• Nenhum resultado encontrado

Análise de intervenções em edifícios de valor patrimonial da Região Norte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise de intervenções em edifícios de valor patrimonial da Região Norte"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DE INTERVENÇÕES EM EDIFÍCIOS DE VALOR

PATRIMONIAL DA REGIÃO NORTE

Analysis of interventions in buildings of patrimonial importance in the North are a

Rui Oliveira

Engenheiro Civil, Assistente 1" Triénio, Instituto Politéçnico Bragança, Bragança, Portugal, roliveira@ipb.pt

Hipólito de Sousa

Engenheiro Civil, Doutor em Enga Civil, Prof AtiX. FEUP, DEC, Porto, hipolito@fe.up.pt

SUMÁRIO: A preservação e reabilitação de edificios de valor patrimonial vai crescer em Portugal, sendo necessário conhecer as práticas nesta área. O estudo de cerca de 57 projectos recentes deste tipo de obras evidencia que é necessário desenvolver competências especificas e uma cultura de maior rigor ao nível do levantamento /diagnóstico, tipo de projecto e tecnologias adoptadas nestas intervenções conforme se evidencia nesta comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: protecção, classificação, intervenção, componentes, construção.

ABSTRACT: The conservation and rehabilitation of buildings of patrimonial value will grow in Portugal, bcing necessary a better knowledge ofthe practices in this area. Thc study of about 57 recent projects ofthis type ofworks evidences that is necessary to develop specific competencies anda culture oflarger rigidity at the levei ofthe diagnosis, design and technologies adopted in these interventions as it is evidenced in this comrnunication.

KEYWORDS: classification, rehabilitation, components, building.

1 . INTRODUÇÃO

As edificações antigas que chegaram aos nossos dias sem intervenções recentes funcionam corno caixas de surpresas por desvendar, guardando os usos, as ideias e os processos construtivos da época de construção. São os nossos "monumentos eternamente jovens", razão pela qual deve ser desmitificada a "pureza" do valor da antiguidade. Formando ou não conjuntos, definem ruas, marcam histórias, guardam vivências e lembram lendas. A carga cultural associada a algumas destas edificações recomenda cuidados quer nas intervenções isoladas sobre as mesmas, bem como na necessidade de as proteger como um todo. Esta protecção tem sido sobretudo efectuada com medidas legislativas que visam assegurar um legado mínimo a transmitir às gerações vindouras e compreender o tempo na sua tridimensional idade.

Com o decorrer dos anos os diferentes componentes e elementos construtivos das construções envelhecem, degradam-se e deixam de desempenhar as funções que eram esperadas deles. Este processo ocorre de forma desfasada no tempo, relativamente a diferentes constituintes e é normalmente acompanhado por um desajuste resultante da evolução das necessidades espaciais e funcionais relativamente às quais o edificio foi concebido. A manutenção e reabilitação destes edificios obriga a intervenções mais ou menos profundas, adaptando-os à realidade actual.

Quer as acções isoladas, quer as operações de requalificação urbana vão fazer crescer o número de intervenções sobre os edificios inseridos em zonas protegidas, pelo que interessa

(2)

ESillATÊGIAS E METODOLOGIAS DE INTE!lVENÇÃO

desde já conhecer as práticas actualmente adoptadas nestas intervenções. Neste sentido e no âmbito de uma Tese de Mestrado subordinada ao Tema "Conservação e Reabilitação em Alvenarias de Edificios Antigos" foi realizada uma pesquisa a projectos de arquitectura de edificios classificados e não classificados apresentados ao IPPAR, com vista a conhecer os objectivos das intervenções, os materiais e as tecnologias adoptados e a forma como as intervenções são apresentadas em termos de projecto.

2.

