• Nenhum resultado encontrado

Software, do sistema automatizado da Biblioteca do Instituto de Pesquisas Espaciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Software, do sistema automatizado da Biblioteca do Instituto de Pesquisas Espaciais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CDU 061.62:629.78]:681.06

SOFTWAREDO S IS T EM A AUTOM ATIZAD O DA B IB LIO T E C A DO IN STITU­ TO DE PESQ U ISA S ESPA C IA IS

A R R Y C A R L O S B U S S F IL H O Instituto de Pesquisas Espaciais (IN P E ) 12200 São José dos Campos, SP

A Biblioteca do IN P E criou o seu próprio sistema automatizado para aten­ der os seus usuários nas suas diversas unidades, na sede, em São José dos Cam­ pos, e coordenadorias adjuntas: Cachoeira Paulista, Cuiabá, São Paulo, Atibaia, Natal e Fortaleza. Esse sistema é composto de quatro módulos: A Q U IS IÇ Ã O , C A L I, C IR C U L A e S IR IU S . O módulo A Q U IS IÇ Ã O é responsavél pelo con­ trole da coleta de sugestões, seleção e compra de materiais bibliográficos. Através do C A L I pode-se cadastrar o material de acordo com os padrões biblio- tecônomicos e recuperar essas informações de diversas formas (fichas, listagens). O módulo C IR C U L A faz o controle da circulação de todo o acervo, interno e de material de bibliotecas externas, emprestado ao IN P E , e o S I R I U S permite a realização, via terminal, de pesquisas bibliográficas e informações geradas pelos módulos C A L I e C IR C U L A . Devido à própria história da automatização da biblioteca do IN P E , alguns módulos não estão ainda totalm ente integrados, prevendo-se isto para um futuro próximo.

1. IN TR OD U ÇÃO

A experiência de uso de computador em termos de serviços de biblioteca co­ meçou, no INPE, em 1969, quando foi criado o sistema de cadastramento de fo­ lhetos. O resultado obtido nesse programa foi apresentado no 2? Congresso Re­ gional de Documentação da FID/CLA, em 1970, no Rio de Janeiro, por Iberê L. R. Teixeira.

Na mesma época o INPE, então Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), deu apoio ao Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD ), hoje IBICT, no planejamento e na programação dos seus primeiros programas automatizados (Catálogo Coletivo Nacional) — CCN — e Sistema Automatizado de Bibliografias Especializadas — S IA B E, e até na confecção do

(2)

primeiro manual de Catalogação Legível por Computador - CALCO, desenvolvi­ do pela bibliotecária Alice Príncipe Barbosa.

Posteriormente, em 1973, foi desenvolvida uma linguagem de busca para sistemas de recuperação da informação (Teixeira e Buss Filho, 1973) utili­ zando dados das citações bibliográficas do S IA B E; uma vez que o acervo da bi­ blioteca do IN PE ainda estava sob controle manual, depois de vários programas experimentais de catalogação automatizado, utilizando o módulo CALI de Vas- concellos e Bersano (1976).

Nesse mesmo ano, devido ao aumento da demanda de aquisição de material bibliográfico e à complexidade dos processos envolvidos nesse serviço, implan­ tou-se um módulo de aquisição, facilitando o armazenamento das sugestões e a seleção do material, com base nas listagens.

Pelo fato de em 1980 o INPE ter instalado um computador com terminais remotos, foi possível partir para a implantação de um sistema on-line, o qual se iniciou pelo módulo C IRCU LA (de controle de circulação de material bibliográ­ fico), seguido pelo módulo S IR IU S (pesquisa e recuperação bibliográfica). Esses dois módulos foram interfaceados pelo módulo CALI, já então existente. 2. D ESCRIÇÃO DO SIST EM A

Cada um dos sistemas criados chama-se módulo, e sistema denomina-se o con­ junto de todos os módulos.

2.1 Módulo CALI

O CALI faz o cadastramento de livros e, recentemente, envolveu também o cadastramento de folhetos. A entrada de dados não é ainda on-line, porém pre­ tende-se que o seja a curto prazo.

