• Nenhum resultado encontrado

CARTILHA DO IDOSO. Secretaria de Assistência Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTILHA DO IDOSO. Secretaria de Assistência Social"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CARTILHA

DO IDOSO

Secretaria de

Assistência

Social

(2)

ANOTAÇÕES: Realização e Conteúdo: CAC - Centro de Atendimento a Comunidade Ilustrações: Sheila Cattani Projeto gráfico: ACIN Publicidade

O Estatuto do Idoso foi aprovado em 1º de outubro de 2003, fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), o que resultou em uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade.

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)

(3)

DIREIT

OS

SAÚDE

HABITAÇÃO

VIDA

PREVIDÊNCIA

SOCIAL

LIBERDADE

ALIMENTOS

EDUCAÇÃO

PROFISSIONALIZAÇÃO

RESPEITO

DIGNIDADE

LAZER

CULTURA

ESPORTE

TRABALHO

TRANSPORTE

ASSISTÊNCIA

SOCIAL

Importante lembrar que idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e tem direito a:

(4)

ALIMENTOS

Se o idoso não tem condições de se sustentar, poderá acionar a família e parentes por meio do Ministério Público e da Defensoria Pública.

VIDA

Direito ao envelhecimento saudá-vel, protegido pelo Estado, por meio da saúde, educação, assistên-cia soassistên-cial, judiciário e outros.

LIBERDADE, RESPEITO, DIGNIDADE

Liberdade de ir e vir.

De participação na família e na comunidade. Direito à opinião e expressão.

Direito à opção de crença religiosa.

(5)

SAÚDE

• Atenção integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento e na prevenção de doenças;

• Atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios; • Atendimento domiciliar para idosos acamados;

• Reabilitação;

• Receber gratuitamente medicamentos de uso contínuo;

• Receber próteses (dentadura) e órteses (aparelho auditivo), cadeiras de rodas, muletas e outros;

• É proibida a discriminação nos planos de saúde;

• Direito a acompanhante na internação hospitalar (caso o direito ao acompanhante for negado, o médico deverá justificar por escrito); • Direito de optar pelo tipo de tratamento mais favorável;

• Desenvolver a sexualidade com orientação médica sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e demais doenças;

• Treinamento específico dos profissionais da saúde, dos cuidadores familiares e dos grupos de auto ajuda.

REFERÊNCIAS

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 7. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. ESTATUTO DO IDOSO. Lei n. 10741

de 1° de outubro de 2003.

FRANTZ, Tania da Silva. Violência contra idosos: um estudo da realidade em Chapecó. Trabalho de conclusão do Curso de Serviço Social. Unochapecó, 2005.

LIMA, Dilson Machado de (org.). Direito do idoso: estatuto do idoso. Belo Horizonte: Líder, 2004.

MARTINEZ, Wladimir Novaes. Comentários ao estatuto do idoso. 2. ed. São Paulo: LTr. 2005.

(6)

HABITAÇÃO

Os conjuntos habitacionais construídos por meio das prefeituras devem oferecer 3% das unidades habita-cionais para idosos e

devem prever critérios para acessibilidade/mobilidade urbana. Os idosos têm prioridade na escolha da unidade habitacional.

EDUCAÇÃO,

CULTURA,

ESPORTE

E LAZER

Será proporcionado descon-to de pelo menos 50% nos ingressos de eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. O Poder Público oferece oportunidades de acesso do idoso à educação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

PROFISSIONALIZAÇÃO

O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas, bem como capacitação profissional. O idoso não pode ser impedido de acessar cargos públicos por motivo da idade.

TELEFONES ÚTEIS

*Bombeiros:193

*Hospital Regional do Oeste: (49) 3321-6500 *Unimed: (49) 3361-1800

*FASC: (49) 3319-1200 *INSS: 135

*Disque denúncia: 100

*Delegacia da Mulher, Idoso e Criança: (49) 3324-0187

*Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI): (49) 2049-9264 *Polícia Militar: 190

*Defesa do Cidadão: (49) 3319-3700 *Resgate Social: (49) 3319-1201

*Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS 2: 2049-9265

*Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) e

Escritório Sócio Jurídico da Unochapecó : (49)3323- 4773 *Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

(7)

RENDA

Previdência Social:

O idoso tem direito a aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de contribuição, sendo que:

Para acessar a aposentadoria por idade

a) Os que trabalham na área urbana e comprovem a contribuição de pelo menos 15 anos, podem requerer o benefício a partir de 60 anos para mulher e 65 anos para o homem;

b) Os trabalhadores da área rural e comprovada a contribuição (mediante a apresentação de nota de contribuição rural) podem requerer o benefício a partir de 55 anos para mulher e 60 anos para o homem.

