• Nenhum resultado encontrado

O Papel de tutores online no Curso de Educação a Distância Redefor: formação, acompanhamento e avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Papel de tutores online no Curso de Educação a Distância Redefor: formação, acompanhamento e avaliação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

O Papel de tutores online no Curso de Educação a Distância

Redefor: formação, acompanhamento e avaliação

Ana Claudia Bortolozzi Maia

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru/SP E-mail: aclaudia@fc.unesp.br;

Verônica Lima dos Reis-Yamauti

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara/SP E-mail: veronica@nead.unesp.br;

Vera Lucia Fialho Capelinni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru/SP E-mail: verinha@fc.unesp.br

Comunicação Oral Relato de Experiência

Introdução

A Educação a Distância (EaD) tem sido uma modalidade de ensino importante na formação continuada de professores, pois possibilita a muitos profissionais receberem formação específica em temas emergentes que foram escassos ou insuficientes na graduação.

A EaD é reconhecida no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(BRASIL, 1996)e implica em um conjunto de ações de ensino e de aprendizagem organizados e relacionados por meio das novas tecnologias em um sistema de informação que faz a mediação entre aqueles que estão temporalmente e territorialmente separados (BARROS, 2008; CARNEIRO, 2011).

Alguns cuidados importantes na organização desses cursos são: a sistematização de adequados planos de ensino, distribuição de conteúdos em módulos temáticos e disciplinas propostas em um tempo exequível, qualidade teórica dos textos e informações oferecidas, elaboração de objetos educacionais, vídeos e atividades que proporcionem a relação entre a teoria e a prática, além de um espaço para compartilhar experiências e aprendizados entre os cursistas.

(2)

2 A relação entre cursistas e o professor da disciplina tende a ser frequente e extrapola o que seria comum em uma aula tradicional presencial, pois essa relação não se encerra naquele espaço e tempo e exigências de atividades, correções e avaliações são constantes. Para administrar os cursistas que interagem no ambiente concomitante e assiduamente, surgiu um importante profissional no cenário da EaD - o “professor-tutor” ou “tutor online”(ABREU-E-LIMA; ALVES, 2011).

Seu papel é: atuar como um facilitador da aprendizagem;relacionar-se com os cursistas individual ou coletivamente; esclarecer as tarefas propostas, bem como os critérios de avaliação e prazos de postagens; fazer a mediação entre as práticas pedagógicas propostas e as atividades dos mesmos; interagir em ferramentas como fóruns, chats,oferecer feedbacks (devolutivas); problematizar epropor questionamentos, etc.Para Abreu-e-Lima e Alves (2011), a tarefa do tutor online éimportante e complexa e exige uma formação especializada.

A qualidade da interação entre tutores online e cursistas é destacada em algumas ferramentas no AVA, tais como osfeedbacks e os fóruns.Abreu-e-Lima e Alves (2011) estudaram diferentes modelos de feedbacks adotados nos cursos de EaD brasileiros e salientam que é necessário formar os tutores para atuarem adequadamente no papel de revisor, facilitador conceitual, guia reflexivo e mediador.Bicalho e Oliveira (2012) estudaram os fóruns de discussão e argumentam que esse espaço é um “verdadeiro contexto dialógico”, o que decorre do “comprometimento dos interlocutores em criarem um espaço de compartilhamento deexperiências e perspectivas, visando o fomento da discussão e o aprofundamento das reflexões arespeito do conteúdo” (p.471).

O tutoronline é fundamental no processo de aprendizagem no ambiente virtual e sua formação para atuar nesse espaço, bem como uma avaliação processual de sua atuação é muito importante. Diante do exposto, este trabalho descreve um relato de experiência sobre o papel de tutores online em um curso de formação na modalidade EaD.

Metodologia

A atuação dos tutores online ocorreu em um curso brasileiro de formação de professores na modalidade de EaD, denominado Redefor Educação Especial e Inclusiva”: Curso de Formação de Professores em Educação Especial, iniciado em

(3)

3 2014,tendo como coordenadora acadêmica a Profª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen e como Coordenador Geral, pelo Núcleo de Educação a Distância/Unesp, o Prof. Klaus Schlünzen.

O programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) é resultado de um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SEE/SP) com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) que visa a formação continuada dos professores por meio de cursos de especialização. Os cursos de Especialização em Educação Especial, coordenado pela Profª Vera Lucia Messias Fialho Capellini abrangem várias áreas:Deficiência Auditiva/Surdez, Visual, Intelectual, Física, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Cada curso possuium professor especialista euma carga horária total de 686 horas, distribuídas entre atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle Unesp, estágio, encontros presenciais, além de provas e a realização de um Trabalho Acadêmico.

