• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Aluno: Nº

Série: 2º Turma: Data: Nota:

Professora: Regiane Valor da Prova: 30 pontos

Assinatura do responsável:

Orientações gerais:

1) Número de questões desta prova: 9

2) Valor das questões: Abertas (3): 6,0 pontos cada. Fechadas (6): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Figuras sonoras

- Aposto - Vocativo

1ª Questão: Com relação à estrutura e aos recursos utilizados na elaboração de uma dissertação e de uma crônica reflexiva, assinale a alternativa que apresenta uma associação incorreta.

a) Crônica reflexiva: reflexões subjetivas, análise pessoal. b) Crônica reflexiva: liberdade linguística.

c) Dissertação: linguagem culta. d) Crônica reflexiva: rigor formal. e) Dissertação: comprovação de tese.

2ª Questão: Identifique as funções de linguagem que se destacam nos textos.

a) A Assembleia Legislativa de Goiás continua mantendo sigilo sobre gastos de viagens feitas pelos deputados estaduais em 2007 e 2008. O presidente Helder Valin (PSDB) diz que os dados devem ser revelados pelo ex-presidente Jardel Sebba (PSDB), que alega não ter mais acesso às informações. Dos 41 deputados, 17 confirmaram ao POPULAR ter feito viagens. (O Popular, 23/04/2009)

______________________________________________________________________________

b) “Eu te amo porque te amo. Não precisas ser amante, e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça

e com amor não se paga.”( Carlos Drummond de Andrade)

______________________________________________________________________________

COLÉGIO XIX DE MARÇO

excelência em educação

Nota =

(2)

c)

______________________________________________________________________________ TEXTO PARA A QUESTÃO 3

MAIOR LEGAL, MEU

Você ainda não está ligado no Universo Online, brother? Olha o que você está perdendo. O universo Online dá acesso à Internet – mais de 40 milhões de brothers do mundo inteiro já se ligaram nessa. (Universo Online)

3ª Questão: O texto publicitário apresentado visa a atingir o público jovem; por isso explora a linguagem popular ou, mais precisamente, a gíria juvenil de hoje. Assinale a alternativa em que o termo ou expressão não se enquadra nessa modalidade.

a) "maior legal".

b) "você está perdendo". c) "está ligado".

d) "meu".

e) "se ligaram nessa".

4ª Questão: Identifique a figura sonora presente nos trechos abaixo:

a) "(...) Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas." (fragmento de Violões que choram. Cruz e Souza)

______________________________________________________________________________ b) "O que o vago e incóngnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa) ______________________________________________________________________________ c) A língua do nhem "Havia uma velhinha / Que andava aborrecida / Pois dava a sua vida / Para falar com alguém. / E estava sempre em casa / A boa velhinha, / Resmungando sozinha: / Nhem-nhem-nhem-nhem-nhem..." (Cecília Meireles)

______________________________________________________________________________

TEXTO PARA A QUESTÃO 5

Hoje, no Brasil, fala-se em demasia sobre ética. Mesmo pessoas notáveis pela ausência de respeito ao público arengam sobre valores. Cursos, conferências, mesas-redondas, a verborragia acerca do que é ética ameaça servir como cortina de fumaça, escondendo justo o que deveria ser revelado.

Nota=

(3)

Na terra onde mais se fala em ética, as personalidades públicas manifestam total desrespeito pelo decoro, pela singeleza filosófica ou evangélica. Imaginam que os mandamentos são pura ingenuidade. Agem como o diabo gosta. (Roberto Romano, Folha de S.Paulo)

5ª Questão: A expressão "cortina de fumaça" constitui uma:

a) hipérbole. b) antítese. c) gradação. d) metáfora. e) prosopopeia.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 6 E 7

É SÓ UMA QUESTÃO DE PELE

Olhar a paisagem humana brasileira é uma experiência única porque a primeira descoberta é a cor das pessoas. Há loiras que parecem nórdicas,morenas tropicais, brancos caucasianos, negros retintos, mulatos de várias tonalidades, gente de pele acobreada e outros ainda de pele cor-de-oliva.

Após 508 anos de miscigenação, os brasileiros, de modo geral, não têm uma cor, mas muitas cores. Praias e ruas de qualquer lugar da Europa, América do Norte, Ásia ou África sempre mostram ao menos uma cor dominante. No Brasil não é assim. Segundo o censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiros é de 144 tonalidades diferentes.

Recentemente, a biologia descobriu que a cor da pele nas diversas etnias se deve às condições de exposição ao sol e como proteção da pele aos efeitos dos raios UV solares. Quanto mais melanina, mais escura a pele, porque a cor escura protege o organismo dos raios UV do sol, como acontece nas regiões equatoriais. Inversamente, quanto menos melanina, mais clara a pele, como nas regiões onde a insolação é menor. Eis a explicação para os habitantes do norte do planeta serem majoritariamente brancos.

Em resumo, a cor da pele humana se deve a um ajuste natural cujo objetivo é assegurar a perpetuação da espécie, e tem a ver mais com as condições de insolação do que com sua raça. Essa descoberta justifica a tese de que os mais prováveis ancestrais humanos, africanos, eram escuros, pois tinham que se proteger das condições climáticas para sobreviver. Conforme migraram para outras regiões, para caçar, por exemplo, a pele teve de se adaptar às condições encontradas nas diferentes partes do planeta e com a constância da situação, nos milhares de anos, perpetuou-se no DNA.