ENQUADRAMENTO

2.1 Legislação aplicável

O enquadramento legislativo actual português contempla razoavelmente medidas de protecção dos edificios antigos. Estas preocupações, ao que se sabe, iniciaram-se no reinado de D. João V datando a legislação portuguesa mais antiga nesta área de 20 de Agosto de 1721. Entretanto foram sendo definidas classes para a classificação de monumentos, mas só no século XX é que foram dados passos importantes neste domínio, prevalecendo duma forma geral essas ideias devidamente adaptadas à actualidade. A classificação é o acto administrativo, regulado legalmente, que determina que um determinado bem possui valor cultural e deve ser objecto de especial protecção e valorização. De acordo com o enquadramento legislativo actual (Decreto-Lei n.0

107/2001 de 8 de Setembro, revogando o Decreto-Lei n.u 13/85 de 6 de Julho) os bens são classificados em função da categoria como: Monumento, Conjunto ou Sítio. Por sua vez cada categoria é classificada de acordo com o interesse e importância cultural do bem: Interesse Nacional (Monumento Nacional), Interesse Público e Interesse Municipal.

Além da legislação nacional existem ainda orientações internacionais que estabelecem ideias, princípios e reflexões aplicáveis ao património e vulgarmente divulgadas sob a forma de cartas, convenções e recomendações. Esta doutrina internacional tem vindo desde o último quartil do século passado a fazer parte integrante da legislação nacional como perspectiva metodológica.

2. 2 Classificação

de

imóveis

2.2.1 Categorias de classificação dos imóveis

De acordo com o Decreto-Lei I 07/200 I de 8 de Setembro, as diversas categorias de classificação de determinado imóvel são: Monumento, Conjunto e Sítio. Estas foram objecto de definição no âmbito da Convenção de Granada em 1985 e já acolhidas na Lei 13/85 de 6 de Julho.

844

Figura I: Monumento -J'vfosteiro de São

Joiio de Tarouca {I}

3o E N C 0 R E

Monumentos: "obras de arquitectura,

composições importantes ou criações mais modestas, notáveis pelo seu i11teresse histórico, arqueológico, artístico, científico, técnico ou

social, incluindo as instalações ou elementos

decorativos que fazem parte integrante destas

obras, bem como as obras de escultura ou de pintura monumental".

(3)

)

)

Anókse de Intervenções em edifícios de vo:or patrimonial do região Norte

Conjunto: "agrupamentos arquitectónicos urbanos ou rurais de stificiente coesão, de modo

a poderem ser delimitados geograficamente,

notáveis simultaneamente, pela sua unidade ou integração na paisagem e pel'o seu interesse histórico, arqueológico, artístico, cient(fico ou social".

Sítio: "obras do homem ou obras conjuntas do homem e da natureza, espaços stificientemente característicos e homogéneos, de maneira a poderem ser delimitados geogrqficamente, notáveis pelo seu interesse histórico,

arqueológico, artístico, ciellt(fico ou social".

Figura 3: Sítio -Estação Arqueológica do Freixo [I}

2.2.2 Classificação de acordo com o interesse e importãncia cultural A importância de um bem classificado como

de Interesse Nacional é superior à do bem classificado como de Interesse Público e a importância deste, consequentemente, superior à do bem classificado como de Interesse Municipal.

Caso o bem seja classificado como de

Interesse Nacional, obtém a denominação de Monumento Nacional, figura 4. Os bens detentores de interesse internacional podem obter a classificação de Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

2.2.3 Processo de classificação

Figura 4: Património Mundial da Humanidade e

Monumento Nacional-Mosteiro da Batalha [I}

O processo de classificação de um bem, de acordo com o mesmo Decreto-Lei 107/2001, obedece a determinados critérios genéricos de apreciação:

• O carácter matricial do bem;

• O génio do respectivo criador;

• O interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso;

• O interesse do bem como testemunho notável de vivências de factos históricos;

• O valor estético, técnico ou material intrínseco do bem;

(4)

)

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE INTEIMNÇÃO

• A concepção arquitectónica, urbanística e paisagística;

• A extensão do bem e o que nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva;

• A importância do bem do ponto de vista da investigação histórica e científica; • As circunstâncias susceptíveis de acarretarem diminuição ou perda da perenidade

ou da integridade do bem.