Para atuar nesses cursos foram contratados Tutores online, por meio de concurso público da VUNESP, com provas no AVA. Uma vez selecionados, cada tutorassumiu uma turma de até 34 cursistas e participaram de um curso de formação sob a coordenação de Daniela Jordao.

Resultadose discussão

1. Formação no AVA Moodle Unesp

A formação inicial dos tutores envolveu o estudo de textos teóricos e realização de atividades práticas, instrumentalizando-os para as tarefas técnicas e pedagógicas no Moodle: regras de netiqueta;participação em fóruns;feedbacks;mediação pedagógica; abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa;questões sobre plágio; normas ABNT; avaliação processual; estratégias metodológicas etc. Essas atividades foram relevantes para que os tutores fossem capacitados, conforme argumentam Bicalho e Oliveira (2012) e Abreu-e-Lima e Alves (2011).

(4)

4 Os tutoresforam avaliados processualmente, por meio de sua atuação no AVAe presencialmente no seu polo de trabalho. Assim, receberam orientações e a valorização de seu trabalho por meio de feedbacks positivos.

Antes de cada disciplina estar disponível aos cursistas, os tutores recebem formação dos autores e especialista, lendo os textos e conhecendo as atividades propostas. É importante destacar que a formação é fundamental para a capacitação pedagógica, pois o(s) autor(es) da disciplina podem explicar a intencionalidade das atividades propostas, os critérios de avaliação equestões reflexivas.

O diálogo entre autores, especialista e tutores é fundamental, uma vez que os autores planejam teoricamente a disciplina, o especialista conhece toda a organização do curso;no entanto, são os tutores que acompanham a turma de cursistas: suas características e dificuldades.Sem dúvida, a avaliação formativa, como defendem Polak (2009) e Moran (2006), favorece a formação dos tutores online e a aprendizagem dos cursistas, garantindo a qualidade dos cursos a distancia.

O depoimento de um cursista ilustra os resultados favoráveis que obtivemos: Queria parabenizá-los pelo excelente curso que a UNESP está nos oferecendo e também de expressar minha alegria e satisfação, por estar realizando um curso de especialização à distância de tão alto nível, com um impecável domínio e

abordagem metodológica. Parabéns aos coordenadores, professores, e

principalmente ao meu professor tutor (...) que está contribuindo brilhantemente com informações teóricas e técnicas e empíricas para o aprofundamento dos nossos conhecimentos. [...]Dinâmico, com foco nas necessidades reais de cada professor, e uma interação impecável no Fórum junto com nossos colegas. (...) sendo tratada com respeito, dignidade, muito carinho, e o grande apoio que tenho recebido por parte do Tutor, que desde o início tem me estimulado, motivado e não mede esforços para me atender nos momentos das minhas dúvidas (...).

(5)

5 Considerações finais

Os cursos em EaDsão importantes na formação de professores quando garantem a qualidade acadêmica. Os conteúdos teórico-práticos são requisitosrelevantes; no entanto, o papel do tutor online, como mediador da aprendizagemno AVA, é fundamental. Neste sentido, defende-se a formação constante desse novo profissional que deve ser reconhecido e valorizado e a nossa experiência confirma essa possibilidade.

Agradecimentos

À Daniela Jordão, pela responsabilidade de planejamento e execução da formação dos tutores online.

Palavras-chave: Educação a Distância; tutores online; medicação pedagógica Referências

ABREU-E-LIMA, D.M.; ALVES, M.N.O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 189-205, maio/ago. 2011;

BARROS, D.M.V.Educação a distancia:desafios atuais. In: CAPELLINI, V.L.M.F. (Org.). Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental(pp.1-35). MEC/FC/SEE: UNESP/FC, 2008.

BICALHO, R.N.M.; OLIVEIRA, M.C.S.L. The dialogic process of knowledge constructionin discussion forums. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.16, n.41, p.469-83,abr./jun. 2012.

CARNEIRO, M.L.F.Instrumentalização para o ensino a distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MORAN, J.M. O que aprendi sobre avaliação em cursos semi-presenciais. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Orgs.). Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006.

(6)

6 POLAK, Y.N.S. Avaliação do aprendiz em EAD. In: LITTO, F.M.; FORMIGA,

M.M.M.Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson do Brasil, 2009.

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Hence, the relative growth rates of D10 mut parasites were thus negative in drug concentrations lower than the breakpoint con- centration, where the benefit of resistance equals