• Nenhum resultado encontrado

JORGE ALEXANDRE CARDOSO MARQUES DA COSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORGE ALEXANDRE CARDOSO MARQUES DA COSTA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

JORGE ALEXANDRE CARDOSO MARQUES DA COSTA

Dados Pessoais

Nome: Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa Nome sob o qual publica: Jorge Alexandre Costa Data de Nascimento – 24 de Dezembro de 1961

Formação Académica

Ano: 2010

Grau: DOUTORAMENTO

Classificação: Aprovado por unanimidade

Instituição que conferiu o grau: Universidade do Porto Faculdade: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Título da tese: O Espaço Público como Habitus de Educação e Cultura: os teatros públicos da cidade do Porto, enquanto palcos de realização lírica, na segunda metade do século XIX (18651891)

Orientador: Professora Doutora Helena C. Araújo Coorientador: Professora Doutora Luísa Cymbron Domínio científico: Ciências da Educação

Designação do curso: Curso de doutoramento em Sociologia da Educação e Cultura

Ano: 2000 Grau: MESTRADO

Classificação: Bom com distinção

Instituição que conferiu o grau: Universidade do Minho Faculdade: Instituto de Educação e Psicologia

Título da tese: A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841

Orientador: Professor Doutor António Sousa Fernandes Domínio científico: Ciências da Educação

Anos curriculares: 2

Designação do curso: Curso de mestrado em Sociologia da Organizações e Administração Educacional Ano: 1995

Grau: Licenciatura Classificação: 14 valores

Instituição que conferiu o grau: Universidade de Aveiro Domínio científico: Ensino da Música

Anos curriculares: 5

Designação do curso: Licenciatura em Ensino da Música

Ano: 1990

Grau: Bacharelato Classificação: 14 valores

Instituição que conferiu o grau: Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto

Domínio científico: Performance Anos curriculares: 3

(2)

Ano: 1988

Grau: EQUIPARAÇÃO A BACHARELATO Classificação: 15

Instituição que conferiu o grau: Conservatório de Música do Porto Domínio científico: Performance

Anos curriculares: 7

Designação do curso: Curso Superior do Conservatório de Música do Porto

Atividades anteriores e situação atual

Período Cargo, categoria ou atividade Instituição

1/9/2009 a presente

Professor Adjunto Escola Superior de Educação do

Instituto Politécnico do Porto 2/9/2001 a

31/8/2009

Professor Equiparado a ProfessorAdjunto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto 1/10/1997 a

30/8/2001

Professor Equiparado a Assistente Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto 3/5/1992 a

17/7/2011

Director Pedagógico Escola de Música Óscar da Silva

2/9/1990 a 31/8/1995

Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música

Conservatório de Música de Aveiro

Calouste Gulbenkian 1/1/1986 a

29/8/1997

Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música

Escola de Música Óscar da Silva

Área de atividade científica

As áreas de atividade científica organizam-se em torno de três grandes eixos:

i) FORMAÇÃO MUSICAL | EDUCAÇÃO MUSICAL [teoria e análise musical, formação auditiva e didática musical]

ii) MÚSICA E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE [sociologia da educação e do quotidiano, ensino e formação] iii) ESTUDOS CULTURAIS [sociologia da música, literatura oitocentista, imprensa e cultural studies]

Domínio de Especialização: Ciências da Educação [sociologia da educação e cultura] e Ciências Musicais [teoria e formação musical, sociologia da música e história da música do século XIX].

Atuais interesses de investigação: A música nos relatos da imprensa e na literatura portuense de oitocentos; A formação musical no ensino vocacional, profissional e artístico; Ensino de música.