O material bibliográfico recebido é encaminhado aos bibliotecários, que fa­ zem o cadastramento. As informações são levadas ao computador, que emite um relatório de crítica. De posse dessas informações, os bibliotecários corrigem os erros e submetem-nos a reprocessamento. Semanalmente é obtida uma série de saídas deste módulo, entre as quais podem ser citadas fichas de autor, títulos, sé­ rie, tombo e topográfico. Além disto, pode ser obtida a qualquer instante uma sé­ rie de informações opcionais (listagens opcionais) sobre autor, título, topográfico (CDU) e grandes áreas (de assunto). Periodicamente atualiza-se o banco de dados do acervo do INPE com a transferência de novos dados deste módulo. 2.2 Módulo CIRC U LA

Este módulo faz o controle de toda a circulação do material bibliográfico do INPE, e é utilizado diretamente no atendimento ao público na biblioteca do INPE. Os usuários, tendo em mãos o material desejado, encaminham-se ao balcão de em­ préstimo, onde um operador se encarrega das transações de empréstimo, devolu­

Software do sistema automatizado da biblioteca...

(3)

A R R Y CARLOS BUSS FILH O ção, renovação, reservas, etc., diretamente no terminal.

Na eventualidade de falta de energia, existe um formulário apropriado, onde o operador lança os dados da transação. Esses dados poderão ser digitados no pró­ prio terminal após a volta da energia ou, caso esta demore, serão processados em horário especial, em batch.

2.2.1 Relatórios e estatísticas

Como resultado de processamento em batch, existe também a emissão de vários relatórios e estatísticas. São doze as opções de relatórios, das quais as mais utilizadas são:

. relação de empréstimos, por usuários; . relação de materiais reservados;

relação de materiais na situação de não-circulação;

relação de materiais tomados emprestados de bibliotecas externas. Existem dez estatísticas normais, emitidas mensalmente, entre as quais são citadas as seguintes:

transações de circulação já realizadas, agrupadas por mês e tipos de tran­ sação;

empréstimos efetuados no ano, agrupados por tipo de material, de usuá­ rio, por departamento e por ano de publicação;

empréstimos de revistas, agrupadas por título. 2.3 Módulo SIRIUS

Este módulo pode ser utilizado em qualquer um dos 70 terminais ligados ao computador do INPE, os quais são localizados em São José dos Campos, Ca­ choeira Paulista e São Paulo.

Um usuário que esteja autorizado a utilizar o computador do INPE pode ati­ var este módulo no seu terminal. Feito isto, ele poderá fazer levantamentos bi­ bliográficos das informações contidas no banco de dados do acervo da biblioteca do INPE, bem como obter informações sobre a situação do material que pretende tomar emprestado ou sobre a sua própria situação de usuário da biblioteca.

Caso haja interesse, o usuário poderá solicitar uma cópia, em papel, da consul­ ta bibliográfica realizada.

2.4 Módulo A Q U ISIÇÃ O

Este módulo ainda não se encontra integrado aos demais. As sugestões de compra (cerca de duas mil anualmente) são encaminhadas pelos usuários à biblio­ teca, onde são transcritas para um formulário apropriado, processadas e armazena­ das num arquivo de cadastro de aquisições.

Por ocasião da seleção de compras, que ocorre três vezes ao ano, este módulo fornece relatórios que auxiliam o bibliotecário e a Comissão de Seleção de Mate­

(4)

Software do sistema automatizado da biblioteca...

rial Bibliográfico, listando por departamento o material sugerido. O resultado da seleção é informado ao sistema, que fornece pedidos por editora somente do mate­ rial que for selecionado, guardando os demais para futuras seleções.

As listagens finais são utilizadas no acompanhamento das compras, e o módu­ lo também mantém o usuário informado sobre o andamento da sua sugestão. 3. CONCLUSÃO

O objetivo final do sistema é ter todos os programas da biblioteca integrados no computador. Para tanto, há ainda objetivos a serem atingidos, como por exem­ plo:

1) integrar o módulo A Q U ISIÇ Ã O ao sistema;

2) adaptar o módulo CALI para permitir entradas on-line de dados catalo- gráficos de livros, folhetos e também de periódicos, de uma maneira mais eficiente;

3) criar outros módulos que permitam a divulgação e disseminação das in­ formações em níveis específicos das pesquisas desenvolvidas no INPE, nas instituições congêneres.

