• Nenhum resultado encontrado

Mensageiro Paroquial. Gaurama, 31 julho 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mensageiro Paroquial. Gaurama, 31 julho 2015"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Paróquia São Luiz Gonzaga

Mensageiro Paroquial

Gaurama, 31 julho 2015

Programação da semana:

- 18º Cursilho Masculino de Jovens, do dia 31 de julho a 02 de agosto, 6ªf a domingo, em Marcelino Ramos. - Encontro do grupo do Movimento Familiar Cristão, dia 31, 6ª-feira, às 19h30.

- Encontro das zeladoras das Capelinhas de todas as comunidades da paróquia São Luiz de Gaurama, dia 01 de agosto, próximo sábado, às 8h30, no salão paroquial.

- Missa na igreja matriz, dia 01, sábado, às 18h, e domingo, dia 02, às 9 horas.

- Missa em ação de graças dos 90 anos de vida de Elma Comarella, na capela São Pedro, domingo, dia 02, às 10h30. - Reunião do Conselho Econômico, dia 3, segunda-feira, às 19h, no salão paroquial.

- Encontro das Pastorais Sociais em Erechim, dia 4 de agosto, terça-feira, das 8h30 às 16 horas. - Missa na comunidade Santa Catarina, dia 4, terça-feira, às 14 horas.

- Terço dos Homens, dia 05, quarta-feira, às 14h, na igreja matriz.

- Missa na Comunidade N.Sra. do Perpétuo Socorro – Linha 2, dia 5 de agosto, próxima quarta-feira, às 14 horas. - Missa na comunidade Santo Isidoro – Vila Jardim, dia 5 de agosto, próxima quarta-feira, às 19 horas.

- Missa na casa de Lígia Vanin, Rua Leonardo Gorski, 66, dia 6 de agosto, quinta-feira, às 19 horas. - Bênção do Santíssimo e missa, dia 7 de agosto, primeira sexta-feira do mês, às 15h, na igreja matriz.

- Encontro das equipes de liturgia encarregadas das missas de sábado e domingo, próxima sexta-feira, dia 7, às 19 horas.

- Missa em homenagem aos pais, na igreja matriz, sábado, dia 8, às 18h, com animação dos alunos e professores da Escola Presidente Vargas, e domingo, às 9 horas.

Neste ano, encontro dos noivos em preparação ao

matrimônio das paroquias da Área Pastoral de Gaurama (paróquias de Gaurama, Áurea, Carlos Gomes, Marcelino Ramos e Viadutos) acontecerá no dia 29 de agosto, sábado, das 7h30 às 18h, em Viadutos. É bom confirmar antecipadamente a participação, que pode ser feito por telefone (3391-1250 ou 3391-1068).

Para preparar bem o encontro, os organizadores precisam saber antecipadamente a quantidade de pessoas que vão participar.

(2)

Visitas às comunidades no mês de

agosto 2015

Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade

02 de agosto Domingo 10h30 Missa na comunidade São Pedro 04 de agosto Terça-feira 19 horas Comunidade São Pedro

05 de agosto Quarta-feira 14 horas Missa na Comunidade N.Sra. do Perpétuo Socorro – Linha 2 19 horas Missa na comunidade Santo Isidoro – Vila Jardim.

11 de agosto Terça-feira 8h30 Reunião da Área de Gaurama em Gaurama

19 horas Missa em honra de Santo Antônio, bênção dos pãezinhos, na matriz 12 de agosto Quarta-feira 14 horas Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Linha 4

19 horas Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Linha Rambo 13 de agosto Quinta-feira 19h30 Ultréia do Cursilho em Viadutos

14 de agosto Sexta-feira 20 horas Missa de encerramento da novena na comunidade São Roque 15 de agosto Sábado 14 horas Comunidade Nossa das Dores – Linha 9

16 de agosto Domingo 10h30 Missa em honra do padroeiro na comunidade São Roque 18 de agosto Terça-feira M e T Reunião dos presbíteros com o bispo diocesano

