• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO, EXECUÇÃO E PRÁTICA DA METODOLOGIA DE JOGOS EM FISIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RAISSA GABRIELLE COLUCIO SCHWARTZ, CINTHIA DA SILVA FRADE, RAFAELA APARECIDA PALMEIRA HIRATA, VANESSA RIBEIRO CRUZ

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): KARINA A. R. RIBEIRO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ILZA SANTOS RIBEIRO COLABORADOR(ES):

(2)

RESUMO

Na sociedade pós-moderna em que vivemos, a falta de motivação dos alunos é a principal causa do desinteresse pelos estudos. Muitos fatores contribuem para o desinteresse dos discentes, dentre os quais destaca-se a metodologia, por vezes, tradicional e centralizadora utilizada pelo professor em sala. Para que o interesse dos alunos seja despertado e promova a apropriação dos saberes, é necessário o uso de uma linguagem atraente em sala de aula. Afim de possibilitar a apropriação dos saberes em Fisiologia por parte de estudantes do curso de Graduação em Medicina Veterinária, foi proposta o desenvolvimento de Jogos sobre os mais diversos sistemas fisiológicos do organismo. Neste contexto, os alunos foram desafiados a planejar e executar a montagem de um jogo aplicado à compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Por meio do desenvolvimento dos jogos, os alunos adquiriram conceitos, reforçaram conteúdos, ampliaram a rede de relacionamento com os colegas de sala, trabalharam a criatividade, a competição saudável e a cooperação mútua. Acreditamos que estes resultados foram possíveis em virtude da fascinação que os jogos exercem sobre as pessoas, que, ao jogarem, buscam a vitória procurando entender os mecanismos dos mesmos, que neste caso específico, dizia respeito aos processos fisiológicos. O desenvolvimento desta metodologia possibilitou que os alunos não só aprendessem Fisiologia planejando e montando, mas também brincando com os jogos. Por fim, conclui-se que a metodologia de desenvolvimento de jogos aplicados à Fisiologia é um importante e eficiente apoio às aulas aplicadas pelo professor e contribuem positivamente com o processo de aprendizagem em Fisiologia, despertando o interesse dos alunos sobre o conteúdo e sobretudo, a participação nas aulas.

(3)

NTRODUÇÃO

Segundo POZO (2003), o sistema educacional procura proporcionar aos formandos a capacidade de aprender, se tornando indivíduos autônomos, para serem profissionais, e executarem a prática dos conhecimentos teóricos obtidos na universidade.

Desenvolver o conteúdo de uma disciplina tão densa quanto a Fisiologia, e ainda assim atender as necessidades cognitivas de todos, é um grande desafio. Na busca da ruptura das barreiras que dificultam ou impedem a aprendizagem efetiva por parte dos alunos menos interessados e/ou que apresentam maiores dificuldades com as técnicas de ensino tradicionais, foi desenvolvido, sob orientação do docente da disciplina, um método inovador no processo ensino-aprendizagem de Fisiologia, onde os alunos passaram a ser os atores principais do processo de ensino-aprendizagem, por meio da construção de jogos, possibilitando uma nova perspectiva de estudos, interativa, interpessoal, mais eficiente e dinâmica por parte dos alunos.

OBJETIVOS

Planejar, desenvolver e aplicar a metodologia de JOGOS à disciplina de Fisiologia, possibilitando o seu uso por acadêmicos como uma importante, construtiva e desafiadora ferramenta de estudo, que possibilite desenvolver o aprendizado de forma eficiente e atraente.

METODOLOGIA

Inicialmente os alunos do 3º e 4º semestres do Curso de Graduação em Medicina Veterinária foram divididos, de acordo com suas afinidades, em grupos de 4 a 5 integrantes. Na sequência, o docente da disciplina procedeu a um sorteio, onde constavam todos os grandes temas estudados na disciplina de Fisiologia (Homeostasia, Membranas, Sistemas Nervoso, Respiratório, Circulatório, Cardíaco, Endócrino, Renal, Digestório, Reprodutor e Muscular).

(4)

Ao receber o tema do trabalho, os integrantes do grupo buscaram informações acerca da Fisiologia, ampliando os conhecimentos sobre os sistemas e suas particularidades. Em seguida, deu-se início ao processo de planejamento dos jogos, onde os grupos deveriam encontrar uma metodologia de jogo que se adequasse ao sistema sorteado, seguida a racionalização de como interagir a fisiologia com o método do jogo. Após, seguiu-se o desenvolvimento do layout e por fim, a execução e montagem do jogo planejado. Uma vez prontos, os jogos foram apresentados e todos, sem exceção, jogados e avaliados pelos grupos de alunos.