Além dos critérios descritos existem também critérios complementares ao processo, designadamente autenticidade, integridade e exemplaridade. A proposta de classificação de determinado imóvel pode ser sugerida por qualquer cidadão, sendo a mesma convenientemente analisada pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Os processos de classificação podem ser morosos, sendo necessário o conhecimento exaustivo e integral a nível arquitectónico, pesquisa e levantamento de registos fotográficos antigos, bibliografia, história, entre outros elementos que caracterizem o imóvel da melhor forma possível. A abertura do processo de classificação de um imóvel, classifica o mesmo provisoriamente de Imóvel em Vias de Classificação.

A protecção deste imóvel tem logo início neste acto com a delimitação de um perímetro de 50 metros a partir dos contornos exteriores do mesmo, designando-se esta zona por Zona Geral de Protecção (ZGP), fig 5. A ZGP de um determinado imóvel pode ser estudada com área de maior abrangência de protecção, -. •• ....,., •• p.,.. , '(" • ,;r"~('··:~·:'?· ,

. . ~ ... .u~ ' .... , !-.-.-p"' \\~;> •. ":.·-:~(.;; .1/

destgnando-se por Zona Especta! 1'1-~- - -

rfc

,...

.

.

·

:

.,

.

<

.

.

::

.

:

.

.

t.:~;..~~

~ _ . . , , . . . ,...,.. - . ' - · · ' · ~···1T' .. , .... ('1:.)/JJ\.,t

de Protecção (ZEP), fig 6.

i=t

·,·.;-·.;":>:-;:_;!_t~-!~~'v§=

..

~~;

;~~~d::::g!:~~a

c:~~~~:a

l

,

u:~

-··'

-

·

~

-

~

t

~

-

~~::~

.

:

~

il

tt~~tlf~1

quadro de l·nstrumentos que vt·sam \,

\,.

j.,·~71 '· ; .• ;: •·,

,

..

,,~···:· ,.,, ,_t;: .

'

. ·,L\~-:::; .l

v

:'

~ ·-~'

.

:·i.· :.·.~ .~> ~

captar os valores patenteados pelos

i

....

~

7

'\\

\

,

[

;_;.

:

:::>;.~,\'(·~~·.(J

objectos construídos, pretendendo •!~,

·

i.~ " 1· ,.,·~···~ •• 'l

~~~)·.~~;~~a;·:\ /':·;-:'-::-~·-~~;·~~-r.

proptctar linhas de reflexão ···.'\" :·; ~ :::: ... ~··. . ~·~>e?-~,

~~~:~ o

0

~nt~~:i~:s cu:~:~~l~~~~~:

.

-~ ··

·.

:~

:

....

~

~

·<

·_·:-:·:

.:;;}

~é~

para centros históricos e áreas arqueológicas, entre outras, são áreas de protecção dos edificios abrangidos pelas mesmas,

Figura 5: Esquema de uma Zona Geral de

Protecção [2]

~

-Figura 6: Esquema de uma Zona Especial

Protecção [3] designando-se por servidões administrativas. Os edifícios inseridos em zonas de protecção designam-se de edificios não classificados, mas de valor patrimonial, sendo protegidos legalmente. Uma das formas de protecção é através do condicionamento da aprovação de qualquer intervenção nestes edificios classificados e nos edificios abrangidos nas zonas de protecção. A entidade que efectua a apreciação sob este ponto de vista é o IPPAR. É neste contexto que se inserem os edificios objecto deste estudo, correspondendo a intervenções que se pretendem levar a cabo em edificios classificados e não classificados abrangidos por formas de protecção.

2.2.4 Aprovação das intervenções pretendidas para edifícios protegidos

Como já se referiu, a aprovação das intervenções arquitectónicas pretendidas para os edificios classificados, em vias de classificação e abrangidos por zonas de protecção (edificios não monumentais), para além dos apreciações aplicáveis à generalidade das edificações, carece de

846 JC E N C 0 R E LNEC. 2003

P'

se 35 PI CC de A li< ár ar

o

de pr qt v a pc be r e r e• su

3.

3.

A!

c o de e ra; de c o te c un de ap

3

.

A r e~ ce1 c o· Fo de Pú im se LNE•

(5)

ia I e J, !e te !e a 1, A te

o

tl e

~

'

.

·

.

~

.

.

.