O gene que descolore a pele oferece uma lição: a mutação foi determinada pela variação de uma única letra do código genético humano que contém cerca de três milhões de letras, e permite a estarrecedora conclusão: uma diferença tão insignificante tem sido capaz de produzir páginas tão cruéis, como as de segregação racial, na história da humanidade.

(Planeta, novembro de 2008. Adaptado) 6ª. Questão: A afirmação do início do 4º parágrafo – "a cor da pele humana se deve a um ajuste natural, cujo objetivo é assegurar a perpetuação da espécie" – deve ser compreendida como: a) entre outros tantos fatores, a cor da pele é responsável pela reprodução humana.

b) o homem ajustou a cor da pele para conviver, harmoniosamente, com as diferenças raciais. c) a autorregulação da cor da pele se deve à luta travada pelo homem para seu extermínio.

d) o objetivo do homem, através dos séculos, foi o de organizar os clãs sociais pelo critério natural da cor da pele.

e) historicamente, para sobreviver a novas condições de vida, o ser humano sofreu mutações, inclusive a da cor da pele.

7ª Questão: Em "uma diferença tão insignificante tem sido capaz de produzir páginas tão cruéis", a palavra “páginas” apresenta o mesmo significado na alternativa:

a) A jovem guardou pétalas de uma flor seca nas páginas de seu livro preferido. b) As muitas páginas da obra transformaram a leitura significativa para mim.

Nota = Nota =

(4)

c) Os atentados terroristas ainda são páginas a serem vencidas pelos governantes. d) Ao pular páginas do capítulo, o texto não fez mais o menor sentido.

e) As referências bibliográficas são colocadas ao pé das páginas. TEXTO PARA A QUESTÃO 8

Ó Deus, perdoe esse pobre coitado que de joelhos rezou um bocado pedindo pra chuva cair sem parar

(Gordurinha e Netinho, "Súplica cearense".)

8ª Questão: Está correta a opção:

a) O sujeito da primeira oração é "Deus". b) O sujeito de "perdoar" é indeterminado. c) O primeiro período é iniciado por um aposto. d) A vírgula após o termo "Deus" isola o vocativo. e) A regência de "perdoar" segue a norma culta.

9ª. QUESTÃO: PRÁTICA DE REDAÇÃO -FUVEST

O trecho a seguir do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, descreve a necessidade que o homem teria de regras que lhe digam o que fazer e como se comportar. Uma vez conseguido isso, ele passaria a violar secretamente as normas que tanto desejou.

Escreva uma dissertação que analise esta visão que o autor tem do comportamento humano. Você pode discordar ou concordar com ela, desde que seus argumentos sejam fundamentados.

MÍNIMO DE 20 E MÁXIMO DE 40 LINHAS SÓ SERÃO CORRIGIDAS REDAÇÕES A CANETA

"Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a idéia de fundar uma Igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos, sem organização, sem regras, sem cânones, sem ritual, sem nada. Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios humanos. (...) Está claro que (o Diabo) combateu o perdão das injúrias e outras máximas de brandura e cordialidade. Não proibiu formalmente a calúnia, mas induziu a exercê-la mediante retribuição, ou pecuniária, ou de outra espécie. (...) A Igreja fundara-se; a doutrina propagava-se; não havia uma região do globo que não a conhecesse, uma língua que não a traduzisse, uma raça que não a amasse. O Diabo alçou brados de triunfo.

Um dia, porém, longos anos depois, notou o Diabo que muitos dos seus fiéis, às escondidas, praticavam as antigas virtudes. (...) Certos glutões recolhiam-se a comer frugalmente três ou quatro vezes por ano (...) muitos avaros davam esmolas, à noite, ou nas ruas mal povoadas; vários dilapidadores do erário restituíam-lhe pequenas quantias; os fraudulentos falavam, uma ou outra vez, com o coração nas mãos, mas com o mesmo rosto dissimulado, para fazer crer que estavam embaçando os outros."

[Nota: embaçar: lograr, enganar] ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Nota = Nota =

(5)

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Nesta perspectiva, é fundamental a sinergia entre Estado e sociedade civil no caminho da desejada transformação da realidade de exclusão social, com base no reconhecimento

Entretanto os demais condicionadores (UG, SS e SMS), apesar de mostrarem pequena deficiência na resiliência na primeira hora, foram mais estáveis após todos os testes no final de

Estabelecido essa associação temática de maneira clara, determino também nessa etapa de pesquisa, o universo iconográfico do projeto, usando como principal referência as

O primeiro verso é exposto com entradas progressivas das vozes, iniciado pelas vozes superiores com contraponto imitativo das vozes inferiores: Canto II imitado

10ª QUESTÃO- (Mackenzie-SP) Com base no texto, considere as seguintes afirmações sobre traços estilísticos significativos da geração literária do autor.. Sintaxe

Explique a contradição presente na administração Pombalina em Portugal e no Brasil. A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi marco de um processo que apontou

Calabar – O elogio da traição (Chico Buarque e Ruy Guerra). Sobre os conflitos travados entre holandeses e luso-brasileiros no Nordeste do século XVII, assinale a

Do texto acima, pode-se entender:.. a) Desde os primeiros tempos de colônia, o Brasil apresenta uma grande desigualdade social caracterizada também pela concentração