Para acessar a aposentadoria por tempo de contribuição

a) É exigido 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos de contribuição para mulher.

b) Nesta espécie de aposentadoria não há exigência de idade mínima.

O QUE É ?

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do município de Chapecó (CMDI) É um órgão de natureza colegiada, permanente, paritário e deliberativo criado pela Lei nº 4.776 de 12/11/2004.

Composto por 14 membros de entidades governamentais e não governamentais. Atua na defesa dos direitos e interesses da pessoa idosa, e a ele compete a super-visão, acompanhamento, fiscalização e avaliação das ações envolvendo os idosos do município de Chapecó.

As reuniões do CMDI são abertas à todos os cidadãos, e ocorrem ordinariamen-te na segunda sexta–feira do mês, às 14:00 horas, junto à Secretaria Executiva dos Conselhos - Fone (49) 2049-9264 – conselhos.fasc@chapeco.sc.gov.br. Entidades que fazem parte do CMDI, Gestão 2011/2013: Fundação de Ação Social de Chapecó, Secretaria municipal de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Fundação Cultural, INSS, SDR Chapecó, Hospital Regional do Oeste, APAS Oeste, ASAPREV, OAB 5ª Subseção Chapecó, Conselho Comunitário dos Bair-ros SAIC e Jardim Itália e Bairro Bela Vista, Lions Clube Universidade/CCI, Grupo de Idosos do Bairro Vista Alegre, SESC Chapecó.

(8)

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO

CONTINUADA (BPC)

O BPC é um benefício de um salário mínimo pago ao idoso a partir de 65 anos, que comprove não possuir meios de se sustentar e que sua família não tenha condições de colaborar na sua manutenção. Para requerer o benefício é necessário comprovar que o idoso não recebe nenhum benefício previdenciário.

É importante lembrar que o BPC é um benefício assistencial, não gera pensão para os dependentes e não tem direito ao 13º salário.

Onde requerer:

Em contato com a Assistência Social do município ou diretamente na Agência da Previdência Social.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

As medidas de proteção visam defender os idosos da violação a seus direitos, em virtude de ação ou omissão da família, sociedade ou de entidade de atendimento, ou ainda, de sua condição pessoal.

Compete ao Ministério Público (Promotor de Justiça) a intervenção imediata para proteção do idoso em estado de risco. Além do Ministé-rio Público, outros órgãos também são responsáveis pela proteção ao idoso em nosso município:

Fundação de Ação Social de Chapecó através do

- Centro de Referência de Assistência Social- (CRAS) e

- Centro de Referência especializado da Assistência Social- (CREAS 2) - Secretaria de Saúde

- Delegacia da Criança, Mulher e Idoso - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - Escritório Sócio Juridico da Unochapecó.

(9)

CRÉDITO CONSIGNADO

a) Crédito consignado é o empréstimo realizado pelo idoso com uma Instituição Financeira, mediante pagamento mensal de parcelas des-contadas diretamente da aposentadoria ou pensão do idoso.

O valor da parcela não pode ultrapassar o valor de 30% do benefício mensal do idoso.

b) O empréstimo consignado pode ser feito pessoalmente através do comparecimento do idoso na instituição financeira ou, simplesmente, pelo cartão magnético e senha eletrônica nos “caixas eletrônicos”.

ATENÇÃO:

O INSS não faz convênios com empresas para venda de produtos (empréstimos) para aposentados e pensionistas e não solicita informa-ções pessoais por telefone. Caso receba alguma proposta neste sentido deverá denunciar: disque 135.