J s ) e s r

Anóllse de inlervençOes em edifícios de va1o1 pahrnon!ol da região Nor1e

parecer favorável do IPPAR. Esta entidade pertence ao Ministério da Cultura, enco

ntrando-se organizada em diversas Direcções Regionais distribuídas pelo País, fig 7. Neste momento

as

Direcções Regionais do Porto e Vila Real encontram-se numa só, na Direcção Regional

Porto, tendo esta a maior área territorial de actuação. A gestão que o IPPAR leva a cabo, tem

como palco as áreas de servidão da sua tutela, as quais são constituídas a partir da aplicação

do instrumento de classificação.

A apreciação do IPPAR incide neste domínio sobre o projecto de

licenciamento de Arquitectura apresentado na Câmara Municipal da

área onde se insere a operação urbanística pretendida. Os projectos de

arquitectura deverão ser da autoria apenas de Arquitectos.

O IPPAR além da busca do estabelecimento e restabelecimento de relações de qualidade entre objecto construído e envolvente, pretende também preservar a envolvente exterior dos edifícios, o

que constitui uma das grandes preocupações, como salvaguarda do

valor arquitectónico do local e ainda conservar a maior quantidade possível de componentes e elementos existentes nos edifícios,

bem como os processos construtivos utilizados. Como alguns dos

referidos componentes possuem uma vida útil reduzida, têm que ser

recuperados ou substituídos por outros nas intervenções, podendo ser

substituídos por outros similares ou não.

Figura 7: Divisão territorial das Direcções

Regionais do IPPAR

3. OBJECTIVOS E METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CASOS

3.1 Objectivo

As intervenções arquitectónicas em edifícios de valor patrimonial encontram-se

condicionadas pela adaptação dos espaços, pelo tipo de utilização pretendida, pelo estado

de degradação do imóvel e pela influência de determinados factores históricos, tecnológicos e locais. O universo destes imóveis reveste-se de bastante interesse por várias ordens de razões; por um lado atendendo ao seu número e à importância tendencialmente crescente desta área de trabalho na construção, por outro lado, pelo menos em termos teóricos, dever

corresponder a projectos levados a termo de forma mais cuidada ao nível das soluções e

tecnologias, pois incidem sobre edifícios de valor patrimonial. Neste sentido, e tendo em vista

um conhecimento mais detalhado, foram pesquisados projectos de arquitectura em imóveis

de valor patrimonial com intuito de compreender as práticas e tendências correntemente

aplicadas nestas intervenções.

3.2 Metodologia de análise

A pesquisa foi desenvolvida, entre Abril e Julho de 2002, através da consulta de projectos registados para apreciação e de pertença arquivística da Direcção Regional do Porto,

centrando-se na análise e recolha de dados a partir dos respectivos projectos de arquitectura

com os objectivos genericamente referidos acima e que se passam a detalhar melhor.

Foram pesquisados, de forma aleatória e sequencial sem selecção criteriosa, 52 projectos

de edificios não classificados, 2 projectos de edifícios "classificados" (Imóveis de Interesse

Público) e 3 projectos de edifícios "em vias de classificação". Os imóveis "classificados" e os imóveis "em vias de classificação" foram incluídos no mesmo grupo de análise,

assumindo-se como "classificados", já que os imóveis em vias de classificação são objecto dos mesmos

(6)

ESlllAJÉGIAS E METODO\.OGIAS DE INTERVENÇÃO

critérios de protecção da envolvente. Os edifícios "classificados" pesquisados encontravam-se

distribuídos geograficamente pelos concelhos de: Arcos de Valdevez, Lamego, Mogadouro,

Ponte de Lima e Sernancelhe. Os imóveis não classificados pesquisados encontravam-se

distribuídos geograficamente por 13 concelhos: Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Lamego, Melgaço, Mesão Frio, Miranda do Douro, Penafiel, Ponte de Lima, Porto, Viana do

Castelo e Vila Real.

