiverem no posto de trabalho, agua potável para uso dos empregados e demais itens necessários a prestação do serviço sem ônus para o CONTRATANTE.

(20)

6. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

6.1. Cumprir e fazer cumprir o disposto nas cláusulas do contrato;

6.2. Efetuar, com pontualidade, os pagamentos à CONTRATADA, após o cumprimento das formalidades legais e prazos estabelecidos no contrato; e

6.3. Fornecer à CONTRATADA, todos os esclarecimentos necessários para execução dos serviços e demais informações que estes venham a solicitar para o desempenho dos serviços contratados.

7. DO PRAZO DE VIGÊNCIA DA CONTRATAÇÃO

A vigência do contrato será de 6 (seis) meses, a partir da assinatura das partes, podendo ser prorrogável por meio de termo aditivo por igual período, conforme interesse de ambas as partes e de acordo com as especificações constantes deste termo, observando as demais disposições do Regulamento de Licitações e Contratos do SEST SENAT.

8. DO QUANTITATIVO DE POSTOS/ESCALA

8.1. Os serviços de vigilância armada deverão ser prestados em 02 (dois) postos 24 horas por dia a serem executados de domingo a domingo inclusive feriados, conforme abaixo:

Posto/ localização Escala Turno Dias da semana Qtde de

postos

SEST UNIDADE A - Nº 10 Porto

Velho/RO. 12 X 36h 24h domingo a domingo inclusive feriados 01 SENAT UNIDADE A - Nº 10 Porto Velho/RO. 12 X 36h 24h domingo a domingo inclusive feriados 01

9. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

9.1. Na Nota Fiscal deverá constar o nº da conta corrente do fornecedor, nome e número da agência bancária, bem como, o nº do PROCESSO descrito neste Pedido de Compra (PC). A Nota Fiscal deverá acompanhar, ainda, cópia do PEDIDO DE COMPRA. A não inclusão da informação implicará na devolução dos documentos, não acarretando ao SEST SENAT nenhuma multa ou juro de mora;

9.2. O pagamento dos serviços será efetuado por meio de deposito bancário através do Banco do Brasil S/A, em até 30 (trinta) dias, mediante a apresentação de Nota Fiscal/Fatura, a contar do atesto da CONTRATADA;

9.3. A empresa deverá apresentar os seguintes documentos: Nota Fiscal devidamente descriminada por cada posto de serviço, Certificado de Regularidade do FGTS – CRF emitido pela Caixa Econômica Federal; Prova de quitação com as Fazendas Estadual e Municipal; Certidão Conjunta de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, inclusive abrangendo as Contribuições Sociais, conforme a Portaria Conjunta PGFN/RFB n.º 1751, de 02/10/2014. Apresentar declaração caso seja optante pelo Simples Nacional. A ausência dos documentos mencionados inviabilizará o pagamento não acarretando ao SEST SENAT multa ou juros de mora; e

9.4. Os documentos relacionados no item anterior deverão ser encaminhados para prestação de contas: SEST SENAT – DEX – Brasília/DF - Endereço: SAUS Quadra 01 Bloco “J” Ed. CNT – 12° andar - CEP 70070-944 – Brasília/DF, ou a um representante a ser indicado pelo SEST SENAT.

(21)

10. DAS DEFINIÇÕES

Para efeitos de contratação serão adotadas as seguintes definições:

1) Posto de Serviço: É a área correspondente à prestação dos serviços, caracterizado pelo período durante o qual o posto deverá ser guarnecido por pessoa qualificada para o desempenho das tarefas;

2) Vigilante: É a denominação dada ao profissional da área de vigilância, que dentro dos limites estabelecidos por uma escala previamente estabelecida, executa tarefas de zelo pelo patrimônio público; e

3) Vigilância: atividades relativas ao cuidado ou a atenção que se deve dar às coisas que ficam à cargo de alguém.

11. DA FISCALIZAÇÃO E CONTROLE:

1) Todos os serviços executados pela empresa CONTRATADA serão acompanhados e fiscalizados por um representante a ser indicado pelo SEST SENAT.

(22)

22 ANEXO III MODELO DE PROPOSTA PROCESSO Nº 00227/17 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 153/2017 1. DO CUSTO TOTAL

Apresento proposta de preços para execução do objeto da licitação em epígrafe, conforme condições do Edital e seus anexos.

Preço total da proposta R$ (_______________), (POR EXTENSO) Prazo de validade da proposta: 60 (sessenta) dias.

2. DAS CONDIÇÕES GERAIS DE ENTREGA E PAGAMENTO: 2.1. Prazo de Entrega/Execução: Conforme definição do Anexo I do Edital.

2.2. O pagamento dos serviços será efetuado por meio de deposito bancário através do Banco do Brasil S/A, em até 30 (trinta) dias, mediante a apresentação de Nota Fiscal/Fatura, a contar do atesto da CONTRATADA, sendo os pagamentos efetuados contra a apresentação da documentação fiscal correspondente, devidamente aprovada e atestada pelo setor responsável do SEST SENAT, acompanhada dos seguintes documentos: Certificado de Regularidade do FGTS – CRF emitido pela Caixa Econômica Federal; Prova de quitação com as Fazendas Estadual e Municipal; e a Certidão Conjunta de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, inclusive abrangendo as Contribuições Sociais, conforme a Portaria Conjunta PGFN/RFB n.º 1751, de 02/10/2014.

3. DECLARAÇÕES

3.1. Declaramos que estão inclusos no preço todos os custos diretos e indiretos, despesas materiais, taxas, impostos, tributos, frete e quaisquer outras despesas indispensáveis à execução do objeto desta licitação até a entrega definitiva no local especificado.

OBJETO: Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de vigilância (Armada) para atender demanda da Unidade de Porto Velho/RO, conforme condições do Edital e seus anexos.

Lote Qtd Unid Especificações Valor

Total Item 01...

(23)

23 3.2. Declaramos o pleno conhecimento de todas as condições previstas no edital, o atendimento aos requisitos de habilitação e que a proposta apresentada está em conformidade com as exigências contidas neste edital e em seus anexos. 3.3. Declaramos que o fornecimento do material ou a prestação do serviço será realizada de acordo com as especificações contidas no Edital de Pregão nº 153/2017 e seus anexos.

3.4. Declaramos que os serviços não serão subcontratados.

4. DADOS DA PROPONENTE Razão Social:

Pessoa para contato: Endereço: E-mail: Telefone: CNPJ: Dados Bancários: _________________, _____ de _______________ de ________. _____________________________ Nome e cargo do responsável

Referências

Documentos relacionados

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Especificamente, identificam-se os tipos de fruta para compor a salada; o preço que o consumidor estaria disposto a pagar pelo produto; a quantidade de produto por

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A Circular BACEN n 3.640, de 04/03/2013, estabeleceu procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) relativa ao capital requerido para o