(3)

Experiência na orientação

Orientação de Dissertações de Mestrado

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Carlos Manuel Sampaio Fernandes "O jogo como estratégia de aprendizagem rítmica: A ludicidade na exploração das fichas de exercícios rítmicos" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Diogo Filipe Gouveia Tavares "O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Sílvia Clara Moreira dos Santos Gomes "Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Rui Filipe Ferreira Vieira "Intervalos melódicos: diferentes estratégias de aprendizagem" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Filipe André Ribeiro Pereira "Software EarMaster como ferramenta pedagógica na disciplina de Formação Musical" ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Liliana de Fátima Fernandes Correia – “Reportório de Jazz nas aulas de Formação Musical – um percurso alternativo” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Maria Isabel Cunha Campos – “A leitura no 1º ano de Formação Musical: a utilização das diferentes claves como estratégia de aprendizagem” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Pedro Miguel dos Santos Rodrigues – “Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical” ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Daniel Ricardo Madureira de Carvalho – “Quatro relatos e meio sobre Formação Musical: diferentes trajetos de docência” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Pedro Gilberto Rodrigues – “A audição interior: estratégias para a sua implementação” ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, 2015.

 Orientador da dissertação de mestrado em Ensino de Música de Lécio Ribeiro – “Em torno de uma nova Formação Musical” ESMAE/ESE do Politécnico do Porto, 2015

 Coorientador da dissertação de mestrado de Maria Francisca Soares Dias "A Música e a inserção Social de Jovens em Risco" na Universidade Católica Portuguesa, 2013.

Arguente em provas de mestrado

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Élson Rafael Santos Pinho "Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do Trombone" no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2014.

(4)

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Joana Brandão da Costa " Programa de História da Cultura e das Artes do Curso Profissional de Jazz" no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2014.

 Elemento do júri (arguente) da prova de doutoramento de Maria Helena Borges Cabral "O ensino da flauta de bisel em grupo como inovação pedagógica: uma investigação-acção no 2º ciclo do Ensino Básico" no Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2014.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Luís Alberto Bittencourt “O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra Water Music de Tan Dun” no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2012.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Henrique Daniel Portovedo Marques “Sistemas Musicais Interativos no Ensino Especializado da Música” no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2012.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de Manuel Maio Graça Fernandes “ Arranjos de Música Tradicional Portuguesa em Classes de Conjunto” no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2012.

 Elemento do júri (arguente) da prova de dissertação de mestrado de José Manuel de Abreu Carvalho “Ser Pequeno entre os Grandes” na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2010.

Participação em projetos de investigação (coordenador/membro de equipas)

 “Uma Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis” Projecto financiado pela FCT – POCTI/1999/CED/34477

 "Perspectiva da obra para Canto e Piano de compositores do Porto" Projecto financiado pelo Instituto Português do Património e das Artes do Espectáculo (IPPAE) e pela Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, 2001. Projecto apresentado em coautoria com o pianista Jaime Mota.  “A Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico – O caso da Região Autónoma da

Madeira” Projecto financiado pela FCT – PTDC/CED/72112/2006

 "Um Breve Olhar Musical Sobre a Poesia de Florbela Espanca" Projecto financiado pela Câmara Municipal de Matosinhos, 2007.

 “Promover a inclusão social através do envolvimento com a música – o projecto Orquestra Geração” Projecto PTDC/CPECED/120596/2010

 "O antigo Teatro de S. João do Porto (17981908): história e cultura teatral no Norte de Portugal" Projecto coordenado por Luísa Cymbron (FCSH Universidade Nova), 2015-2018

 "As Canções Regionais Portuguesas de Fernando Lopes-Graça" Projecto financiado pela Academia de Amadores de Música de Lisboa, 2016.

(5)

Publicações

Teses

 Costa, Jorge A. (2000). "A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841" (dissertação de mestrado orientada pelo Professor Doutor António Sousa Fernandes, Universidade do Minho).  Costa, Jorge A. (2009)."O ESPAÇO PÚBLICO BURGUÊS COMO HABITUS DE EDUCAÇÃO E CULTURA: a

produção lírica nos teatros públicos da cidade do Porto na segunda metade do século XIX 1865-1891" (tese de doutoramento orientada pela Professora Doutora Helena Araújo, Universidade do Porto, e pela Professora Doutora Luísa Cymbron, Universidade Nova de Lisboa).

Livros (autor)

 Costa, J. A. (coord.) (2015). Olhares sobre a História da Música em Portugal. Matosinhos: Verso da História.

Livros (editor)

 Primeira Cantata de Natal sobre Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade, coro misto à cappella, Fernando Lopes-Graça. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2017.