22 de agosto Sábado 14 horas Missa na comunidade Nossa Senhora da Saúde - Balisa 26 de agosto Quarta-feira 19 horas Comunidade São Marcos

27 de agosto Quinta-feira 19 horas Comunidade São Pedro 29 de agosto sábado

7h30 às 18h Encontro de preparação ao Matrimônio em Viadutos 8h30 Encontro de todas as catequistas de Gaurama 14 horas Comunidade São Cristóvão – Linha 7

30 de agosto Domingo 10h30 Missa e festa na comunidade N.Sra.do Rosário – Linha 8

Jovens encaminham celebração matrimonial

Os jovens Vilson Luís Jakaboski e Vanusa Pazdziorny pretendem unir-se em matrimônio. A celebração está marcada para o dia 19 de setembro de 2015, às 20h15, na igreja matriz de Gaurama. Vilson mora em Linha Seis, paróquia de Áurea; Vanusa, reside na comunidade Nossa Senhora do Rosário, Linha 8, paróquia de Gaurama.

(3)

Equipe da

Pastoral do Dízimo

se reúne

na casa do casal coordenador

A Equipe da Pastoral do Dízimo de Gaurama se reuniu na noite do dia 24 de julho, na casa do casal coordenador, Celso e Silvana De Cezaro. Feita a oração inicial, Celso De Cezaro e Aldoino Zen deram algumas informações sobre o encontro diocesano da Pastoral do Dízimo, realizado no Seminário de Fátima, em Erechim, no dia 6 de julho de 2015, quando foi apresentada a metodologia desta pastoral da paróquia de São Lourenço do Oeste-SC, pelo seu pároco e casal coordenador. Percebe-se muita semelhança com a metodologia usada na paróquia de Gaurama. Há também diversos aspectos a serem aprimorados.

Uma das necessidades sentidas na paróquia de Gaurama é a urgente atualização do cadastro dos dizimistas. Há muitos dizimistas cadastrados que não estão mais contribuindo com o dízimo. Por isso, é preciso verificar se ainda existem ou talvez tenham emigrado para outras paróquias ou dioceses. Possivelmente, serão excluídas do cadastro os nomes ou famílias que, há dois anos ou mais, não estão mais contribuindo com o dízimo. Por isso, cada família é convidada a verificar sua situação junto à sua comunidade.

Tratados os assuntos, fez-se uma acolhida carinhosa ao novo integrante da Equipe da Pastoral do Dízimo de Gaurama, o casal Airton e Jussara Lazzarotto. Assim, a equipe é formada por onze casais.

(4)

Vem aí mais um mês vocacional

Há muitos, no Brasil, agosto é o mês dedicado ao cultivo das diversas

vocações, através da oração e da reflexão. Em sintonia com a Campanha da

fraternidade 2015, o mês vocacional tem como tema “Vocações diversas para a

mesma missão”, e o lema: “Vocacionados para Servir”.

No ano de 2015 a Igreja celebra a Vida Consagrada. Na comunidade local é

tempo favorável para conhecer mais, refletir e valorizar o jeito de ser e a missão

dos religiosos e religiosas na Igreja.

Na Diocese de Erexim, o mês vocacional será lançado pelo bispo diocesano

na 41ª Hora de Comunhão Diocesana, a realizar-se no dia 02 de agosto, às 9h, na

Catedral São José, com transmissão de rede de rádios a todas as comunidades da

Diocese. Todas as comunidades procurem estar reunidas nesse horário em suas

capelas. As equipes de liturgia e os ministros leiam antecipadamente o roteiro que

está no livro das Celebrações de Agosto, a partir da página 3.

(5)

Cada dia mais perto da Semana da Família

Dentro do mês vocacional, realiza-se a

Semana Nacional da Família. Neste ano, será de 9 a

15 de agosto, com o tema: “O amor é nossa missão:

a família plenamente viva”. Na paróquia de

Gaurama está sendo entregue para cada família um

folheto que contém a oração para o Encontro

Mundial das Famílias e três subtemas de reflexão:

1. Gerados no amor de Deus e enviados a

manifestá-lo aos outros; 2. Homem e mulher

construindo um matrimônio santo; 3. Família,

esperança de Deus para o mundo.