Abstract

Software of the automated system of the Library of the Institute of Spatial Research (IN P E ) IN PE 's library has created an automated system to assist its users, located in different areas. These areas include the headquarters of the Institute, located in São José dos Campos, and its additional facilities in Cachoeira Paulista, Cuiabá, São Paulo, Atibaia, Natal and Fortaleza. The system is composed of four modules: A Q U IS IÇ Ã O , C A L I, C IR C U L A and S IR IU S . The A Q U IS IÇ Ã O module is responsible for the control of the collection of suggestions from users, as well as the selection and acquisition of bibliographic materiais. The C A L I module is used for cataloging these materiais, in agreement with the standard rules for libraries, and to retrieve the material in various forms, such as cards and listings. The C IR C U L A module Controls ali bibliographic materiais inventoried in IN P E libraries, as well as ali bibliographic materiais on loan to IN P E libraries. Via terminal, the S I R I U S module allows the user to conduct bibliographic research, and to obtain information created by C A L I and C IR C U L A . Due to the gradual implementation of this automated system in IN P E ’s library, some of the modules are not yet totally integrated. This is expected to be completed in the near future.

R E F E R Ê N C IA S

1. T E I X E I R A , I. L. R.; B U S S F IL H O , A. C. Uma linguagem de busca para sistemas de re­ cuperação de informação. São José dos Campos, IN P E , jul. 1973. 110 p. Disserta­ ção de mestrado em Computação Aplicada. Orientador: N.C. Machado. (INPE-414- L A F E ).

2. V A S C O N C E L L O S , N.M.; B E R S A N O , M. J. Uma sistemática de armazenamento e recu­ peração de informações bibliográficas. Dissertação de mestrado em Computação Aplicada. Orientador: J. L. R. Teixeira. São José dos Campos, IN P E , jul. 1976. (INPE-913-TPT/031).

(5)

A R R Y CARLOS BUSS F ILH O B I B L I O G R A F I A C O M P L E M E N T A R

1. B A R B O S A A. P. Projeto C A L C O ; catalogação cooperativa automatizada. Rio de Janei­ ro, IB B D , 1973.

2. G O V E D IC E , C. C.; C A R V A L H O , H.O; B A L D O V IN O T T I, J. A .; M O N T E IR O , K. M.; V A S C O N C E L L O S , N. M.; P I S A N E L L I, R. C.; S P IL A K , S.M .P.; S IQ U E IR A , V. L. Sistema de armazenamento e recuperação de material bibliográfico; uma abordagem sobre as regras catalográficas aplicadas. Sãò José dos Campos, IN P E , mar. 1977. (INPE-998-PE/054).

3. 0 'F I L H 0 , E. F. do; F R E IT A S , U.M. de; S IQ U E IR A , V. L.; S IL V A , C.R.T. da; R I B E I ­ RO , M .L.; A L V E S , H.O. de C.R. S I R I U S — Sistema de pesquisa e recuperação bibliográfica. São José dos Campos, IN P E , Ju n. 1983. (INPE-2771-PRE/344). Apresentado no 12? Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Balneário Camboriú, 23-28 out. 1983.

4. P E R IN F IL H O , C.; T E I X E I R A , I.L .R .; Q U E IR O Z , N.M. Automação dos empréstimos da Biblioteca do IN P E . São José dos Campos, IN P E , maio 1976. (INPE-860-NTE/ 058).

5. V ID A L , I. de S. Regras para catalogação e codificação dos folhetos da Biblioteca do IN P E . São José dos Campos, IN P E , out. 1971. (Relatório LAFE-172).

(6)

S U G E S T Õ E S

Software do sistema automatizado da biblioteca...

R. Bibliotecon. Brasília, 13(1), jan./jun. 1985

F ig u ra 1. M ó d u lo A q u is iç ã o

(7)

A R R Y CA RLO S BUSS FILH O

ihli

-o 3 2 S *

s s l s l l

3

n

“ S lü ^ £E ---n l l l !

\J

s,s s

%

H

R. Bibliotecon. Brasília, 13(1), jan./jun. 1985

47 Fi g u ra 2. M ó d u lo C ir c u la

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Neste sentido, o presente estudo busca como objetivo principal realizar um revisão de literatura sobre as atuais intervenções realizadas nas empresas com vistas a minimizar os

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no