 Segunda Cantata de Natal sobre Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade, coro misto à cappella, Fernando Lopes-Graça. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2017.

 Canções Regionais Portuguesas (24 cadernos), coro à capella, Fernando Lopes-Graça. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2014-2015.

 Sete Fragmentos de Velhos Romances Portugueses, voz media e conjunto instrumental, Fernando Lopes-Graça. Encomenda do Instituto de Artes (transcrição musical de J. A. Costa), 2007.

 Ciclo Anteriano Hino à razão, Sulamita, Sonho Oriental, Idílio e Ideia, canto e piano, Luís de Freitas Branco, sobre poesias de Antero de Quental. Porto: Edição Casa da Música/fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2006.

 Quatrains du Secret Estude, coro à capella, António Chagas Rosa. Encomenda do autor (transcrição musical de J. A. Costa), 2004.

 Prelude, Choral et Fugue, instrumentos de arco, Cláudio Carneyro. Encomenda da Orquestra Musicare (transcrição musical de J. A. Costa), 2003.

 Judas, secundum Lucas, orquestra e coro, António Pinho Vargas. Encomenda da Academia de Música de Viana do Castelo (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Quatro Canções, canto e piano, Berta Alves de Sousa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Soneto, canto e piano, Carlos Azevedo. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Sete Canções de Albano Martins, canto e piano, António Pinho Vargas. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Nove Canções de António Ramos Rosa, canto e piano, António Pinho Vargas. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

(6)

 Poemas Impressionistas, canto e piano, Cândido Lima. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Ficções do Interlúdio, canto e piano, Victor Macedo Pinto. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. Costa), 2002.

 Canção Triste, canto e piano, Hernâni Torres. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Soneto, canto e piano, João Arroyo. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.  Três Redondilhas, op.27, canto e piano, Fernando Corrêa de Oliveira. Porto: fermata editora

(transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Duas Cantigas de Amigo, canto e piano, Filipe Pires. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Cinco Canções, canto e piano, Luiz Costa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Duas Canções, canto e piano, Fernando Lapa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Oração ao Pão, canto e piano, Fernando Bessa Valente, sobre poesias de Guerra Junqueiro. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2002.

 Três canções sem palavras, coro, Eurico Carrapatoso. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Poema D. João e a Máscara, op. 80, flauta e guitarra, António Victorino d'Almeida. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Três Prelúdios, piano, Berta Alves de Sousa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Obsession, piano, Carlos Azevedo. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.  Anamorphoses, violoncelo, Isabel Soveral. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa),

2001.

 Plural III, clarinete e piano, Fernando C. Lapa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Hymnos, coro, Fernando Bessa Valente. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 A Impaciência de Mahler, orquestra, António Pinho Vargas. Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Melodias Estranhas, ópera, António Chagas Rosa. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 A Demolição, ópera, Fernando Lapa e Carlos Azevedo. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2001.

 Paixão, coro, Francisco Luís, séc. XVII. Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian (transcrição musical de J. A. Costa), 2000.

 Kroma, violeta e orquestra, Cláudio Carneyro. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2000.

 La Giuditta, oratória, Francisco António de Almeida, 1762. Encomenda no âmbito Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (transcrição musical de J. A. Costa), 2000.

 3 Consolations, flauta de bisel e orquestra, António Chagas Rosa. Encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian (transcrição musical de J. A. Costa), 1999.

(7)

 Moh, orquestra, António Chagas Rosa. Encomenda do Teatro Nacional de S. Carlos (transcrição musical de J. A. Costa), 1999.

 Inória, dois pianos, Cândido Lima. Encomenda do autor (transcrição musical de J. A. Costa) 1999.  Interpretação e Educação Musical, Francisco Monteiro. Porto: fermata editora (editor J. A. Costa), 1997.  Avena Ruda, flauta e piano, Cláudio Carneyro. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A.

Costa), 1995.

 Sonatina, flauta e piano, Luiz Costa. Porto: fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 1995.  Serenata e Valsa, flauta, violino e piano, Óscar da Silva. Porto: Câmara Municipal de

Matosinhos/fermata editora (transcrição musical de J. A. Costa), 1995.