Os parâmetros sobre os quais incidiu a análise foram independentes da apreciação do IPPAR

e definidos pelos autores para os fins académicos já descritos. Estes parâmetros foram avaliados em cada projecto e resumidos numa ficha previamente elaborada, que incluía os seguintes aspectos: tipologia de utilizações antes e após intervenção, valor arquitectónico, operações urbanísticas, forma tipológica do edificado, qualidade do projecto, caracterização

dos materiais de diversos componentes arquitectónicos e estruturais. A caracterização dos componentes arquitectónicos incluía registo de informação sobre os seguintes elementos:

janelas, portas, ombreiras, padieiras, soco, cunhais, fachadas, revestimentos, gradeamentos, varandas, comijas, telhas, beiral, entre outros. A caracterização dos componentes estruturais

incluía registo de informação sobre: vigas, pilares, lajes, paredes exteriores, escadas, entre outros. O registo de informação dos diversos componentes arquitectónicos e estruturais,

sempre que esta existia, incluiu o estado de conservação dos mesmos, a integração dos materiais com a envolvente, bem como a adopção de materiais semelhantes ou similares aos

materiais previamente existentes.

O principal objectivo foi obter o máximo de informação sobre cada edifício nas diversas perspectivas em análise, embora a quantidade e qualidade dessa informação estivesse sobretudo relacionada com a qualidade de projecto e seus conteúdos descritivos. A forma de compilação privilegiou a quantificação numérica dos projectos nas respostas aos diversos

itens pesquisados.

4.

RE

SU

LTAD

OS

4

.

1

Sín

t

ese

da informação

r

eco

lhida

relativa

aos

projectos

O gráfico da fig 8 descreve a distribuição geográfica dos edifícios analisados.

O Edificios localizados fora da sede de concelho

• Edificios localizados na sede de concelho

a) Braga; b)Bragança; c) Chaves; d)Guimarães; e) Lamego; })Melgaço; g)Mestio F1·io; h) Miranda do Douro; i) Penafiel; j)Ponte de Lima; k)Porto; /)Viana do Castelo m) Vila Real: n)Arcos de Valdevez; o) Mogadouro;

p}Sernancelhe f

Figura 8: Distribuição geográfica dos projectos pesquisados

(7)

se ·o, se :s, jo .R m os o, i o ::>s •s: tS, tis r e

)

is. JS JS

a

s

se 1a )S

)

J3

Anóllse de Intervenções em edr(octos de vo!ol pohimonio! do 1egoo Norte

A resposta à totalidade das questões da ficha de recolha de dados dependeu dos conteúdos

descritivos e de pormenorização do projecto de análise. Com base no grau de detalhe e nível

de informação contemplada no projecto, classificaram-se os projectos pesquisados com as classificações de Insuficiente, Suficiente e Bom, fig. 9. 1

4 44 a) Edilicios não classificados 3 3 d) g) j) m)

O Insuficiente O Suficiente • Bom

o)

a) Braga; b)Bragança; c)Chaves; d)Guimaràes; e) Lamego; /)Melgaço; g)Mesào Frio; h) Miranda do Douro; i)Penafiel; j)Prmte de Lima; k)Porto; I) Viana do Castelo m) Vila Real; 11)Arcos de Vai deve=: o) lvlogadouro; p)Sernancelhe.

Figura 9: Qualidade e informação dos projectos.

As áreas de protecção possuem a designação de servidões administrativas. Estas foram divididas de acordo com o valor arquitectónico abrangente. Os edifícios não classificados encontram-se inseridos nas áreas de protecção e os classificados são geradores de áreas de protecção ao mesmo imóvel e a outros próximos. Na fig. I O apresenta-se a discriminação

dos edifícios não classificados inseridos em áreas de servidões administrativas e o valor

patrimonial dos edifícios classificados.