Na apresentação deste subsídio, escreve Dom

Zeno

Hastenteufel,

bispo referencial da

Pastoral Familiar: “Se

as nossas boas

comu-nidades católicas

ain-da conseguem levar

Deus para dentro do

lar, falar d’Ele para as

famílias e permitir que

Ele caminhe conosco,

então podemos dizer

que ainda existe fé,

esperança e amor. O mundo não está perdido. O quadro

atual ainda pode ser revertido, os inimigos da autêntica

família serão derrotados e o amor vencerá.

Precisamente rezar por santas vocações ao matrimônio

e para que Deus continue chamando as jovens gerações

a acreditar nos valores que a família consegue

transmitir e perenizar”.

(6)

Dom José convoca

Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora

Com data de 28 de junho, domingo em que no Brasil se celebrava a solenidade de São Pedro e São Paulo,

Dom José convocou os padres, representantes leigos das Paróquias, dos movimentos e dos setores de pastoral para a décima terceira Assembleia Diocesana da ação evangelizadora, a ser realizada em abril do próximo ano, da qual deverá resultar o décimo terceiro Plano Diocesano de Evangelização. Na convocação, Dom José propõe três questões de avaliação e sugestões para os grupos de Igreja e duas para os segmentos da sociedade. As respostas devem ser entregues à coordenação diocesana de Pastoral até o dia 30 de outubro. Na convocação, o Bispo também propõe uma oração por esta assembleia.

Eis a convocação de Dom José: Estimados diocesanos!

No contexto da celebração do cinquentenário do Concílio Vaticano II, no espírito das orientações do Documento de Aparecida, da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho), da Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas, sobre o cuidado da casa comum) e da proclamação do Ano Santo da Misericórdia do Papa Francisco, do Documento 100 da CNBB (Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia) e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019), nossa Diocese de Erexim inicia o processo de preparação de sua 13ª Assembleia que culminará na elaboração de seu 13º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2016-2019).

Neste processo de preparação do 13º Plano, duas práticas se fazem necessárias: a primeira é bem avaliar a caminhada realizada com o atual Plano; e a segunda é lançar luzes e propostas sobre como devemos continuar caminhando.

Ao avaliar a caminhada feita, podemos identificar alegrias e também lacunas. E isso é bom! As alegrias nos animam e motivam a continuar caminhando. As lacunas nos despertam à ousadia e à criatividade. A renovação pastoral e das estruturas, tornando-as cada vez mais acolhedoras, fraternas e maternas, numa constante saída em direção às periferias existenciais, como com insistência nos pede o Papa Francisco, exige da Igreja criatividade e ousadia profética e missionária. A Igreja do Evangelho, que tem por fundamento o Cristo Jesus, não se cansa de buscar os afastados e feridos, tocando e curando a carne sofredora de Cristo no povo (cf. EG 24). Neste sentido, propomos as questões que seguem no desejo de que suas respostas nos ajudem tanto a avaliar a caminhada realizada quanto a projetar como devemos prosseguir, no desafiante objetivo de “evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, à luz da evangélica opção pelos pobres, ‘para que todos tenham vida’ (Jo 10,10)”.

Pedimos, por fim, que cada paróquia envie uma síntese de suas respostas às questões abaixo elencadas à Coordenação Diocesana de Pastoral até o dia 30 de outubro de 2015.

(7)

Questões para os diversos grupos da Igreja:

1) Que contribuições o atual Plano Diocesano da Ação Evangelizadora trouxe para o nosso grupo, comunidade e/ou paróquia? A partir dele, o que desenvolvemos?

2) Como avaliamos a realização dos Anos Temáticos (Juventude, Família e Iniciação à Vida Cristã)? O que realmente foi feito? E o que ainda precisa ser feito?

