• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2ª PROVA PARCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aluno(a): Nº

Ano: 6º Turma: Data: 28/05/2011 Nota:

Professora: Letícia Valor da Prova: 30 pontos

Assinatura do responsável:

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 10

2) Valor das questões: Redação (1): 6,0 pontos. Abertas (3): 4,0 pontos cada. Fechadas (6): 2,0 pontos cada.

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Interpretação de texto

- Identificação e classificação do substantivo - Identificação do adjetivo

- Artigo

- Advérbio: classificação e identificação - Verbos: Identificação e Tempos verbais - Discurso direto e indireto.

- Redação

Texto 1:

Primeira versão: Esopo, recontada em prosa.

A raposa e as uvas

Uma raposa vinha andando pela floresta, morrendo de fome. Súbito, viu uma parreira carregada com uvas maduras, parecendo deliciosas. Com água na boca, a raposa se pôs a dar pulos para alcançar as uvas, esforçando-se ao máximo.

Longos minutos depois, a cansada raposa não havia conseguido sequer uma uva, quanto mais um cacho. Decepcionada, começou a se afastar, resmungando:

_ Estão verdes...

Ouviu-se um barulho vindo dos galhos, e alguma coisa despencou da parreira. Foi o suficiente para que a raposa voltasse correndo até a árvore. Para constatar, decepcionada, que era apenas uma folha...

Moral: Quem desdenha quer comprar.

(In: Sete faces da fábula. Org. Márcia Kupstas)

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

Texto 2:

Segunda versão: La Fontaine, tradução em versos do poeta português Bocage. A raposa e as uvas

Contam que certa raposa, Andando muito enfaimada, Viu roxos, maduros cachos Pendentes d’alta latada. De bom grado os trincaria, Mas sem lhes poder chegar,

Disse: “Estão verdes, não prestam, Só cães os podem tragar!”

Eis que cai uma para, quando Prosseguis seu caminho, E, crendo que era algum bago, Volta depressa o focinho.

(Jean de La Fontaine. In: Antologia escolar de poemas para a infância.)

1ª Questão: Releia as duas versões da fábula, procurando observar que, embora ambas

apresentem as mesmas idéias, a primeira é mais detalhada. Compare, nas duas versões, como são apresentados: a) a personagem: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) o local: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) as ações da personagem: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ d) a reação da raposa , quando percebe que as uvas estão altas:

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(3)

e) a reação da raposa, quando cai algo da árvore: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2ª Questão: Pássaro em Vertical

Cantava o pássaro e voava Cantava para lá

Voava para cá

voava o passaro e cantava de repente um tiro seco penas fofas leves plumas mole espuma e um risco surdo n o r t e - s u l Autor:Liberio Neves

Com base na leitura do poema acima, assinale a alternativa INCORRETA. a) Todos os verbos estão no pretérito perfeito.

b) Na frase: “de repente um tiro seco” não foi usado o verbo.

c) O tempo verbal usado neste trecho exprime uma ação contínua, repetida e não concluída. d) Não há locução adverbial de tempo neste trecho.

e) As palavras “lá” e “cá” são advérbios de lugar.

3ª Questão: O trecho: “Ouviu-se um barulho vindo dos galhos, e alguma coisa despencou da

parreira...” contém:

a) Cinco substantivos, três verbos, dois artigos. b) Três substantivos, dois verbos, um artigo. c) Três substantivos, três verbos, um artigo. d) Sete substantivos, cinco verbos, três artigos. e) Seis substantivos, quatro verbos, um artigo.

Nota =

(4)

4ª Questão: Sublinhe os advérbios ou locuções adverbiais nas frases abaixo e indique a

circunstância expressa por eles.

a) “Uma raposa vinha andando pela floresta, morrendo de fome.

______________________________________________________________________________ b) “Súbito, viu uma parreira carregada com uvas maduras...”

______________________________________________________________________________ c) “Andando muito esfaimada...”

______________________________________________________________________________ d) “E, crendo que era algum bago/ Volta depressa o focinho.”

______________________________________________________________________________ e) “...e alguma coisa despencou da parreira...”

______________________________________________________________________________

5ª Questão: Uma raposa vinha andando pela floresta, morrendo de fome. Súbito, viu uma

parreira carregada com uvas maduras, parecendo deliciosas. Com água na boca, a raposa se pôs a dar pulos para alcançar as uvas, esforçando-se ao máximo.

Assinale a alternativa correta, de acordo com o trecho acima: a) Todos os substantivos utilizados no trecho são abstratos. b) Para a transmissão da mensagem não foi utilizado advérbio. c) O trecho possui dois adjetivos.

d) Os adjetivos existentes no texto não caracterizam o mesmo substantivo. e) O substantivo “parreira” pode ser flexionado em gênero.

6ª Questão: Texto 3:

O GATO E A BARATA

A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda com um pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu – se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu – se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de suas aflição, do alto do copo.

- Gatinho, meu gatinho – pediu ela – , me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva.