Rua clllssiftcadn

Titulo consultivo

Imóveis de Interesse Público

• Eificios não classificados O Edificios classificados

Figura 10: Valor patrimonial dos edificios pesquisados em pmjecto

LNEC. 2003

Edificios agrupados

Edificios Edificios em Edificios em

isolados gaveto banda

III Edificios niio classificndos O Edificios classificados

Figura 11: Caracteri=ação tipológica do edificado

(8)

ESTRATÉGIAS E METODOlOGIAS DE INTEI"IVENÇÃO

Na pesquisa elaborada encontraram-se edifícios em banda, gaveto, isolados e agrupados

(apenas com uma fachada à vista). Os edificios não classificados, localizados quase todos no

aglomerado histórico, foram predominantemente em banda, fig li, enquanto os classificados

eram isolados. Recuperação Remodelação Restauro Demolição Alteração Ampliação Conservação Reconstrução

Construção nova

11 Operações urbanísticas em edificios não classificados

O Operações urbanísticas em edificios classificados

Fig11ra 12: Tipos de operações urbanísticas

As operações urbanísticas contempladas nas intervenções estavam dependentes do estado

de conservação do imóvel, tipo de utilização pretendida e necessidade de áreas maiores

dos compartimentos, fig. 12. Dos 52 projectos analisados de edifícios não classificados, 27

contemplaram duas operações urbanísticas na mesma intervenção, por exemplo: Ampliação

e remodelação. Os restantes projectos contemplaram apenas uma operação.

Dos projectos de edificios classificados 2 contemplaram 2 operações urbanísticas e os

restantes 3 projectos apenas uma operação urbanística. o

""

o-=

"' t: <> .5 "' -o o.

"'

o

'"'

o-"' ~ :5

..,

"'

~ "' o '" ã

o-=

o :,> 1:-J c: o- "'

"'

-N

=

:-:

--:5 850 3o E N C 0 R E culto religioso

turismo, hotel. residencial

comércio e serviços

habitação, comércio e serviços

habitaçiio e serviços habitação c comércio serviços comercio habitação culto rclil!ioso habitação c comércio comércio habita2üo annazém, arrumos, cultivo terreno

devoluto

li

• Tipologia de utilização em edifícios não classificados

O Tipologia de utilização em edificios classificados

Fíg11ra 13: Tipologia de utilização allles e após intervenção

3

(9)

s o

s

) s 7 ) s

)

)

Analise de Intervenções em edifícios de volor polnmonlol do reg:óo Norle

Grande parte dos edifícios encontravam-se em avançado estado de degradação, sem

condições de segurança para os utilizadores, estando a maioria devolutos. A intervenção visava a ocupação para habitação e em alguns casos para habitação e comércio. A utilização

em serviços não têm expressão nestes edifícios. A fig. 13 sintetiza

~ in

formação nesta

perspectiva.

No que respeita aos materiais e tecnologias utilizados a nível estrutural, sintetiza-se nas figs 14 e 15 para os edifícios não classificados e classificados.

Fundnçõc~ i'ilart.'S

Vigas

n

projectos sem nmilisc

1!2Jmarlcir.r

B mctnl/nço

rn

grunÍto C L"l!f"drTIÍCU

Wll grnnito

~ xisto c reboco

[i} betão <11lmruo

IL:J lnje.~ Rligcirndns I=~ lnjcs mnctç:IS

18]1\jolos ccr:Unicos

Cobcrtum lliYiP[@?(.v.z-2?;:3o%f0.?.@':.@%if~xAA~ll

x

-

x

-

:-:

-

x

t

:

·

s::::tal

j b~

Paredes ext~ 2 lililiHi

iH

l:lil:l:li!il ililililiiHiJ:

34 :l:lil:l:lil:l:l:l:l:l:l:l:l:t:l:lilililif:?:tfi!§:~f.*:i:í'iit:2:Jn~:i§

(S1!l divcr.;(l.<;

r:.r.:o.:w.J:;.J;'-'>l:J...:...::c::.::;==.;;;.;;;~;;.::.;.=:.:.;;;::.:..:.~=:.::.:...::==.=:..:::....::.=..:.::;;= [ill infOnnnçi\o ~em r~JCrincia escndns

Figura 14: Materiais e tecnologias em edificios 1zão classificados

runcJaçües

!lil!lilililil!i

:liHI:I:HiiM:~t~:~~.tiu[@@ 2

it;umum

Pilares

l

·

dY

:&4

2 &"i%4ti:m~(j~i,tttttttttttt'2'Httliüt\m Vigns IP:X~?%?;~3 ~@:Z&iE;t @hH:~h ~;[h\~ Pavirncntos[;.:0?-W:í;~A±ê}Yêfífl:::::J:::::!mEii;,miÊ Cobertur.1 l::}.'jy.j.'i%f,;j~sy@;~Zi7AfYWL:.@ Pared;;s exL!I!I! I