3) O que identificamos como necessidades para nossa Igreja Diocesana e que precisam ser contempladas pelo Novo Plano (2016-2019)?

Questões para os diversos segmentos da sociedade:

1) Na sua opinião, a Igreja católica tem trazido contribuições para a sociedade ou para região, de modo especial dentro do seu segmento? Se sim, quais?

2) O que você aponta como indicativos de trabalho à Igreja Católica para que ela possa melhor contribuir junto aos segmentos sociais?

Erechim, 28 de junho de 2015, Memória dos Apóstolos e Mártires São Pedro e São Paulo Dom José Gislon – Bispo Diocesano

Neste sábado, o Encontro Paroquial

das zeladoras das Capelinhas

O próximo encontro dos zeladores e das zeladoras das capelinhas domiciliárias será no

dia 1º de agosto, neste sábado, 1º dia do mês vocacional, com início às 8h30 e o término às 10h30. Haverá a presença do Pe. Valter Girelli, reitor do Seminário, que vai ajudar a refletir sobre a presença de Maria na vida da Igreja e das famílias, a espiritualidade da visitação e o tema da Romaria de Fátima deste ano: “Fátima, mensagem de paz”.

Outros assuntos a serem tratados: participação na novena da Romaria de Fátima,

peregrinação a Marcelino Ramos no dia 19 de novembro, preparação da Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora. Percebe-se o quanto será importante este encontro do dia 1º de agosto.

Todos(as) vão fazer todo o esforço para estarem presentes. Ninguém vai faltar para

(8)

Mensagem do Bispo Diocesano

Vocação e realização

Estimados Diocesanos!

Neste mês de agosto, a Igreja celebra o mês vocacional, lembrando a vocação sacerdotal, a vocação para a família, a vocação para a vida consagrada e a vocação dos fiéis leigos e leigas. Mas a mãe Igreja, também, convida seus filhos e filhas a rezarem pelas vocações, recordando as palavras que Jesus disse a seus discípulos. “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Portanto, peçam ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita” (Mt 9,37-38).

Nesta primeira semana do mês, queremos elevar a Deus nossa oração pelas vocações sacerdotais, mas também rezar pelos nossos sacerdotes, para que vivendo com amor, zelo e dedicação a própria vocação, revelem o rosto, a compaixão e a ternura do Cristo sacerdote e bom pastor. Sejam também motivação para outros serem padres.

Seguir uma vocação é acima de tudo oferecer a vida para viver uma missão, é uma entrega incondicional ao Senhor Jesus, para estar ao serviço do Evangelho na Igreja povo de Deus. Na missão de amar e servir, a vocação vai se realizando e a vida vai se consumindo como entrega e oferenda a Deus pela vida dos irmãos e pela causa do Reino.

Mas para viver intensamente a sua vocação, o sacerdote precisa a cada manhã renovar a sua adesão ao Evangelho, ao seguimento do Mestre Jesus como discípulo para poder entender o amor misericordioso e fiel de Deus que se manifesta nas pequenas coisas da nossa vida. O sacerdote também precisa sentir-se amado e perdoado, abraçado pelo Pai para poder sentir compaixão e curar as feridas dos corações daqueles que encontra ao longo do caminho, na missão pastoral.

Por isso, tomo a liberdade de convidar todos os diocesanos a formarmos uma corrente de oração neste mês de agosto pelas vocações sacerdotais, consagradas, leigas e de modo especial pela família, berço de todas as vocações.

Que Maria de Nazaré, mãe de Jesus e dos sacerdotes, interceda junto ao seu Filho pela vida dos nossos sacerdotes, colocada em missão no serviço à Igreja povo de Deus.

Tende todos um bom domingo!