Capítulos de livros

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Bessa, Rui; Ferreira, Rui; Boal-Palheiros, Graça; Boia, Pedro Santos (2017). “Aprender música na Orquestra Geração” in Mota, Graça; Lopes, João Teixeira (Orgs.) Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde: Verso da História Editora.

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça (2017). “O desvendar de uma complexidade” in Mota, Graça; Lopes, João Teixeira (Orgs.) Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde: O Verso da História Editora.

 Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça; Costa, Jorge Alexandre (2017). “Um olhar a partir de múltiplas narrativas” in Mota, Graça; Lopes, João Teixeira (Orgs.) Crescer a Tocar na Orquestra Geração. Vila do Conde: O Verso da História Editora.

 Costa, J. A. (2015). "Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos". In Paula Guerra (coord.) More Than Loud. Porto: Edições Afrontamento.  Costa, J. A. (2012). "De um primeiro nocturno para um nocturno a três". In Paulo de Assis (coord.)

Mémoires... Miroirs, pp. 87-108. Lisboa: Edições Colibri.

 Costa, J. A. (2011). "Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX." In O Porto Romântico. Porto: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

 Costa, J. A. (2000). "O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação". In Universidade do Minho: Instituto de Estudos da Criança.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

 Mota, G., Costa, J. & Leite, A. (2005). Music education in context: the construction of the teacher's identity within cross-disciplinary collaboration in the arts. Bulletin of the Council for Research in Music Education, 161/162, 181-188.

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça (2016). "The Orquestra Geração unveiling Its complexity" in Research Studies in Music Education.

(8)

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

 Costa, Jorge A., Mota, Graça & Cruz, Ana I. (2016). “O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social”. In Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Publicações em atas de encontros científicos

 Costa, J. A. (2005). "The Prima-Dona in the opera and the operetta of the XIX century: a social and historical overview of musical performance". In Conferência Performance Matters, organizada pelo Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no âmbito da Escola de Outono, Setembro de 2005.

 Costa, J. A. (2011). "Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista". In I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Casa da Musica, Porto, 25 a 27 de Novembro de 2011.  Costa, J.A. e Mota, G. (2012). “Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento

social/musical”. In II Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Castelo Branco, Portugal, Novembro de 2012, pp. 26-27.

 Mota, G., Costa, J. A. e Cruz, A. (2013). “Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project”. In Summaries and Abstracts of the 8th International Conference for Research in Music Education Conference, Exeter United Kingdom, April 2013, pp. 56-57.

 Costa, J. A. (2013). "Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos". In III Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Cascais, Portugal, Novembro de 2013.

 Costa, J. A., Cruz, A. I., & Mota, G. (2014). The Orquestra Geração unveiling its complexity. In O. Odena,  & S. Figueiredo (Eds.), Proceedings of the 25th International Seminar of the ISME Commission on

Research, João Pessoa Brasil, Julho 2014, pp. 59-76. URL:

http://issuu.com/official_isme/docs/2014_11_10_isme_rc_ebook_final_pp37/1

 Costa, J. A. (2015). "Retrato Sonoro de uma revista apreendida". In V Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Évora, Portugal, Novembro de 2015.

 Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa; Pais-Vieira, Luísa; Ribeiro, Lécio; Fernandes, Pedro (2016). “Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical”. In VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2016. http://www.spimusica.pt/enim2016/

Outras publicações

 Costa, J. A. (1998). A propósito de um ciclo. In Arte Musical, Juventude Musical Portuguesa, Lisboa.  Costa, J. A. (2001). A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem

investigativa. In Revista Música, Psicologia e Educação, 3, 35-41, CIPEM, Porto.

 Mota, G., Costa, J. A. & Leite, A. (2003). Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis. In Revista Música, Psicologia e Educação, 4, 67-83, CIPEM, Porto.

(9)

Comunicações

Comunicações orais por convite

 Costa, J. A. (1999). O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação. Comunicação apresentada no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1999, Braga.  Costa, J. A. (2000). A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem

investigativa. Comunicação apresentada na II Escola de Outono do CIPEM, 2000, Porto.