!I

!I! 1!1\1!1 !I!J!I !I !!!1!1'4'

I

!I! j!I!I!HI!I!I!IH!IH\1 !f:::-:;:-:j ·:·:·:-:;:J

escadas

IIi

l

ili

li

li\ilililil!l!lililil!l'41!1!1ilii!Jilili!ililil!lilihH

iHI

~hH5

1:!1)muucirJ EJ metal/aço !IIJ granito § xisto c reboco ISj belíío nrmndo ~ lajc:s aligcimda~ 1=J lajes maciç:15

lli} infmmuçfm Kan rcfcri:nciu

Figura I 5: Materiais e tecnologias em edificios classificados

A respeito deste último parâmetro caracterizado, sintetizam-se na fig. 16 as situações a nível de recuperação dos componentes estruturais existentes.

clussificados

Edificios cln.•sificrulos Edificios nHo

Fundaçõ-~s iiJ[~ff~26W~::;~:;:·:·:·:·:·:·:·:ê21;~:·:·:·;:;::~ ITI~f:.iJ~j

Pilares I2IM%<~@%2s?{f~~:;:::::::~~·:5•:•:;:•::::.2u*:;:;~g·::::::::~ m;j !J proj.cros oanclili"

Vigas tilfgif4t&#.&'/$»t&'J~%#JW'#$f'/,W;$;f"m~·:·:·:·:·:·:·:!f::;;::::::;;:::::~:;;j l~fJ~:J!ill]s1M Pavi.mentosj2 ê~!4ên%f&.W4@Y~4@37W"'~JM~J;·:·:~6·:·:·:·:i !~!~MI ~NAo

cobertura [I][m~l~1mnr~~·~~~~{f:~I!W.~ ~~·ARCIAL

Paredes extll ~~~mgl~~~~*mH~mi! 2!1 m~mm!f~$m!f~Hm~:Ws ~E::;-~;:~12 ;~:;:;:;.:~}:3 :·:ll~$1ma~l ~ UÚ<nna;~o>UII rd<rUJO:Ia

escadas

lt1H-

i4

iH??t.?9;1 o~$~:::::::::::::::~:;~;::::;:~::;::~:;::::?:~: 36 ~:ê:~:::~;:;:;::::::?::::;:::::~;::@ Ir~@~

Figura 16: Referência à recuperação dos componemes ex is/elites

Nos edifícios não classificados prevalece a não recuperação dos componentes, bem como falta de informação relativa a este aspecto. A recuperação das paredes exteriores prevalece como prática comum.

(10)

ESillATÉGIAS E METODOlOGIAS DE INTEIMNÇÃO

4. 2

Visitas

aos

lo

cais

Após análise dos projectos e de forma complementar foram visitados todos os locais dos

edificios dos projectos pesquisados. A visita contribuiu para confirmar as intervenções

descritas no projecto, bem como esclarecer dúvidas não explícitas no projecto.

Dos 52 projectos de edifícios não classificados analisados, constatou-se o seguinte: 14 das intervenções ainda não tiveram início, 6 encontravam-se em fase de obras e os restantes 32 já tinham as obras concluídas. Em nenhum dos imóveis "classificados" e "em vias de classificação" as obras tiveram início. Em todos os casos onde os trabalhos ainda não

ocorreram é patente a degradação dos exteriores, com efeitos irreversíveis sobre processos

tecnológicos antigos, fig. 17.

Em alguns edificios com as obras já concluídas

constatou-se existirem algumas incompatibilidades

entre os materiais aplicados e os descritos e propostos

em projecto, bem como menor cuidado na aplicação

de alguns materiais, porventura relacionado com

insuficiente enquadramento técnico de apoio a estas

obras. Esta situação é patente na forma de aplicação

de certos materiais, tais como rebocos, pinturas exteriores, caixilharias e sistemas de protecção dos

envidraçados

5. CONCLUSÕES

Figura 17: Processo lecuológico anligo numa parede de um edificio em Chaves.