Dom frei José Gislon Bispo Diocesano de Erexim

(9)

Destacamos algumas frases ditas pelo Papa nos últimos dias

Domingo passado, dia 26, ao se inscrever, sendo o primeiro, para a Jornada Mundial da Juventude:

- "Eu mesmo quis abrir as inscrições e acabo de me inscrever como peregrino mediante um dispositivo eletrônico. Celebrada durante o Ano da Misericórdia, esta Jornada será, num certo sentido, o jubileu da juventude, chamada a refletir sobre o

tema «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7). Convido os jovens de todo o mundo a viver esta peregrinação seja indo a Cracóvia, seja participando deste momento de graça nas próprias comunidades.

Na reflexão antes da oração do Angelus, domingo, dia 26 de julho: “Oferecer o pouco que temos por um mundo mais justo”

- Referindo-se ao evangelho do domingo: “Quem de nós não tem os seus ‘cinco pães e dois peixes’ a oferecer?”

- “O pão de Deus é o próprio Jesus. Fazendo a Comunhão com Ele, recebemos a sua vida em nós e nos tornamos filhos do Pai celeste e irmãos entre nós”.

- “Fazer a Comunhão’ significa também receber de Cristo a graça que nos torna capazes de compartilhar com os outros aquilo que somos e aquilo que temos”.

- O dom que Jesus oferece, acrescentou o Papa, é a plenitude de vida para o homem faminto. - “Jesus sacia não somente a fome material, mas aquela mais profunda, a fome de sentido da vida,

a fome de Deus”.

- Diante do sofrimento, da solidão, da pobreza e das dificuldades de tantas pessoas, lamentar-se não resolve nada, mas podemos oferecer aquele pouco que temos. Certamente temos algumas horas de tempo, algum talento, alguma competência... Quem de nós não tem os seus “cinco pães e dois peixes”? Se estamos dispostos a colocá-los nas mãos do Senhor, serão suficientes para que no mundo haja um pouco mais de amor, de paz, de justiça e, sobretudo, de alegria.

(10)

Deus é capaz de multiplicar os nossos pequenos gestos de solidariedade e tornar-nos partícipes do seu dom.

- Que jamais falte a ninguém o Pão do céu que doa a vida eterna e o necessário para uma vida digna, e se afirme a lógica da compartilha e do amor.

Após a oração do Angelus, domingo passado, dia 26, aos avós: “

- “Nesta ocasião, gostaria de saudar todas as avós e avôs, agradecendo-lhes por sua preciosa presença nas famílias e para as novas gerações”.

- “Confirmarem a fé no Senhor, que jamais nos abandona, na convicção de que podem contribuir com a própria sabedoria e gestos de amor à vida e ao crescimento humano das próprias famílias”.

- Reitero o meu apoio “aos que cuidam dos idosos como amor, contribuindo ao bem comum da sociedade”.

Em sua mensagem para a jornada na Inglaterra e Oapis de Gales, domingo, dia 26: “Promover aborto e eutanásia é o comportamento dos mafiosos”

- “Cultivar a vida, aceitar a morte”.

- Os promotores do aborto e da eutanásia pensam desta maneira: “existe um problema, eliminemo-lo”. - Atentados à vida: “a praga do aborto”, a desnutrição e o terrorismo.

- Devemos “cuidar da pessoa, sobretudo quando sofre, é débil ou indefesa”

- “Cada idoso, embora doente ou no final dos seus dias, leva em si o rosto de Cristo”.

- A vida humana é sempre “inviolável”, e “não há uma vida qualitativamente mais significativa que outra”. - “O pensamento dominante propõe uma falsa compaixão, que considera ‘um ato de dignidade’ a prática

da eutanásia”.

- A opção da Igreja é “por aqueles que a sociedade descarta e elimina”. Entre eles, estão também as crianças por nascer, que são as mais indefesas e inocentes de todos, as quais hoje se quer negar a dignidade humana a fim de poder fazer o que desejam, tirando-lhes a vida e promovendo leis de modo que ninguém possa impedir”.