- Você deixa mesmo eu engolir você? – disse o gato. - Me saaaalva! – implorou a baratinha. – Eu prometo.

O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada.

- Que é isso? – perguntou o gato.

- Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixaria eu comer você inteira.

- Ah, ah, ah – riu então a barata, sem poder se conter.

- E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?

Moral: Ás vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.

Nota =

Nota =

(5)

a) Explique a moral da fábula.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Leia: “A baratinha velha subiu pelo pé do copo.”

I – Diga em que sentido a palavra pé foi empregada na frase acima.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

II – Construa uma frase, empregando-a em outro sentido.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

c) Transcreva do texto “O gato e a barata” um exemplo de discurso direto. Em seguida transforme-o em discurso indireto.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

7ª Questão: De acordo com a leitura do texto “O gato e a barata” coloque (V) para as afirmativas

verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. a) O texto foi escrito somente em discurso direto. ( )

b) No primeiro parágrafo há apenas seis verbos no pretérito perfeito. ( ) c) A primeira fala da barata não contém advérbio. ( )

d) Em: “... debateu-se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu-se mais, bebeu mais...” as palavras em destaque são advérbios. ( )

a) V, V, V, V. b) F, V, V. F. c) F, F, V, V. d) F, F, F, V. e) V, F, V, F.

8ª Questão: Leia o texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA. Os dois amigos e o Urso

Dois amigos viajavam através de uma estrada, quando repentinamente foram surpreendidos por um enorme urso. Um deles rapidamente subiu o mais rápido que pode em uma arvore bem alta, o outro tentou subir, mas seu porte físico não o permitia, era mais gordinho e não conseguia se perdurar na arvore.

Com a aproximação do urso acabou por desistir e jogou-se no chão ficando imóvel, havia escutado falar que ursos não atacam cadáveres, tentou então se passar por um. O urso o cheirou durante muito tempo, mas acabou por desistir.

(6)

Quando o grande animal se afastou o homem que estava em cima da arvore desceu e perguntou ao outro o que o urso lhe dizia ao ouvido, pois esta era a impressão que tinha em cima da arvore. Então o amigo lhe disse que o urso segredava-lhe que nunca mais viajasse com falsos amigos que ao primeiro sinal de perigo lhe deixam na mão. Esta historia mostra que conhecemos os verdadeiros amigos nos momentos difíceis de nossas vidas.

a) Não foi utilizado discurso indireto no texto.

b) A palavra “urso” em todas as vezes em que aparece é um substantivo próprio. c) Esse texto não é uma fábula, pois não possui uma moral.

d) O urso realmente falou algo no ouvido do homem.

e) No texto há a predominância de verbos no pretérito perfeito.

9ª Questão: Assinale a opção em que as palavras em destaque são todas advérbios e/ou locuções

adverbiais.

a) “Você não vai sair daí e cumprir sua promessa?”

b) “E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?” c) “A baratinha velha subiu pelo pé do copo (...) desceu pela parte de dentro.

d) “O gato então virou o copo com uma pata...” e) “Às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.”

10ª Questão:

REDAÇÃO

A fábula encerra uma lição de moral, ensinamentos que chamam a atenção do homem para seu modo de agir e de sentir.

Apresenta uma forma concisa, personagens simples, diálogos curtos, ausência de descrições. O narrador é sempre um observador que não participa da história. As personagens caracterizam-se por um único traço: o cordeiro é ingênuo; a raposa , esperta; o pavão vaidoso. Isso torna mais fácil identificá-los com o ser humano.

Agora é sua vez de criar uma fábula, Baseie-se na caracterização acima e nas leituras feitas e escreva seu texto. Pense em um ou dois animais que representarão características marcantes de um determinado tipo de pessoa (mentiroso, vaidoso, convencido, egoísta, falso); empregue diálogos e não se esqueça de encerrar a fábula com um ensinamento moral.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Nota = Nota = Nota =

(7)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Nesta perspectiva, é fundamental a sinergia entre Estado e sociedade civil no caminho da desejada transformação da realidade de exclusão social, com base no reconhecimento

Se a iluminação interior continuar acesa mesmo com a porta do aparelho fechada, premir a tecla

10ª QUESTÃO- (Mackenzie-SP) Com base no texto, considere as seguintes afirmações sobre traços estilísticos significativos da geração literária do autor.. Sintaxe

Entretanto os demais condicionadores (UG, SS e SMS), apesar de mostrarem pequena deficiência na resiliência na primeira hora, foram mais estáveis após todos os testes no final de

Estabelecido essa associação temática de maneira clara, determino também nessa etapa de pesquisa, o universo iconográfico do projeto, usando como principal referência as

a) "(...) Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas." (fragmento

• lentes também são classificadas quanto à maneira como alteram as frentes de onda que as atravessam: as lentes podem ser divergentes quando fazem com que um feixe incidente de

Assim a vida interior do estudante se torna como um templo de vários andares que interagem positivamente entre si. Este conjunto complexo deve ser consolidado como uma estrutura