Os imóveis não classificados objecto da pesquisa, abrangidos por áreas de servidão

administrativa, sobretudo zonas de protecção e zonas especiais de protecção, localizavam-se

predominantemente nos aglomerados antigos das sedes de concelho, em gaveto, formando banda ou agrupados. A quantidade de informação estava dependente da qualidade dos levantamentos do existente e descrição dos objectivos da intervenção no projecto de

arquitectura. Considera-se que nesta perspectiva a qualidade dos projectos pesquisados foi

mediana, não havendo em geral diferenças relevantes na abordagem, ao nível do projecto,

neste tipo de obras comparativamente a obras novas. Regista-se igualmente a ausência

frequente de referência ao levantamento e diagnóstico do estado do existente. Os projectos

classificados como insuficientes encontravam-se com maior frequência nos concelhos do interior. Em oposição, os projectos classificados como bons, mais completos, pertenciam

em geral a edifícios localizados em concelhos com maiores exigências nesta área, tais como

Porto e Guimarães. As operações urbanísticas mais frequentes preconizadas nas intervenções foram: remodelações, ampliações e reconstruções. As remodelações e ampliações justificaram-se com as adaptações de espaços para novo tipo de utilizações e preservação de alguns componentes. Por sua vez as reconstruções ocorriam quando a degradação dos

materiais era bastante acentuada. Antes das intervenções o estado mais frequente dos

edificios era devoluto, associado ao avançado estado de degradação. Quando utilizados, o

tipo de usos mais frequentes foram habitação e comércio. As intervenções privilegiavam

a utilização, em serviços, comércio e habitação, bem como estabelecimentos similares a

hotelaria. Os materiais e tecnologias estruturais adoptados nestas intervenções são em geral

os correntemente adoptados em obra nova, ou seja recurso ao betão armado. Nos pavimentos

há emprego de lajes em betão armado do tipo aligeiradas e maciças. A madeira foi sobretudo

utilizada nas estruturas das coberturas. Quanto às paredes exteriores são em geral recuperadas e mantidas em granito ou xisto.

(11)

)

)

Anól1se de lnleiVençOes em edlficlos de valor potrfmonlol do teglõo Norte

No que respeita aos edificios classificados foram analisadas intervenções em edificios isolados

de dimensão considerável, do tipo solarengo, inseridos em ambientes rurais, utilizados como

habitação e convento (em estado devoluto). O estado avançado de degradação' e os enormes

custos de reparação e manutenção, condicionam os seus proprietários a procurarem ajudas

financeiras para a sua reparação, recorrendo em geral ao Turismo rural. Os projectos são mais

bem concebidos, mencionando maior número de aspectos e com soluções adaptadas à nova

utilização. As propostas procuraram a recuperação das estruturas e componentes existentes

(vigas, pavimentos, coberturas e caixilharias). O emprego de materiais modernos, como o

betão armado é efectuado com maior moderação, com linguagem actual, e apenas onde é

dificil encontrar soluções alternativas.

REFERÊNCIAS

[I] www.monumentos.pt.

[2] Decreto 0.0 5/2002. D.R. I Série B 42 (2002-02-19) 1364-1366 e 1371. [3) Decreto Governo 2" Série 146 (1953-06-24).

AGRADECIMENTOS

Regista-se toda a colaboração obtida junto da Direcção Regional do Porto do IPPAR que

tomou possível o acesso aos projectos analisados, bem como a disponibilidade e ajuda dos

técnicos desta mesma entidade.

Referências

Documentos relacionados

Outro aspecto a ser observado é que, apesar da maioria das enfermeiras referirem ter aprendido e executado as fases do processo na graduação, as dificuldades na prática

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

modo favorável; porem uma contusão mais forte pode terminar-se não só pela resolução da infiltração ou do derramamento sanguíneo no meio dos. tecidos orgânicos, como até

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Calha Norte e Terra do Meio são as áreas com os maiores contínuos de floresta tropical do estado do Pará, en- quanto que São Félix do Xingu é uma região onde atividades