- “Não é uma conquista científica ‘produzir’ um filho, considerado como um direito, em vez de acolhê-lo como um dom; ou usar vidas humanas como objeto de laboratório para supostamente salvar outras”. - “A fidelidade ao Evangelho da vida, às vezes, requer escolhas corajosas e contra a corrente que, em

certas circunstâncias, podem chegar à objeção de consciência”.

- A defesa da vida não é “um problema religioso”, como pretendem alguns, mas “um problema científico, porque ali existe uma vida humana”.

- O aborto e a eutanásia não são uma questão de modernidade porque “no pensamento antigo e no pensamento moderno, a palavra matar tem o mesmo significado!

- “O grau de progresso de uma civilização se mede justamente pela capacidade de proteger a vida, sobretudo nas fases mais frágeis”.

- “A praga do aborto é um atentado à vida. É um atentado à vida deixar morrer nossos irmãos nas barcaças no canal da Sicília. É um atentado à vida a morte no trabalho, porque não se respeitam as mínimas condições de segurança. É um atentado à vida a morte por desnutrição. É um atentado à vida o terrorismo, a guerra, a violência; mas também o é a eutanásia. Amar a vida é sempre ocupar-se do outro, desejar o seu bem, guardar e respeitar a sua dignidade transcendente”.

No twiter, terça-feira, 28, aos jovens: “Não tenham medo do matrimônio”.

- “Queridos jovens, não tenham medo do matrimônio: Cristo acompanha com a sua graça os esposos que permanecem unidos a Ele".

No twiter, quinta-feira, 30:

(11)

02 agosto 2015

Recado da Palavra de Deus

18º Domingo do Tempo Comum – Ano B

No Evangelho deste domingo, Cristo nos desafia: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas

pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará”. E Jesus afirma: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

A exemplo do povo do tempo de Jesus, façamos este pedido: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”. Pois,

sabemos que o ser humano busca muito mais do que o alimento material. Todos estão em busca do sentido da vida, da paz, do amor, da justiça.

Em Jesus, o Pão vivo descido do céu, encontramos o alimento necessário para fortalecer a busca deste

“algo” a mais de que o coração tanto necessita.

E ainda mais: a prática libertadora de Jesus elimina toda a fome da sociedade.

Encontro dos ministros

da comunidade da matriz

Os ministros extraordinários da comunhão

eucarís-tica da comunidade da matriz de Gaurama estão

convidados para uma importante reunião.

Quando?

Dia 10 de agosto, numa segunda-feira, às

19h, na igreja matriz.

(12)

Rir faz bem pra saúde!

Amigo! Amiga!

Participe da celebração litúrgica dominical,

pois, você com Deus

na comunidade reunida no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

TESTE DEFINITIVO

Nos EUA, inventaram uma máquina que pega ladrões. Testaram em Nova Iorque: em 5 minutos apanhou 1.500 ladrões. Levaram para a China: em 3 minutos apanharam 3.500. Na África do Sul, em 2 minutos

(13)

Em nome da paróquia São Luís Gonzaga,

desejo a todos e a todas

um ótimo domingo e uma feliz semana.

Abraços,

Pe. Olírio Luís Streher - pároco

Paróquia São Luiz Gonzaga (54)3391-1250 Cel: 9932-1259

Referências

Documentos relacionados

No passado, os trilhos das ferrovias eram construídos em segmentos com cerca de 12 metros de comprimento, conectados por juntas móveis e com fendas deixadas entre si para permitir

pela entidade reguladora norte-americana (U.S. A investigação, que envolve 13.108 veículos Modelo S, tem início depois de terem ocorrido três incêndios nas últimas cinco

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

3.7.3 O candidato que não solicitar as correções dos dados será o único responsável pelas consequências advindas de sua omissão. 3.8 O candidato que necessitar de

candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;.. e) Não comparecer na prova escrita e/ou pratica. A Prefeitura Municipal de Salto Veloso/SC e a Comissão

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F

A avaliação da reserva ovárica pode ser efetuada através de doseamentos hormo- nais, na fase folicular do ciclo menstrual, nomeadamente da FSH, da inibina B e