DESENVOLVIMENTO

O uso de jogos educativos com finalidades pedagógicas, revelam a sua importância na aquisição do conhecimento ao promover situações de ensino-aprendizagem, promovendo interação e troca de conhecimento por meio de uma atividade ativa, prazerosa e descontraída. Entretanto, este tipo de prática educativa ainda é vista com certo preconceito entre uma parcela dos docentes da educação

superior, para os quais predomina o conceito de que, “jogos” constituem uma

metodologia infantilizada.

A possibilidade de jogar os jogos desenvolvidos por outros grupos possibilitou ótimos momentos de aprendizagem descontraída e dinâmica sobre os mais diversos sistemas fisiológicos, além de possibilitar a análise crítico reflexiva do processo de planejamento e desenvolvimento de cada equipe.

É importante que os jogos pedagógicos sejam utilizados como instrumentos de apoio, constituindo elementos úteis no reforço de conteúdos já apreendidos anteriormente, uma vez que os alunos têm a oportunidade de se tornarem os autores principais da aquisição de conhecimentos.

A competição durante a prática dos jogos, foi evidente, porém não houve motivos para preocupação, pois o professor bem preparado evidenciou que esse tipo de competição é saudável e deve ocorrer apenas no jogo e não, na vida. Acreditamos que todos os jogos devem ser utilizados como ferramentas de apoio ao ensino e que este tipo de prática pedagógica leve o estudante à exploração de sua criatividade.

(5)

RESULTADOS

O resultado prático desta atividade resultou em um excelente aproveitamento dos alunos em relação à disciplina, pois foi possível notar claramente o envolvimento de todos na produção e execução dos jogos, uma vez que a dinâmica de construção, desenvolvimento e prática dos jogos é muito mais interessante do que ler um livro sobre a matéria ou desenvolver atividades extra-classe de forma isolada ou repetitiva FIGURAS 1 e 2.

FIGURA 1. Universitárias praticando fisiologia endócrina através dos jogos

desenvolvidos.

FIGURA 2. Aprendizado de Fisiologia Renal, por meio de jogos. Dinâmica

(6)

O envolvimento de todos os alunos no desenvolvimento e uso dos jogos pedagógicos como instrumento de apoio à disciplina ao qual se aplica, constituiu um elemento útil na fixação e discussão de conteúdos vistos em sala de aula e secundariamente, os jogos também atuaram como instrumentos para o desenvolvimento de relações interpessoais e autoconfiança.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É muito positivo quando o professor apresenta diferentes ferramentas de ensino, procurando diversificar as aulas e assim torná-las mais interessantes e atraentes para os alunos, independente do grau de escolaridade. O ensino com jogos atende essa necessidade como uma opção diferenciada, que pode ser utilizada como reforço de conteúdo.

Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico, da brincadeira e principalmente do aprendizado.

Portanto, podemos concluir que os jogos são elementos extremamente úteis no processo ensino-aprendizagem, pois colocam os alunos como participantes ativos no processo de aquisição do conhecimento por meio de uma metodologia dinâmica

(7)

e interativa, possibilitando a aquisição de conhecimentos de forma muito mais eficiente do que as possibilidades ofertadas em aulas com métodos tradicionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

POZO, Juan I. Aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de capacidades no ensino médio. In: Coll, César et.al. Psicologia da aprendizagem no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Editora. 2003.

SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação. 1998.

Imagens: Acervo pessoal

Referências

Documentos relacionados

Os macroinvertebrados bentônicos constituem uma importante comunidade em riachos, pois participam do fluxo de energia, sendo um importante recurso alimentar para

Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

ano do Ensino Fundamental. Ainda, levamos em consideração a Teoria dos Campos Conceituais. Assim, na escolha das questões demos importância a natureza das situações, os

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Se estiver a utilizar uma unidade de controlo “não expansível” (tal como i-on16 ou i-on40), pode configurar o endereço através do menu local do teclado (veja

Esse contexto contribuiu para a queda da frequência de compra do nosso canal e retração de 21,9% dos volumes (unidades de produtos para revenda), interrompendo a retomada