 Costa, J. A. (2001). Do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841. Comunicação apresentada no Conservatório Nacional, Lisboa, 2001.

 Costa, J. A. (2002). Uma educação musical em contexto: à procura de uma nova praxis. Comunicação apresentada na V Escola de Outono do CIPEM, Porto, 2002.

 Costa, J. A. (2003). A propósito de um quadro de António Carneiro: do acaso de um quadro e de uma partitura a um percurso de acasos na vida de Cláudio, que foi compositor. Conferência apresentada no Museu da Quinta de Santiago de Leça da Palmeira, Matosinhos, 2003.

 Costa, J. A. (2005). O Espaço público burguês como habitus de educação e cultura: os teatros do Porto na segunda metade do século XIX. Comunicação apresentada na Universidade Nova de Lisboa, Ciclo de Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa", Lisboa, 2005.

 Costa, J. A. (2005). The Prima-Dona in the opera and operetta of the XIX century. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ´Performance Matters, Porto, 2005.

 Costa, J. A. e Gomes, J. A. (2010). Mistério de Florbela Espanca e Alexandre Delgado. Comunicação apresentada no ciclo "Literatura e música em diálogo", Escola Superior de Educação, Porto, 2010.  Costa, J. A. (2010). De um primeiro Nocturno para um Nocturno a três. Comunicação apresentada no

Simpósio Internacional Jorge Peixinho Mémoires...Miroirs, Culturgest, Lisboa, 2010.

 Costa, J. A. (2011). Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX. Comunicação apresentada no Congresso O Porto Romântico, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto, 29 e 30 de Abril de 2011.

 Costa, J. A. (2011). Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista". Comunicação apresentada no I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Casa da Musica, Porto, 25 a 27 de Novembro de 2011.

 Costa, J. A. (2012). Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento social/musical”. Comunicação apresentada no II Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Castelo Branco, Portugal, Novembro, 2012.

 Mota, G. e Costa, J. A. (2013). Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project”. Comunicação, apresentada na 8th International Conference for Research in Music Education, Exeter, UK, April 2013.

 Costa, J. A. (2013). Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos. Comunicação apresentada no III Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Cascais, Portugal, Novembro de 2013.

 Costa, J. A., Cruz, A. I., & Mota, G. (2014). The Orquestra Geração unveiling its complexity. 25th

International Seminar of the ISME Commission on Research, João Pessoa Brasil, Julho 2014.

 Costa, J. A. (2014). Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos. More Than Loud, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

(10)

 Costa, J. A. (2015). Retrato sonoro de uma revista apreendida. Comunicação apresentada no V Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Évora, Portugal, Novembro de 2015.

 Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa; Pais-Vieira, Luísa; Ribeiro, Lécio; Fernandes, Pedro (2016). “Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical” para apresentação no VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2016. http://www.spimusica.pt/enim2016/ [Moderador]  Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel (2016). “La formación musical en la orquestra geração: un

dominio disciplinario voluble en un campo de formación sociomusical” para apresentação no Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB). Palma de Mallorca, Espanha, 6 a 8 de Julho de 2016. http://siemuib2016.wixsite.com/siemuib2016

Comunicações em painel (poster)

 Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel (2016). “La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación sociomusical” para apresentação no Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB). Palma de Mallorca, Espanha, 6 a 8 de Julho de 2016. http://siemuib2016.wixsite.com/siemuib2016.

 Costa, J. A., Cruz, A. I., & Mota, G. (2014). The Orquestra Geração unveiling its complexity. Research Poster Session of the 31st ISME World Conference on Music Education, Porto Alegre Brasil, Julho 2014.

Referências

Documentos relacionados

A investigação se direcionava à questão-problema de ações para o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na instituição selecionada e teve

Quando os alunos chegam ao 6º ano (antiga 5ª série), as turmas passam a ter pelo menos nove disciplinas na grade curricular. As autoras apontam essa mudança de rotina como

1.1 CONTEXTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL As experiências históricas no Brasil em relação à educação integral podem ser consideradas a partir de

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Por fim, focamos a presença da música no MST, pois compre- endemos que a relação de encontro entre os sujeitos sem-terra e a música, neste contexto, permite processos de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e