Comete crime

entre outros:

Aquele que expõe a integrida-de e a saúintegrida-de, física ou psiquí-ca submetendo-o a condições desumanas ou degradantes. A pessoa que retém cartões de conta bancária pertencentes ao idoso ou quaisquer documen-tos para assegurar recebimento ou ressarcimento de dívidas. A pessoa que induz o idoso (que não possuí discernimen-to de seus adiscernimen-tos), a oudiscernimen-torgar procuração para fins de administração de bens ou para possibilitar a livre dispo-sição destes.

O tabelião que registrar procuração ou escritura que envolva idoso incapaz sem representação legal

(10)

O idoso deve evitar a realização de empréstimos para outras pessoas, como filhos, netos ou qualquer parente que o convença da necessidade do empréstimo, fazendo com que ele acabe por realizá-lo em seu nome e com-prometa seus rendimentos. Nesse caso, o dinheiro vai para a pessoa que o convenceu a fazer este empréstimo, mas quem paga por ele é o idoso.

Em caso de abuso financeiro por parte de instituições financeiras ou por parte dos próprios familiares, é possível o aposentado ou pensionista solicitar pessoalmente junto ao INSS o bloqueio e o desbloqueio do seu benefício para a realização de empréstimo.

Caso o idoso esteja impossibilitado de receber seu benefício poderá cadas-trar um procurador no INSS. Em caso do idoso não ter condições de expres-sar sua vontade deverá ser encaminhado judicialmente o termo de curatela.

SE PUDER EVITE FAZER EMPRÉSTIMOS!

VALE LEMBRAR!

AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA,

ELE PODE SER PREJUDICIAL

AO SEU PRÓPRIO SUSTENTO.

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO

Ao idoso é garantido o atendimento preferencial e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviço à população, como unidade de saúde, hospitais, fórum, lojas, supermercados e outros.

As agências bancárias e demais lojas do comércio devem dispor de assen-tos e/ou caixas preferenciais para os idosos e para pessoas com deficiência.

ACESSO AO JUDICIÁRIO

É assegurado aos idosos o acesso ao Poder Judiciário, com prioridade na tramitação dos processos, procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais.

Para requerer o benefício da prioridade na tramitação dos processos o idoso deve fazer prova da sua idade. A prioridade não cessará com a morte do bene-ficiário, estendendo-se à esposa (o) ou companheira (o) maior de 60 anos.

IDOSO

NÃO DEVE

FORNECER SEU

CARTÃO E

SENHA PARA

NINGUÉM.

(11)

TRANSPORTES

Os idosos com mais de 65 anos têm direito à gratuidade nos transpor-tes coletivos públicos municipal e estadual.

Transporte coletivo municipal em Chapecó:

Urbano:

a partir dos 65 anos, o transporte urbano é gratuito, apre-sentando documento oficial com foto ou passe emitido pela empresa, sendo que:

• A emissão do primeiro passe é gratuita. • O passe tem validade de seis meses. • O passe do idoso é intransferível. • É proibido seu uso por terceiros.

• Os ônibus deverão estar equipados com assentos destinados preferencialmente aos idosos.

Transporte coletivo interestadual

São reservadas duas vagas (poltronas) gratuitas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Caso as poltronas já estejam cedidas, o idoso tem direito ao desconto de 50% no valor da passagem. Para adquirir a passagem (gratuita ou com desconto) o idoso deve apre-sentar documento oficial com foto e comprovante de renda de até dois salários mínimos por mês, podendo escolher o número da poltrona.

O IDOSO TEM PRIORIDADE NO EMBARQUE NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO

Vaga de Estacionamento em Chapecó:

A partir dos 60 anos de idade, o idoso tem direito à vaga de estaciona-mento, se for condutor ou passageiro do veículo.

Importante:

A credencial ao idoso não garante

Rural:

O idoso tem direito

ao transporte urbano rural gratuito.

Para solicitar a carteirinha, o idoso deve ir até a defesa do cidadão, setor de trans-porte público, apresentar documento oficial com foto, comprovante de endereço e foto 3X4.

Para este benefício o veículo deve estar devidamente cadastra-do e identificacadastra-do junto à Secretaria de Defesa do Cidadão e apresen-tar Carteira de Identi-dade, CPF e Compro-vante de Endereço.

Referências

Documentos relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,